Oi, Átila! Gosto muito do canal e gostaria de dar um toque sobre este episódio. Sou formada em Letras e uma das primeiras coisas que vemos no curso é a diferença entre "língua" e "linguagem". Apesar de frequentemente utilizarmos essas duas palavras como sinônimos -- principalmente no inglês, "language" --, são coisas diferentes. Enquanto a língua é um sistema mais complexo, com sintaxe própria, e exclusivamente humano (até onde se tem notícia), a linguagem é uma comunicação mais "primitiva" e característica de animais, como você mesmo pontua no vídeo. Acho importante fazer essa distinção, porque muitas pessoas acabam, por exemplo, provocando uma espécie de exclusão de surdos por acharem que LIBRAS significa "Linguagem Brasileira de Sinais", sendo que é uma língua complexa como o português brasileiro, alemão, tupi, crioulo, etc. Portanto, em diversos momentos do vídeo há o uso de "linguagem" como sinônimo de "língua", o que é indevido. Parabéns pelo canal e pelos ótimos vídeos! Sempre indico para meus alunos! ;)
@MrsMollyC7 жыл бұрын
Tem um nerdcast todo que eles abordam o tema e o filme, é um dos meus favoritos jovemnerd.com.br/nerdcast/chegada-e-o-ciclo-linguistico/
@grraquino7 жыл бұрын
E é mencionado no vídeo. ;)
@GG-wy8pk7 жыл бұрын
Lívia Moraes Mas as línguas sao imperfeitas, e muitas vezes se usa uma palavra por costume, e não pelo significado exato dela. Por isso que se fala linguagem de sinais, por costume, e quem fala ou criou isso, nem pensa em preconceito.
@henriquebeira7 жыл бұрын
Ia comentar isso, é Língua de Sinais mesmo. :-)
@mayconcarlos33067 жыл бұрын
Lívia Moraes Isso mesmo, o correto é Língua de Sinais Brasileira...
@Mtricksterfreesttle7 жыл бұрын
Uma coisa interessante sobre A chegada é que o filme todo tem uma base sobre as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein. A ideia de uma linguagem universal a ser alcançada, e de que os limites da linguagem são os limites do mundo das pessoas. No final do filme quando a Louise liga para o ministro chinês ela fala em mandarim e não há legenda. Isso foi proposital justamente para mostrar que o telespectador é limitado pela sua linguagem (a não ser que fale mandarim) e mesmo em uma situação de clímax pode ficar sem saber o que aconteceu no mundo. Puta filmão.
@luaquinomar4 жыл бұрын
Acho que tem mais Sapir-Whorf do que Wittgenstein em a chegada
@QRCode014 жыл бұрын
Então, estamos usando o inglês como linguagem universal, espero que o ego de muitos diminua para se tornar uma língua para ser ensinada em todas as escolas do mundo, para não termos mais essa barreira entre nossos irmãos e irmãs de todo lugar do mundo.
@babifonseca25024 жыл бұрын
@@QRCode01 existe uma língua "mundial" que deveria ser usada por todos, que seria o Esperanto. Não sei até que ponto ela é divulgada mas deve ser bem pouco, costumam exigir inglês em muitos congressos/encontros e etc.
@zaifersaarah56724 жыл бұрын
O inglês nem é o idioma mais falado do mundo, e sim o terceiro. O primeiro é mandarim e o segundo é o espanhol, além disso, devido o alto crescimento populacional chinês e o aumento de falantes de espanhol nos EUA, o inglês será deixado de lado como língua franca. Ademais, o Esperanto em nada falhou. O governo chinês já quer colocar Esperanto como uma língua oficial do povo, ou seja, bilhões de pessoas aprenderam essa língua, além dela já ser popular na China.
@v_b93574 жыл бұрын
Bem foda mesmo. Interessante dessa cena é que a gente não entende o que ela ta falando, mas entende como aquilo foi importante p o Ministro. Daquela conversa todos ficaram de fora, mas ela conseguiu falar para a unica pessoa, que precisava ouvir. Talvez o filme não trate apenas de lingua e linguagem, mas de empatia. Troca de sentimentos e sensações, intersecção de valores dentre as criaturas.
@elissonsantos13967 жыл бұрын
Na parte em que o Átila cita Princípio da Relatividade Linguística, bom exemplo disso é a palavra "saudade" que em outros idiomas como o inglês por exemplo não existe, mas, mesmo assim as pessoas são capazes de senti-la, mesmo que não se tenha uma palavra que defina esse sentimento.
@kasmarid4 жыл бұрын
Não seria, em inglês, "missing"?
@Nowbie4 жыл бұрын
@@kasmarid nop, o i miss you não é exatamente saudade, saudade seria uma junção da falta com a nostalgia, e esse termo específico não existe.
@rrnetopantoja4 жыл бұрын
@@kasmarid o verbo to miss não significa sentir saudade, significa não ter mais algo comigo. "I miss my lipstick" significa "eu não tenho mais o meu batom", e por isso muitos traduzem como "eu perdi o meu batom". Agora, não ter o objeto consigo é uma coisa, sentir saudades dele é outra totalmente diferente. Envolve relações sentimentais, e existe uma diferença enorme entre o significado das frases "eu perdi meu batom" e "eu sinto saudades do meu batom".
@julyanaxel2014 жыл бұрын
Isso é apenas uma lenda. Saudade é longing em inglês
@demadejunior65844 жыл бұрын
Acho q ambas os verbos "to miss" e "to long" traduzem muito bem o conceito de "saudade" da nossa língua. Acho q o que eles não têm é o substantivo... Você não diz "eu sinto SAUDADE de vc" , você diz "I MISS YOU" ( utilizando um verbo), então acho q de certa forma em inglês vc n consegue dizer uma frase como "a saudade que sinto de ti está me matando" devido à falta de um substantivo com esse significado. Se eu estiver errado sintam-se a vontade pra corrigir.
@Htlenglishoficial7 жыл бұрын
*4:49**, não posso acreditar, é Zabuza Momochi, O Demônio do Gás Oculto!*
@Baix47 жыл бұрын
Minha nossa, é ele mesmo, Zabuza Momochi, O Demônio do Gás Oculto!
@ovelhanegra9007 жыл бұрын
Wtf?pra mim gas oculto é quando alguem peida ocultamente,sem ninguem saber,me expliquem ai se nao for isso
@silvanosantos28167 жыл бұрын
entao esse é zabuza momochi, o demonio do gas oculto.
@marcelomenezes57757 жыл бұрын
Então esse é o Zabuza Momochi, O Demônio do Gás Oculto!
@kakashioninjaquecopia56427 жыл бұрын
Pelas barbas do terceiro Hokage, é Zabuza Momochi, O Demônio do Gás Oculto!
@brunoapx7 жыл бұрын
Filme mais realista sobre aliens já feito. Não faz muito sentido aliens que viveram num planeta que passou por trajetória de evolução da vida bem diferente da Terra serem coincidentemente humanoides e já chegarem sabendo a lingua dos humanos (como ocorre em vários filmes do gênero).
@vagneroliveiradasilva90337 жыл бұрын
+Bruno Xavier Verdade cara.
@rafaelalodio51167 жыл бұрын
O que eu acho mais realista é Alien o Oitavo Passageiro, o monstro bizarro que dissolve a sua cara com ácido.
@murilo111847 жыл бұрын
vi gente reclamado do design dele "era muito estranho"
@gustavobenevides11077 жыл бұрын
Concordo plenamente. As diferentes características entre machos e fêmeas também são bem parecidas com as nossas.
@sASRaces7 жыл бұрын
muitos outros filmes e séries mostram alienígenas com outras formas, inclusive tem aquela teoria louca dos reptilianos. sobre nossa linguagem é algo difícil de especular, não podemos saber até que ponto eles seriam mais evoluídos que nós, nada impede de eles terem nos estudado, sem contar que só de conseguirem usar nossa internet e conseguir informações, já teriam tudo a favor deles, como é mostrado no filme "o quinto elemento".
@leoneveneroni7 жыл бұрын
Um dos melhores nerdologias já feitos. Para saberem mais sobre língua pidgin e crioula, tem um vídeo do canal Language Focus explicando. O canal é em inglês, mas eu coloquei legendas em português.
@maeliandrade99194 жыл бұрын
parabéns pelo trabalho
@r4fa3l594 жыл бұрын
"Hello everyone, welcome to the lang focus channel and my name is Paul. Today the topic is about the..."
@renannascimento6 жыл бұрын
Já li algo relativo ao filme e ao livro que fala sobre o "determinismo linguístico", segundo a teoria de que nossa linguagem influencia na forma como vemos o mundo e desta forma ao aprender a linguagem dos heptapodes a Louise pode desvendar a questão de como eles vem o tempo, me deu uma explosão cerebral loca, pois me abriu a mente para tantas novas pesquisas
@FabianaFerreira-h2j3 ай бұрын
Experimenta aprender outro idioma, é muito incrível,a gente começa a perceber as coisas de outro modo, é igual música, quando se estuda música parece que o mundo fica em outro frequência, super recomendo
@leonardoluizsilva64283 жыл бұрын
Eu lembro que não assisti esse episódio na época que lançou pq queria muito assistir o filme antes, acabei esquecendo que ele existia e ficou por isso mesmo. 3 anos depois eu assisti l filme e finalmente posso assistir esse nerdologia
@augustodmoraes4 жыл бұрын
Depois de três anos do lançamento do filme, consegui assistir-lo! Explodiu minha cabeça! Tô procurando mais informações sobre e fiquei muito feliz de saber que fizeram um NC sobre o assunto! Genial!
@phelipepjmp7 жыл бұрын
É incrível ver como o Átila desenvolve o texto como uma tese a ser defendida, mostrando argumentos e chegando a uma conclusão que se embasa em todos os argumentos do desenvolvimento. O texto é fenomenal! Parabéns, aprendo muito com o nerdologia, até coisas que não estão literalmente mostradas. Muito obrigado.!
@aron47557 жыл бұрын
Será que os símbolos que os personagens do naruto fazem para executar os jutsus seriam uma maneira de comunicar com o chakra e dizer o que ele tem que "fazer"?
@jpmvds7 жыл бұрын
ta mais pra forma de como a escrita funciona. a palavra "maçã" não e uma maçã,mas com ela e possível lembra o conceito de maçã. Logo,o sinais dos jutsus funcionam para lembrar de como alocar o chakra para o jutsu dar certo. Basicamente esse sinais são uma receita de bolo.
@diogenesjuniordev7 жыл бұрын
é uma maneira que invocar o tinhoso,
@aron47557 жыл бұрын
joão veloso faz mais sentido mesmo
@israelmachado74927 жыл бұрын
nao nao, tem um episodio q explica isso, precisam de diferentes posiçoes pra moldar o msm
@wolbertolima34717 жыл бұрын
Aron seriam formas diferentes de dizer "Vou te foder" hahahahahaha Mas faz sentido isso que vc disse mesmo. Acredito que sim
@koking26 жыл бұрын
Cada video novo com o Atila é tipo um novo filme da Chegada. O cara é tão inteligente q n entendo nada. Vou assistir denovo....
@luisfernandolealking7 жыл бұрын
gostaria de compartilhar algo que li no "Livro das Religiões", de autoria de Jostein Gaarder (O Mundo de Sofia), Henry Notaker e Victor Hellern (ou foi no próprio Mundo de Sofia, mesmo, nao lembro direito). Segundo os autores, cada povo, cultura ou civilização, vivencia a religiosidade dando mais ênfase a um dos cinco sentidos. No caso das religiões originadas no oriente médio, o sentido mais relevante é o da audição, tanto que se referem muito ao termo PALAVRA de Deus. Quase sempre os contatos com Deus ou anjos são descritos como: "Deus falou", "ouvi um anjo dizer". Já entre os gregos, por exemplo, e se não me engano nas religiões nórdicas, o sentido mais utilizado é o da visão, fato este confirmado pela grande profusão de imagens, estatuas representativas dos seus deuses. Então, se o sentido mais apurado entre as religiões do médio oriente, é a audição, porque existe tanta veneração por imagens entre os católicos? Conforme a fonte citada, isso foi decorrente das viagens de Paulo à Grécia para difundir o Cristianismo e por isso, muitos textos por ele escritos nessa época, foram feitos em grego. Quando estes textos foram trazidos de volta pelo apóstolo para sua terra de origem, ocorreu algo semelhante ao que foi usado como tema no filme " A Chegada " : a idéia de culto a imagens veio subliminarmente incutida na linguagem grega e absorvida entre os cristão, mesmo tendo uma "cláusula" na bíblia condenando o uso de imagens. Só não citei literalmente os trechos do livro, porque não o tenho mais, e o li faz muuuuito tempo, mas a ideia básica é esta.
@carlagoulart19447 жыл бұрын
Caramba que comentário legal valeu!!
@diogenesjuniordev7 жыл бұрын
Interessante o ponto de vista, mas eu acho que não é bem assim, por exemplo, o Islã e o judaismo, tem um apelo mais a audição por que como não tinha a escrita a fácil acesso de todos, era comum que os ensinamentos fossem transferidos de forma oral, um contando para o outro. Com o advento e popularização da escrita, principalmente com o povo Sufi, a escrita substituiu a transmissão oral, e também ficou mais fácil criar desenhos e imagens do que anteriormente. O que quero dizer, que não é que um sentido foi essencial, e sim a tecnologia do período.
@luisfernandolealking7 жыл бұрын
Sim, isso tambem faz sentido. Com certeza a adoção de imagens seja fruto de um conjunto de fatores. talvez só a idéia passada pela linguagem nao resultasse nisso, mas deve ter tido seu peso.
@viniciusbento5347 жыл бұрын
Mt show, acho q isso teve bastante peso, mas acho q o q teve mais peso foi o fato de ter havido um certo "sincretismo" entre o cristianismo e a religião romana, assim nascendo o catolicismo.
@luisfernandolealking7 жыл бұрын
Vinicius Bento dito isso, cabe lembrar que a religião romana foi "importada" da grega, muito chegada a uma estatuazinha, como foi dito antes hehehe
@daninstinct9127 жыл бұрын
Você disse pra assistir os 2 filmes antes de ver o video, então, fiz isso antes do video e foram 2 filmes incriveis, muito bom o video, sempre um conteúdo de qualidade Átila.
@guilhermedebrito31264 жыл бұрын
"Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo." - Ludwig Wittgenstein.
@darioomatos7 жыл бұрын
Cada episódio desse canal me faz querer ir atrás de novos conhecimentos, como se cada "porta" fosse um "mundo" a parte. Por favor, não parem com isso, o Brasil precisa mais disso, principiante na internet.
@lhviola4 жыл бұрын
TAva revendo A Chegada e por acaso cai no canal. Mano de onde vc tirou tudo isso !!!! Caracas !!! :)
@luifellas7 жыл бұрын
Pra quem gostou do exemplo de que cognição e linguagem andam juntas eu recomendo que leia Mauz. Ah e traga um vídeo sobre teoria das cordas Atila.
@VitorAlves887 жыл бұрын
É sensacional quando um Nerdcast vira um Nerdologia !! Principalmente, um episódio de 10 minutos!!
@playvip27 жыл бұрын
Faz um Nerdologia sobre ciência da dedução ! Ia ser bom !
@felipearellano28117 жыл бұрын
"Assustando Loira Banheiro" Bem referenciado, Estúdio 42
@Guialpoim87 жыл бұрын
Né?
@leticiadantas45727 жыл бұрын
Alguém me explica pfv de onde vem essa história de loira do banheiro?
@marcelosilveira22767 жыл бұрын
vem do nerdcast sobre medo. Acho que tem potêncial pra ir parar no nerdcast stories tbm.
@rafaelsobral23067 жыл бұрын
Ouça o nerdcast sobre o medo! vale mt a pena, mas se não for assistir me fala que eu conto a historia aqui kk
@bilitalo7 жыл бұрын
Ótimo episódio! Isso mostra como somos mais ligados por pensamentos do q por palavras. Somos todos um no geral.
@antoniomaranganha7 жыл бұрын
Foi um ótimo vídeo, mas creio que é necessário fazer um adendo. Existe uma corrente na linguística que reza que todas as línguas existem perfeitamente adaptadas ao contexto de utilização, ou seja, a mudança nas esferas de uso daquela língua é que a força a mudar, tal como ocorre no mundo biológico. É por essa razão que, ao estudar uma língua estrangeira, também estudamos a cultura e a história do povo que fala aquela língua, pois uma coisa é indissociável da outra. Ou seja, seria necessário conhecer a cultura e o cotidiano dos hectápodes para compreender sua linguagem. Como o contato com os humanos foi bem limitado, diversas esferas do cotidiano deles ficaram de fora, o que de certa maneira dificultaria a comunicação. Um dos corolários é que a complexidade de qualquer língua é praticamente a mesma. O que mudaria seria onde essa complexidade está mais concentrada. No caso, o português e o inglês seriam igualmente complexas, mas em relação à morfologia e ao sistema de flexão verbal, o português é mais complexo, e quanto à fonologia e ao sistema de campos semânticos, o inglês sairia na frente. No caso, um alienígena, para se ter uma noção de como poderia entrar em contato conosco, deveria agir primeiro como um antropólogo, coletando dados. E, se quisessem que os compreendêssemos, eles teriam de dar também oportunidade para que usufruíssemos de seu cotidiano. Sem troca de cotidianos não existe troca de linguagem.
@juliobastosjb7 жыл бұрын
Ouvi ESSA SEMANA esse nerdcast, pq finalmente assisti o filme semana passada, agora veio esse Nerdologia! #EuJáSabia hahah
@biratuba7 жыл бұрын
Gostaria de comentar que a atmosfera é de fato turva para nós seres humanos que vemos apenas uma porção do espectro eletromagnético com o comprimento de onda entre 370nm e 750nm(ou com a frequência entre 400 THz e 790 THz), mas os alienígenas podem muito bem terem se adaptado para esse ambiente ao evoluírem olhos que veem outra parte do espectro eletromagnético, logo fazendo todo o sentido (biológico) eles se comunicarem pela visão. De qualquer forma isso é apenas uma possibilidade que não podemos testar já que o filme foi feito para o olho humano.
@murilo111847 жыл бұрын
gabriel ubiratan tem razão a "tinta" deles poderia emitir sinais fora do espectro visível que eles seriam capazes de perceber tipo infravermelho
@biratuba7 жыл бұрын
Exatamente, alem disso apos um pouco de pesquisa descobri que o nosso espectro visível se aproveita do espectro do sol e da invisibilidade da água, caso eles tenham evoluído em algum outro sistema onde o espectro de sua estrela fosse diferente e o visibilidade do meio também eles devem ter se adaptado a isso.
@YuriRosas_7 жыл бұрын
gabriel ubiratan exatamente, pois evoluímos no nosso ambiente porém em outro ambiente evoluíram de outra forma e a densidade do ar, da água iriam mudar a percepção de audição e visão.
@biratuba7 жыл бұрын
Sim, como podemos perceber pelo tamanho dos alienígenas eles provavelmente não conseguiriam se sustentar na gravidade da terra(como explicado no nerdologia do homem-formiga quando os muculos aumentam seu peso aumenta bem mais rápido do que sua força) com os materiais orgânicos que nós conhecemos, logo eles devem ter evoluído em um planeta com menos gravidade ou serem feitos de tecidos completamente desconhecidos pelos humanos.
@dayanedias29597 жыл бұрын
gabriel ubiratan
@AndersonSantos-hz3hf2 жыл бұрын
Voltando para rever esse maraviilhoso vídeo do Nerdologia, no minuto 7:18, o Átila fala que os alemães tendem a pintar a morte mais como um homem, e só agora fez sentido para mim a respeito da morte no livro e no filme " A garota que roubava livros", quando li o livro, pensei na morte como um ser feminino, o livro em nenhum momento explora o gênero da morte, tipo José Saramago e "As intermitências da Morte", porém quando eu fui ver o filme, a morte de de "A garota que roubava livros" era narrada por um homem, e para mim issou causou uma grande estranhesa... pq no meu íntimo aquela morte era mulher jkkkk
@gotagelada7 жыл бұрын
Excelente vídeo Átila! Sugestão: adoraria ver um vídeo seu explicando as transformações que o cérebro passa quando aprendemos a linguagem escrita.
@ronycarvalheiro84415 жыл бұрын
Parabéns! Acompanho sempre o canal de vocês e linguística é um assunto que muito me interessa. Sou professor e intérprete de Libras - a língua de sinais brasileira (as línguas de sinais não são universais), e um ponto muito legal no vídeo me chamou a atenção para o desconhecimento de seres tão pensantes quanto vocês em relação as língua de sinais (utilizadas pela comunidade surda em todo mundo). No minuto 2:24 você afirma "se nós tivéssemos essa capacidade de mandar tanta informação assim como o corpo, talvez a gente não usasse a voz para os comunicar". E EU AFIRMO QUE TEMOS! Por isso, gostaria de aconselhar e sugerir que vocês façam um vídeo sobre as língua de sinais (posso ajudar na consultoria) e como ela age no cérebro da pessoa surda e na forma deles perceberem o mundo (Hipótese de Sapir-Whorf) e a forma como os surdos e intérpretes das línguas de sinais usam o corpo, o rosto, a boca, os olhos e toda as expressões faciais e corporais para se comunicar. E aproveito para deixar esta link como consulta, de um estudo sobre o 'Cérebro Surdo' da faculdade RIT nos EUA -> www.ntid.rit.edu/news/unlocking-mysteries-deaf-brain meu e-mail rony@verboemmovimento.com
@Retrolucas17 жыл бұрын
Eu lembro de vc no fantástico em 2015, falando sobre a paralisia do sono
@raynerepereira63557 жыл бұрын
Perdi esse programa, pena!
@TheEverMello7 жыл бұрын
Tem algum vídeo desse episodio na net? eu nunca achei...
@danieldamacena51977 жыл бұрын
Sonicfox transante dos games falou disso pq viu no nerdcast? Kkkk
@viewsz7 жыл бұрын
Só os nerdcasters entenderam
@Kellyssongabriel7 жыл бұрын
Nerdcast bom...
@mkamikihara7 жыл бұрын
Muito legal a forma como você lida com os comentários! Parabéns
@Rogerivel7 жыл бұрын
consegue se superar a cada episódio, espero que continue nesse ritmo. Parece impossível, mas esse canal
@lucasribeiro30306 жыл бұрын
Sempre construtivo ...nerdologia o melhor dos melhores
@joaocandido19187 жыл бұрын
Cara pelo bem do mundo esse canal tem que continuar por ao menos mais 7 gerações
@gabrielbiel17296 жыл бұрын
Muito bom, fui assistir o filme especialmente para assistir o nerdologia. E olha só gostei muito do filme e me fez se aprofundar no assunto.
@Guilherme96654 жыл бұрын
Estou cruzando as informações desse vídeo (que é de 2017) com as informações de outro, do canal de Rita Von Hunty (cujo título é "A realidade é subjetiva"). Neste último vídeo - o de Rita -, ela descreve uma série de pesquisas que indicam que a percepção da realidade é dada pela linguagem, citando, por exemplo, um estudo de Jules Davidoff, que viajou à Namíbia para fazer um experimento com um povo (Himba) que não tinha um nome para a cor que identificamos como azul. Esse povo tinha uma mesma palavra para azul e verde. Assim, ao apresentar cubos verdes e azuis aos nativos, eles eram incapazes de identificar a diferença. No entanto, eles têm palavras diferentes para tonalidades de verde que nós somos incapazes de diferenciar (Dambu e Zuzu). Rita, inclusive, submete os espectadores do canal a um experimento de mesma natureza para demonstrar nossa incapacidade de identificar essas tonalidades de verde, dado que não temos uma palavra para elas. Sendo assim, fica minha pergunta: desse "embate" de pesquisas, quais conclusões ou constatações que se tirou?
@hericroberto39323 жыл бұрын
Nossa, eu tbm lembrei do vídeo da Rita, e reassistindo esse aqui me fez repensar sobre a questão de uma linguagem inclusiva de gênero.
@KamTheo6 жыл бұрын
Assisti 4 vezes por abordar uma área muito interessante.
@maikconx6 жыл бұрын
Nossa como eu amo esse canal, pqp... MT bom o conteúdo. A ciência é incrível
@yasmineschneiter5 жыл бұрын
Eu esbarrei por acaso em um video aqui do canal, meu queixo foi pro chão e me inscrevi antes do vídeo acabar. Garoto, obrigada por você existir!
@priscillaalbuquerque33797 жыл бұрын
Vcs são sensacionais! O trabalho q vcs realizam é incrível! Parabéns!
@douglasalencarde7 жыл бұрын
Por favor nunca pare de fazer esses videos. Muito bom mesmo!
@aparecidacarneiro62904 жыл бұрын
FALA SOBRE O FILME SINAIS ÁTILA!!!
@domenicolaurito65384 жыл бұрын
Nossa, AMEI este vídeo! "A chegada" é um dos meus filmes favoritos, pois o tema da linguagem e da comunicação sempre me fascinam, e eu queria muito saber mais do trabalho de criação da língua alienígena apresentada na obra. De quebra estes comentários sobre religião x ciência e as indicações de livros encheram o bolo de cerejas, uma mais apetitosa que a outra. MUITO OBRIGADO!!
@denisapolonioilustracoes197 жыл бұрын
Sobre a nativização , é o que acontece hoje com o inglês no Brasil ..."upar" , "logar" , "spawna" e etc....
@brenosilvamorais25107 жыл бұрын
Dênis Apolônio Ilustrações defusa
@christopherrussell634 жыл бұрын
Que ocorra logo uma nativização total
@bobvinci56544 жыл бұрын
Rusha
@Nowbie4 жыл бұрын
@@christopherrussell63 KKKK com o tempo vai sim
@wilsonmefisto4 жыл бұрын
Aportuguesamento de palavras, acontece desde sempre, como exemplos temos trem que vem do inglês train e abajur que vem do francês abat-jour, além da incorporação de palavras completas em idioma estrangeiro, como é o caso de freelancer e show por exemplo. Abraço!
@TheKrisalid017 жыл бұрын
Faz um nerdologia sobre o formato e estrutura do universo pois ainda a muita discussão sobre isto...
@blackbird133717 жыл бұрын
Nerdologia: Simbionte do venom
@blackbird133717 жыл бұрын
BlackStyle Uuhh não exatamente. "Não existe mais simbionte ou Eddie brock, somos apenas venom", Venom é a "criatura" q se deu pela junção de eddie com o simbionte
@Carlos-be4sn7 жыл бұрын
venom e carnificina
@H10Ms7 жыл бұрын
Roubou minha ideia
@maxithalo77967 жыл бұрын
ótima idéia! up!
@MrJuninho777 жыл бұрын
Qual o maior parasita humano? | Nerdologia 56
@andres57097 жыл бұрын
Esse canal é tão foda que eu já dou like antes mesmo de ver o vídeo, puta trabalho bem feito!!
@thorincabecapeladadeembumo70477 жыл бұрын
Um dos melhores canais do KZbin.
@deletado12 Жыл бұрын
Melhor filme, video incrível sobre linguagem, parabéns.
@azvdcrafts61477 жыл бұрын
9:42 Atila usando o seu melhor jutsu: o conhecimento.
@wolbertolima34717 жыл бұрын
Canal Desocupado na verdade a vontade de aprender é o melhor jutsu dele, o conhecimento é o resultado.
@rochaneogeo7 жыл бұрын
Aquele momento em que você corre para ver o filme antes do Nerdologia... porque sabe que se assistir não entenderá muito. Parabéns!!! Átila, foi mesmo a nova língua aprendida pela Dra. que fez ela ver o futuro ou ela já via o futuro?
@thesidorovich99837 жыл бұрын
relaxa é só usar um peixe babel
@rafaelalodio51167 жыл бұрын
De qualquer forma a resposta é 42.
@Fawlker7 жыл бұрын
"Eu entendi a referência." América, Capitão.
@guilhermearaujo52887 жыл бұрын
Eu entendi a paciência
@Carlosollyver7 жыл бұрын
O que eu queria mesmo era aprender a errar o chão, mas dói muito....
@alicethetransdalek73337 жыл бұрын
+Carlosollyver é só contratar um profissional pra te distrair ou se lembrar de alguma coisa que tu tinha esquecido numa bolsa
@MarcusIIFerreira7 жыл бұрын
Uma das surpresas mais positivas que tive em 2016. A Chegada é um filmaço! Tema fácil para se fazer um blockbuster, mas que foi usado em uma proposta lindamente minimalista e íntima.
@silvanaoliveira17514 жыл бұрын
Tem um Nerdologia sobre o filme Contato de Carl Sagan?
@lucaslenke87187 жыл бұрын
Amei a resposta educada e simples do Átila ao mano religioso la. Falou sobre o que não sabe escuta de quem sabe.
@daltonicanimation7 жыл бұрын
Selo Atila de qualidade kkkkk muito bom!!!!
@danisantolive7 жыл бұрын
Tem um livro excelente chamado "Estendendo McLuhan: linguagem, memória e comunicação" (algo assim) que também se relaciona com este assunto, pra quem quiser saber mais. Quando assisti o filme me lembrei na hora do livro. Recomendo!
@VamosfalarsobreWW27 жыл бұрын
"Como se usam plumbus" referência de Rick and Morty haha
@rafaelalodio51167 жыл бұрын
Eu peguei a referencia também.
@brenosilvamorais25107 жыл бұрын
Ziniak e até hoje não sei como se usa aquela porra
@MarcusIIFerreira7 жыл бұрын
Breno Silva Morais como você consegue viver sem um Plumbus na sua casa?
@antoniob.oliveirajunior51697 жыл бұрын
A ideia do princípio da relatividade linguística me lembra bastante o conceito de duplipensar do livro 1984, do George Orwell.
@Luciano-ue4bh7 жыл бұрын
Já parou pra pensar que toda característica alien na verdade é baseada na imaginação humana ou algum animal do nosso planeta. Tudo é muito humanizado, a experiência extraterrestre jamais será representada no cinema.
@MatheusRodrigues-espanicka7 жыл бұрын
imagina algo inimaginável. Pois é, Impossível.
@luizfabiosouza72917 жыл бұрын
Mas se até o divino (Deus) é uma figura humanizada, porque com os aliens seria diferente? Por que não imaginamos os aliens como grandes copos com vida (sem pernas, braços, olhos, orelhas, nariz e boca)? Creio que é por ser difícil imaginar um objeto vivo, sem lhe conferir semelhança com animais.
@garudadrakon47286 жыл бұрын
porque não representa-los de forma humanizada? até onde sei, características humanoides não são exclusivas da humanidade. Se as regras da Evolução e Biologia funcionam por aqui, porque não funcionar com outros planetas detentores de vida? eu acho mais provável existir extraterrestres humanoides ou quadrupedes com aparência de animais do que seres intangíveis e completamente acima da Evolução ou até mesmo das Leis da Física como Lovecraft e Bloodborne mostram e também, planetas extraterrestres não significam, necessariamente, ser planetas de condição extrema para vida. Porque não pode haver um planeta naturalmente desenvolvido como o nosso? Porque não haver criaturas parecidas como as nossas? novamente, eu acredito mais em extraterrestres como Kriptonianos, Povo Barata (aqueles bixos que aparecem num dos últimos livros de Lovecraft) ou em seres humanoides tipo Avians, Apex, Floran ou Hyloth (só quem joga Starbound vai entender) do que em seres completamente fora da realidade como um Cthulhu ou aquelas entidades divinas de Bloodborne ou qualquer outra obra acho que as únicas exceções para isso são aqueles aliens verdes e cinzas (um clássico do cinema). Muito tosco os bixos.
@domenicolaurito65384 жыл бұрын
Ou, vai ver, já foi e a gente não percebeu...
@ElGnomoBorracho7 жыл бұрын
Por favor, faz um Nerdologia sobre as contribuições do mundo árabe na ciência
@seumadruga6667 жыл бұрын
O Atila deu uma cutucada no fanático religioso sem baixar o nivel aí sim
@matheusajeje7 жыл бұрын
Me deixou muito feliz essa resposta dele hahaha. que classe
@yago77767 жыл бұрын
O Atila mitou nessa!
@insiraseunomeaqui5007 жыл бұрын
O cara fez um comentário fraco e foi corrigido, não sei onde que foi a cutucada... Nem sou "religioso" mas a resposta foi mais uma orientação do que uma "cutucada". Esses caras não representam a religião ( digo isso como alguém imparcial sobre o assunto).
@edersonluizsouzacosta16527 жыл бұрын
Átila, errou feio, errou rude. Árabe e islâmico não são sinônimos. O avanço científico árabe (etnia) é anterior ao expansionismo islâmico (religião). Você poderá observar que, a partir do crescimento do islamismo entre os árabes, ouve uma decadência da ciência no meio deste povo. Não estou concordando que o fomento da ciência só é possível em uma sociedade cristã (apesar de eu ser um cristão), mas a justificativa que você usou, ao meu ver, foi falha.
@edersonluizsouzacosta16527 жыл бұрын
Átila, errou feio, errou rude. Árabe e islâmico não são sinônimos. O avanço científico árabe (etnia) é anterior ao expansionismo islâmico (religião). Você poderá observar que, a partir do crescimento do islamismo entre os árabes, ouve uma decadência da ciência no meio deste povo. Não estou concordando que o fomento da ciência só é possível em uma sociedade cristã (apesar de eu ser um cristão), mas a justificativa que você usou, ao meu ver, foi falha.
@claudiobabenko7 жыл бұрын
Esse moço e sua equipe são brilhantes. ... Obrigado por fazer esse trabalho tão sério e cujo resultado será reconhecido e lembrado. Vocês me fazem acreditar no Brasil. Grande abraço.
@izaiasmiguel85267 жыл бұрын
Nerdologia: Teoria Das Cordas Quem concorda da Up please
@vodanoliveira28817 жыл бұрын
não tenho certeza, mas creio que o atila já citou a teoria das cordas em um vídeo
@renancandido26397 жыл бұрын
O pombo que estará la! ele citou falando q tá preparando um NERDOLOGIA desse tema
@TheZenytram7 жыл бұрын
n tem nem nerdologia de mecânica quântico nem teoria dos campos, pra que ele vi fazer a hipótese das cordas?
@reisupremodosnoldor42677 жыл бұрын
Izaias Miguel já tem podcast no site do jovem nerd, Átila participa.
@tadeolho36347 жыл бұрын
Nessa teoria afirma se alguém ficar numa corda durante 3 segundos , A pessoa cai!!!😊
@m-lee55236 жыл бұрын
Caí aqui de paraquedas e estou espantada com a qualidade do trabalho de vocês!!!! Só tenho a agradecer e saibam que ganharam uma seguidora fiel!
@MarcosPereira-rt7dt7 жыл бұрын
Nerdologia : Mutano (Jovens Titãs)
@ysnairakeyllane54567 жыл бұрын
Fiz exatamente como Átila disse. Assisti primeiro. E foi um máximo.
@felipebraganca63287 жыл бұрын
Vídeo absurdo de bom como sempre! Átila/Studio 42/Azaghal, tava pensado faz um tempo, será que não está na hora de um Nerdologia de Filosofia/sociologia/psicologia semanal? Com cada episódio falando um pouco de alguma corrente dessas áreas, podia ser uma expansão como o Nerdologia de História com o Filipe e nem precisa ser com o Átila que não deve ter tempo nem pra ser loira do banheiro mais. Muito fora da realidade? 🙃 Ps. Sábado 11AM não tem nada no KZbin, fica a dica! ;)
@diogenesjuniordev7 жыл бұрын
Sobre Psicologia seria ótimo!!!!!!!! Nerdologia Psicologia #1: Froid X Jung
@lucascampos42377 жыл бұрын
Felipe Braganca Apoiadasso
@cayogss7 жыл бұрын
Felipe Braganca Infelizmente, eles não devem ter tanto lucro com o Nerdologia para fazer uma expansão desse nível.
@wiru.studio7 жыл бұрын
Perigo chamarem um filosofo tão comprometido com filosofia como o felipe é comprometido com a historia (alerta de ironia)- pra começo de conversa o culto nerd ao consumo que movimenta essa pagina ja seria um ponto polemico que irritaria toda a nerdzada, quem gosta de filosofia é quem tem comprometimento com a mudança e aperfeiçoamento pessoal, e especialmente quem gosta de pensar sobre o pensamento.isso inclui desconstrução de machismo, de consumismo e todos os preconceitos que a grande massa de seguidores daqui não querem nem ouvir falar. Filosofia vendável e sem critica se chama auto-ajuda e é o maximo que o nerdologia faria (infelizmente, mas posso voltar a ter esperança quando colocarem mais um historiador pra se contrapor à visão de cursinho que felipe tem da historia, falta um historiador de verdade de pesquisa e análise critica isso aqui nao é vestibular)
@Piraja7 жыл бұрын
Um Nerdologia Ciência Sociais/Psicologia seria incrível
@voceprecisaverisso48716 жыл бұрын
Era pra falar sobre a linguagem dos alienígenas do filme, ele falou o vídeo quase todo sobre a história das linguas e de pessoas famosas junto com seus livros, mas foi bom e entendir o que ele quis repassar pra gente.
@lufsegundo11624 жыл бұрын
Eu queria fazer uma tatuagem de A Chegada. Usando um daqueles círculos que são usados pelo heptapodes. Porém, eu realmente queria que a tatuagem significasse a palavra real de acordo com o algoritmo do filme. Tipo uma tatuagem única... Não achei nada na internet até hoje que pudesse me ajudar.
@dragoon9airsoft5603 жыл бұрын
Pega o círculo que indica HUMANO. Pelo menos errado não vai estar.
@lufsegundo11623 жыл бұрын
@@dragoon9airsoft560 É uma boa ideia até. Mas eu queria tatuar alguma coisa relacionada as palavras "amor próprio" ou até mesmo meu nome. Assisti o filme várias vezes, achei alguns artigos no Pinterest. Mas eu não consigo achar uma parte do círculo que representa a palavra "próprio"
@lufsegundo11623 жыл бұрын
@@dragoon9airsoft560 Ou que representa meu nome
@hericroberto39323 жыл бұрын
@@lufsegundo1162 Os programadores nunca atualizaram o glossário da linguagem heptapoid, e sinceramente eu acho que eles nunca vão atualizar kkkk
@lufsegundo11623 жыл бұрын
@@hericroberto3932 e ai mano. Então, por incrível que pareça o Christopher Wolfram (um dos diretores do filme e programador dos logogramas fez um tutorial no canal dele ensinando como montar os seus próprios logogramas, foi um pouco difícil mas em 4/5 dias de estudo eu consegui criar a logo que eu queria tatuar que significa uma frase que eu acho bem legal. 2 meses depois que eu fiz a tatuagem, eu descobri que o Google tinha criado uma extensão do Google Tradutor que traduzia as logogramas e criava na palavra que você deseja. Se chama Heptapode B
@schramm017 жыл бұрын
Podia ter um dia de nerdologia cognição e linguagem com o André Souza né? O cara é foda!
@charleselindberg7 жыл бұрын
"Apenas uma sociedade cristã poderia criar a moral que conhecemos, pois..." Japão.
@dalefazcriticadosfilmesdeb96933 жыл бұрын
Explique...
@carolalbersana7 жыл бұрын
Você é uma das preciosidades do KZbin, espero que o canal apenas cresça cada vez mais
@Lactovacilos27 жыл бұрын
Nerdologia: Cascão.
@nicksmith82937 жыл бұрын
up
@lucasgoncalvesteles61287 жыл бұрын
faz o próximo nerdologia sobre a dúvida, como por exemplo quando tu vai marcar uma resposta e acha que ela tá errada alguns segundos depois
@vVanderlej7 жыл бұрын
Q U A L I D A D E
@israelfos49847 жыл бұрын
que canal legal, queria ter conhecido antes. parabens
@TheFudencio147 жыл бұрын
Átila (ou quem entender mais que eu) me ajuda numa dúvida: Você disse que a tribo não teve dificuldade de identificar o vermelho, mas eu vi em um vídeo do blablalogia que na época medieval não existia a palavra azul, então eles descreviam o azul como escuro, preto, etc pq não existe muita coisa azul na natureza Então pq a tribo não teve dificuldade, se eles não tinham uma palavra pra isso? 🤔
@Mad-fh2dd7 жыл бұрын
Que vídeo é esse?.
@jpmvds7 жыл бұрын
Então eles na época não tinham a "palavra" para descrever o azul.Mas a diferença entre as cores é observável. E que nem quando você olha para vários tons de vermelho.Pode-se não se saber o nome do tom,mas é possível observar a diferença.
7 жыл бұрын
exatamente,pra exemplificar no japones perna e pé usam a mesma palavra e no russo mão e braço usam a mesma palavra tb,mas n quer dizer q eles n sabem a diferença,so n existe uma palavra especifica
@clubedodesign7 жыл бұрын
Contexto.
@TheFudencio147 жыл бұрын
Procura lá Café com Wrap! - Café Com Quê? 20 | BláBláLogia
@marcomartins7 жыл бұрын
sou professor da rede estadual paulista e essa semana no planejamento escolar tratamos como a criança aprende e o tema de hoje, foi a linguagem , e coincidência boa
@davincigauss80347 жыл бұрын
Zabuza Momochi o Demonio do gás oculto
@fernandarenata18547 жыл бұрын
não pode ser é ele
@felipegx44957 жыл бұрын
Zabuza Momochi o Demonio do Gás Oculto
@darlansilveira50777 жыл бұрын
poderia fazer um video explicando como aprender outro idioma, o que podemos fazer para aprender sozinho etc...
@edutiwata86487 жыл бұрын
Chamar uma pessoa negra de crioula então não é um tipo de racismo , e sim um elogio ?
@onofrehenrique42587 жыл бұрын
Edu Tiwata quem tbm tem dúvida deixa o Like na pergunta
@SemAnistia_CadeiaNeles7 жыл бұрын
acho que você está confundindo as coisas Edu
@yuri0120907 жыл бұрын
Edu Tiwata tecnicamente é bem melhor do que chamar uma pessoa de "negro", que é derivada de "necro"(morto). Em muitos países, negro é uma palavra ofensiva, pois era usada pelos espanhóis para referir-se a pessoas sem alma, que no caso, era referido aos escravos. No português, a palavra perdeu o sentido original e virou sinônimo de cor escura.
@sena1677 жыл бұрын
Você pode chamar uma pessoa de "filho da puta" e não ser ofensivo ou chamar ela de "linda" e ser uma ofensa. Tudo depende do contexto. Eu realmente acho que todo mundo sabe disso, mas vou dar o beneficio da duvida.
@ArieldeBarrosBatista7 жыл бұрын
Edu Tiwata Não são somente pessoas oriundas dos povos negros que podem ser crioulas. O cruzamento de diversos povos que origina um novo pode ser chamado de crioulo, como Ribeirinhos daqui.
@pedroabranches18347 жыл бұрын
tô aqui na crise existencial sobre largar a ciência da computação pra ir pra psicologia e, caramba vocês tão cada vez melhores, me deixaram pensando pra cacete! o episódio foi irado. Continuem com o grande trabalho!
@ProfAMuniz7 жыл бұрын
Não faria isso se fosse você, Pedro. A não ser que você goste tanto de Psicologia a ponto de ficar sem emprego rs
@evertonfelix19247 жыл бұрын
Sempre ouvi que a ciência astrofísica nos torna ateus (ou agnóstico-quem fala isto não tem muita noção do que esta falando), mas em minha opinião, o estudo da história é o estudo que realmente tem o poder de quebrar qualquer crença. Pois quando se acredita nesta ou aquela religião, vc esta se baseando somente em um conceito teórico e limitado ao seu período de vida, mas quando se estende o estudo desta religião para um contexto onde envolve toda a história da humanidade, como esta religião nasceu, de onde nasceu, se sua filosofia é aplicável, qual a conduta de teus líderes ao longo da história, se sua posição sempre foi estática ou mudava de acordo com os interesses destes lideres...enfim, após este estudo completo, não há quem se mantenha convicto de sua religião simplesmente por crença e sem nenhum interesse oculto em manter aquela crença. Toda religião é falível, pois se sustentam em duas colunas principais, a primeira é fé - Acredite em tudo aquilo que seu líder lhe fala, nunca o questione, pois isto é errado, mesmo que a estória seja cheia de furos e quanto mais incompatibilidade científica possuir, creia com ainda mais afinco (ignorância??). A segunda coluna é a conversão - Não se deve aceitar a crença alheia, ao invés disto, vc deve persuadi-lo a acreditar na sua e quanto mais pessoas alguém converte, maior será o prêmio que ela receberá no campo espiritual e maior será seus status entre esta comunidade (ambição??). Se sua fé lhe faz odiar outros de sua própria espécie, esta na hora de rever sua fé!
@diogenesjuniordev7 жыл бұрын
O problema ai é que "fé" e "religião" estão separadas e tem um abismo entre elas. Fé é a crença em um Deus, em dragões, em sereias. Agora religião é o quanto de poder você terá por ter essa crença. Hoje no Brasil por exemplo ser um deputado evangélico, tem mais poder do que um deputado comum sem crença, o mesmo vale para a Igreja Católica na idade média. Por isso a ideia da persuasão na maioria dos religiosos, ja que inconscientimente, optar por uma religião é uma forma de poder que se coloca sobre outra pessoa que não a segue.
@nicksmith82937 жыл бұрын
Everton Felix "fé" significa acreditar em algo que não se pode ver,não significa tudo isso aí não
@evertonfelix19247 жыл бұрын
Te recomendo a reler o que foi escrito, em nenhum momento eu falei da fé, até pq fé é essencial até para a ciência - vide o Nerdologia anterior a este. O que eu CITEI, foram apenas características de toda e qualquer religião. A sua religião tem as duas principais características diferentes das que eu citei?
@YuriRosas_7 жыл бұрын
O estudo da história, não deixa de ser uma ciência.
@hiltyMG7 жыл бұрын
Brother, sobre essas duas características que você citou, elas existem sim em toda religião, mas não da forma como você as definiu. Fé, no caso das religiões, não é a crença em lideres, mas sim em algo que transcende. Lideres são falhos, afinal eles são pessoas, e como tal estão sujeitos a ação do tempo, aprendendo, mudando de opinião e principalmente errando. Homens erram, deuses não. Eles são imutáveis e não sofrem a ação do tempo. Sobre conversão, isso que você explicou poderia TALVEZ se aplicar a religiões monoteístas, mas não a todas as religiões, afinal ate onde eu sei as religiões monoteístas são minoria no mundo (falo em numero de religiões conhecidas, não de fieis). Ainda assim, entre as três principais religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo), nenhuma delas prega que quem tiver mais obras sera tratado melhor no paraíso. Isso pode ate rolar em alguma igreja, mas aqui estou falando do que esta escrito nos livros base de cada uma, não na interpretação de algum "líder". E outra, as religiões politeístas não praticam essa noção de "Não se deve aceitar a crença alheia, ao invés disto, vc deve persuadi-lo a acreditar na sua" como você disse, prova disso é o sincretismo religioso que costuma ocorrer entre estas religiões e as outras. Como exemplo disso eu posso citar a associam entre os deuses da roma antiga com os deuses da grecia antiga (Jupiter é Zeus, Venus e Afrodite, Marte é Apolo, etc), o sincretismo que ocorre na Bahia entre a Umbanda e o Catolicismo (Jesus é Oxalá, Maria é Iemanjá, Santa Barbara é Iansã, etc) e ate mesmo entre o hinduísmo e o cristianismo "raiz" (Jesus é Krishna, Maria é Durga, Trindade é Trimurti, etc). O próprio Mahatma Gandhi é considerado por alguns historiadores um dos expoentes do sincretismo, pelo fato da Satyagraha ter como base o Corão (Justiça), o Novo Testamento (Amor) e o Bhagavad-Gita (Bravura) unidos na adoração a Deus. Agora sobre essa questão da ciência tornar as pessoas ateias... Eu fui criado em uma família religiosa e durante muito tempo fui líder na igreja. Apesar disso, sempre me questionei sobre algumas condutas que via la dentro, ate um dia em que presenciei algo (que prefiro não comentar) acontecer em um culto e aquilo pra mim foi "a gota". Depois que entrei pra faculdade e descobri a ciência eu realmente me afastei mais de Deus, mas foi quando eu comecei a trabalhar como pesquisador e realmente me tornar ativo no meio cientifico que eu comecei a me dar conta que se você for julgar uma crença pelos erros dos homens que a seguem, nenhuma crença servira para você! Nesse momento eu percebi que crer em Deus é algo muito maior que os erros dos homens e que o problema esta mais nas pessoas que são falhas, não no Deus que elas dizem representar!
@rafaelalodio51167 жыл бұрын
Esse final do Nerdologia foi um baita tapa na cara de quem falou que a ciência só pode ser desenvolvida em uma sociedade cristã, até achei que iria descer um óculos escuro no Átila e tocar "turn down for what".
@UlissesQuirino7 жыл бұрын
Então, novilíngua faz todo sentido biológico!?
@Hscj19897 жыл бұрын
up...
@Paulosemnocaoable7 жыл бұрын
wowwwww faz sim, que loucura!!!
@felipefacanha54857 жыл бұрын
que referência bonita, que referência formosa
@Tandor20097 жыл бұрын
Mais ou menos, no filme ele parte do princípio de que pode-se empurrar uma língua "de cima para baixo", quando ela não funciona assim. O governo pode cortar a vontade as palavras dos dicionários, elas vão surgir espontaneamente na população conforme a necessidade de significar algo. Mas não precisa ir para os filmes, na sociedade hoje vários grupos tentam ativamente trocar significados ou introduzir palavras (leia-se "Presidenta", que aquela mulher e o departamento de marketing deles repetiu até a exaustão), embora não tenha comprovação de que isso seja efetivo. Já tentaram também listar expressões "que pegam mal", também sem efeito claro, embora gere muita polêmica.
@Tandor20097 жыл бұрын
Henrique Pantaleão usada onde? Não era. Não vou nem entrar na questão da norma gramatical, que não é o caso, ninguém usava "presidenta". Ela que marretou a expressão, chegando a ponto de mandar assessores nas embaixadas para "recomendar" usar a palavra. A própria polêmica que criou deixa claro que não era "utilizada há muito tempo", se fosse já uma palavra sedimentada na língua falada, ninguém estranharia.
@rannys.a71767 жыл бұрын
Sério gente, ouçam esse Nerdcast... É simplesmente incrível!
@julianoalex86767 жыл бұрын
Nerdologia: Transgênicos
@eumesm97707 жыл бұрын
Homofóbico. *sarcasmo*
@leandrofreitas37567 жыл бұрын
Que vídeo fodástico.. parabéns professor Átila!
@onofrehenrique42587 жыл бұрын
imagino a cara do mano do minuto 9:4 kkkkkkkkk n sei pq crente acha que é melhor q os outros, q feio
@edersonluizsouzacosta16527 жыл бұрын
Átila, errou feio, errou rude. Árabe e islâmico não são sinônimos. O avanço científico árabe (etnia) é anterior ao expansionismo islâmico (religião). Você poderá observar que, a partir do crescimento do islamismo entre os árabes, ouve uma decadência da ciência no meio deste povo. Não estou concordando que o fomento da ciência só é possível em uma sociedade cristã (apesar de eu ser um cristão), mas a justificativa que você usou, ao meu ver, foi falha.
@miaumiamia6107 жыл бұрын
Sendo sincero eu sempre achei isso ridiculo,já que para mim toda a civilização foi indispensável(Que diser,não todas),romanos,gregos,babilônicos,Árabes etc.Todos foram importantes como o povo Árabe que foram aqueles que salvaram os conhecimentos criadas pelas outras civilizações antigas.
@HernestoV7 жыл бұрын
Onofre Henrique cara, as pessoas que pensam isso são minoria, generalizar os crentes tbm não
@ricardonunes50427 жыл бұрын
como pode afirmar que e minoria ?
@nicksmith82937 жыл бұрын
ricardo nunes eu convivo nesse meio e pelo que eu vejo da pra dizer que é uma minoria
@Jana_Alves7 жыл бұрын
Filme incrível que fica mais incrível a cada análise, obrigada Átila!
@LDBretas7 жыл бұрын
Coitado desse Danilo do comentário defendendo o cristianismo ser o dono da moral... tá mais perdido que cego em tiroteio...
@franciscoalves-ip4gw7 жыл бұрын
Luan Diego Gameplays poh cara tu vê um outro lugar melhor q o ocidente cristão? Na Índia jogar ácido na cara das mulheres q não te dão mole é aceitável, estuprar as dhaletes tbm, no Paquistão a irmã de um estuprador foi abusada pra família passar vergonha como as outras passaram, o cristianismo trouxe o mundo pra melhor pq o mundo não é um jardim de flores.
@villsten64467 жыл бұрын
Na falta de referencia sobre o assunto veja: Miranda, Ulrika Junker; Anne Hallberg (2007). «Norden». Bonniers uppslagsbok (em sueco). Estocolmo: Albert Bonniers Förlag. p. 693. 1143 páginas. ISBN 91-0-011462-6 Ir para cima ↑ "Scandinavia" (the term should correctly be used excluding Finland). In Merriam-Webster's Online Dictionary. Retrieved 10 January 2008: "Scandinavia: Denmark, Norway, Sweden-sometimes also considered to include Iceland, the Faeroe Islands, & Finland." (Merriam-Webster Online Dictionary defines "Nordic" as an adjective dated to 1898 with the meaning "of or relating to the Germanic peoples of northern Europe and especially of Scandinavia."), "Scandinavia" (2005). The New Oxford American Dictionary, Second Edition. Ed. Erin McKean. Oxford University Press, ISBN 0-19-517077-6: "a cultural region consisting of the countries of Norway, Sweden, and Denmark and sometimes also of Iceland, Finland, and the Faroe Islands"; Scandinavia (2001). The Columbia Encyclopedia, Sixth Edition. Retrieved January 31, 2007: "Scandinavia, region of N Europe. It consists of the kingdoms of Sweden, Norway, and Denmark; Finland and Iceland are usually considered part of Scandinavia"; Scandinavia. (2007). Encyclopædia Britannica. Retrieved January 31, 2007, from Encyclopædia Britannica Online: "Scandinavia, historically Scandia, part of northern Europe, generally held to consist of the two countries of the Scandinavian Peninsula, Norway and Sweden, with the addition of Denmark"; and Scandinavia. (2006). Microsoft Encarta Online Encyclopedia. Retrieved January 30, 2007: "Scandinavia (ancient Scandia), name applied collectively to three countries of northern Europe-Norway and Sweden (which together form the Scandinavian Peninsula), and Denmark". Ir para cima ↑ «La diferencia entre Escandinavia y los países nórdicos» (em espanhol). Aurora Boreal - Literatura y Cultura Nórdica. Consultado em 18 de maio de 2016 ↑ Ir para: a b «Países Nórdicos: Qué son y qué les une» (em espanhol). Big in Finland. Consultado em 18 de maio de 2016 Ir para cima ↑ [1] Ir para cima ↑ Estonian foreign ministry report, 2004 Ir para cima ↑ Estonian foreign ministry report, 2002
@JonatasSilva267 жыл бұрын
Dinamarca, Suécia, Holanda, etc. Os melhores lugares do mundo pra se viver são justamente onde o cristianismo e a religiosidade no geral estão decadentes.
@eduardo46836 жыл бұрын
Budismo por exemplo. Uma moral sólida, boa e a anos luz de distância do cristianismo em questão de mentalidade.
@luizfernandolucifer31386 жыл бұрын
Vdd. Tem gente ke não perde a chance de passar uma vergonha na internet...
@rodmoralles7 жыл бұрын
Como eu adoro esse canal!
@brunosilveira947 жыл бұрын
Esse Danilo passou vergonha no final HAHAHAHAHAH
@evenfigueiredo12337 жыл бұрын
Aaaaaaah como eu queria um nerdologia sobre esse filme!!! Muito obrigada! Agora façam por favor um sobre a anatomia do Dr. Manhattan
@Blckperalta7 жыл бұрын
É Danilo, só veio passar vergonha 😂😂
@dgcgp7 жыл бұрын
que final de mês viu?? 3 nerdologias seguidos contendo ótimos assuntos e tratados de forma maestrosa. parabéns Átila, Felipe e equipe.
@DanatusGames7 жыл бұрын
Chamou de idade das trevas... que desgosto.
@onofrehenrique42587 жыл бұрын
mas foi cara, pessoas inocentes queimando n é colorida
@knightsoul24307 жыл бұрын
acho que ele esta se referindo ao fato de que historiadores não usam ou não gostam desse termo, mas não me lembro qual bem o por que
@laryssalala72737 жыл бұрын
Mas foi... Aceite...
@eversonlealpadilha46037 жыл бұрын
Knight games Br idade das trevas, refere-se ao apagão científico da época...
@alandiniz98127 жыл бұрын
é chamado de idade das trevas devido q nada poderia ser criado, pois ninguém podia pensar livremente pois estaria indo contra a vontade de deus, seria algo como o oriente medio hoje em dia só q sem acesso a informação
@Uglysub57 жыл бұрын
Eu gostaria que vocês fizessem um vídeo apenaa sobre imortalidade, não envelhecer, permanecer sempre jovem. Quais as possibilidades? Porque envelhecemos? O que é envelhecer? Existem inúmeras artigos na internet explicando cada uma destas perguntas, mas eu gostaria de respostas, mas de uma forma que apenas o Nerdologia consegue fazer.
7 жыл бұрын
Átila, gosto muito do canal. Porém, o termo "Idade das Trevas" já é algo bem defasado dentro da historiografia. Até mesmo por que houve sim progresso intelectual e artístico nesse período. Idade das Trevas foi uma alcunha dada pelos renascentistas, que clamavam por um retorno a "Idade de Ouro" da antiguidade, que teve boa parte de seus textos preservados pela Igreja Católica, graças ao trabalho dos monges copistas. No mais, um abraço. Fica na paz.
@unclao7 жыл бұрын
Sávio Machado, boa noite! Pelo que entendo, "Idade das Trevas" é o termo utilizado para definir um período histórico europeu, quando você diz defasado, você quer dizer que tem outro termo ou se não deve ser utilizado esse e sim fazer referência direta à data? Abraços++
7 жыл бұрын
gux Olá! Defasado no sentido de que os historiadores, em especial os mediavalistas, consideram esse termo equivocado, e até mesmo preconceituoso com esse período histórico, outro termo possível, mas aind assim muito limitado seria "Idade da Fé", na minha concepção Idade Média seria o termo mais adequado. Abraços.
@garudadrakon47286 жыл бұрын
1- Não existe nada de preconceito contra esse termo 2- Idade das Trevas faz referência ao conhecimento que era acumulado somente dentro da Igreja Católica e muitas vezes censurado em prol do interesse da Igreja
@cattarina77057 жыл бұрын
Nerdologia o melhor canal de todos! Amo muito! Parabéns a toda equipe!