Tive a grande sorte de conhecer e conversar pessoalmente com o arquiteto Lelé, pouco tempo antes dele morrer. Homem humilde, de fala muito simples, extremamente objetivo e com um conhecimento técnico sem igual. Eu gostaria que os arquitetos fossem mais como o Lelé, e menos como figuras como Gustavo Penna (que tive a infelicidade de ter como professor). Quanto ao Silvio de Podestá, o 2º arquiteto do vídeo, ele não disse "estarcismo", e sim "star system", ou "sistema das estrelas", fazendo referência ao "grupo" de arquitetos estrelas mundialmente famosos, que, no entender dele (e eu concordo com ele), não são parâmetro para o que pode ser considerado como qualidade em arquitetura.
@2p2p2p Жыл бұрын
Adorei este vídeo, uma abordagem que eu sempre quis encontrar no youtube, onde muita gente que vive de arquitetura tem um ego enorme e acredita realmente que brilha mais que o sol ( não é o seu caso, você é gente muito fina, rsrsrs!!). Eu pessoalmente já sofri na pele quando era mais jovem e estava atendendo uma cliente que levou a sua arquiteta para escolher revestimentos. Eu não tinha muita experiência, novo no emprego ainda, mas cheio de entusiasmo e simpatia, ouvi uma frase muito desagradável da profissional mas continuei atendendo até o final da venda. Lembro depois que a cliente me procurou e me pediu mil desculpas polo ocorrido dizendo que a sua arquiteta não tinha o direito de falar comigo daquele modo. Eu agradeci e disse que ela não me devia desculpas pois a culpa não era dela, mas mesmo assim agradeci o apoio. Aquilo me marcou bastante... Sei de fato que a culpa não é da arte (a arquitetura), de forma alguma, pois ela é uma das coisas que mais me inspiram em meus projetos. A vida seguiu, entrei na faculdade, me formei com 48 anos de idade e hoje sou um designer de interiores cheio de sonhos e muito feliz, dando muitas graças a Deus por não ter mudado os valores que sempre acreditei. A linguagem rica e culta nos permite abordar os mais diversos tipos de assunto, com as mais diversas pessoas, pois falar bem é muito bacana. O que não se pode é lançar aquele olhar de superioridade, com prepotência e arrogância. Cultura é muito bom e faz muito bem, mas a humildade é a coisa mais bonita de se ver na vida! Nunca devemos esquecer que sempre no final do jogo a Rainha e o Peão serão guardados na mesma caixa.
@mifeitosa4711 Жыл бұрын
Sim. Eu entendi tudo. Algumas pessoas não lêem mais e tem vocabulário pobre e não sabe de grandes artes: pintura l escultura l arquitetura. E a arquitetura está aí pra descrever a grande arte. A empatia vem do conhecimento e do sentimento que a arquitetura trás e só profissionais podem educar o mundo sobre esse significado.
@InsideLaraThys Жыл бұрын
Isso aí!
@handson6632 Жыл бұрын
Excelente!!!! Arquitetura não pode ser uma profissão que atende e dialoga apenas com uma classe específica. Infelizmente isso acontece com muitas profissões, lugares, produtos etc., se transformam em marcadores (divisores) de classe; ou seja, têm preços exorbitantes e acesso difícil, justamente pra se transformarem em coisa que só poucos (com muitos recursos) têm acesso. Essa é a diferença entre um hambúrguer gourmet e qualquer outro, assim como a diferença entre a arquitetura que "fala difícil" e aquela (ainda rara) acessível a todos.