A Injustiça na Mobilidade do Rio

  Рет қаралды 12,240

Professor Murdoch

Professor Murdoch

8 жыл бұрын

Hoje, o Rio de Janeiro tem o maior trânsito do Brasil e o terceiro maior do mundo. A culpa deste processo, entretanto, não é só do excesso de carros e de um sistema de transporte público ineficiente.
As Zonas Norte e Oeste, juntas, somam a maior e mais populosa área da cidade do Rio: é uma fatia que compreende até 80% de todos os habitantes. Ainda assim, estas 5 milhões de pessoas são condicionadas a um árduo e longo deslocamento até seus locais de trabalho, que por vezes toma mais de algumas horas por dia em um transporte superlotado e de baixa qualidade - tudo isto por trabalharem majoritariamente nas duas menores zonas da cidade: Sul e Centro.
No vídeo, Murdoch explica como o Rio de Janeiro acontece no seu dia-a-dia e a divisão de suas zonas, como também ideias de longo prazo para minimizar estes problemas.

Пікірлер: 57
@joaopaulosantana984
@joaopaulosantana984 3 ай бұрын
Eu estava desde cedo estudando esse tema, procurando uma abordagem assim, e por coincidência, achei justamente meu professor. Que honra, Murdoch! Hahahah
@jeffersoncunha2933
@jeffersoncunha2933 4 жыл бұрын
Muito bom!! Só houve um equívoco em marcar Vila Kosmos no mapa... Você marcou Cosmos, Vila Kosmos é um bairro da Zona Norte
@PauloRoberto-kt5dg
@PauloRoberto-kt5dg 3 жыл бұрын
Siiiiiiiimmmm e um pequeno bairro entre a vila da Penha e Vicente de Carvalho!
@gersonrj
@gersonrj 3 жыл бұрын
Ele se referiu a Cosmos( zona oeste), mas todo mundo confunde mesmo, vila kosmo( z.norte) com Cosmo.
@TauMachina
@TauMachina 4 жыл бұрын
UM DETALHE IMPORTANTE! O professor esqueceu que esses bairros são estupidamente mal planejados, com uma péssima urbanização. Certos deslocamentos dentro de Campo Grande que deveria levar 10 minutos, dependendo do horário do pico, leva 2h. O mesmo acontece em Bangu, Méier, Tijuca, Jacarepaguá e afins. Isso é rotineiro e insuportável. É mais rápido pegar o trem e se deslocar pro Centro pra trabalhar. É muita coisa pra ser feita e pensada. Mas acredito q o principal meio de se deslocar ainda é pela linha férrea. As pessoas terão menos automóveis e o trânsito ficará bem melhor.
@guilhermereis5968
@guilhermereis5968 3 жыл бұрын
Sou de São Paulo e me interesso muito pela cidade do Rio de Janeiro, obrigado pelo teu vídeo estou aprendendo muito.
@MarcosOlivFonseca
@MarcosOlivFonseca 4 жыл бұрын
O grande obstáculo para se conseguir essa descentralização está nas máfias que exploram os transportes, como empresas de ônibus, Supervia, Metrô, etc.
@simplesmentenata4050
@simplesmentenata4050 4 жыл бұрын
Exactly! O pior, é que isso nos torna escravos aos ônibus e trens lotados!!! Creio que o metrô RJ não vai pra frente, por causa das grandes empresas de ônibus e que com certeza votam loucamente contra a ampliação desse tipo de transporte! Um exemplo é: Mais de 30 anos q era pra ter mais 5KM na Linha 1 (nesse caso 1C) que ligaria a Uruguai (Tijuca) ao Méier!! E há 2 linhas de ônibus que fazem esse mesmo trajeto e que com certeza a empresa deve odiar esse projeto!!! Infelizmente isso só acaba quando a prefeitura ficar na administração dos ônibus!
@vn4506
@vn4506 11 ай бұрын
Nome disso é lobby
@Kaique-g6q
@Kaique-g6q 13 күн бұрын
parabéns professor pelo video a cidade do rio de janeiro é enorme dividas em regiões, como a zona norte oeste, sul o Rio precisa investir em mobilidade urbana, principalmente na zona oeste que é maior região do Rio, o bairro de campo grande que é o maior bairro do Brasil, a prefeitura precisa investir mais em mobilidade urbana garantindo a todos os cariocas uma mobilidade de excelencia e qualidade, sem precisar se deslocar um ponto ao outro sem dificuldades.
@ewertondossantosvitoria8140
@ewertondossantosvitoria8140 Жыл бұрын
Não dá pra falar de mobilidade urbana do Rio sem considerar a Baixada Fluminense. Muitos municípios da Baixada são uma extensão da Zona Norte do Rio, fora que grande parte da população se desloca pro Centro e pra Barra. A ampliação das linhas de metrô pra São João e Belford Roxo e estações de barca no litoral de Caxias já ajudariam a esvaziar a Av. Brasil e L. Vermelha, fora o incentivo à instalação de empresas na BR040 e Pres. Dutra que criariam mais vagas dentro da própria Baixada.
@darkfire8893
@darkfire8893 3 жыл бұрын
Belo mapa, vim pelo Rio de janeiro é o meu país
@PauloRoberto-kt5dg
@PauloRoberto-kt5dg 3 жыл бұрын
A zona oeste era pra ter um grande investimento um polo industrial pela sua grande extensão territorial. Campo Grande já era pra ter virado município a muitos anos.. lá tem de tudo!
@PauloSergio-zy3lf
@PauloSergio-zy3lf 2 жыл бұрын
O maior bairro do Brasil
@fabinhoalmeidarj
@fabinhoalmeidarj Жыл бұрын
Mais?? Já existem os distritos industriais de Cpo.Grande e Santa Cruz, este último o maior da cidade e ainda tem muito espaço para crescer, mas agora Cpo.Grande virar município, Deus nos livre disso, espero que nunca aconteça isso, pois seria pior, o bairro iria ficar igual ou pior que as cidades da Baixada Fluminense, um caos e desastre urbanístico, a menos pior da Baixada ainda é Nova Iguaçu e ultimamente Itaguaí que teve uma boa urbanização no seu centro, mas Caxias, Belford Roxo, São João Meriti, essas são cidades horríveis, precárias em tudo, desde saúde, transporte, educação, idh, saneamento, cidades grandes, populosas, mas que não oferecem infraestrutura e trabalho aos seus habitantes, por isso a maioria vem para o Rio em busca de trabalho e atendimento hospitalar, Cpo.Grande só precisa de mais investimentos da prefeitura, precisa de uma reorganização urgente e uma via rápida ligando a Av. BRASIL com a Av. AMÉRICAS, o trânsito já está demais, mas isso porque todas as principais vias ligam os sub-bairros ao centro de Cpo.Grande, então seria preciso um tipo de anel viário em Campo Grande pois de vc precisar ir do lado norte para o sul do bairro em direção a Guaratiba, Barra etc, vc inevitabilmente vai ter que ir para o centro de Cpo.Grande para atravessar um dos viadutos para o outro lado e pegar o Magarça ou a outra avenida principal, mas todas elas levam para o centro de Cpo.Grande que não comporta mais tanto carro e ônibus, Estr. Mendanha, Posse, Rio Sãopaulo, estr. Campinho, Av. Cesário de Melo, Cabuçu, todas elas vão em direção ao centro do Bairro, então fica tudo congestionado, para passar de um lado para o outro só tem 4 viadutos principais, o da Estr. Paciência, os dois do Centro de CPO.GRANDE, o mais antigo perto da feira e o outro lá depois da FEUC e da rodoviária e o mais novo que é o de Inhoaíba, são só 4 viadutos, não dá, tinha que ter um túnel ou mergulhão, com as construções dos novos condomínios perto do ParkShopping, prédios com mais de 300 apartamentos, prédios tbm perto da estação Benjamin do MONTE entre outros, o bairro só tá crescendo, mais as vias já não comportam tanti carro, para cruzar o bairro do parkshopping até a estrada do mendanha no west shopping vc pode levar mais de 1 hora em um percurso que não chega a 10 km. Um absurdo!! Campo Grande precisa sim de vias rápidas, radiais, um anel viário.
@wagnerbahia4205
@wagnerbahia4205 4 жыл бұрын
Essa correta dissertação do professor me fez entender o posicionamento do Cristo Redentor: peito e coração para a Zona Sul, braço direito para o Oceano Atlântico, braço esquerdo para a Zona Norte de elite (Tijuca, Maracanã, etc), e a bunda e as costas para a Zona Oeste...
@marisarodrigues9602
@marisarodrigues9602 3 жыл бұрын
Faz sentido...
@joaotavares078
@joaotavares078 3 ай бұрын
Não viaja. É muito simples, na época se chagava muito de barco na cidade e ele esta virado para baia de Guanabara. simples... na época mal existia zona oeste era tudo mato
@arturmoreira3232
@arturmoreira3232 4 жыл бұрын
A mobilidade nas grandes cidades do Brasil é lastimável. Os planejamentos são feitos com base no presente, não no futuro. Então, o que se constrói hoje, não vale mais pro ano que vem, por exemplo. Obviamente, logo o sistema entra em colapso. Aqui em SP, é a mesma coisa. O tráfego é baseado quase que unicamente na Marginal Tietê e na Marginal Pinheiros, tudo tem que ter a ver com ela. Algo que São Paulo fez melhor que no Rio na minha visão, foi ter incentivado Centros nos bairros, os comerciais ou empresariais, cada um com seus tamanhos
@fabinhoalmeidarj
@fabinhoalmeidarj Жыл бұрын
Mas os bairros no RJ tbm têm seus centros comerciais e empresariais, existem os sub-bairros, Campo Grande por exemplo na zona oeste da cidade é atualmente o bairro mais populoso do Brasil e nele existem vários sub-bairros e o centro do Bairro onde fica a estação de trem e os principais comércios e empresas, tbm nesse bairro existe o distrito industrial, é o bairro que mais arrecada impostos na cidade, tbm existe Santa Cruz e Bangu tbm na zona oeste que tbm têm os seus centros, Madureira, Méier e Tijuca na zona norte tbm têm os seus centros, geralmente os centros dos bairros è onde existem as estações de trem e metrô, foi a partir das estações de trem que os bairros cresceram, se desenvolveram, nos sub-bairros tbm existem o sub-centros, onde estão geralmente os pequenos e médios comércios, mas os sub-bairros são essencialmente residenciais, vc pode ver no KZbin por exemplo vários vídeos sobre Campo Grande, o bairro é tão grande e populoso que só nele existem mais de 6 Mc Donalds, várias agências do mesmo banco, várias filiais dos mesmos mercados e 2 grandes shoppings com alguns outros "shoppings" menores, isso sem falar no famoso Calcadão de Cpo.Grande, o bairro era considerado antigamente como zona rural, agora já não, antes era um grande cafezal, depois do declínio do café, foi transformado em um laranjal, eram quilômetros de laranjais, o bairro chegou a ser o maior produtor e exportador de laranjas do país, hoje no centro, no calçadão existem algumas esculturas referentes a esse tempo, as terras eram do Barão de Santa Margarida, hoje Santa Margarida é um dos sub-bairros de CampoGrande.
@eduardocouto3460
@eduardocouto3460 5 жыл бұрын
A Z.leste seria a Ilha do Governador. A Barra já é quase igual ao centro da cidade. A P.Saens Pena (a Tijuca como um todo) tb é um centro importante, com QUATRO estações de metrô. E Copacabana ? Sem falar em Bangu e Coo Grande. Nossa cidade tem ao menos 4 centros: Cidade - 40% Barra- 25% zona sul - 15% Tijuca - 5% e o e restante (15%) distribuidos entre Meier (tem até um enorme Forum), Bangu, Cpo Grande e Ilha.
@Marques_de_lima
@Marques_de_lima 3 жыл бұрын
no dia q eu ser o governador dos Estado, vou lhe convidar pra ser o secretário de trasporte e infraestrutura
@toncosta3209
@toncosta3209 7 жыл бұрын
O cara é fera
@hebertferreira439
@hebertferreira439 7 жыл бұрын
Olá professor, Nos primeiros períodos da faculdade, escutei falar em ''Anel Ótico'' que seria o cabo da internet que liga um pais a outro atravessando o oceano. Esses cabos geralmente chegam pelos portos. Depois que chegam exite um raio de 15 a 20km que a conexão pode ser distribuída em sua velocidade máxima. Logo isso torna atrativo para empresas de telecomunicações e empresas que prestam serviço de telemarketing, pois utilizam voz sobre IP. Não entendo muito bem, mas para precisaríamos tornar mais atrativos as áreas destacadas pelo prof. para que as empresas possam realizar investimentos nessas areas, pois os serviços que informei acima geram muitos empregos e grande massa de trabalhadores se deslocando para o Centro do Rio. Abçs,
@brunosiqueira6713
@brunosiqueira6713 3 жыл бұрын
bem falado, mas não podemos esquecer que grande parte da zona oeste fica relativamente próxima do mar. Inclusive campo grande e santa cruz
@nexxcau7840
@nexxcau7840 Жыл бұрын
Tinha q ter uma linha do metro passando por jacarepagua subindo p boiuna ate a taquara ai desce dnv por tanque e passa pela freguesia dps vai p vila isabel e vai tar o grajau e andarai.
@PauloRoberto-kt5dg
@PauloRoberto-kt5dg 3 жыл бұрын
Acabaram com as linhas de ônibus para O centro. Implantaram esse projeto do brt que faliu. Ou seja pra chegar no centro da cidade e um caos total na volta pra casa a mesma coisa. Encurtaram a Brasil o brt tinha que ser em elevado... tá brabo tá difícil!
@antoniojose8606
@antoniojose8606 3 жыл бұрын
Os políticos ao invés de dar atenção de transportes sobre trilhos eles andam na contra mão nem o BRT os ônibus são bons . Os bi artilavel a diesel e tração elétrica são melhores tem mais capacidade.
@MatheusFelipeOriginal
@MatheusFelipeOriginal 3 жыл бұрын
O brasil está atrasado para essa eficiência
@idromano
@idromano 2 жыл бұрын
Vídeo muito bem feito! Parabéns!
@rafaelluissouza
@rafaelluissouza 2 жыл бұрын
Cidade polinucleada, bairros de 15 minutos, transporte ativo e mobilidade com menos distâncias e mais direções. Desenvolvimento socio econômico local e distribuição de equipamentos públicos conforme a necessidade da população. Só que os empresários que se alimentam do caos não querem isso. Acho que nem os professores de mobilidade que inventam 300 teorias de BRT, BRS, VLTs querem tocar nesse assunto.
@emersonromao4985
@emersonromao4985 Жыл бұрын
Muito bacana! Só corroborando, acrescentaria um detalhe... não se pode falar de Rio de Janeiro e mobilidade urbana e não se falar da região metropolitana, com os 5milhões de habitantes da Baixada Fluminenses e os 1,5M de SG/Niterói
@yaneloy3866
@yaneloy3866 5 жыл бұрын
Gostei da visão, mas como fazer isso como incentivar e fazer outros centros?
@TauMachina
@TauMachina 4 жыл бұрын
Aí que entra o papel do Estado. Ele deve investir nessas áreas e fazer com q a iniciativas privadas façam negócios nestas áreas.
@voltapresidenteernestogeis9375
@voltapresidenteernestogeis9375 6 жыл бұрын
0:50 desculpe professor mas o zoneamento da cidade não é de acordo com o seu marco zero? Nesse caso o marco zero do Rio de janeiro é a Praça XV por isso não temos a zona Leste pois a porção oriental da Praça XV é a baía da Guanabara! E sobre os novos centros acredito sim que é necessário que haja mas esse processo ainda está muito lento! todos aqui da zona Oeste verdadeira (ou seja Santa Cruz, Guaratiba, Bangu e Realengo) sabemos que mesmo Que ainda seja de modo precario Campo Grande é o centro financeiro daqui, a Barra da Tijuca junto com o futuro centro metropolitano de Jacarepaguá atenderá a população da baixada de Jacarepaguá, Recreio e parte da zona Norte como a grande Madureira e o centro fica mais pra niteroi, zona Sul e zona Norte como um todo.
@guerradade
@guerradade 4 жыл бұрын
Engraçado que o centro nao fica no centro mas no extremo leste, a questao é que os investimentos publicos visam sempre interesses de grupos como valorizacao de bairros como a zona portuaria ou a olimpiada onde todo o milionario investimento foi apenas para atender a demnada por 15 dias de jogos sem nenhum legado importante para a cidade, hoje parte da estrutura dos jogos é usada no rock in rio, na barra, por outro lado o rio sempre teve a estacao central do brasil e varias linhas de trens suburbanos que ate hoje funcionam agora com trens mais modernos, o vlt nada mais é que um teleferico no chao para atender turistas e dar um ar de capital europeias ao rio, pois esse tipo de trem existe em muita cidades da europa, talvez o melhor investimento dos jogos tenha sido a linha 4 lingando a barra ao centro, agora falta ligar a zona norte a barra, pois esta virando o verdadeiro centro financeiro e comercial do rio, sem falar de um local importante como bairro de elite com seus condominios, o melhor caminho para o rio é continuar investindo no metro, ligando cada ano um trecho, novas estacoes, integrando com o trem, com as barcas, ciclovias, quem sabe um trem rapido com sao paulo, acho que cada centavo gasto com trem e metro é bem gasto por mais caro que seja é um investimento que ajuda muito qualquer cidade a se mover rapido e com seguranca e conforto e ainda diminui carros e onibus nas ruas, por sorte o transporte por asa delta nao pegou senao teriamos um ceu lotado de malucos indo trabalhar de asa, ou ainda barcas levando passageiros de uma praia ate a outra mais proxima, isso poderia dar certo, uma barca por ex sainda da barra e indo ate o centro, parando em copacabana e mais algum ponto, ou entao o sujeito fazer esse trajeto de jet ski, lancha, criariam um trafego no mar, algo que poderia ser experimentado, pelo menos as barcas. como as de niteroi
@davidfreitas3713
@davidfreitas3713 4 жыл бұрын
Excelente idéia , nunca pensei nisso , genial !!!!!!!
@carlosalbertomoreira854
@carlosalbertomoreira854 3 жыл бұрын
O governador Carlos Lacerda atraves do Projeto Dioxiades elaborou as Regioes Concentricas exatamente dessa forma como o Arquiteto descreveu!....No entanto o interesse imobiliario e politico desmontou esse projeto que traria uma descompressao de transportes e movimentacao de massas para um unico centro
@LacerdaIgor_
@LacerdaIgor_ 6 жыл бұрын
Concordo com o Sr,a solução para diminuirmos esse movimento perdulário seria valorizar as áreas degradadas como a Z Norte(Reg da Leopoldina,Rio d ouro),Área imperial(Z Oeste) e a Baixada?Segundo ponto a grande maioria da população da região metropolitana Rj vem da baixada para trabalhar aqui no Centro a transformação dos trilhos da Supervia em metrô aumentaria a oferta de lugares já quem vem dos ramais de Saracuruna,Japeri demoram 2h?Terceiro ponto:A baixada e Z Norte oeste decadece de transporte de massa a ampliação do metrô até essas áreas melhoraria o deslocamento?Quarto ponto:O que o Sr acha da construção do Brt TransBrasil e que acha dos outros corredores?
@christianoazevedo9473
@christianoazevedo9473 3 жыл бұрын
Meu amigo ele está falando sobre a cidade do Rio de janeiro, baixada e outro departamento.
@guerradade
@guerradade 4 жыл бұрын
O rio de janeiro aos poucos esta mudando seu centro economico e comercial para a regiao da barra, onde vc tem mais espaço para construir, menos violencia, mais mobilidade no trafego, um importante mercado consumidor, cada dia maior, infra estrutura moderna, investimentos dos jogos, acesso facil ao centro e zona sul por carro e metro, uma renda per capita alta, como se construissem uma dubai ao lado do rio antigo, turistico, caro, congestionado, as vezes perigoso e violento, cercado de favelas, sujeito a arrastoes, o rio na verdade é uma cidade turistica, um lugar unico, no entanto tem que atender as demandas de sua populacao e nao so dos turistas, por isso a barra esta crescendo, oferecendo aquilo que as pessoas querem, seguranca, confortto, praticidade, facilidades, e quem quer ter a vista do rio, vista por mar, que continue morando no rio antigo, no centro e proximidades.
@guerradade
@guerradade 3 жыл бұрын
@Caio Talarico O rio tem hoje uma boa infra estrutura de trens, metro, vlt, brt e ate ciclovias, realmente a barra é uma maiami, mas esperar o governo acabar com a violencia urbana nao da, a gente paga pela seguranca, seja na taxa de concominio, no seguro do carro, o rio precisa acabar com as favelas, retirar as zonas de violencia da area nobre da cidade, em outra cpaitais isso fica nas periferias, mso no rio pela geografia vc tinha os morros que foram invadidos, nao conheco a legislacao, se existe algum reconhecimento de propriedade das casas de favela, mas se isso acontece, pelo valor imobiliario e turisitico do local, voce poderia comprar a casa de moradores, dando em troca um casa melhor num bairro planejado mais afastado, e reformaria essa casa e depois alugando para turistas, ou moradores, mas num padrao de classe media, com agua e esgoto, luz, começando pelas partes mais baixas dos morros, daria pra fazer essa mudanca e ter lucros em razao do valor do m2 no local, com o tempo os habitantes iriam se mudando e os morros tomando cara de lugar nobre e turistico, podendo ate derrubar as casas e construir hoteis, ou reflorestar e proibir invasoes, se nao da pra eliminar a violencia, entao podria pelom menos afasta-la dos bairros centrais, para nao prejudicar o turismo, que seria o grande gerador de renda e empregos da cidade.
@guerradade
@guerradade 3 жыл бұрын
@Caio Talarico Se vc pensar dessa maneira entao nao existe metropole no mundo com transporte razoavel, os modelos masi elogiados sao nova iorque e londres pela vasta rede de trens e metros que atendem toda a cidade, o Rio tem uma geografia unica, duas grandes montanhas cercadas por floresta e praias, uma parte ocupada por bairros e construçoes, imagino que o trafego seja ruim, os onibus correm muito, o brt nao é o idela, mas veja bem , sem comparacao ha 10 ou 15 anos atras muita coisa melhorou, o vlt, a ampliacao do metro ate a barra, conectando com centro e aeroporto pelo vlt, o brtt nao é ideal mas vc tem o espaço para ele circular exclusivo e rapido, com o tempo pode ser substituido por trilho e vlt, é meio caminho andado, a central do brasil, os trens, antigamente parecia a India, depois trocaram trens, modernos, a adm seria passada para um grupo japones para acabar com atrasos acidentes e ate desnivel das plataformas com a altura dos trens, essa malha de trens atende boa parte do suburbio, existia um projeto de linha de nmetro ate niteroi, sao goncalo, a ponte realmente nao resolve nem os barcos, na pratica o melhor para todos e que nao polui nao gera atrasos e nao atrapalha o transito é a malha de metro, cada km construido, mesmo que custe mais caro, vale cada centavo no retorno ao publico, sao paulo tinha um transporte horrivel ate os anos 90, mas investiram em amis linhas de metro, modernizaram e integraram com as linhas de trem, mais o monotrilho, apesar de sobrecarregada essa rede atende bem a cidade, sao mais de 300 km e vc vai ate cidades vizinhas sobre trilhos, apenas trocaando de estacoes a partir de qq ponto da cidade, sem falar que tem linhas ainda em cosntrucao, projetos novos e o metro de sp foi conseiderado por uma entidade internacional especializada que visitou os metros do continente todo, como o melhor das americas, acima de canada e estados unidos, aacredito que estamos no fim da era do onibus assim como aconteceu com o trem no sec 20, com ciclovias, uber, vlt, motos e carros eletricos, os onibus vao perdendo importancia, ate pq e um transporte caro e ruim, inseguro e desconffortavel, o brt é ruim mas deixa espaços exclusivos que podem ser usados por vlts, nao sao um mal investimento se considerar os custos e falta de recursos para sistema mais caros, as coisas vao evoluindo pouco a pouco, nao se resolve tudo em uma unica administração.
@guerradade
@guerradade 3 жыл бұрын
@Caio Talarico PElo que percebi vc deve ser jovem e estudante de arquitetura, eu ja estudei engenharia mas mudei de ramo, acho que voce tem um angulo de visão mais para o pessimismo e eu acredito mais no progresso talvez por ter vivido em outros tempos, nos anos 70 e 80 por ex, o rio de janeiro parecia uma india, o transporte publico era lixo, so salvaria o bonde do pao de acucar, onibus velhos correndo, trens de gado da central do brasil, metro pequeno, nao havia brt, nem vlt, nem uber, nem van, o rio tem uma geografia que concentra muita gente e transito entre o mar e a montanha, toda zona sul e centro, acho que comparando o que era o transporte ate os anos 80 com agora, o rio tem um sistema de 1o mundo, claro que falta muita coisa, mas a vida e assim, um passo de cada vez, uma coisa boa que aconteceu no rio foi a descentralizacao da cidade levando muita coisa e gente para a barra da tijuca, isso e mais importante que tudo pq diminui as multidoes, os engarrafamentos, e voce tem um metro que liga o centro ate a barra, moderno, em minutos, a zona sul do rio é muito apertada, naquela regiao de copacabana leblon, tem muito predio velho um colado no outro, o m2 muito caro, é regiao pra turista estrangeiro, o rio teria que construir novos bairros como a barra, ate na zona norte e deixar a zona sul so pra turismo, vc reclama do BRT, com razao, mas so o fato de ter uma pista exclusiva vc pode trasnformar em VLT so colocando trilhos ali, ja e um avanço, tem um BRT que liga o galeao ate a zona oeste, um caminho longo, outra coisa que poderia ajudar no rio seria ligar a praia com barcos, assim como rio e niteroi, por exemplo, vc poderia pegar uim barco na barra e chegar ao centro, parando em copacabana ou proximo uma vez, isso aliviaria os transportes, acho que no ponto que chegou o transporte apos os jjoo, nao falta muito pra ter um sistema de boa qualidade, sao muitas opçoes, onibus, taxi,,carro uber, meto, vlt, trens, ciclovia, barcos, a questao da corrupção nao entra nessa discussao pois falamos como usuarios do tranporte publico, a violencia e trafico tb, sao temas que tem solucao mas que a propria sociedade faz vistas grossas, assim como no caso das favelas e em SP no caso da poluição dos rios, sociedade se acostumou com essas mazela e nao ha pressao politica para mudancas, o que faria toda a diferenca
@guerradade
@guerradade 3 жыл бұрын
@Caio Talarico Ok, é isso mesmo, trocando ideias a gente vai ampliando a visão das coisas, acho que conselho é algo que sempre a gente deve escutar , mesmo que seja de uma criança, pois ele pode te ajudar e na pior hipotese voce simplesmente o despreza, mas nunca tem a perder, como brasileiro da pena ver o rio com essa fama de violencia deixando de receber milhoes de turistas a mais todo ano por conta de uma duzia de marginais, a cidade precisava ter uma linha de isolamento desse perigo, quanto gente de fora se perdeu e foi parar em ruas proibidas e morreu, enquanto cancun no mexico recebe mais turistas estrangeiros que o brasil todo, lamentavel, e o atual governador que ia mudar tudo isso com cameras nas ruas e ate atirava em pessoas armadas nas ruas vai preso como grande bandido, Jesus, em quem confiar, se eu fosse prefeito ou governador mudaria muita coisa ali, o trafico nao da pra acabar, porque os ricos consomem e alguem faz o servico sujo, e o mundo todo consome drogas, é causa perdida como o alcool, mas a pacificação da pra fazer, gente com arma pesada na rua deveria ser crime de terrorismo, mesmo adolescente, que sabe sim o que faz, tem varis medidas que tomadas juntas da pra reduzir muito a violencia e balas perdidas, e ainda ter mais atrativos na cidade, parque aquatico, shows como em las vegas, lugares onde turistaas poderiam pagar para ter contato com gente famosa, por ex, bater uma bolinha com zico, romario, ou tirar fotos com artistas famoso da globo, musicos, passeios de lancha pelo mar, submarino, balao, o rio tem muito potencial turistico mal explorado que aumentariam o interesse pela cidade, isso tinha que ser mais planejado, contratada uma consultoria, nesse ponto os americanos tiram leite de pedra, com disney, las vegas era um deserto, apenas, a NBA, broadway, tanto atrativo criado pelo homem enquanto o rio vive da natureza apenas, isso poderia mudar um dia, e a economia da cidade ia decolar sem precisar de ajuda dos governos.
@CD-dg6kz
@CD-dg6kz 5 жыл бұрын
Pq parou de fazer vídeo
@Jeff97ECB
@Jeff97ECB 5 жыл бұрын
Descentralizar a cidade é péssimo pra montar infraestruturas de transportes ou até mesmo definir vetores, fora que o Centro tende a sofrer as consequências.
@jeffersoncunha2933
@jeffersoncunha2933 4 жыл бұрын
O centro do Rio é muito bem consolidado e cheio de atrações culturais e históricas... Não ficaria decadente de uma hora pra outra
@dogameda
@dogameda 2 жыл бұрын
@@jeffersoncunha2933 ele já está decadente pelo descaso
@kalashbr5972
@kalashbr5972 5 жыл бұрын
faz de niteroi professor Murdoch
@saulloantunes673
@saulloantunes673 6 жыл бұрын
Imagina como ficariam as reuniões de grandes empresas. Executivos/presidentes de grandes empresas pegando trem pra Campo Grande (na verdade avião) pra ir a outra grande empresa fazer reunião de horas e depois voltar a sua casa ou hotel. O centro é esse aglutinador pois é onde o ritmo de negócios é mais intenso, é mais rápido. Empresas fazem benchmarking em questão de metros uma das outras. Hoje temos tecnologia para uma boa conversa/reunão online, mas tem situações que o "face-to-face" se mostra necessário. A Barra da Tijuca consegue ser sede de algumas empresas e a logística já é comprometida. Pra uma pessoa que vem de São Paulo pra fazer uma reunião e voltar no mesmo dia fica muito ruim ainda ter que ir pra Barra da Tijuca. Essas áreas terão sim setor de serviços para população local, escritórios secundários de grandes empresas, mas nunca serão locais onde uma empresa vai se instalar como sede.
@boemiobe4t993
@boemiobe4t993 5 жыл бұрын
Mano não viaja tanto assim! O que ele quer dizer é aumentar o comércio nessas areas e não implantar sedes de empresas grandes... até porque a população desses lugares em grande maioria não são tão qualificadas para tais fins. Eles quis dizer por exemplo incentivar construção de siderúrgicas, refinarias de petróleo, montadoras e áreas de serviços privados/públicos como clínicas médicas entre outras coisas que normalmente qualquer pessoa que tenha pelo menos ensino médio possa exercer.
@mttxxbr1213
@mttxxbr1213 6 жыл бұрын
Bacana
@juliaaranha4983
@juliaaranha4983 3 жыл бұрын
mt bom!!
@otesourodamamae
@otesourodamamae Жыл бұрын
Volto aqui em 2040 😂😂😂
@ciclistanab12
@ciclistanab12 3 жыл бұрын
Pq 2040?
É POSSÍVEL URBANIZAR UMA FAVELA?
6:29
Professor Murdoch
Рет қаралды 19 М.
Como o metrô do Rio deveria ser?
4:40
Professor Murdoch
Рет қаралды 26 М.
Best father #shorts by Secret Vlog
00:18
Secret Vlog
Рет қаралды 22 МЛН
WHO LAUGHS LAST LAUGHS BEST 😎 #comedy
00:18
HaHaWhat
Рет қаралды 23 МЛН
Mom's Unique Approach to Teaching Kids Hygiene #shorts
00:16
Fabiosa Stories
Рет қаралды 22 МЛН
A história da Tijuca - Altas Histórias #altashistorias #tijuca
12:37
Centro Cultural Cesgranrio
Рет қаралды 135 М.
RIO DE CARLOS LACERDA  1960 -1965  - MAPA - PARTE  1
10:01
RIO DE JANEIRO AQUI & BRASIL, VIAGEM NO TEMPO HDTV
Рет қаралды 10 М.
10 Cidades do Interior do Rio de Janeiro para viver bem e melhor
24:10
Os Viajantes Digitais
Рет қаралды 13 М.
REFORMA DE PEREIRA PASSOS -  SURGIIMENTO DA CIDADE MARAVILHOSA
18:14
RIO DE JANEIRO AQUI & BRASIL, VIAGEM NO TEMPO HDTV
Рет қаралды 31 М.
Os holandeses no Brasil
28:06
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 352 М.
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA NO RIO DE JANEIRO
14:27
Educacao Criativa Oficial
Рет қаралды 1,3 М.
A HISTÓRIA DA PRIMEIRA FAVELA DO BRASIL | EDUARDO BUENO
12:14
Buenas Ideias
Рет қаралды 2 МЛН
MOBILIDADE E TRANSPORTE PÚBLICO
10:36
Cafe Cidade
Рет қаралды 509