Valeu pelo convite pra falar sobre famiclones, Omelete/The Enemy. Essa época foi realmente especial pro nosso mercado, não só pela popularização dos videogames no Brasil, mas também pela importância em nossa história jornalística. Muitos dos profissionais que escrevem hoje sobre videogame cresceram jogando algum clone de Nintendinho.
@CanalWarpZone4 жыл бұрын
Jose, com certeza quem falou isso no vídeo infelizmente errou, mas não foi de propósito, a Gradiente, e todas as outras empresas da época, importavam os chips e montavam tudo na Zona Franca com os demais itens do aparelho.
@renatodemoraesfukuyama98104 жыл бұрын
@@josehenriq90 mas tinha muito componente que era declarado que a Gradiente fabricava, eu tenho uma amigo que trabalhou na Gradiente como engenheiro até se aposentar, e os micro systems por exemplo era "declarado" para fiscalizaçao que era fabricado na Zona Franca, mas na verdade eram todos componentes made in china, jeitinho brasileiro
@renatodemoraesfukuyama98104 жыл бұрын
Uma pena quase ninguem lembrar do clone de Nes "Geniecom", eu tive ele na epoca, e era muito superior aos outros clones, controle perfeito, game genie na memoria, e ainda por cima era "sem fio" ahahhaha
@leonardusmartins4 жыл бұрын
@@renatodemoraesfukuyama9810 legal. Não sabia desse
@CanalWarpZone4 жыл бұрын
@@renatodemoraesfukuyama9810 opa, nós temos aqui na coleção, só não temos o fone de ouvido que vinha com ele.
@laumpolumpio4 жыл бұрын
Hasta aqui en Uruguay se llegaron a ver consolas Gradiente, yo mismo tuve un cartucho de 72 pines del juego Gradius 2 de Konami, un titulo que solo salió en Japon para la Famicom, gracias a Gradiente pude jugarlo en mi NES, un juego que los americanos y europeos ni siquiera pudieron enterarse de que existía sino hasta la llegada de la Internet varios años despues, ajajaj yo ya lo habia jugado hasta el cansancio 10 años antes con mi cartucho de Phantom System.
@sandrovargas15304 жыл бұрын
Foi meu 1° video game....saudade dessa época, acordava cedo no sábado pra alugar fitas....parabens pelo conteúdo👏
@Sexymame4 жыл бұрын
foda e quando vc pegava um game e chegava na hora era RPG....e vc tinha que devolver no outro dia ou no maximo na segunda.....
@ecstazyrm4 жыл бұрын
O meu segundo! Muito foda adorava ele. Parecia futurista.
@gamesblenderupbge4 жыл бұрын
Eu virava dias jogando ia na minha tia todos dias kkkk
@maxxkennedy7993 жыл бұрын
Foi o meu primeiro também! Hoje choro: troquei ele na época!que arrependimento
@maisumcanaldegames10813 жыл бұрын
Bons tempos. Alugava na sexta entregava na segunda. O tempos 😊
@Elthons4 жыл бұрын
Moro em Pernambuco e aqui ficou famoso o Turbo Game (Top Game) nos anos 90. Nunca vi um Phantom System. Acho ele o mais elegante dos famiclones. Material sensacional. Abraço a todos.
@VideosIneditos772 жыл бұрын
sou de Pernambuco também. Eu tive um phantom system. Era na época que os tops eram o Master System e o Mega Drive.
@hellothereimjoabmarley3602 Жыл бұрын
tambem sou daqiu , hellcife
@epj_oficial4 жыл бұрын
Eu tive o Turbo Game! Saudades dos finais de semana... Quando alugava Tartarugas Ninjas, Mega Man e outros. Saudades...
@amauriferreiradesouza17094 жыл бұрын
Oh saudoso turbo game...tive um também.
@wagnerdiascasquinha8475 Жыл бұрын
Eu tive um Phantom, nostalgia, que legal saber da história do game de minha infância, muito obrigado pelo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
@law05732 жыл бұрын
Saudades do meu Phantom System. 1990 foi ontem
@DarlanRS4 жыл бұрын
Se liga: tinha controle de Mega Drive, corpo de Atari e rodava games de NES, q Frankenstein! O Brasil é demais hahaha
@marcio27354 жыл бұрын
Mais não é pirataria 😅😅😅foi meu primo console
@DarlanRS4 жыл бұрын
@@marcio2735 Não te julgo, pq meu primeiro contato foi com Brick Game e Polystation hahaha
@gamesblenderupbge4 жыл бұрын
Br não domina o mundo por que não quer. .
@tupackatari77464 жыл бұрын
Esqueleto de nintendinho
@arielwollinger4 жыл бұрын
E originalmente o controle era outro. Era o de mega drive virado ao contrário
@gersoncaribe78512 жыл бұрын
Eu tive um desse, saudades
@JoaozinTech3 жыл бұрын
"funciona? funciona..... bora fazer negocio? Não" kkkkkk rachei de rir.
@bftheo217 ай бұрын
Eu tive um desses e quando falava ninguém sabia que existia, já salvei o vídeo para mostrar para galera. Minha mãoa dorava esse console.
@fabiofonseca7147 Жыл бұрын
Eu tinha 12 anos, vi o anuncio do Phanton em uma revista da época, a "Isto é". Foi a melhor fase da minha vida!!
@SuperRobertoNeves2 жыл бұрын
O Phanton System foi meu segundo vídeo game, o primeiro foi um Atari, o design do Phanton System realmente é inigualável, foi com certeza um dos melhores de todos os tempos.
@teacherjulio4 жыл бұрын
Obrigado. Muitas histórias com meu Phantom. Tenho 37 anos, quando eu tinha uns 7 anos, tudo que eu queria era um Master System como alguns de meus amigos tinham. De Natal ao invés eu ganhei um Phantom System com o Super Pitfall. Nossa, foi o melhor presente que eu já ganhei na minha vida.
@boimagiaoficial7792 жыл бұрын
Não tive phantom system, meu clone foi o polystation, me diverti muito com ele.
@Nintendeiros4 жыл бұрын
Compartilhando na página fb.com/Nintendeiros , parabéns mais uma vez!!!
@marcelobritomaua3 жыл бұрын
Cleber da warpezone zone está equivocado. O primeiro clone do Nes foi o Dynavision 2 da Dynacom lançado na UD de 1989. O Phantom foi lançado poucos meses após o Dynavision 2 em 1989 e não em 1988.
@Telstar5182 жыл бұрын
Galera da Jabazone é muita vergonha alheia😂
@AugustoCaringi4 жыл бұрын
Parabéns pela iniciativa do documentário, apenas um comentário: Em algumas passagens é sugerido que o Phantom System era 100% produzido no Brasil... Na verdade ele era montado no Brasil, mas como o próprio cara da Gradiente diz: os componentes eram "de prateleira" comprados na China. E aí tem outra questão interessante... Tanto a CPU (Ricoh 2A03) quanto a PPU (Ricoh RP2C02) do NES eram "custom", desenvolvidos pela Ricoh para a Nintendo. A própria Ricoh vendia esses chips para a Gradiente? Acho difícil... Possivelmente eram clones fabricados na China. Se alguém souber mais sobre isso... Comente! :)
@CanalWarpZone4 жыл бұрын
Augusto, isso com certeza foi uma escorregada sim. Na época nenhuma empresa fabricava nada 100% por aqui, pra estar dentro das normas impostas pela Lei de Reserva de Mercado tudo deveria ser montado aqui, então o que não dava pra criar o Brasil era importado (principalmente no caso dos chips e a maioria dos componentes eletrônicos) e então cada parte do console era montada em conjunto na Zona Franca. Falar que tudo era fabricado aqui foi um engano mesmo, não digo que tenha sido de propósito ou má intenção, foi apenas um erro mesmo.
@AugustoCaringi4 жыл бұрын
Achei uma imagem boa da placa do Phantom System (i.imgur.com/nRmYVYY.jpg), os 2 chips maiores, que são a CPU e a PPU (processador gráfico) são os UA6527 e UA6548 fabricados (clonados) pela empresa UMC (en.wikipedia.org/wiki/United_Microelectronics_Corporation) de Taiwan.
@leonardusmartins4 жыл бұрын
Eu também achei que esse assunto e outros ficaram muito superficiais, causando dúvidas. Há algumas coisas faladas da cabeça dos entrevistados, sem base, como aquela história que a Nintendo veio ao Brasil e pediu pelo amor de Deus para deixarem de fabricar o Phantom System. Quanto ao processador, há algum sistema operacional ou algo do tipo para fazê-lo operar todos os demais componentes? Esse sistema era da Nintendo ou genérico? Se era da Nintendo, aquela história da preocupação com direitos autorais era balela, inclusive pq nos jogos constava o nome da gradiente.
@hugofernandes85594 жыл бұрын
Os caras só montavam aqui. Pessoal se iludindo que fabricavam tudo.
@AugustoCaringi4 жыл бұрын
O NES é um sistema relativamente "primitivo"... Ele não tinha nem ROM/BIOS nem Sistema Operacional... Todo software tava na memória do cartucho. O processador do NES era um CLONE do MOS 6502 (com diferenças mínimas), fabricado pela Ricoh a pedido da Nintendo. O interessante aqui é que esse processador não era licenciado, a Nintendo/Ricoh se aproveitaram de um furo: a patente da MOS só cobria uma parte do chip e daí eles viram que dava pra desabilitar essa parte porque não era fundamental. O livro "I Am Error: The Nintendo Family Computer / Entertainment System Platform" explica bem isso... O componente que foi realmente desenvolvido pela Nintendo/Ricoh foi o processador gráfico (PPU), ele que fazia o NES ser o NES (muito mais que o processador). Outra coisa que chama atenção é que apesar do Famicom ter sido lançado em 1983 no Japão, os primeiros clones (até onde eu sei) só começaram a surgir no finalzinho da década de 80, ou seja, a engenharia "pirata" chinesa (Taiwan) levou uns 5 anos pra conseguir copiar a tecnologia...
@teacherandre844 жыл бұрын
Incrível! Muita nostalgia e orgulho de ter feito parte dessa geração. Eu não tive o Phantom mas tive um Dynavision. Parabéns ao The Enemy e Omelete por esse documentário sensacional!
@bau90894 жыл бұрын
Tbm tive
@lsfgamer22184 жыл бұрын
Otimo video parabens. Em 1989 meu pai me deu de presente meu primeiro video game e foi justamente um phanton com o cartucho dos caça fantasma.
@fabiomoreiras57504 жыл бұрын
Fantástico ótimo vídeo! A história desse lendário console resumido em poucos minutos.
@vomoreno Жыл бұрын
Meu pai comprou m Phanton System aqui em Brasília no natal de 1989
@wingler20094 жыл бұрын
Poderiam ter aberto o console original e o genérico abertos pra comparar . Parabéns pelo ótimo trabalho da equipe . Com meus 38 anos , pude curtir bem e amar esse epoca histórica dos games no brasil . Espero q façam uma serie sobre as revistas de games antigas e ate atuais .
@NARRASSAFilmes2 жыл бұрын
Muito bem feito
@engsolutions32373 жыл бұрын
Que nostalgia! Meu primeiro vídeo game... Muito legal, depois de anos, conhecer a história. Um pena que nosso país nunca valorizou a indústria nacional. Sempre tivemos potencial para ser uma super potência, mas infelizmente não há incentivos.
@claudiocosta20764 жыл бұрын
Uma coisa que ninguém fala é que além de ser um clone de NES em uma carcaça de Atari 7800, com joystick de MegaDrive, a Laser Gun do Phantom System era uma cópia da Light Phaser do Master System. Phantom, o frankstein nacional que superou o original, tenho o meu guardado e funcionando até hoje!!
@everson714 жыл бұрын
Tenho o meu até hoje em perfeito estado,e já se vão 30 anos parabéns pela matéria :´) !!
@gefx2 ай бұрын
O phantom trouxe grandes melhorias na parte sonora. As músicas dos games ficaram mais limpas e detalhadas..Som estéreo. Só eu notei isso? não né? rsrsr
@AvenidaCartum4 жыл бұрын
Muito legal a matéria! Assisti do início ao fim!
@retrogames34044 жыл бұрын
Matéria excelente. Só quem teve um Phantom sabe bem, video-game raiz de bastante qualidade, o melhor clone NES de todos. Assim o MSX, também gradiente, computador acesso a fitas incrível dos anos 80, tive ambos e ficam bem guardados em casa. Coisas que não se vende hoje em dia.
@LuizJGraf4 жыл бұрын
A Gradiente por si só já merece um baita vídeo contando alguns dos processos durante essa "era de ouro" na parceria com a Nintendo. Os jogos que receberam tradução na época do 64 (só lembro do Shadowman). Cara, era muito f*** ver o logotipo da Gradiente junto com o da Nintendo. Baita orgulho nacional, sem fanatismo.
@arthurvilaiglesias59144 жыл бұрын
Muito legal! Feliz foi o dia em 1990 quando meu pai apareceu com um Phantom System lá em casa, jogamos durante muitos anos esses videogame! Tinhamos fitas de NES originais, japonesas, do Phantom que seguiam padrão americano, do Dynavision que seguiam padrão japonês, adpatador pra ligar tudo, fitas piratas com não sei quantos mil jogos dentro e etc e etc e etc. Além do controle ser uma réplica do mega drive, a ordem dos botões era INVERTIDA! No NES o B vem primeiro e representa BACK, e o A na sequencia representa AHEAD para os menus, padrão que a Nintendo segue até hoje. Porém no controle do Phantom A e B estavam dispostos em ordem alfabética! Quando eu finalmente fui jogar produtos oficiais da Nintendo anos mais tarde demorei meses para me adaptar! Minha irmã não consegue até HOJE! hahaha
@MarcosValverde_mcs4 жыл бұрын
Eu só tenho as minhas ressalvas quanto à qualidade do encaixe dos cartuchos de 72 pinos no Phantom System. No meu, lembro que alguns deles faziam o jogo travar ao menor toque. Talvez pela adaptação de cartuchos de Atari 7800 para o NES americano. A qualidade era realmente excelente. Lembro de como o Top game não conseguia "emular" corretamente alguns sons de Super Mario Bros. 3. por exemplo. Espero que um dia a indústria de games brasileira volte a criar hardwares tão bons quanto o da Gradiente, dessa vez sem reserva de mercado e sem clones de empresas nipônicas ou norte-americanas.
@MasterLinkuei3 жыл бұрын
Verdade, a percussão sampleado do Super Mario Bros. 3 no meu Turbo Game fica com os sons com pitch baixo e descaracterizado enquanto que no Hi Top Game e no Phantom System ficam identicos.
Boa tarde, ótima matéria, muita nostalgia, o Primeiro Nintendinho que tive contato foi o Phantom System, depois adquiri o Dynavision 3..saudades dessa época
@apgnvid4 жыл бұрын
Meu primeiro foi o Dynavision 3,que saudade!!!
@JC-bx5ef3 жыл бұрын
Meu primeiro console tbm. Jogava muito Yo Noid! e Gun Smoke no meu Phanthom.
@elvisoliver2 жыл бұрын
Dynavision 3 foi o melhor clone NES porque pegava 60 e 72 pinos dos cartuchos
@adonesjb4 жыл бұрын
Qualidade da reportagem impecável! 👏👏👏👏👏
@Ismael8803 жыл бұрын
Eu tenho um PHANTOM SYSTEM console muito top de linha, a imagem dele paresse ser até mais bonita e nítida do que o proprio Nes.
@alexmateus12184 жыл бұрын
Foi o primeiro video game que eu e meus irmãos tivemos e era realmente eficiente, quase nunca travava (só em dias muito quentes e depois de umas 5 horas de jogo hehe) e com adaptador rodava os padrões japonês e americano. Tinhamos poucas fitas, Super Pitfall e Ikari 3 mas alugar era a melhor solução... Época ótima, era video game, futebol na rua e diversão.
@tiobob59764 жыл бұрын
Idem
@CelinhoFilho9 ай бұрын
Ganhei um em 1989. Vinha com o caça fantasmas. As pessoas não sabem que antes de 1990 não existia importação no Brasil. Era tudo fechado e só existiam marcas próprias. Nintendo original só dos EUA ou do Paraguai.
@TheJaunzera4 жыл бұрын
Conteúdo show, The enemy! Parabéns e obrigado!
@paulopadavona81704 жыл бұрын
Época sensacional essa, eu ficava na expectativa pra chegar sexta feira, sair do trabalho e ir direto pra locadora alugar cartuchos para o Phantom System. Isso sem contar que nessa época as máquinas árcade e casas de fliperama aqui em São Paulo estavam a todo o vapor também. Saudades !
@marcelofreitas36914 жыл бұрын
Documentário incrivel sobre a história de games que marcaram os anos 90 nostalgia pura !!!!! tive geniecom franquestein do nintendinho que tinho ate conector de fone de ouvido no proprio controle algo alem do seu tempo !!!
@isculacho15134 жыл бұрын
Videogame sempre foi uma brincadeira extremamente cara no Brasil. E continua sendo.
@OMundodosRetroGames Жыл бұрын
Nosso querido Brasil sempre foi o melhor consumidor de videogames do mundo, tendo sempre muito carinho e afeto à todos os jogos e consoles de todas as eras e gerações. No Brasil, não existia e nunca existiu jogo ruim. O que existia era uma criança feliz com seu Phantom System ligado na tela da TV num sábado à tarde de 1990!
@fernandohudson14 жыл бұрын
*Eu tinha Dynavision 3.*
@claudiocl93174 жыл бұрын
Cada vez mais apaixonado por essa série de matérias do The Enemy, pra mim que sou um retrô gamer, é um brinde a nostalgia. Já no aguardo de algum episódio sobre o clássico dos games não oficiais, Polystation.
@andrefelipepolanskideolive72044 ай бұрын
Phantom bela Maquina 😂
@joaocassianodafonsecajunio14264 жыл бұрын
Muito bom. Joguei com todos esses vídeo games do fim dos anos 80 e anos 90. Nostalgia. 🎮
@ninhokova4 жыл бұрын
Meu primeiro videogame!!! Que nostálgico
@alexandregtorres4 жыл бұрын
graças a esses caras, tivemos uma infância foda!! valeu!!! hahahah
@gamesblenderupbge4 жыл бұрын
Eu já tive um Phantom sistem jogava muito Mario Bros
@Marcelo-lj3st4 жыл бұрын
Turbo game foi meu primeiro vídeo game... Saudades demais, só jogo bom! Mega Men, Double Dragon, Tartarugas ninjas, Contra, Elevador, Soccer, Mario, tempo bom demais,!
@judathomas47004 жыл бұрын
Excelente série! Muito bem produzida.
@gennerneves4 жыл бұрын
Sensacional, ótimo documentario (sacrilégio chamar esse episodio de voces de video), sabia parte dessa historia pelas revistas de informática da época que comentavam sempre sobre as reserva de mercado nacional e falavam sobre a expertise da gradiente sobre os computadores genéricos de MSX, o da gradiente era o expert, o da sharp era o hotbit e por ai o mercado ia se virando. A gradiente fez o Phantom system e realmente era encantador a qualquer moleque da época. Quanto a última parte do vídeo, lembro de ter visitado a fábrica da Tectoy e ter recebido dos engenheiros de presente um jogo inédito ainda no brasil, so havia dois idiomas diponiveis no jogo, japones e espanhol, so conseguia ler o titulo em espanhol e era "EX RANZA" quase um ano depois foi lançado como "RANGER X". Bons tempos, e mais uma vez parabens pelo trabalho.
@maikosaldanha48554 жыл бұрын
Na minha epoca so conhecia os video games atraves de albun de figurinhas. Trabalhava com meu pai,fazendo calçadas e estudava tinha 9 anos, epoca dificil, minha infancia era bolinha de gude,bets e esconde esconde, meu primeiro video game um super nintendo quando minha falecida mae se aposentou. Que alegria jogava com minha mae o jogo do macaco mais legal da nintendo, ela adorava... Hoje lembro com saudades de tudo. Fez parte da minha historia, ainda jogo o super nintendo atraves de emulador de celular e quando jogo o Donkey sempre uma lagrima escorre, saudades de minha mamaezinha e saudades de um tempo dificil porém feliz.
@CaioNogueira4 жыл бұрын
Meu primeiro console. Deu até saudades de jogar novamente 🤩
@Robinhosektor4 жыл бұрын
Que história legal, tive a oportunidade de jogar em todos esses consoles citados no vídeo e me sinto privilegiado por isso, anos 90 a meu ver foi a melhor época dos consoles. Hj jogo nos emuladores.
@alessandromarques2674 жыл бұрын
Obrigado Gradiente por ter feito minha infância tão feliz!!!
@d0idz4 жыл бұрын
que fantástico, foi uma viagem aos anos 80/90 - lembro com muita saudade do meu Phantom! Meu primeiro video-game!
@inarosdantas39464 жыл бұрын
Parabéns, trabalho sensacional! Eu tive um "clone" de nintendinho que não era nenhum destes citados, ele tinha opção de colocar códigos para "roubar" nos jogos, tipo vidas infinitas e coisas assim, infelizmente eu era criança e não guardei o console, seria um objeto colecionável e tanto.
@carloshfc4 жыл бұрын
Era um Geniecom. Procura pelo nome e veja se acertei. 😁👍
@inarosdantas39464 жыл бұрын
@@carloshfc esse mesmo, joguei no Google imagens, mas lembrei que o meu chamava game genie, mas o console é esse que aparece no geniecom, valeu pela resposta.
@leonardusmartins4 жыл бұрын
@@inarosdantas3946 game genie é a função de colocar vidas extras e outros truques por meio de uma sequência de código. O videogame chama Geniecom.
@petersonrobertosavio96414 жыл бұрын
O Phantom foi meu primeiro console que eu tive em 1989. Quando fui em uma loja com meu pai pra comprar eu sai de casa pra comprar um Atari que era o que eu já conhecia e todos os meus amigos tinham. Mas quando eu vi um do lado do outro não tive duvidas e voltei pra casa com o Phantom. Logo meus amigos ficaram loucos. Depois vieram os Top Game e Turbo Game ambos da CCE, mas tinham vários problemas de performance e o meu nunca ia pro conserto enquanto os da CCE viviam na manutenção. Parabéns aos idealizadores do vídeo.
@sonygarcia80063 ай бұрын
Cara vc me trouxe a memória a mesma coisa , quando fui c meu pai na loja e vi a caixa do Phantom system e aquela fita dos caças fantasmas e vinha com a pistola era algo alucinante , quando cheguei e abrir o game em casa foi uma das minhas maiores alegrias
@petersonrobertosavio96413 ай бұрын
@@sonygarcia8006 Eu vejo esses vídeos e me da muita nostalgia. Acho que por conta de muita coisa junto. Nessa época meu Pai era bem empregado e nossa condição financeira era muito boa. Depois disso ele ficou desempregado e tudo mudou. Logo meus amigos ganharam um Super Nintendo e eu fiquei no Phanton ainda. Me lembro que dava vontade de pedir pra jogar na casa deles, mas me sentia constrangido por não poder oferecer o mesmo. Então o Phanton foi nosso vídeo game por muitos anos. Hj eu não jogo mais há uns vinte anos, mas nunca mais eu me esquecerei dessa época. Saudades.
@pabloyasser86604 жыл бұрын
Polystation é uma lenda.
@pittyjbraga2 жыл бұрын
Algumas falhas no roteiro e imagens (ex.:family computer não é um clone e cartuchos 72 pinos eram mais acessíveis para locação e compra do que os 60 pinos) mas um bom trabalho. Muito louco assistir em 2022 e ver que a Nintendo voltou e a Sony saiu 😱
@gmartinscosta48014 жыл бұрын
Parabéns pessoal. Documentário incrível. Tive um Phanton System, que ganhei de um primo que comprou o SNES. Me diverti demais naquele console.
@SH-action4 жыл бұрын
Aproveitei muito o Phantom System na época, agora bateu aquela nostalgia da década de 90, depois ainda vieram o Mega e o Snes, aí que veio a era de ouro mesmo 🎮
@Rodrigomanoel19824 жыл бұрын
natal de 1989 foi o ano que meus irmãos e eu ganhamos esse vídeo game e veio com o GHOSTBUSTERS, saudades
@kleberkibe4 жыл бұрын
Sensacional hein. Eu tive um Phantom e joguei muito. Que viagem.
@FJS914 жыл бұрын
Foi interessante o comentário do amigo sobre o preço dos consoles e como antigamente eles custavam 2 salários minimos. Veja, dependendo da loja, hoje é até pior. Tem console de 3 salários!
@CanalWarpZone4 жыл бұрын
Felipe, concordo contigo, não há muita diferença entre a faixa de preço, se comprarmos com hoje. Eu acredito que o comentário ali estava mais relacionado com o poder de compra, pagar 2 salários em um eletrônico no final dos anos 90 é diferente do que pagar 3 salários em algo hoje no Brasil, considerando também inflação. Mas, não sei afirmar o que a pessoa queria dizer, estou falando apenas o que eu entendi.
@jamilevianadelima5154 жыл бұрын
Hoje mesmo um console custando 3 salários mínimos, o poder de compra do brasileiro ta bem melhor q nos anos 90... nem se compara...
@jambrador4 жыл бұрын
Obviamente, os impostos só aumentaram de 90 pra cá, se mantiver essa tendência em 10 anos serão 4 salários.
@Cronosfigueroa4 жыл бұрын
Cara, daquela época pra cá, mudou bastante. E pra melhor, ainda que não seja o suficiente. Se considerar os jogos, pra ficar só nessa questão de preços, na segunda metade da década de 90 o salário girava entorno de 120 a 150 reais. Ao passo que os jogos de N64 partiram de 120, terminando em 220 no final da década. Ou seja, um jogo custava o mesmo ou mais que um salário. Hoje ainda é uma merda, mas um lançamento permanece no mesmo valor daquela época, mas pesando menos. É engraçado ver como reclamamos do preço dos jogos, e com razão, mas a verdade é que esse preço é exatamente o mesmo há mais de 20 anos. Então, na prática, está bem mais barato. Embora ainda seja caro.
@aceperee4 жыл бұрын
Mas o negócio é que antes haviam mais opções, hj só tem 2 consoles praticamente...
@FabioSantos-tz7bh4 жыл бұрын
Parabéns pela matéria, mostrando um pouco da história dos games no Brasil. Saudade do meu Turbo Game, na época já tinham acabado de lançar o PS1 mas o console que tive condições de ter em casa foi o Turbo Game com seus muitos jogos difíceis e muita diversão garantida.
@caiquecabelo55364 жыл бұрын
meu phantom system tinha adaptador pra cartucho de 60 pinos, me rendeu mtas alegrias no começo dos anos 90
@TheMario05094 жыл бұрын
Sensacional o vídeo, meu primeiro game foi um Nintendinho (turbo game da CCE), e não tinha ideia de como esses aparelhos tinham surgido. Parabéns ao The Enemy pelo documentário.
@diegoangelodesouza49674 жыл бұрын
Foi o meu primeiro vídeo game... To caçando um algum tempo kkkk Minha mãe jogou o meu fora kkk Na feira do rolo...um broder pegou um por R$ 100... Hj sou PM e acreditem.. O jogo contra...me influenciou...
@playagain47654 жыл бұрын
Muito bom! Ainda tenho o meu Phantom System funcionando.
@marcelo-villares4 жыл бұрын
Salve a Gradiente! Sempre fez bons produtos e teve coragem! Saudades do meu Phantom!
@Euler123-h8n4 жыл бұрын
Que satisfação aspira, documentário de classe mundial!
@wallacegaspar21954 жыл бұрын
Voltei no tempo agora. Por volta dos anos 91/92 eu joguei muito Ghost Busters do Phantom System na casa do meu amigo de colégio Carlos Henrique.
@jefersonrodrigues69834 жыл бұрын
Muito legal!!! Podiam falar sobre a história do Turbo Game!!! Console muito legal com controle turbo+ duas entradas pra Cartuchos uma japonês e outra pra americano!!!
@jorgepereira5974 жыл бұрын
Eu tive um Phantom quando era garoto. Saudades de jogar com meus irmãos.
@enge.marcelo4 жыл бұрын
Ver o nome gradiente me trouxe lembranças da único produto que comprei deles, uma TV de 29 polegadas, sonho de consumo na época. Queimou em alguns dias, milhares de desculpas para não trocar, e uma das coisas que virou piada nas reuniões de família. A pessoa do SAC disse que um raio, chovendo em uma cidade vizinha, veio pela linha e seletivamente queimou a TV. Felizmente naquele semestre tinha feito elétrica e tive como questionar tanto o SAC quanto a assistência. Depois de muito tempo, trocaram. Foi o primeiro e último produto gradiente pago com dinheiro do meu bolso.
@sanjey4027 Жыл бұрын
Joguei muito num Phantom . Que lembrança boa .
4 жыл бұрын
Toda a parte gráfica tá animal, mas esse GC tá foda pqp! Parabéns.
@frankmoris77854 жыл бұрын
Essa série é importantíssima para nossa historia. Excelente!
@fernandolkoi4 жыл бұрын
Adventure Island 3, meu jogo favorito do nintendinho
@VideosIneditos772 жыл бұрын
Que nostalgia esse vídeo. O phantom foi meu primeiro video game. Só veio com 1 jogo, o Super Pitfall (zerei umas duas vezes). Na época eu não tinha grana pra comprar jogos, ai eu alugava alguns pra jogar. kkk
@MarceloOliveira-pz5ro4 жыл бұрын
Nostalgia pura, lembro até hoje meu pai chegando do trabalho com a caixa do Phantom System e a fita do caça fantasmas, logo depois consegui a fita do Super Mario batendo rolo com a dos caça fantasmas e sem falar do jogo que mais aluguei, Tartarugas Ninja 2.
@Thelryss4 жыл бұрын
Parabéns por esse conteúdo sobre a história dos videogames no Brasil. Muito legal ver como era o mercado nos anos 80 e 90, pois eu vivi essa época. Parabéns ao Omelete/The Enemy pelo conteúdo. 👏
@HumbertoWesley4 жыл бұрын
Bom documentário , mas poderia ser melhor , Há muitas informações Erradas e algumas desencontradas , dentre as mais Graves : ---- em 1:11 Ele fala que a Gradiente começou com um clone do Atari .No inicio as empresas como Dynacom, Milmar,Dismac e CCE Criaram os primeiros clones de videogames no Brasil em 1982. .A Gradiente foi a unica empresa interessada em produzir o Atari 2600 ,Foi utilizado a empresa Polyvox para lançar Oficialmente com a licença Tanto que demorou bastante para concretizar e ser lançado, só em dezembro de 1983. Enquanto os clones vendiam a rodo desde 1982. ---- Em 2:00 , ele diz que a Gradiente pretendia Lançar um clone do Atari 7800. A Gradiente nessa época era a representante da Atari no Brasil , Então o representante dos EUA, Recomendou o Lançamento do Atari 7800 No Brasil, Então deram inicio a produção do console, começaram com algumas unidades de carcaças e controles do 7800. enquanto isso os diretores da Gradiente Resolveram Fazer uma viagem aos EUA, e observaram que o Atari 7800 era um fracasso nas vendas, e viram que o Nintendo 8 Bits NES era o console que dominava o mercado. A partir daí foi cancelada a produção do Atari 7800 pela Gradiente .Então foi feita uma tentativa de negocio com os japoneses , porem não tiveram interesse em lançar o console no Brasil por diversos motivos ,a Partir deste momento , a Gradiente começou a Projetar e criar o Phantom System , com o que eles tinham disponível . --- Os Circuitos integrados (Chips) da CPU e a PPU do Phantom System Eram importados, e não fabricados aqui . Vinham da China e Taiwan de empresas que copiava esses circuitos originais da Nintendo. As empresas eram Syntek e UMC . A Syntek fabricava os famigerados PM02 e PM03 , a UMC fabricava os Cis UA6547 e UA6548 . Existiam Diferenças entre eles por isso os jumpers e circuitos adicionais na Placa do Phantom system, Que Também era compatível com os Chips originais do Nintendo NTSC RP2C02 , Inclusive na placa do Phantom Há um circuito sem componentes , esse circuito é um transcodificador de NTSC para PAL-M .Se houvesse falta de um componente poderia ser substituído por outro modificando apenas os jumpers ou adicionando um circuito extra. Os demais CI's eram encontrados facilmente no mercado nacional. ---- A Gradiente Chegou a Lançar jogos com sua marca , ficou produzindo por 1 ano, depois foi alertada e resolveu tirar tudo que estivesse vinculado a marca, inclusive alguns jogos vinham com um adesivo por cima do nome gradiente e agora substituído com o nome Falcom Soft .(alguns Palcom Soft) com P mesmo . Abraço galera , Seria ótimo um documentário com a historia dos clones(no Geral) no Brasil abrangendo todos os clones da época .
@Kadu_0094 жыл бұрын
Disse tudo!
@HumbertoWesley4 жыл бұрын
@@Kadu_009 Valeu amigo
@jamesmays83064 жыл бұрын
Pelo que sei a Gradiente começou as conversas com a Atari desde 1977. Em 1980 a Polyvox já era da Gradiente. Outra que tem de se dizer é para um produto ser aprovado na SEI (que era a Secretaria Governamental) que fiscalizava a tal famigerada reserva de mercado o que era visto era o valor final desse produto "na porta da fábrica", ou seja quanto se investiu em materiais e mão de obra nacional para fabrica-lo. Se a parte nacionalizada do produto superasse em muito o valor do componente (sendo provado que este não tinha condições de ser produzido no Brasil) o produto era aprovado. Aí entravam as "mumunhas" de comércio exterior a Gradiente (como toda empresa relacionada a informática) tinham uma trading lá fora que ou fazia o "relabeling" ou pedia ao fabricante do componente, de onde quer que seja, para declarar valor subfaturado nas documentações de envio. Tanto é que teve um caso clamoroso em 1984 de executivos da Gradiente presos no México por realizar "dumping"...O caso não foi aos jornais daqui pq...Bem o Presidente da Gradiente tinha amigos na imprensa...
@EduardoRodrigues-ce4dh4 жыл бұрын
Também achei estranha a história de que o phantom era bem mais barato que o Master. Alguém se lembra da comparação de preço? Na minha memória o Phantom era bem caro na época. Baratinho (e ordinário) era o Top Game da CCE.
@HumbertoWesley4 жыл бұрын
@@EduardoRodrigues-ce4dh Dá para pesquisar no site da biblioteca nacional memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx Depois você usa um conversor de valor da época para valores atuais . O Phantom era bem caro , era um clone refinado kkk
@guilherme50944 жыл бұрын
Esse foi um vídeo muito bom mesmo. Lembro muito da propaganda do Phantom nas revistas.
@samuelsilvaprezenca8394 жыл бұрын
A Gradiente era uma marca de luxo, muito respeitada e sinônimo de durabilidade. Bons tempos !
@JpLabs19814 жыл бұрын
O Phantom System foi meu primeiro console, tinha esse Ghost Busters mostrado no vídeo. Além de Battletoads, Super Pitfall e outros menos conhecidos.
@motorswold4 жыл бұрын
Joguei muito nitendinho... Época de ouro dos vídeos games.
@seumaiorpesadelo234 жыл бұрын
Eu tive um Phantom Siytem, meu primeiro vídeo game, amava demais.
@andersontopos4 жыл бұрын
Eu tive um Phoantom System! Gracias senhor!!
@alexman264 жыл бұрын
cara que conteúdo fantástico, eu tive o prazer e a magia de ter um top game VG8000, meu Deus quanto eu joguei nesse console durante minha infância
@DanHotmartEAD4 жыл бұрын
Excelente vídeo! Eu tive um Phantom System e me diverti muito.
@RodneyWallaceDynamoC4 жыл бұрын
Eu tinha o Hitop game da Milmar. Era produzido aqui na Zona Franca de Manaus. Não tinha um controle bom mas quebrava o galho 😂. Ótimo vídeo/documentário 👏
@brunnocosta58004 жыл бұрын
Excelente vídeo! ME fez lembrar de um dos melhores presentes de aniversário que eu tive na minha vida!!!! Eu ganhei em fevereiro de 1993 um Dinavision 3 RADICAL!!!
@allankarter4 жыл бұрын
Que documentário espetacular!! Parabéns à todos os envolvidos!
@JonasPintoDutra4 жыл бұрын
Eu tive um Phantom System, foi meu segundo console. Lembro até hoje do dia que abri a caixa dele e liguei na TV. Nossa que emoção ver a qualidade dos jogos, comparado aos do Atari (eu tinha um Coleco Gemini). O impacto visual dos jogos foi brutal. Com meu Phantom System, veio um jogo sensacional, Rolling Thunder. Joguei horas e horas esse jogo, muito difícil e lembro que nunca consegui zerar ele (ou eu era muito ruim ou o jogo muito difícil). Lembro que na época do NES ainda não estava tão difundido as locadoras de videogame no Brasil e dessa forma foi um videogame que tive por um bom tempo, mas que joguei pouca diversidade de jogos na época, muitos obtidos através de amigos emprestado. Obviamente Super Mario Bros 3 foi o ápice e um dos jogos que mais joguei. Mas lembro de alguns que me marcaram como Uma Cilada para Rogger Rabbit ou Simpsons por exemplo. Tinha na época aqueles cartuchos com 20 jogos, com jogos mais simples embutidos como Excite Bike, Bombermann, etc. Joguei muito esse cartucho. Outro cartucho que me marcou que no momento não lembro o nome, era de corrida, onde você iniciava a carreira em carros mais antigos, tipo uns fuscas e ia evoluindo...até chegar na F1. Tinha um mapa dos Estados Unidos onde você selecionava as pistas e era possível inclusive selecionar Las Vegas e jogar a sorte no cassino para ganhar grana e investir no veículo. Se alguém lembrar o nome desse jogo favor compartilhar. Ademais, de fato, foi um videogame que apesar de ter jogado muito, joguei pouca diversidade de jogos na época. O grande diferencial dele dos demais clones de NES era o controle, igual formato do controle do Mega Drive, que na época era considerado o supra sumo dos videogames (tirando o NeoGeo que nunca vi nenhum na vida, era mito) (pouco antes do sucesso estrondoso do SNES). Os controles eram muito melhores que os do TopGame por exemplo. Depois com o SNES sim, veio a febre das locadoras e esse sim, joguei muitos jogos diferentes na época.
@stefanofaria14784 жыл бұрын
Formule One: Built to win. Joguei muito isso na época (meu caso Dynavision 3).
@JonasPintoDutra4 жыл бұрын
@@stefanofaria1478 Esse mesmo!!! Valeu!!!
@albertovieira12144 жыл бұрын
Que nível ALTO da matéria... entrei automaticamente na minha infância quando eu andava por vários bairros pra conseguir encontrar um jogo em alguma locadora perdida, isso sem informação de internet etc... Pra mim o maior ganho com a produção do Phantom System é CULTURAL pois fez a inserção de um produto extremamente importante mundialmente na cultura POP que eram os games de nova geração como o Nintendo e de muitos jogos que simplesmente não encontrávamos. Parabéns pela rica matéria.