Рет қаралды 8,375
As alucinações e os delírios são duas condições que uma grande maioria dos pacientes idosos acometidos com demência podem apresentar. Precisamos saber diferenciar as duas para que quando o paciente estiver nessa condição tenhamos a capacidade de ajuda-lo. Quando o paciente está tendo alucinações você sempre vai conectar diretamente com os 5 órgãos do sentido. Então, tem uma relação com a AUDIÇÃO, VISÃO, PALADAR, OLFATO, TATO.
Muitas vezes o paciente vai dizer que tem pessoas falando, chamando, conversando com ele e além disso ocorre um diálogo ( televisão e ele).
Podem também estar em um lugar silencioso e afirmar que está escutando gritos, choros, latidos, vozes, ruídos, de uma cortina ou sombra vê monstros e animais.
Quando envolve o tato podem dizer que algo está quente. Frio, áspero, pesado, grosso e às vezes fica fazendo movimentos com os dedos como se estivessem contando dinheiro ou segurando algo.
E muitas vezes chegam a dizer que estão sentindo cheiro de queimado, de mal hálito, mal cheiro…
E o paladar também passa por sentir gostos diferentes do sabor do alimento.
Então a percepção é de ter VISTO, TER OUVIDO, TER TOCADO, TER PROVADO E CHEIRADO.
Quando o paciente está tendo delírios constituem uma FALSA REALIDADE. Geralmente está associado a ROUBOS, FUGAS, TRAIÇÃO, PERSEGUIÇÃO, ILUSÃO.
Então, quando eles falarem que roubaram o relógio, a casa, móveis e dinheiro ou que o esposo (a), está traindo, que tem amante, que ele (), está sendo perseguido tem uma fundamentação para episódios de delírios.
O fato é que os dois podem ocorrer juntos e que estão relacionados com desidratação, processos infecciosos (pulmonar e urinário, digestivo), e também medicamentoso etc.
O que fazer?
Como lidar?
1) você tem que entender toda essa condição e as alterações não tem nada a ver com você. Você não pode guardar raiva ou ressentimento. Tudo é devido a doença.
2) não brigue, não constranja, não grite. Você só vai conseguir acalmar se estiver calmo. Ele vai ver isso na sua face. O corpo fala.
3) encontre os olhos dele (a ), e diga: eu acredito em você. Fique tranquilo eu estou com você. Eu vou te ajudar. Eu estou aqui para te proteger, nada vai acontecer conosco.
Você ainda tem mais duas opções:
a) tente trazê-lo para a realidade, mostrando que está tudo calmo e tranquilo;
b) você pode fingir ver o que ele está vendo e tratar a situação com naturalidade.
Boa Sorte 🍀