Seja membro deste canal: kzbin.info/door/O8rNREGFlTCB000r5uQB4g Se inscreva no nosso Curso de História da África: historiadaafrica.historika.pro.br/ Apoie o canal Caçador de Histórias para que possamos continuar trazendo à tona a História da África e dos Afrodescendentes: apoia.se/historiadaafrica ou pelo PIX: afrohistorica@gmail.com Aulas e Palestras / Contato pelo telefone: +55 (34) 9 9115 6930 ou pelo E-mail : afrohistorica@gmail.com
@yurimadalosso5359 ай бұрын
Esse canal foi um achado. Parabens por tanta didatica e erudição. Sou professor de humanas e filosofia, e você é essencial. Torço pelo seu crescimento!
@HistoriadaAfrica9 ай бұрын
Obrigado pelo apoio caro colega.
@llukelcs Жыл бұрын
Professor Flávio, o seu canal é sem dúvidas o melhor canal sobre história da África em língua portuguesa, ao menos que eu conheço. Muitíssimo obrigado pelo excelente trabalho!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado pelo elogio. Nosso objetivo é justamente trazer a tona a história da África que por muito tempo foi negada e mutilada. Nos ajude a divulgar esta mensagem. Feliz 2023.
@llukelcs Жыл бұрын
@@HistoriadaAfrica sem dúvida vou indicar o canal para os meus amigos e colegas professores. Um feliz 2023 para o senhor também!
@anterinomiguelrocha56333 ай бұрын
A Religião que fala de Deus, Amor , igualdade, piedade, caridade, Amor ao próximo, é a mesma que outrora financiava as guerras, as barbaridades , as torturas , genocídio e financiava também essa verdadeira vergonha da humanidade a ESCRAVIDÃO. 😢 Parabéns Professor Flávio , pela sua magnífica aula de história , é esclarecedor demais!
@lauramelo378210 ай бұрын
Quando se fala de crime de genocídio, sempre vem o nazismo como referência. MAS a ESCRAVIDÃO foi o maior crime, o maior genocídio já cometido
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@Vera.Andreozzi Жыл бұрын
Impressionada com suas pesquisas/conhecimento. Obrigada.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Eu que agradeço
@eamongomes6570 Жыл бұрын
Fico impressionado com o tamanho da sua bagagem e dicção, seu canal é perfeito 👏👏🔥
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado pelo apoio
@abeljuniorfabiane18049 ай бұрын
Já que o senhor parece ser um grande historiador, porque não cita oque o sarracenos fizeram com os cristão na península Ibérica? A escravidão que praticaram contra os europeus, as torturas dos cristãos, conversões forçadas de cristãos ao islamismo, decapitações de bispos, queima de mosteiros, etc... Recomendo uma ótima leitura ao senhor para entender oque houve na península Ibérica : Livro: The Myth of the Andalusian Paradise - Dario Fernández-Morera
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@ednilsonm6 ай бұрын
O que os sarracenos fizeram com os cristãos poderia até ser visto como retaliação ao que os cristãos fizeram com os mulçumanos (e judeus) tanto do lado da África quanto na península ibérica. Aliás, os cristãos fizeram o mesmo com outros cristãos que consideravam hereges. Veja o caso do genocidio dos albigenses na cruzada cátara. Não foram os mulçumanos que instituíram tribunais de inquisição para perseguição de cristãos. As as ações dos mulçumanos na península ibérica nada diverge das ações de cristãos contra cristãos em suas guerras de conquistas. Quero ver por exemplo vocês computar os mortos, pilhados, estuprados deslocados etc das Guerra dos Cem Anos ou da Guerra dos 80 anos, uma mega invasão dos católicos castelhanos nos países baixos.
@carlaregina42146 ай бұрын
O mundo antigo era uma selvageria total, ou vc escravizava ou se tornava o escravo. O terrível episódio dos Mouros em Portugal/ Espanha deveria estar presente nos livros escolares .
@ednilsonm6 ай бұрын
Recomendo o canal História Islâmica. Parece que você tem uma visão bastante deturpada do que foi a ocupação islâmica na península ibérica. Posso lhe adiantar que quem mais matou Cristãos (e judeus) não foram os islamitas e sim outros cristãos. Nas famosas cruzadas, na Santa Inquisição etc. Os mulçumanos não fizeram uso de suplícios como a roda, a fogueira, eviceramentos e tantos outros métodos cruéis como os cristãos contra aqueles que denominavam hereges.
@Guilherme_al Жыл бұрын
Continue com os vídeos, seu trabalho traz muito informação útil
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Vou continuar sim! Obrigado!
@Artur69-1 Жыл бұрын
Seu canal é muuuito precioso. Estou maratonando todos os dias. Parabéns professor pelo trabalho de alta qualidade compartilhado conosco! 👏🏼👏🏼👏🏼
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muitíssimo obrigado
@anonymousg.5432 Жыл бұрын
O pior é ver o quanto tanto a igreja católica e os BRITÂNICOS NÃO são responsabilizados e punidos por essas ATROCIDADES....
@anonymousg.5432 Жыл бұрын
@IlVeltro Balela é o hábito mau caráter de culpar a VÍTIMA a fim de TENTAR RELATIVIZAR o CRIME ou inocentar os culpados....SÓ SE FOR MUITO TROUXA PARA CAIR NESSA, ZÉ MANÉ!!!
@FelipeMoraes-jq9he Жыл бұрын
@IlVeltroe o que sua biblia fala sobre escravidão e servidão?...os hebreus tinham seus servos que eram tratados como seres humanos pertencente a sociedade e não eram tidos como escravos para serem chicoteados, machucados ou mortos...na biblia que tem uma pequena passagem que diz, que aquele que apregoar a liberdade de seu próximo para servidão, também lhe será apregoado a liberdade nesse contexto a servidão entra com a ideia de escravidão pois é algo imposto e forçado contra a vontade da pessoa, os europeus junto com os demonios da igreja catolica disse que meu povo não tem alma, eles foram espancados, torturados, abusados sexualmente e tiveram seus nomes e suas identidades tiradas deles...isso não é um genocidio?
@Miguelit0sPlay Жыл бұрын
@IlVeltropô mas tu é burro, a escravidão sim, sempre existiu em todos os lugares, mas só passou a ser um negócio e estar atrelada a raça, e consequentemente ao racismo com os europeus colonizadores, NÃO ERA A MESMA COISA, essa comparação é ridícula
@enriquesbartolomeu Жыл бұрын
IlVeltro a culpa está nos dois lados porém tendo em conta os ideais de Cristo segundo a bíblia, a igreja católica está suja de sangue, Cristo não fundou a igreja para fazer discípulos por meio da invasão e força e não obrigava ninguém a aceitar os ideais da igreja, reveja os ideais da sua igreja na bíblia e compare o que a sua igreja diz com o que a bíblia especificamente no novo testamento e pesquise estes factos pfv Tmbm sou religioso e vejo que muitos religiosos incluindo os católicos são fanáticos e muitos os atos cruéis e macabros praticados antigamente foram praticados por fanatismo religioso, espero que o caríssimo não seja assim e tenha a mesma humildade mental que Cristo teve.
@marving.s.3951 Жыл бұрын
@IlVeltrosó vendiam porque tinha gente para comprar. Relativizando?!
@אלכס-ק6ע9 ай бұрын
um mini documentário ! Excelente ! Aprendi demais!
@troncosrodeio482528 күн бұрын
Esse cara é gigante ! Comecei odiando, já estou amando ! Parabéns professor, vejo que temos ALGUMAS divergências de cunho filosófico e teológico, mas também vejo que o senhor, dentro de suas limitações em certas partes e amplitude de conhecimento noutras, tens buscado dar o seu melhor enquanto um historiador sincero ...
@luizellabranco2 ай бұрын
Amei o seu vídeo. Mandei-o para amigos em Moçambique. Muito agradecida pela aula. ❤
@dinosaulo56632 ай бұрын
Por puro acaso achei esse excelente canal. Parabéns 👏👏👏👏
@HistoriadaAfrica2 ай бұрын
Gratidão
@neidelima4352 Жыл бұрын
OBRIGADO PROFESSOR POR SEU TRABALHO👍
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Nós que agradecemos!
@sevassilopoulos Жыл бұрын
Parabéns pela pesquisa!!! Mas preciso acrescentar que há detalhes de revisão para ela. A questão é de contexto. Por ex, no período das descobertas havia o medo da expansão moura, o que levou as monarquias a serem pressionadas pelas Coroas no sentido de aceitarem a conversão ao catolicismo para os escravos - cativos da expansão moura para que não fossem convertidos ao islamismo. Os escravos não europeus, em particular os da África, eram comercializados há séculos por árabes, judeus, e povos europeus. No Brasil, a Capitania de Pernambuco por exemplo, introduz de maneira sistemática e por motivos financeiros a escravidão africana nos recém criados engenhos de cana de açúcar. O governador responsável não era católico. Criou-se templos de outras religiões no Brasil no século XVII como marco da simbólico da participação colonial não católica também. O tráfico de escravos era uma atividade cruelmente rentável, mas diversas famílias não católicas ficaram riquíssimas com isso e posteriormente criaram suas casas bancárias com esse acúmulo e exploração do tráfico de escravos (permitido por exemplo no velho testamento para todos que não fossem “os escolhidos”) na Inglaterra e Holanda. O catolicismo, “tolera” o tráfico de escravos (não apenas dos africanos) possivelmente pela questão econômica do comércio de escravos visto que nesta época era o modus operandi econômico em todo o mundo. Voltando ao caso brasileiro, vale a pena estudar mais a fundo sobre os Jesuítas, linha católica contrária à escravidão, tanto dos povos originários, como dos africanos. Outro mito é sobre o dito “ouro das igrejas”. Fraquíssima argumentação. Chico Rei, ex escravo foi dono de uma riquíssima mina, e construiu por exemplo uma das maiores Igrejas de MG (Igreja de Santa Ifigênia). Da mesma forma, era comum as famílias se exibirem e construírem templos - já o dízimo, instituição do judaísmo, e que faz parte do catolicismo, era “aceitável” pela igreja. Tudo leva a crer que as bulas papais apenas eram uma tentativa de não perderem poder frente à pressão econômica sistemática da economia terrível da escravidão. Os ingleses, que não eram católicos, incentivaram demasiadamente o comércio escravo. O assunto é muito complexo mesmo!!! Abraços
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@sevassilopoulos8 ай бұрын
@ não meu amigo. Reveja e estude mais fontes. Em algum momento vai se dar conta que quem organizou tudo isso nem aparece nas literaturas e mídias. Não são da igreja católica. Quem ganhou com isso montou bancos, companhias, fábricas, etc. Procure saber, por exemplo, quem foi Aaron Lopez, VIC, VOC, são só dicas básicas e fáceis de acessar, mas há muitas outras… Sds
@sevassilopoulos8 ай бұрын
@ “Cabeça”?… a igreja? Minha cara, todas as reiligioes e igrejas foram coniventes com escravidão (de todas as raças). Começou com a religião judaica (lembra-te? Abraão engravidou a escrava dele Haggar). Porque queres culpar só os católicos? Já parou para se perguntar se você não foi manipulado para acreditar que apenas os católicos são do mau? Sugiro urgente estudar novas fontes, fazer leitura comparativa e verificar realmente quem ganhou com a escravidão (que foram os comerciantes que odiavam os católicos por sinal…) Abraços!!!
@RodrigoAlves-rh5fe7 ай бұрын
@@sevassilopoulosFalou tudo amigão. Os brancos anglófonos e falantes de outras línguas germânicas e maioritariamente protestantes foram muito piores na epoca da colonização e escravidão do que os católicos brancos falantes de línguas latinas ou românicas.
@jotapemoreira15088 ай бұрын
Sei que as coisas mudam, mas tenho vergonha de um dia ter sido católico, meu pai ainda insiste que eu volte para esse teatro sujo de sangue.
@crisneryfisher54528 ай бұрын
Volte! É por Deus e não pelo erro de alguns poucos que se é católico.
@jotapemoreira15088 ай бұрын
@@crisneryfisher5452 nem Jesus era católico kk isso veio depois, mais uma invenção do homem
@meninaai3 ай бұрын
@@jotapemoreira1508 Por quê Você saiu do Catolicismo? Obs: não sou Católica
@jotapemoreira15083 ай бұрын
@@meninaai o vídeo é um pequeno exemplo do motivo. Quem está inserido no catolicismo como eu era, vê que é tudo sobre o dogma, não é sobre Deus, é sempre uma disputa entre católicos e protestantes, idolatria aos líderes religiosos, pessoas mais humildes são desmotivadas a seguirem cargos religiosos. E tem o fato de tantos anos na igreja , tantos questionamentos que nunca obtive repostas, meu estado de espírito, me levar ao estado espiritual de não crer mais em Deus. Não me considero ateu, mas não sou mais cristão sem sombra de dúvidas, muito menos católico. Religião suja de sangue escravo.
@DuqueTeodosio3 ай бұрын
@@jotapemoreira1508 não existe religião suja de sangue não existe e se historicamente se analisar a arte cristã primitiva você percebe que antes do século 2 as pessoas já tinham essas crenças católicas como santos e dogmas, o problema que você descreve é irreal.
@andreantamigo68292 ай бұрын
Estou acompanhando seus vídeos de Moçambique. Eu costumo dizer que nunca tirei fazer parte de igrejas que têm mais de 500 anos de existência pós todas elas se beneficiaram da escravidão e ainda apoiavam bem como alimentavam a ideia da maldição de caim nos africanos.
@ladygracy225 Жыл бұрын
Conheci seu canal hoje 12 de setembro 2023, ja me escrevi! Espetacular, amo história que foi ocultada, proibido chegar na grade estudantil, obrigada por traser a nós essas informação.❤
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Gratidão
@waltersuares9906 Жыл бұрын
Demais muito bom as aulas
@raf4el479 Жыл бұрын
Bula pontifícia "Veritas Ipsa" do Papa Paulo III diz: "Com autoridade Apostólica, pelo teor das presentes letras, determinamos, e declaramos, que os ditos Indios, e todas as mais gentes que daqui em diante vierem à noticia dos Cristãos, ainda que estejam fóra da Fé de Cristo, não estão privados, nem devem sê-lo, de sua liberdade, nem do dominio de seus bens, e que não devem ser reduzidos a servidão".
@avastanti-virus9301 Жыл бұрын
1452 a 1537 tem um bom chão pelo caminho, infelizmente são homens, depois reclamam o porque a igreja foi fragmentada em milhões de pedaços
@misael9812 Жыл бұрын
@@avastanti-virus9301esqueceu de mencionar que havia um tenso conflito entre sarracenos e povos europeus, os sarracenos escravizavam vários europeus inclusive até escravas sexuais até crianças.
@SansUser-ec4be10 ай бұрын
O vídeo fala sobre índio ou sobre negro?
@misael981210 ай бұрын
@@SansUser-ec4be a bula é sobre qualquer humano
@malotepedidos10 ай бұрын
@@SansUser-ec4beo vídeo fala sobre a Igreja Católica. O argumento é válido.
@claudiolombene3018 Жыл бұрын
Muito obrigado
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Disponha!
@mariaterezinharibeirotadeu777212 күн бұрын
Realmente é um horror a história da escravidão
@marcoantoniopereira5822 Жыл бұрын
Obrigado por você existir professor Flávio graças a DEUS que se multiplique mais professores assim como você☺☺☺!!!!
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@karinasan99305 ай бұрын
Tu é muito bom!! Explica muito bem. Gracias
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Eu que agradeço
@leticia61224 ай бұрын
Muito Obrigada, me ajudou muito
@renatoorbite6848 Жыл бұрын
A REALEZA BRITÂNICA TAMBÉM
@cleuzamaciel1926 Жыл бұрын
O 9 DEDOS também! Gasta $$ DO contribuinte com hotéis caros, móveis caros, $$ com luxos.
@makedaqueen6867 Жыл бұрын
@@cleuzamaciel1926 cala boka Yurugu
@casosealgunsfatos Жыл бұрын
Tô impressionado. Geralmente levo uma semana pra juntar todos os dados que preciso antes de montar um roteiro. Você leva apenas horas. 👏 👏 👏
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado amigo. Mas é muito intenso mesmo!
@JandersonSantosk87 ай бұрын
Cair de paraqueda aqui show achei um conteúdo que preste
Жыл бұрын
Que triste a própria igreja deu muito apoio contra a humanidade, escravizando o seu semelhante!! Deus é libertador de todos os males contra o ser humano!
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@ianeolimpio77696 ай бұрын
O maior genocidio que a igreja fez foi contra mulheres , em qualquer época ou lugar fomos massacradas e mortas pela mesma . Fico abismada ver mulher religiosa …
@Jonathan_coast Жыл бұрын
Como eu não conhecia esse canal? Didático, desinibido, incrível!
@candidaaparecidaoliveirali37737 ай бұрын
Achar o seu canal foi um presente muito obrigada
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Eu que agradeço
@joaosassadembelulengosarca4154 Жыл бұрын
Boa aula de História sobre escravatura.
@geraldoantonioaugusto9585 Жыл бұрын
Obrigado professor,eu ficou precupado as vezes chateado quando todos anos aqui em Moçambique comemoram dia de santa seia
@adriaanvanonselen4967 Жыл бұрын
Os erros da Igreja Católica não podem ser atribuídos à religião e muito menos a Jesus, portanto, Geraldo, você não se preocupe com as comemorações religiosas.
@pedrosamueljunior2345 Жыл бұрын
@@adriaanvanonselen4967 Infelizmente, não tem como não se preocupar... Religiões têm sido catastróficas para a África, ao longo da história. Seria muito bom se nenhum africano as seguisse.
@adriaanvanonselen4967 Жыл бұрын
Socialismo e comunismo, que são os verdadeiros culpados pelas misérias do mundo é que fazem as pessoas pensarem assim como você. Colocam o Estado noo lugar de Deus. Absurdo. @@pedrosamueljunior2345
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
8 ай бұрын
@edgaralbasini6226 Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@liaoliveira9811 Жыл бұрын
Gostei da aula ❤
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Que bom que gostou
@eliasflorentino3010 Жыл бұрын
Esse é o melhor canal,africano pesquisador vai a fundo,tenho orgulho desse professor africano.
@geraldojesusoliveira1659 Жыл бұрын
A falcatrua é uma antiga senhora e esta em todos os níveis da sociedade desde antigamente. A cruz, a espada e a Bíblia e por fim ,a desgraça de vários povos. Há, Santa Igreja!
@alexandredecastilho8331 Жыл бұрын
A IGREJA CATÓLICA NUNCA APOIOU A ESCRAVIDÃO! A Igreja Católica JAMAIS foi a favor da escravidão! Esta é uma daquelas mentiras torpes inventadas pelos inimigos da Igreja. Veja: “A Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula “Sicut Dudum”, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País.” Os padres, que liam as Sagradas Escrituras, sabiam muito bem o que Paulo disse em Gálatas, 3:28: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher. pois todos vós sois um só em Cristo Jesus".
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@Tonnynsf110 ай бұрын
Que aula maravilhosa.
@aqualtuneartes218111 ай бұрын
Muitas aulas, ótimo canal🎉
@jesusmonteiro242 Жыл бұрын
Parabéns. Excelentes vídeos . Obrigado por deixar mos mais informados e conhecer melhor a nossa história não contada.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Nós que agradecemos!
@sargentomarquesigarassuper9041 Жыл бұрын
Em 1871 a igreja católica era dona da maioria dos escravos, foi quem mais perderam com o fim da escravidão, foi a igreja católica.
@lucasaguiar8904 Жыл бұрын
Em qual documento do Vaticano diz isso? Nessa época já existiam bulas papais proibido a escravidão.
@sargentomarquesigarassuper9041 Жыл бұрын
@@lucasaguiar8904 só os beneditinos tinham 4000 escravos, também os jesuítas e os carmelitas tinham as mesmas proporções já o de menor escala os franciscanos e os elenca
@samira-vidasimplesepratica1952 Жыл бұрын
@@lucasaguiar8904 do Vaticano ? 😂😂😂😂 É sério. Um dos marketeiros mais antigo é o vaticano e tu ainda crer? Homem pela caridade creia em Deus, Jesus Maria José Em todos os santos.... Mas desconfie da empresa.
@sargentomarquesigarassuper9041 Жыл бұрын
@@samira-vidasimplesepratica1952 só os franciscanos era dono de 4.000 escravos aqui no Brasil no ano de 1871 , então quem mais perderam com o fim da escravidão?
@sargentomarquesigarassuper9041 Жыл бұрын
@@samira-vidasimplesepratica1952 crê em Deus não tem nada haver com a chacina das crianças e bebês Amalequitas em primeiro Samuel capítulo 15v1,2,3 onde mataram todas as crianças e bebês Amalequitas pelo erro dos pais, veja que mal a religião nos traz.
@PS_LT_TEC_DN3 ай бұрын
Obrigado professor ❤❤❤❤❤
@anaflor8747 Жыл бұрын
Obrigad professor.. mais um conteúdo triste
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Eu que agradeço. Aproveita a oportunidade e se inscreva no canal.
@caiojardim3397Күн бұрын
durante a pandemia li muita coisa a respeito da igreja católica, é muito assustador o que fizeram, chega a dar raiva das injustiças e nem uma desculpa
@d.j.3257 Жыл бұрын
Professor, caso já tenha lido, qual sua opinião sobre os livros do Laurentino Gomes sobre escravidão?
@RobertaGMG Жыл бұрын
Trabalho excelente, professor! Obrigada por esta aula
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Nós que agradecemos!
@FutMocambique Жыл бұрын
Europeus a pensarem no teu poder e glória, ocuparam africa e escreveram a nossa história Com a Bíblia numa mão e na outra uma pistola, e quando eles ganharam o gosto pelo açúcar, escravos no Brasil plantaram canas de açúcar, e outros algodão no sul do México, enquanto isso os chicotes ensinavam o novo léxico ❤ Maçonaria mano Azagaia
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@alexandro62072 ай бұрын
Cristianismo chegou primeiro na Europa ou na África? Adivinha…
@fernandoperdigaoalvesventu830011 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho!
@rossegoncalves2835 Жыл бұрын
O brigado
@deathblowtb8 ай бұрын
Ótimo canal, professor. Tá me ajudando demais
@ivansantosbjj Жыл бұрын
Trabalho de qualidade como sempre.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado pelo elogio.
@brunoromero8597 Жыл бұрын
Obrigado
@abeljuniorfabiane18049 ай бұрын
A Santidade é maior honra que uma pessoa pode atingir dentro da igreja Católica. Sendo a igreja Católica racista escravagista, etc, daria a pessoas negras tal honra? Pessoas como: Santo Martinho de Parres, Beato Metodio Domenico, Santa Perpétua de Cartágo, São Elesbão, São Moses, São Frumêncio, Santa Efigênia, São Benedito, Santa Bakhita, Beata Nhá Chica, Beato padre Victor, Santo Antônio de Categeró e em especial Nossa Senhora da Conceição Aparecida um santa que sou muito devoto e é a padroeira do Brasil, venerada por toda a igreja Católica.
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@abeljuniorfabiane18048 ай бұрын
@ Se você estudar a história da escravidão, verá que ela foi endêmica no mundo todo, e infelizmente todos os países a praticavam, tanto em países Católicos, países protestantes, budistas, ateus, etc. Agora compare o tratamento dos escravos em países Católicos com os países protestantes. A igreja pressionava os senhores de escravos a conceder os sacramentos as escravos, fazê-los assistir à missa e ter o domingo livre para a prática de cultos religiosos.
@liedsonreys87208 ай бұрын
@@abeljuniorfabiane1804que nada, a igreja usava essa justificativa pra ganhar número de seguidores, um belo exemplo é o período de colonização no Brasil, muitos povos indígenas que se recusavam a se converter ao cristianismo eram frequentemente sujeitados a escravidão pelos colonizadores. Ou seja, a igreja nunca foi contra a escravidão, seu único objetivo era aumentar seu número de adeptos. Você mandou o rapaz fazer uma comparação com os países protestantes e olha que engraçado, o Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão. Realmente existiam muitos papas, bispos e padres que eram contra a escravidão, mas dizer implicitamente que a maior instituição religiosa da época não era convicente com a escravidão é muita ingenuidade.
@abeljuniorfabiane18048 ай бұрын
@@liedsonreys8720 "muitos povos indígenas que se recusavam a se converter ao cristianismo eram frequentemente sujeitados a escravidão pelos colonizadores". - Engraçado você está tomando somente o lado que lhe convém, como que se a seu conhecimento fosse uma única fonte de verdade. A companhia de Jesus chegou no Brasil em 1549, teve uma grande participação na evangelização dos povos nativos. Alguns autores exaltam o trabalho dos religiosos, colocando-os como verdadeiros santos, protagonistas de milagres, protetores dos índios e de sua cultura, exímios educadores e escritores, dentre tantos elogios; outros autores os acusam de serem responsáveis pela imposição da cultura europeia aos nativos brasileiros contribuindo ativamente para a destruição de sua identidade cultural e, consequentemente, para a quase extinção dos índios como povo em nosso país. Um outro fato que você omite, é que grande parte dos povos indígenas aqui no Brasil, antes da chegada dos Jesuítas, praticavam canibalismo, abandono de idosos, morte de nascituros com deficiências, guerras tribais para aprisionamento de membros de outras tribos, para posteriormente realizar sacrifícios humanos para os seus deuses (muito semelhante ao oque os astecas faziam), etc. Quando os Jesuítas chegaram ao Brasil, eles foram os responsáveis pela catequese e educação dos indígenas. Eles construíram diversas missões no Brasil e nelas desenvolveram as mais variadas atividades econômicas, como a pecuária, agricultura, produção de açúcar, entre outras. Não vou negar que não houveram ataques contra indígenas, mas isso aconteceu em uma grande parte contra os indígenas que resolveram entrar em combate com os colonizadores. "Ou seja, a igreja nunca foi contra a escravidão, seu único objetivo era aumentar seu número de adeptos." - E você já leu os documentos Católicos referente a escravidão para chegar a essa conclusão? E não me venha com bula "Bula Dum Diversas", pois ela era direcionada aos sarracenos e não para qualquer povo africano, negro, etc. Eu tenho CERTEZA que você já leu as bulas e documentos contra escravidão, como: - Bula Sicut Dudum - Bula Cum Sicuti - Bula Commissum Nobis - Bula Immensa Pastorum - Bula In Supremo Apostolatus - encíclica In Plurimis (dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País) - Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos contra escravidão para os reinos de Portugal e da Espanha "Você mandou o rapaz fazer uma comparação com os países protestantes e olha que engraçado, o Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão." - De fato isso é verdade, o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão, agora oque você omite é a grande resistência que os senhores de engenhos tinham,e a grande pressão contra o império brasileiro em acabar com a escravidão. Outra coisa que você omite é que a Lei Áurea foi sancionada por uma CATÓLICA (princesa Isabel) e foi sancionada em nome de outro grande CATÓLICO, a Sua Majestade o Imperador, o Senhor Dom Pedro II. O mais curioso é que depois da Lei Áurea ser promulgada por uma CATÓLICA, um ano depois os grandes marechais e donos de escravos época, em especial, Marechal Deodoro da Fonseca deram um golpe na monarquia, proclamando a republica, e a princesa teve de se exilar na França. Curioso, não!? Outra coisa que indico você a estudar era o tratamento dos escravos nos países Católicos x países protestantes. Você sabia que no Brasil (majoritariamente Católico), o domingo era o dia de "liberdade" e descanso dos escravos? Pois na tradição Católica o domingo é o dia do senhor (Dies Domini). Os escravos tinham o direito de frequentar missas e tomar o corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Há um fato que no Engenho de São Bento de Inhatá, na Bahia, os escravos rebelaram-se contra o feitor após ele exigir que trabalhassem no domingo (dia do descanso). Na confusão, um dos escravos e o feitor morreram. Outro ponto que você precisa considerar é que a escravidão era endêmica no mundo e todos os países praticavam, no entanto a igreja Católica sempre foi contra a escravidão, só que ela não podia bater de frente com os donos de engenhos, senhores de escravos,etc, mesmo ela (a igreja Católica) tendo grande poder e influência, ela ainda tinha de respeitar os reis e poderosos da época, então o processo foi lento e demorado. "mas dizer implicitamente que a maior instituição religiosa da época não era convicente com a escravidão é muita ingenuidade" - Como disse: no entanto a igreja Católica sempre foi contra a escravidão, só que ela não podia bater de frente com os donos de engenhos, senhores de escravos,etc, mesmo ela (a igreja Católica) tendo grande poder e influência, ela ainda tinha de respeitar os reis e poderosos da época, então o processo foi lento e demorado. Imagina se a igreja Católica ordenasse a abolição imediata dos escravos, oque iria acontecer com os reis e poderosos da época? O processo teve de ser demorado e lento, mas a igreja Católica sempre pressionou para o fim da escravidão, vide a princesa Isabel junto com Dom Pedro II, promulgaram o fim da escravidão. E oque acontecei? Donos de escravos se rebelaram com eles e proclamaram o golpe contra a coroa. SPOILER: Deodoro da Fonseca era Grão-Mestre do Grande Oriente da maçonaria do Brasil, algo que a igreja Católica sempre combateu e foi contra. Um abraço!
@abeljuniorfabiane18048 ай бұрын
@@liedsonreys8720 "muitos povos indígenas que se recusavam a se converter ao cristianismo eram frequentemente sujeitados a escravidão pelos colonizadores". - Engraçado você está tomando somente o lado que lhe convém, como que se a seu conhecimento fosse uma única fonte de verdede. A companhia de Jesus chegou no Brasil em 1549, teve uma grande participação na evangelização dos povos nativos. Alguns autores exaltam o trabalho dos religiosos, colocando-os como verdadeiros santos, protagonistas de milagres, protetores dos índios e de sua cultura, exímios educadores e escritores, dentre tantos elogios; outros autores os acusam de serem responsáveis pela imposição da cultura europeia aos nativos brasileiros contribuindo ativamente para a destruição de sua identidade cultural e, consequentemente, para a quase extinção dos índios como povo em nosso país. Um outro fato que você omite, é que grande parte dos povos indígenas aqui no Brasil, antes da chegada dos Jesuítas, praticavam canibalismo, abandono de idosos, morte de nascituros com deficiências, guerras tribais para aprisionamento de membros de outras tribos, para porteriormente realizar sacrifícos humanos para os seus deuses (muito semelhante ao oque os astecas faziam), etc. Quando os Jesuítas cehgaram ao Brasil, eles foram os responsáveis pela catequese e educação dos indígenas. Eles construíram diversas missões no Brasil e nelas desenvolveram as mais variadas atividades econômicas, como a pecuária, agricultura, produção de açúcar, entre outras. Não vou negar que não houveram ataques contra indígenas, mas isso aconteceu em uma grande parte contra os indígenas que resolveram entrar em combate com os colonizadores. "Ou seja, a igreja nunca foi contra a escravidão, seu único objetivo era aumentar seu número de adeptos." - E você já leu os documentos Católicos referente a escravidão para chegar a essa conclusão? E não me venha com bula "Bula Dum Diversas", pois ela era direcionada aos sarracenos e não para qualquer povo africano, negro, etc. Eu tenho CERTEZA que você já leu as bulas e documentos contra escravidão, como: - Bula Sicut Dudum - Bula Cum Sicuti - Bula Commissum Nobis - Bula Immensa Pastorum - Bula In Supremo Apostolatus - encíclica In Plurimis (dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País) - Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos contra escravidão para os reinos de Portugal e da Espanha "Você mandou o rapaz fazer uma comparação com os países protestantes e olha que engraçado, o Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão." - De fato isso é verdade, o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão, agora oque você omite é a grande resistência que os senhores de engenhos tinham,e a grande pressão contra o império brasileiro em acabar com a escravidão. Outra coisa que você omite é que a Lei Áurea foi sancionada por uma CATÓLICA (princesa Isabel) e foi sancionada em nome de outro grande CATÓLICO, a Sua Majestade o Imperador, o Senhor Dom Pedro II. O mais curioso é que depois da Lei Áurea ser promulgada por uma CATÓLICA, um ano depois os grandes marechais e donos de escravos época, em especial, Marechal Deodoro da Fonseca deram um golpe na monarquia, proclamando a republica, e a princesa teve de se exilar na França. Curioso, não!? Outra coisa que indico você a estudar era o tratamento dos escravos nos países Católicos x países protestantes. Você sabia que no Brasil (majoritariamente Católico), o domingo era o dia de "liberdade" e descanso dos escravos? Pois na tradição Católica o domingo é o dia do senhor (Dies Domini). Os escravos tinham o direito de frequentar missas e tomar o corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Há um fato que no Engenho de São Bento de Inhatá, na Bahia, os escravos rebelaram-se contra o feitor após ele exigir que trabalhassem no domingo (dia do descanso). Na confusão, um dos escravos e o feitor morreram. Outro ponto que você precisa considerar é que a escravidão era endêmica no mundo e todos os países praticavam, no entanto a igreja Católica sempre foi contra a escravidão, só que ela não podia bater de frente com os donos de engenhos, senhores de escravos,etc, mesmo ela (a igreja Católica) tendo grande poder e influência, ela ainda tinha de respeitar os reis e poderosos da época, então o processo foi lento e demorado. "mas dizer implicitamente que a maior instituição religiosa da época não era convicente com a escravidão é muita ingenuidade" - Como disse: no entanto a igreja Católica sempre foi contra a escravidão, só que ela não podia bater de frente com os donos de engenhos, senhores de escravos,etc, mesmo ela (a igreja Católica) tendo grande poder e influência, ela ainda tinha de respeitar os reis e poderosos da época, então o processo foi lento e demorado. Imagina se a igreja Católica ordenasse a aboliação imediata dos escravos, oque iria acontecer com os reis e poderosos da época? O processo teve de ser demorado e lento, mas a igreja Católica sempre pressionou para o fim da escravidão, vide a princisa Isabel junto com Dom Pedro II, promulgaram o fim da escravidão. E oque acontecei? Donos de escravos se rebelaram com eles e proclamaram o golpe contra a coroa. SPOILER: Deodoro da Fonseca era Grão-Mestre do Grande Oriente da maçonaria do Brasil, algo que a igreja Católica sempre combateu e foi contra. Um abraço!
@melquezedekfagundes4818 Жыл бұрын
Parabéns
@laurieduardodossantoslauri4742 Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo prof. Flavio. Estou sempre acompanhando seu canal e Índico sempre que posso. Um grande abraço e muito obrigado por esse trabalho minucioso.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muito obrigado! É nosso prazer servir!
@waltersuares9906 Жыл бұрын
Demais os conteúdo abraço da Argentina quantas histórias que a gente não conhece acho que e muito importante estudar eu tenho 55 anos e adoro as histórias meu país ninguém sabe tudo que eu sei muitas pessoas me perguntam porque vc sabe tudo isso vc deveria ensinar nas faculdades kkk meu país não conhece nada de nada abraço professor
@alexandredecastilho8331 Жыл бұрын
A IGREJA CATÓLICA NUNCA APOIOU A ESCRAVIDÃO! A Igreja Católica JAMAIS foi a favor da escravidão! Esta é uma daquelas mentiras torpes inventadas pelos inimigos da Igreja. Veja: “A Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula “Sicut Dudum”, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País.” Os padres, que liam as Sagradas Escrituras, sabiam muito bem o que Paulo disse em Gálatas, 3:28: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher. pois todos vós sois um só em Cristo Jesus".
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@madar-zadi64agra6210 ай бұрын
A conduta dos escravizadores europeus foi execrável pq em Ásia tds eram tratados segundo seus méritos e conhecimento
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@madar-zadi64agra628 ай бұрын
@ Em Ásia os escravos não têm cabelos crespos nem narinas e lábios largos São tratados segundo o seu conhecimento. então minha filha guarda o tacape por favor
@madar-zadi64agra628 ай бұрын
@ é uma questão de espaço e tempo Se o conquistador não tiver comboios de viveres e colônia penal externa os prisioneiros conquistados serão vendidos pelo colonizador e os demais tbm
@madar-zadi64agra628 ай бұрын
@ Acha mesmo? Hum .. então vai para África e Ásia pq nesses continentes a escravidão não é proibida.
8 ай бұрын
@@madar-zadi64agra62 Quem usa tacape é o deus da bíblia, o controlador de tudo, toda desgraça advém dos seus desejos egoístas, sua vontade de ver como a sua criação de comporta diante suas ordens! Sei que não tem capacidade de raciocinar profundamente a respeito desse ser impostor, Javé, mas já bem grandinha e conhecedora de toda manipulação da igreja católica e seu principal chefe! Filosofia barata e agressividade sem argumento; com certeza és esquerdista!
@marcio58635 ай бұрын
O tipo de pessoa que gostaria de ser historiador, mas na verdade é estoriador.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
O tipo de pessoa que não sabe do que está falando!
@marcio58635 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica Quem? Eu o voce? Voce é um populista, nem importa de esquerda ou direita. ... perigosos estes argumentos....
@TAEON_BR3 ай бұрын
@@marcio5863 você é um falastrão. está errado à partir do momento que só ataca a pessoa, não a ideia. busque conhecimento.
@ricardofontes4904 Жыл бұрын
Os árabes conquistaram grande parte da África, e depois a península ibérica. Convertendo o norte da África ao islãmismo, mas foram os árabes que invadiram Portugal e Espanha.
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@ivans650010 ай бұрын
Católicos, protestantes, evangélico, maçons , ateus, espírita , candomblé, os negros não tiveram apoio de religião, nação. Foi tudo um negócio
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@madar-zadi64agra6210 ай бұрын
O norte africano ficou conhecido como Africa Branca devido a presença massissa dos berbes que são brancos
@asmandrade8 ай бұрын
Muito bom. Parabéns!
@ronyferreti6242 Жыл бұрын
Os Mouros (muçulmanos africanos), ocuparam e dominaram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) após os Romanos que esteve dominando a região por 700 anos. O domínio muçulmano após os Romanos durou mais de 500 anos sob território português e espanhol. Eles deixaram uma forte herança cultural, na língua portuguesa e espanhola, teve uma grande influência arquitetônica e principalmente na engenharia naval, que foi uma contribuição importante dos muçulmanos africanos aos futuros impérios que foram estabelecidos pelos navegadores espanhóis e portugueses para alcançar o novo mundo. Além disso, estilos musicais como o flamenco e o fado nasceram influenciados por ritmos e instrumentos mouros, o violão, por exemplo. Os europeus tiveram grande influência da ascendência africana, foram sete séculos de presença muçulmana vindo do norte da África que só foi encerrado apenas em 1492, esse legado de prosperidade ficou para toda Europa. Sem o reinado dos muçulmanos a Europa teria atraso gigantesco, porque transformou em um centro cultural e económico muito próspero, onde a educação, as artes e as ciências floresceram, influenciando o resto do continente. Hoje se sabe que os muçulmanos africanos chegaram em grande parte no sul da França até a terra dos vikings. O termo "Espanha" não era amplamente utilizado até que a região foi unida pelos monarcas de Aragão e Castela, e os africanos chamaram as terras que governavam na Península Ibérica de Al-Andalus. A religião que os mouros levaram consigo ao ocupar a península Ibérica contribuiria, porém, para sua expulsão da Europa. Após anos de perseguições pelo Estado e pela Inquisição espanhola, em 22 de setembro de 1609, o rei Felipe III autoriza oficialmente a expulsão dos mouros africanos dos territórios espanhóis, em processo que se estenderia até 1614. Porém ficou DNA e aspecto cultural em toda Península Ibérica.
@paulodiniz1092 Жыл бұрын
Só acho que deveria contar em africanês, sem qualquer estilo intrínseco de conceitos pitagóricos, socráticos, platônicos e aristotélicos da Antiga Atena, sem Virgílio ou Cícero da Roma de mais de 2700 anos e sem qualquer noção de toda uma Mistagogia Hebraica Fundida no mais nobre Sacerdócio que a propósito é transmutado pelo Poderoso Beneplácito de Nosso Senhor Jesus Cristo na Sua Santa Igreja, e é daí que se entende o que é O DEPÓSITO DA FÉ. Ou seja o Ocidente te deu tudo e o senhor como legítimo filho dos frutos da Santa Sé, come mas tbm cospe no mesmo prato. Entendo que o tecnicismo mecanicista das diversas dicotomias do modernismo só pode te oferecer isso, mas é bem mais fácil do que parece, Vencemos Guerras e Espoliamos, Perdemos Guerras e somos Espoliados, seja como for, pago com minha própria vida que um escravo no Ocidente foi muito mais digno do que um escravo nas mãos de Mulçumanos na África ou Europa. Pelos frutos da p conhecer a Árvore.
@reginaldoalexsanderborbasu6188 Жыл бұрын
Al-Andalus, belo nome e bela narração,bonito.Chega a ser poético. Mas não foi nada bonito e nem legal para os habitantes da região.Thiago Braga explica sobre esse tal Reino Incrível.
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@jlguardia668 ай бұрын
Aí você acordou, não é? Kkkkk. Queria saber onde tá esse reino mítico perfeito de Atlântida descrito aí. A batalha de Diu prova o oposto disso aí que você falou. A marinha islâmica era muito subdesenvolvida. Mais de 100 para 17 navios portugueses e tomaram um pau. Se essa "herança" fosse real, não teriam seguido com a tecnologia? Não teriam ainda grandes e fortes navios? Kk. Está sabendo muito. Parabéns!
@RodrigoAlves-rh5fe7 ай бұрын
@@jlguardia66parabéns pelo seu comentário. Esse negócio de que os islâmicos já foram o auge da civilização é uma das maiores balelas que existem. Não que o mundo católico seja o auge do desenvolvimento. Não. Sabemos que não é. Aqui no ocidente os mais desenvolvidos são os brancos anglófonos, brancos falantes de outras línguas germânicas e maioritariamente protestantes. Isso eu acho que devemos reconhecer. Mas reconhecer e aceitar que o mundo católico é mais atrasado que o mundo islâmico. 😂😂😂😂 O pior ver Portugal, a Espanha, a Itália e a França. Magníficos países outrora maioritariamente católicos sendo hoje invadidos por islâmicos e tudo por culpa do imperialismo sem limites das nações maioritariamente protestantes, principalmente os EUA.
@robertorodrigues1085 Жыл бұрын
Aula fantástica muito bom conhecer sobre a verdade que muitos escondem e vemos que eles sempre usam a religião para esconder a maldade que há por traz de tudo parabéns pelo conteúdo são coisas assim que deveriam ser ensinado nas escolas mas com certeza isso seria proibido valeu pelo texto
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@ELIDIOBRANKINHOJR-wt4sz Жыл бұрын
Está fazendo um bom trabalho professor
@queloucura6668 ай бұрын
Conteúdo maravilhoso
@cedezeiro Жыл бұрын
Tudo o que era podridão, parece que a Igreja estava envolvida.
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@AntonioClaudemir-tw2md8 ай бұрын
Verdade. E ainda tem mais e não foi revelado ainda.
@walkiriagraciano1121 Жыл бұрын
Apaixonada pelos conteúdos
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado pelo carinho. O prazer é nosso em trazer a história que não deve ser esquecida!
@alexandredunkelsonja8217 Жыл бұрын
Excelente canal,professor. Suas exposições soam muito honestas e racionais, sem passionalidade. O Brasil precisa de historiadores como você, para ter acesso a este período tão obscuro de nossa história. Um grande abraço.
@jotapemoreira15088 ай бұрын
Excelente vídeo!!!!
@gabrielrivetti30646 ай бұрын
Você recomenda o livro o Povo Brasileiro do Darcy Ribeiro?
@HistoriadaAfrica6 ай бұрын
Sim, recomendo o livro "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro. É uma obra bastante influente que oferece uma profunda análise sobre a formação do povo brasileiro, explorando aspectos históricos, culturais, sociais e antropológicos
@cileynedaconceicaofernande9226 Жыл бұрын
Muita informação pertinente, força...
@morhamednovaconta2256 Жыл бұрын
Pede o pix, pro povo curtir, se inscrever e o apóia-se.
@emiliacorreia-m4z Жыл бұрын
Bravo parabéns por tão árduo trabalho 🙏
@alexandredecastilho8331 Жыл бұрын
A IGREJA CATÓLICA NUNCA APOIOU A ESCRAVIDÃO! A Igreja Católica JAMAIS foi a favor da escravidão! Esta é uma daquelas mentiras torpes inventadas pelos inimigos da Igreja. Veja: “A Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula “Sicut Dudum”, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País.” Os padres, que liam as Sagradas Escrituras, sabiam muito bem o que Paulo disse em Gálatas, 3:28: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher. pois todos vós sois um só em Cristo Jesus".
@gustavobatistadepaula399 Жыл бұрын
Não sabia desses detalhes muito interessante
@robertorodrigues1085 Жыл бұрын
Como um povo pode ser enganado por tanto tempo sem perceber nada não dá para acreditar e pior enganado por aqueles que era para ensinar a verdade coisas que nunca aconteceu pessoas com interesse próprio sem amor ao seu semelhante ganancioso soberbo sem afeto pessoas que falam de fazer o bem mas só fazem o mal e pior de tudo que as escolas ensinavam somente a parte boa de tudo isso só que essa parte boa nunca existiu e só fantasia lamentavelmente até hoje muitos acreditam nessas histórias
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@wili74464 ай бұрын
É SÓ LEREM NA BIBLIA LEVITICO 25.44,45,46 E EXODO 21.20,21 QUE VÃO PERCEBER O QUANTO DEUS ERA A FAVOR DA ESCRAVID@O. EXISTEM MUITOS OUTROS VERSICULOS BIBLICOS TAMBÉM QUE MOSTRAM ISSO
@marlenetombolato2635 Жыл бұрын
É a África tem muita história mas ninguém quer contár. Por medo, por falta de interesse? Pois conte tudo o que souber já que muita coisa é escondida
@dieg0639 Жыл бұрын
verdade escravidão é show de bola
@malotepedidos10 ай бұрын
@@dieg0639genocidio de Ruanda vai pesquisar
8 ай бұрын
Olá, o pior de toda essa história de escravização é o comandante geral de tudo; a igreja é cúmplice dos acontecimentos; porém, o cabeça vai te deixar de queixo no chão! Infelizmente, gostaria que fosse só uma questão racial, teríamos esperança que fosse acabar, mas não é!
@Robertovandre8 ай бұрын
@tá em todo comentário repetindo a mesma coisa, que chatice hein.
@cordeirodala8893 Жыл бұрын
Eu procurava alguém assim como tu professor Flávio , nós aqui em África (Angola)não temos livros suficientes(verdadeiro) que nos diz a verdade para sabermos sobre a escravidão em África
@Mari_campos Жыл бұрын
Que canal maravilhoso! Seguirei agora mesmo... 👏👏👏
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Que bom. Uma honra ter sua presença conosco.
@oleninista5684 Жыл бұрын
Sua aula e muito boa voce mostra ate o mapa
@gildarodriguesduarte4041 Жыл бұрын
Parabéns professor excelente trabalho, mas que tristeza isso tudo.
@ivannoevigna2501 Жыл бұрын
Ganhavam porcentagens!
@guerra1ipatinga9 ай бұрын
Muito interessante!
@HistoriadaAfrica9 ай бұрын
Que bom que gostou
@joseraulmachadoribas556111 ай бұрын
O norte da África, desde os Romanos, não era exclusivamente negra, nem os ocupantes da Espanha o eram...
@btxteppei7327 Жыл бұрын
Legal
@alexandredecastilho8331 Жыл бұрын
A IGREJA CATÓLICA NUNCA APOIOU A ESCRAVIDÃO! A Igreja Católica JAMAIS foi a favor da escravidão! Esta é uma daquelas mentiras torpes inventadas pelos inimigos da Igreja. Veja: “A Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula “Sicut Dudum”, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País.” Os padres, que liam as Sagradas Escrituras, sabiam muito bem o que Paulo disse em Gálatas, 3:28: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher. pois todos vós sois um só em Cristo Jesus".
@sebastiaohenriqueissa223 Жыл бұрын
A realidade da história da humanidade não pode ser apagada na areia .
@cesarmarinhosp1639 Жыл бұрын
pois não pode, nem se pode passar um pno sobre a escravatura em África antes dos Europeus.
@joaoluiz5930 Жыл бұрын
Zumbi dos Palmares era católico. Inclusive quando ele mata Ganga Zumba - que também era católico - ele proibe a prática da feitiçaria e preserva o catolicismo. Curiosidade!
@Welber-M3L Жыл бұрын
Sim. Esse professor aí é tendencioso, e vai levar muito bobão cair na dele, os vídeos dele sobre a Argentina são ótimos, mas alguns é só esquerdismo a Brasileira de sempre.
@wesley4762 Жыл бұрын
Mas todo mundo já tinha catequizado ué? , Afinal a igreja fez bem o seu papel em alienar as pessoas, é tanto que em diversos países africanos acontece essas perseguições de cristãos a praticantes de religiões de matrizes africanas.
@mrbr4587 Жыл бұрын
@@Welber-M3L Ignorância é fogo, né?
@Robertovandre8 ай бұрын
@@Welber-M3LNão tem como dar crédito a um nome de perfil chamado "cristãoevolucionista", isso deve ser piada, só pode 😂
@leomendesjs9098 Жыл бұрын
Amo história o saber a verdade 🧠✊🏿🖐🏾🙏🏿💪🏽👏🏽
@BrilliantMin Жыл бұрын
🙏
@karlaalves6676 Жыл бұрын
Que tristeza, tem sempre a mao da igreja nesses absurdos
@VictorRochaDF Жыл бұрын
Onde entra Deus nessa Equação? Eu não encontro !
@alexandredecastilho8331 Жыл бұрын
A IGREJA CATÓLICA NUNCA APOIOU A ESCRAVIDÃO! A Igreja Católica JAMAIS foi a favor da escravidão! Esta é uma daquelas mentiras torpes inventadas pelos inimigos da Igreja. Veja: “A Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula “Sicut Dudum”, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País.” Os padres, que liam as Sagradas Escrituras, sabiam muito bem o que Paulo disse em Gálatas, 3:28: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher. pois todos vós sois um só em Cristo Jesus".
@GuelfoNegro Жыл бұрын
Se a Igreja Católica financiava o tráfico negreiro, por que o Papa Pio VII enviou o Cardeal Ercole Consalvi para o Congresso de Viena para pedir a supressão do tráfico negreiro?
@sharezadealfa Жыл бұрын
@@VictorRochaDFa igreja católica e entidade autónoma dentro do cristianismo, Deus nao tem nada haver com isso cobre do Papa.
@renatogripp6400 Жыл бұрын
@@sharezadealfamecanismo de defesa ? Deus é tão real que não interviu ? Te ensinaram acreditar que os escravistas vão pagar em outro mundo ? És advogado de deus ? Segundo a mitologia, o mesmo virou as Costas pro próprio filho, esperemos o que ?
@glielmoslinsports Жыл бұрын
Vc é maravilhoso...e eu sei o que vc esta caçando...e estou junto com vc nessa caçada. 🔥 neles.
@adolfoformoso5445 Жыл бұрын
O teu trabalho e exelente, pena que o povo indigina nao possue um canal esclarecedor como este. Meus Parabens! Eu moro em Londres e no National Gallery tem um quadro a onde aparece um menino africano com um turbante branco num canto da sala de uma familia rica de Veneza, pesquisei sobre isso e parece que em Veneza havia um trafico de criancas africanas, atraves dos arabes, antes mesmos dos africanos chegareme em Portugal com os primeiros escravos, por via atlantica. Antes da Reforma Protestante os Papas representavam o maior poder que decedia tudo na Europa, a expancao era mais religoosa que nacionalista, tanto que sometne com o Marques de Pombal, ja no seculo XVIII que a lingua Portuguesa passou a ser lingua official nas colonias.
@Ecologist_STALKER5 ай бұрын
Estou fazendo um trabalho histórico sobre esse assunto. Existem registros que os escravos construíram as igrejas no Brasil? Tenho conhecimento da Igreja do Rosário em Curitiba. Os escravos construíram todas as igrejas? Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
@TAEON_BR3 ай бұрын
Se levar em conta que boa parte das grandes igrejas datam do período colonial e a grande maioria da mão de obra desta época eram escravos... bom, te deixo com esse raciocínio
@Ecologist_STALKER3 ай бұрын
@@TAEON_BR Sim, até onde eu pesquisei é por aí.... Obrigado.
@eliasflorentino3010 Жыл бұрын
Enviem livros verdadeiros para os irmão que nunca saíram de África ,eles precisam saber ,e querem saber.
@adriaanvanonselen4967 Жыл бұрын
Capturas ou compra de escravos?
@gilbertocamargos7146 Жыл бұрын
Só gracinhas da igreja católica 😂
@alexandredecastilho8331 Жыл бұрын
A IGREJA CATÓLICA NUNCA APOIOU A ESCRAVIDÃO! A Igreja Católica JAMAIS foi a favor da escravidão! Esta é uma daquelas mentiras torpes inventadas pelos inimigos da Igreja. Veja: “A Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula “Sicut Dudum”, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País.” Os padres, que liam as Sagradas Escrituras, sabiam muito bem o que Paulo disse em Gálatas, 3:28: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher. pois todos vós sois um só em Cristo Jesus".
@GuelfoNegro Жыл бұрын
Se a Igreja Católica financiava o tráfico negreiro, por que o Papa Pio VII enviou o Cardeal Ercole Consalvi para o Congresso de Viena para pedir a supressão do tráfico negreiro?
@didagonsalves2536 Жыл бұрын
🙏🙏🙏...
@julianomarrecker Жыл бұрын
Com certeza meus filhos vão ver isso para não serem enganados como eu fui em minha infância, pois conhecimento é liberdade!