Acabei de ler o livro, por recomendação de um amigo; acho que não tem época melhor para ler kkk
@pedrohenriqueoliveiramoura86164 жыл бұрын
@@22a2a Estou lendo O amor nos Tempos do Cólera, outro que também casa com o momento.
@guilhermelemos89094 жыл бұрын
Terminei de ler o livro. O livro é legal mas acho que escolhi o momento errado para ter lido. Vou tentar agora um livro com uma temática mais leve agora
@rosemeireboasorte10384 жыл бұрын
Guilherme Lemos Talvez você se interesse por alguns desta lista: www.temperosdavida.com/colunistas/religiosos-e-professores-dao-10-dicas-de-livros-para-ler-na-quarentena-e-em-qualquer-ocasiao
@zenaide94984 жыл бұрын
Tambem li
@CarmemLuciaOquevidomundo6 жыл бұрын
Muito obrigada pela generosidade ao indicar meu canal, Tati! Você é incrível! Grande bj
@estherromeropeixoto84686 жыл бұрын
Carmem Lúcia Vc tem quantos inscritos?
@patzanetti46395 жыл бұрын
Para minha surpresa você diz que Tati é incrível mas quando fui no seu canal vi que você não segue a Tati, é incrível mas não vai se inscrever. A gratidão é algo realmente a ser estudado atualmente. 🤷🏻♀️
@grazielabachiao76864 жыл бұрын
Amo seu canal, Carmem!
@juliohenriquebaltazar32756 жыл бұрын
O canal da Carmem é uma preciosidade: conteúdo de forma acessível
@marcostome1613 Жыл бұрын
Quem não viveu a recente pandemia terá nesta obra um excelente referencial. Até ilustrativo, a exemplo do ápice dos sepultamentos, quando não mais havia vagas nos cemitérios, e os corpos eram jogados em valas. 😢 Ah, minha leitura foi grifando do início ao fim. Parabéns pelo vídeo.
@jlpedroso6 жыл бұрын
Se você reparar, no livro, a turminha que circula em torno do personagem principal é como um foco de resistência contra a doença. Mesmo sabendo que nada do que eles fizerem vai realmente acabar com a peste, eles seguem lutando e colocando a vida em risco, já que quanto mais contato você tem com as vítimas da peste, maior a probabilidade de você mesmo ser acometido pela doença. Isso fica ainda mais interessante quando sabemos que o próprio Camus fez parte da Resistência Francesa.
@heliodecastro99263 жыл бұрын
A banda Gentle Giant, musicou Camus
@denisechristians51696 жыл бұрын
Não deixe de ler "O estrangeiro". É um dos meus favoritos da vida. Curtinho, maravilhosamente bem escrito. E um soco no estômago.
@andremartins49685 жыл бұрын
Concordo.É excelente.
@marcoscamargo77633 жыл бұрын
Não dá pra deixar de comparar A Peste, de Albert Camus ao momento trágico em que o mundo inteiro passa, com a pandemia e tudo oque resultou com a mudança do cenário da vida de todo mundo. Grande livro de um soberbo escritor e filósofo existencialista. Leitura obrigatória para todos.
@guilhermeteixeira90416 жыл бұрын
Alguém percebeu uma referência ao livro "O Estrangeiro" quando Rampert é apresentado no livro? Ele cita um tal árabe morto a tiros na praia.
@isaquielsousa65054 жыл бұрын
Sim!
@anaflavias.65464 жыл бұрын
Simm! Achei bem legal
@ThiagoLeite04 жыл бұрын
Achei bem clara essa referência qdo eu li o livro, nao lembro claramente da cena pois li em 2007 o livro. Era algo como um personagem no bar e tava passando a noticia de um assassinato de um arabe na tv ou rádio, nao lembro ao certo.
@raphalberti4 жыл бұрын
"A queda" de Camus também, por conta da tentativa de suicídio. Da pra relacionar com o Mito de Sísifo tambem se pensarmos no trabalho continuo, monótono e sem certeza de recompensa e final feliz do médico. Ele é aquele que empurra a pedra para o alto do topo e observa a pedra descer todos os dias.
@sandragggc21074 жыл бұрын
Reparei!
@porto.bruno11 Жыл бұрын
esse livro é um espetáculo!
@ricardodeoliveira58466 жыл бұрын
Tatiana, ótimo vídeo! Uma dica para suas futuras leituras de Camus: Os romances dele são "romances filosóficos". Para entender melhor suas alegorias e seus sistemas de pensamentos, recomendo que você leia os ensaios do Camus. Para entender melhor A Peste, O Homem Revoltado. Para entender melhor O Estrangeiro, O Mito de Sísifo. E por ai vai. Abraço!
@tatifeltrin6 жыл бұрын
Muito obrigada!
@danielpsi2 жыл бұрын
Você recomenda alguma edittora? De tudo que eu leio, sempre procuro traduções diretas do idioma original.
@victorfranklin22722 жыл бұрын
Tatiana, de todas as obras do Camus, é em "A Peste" que se pode perceber mais explicitamente a enorme influência de Santo Agostinho sobre o autor. A inquietude de Rieux é muito bem abordada no livro. Todavia, acho que interpretei de outra forma o sentimento despertado no médico ao ouvir o último sermão de Paneloux. Para mim, são dois personagens que possuem concepções opostas, mas não obstantes, pois lutam lado a lado contra a peste. No último sermão, no entanto, é possível notar uma inclinação de Rieux à ideia de que a fé é cruel aos olhos dos homens, mas decisiva aos olhos de Deus. E que, com todas as saídas fechadas - sem ceder às abstrações confortáveis - seria preciso escolher entre crer em tudo ou a tudo negar. Podemos enxergar isto, considerando inclusive o fato de o narrador-personagem conduzir comentários sobre o discurso de Paneloux com certa complacência.
@regiasouza21146 жыл бұрын
A Carmen é incrível mesmo!
@carlosmauricioardissone4736 Жыл бұрын
Li recentemente e o impacto de ler depois do que passamos com a pandemia de Covid 19 foi enorme. Reconheci nas reações dos cidadãos de Orã muitas das reações de muitos de nós com a recente pandemia.
@ANAP899 ай бұрын
Essa precisa ser minha próxima leitura
@motlin2 жыл бұрын
Livro Maravilhoso, Autor Maravilhoso. Um dos meus dois livros de cabeceira (o outro é Grande Sertão:Veredas). A capacidade de CAMUS de nos transportar para o MEIO da "PESTE" e nos tornar "EMPESTADOS" também (um termo que o Tarroux irá criar) é absurda. Personagens marcantes, Rieux, Tarroux, Rambert, Paneloux, cada um com o seu drama pessoal e sua luta e/ou resistência para entender que SE ESTAVA ali, naquele momento, e que ERA ÍNUTIL TENTAR FUGIR. A narrativa TE PEGA e é quase impossível parar. A descrição dos "estados de espírito" da própria cidade, ORÃ, é pouco percebida, mas tenho a impressão de que a própria cidade É também um personagem. Um BAITA LIVRO.
@adautofilho30826 жыл бұрын
Grand não é o prefeito. Há um prefeito que aparece indiretamente ao longo da história, e grand é apenas um funcionario público com algum cargo administrativo
@PedroLerbach15 жыл бұрын
Isso... e o juiz que perde um parente é o Othon
@anderrrsoon5 жыл бұрын
Por sinal, existe uma descrição bem pormenorizada no início do livro sobre Grand, deixando claro que ele está longe de um posto tão alto, para aquela cidade, como o de prefeito. Ele é um licenciado que trabalha como uma espécie de compilador de dados, não recebe muito, está estagnado em seu posto e apresenta um comportamento bem humilde
@matheuslopes39864 жыл бұрын
@@PedroLerbach1 O filho dele, o Philippe.
@viktorxds6 жыл бұрын
Acho que cabe destacar também que a Peste promove uma morte da empatia. As pessoas começam a perdem sentimentos. Começa um sentimento de desconfiança dos próprios parentes. Pessoas fazem planos para quando a peste acabar, mas se esquecem o porquê de estarem os fazendo. Aaaaaa esse livro é foda.
@viktorxds6 жыл бұрын
E sim, eu marquei o meu inteiro hahaha
@joaovictorpeixoto233 жыл бұрын
Que leitura! Ainda mais na vivência da pandemia. A descrição do comportamento da população ao longo da peste se assemelha com a apatia que vivemos atualmente.
@juliocesarscharf236810 ай бұрын
Vc é excelente penso que vc poderia também fzr vídeo curtos sobre os livros contando tudo o seu parecer janela intelectual
@rogerferro25 жыл бұрын
O autor usa 2 terços da sua narrativa para descrever o sofrimento de toda aquela gente que acaba atingida pela peste e, quando começa a ficar cansativo, você se dá conta da genialidade de Camus.
@fabioorlandini56 жыл бұрын
Estou lendo A Peste.. li O Estrangeiro, foi meu primeiro Camus, e gostei tanto que estou nesse agora. Legal que, num dado momento, uma personagem fala de um assassinato que houve na praia, que é o assassinato de O estrangeiro.. bem legal.
@jesielmds24116 жыл бұрын
Li O Estrangeiro antes, terminei ontem A Peste. Pensei nisso também
@jesielmds24116 жыл бұрын
Legal essa auto referência. Inclusive O Estrangeiro inspirou o álbum A Revolta dos Dândis e os Engenheiros do Hawaii também fazem auto referência...será que aprenderam isso com Camus?
@arletemaragno44356 жыл бұрын
Li A Peste na faculdade, em 1973. Maravilhoso !!! O Estrangeiro é bárbaro também.
@lucianavieirademoraes73168 ай бұрын
Perfeita🙏🏻
@gugugustavo19964 жыл бұрын
Até parece uma premonição do que estamos vivenciando hoje e um convite para refletir o que estávamos fazendo antes disso!
@cristina-vv6fw5 жыл бұрын
aquele livro que é tão bom que dói
@thalissaguedes36966 жыл бұрын
O café da manhã de domingo tem que ser com a Tati! 😍
@themostnosedive6 жыл бұрын
Esse último parágrafo diz exatamente o que pode acontecer logo, caso não tomemos consciência do quão importante nossa posição política significa. Amei a resenha, você é maravilhosa. Eu tinha esse livro, mas depois que emprestei não voltou para as minhas mãos :(
@capitaobosco25664 жыл бұрын
A fé tem.que permanecer conosco até o nosso último suspiro.
@rafaeljoseph17114 жыл бұрын
Uma leitura propícia para este momento.
@ritamartanucci37084 жыл бұрын
A Peste foi minha segunda leitura de Camus. Inesquecível.
@TauanGGomes6 жыл бұрын
Tati, obrigado pela leitura que você fez. Me instigou a ler Camus. Estou adorando "A peste".
@jcma18666 жыл бұрын
Terminei aos 45 do segundo tempo. Livro maravilhoso! Obrigado #tlt
@EscoladeFilosofiaEFPC4 жыл бұрын
Gostei muito do diálogo entre vc e a Carmen
@lucassiqueira74394 жыл бұрын
Otima resenha, parece que você está contando sobre a situação atual.
@tanialima21012 жыл бұрын
Tentei ler mas por enquanto não foi pra mim. Mas pelo que li é uma obra mto interessante
@queromorarnumalivraria6 жыл бұрын
Fiquei bastante curiosa para ler A Peste desde que vi nos diários do Piglia que esse foi um dos primeiros livros que ele leu! Inclusive, recomendo muito Anos de Formação, os diários de Emilio Renzi, para você também, Tati! Sei que ama ler sobre escritores e ele cita várias obras e autores importantes.
@ivonebroffel44892 жыл бұрын
Meu avô herói da primeira guerra um homem estranho mas ao mesmo tempo feliz e bom avô
@ivanbarbosa814 жыл бұрын
quanta simpatia.da gosto ouvir
@zariski3 жыл бұрын
que livro fantástico.
@professoramarisa6 жыл бұрын
Os vídeos da Carmem, canal "O que vive do mundo" são sensacionais!
@integralmatematica54716 жыл бұрын
Parei de estudar a matéria que mais amo(matemática,sério), para assistir o vídeo. Muito amor mesmo!
@diananascimentofreire13615 жыл бұрын
Amigo, como você consegue gostar de matemática? Essa é uma pergunta de uma pessoa da área de humanas, rsrs. Eu tenho problemas até hoje com essa ciência, acho que meu cérebro não desenvolveu essa área kkkk.
@lietcetera89203 жыл бұрын
Impressionante como nos traz semelhanças com o que estamos vivendo agora, nessa pandemia do coronavírus 19. Deveria ter lido antes... Apesar de ser uma alegoria ao nazismo, descreve literalmente uma pandemia e todas as suas consequências. Um livro incrível!!!
@geovanerossi1043 жыл бұрын
Grande obra.
@felipemota29846 жыл бұрын
Diaaa!!! Só tenho um livro dele aqui na estante, "O primeiro Homem". Mas quando você fala: - ... o incrível É pq é bommm rsrsrsrsrs
@luized62186 жыл бұрын
Felipe Mota quando ela fala "espetacular,sensacional,incrível" e "gente que livro" é melhor kkk
@pauloaguiar74074 жыл бұрын
Incrível ver este vídeo nos dias de hoje Tati, parabéns!!
@humbertoconzojunior6 жыл бұрын
Camus é um dos meus escritores preferidos, junto com Hemingway e Saramago e a Peste está no meu top 3 da vida. Li faz muito tempo e quero ver se releio ainda esse ano.
@paschoalvantifilho30975 жыл бұрын
"O Estrangeiro". É também fenomenal.
@ilannasoares10096 жыл бұрын
Começando a leitura..
@jeancarlosrampim84506 жыл бұрын
Tatiana sua Deusa leia A Queda, ele é incrivelmente bom ❤
@JORGE-vh6nn Жыл бұрын
Valeu Tatiana!
@mateussivelly14626 жыл бұрын
Da obra de Camus eu conheço somente "O Estrangeiro", muito bom por sinal... bora incrementar a minha programação de leitura mais uma vez por causa de Dona Tatiana! =D
@sandragggc21076 жыл бұрын
Obrigada Tatiana pelo seu Canal. Sou portuguesa mas vivo na Bélgica. Sou super fã dos seus videos. Uma sugestão de um escritor português: Vergílio Ferreira. Abraço
@rosileneadeodato80345 жыл бұрын
Quero conhecê-lo!
@larissecolares62416 жыл бұрын
Terminei de ler agora !! E sua visão sobre o livro... aumenta a minha perspectiva. Obrigada. Bjuuuuu😘😘😘😘
@DaniloPereira376 жыл бұрын
Tati, te acompanho já algum tempo aqui, porém pouco participo com comentários... porém diante da sua excelente resenha, não me contive... Adoro esse livro.. Li depois de ter assistido o filme "Minhas Tardes com Margueritte" onde o personagem interpretado pelo Gérard Depardieu começa a ler "A peste" e não consegue dormir por causa da imagética das cenas dos ratos mortos... Esse livro é fascinante!!! Um abraço!!!!
@ThyagoSantos426 жыл бұрын
Tatiana, leia "O estrangeiro" do camus, você vai amar! é curtinho.
@joaopauloscosta36934 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, me ajudou a escrever uma redação!!
@titobarreto53224 жыл бұрын
Terminei de ler hoje, realmente é um excelente livro.
@marianaestevao89794 жыл бұрын
Muito pertinente. Vou ler por causa do coronavírus
@alinerocha19396 жыл бұрын
Que livro! É mais um que irá para minha lista.
@alexandremoreira5996 жыл бұрын
Já li há uns anos e lembro que não gostei muito, mas depois deste vídeo vou reler!
@allisonx306 жыл бұрын
Também sou muito fã da Obra de Camus, A peste é um livro maravilhoso, mas creio que os outros são ainda melhores.
@elizabethbento61874 жыл бұрын
Tão atual...
@Dani_Ceolin6 жыл бұрын
O Primeiro livro dele que li foi O Estrangeiro e já estou doida pra ler este!
@paulopassos7263 жыл бұрын
O idoso Joseph Grand é um funcionário graduado da câmara municipal. Castel é o prefeito.
@20carolzita6 жыл бұрын
Tati lê o livro retrato de um artista quando jovem de Joyce James!
6 жыл бұрын
Que história incrível!
@newton35946 жыл бұрын
Só li O Estrangeiro do Camus! Obrigado pela indicação Tati!
@andreanicezio22616 жыл бұрын
O livro Maleita, do Lúcio Cardoso, foi publicado em 1934 (se não me engano) e guarda muitos paralelos com o livro A Peste. Mesmo tendo intensionalidades diferentes há muitas coincidências nos dois romances.
@JanainaArtesAtelie6 жыл бұрын
Parece tão atual está história...
@maironelmedasilva1906 жыл бұрын
Conheci esse livro por causa de uma música rs Ela se chama "Ratto ga Shinda" (está em japonês), e ao saber que era baseada em um livro fiquei interessado em conhecê-lo para entendê-la melhor. Ainda não li, mas esta análise aumentou minha vontade de ler "A Peste" ^^
@melquiziarodriguesdossanto11515 жыл бұрын
Estou viciada nos seus vídeos, continue seu trabalho porque tem me acrescentado muito conhecimento. 😍😍😍😍
@Aurinhaamaral19916 жыл бұрын
Fiquei super curiosa ! Oh céus de papel....mais um para a coleção ! Que não termino nunca kkkkkk
@elzadocao6 жыл бұрын
Aí quero ler este livro...
@marthapitangui57544 жыл бұрын
Estou conhecendo esse livro agora, vim procurar uma resenha porq sou ansiosa e muito curiosa😅.. Ao meu entendimento, não necessariamente o correto, de acordo com a resenha a obra acaba nos retratando o momento atual que estamos vivendo na atualidade, com a pandemia em 2020 Covid-19... Resenha sensacional!! Obrigada!! 🥰... (Espero não ter escrito nenhuma besteira rs .. pois não sou da área de Filosofia) Deixo aqui meu estimo aos profissionais da área.😘
@MrAlohafromhell5 жыл бұрын
Foi o meu primeiro também!
@gleydacordeiro90566 жыл бұрын
Meu escritor preferido.
@Ftscarlat6 жыл бұрын
*E eu que sempre vejo e nunca comento aqui? Acho que é pq me calo diante do seu jeito e inteligência. Obrigada pelo seu trabalho* 😊
@adalbertocostaoliveira39454 жыл бұрын
Ótimo! Obrigado 👏👏👏
@rafaelcccd6 жыл бұрын
Tati, leia "O estrangeiro". Foi a única obra que li de Camus e gostei bastante
@Vinicius_Mor4 жыл бұрын
Resenha para o tempo de quarentena
@lisianebernarecki23136 жыл бұрын
Adorei o vídeo,Camus é ótimo.
@AnaSouza-mz7lf3 жыл бұрын
Excelente!👏👏👏👏👏👏👏
@nilosergio16704 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Parabéns Tatiana! Especialmente nesse tempo de pandemia! Um abraço do Nilo Sérgio, Belo Horizonte, Brasil!
@mariaodeteoliveira38924 жыл бұрын
Inscrição recente no canal. E adorei esse corte de cabelo
@polianamartins49406 жыл бұрын
Quero esse livro!
@jorgemurilo5 жыл бұрын
A trilogia O Estrangeiro, A Queda e A Peste é perfeita.
@linefragala6 жыл бұрын
O exílio e o reino é muito bom!!!
@e.a.81026 жыл бұрын
Também foi meu primeiro Camus, amei e depois li O Estrangeiro que pra mim consegue ser melhor
@f.s.876 жыл бұрын
Muito muito muito ....bom
@domingossantos61816 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso! Embevecedor!
@fatimaregina13274 жыл бұрын
Mt apropriado para o momento que vivemos no nosso país. Tão real !
@isabelaoliveira92706 жыл бұрын
Interessante. Nunca tive muita vontade de ler Camus por conta de saber que seus livros são bem filosóficos... mas quem sabe eu goste do estilo de escrita dele e esse A Peste parece mais interessante do que O Estrangeiro, que é o livro dele que muitos me recomendam.
@nãofreud6 жыл бұрын
Li agora. Também vou fazer uma resenha. TEnho dois vídeos dele. O estrangeiro e O mito de sísifo.
@claricevercelhese955 жыл бұрын
Tati..eu tenho A Peste in English..show.
@cesarporpino6 жыл бұрын
Bom dia, Tati!
@josuesampaio56893 жыл бұрын
o cenário caótico que Camus descreve nessa obra, parece que ele descreve a pandemia do corona vírus. Essa analise sobre o nazismo que a Tatiana cita, é muito importante com o contexto histórico vivido pelo Camus.
@adrianodasilvalima96176 жыл бұрын
Muito bom
@wpoltronieri434 жыл бұрын
Bacana seu compartilhamento de mais essa obra clássica de Albrt Camus. No entanto, o plano linguístico me chamou a atenção: a coincidência semântica entre os lugares do livro com a cidade chinesa infectada, mas agora controlada, da china: Wuhuan! Será a tal sincronicidade junguiana?
@JoaoVictor-uu2wi6 жыл бұрын
Tati lê o mangá Berserk :)
@luized62186 жыл бұрын
Joao Victor ela tem um vídeo mensal de Hqs E mangás. Deve ter lá.