Na minha opinião, essas exposições imersivas (ainda que tenham ingressos caros para a maioria da população) "democratizam" de alguma forma o acesso à arte, porque nem todo mundo tem chance de ir pra um museu em outro país pra ver a obra original. Claro, não deixam de ser exposições passíveis de críticas também.
@fellipesantana26842 жыл бұрын
concordo que de alguma forma democratiza, mad acho q seria interessante que as pessoas consumissem mais artes plasticas, principalmente em museus nacionais, ou em exposicoes de arte. às vezes, o fato de ser um pintor famoso e de fora faz com que queiramos tanto, aí acho que valorização do nacional seria algo massa. Candido, por exemplo, ou até mesmo pinturas de artista estrangeiros que têm aqui no brasil.
@MarcosPaulo-sk9xo2 жыл бұрын
democratiza pra quem?
@GustavoBido012 жыл бұрын
E bota aspas nesse democratiza
@wonderloudd Жыл бұрын
Eu acho que é uma falsa impressão amiga, lembro-me de ver exposições de quadros de vários artistas vindo pro Brasil com preços mais acessíveis. Parece que querem mesmo é trazer aquela imersão de tiktok pra tudo, só que agora com preços altíssimos.
@AnaCarolinaMendes-nt5yw Жыл бұрын
Talvez os menos que conseguem ir à São Paulo, são os mesmos que podem ir para a Europa ...
@denisep13872 жыл бұрын
Fui a algumas e senti como positivas, servem como uma reportagem gigante sobre o artista e de certa forma aproxima, dá vontade de conhecer…não se compara com o contato direto com as obras mas acho que estimula o desejo de conhecer…
@patricia30oliveira2 жыл бұрын
Eu acho que o mesmo público que vai a museus ver telas, foram/são unânimes nas exposições imersiva também e não vai deixar de admirar o método tradicional.
@limartins2538 Жыл бұрын
Vivi,a realidade da maioria das pessoas é a falta de acesso a arte ,pois em cidades do interior não existem museus e raramente há exposição física de arte,pois infelizmente é a elite que aprecia justamente pela falta de educação artística. Necessitamos refletir seriamente sobre a era digital,na qual as facilidades acabam por deslumbrar essa mesma elite que que detém o conhecimento,tanto na arte como na tecnologia. Pretendo conhecer uma exposição imersiva para sentir e a proposta,após terei elementos para dar minha opinião. Muito obrigada pelo vídeo e necessária reflexão.
@wolfgangamadeusmozart38132 жыл бұрын
Eu saí da exposição do VanGogh em Salvador/Ba com ódio,com vontade de pedir meu dinheiro de volta. Além do espaço apertado, estrutura horrível (a sombra das pessoas era projetada na tela) ,falta de acessibilidade... realmente, não é nem imersiva e nem educativa. É um Power point gourmet e com menos informação. Saímos de lá e esquecemos tudo 15minutos depois
@alinecosta79242 жыл бұрын
A mesma sensação que tive, sem tempo pra contemplação a magia não acontece. Sai decepcionada , espaço ruim.
@josephinemarienina19292 жыл бұрын
Power Point Gourmet 🗣🗣🗣🗣adorei a definição.
@elizandraleticia2042 жыл бұрын
Seu canal é um lugarzinho maravilhoso dessa Internet, vivi!
@larabaldinotti93022 жыл бұрын
eu estava discutindo isso com um amigo hoje, como a gente anda tão cansado para discutir , refletir sobre o mundo, vamos voltar a tentar mandar cartas que ela um momento de reflexão nosso sobre o mundo e a vida
@FernandoKato4Ever2 жыл бұрын
É muito coerente essa crítica deste jornalista.
@deboracardosoart2 жыл бұрын
Que exposições lindas😍espero um dia poder ir conhecer algumas dessas exposições é exclusivamente a do Van Gogh
@38060222 Жыл бұрын
Melhor ter arte exessiva, massiva e impactante, mas é amostra da arte real e verdadeira, melhor que pancadão e novelas da globo por exemplo
@zittobedat11752 жыл бұрын
Amo seu canal, é um dos melhores, tem conteúdos tão profundos e mostrados de forma tão descontraída e séria.
@jcb82632 жыл бұрын
Muitas coisas novas vêem para somar... Vamos viver ✌️🍃🙌.. É só um dia de experiência.. curti ✌️☮️
@miro_messa2 жыл бұрын
Eu rabisco e anoto. Atualmente estou numa biografia de Lorca, então preciso até me identificar na data, período do livro, quem são os personagens... se não me perco pq já estou levitando na história kkkkk
@rachelventurini58142 жыл бұрын
Me parece tb (alem dos pontos ja apresentados por outros comentários) q a realização dessas exposições esconde ou distrai ou corrobora com a falta de investimento em cultura de museus. São mais mercadologicas q os museus e exposições, sendo assim são escolhidas em detrimento de manutenção de museus e artistas nacionais e de se trazer exposições internacionais dos artistas projetados....
@MrMarcosalbano Жыл бұрын
Muito bom ! Nunca me interessei em ir nessas exposições imersivas. Sou intuitivo e de alguma forma não me animei a ir. As pessoas tem poucos interesses verdadeiros que as faça se mexer. Essas exposições tornam a experiência muito mais palatavel e fácil. Essa é a lógica para ganhar dinheiro com negócios ligados a "bem de consumo ". Os interesses é que mandam no mundo comercial onde tudo tem seu preço.
@marciodominguessoares85915 ай бұрын
Exatamente. Penso igual.
@ramomsantos97402 жыл бұрын
Conceito de Indústria Cultural (Adorno e Horkheimer) explica bem isso.
@thauyraisisoliveira26362 жыл бұрын
Acho que quando pensamos que a apreciação da arte e a permissão ao subjetivo, assim como o exercício da crítica, andam de forma contraria à produção econômica, revisitamos algo que sempre esteve aqui: o acesso a arte desde o inicio teve seu leito no ócio da burguesia, enquanto a produção vinha das camadas mais socialmente baixas. Treinados para o fazer técnico e a produção de bens, somos desadaptados a exercer esse acesso ao subjetivo e ao que torna único , porque estamos programados pra produzir o reprodutivel. Acredito que a transição da apreciação da arte para o Instagramavel é só mais um sintoma do nosso fazer e viver artístico. Representa, talvez, uma adaptação e até mesmo a inserção cada vez maior do capitalismo e da mercantilizacao do que deveria ser mais precioso em valor subjetivo do que em valor financeiro.
@miro_messa2 жыл бұрын
A aflição é real. Nós somos atravessados, mas não como numa exposição, museu ou mostra física. Nada pessoal, mas eu me sinto no meio do nada
@m.angelo92122 жыл бұрын
aquela mulher loira n entendendo nada enquanto a pintura é triturada me representa em tantos momentos kkkkkkkkk
@lucianagoncalvesdiasdias96952 жыл бұрын
VC me faz repensar o q já tinha achado q era perfeito!Vc é perfeita!
@thales.america2 жыл бұрын
Vivi, senti muito essa sensação de não conseguir me conectar tanto ao participar da minha primeira exposição imersiva. Não que não vá topar participar de outras, mas de fato não é a mesma coisa! E uma sensação meio bagunçada, sei lá... Acho que de fato termino aprendendo menos do que com uma exposição mais completa com as obras físicas du artiste!
@pedrorafael25412 жыл бұрын
Como sempre vivi trazendo muita coisa boa :)
@rilaarruda2 жыл бұрын
Exposições Blockbuster
@professorfernandosnegrao11452 жыл бұрын
É uma exposição interessante, mas não é uma exposição do artista em si, mas sim uma exposição dos artistas digitais que usam das pinturas dos grandes mestres para atrair público e patrocinadores.
@takezosan2 жыл бұрын
Eu sinceramente nao gosto. acho que o exercicio de ir ao museu e contemplar uma obra gera uma experiencia muito mais subjetiva que mero intretedimento. mas é como voce disse, o que a sociedade gosta é um espetaculo, a sociedade do espetaculo, cono no livro do Guy Debord.
@Alex6928412 жыл бұрын
Ao menos é uma forma de alguém que talvez nunca consiga ir a um museu em Paris ou NY ter contato com a obra do artista.
@josedeyvid1459 Жыл бұрын
Te garanto ver a imagem no celular pode te tocar muito mais do que nessas desgraças, fui passei 30minutos.
@UhesleiFagundes2 жыл бұрын
Uau.. seu cabelo tá demais
@veridianagabriella2 жыл бұрын
Sobre a questão do instagram, tudo depende de quem usa.. eu msm consumo muita arte graças ao instagram..
@LiteraTamy2 жыл бұрын
que vídeo ótimo!
@ffabiomoreira2 жыл бұрын
Sobre exposições imersivas - uma outra forma de entender o fenômeno é perceber ele como um sintoma das políticas neoliberais e da privatização dos espaços públicos. Cada vez mais o Estado abre mão da administração e manutenção desses espaços e os entrega para entes privados, não necessariamente para empresas privadas, mas sim para organizações do terceiro setor que, em teoria, não possuem fins lucrativos. Essas entidades, agora responsáveis pela administração e manutenção desses espaços, muitas vezes não recebem recursos suficientes do Estado para manterem seus acervos, e assim eles se veem obrigados a encontrar outras fontes de recursos. E as formas de obter esses recursos são as mais variadas. Pode ser aceitar receber patrocínio e doações de grandes corporações; pode ser a cobrança de ingressos; pode ser a locação de espaços dentro do museu para livrarias, cafeterias e outros empreendimentos comerciais; pode ser também a venda de "licenciamento" de obras do acervo para grandes marcas, que utilizam as imagens das obras em seus comerciais ou produtos. Nesse sentido, as exposições imersivas são fontes de renda que essas entidades do terceiro setor encontram para manterem os espaços que administram e mantém. As empresas que que idealizam e realizam essas exposições provavelmente pagam taxas aos museus que possuem os acervos dos artistas. Depois, essas empresas "vendem" essas exposições ao redor do mundo, inclusive para outros museus, que veem nessas exposições uma oportunidade de atrair visitantes e vender ingressos e produtos. A exposição, então, se torna espetáculo e entretenimento, feito para ser fotografada e compartilhada nas redes sociais, atrair mais visitantes-clientes e assim vender ingressos e produtos, e obter a renda necessária para manter a "sustentabilidade" desses espaços. Ao mesmo tempo, a lógica e ideologia capitalista passa a determinar como esses espaços devem funcionar - o "investimento" deve trazer um retorno que deve ser medido em número de visitantes, ingressos vendidos, etc. Exposições que não atraem público são consideradas "mal investimentos"; instituições que possuem poucos visitantes não recebem verbas do Estado nem doações e patrocínios de grandes corporações. E essa lógica se aplica não apenas a museus de arte e centro culturais, mas a todo tipo de espaço e evento publico, desde praças, parques, áreas de proteção ambiental, rios, florestas, estádios de futebol, hospitais, escolas, universidades, festividades tradicionais. Tudo é privatizado e precisa virar mercadoria. A arte é só mais uma mercadoria como outra qualquer, e as exposições imersivas são apenas um sintoma desse processo.
@marinaavelar18382 жыл бұрын
Acho impossível não relacionar essas exposições com o ensaio de Walter Benjamin, A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Fica a recomendação de leitura. Não sou contra, mas são coisas diferentes.
@belmiranda862 жыл бұрын
Nao conheco esss ensaio mas pareceu interessante.
@whateverlyn95932 жыл бұрын
Que baita vídeo ❤️
@thepoetry062 жыл бұрын
Curioso, estava pensando sobre isso há uns dois dias atrás.
@ARTKARMO2 жыл бұрын
sim vivi, sim ✨
@lalasantosart2 жыл бұрын
Eu sou do time que faz anotações nos livros 😊
@_isa_adora_47932 жыл бұрын
Vivi seu cabelo está tão lindo
@AluizioMendes20248 ай бұрын
Concordo em trabalhar menos e usar mais tempo para fazer as coisas que gostamos. Como antes havia tempo para estudar, pensar, ver, usar os sentidos, seja você jornalista, artista, jogador de futebol ou qualquer outra coisa...
@AluizioMendes20248 ай бұрын
mas cabe a cada um mudar isso..
@routinepoetry88032 жыл бұрын
Outra coisa: a exposição do van gogh foi dentro de um shopping, ou seja: um bando de capitalistas querendo se aproveitar do hype do artista. Não sou contra também, inclusive vou na do Monet, mas sei bem a diferença e acho muito triste que muita gente odeia museu e vai em peso nessas imersivas. Porque é instagramável... Gostei muito da exposição do Da Vinci, porque tem as obras originais, escritos, história, e só no final um extra imersivo.
@Jjjjjjrare2 жыл бұрын
Que cabelo lindo
@Morris142-2 жыл бұрын
Eu acho que que isso é mais benéfico para o empresário que trás ao Brasil (sem qualquer custo exorbitante e cuidados que teria caso trouxesse as obras originais), porém atrai praticamente a mesma quantidade de público por conta do nome do Artista. Imagine a diferença no LUCRO
@michellec.59 Жыл бұрын
❤❤❤❤
@carlasouza-zv6co2 жыл бұрын
Eu gosto destas ações e tem um outro lado, será que também de alguma forma protege as artes físicas, já que existe loucos ativistas destruindo ao jogar sopa de tomate ?
@sandracristianeshisei56902 жыл бұрын
Eu tb não sou contra as exposições emersivas mas nunca mais gasto meu dinheiro e meu tempo indo numa. Amo Portinari, lembro da exposição no Masp que cheguei a me emocionar já a do Mis Experience nunca vi tanta bobagem num só lugar, fiquei com vergonha alheia.
@kyetore2 жыл бұрын
os dinos tão aí.....
@natalialourenco62682 жыл бұрын
🦃🐓🕊🦅🦆🦢🦉🦤🐧🦩🦜🦚
@pennymi2 жыл бұрын
🥰❤️😘 beijos
@lunnaremy4022 жыл бұрын
oi, você poderia deixar o link das materias que citou? obrigada :)
@AluizioMendes20248 ай бұрын
🤙
@claudaniasantos95912 жыл бұрын
Eu rabisco, desenho, pinto, escrevo... meus livros são totalmente rabiscadas...
@isabelacarvalho9783 Жыл бұрын
A exposição imersiva do Monet foi péssima. A escolha de músicas e superficialidade é ENORME. No caso da do Van Gogh, senti que foi uma escolha mais cuidadosa e mais inspiradora, não tão perdida.
@alexrosa80572 жыл бұрын
Ué, de repente a Vivi virou Targaryan?
@brennerryan23552 жыл бұрын
A primeira de seu nome
@BruRobson2 жыл бұрын
Livro é para riscar, pintar, desenhar...
@joaolucaslimadeoliveira4452 жыл бұрын
Existe nessas exposições o esvaziamento da história social da obra, inexiste a problematização e um conhecimento crítico da arte.