Oi Carmem, adorei sua resenha! Este fim de semana, fiquei imersa na obra de Camus. Ontem eu li "O estrangeiro" e hoje fiz a releitura de "A queda" que, diga - se, a releitura ficou muito mais rica depois da leitura do estrangeiro. E fiquei com a sensação de que uma obra completou a outra. Mas especificamente sobre "A queda" não havia pensado sobre esse viés de que o personagem tenha entrado em um novo ciclo. E pensando por esse prisma, entendi que apesar dele repetir o mesmo método ele o refaz de uma forma mais consciente. Tem uma passagem que ele mesmo diz: "Não mudei de vida, continuo a amar - me e a me servir dos outros. Só que a confissão das minhas culpas permite - me recomeçar de maneira mais leve e guardar duplamente, primeiro minha natureza e, em seguida, um encantador arrependimento." É como se ele agora, consciente de que todos estão condenados, conforme a liberdade e de qualquer escolha que se faça (mesmo que seja o espectador ou aquele que comete a ação ), esteja livre para ser quem quer que seja, sem máscaras, sem hipocrisias... Ainda estou um pouco exaltada, pois terminei a leitura há pouco. E, talvez, minhas palavras não se façam claras. Agradeço por ter encontrado você para conversar. .. Pois quando lemos uma obra como essa que mexe com nossas estruturas, precisamos de alguém para trocar experiencias, rs. Me tornei seguidora do seu canal!
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Oi, Sabrina! Que bom que podemos conversar. O amor pela leitura pode ser bem solitário. Foi por ter pouca interlocução que criei esse canal. Suas palavras são claras, sim. Acho que é isso. Um livro para maturidade, que faz sentido depois de entrarmos em contato com a temática do absurdo. Bjs, querida
@PerazzoliMarcelo Жыл бұрын
A parte final do seu comentário, sobre a nova vida e a construção dela utilizando o mesmo método da vida anterior, é uma boa interpretação! Gostei!
@CarmemLuciaOquevidomundo Жыл бұрын
Muito obrigada! Um abraço
7 жыл бұрын
Oii, Carmen! Eu vejo A Queda mais como uma queda de máscara mas não de comportamento. Ele é o mesmo, mas sem a máscara. Humilhando-se ele se sobreleva às pessoas. É um jeito de continuar julgando sem ser julgado, porque nesse processo ele já julga a si mesmo e se exime. É o mesmo método, como você disse, ele continua no controle, mas sem fingimento. Ele não liga mais pras aparências, se torna essência, um deus. O interlocutor somos nós, ele nos espelha e nos torna a sua imagem e semelhança.
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Heloísa! Sua interpretação não é muito diferente da minha. Sem dúvida é um sujeito vaidoso. Um abraço!
@elenvoar3 жыл бұрын
O que mais amei no livro é a ironia dele hahahaha muito inteligente!
@CarmemLuciaOquevidomundo3 жыл бұрын
É muito bom mesmo.
@regisfurlancalldr7 жыл бұрын
A queda planejada já é uma punição, se ele reiniciou a vida e incorreu nos mesmos erros é porque não conseguimos mudar o caráter apenas porque descobrimos nossas falhas, entre descobrir e corrigir há um abismo de vidas. bem legal sua resenha, adorei.
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Régis! Tudo bem? Muito obrigada! Concordo com você, sem falar que às vezes apenas descobrimos nossas falhas e não queremos corrigi-las. Um abraço,
@elenvoar3 жыл бұрын
Sim Sim. Ele conta sobre as atitudes dele com até um certo orgulho hahaha Amei o livro. Ele se pune, se priva mas se vangloria ainda assim.
@marcelodonascimentosilva79237 ай бұрын
Amo suas resenhas. Toda vez antes de ler um livro vemjo ver o que você tem a dizer sobre ele.
@CarmemLuciaOquevidomundo5 ай бұрын
Muito obrigada! Fico contente por gostar. Um abraço
@GILSONDEMEL2 жыл бұрын
Agradeço de coração, seu trabalho engrandece a arte de saber ler.
@CarmemLuciaOquevidomundo2 жыл бұрын
Muito obrigada! Um abraço
@rebecamenezes1617 жыл бұрын
eu estou apaixonada por Camus,acho que finalmente encontrei uma resposta adequada para o que é a vida, o absurdo! irei ler esse livro quando terminar minha semana de provas, já li 2 livros dele só esse ano! e irei ler A Náusea de Sartre tbm!
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Oi, Rebeca! Em breve também lerei mais um ou dois livros de Camus e farei um vídeo sobre ele "O que esperar de Camus". Farei esse vídeo em sua intenção. Bjs
@rebecamenezes1617 жыл бұрын
Bjos!!!😍😍😍
@alexandresaca4 жыл бұрын
Acabei de ler tbm e é um livro brilhante! Com certeza lerei novamente daqui uns anos e parabéns pelo canal! 😁🙏
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
Muito obrigada! Um abraço
@joaocarlossantos65582 жыл бұрын
"Não espere pelo juízo final. Ele se realiza todos os dias."
@CarmemLuciaOquevidomundo2 жыл бұрын
Principalmente nos dias atuais no Brasil.
@lauraayres62694 жыл бұрын
Acabei de ler a A Queda. Depois desse vídeo maravilhoso, quero até fazer uma releitura mais cuidadosa. Obrigada, Carmem!!
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
Eu quem agradece, Laura! Um abraço
@rennecamara47763 жыл бұрын
Dentre os romances de Camus que eu já li pra mim o mais importante é A queda. Afinal, depois da queda, o que vem? Depois da queda o que fazer...? São perguntas que ficaram rodando na minha cabeça depois de ler. É importante destacar que eu reli esse livro durante a pandemia da covid, uma queda, uma trauma coletivos. Reler o livro nesse contexto atual fez da leitura uma experiência beeeem diferente. Esse romance me lembra O ensaio sobre a cegueira, Sobretudo na última frase: "a cidade ainda estava lá..." é como se o Saramago disesse: "depois da queda, vcs aprenderam alguma coisa? a cidade ainda está aqui, e agr o que vamos fazer de diferente ou vamos repetir e fingir que nada aconteceu?" São dois livros muito necessários aqui e agr. O contexto de pós segunda guerra no qual Camus escreve me lembra tbm o contexto no qual Virginia Woolf escreve o Mrs. Dalloway (pós primeira guerra), mas A queda me fisgou muito mais do que Dalloway hehe
@CarmemLuciaOquevidomundo3 жыл бұрын
É um livro fascinante mesmo. Um abraço
@katiuscianogueira85712 жыл бұрын
Excelente. Camus é viciante, li "o estrangeiro e me apaixonei, passei pela "peste", "a queda" e agora estou fascinada no "mito de Sísifo". Obrigada por compartilhar esta resenha! 🌹😘
@CarmemLuciaOquevidomundo2 жыл бұрын
Eu quem agradece! Um abraço
@isabellamantovani30093 жыл бұрын
Olá, Carmem! estou no meio da leitura de A queda e amei seu video!! é o primeiro livro do Camus que estou lendo e ja estou completamente apaixonada. obrigada!!
@CarmemLuciaOquevidomundo3 жыл бұрын
Eu quem agradece, Isabella. Um abraço
@procrastinador19842 жыл бұрын
Que análise bacana!
@CarmemLuciaOquevidomundo2 жыл бұрын
Muito obrigada! Um abraço
@adriellemiguel7717 жыл бұрын
Seu canal é excelente! Adorei a resenha!
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Adrielle! Muito obrigada! Me alegra saber que gosta. Bjs
@Luiz-cz4jh Жыл бұрын
Oi Carmem, gostei muito de sua resenha de A Queda. Fala a minha língua. Um abraço.
@CarmemLuciaOquevidomundo Жыл бұрын
Muito obrigada! Um abraço
@nilzarodriguesdealmeida12144 жыл бұрын
Boa reflexão. Vou ler a obra. Parabéns Carmen.
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
Obrigada, Nilza. Um abraço,
@victorfranklin22722 жыл бұрын
Excelente análise! Clement é o homem cru, as minúcias de seu discurso e o rigor que se tem com a verdade absoluta transformam sua confissão em um espelho. Não há culpa no que é dito, mas um pouco de vangloria.
@CarmemLuciaOquevidomundo2 жыл бұрын
É uma obra bem interessante mesmo. Um abraço
@yolandaoliveira136 жыл бұрын
Também estou apaixonada por Camus! Vontade de aprender francês só para ler no original hehehe 🧡
@CarmemLuciaOquevidomundo6 жыл бұрын
Olá, Yolanda! Acho Camus apaixonante também. Um abraço,
@cristinafranca36475 жыл бұрын
Acabei de ler a Queda e vim ver sua resenha. Vi muitas coisas parecida com você. Acrescentaria a questão da culpa e da redenção., Mesmo dentro de um contexto de vaidade, como vc muito bem assinalou. O monólogo é pura vaidade. Mas sua atitude de contar a seu passado a várias pessoas tem também um caráter de expiação. Acho que tem mais coisas nesse livro, só que não consegui identifica-las. Merece uma releitura. Beijos
@CarmemLuciaOquevidomundo5 жыл бұрын
Obrigada, Cristina! Bjs
@elibia7 жыл бұрын
Boa noite. Resenha excelente. Despertou em mim a vontade de reler essa obra.
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Eliane! Muito obrigada. Acho que apenas com releitura conseguimos perceber algumas coisas. bjs
@karinamartins96696 жыл бұрын
Seus vídeos são de uma grandeza.👏👏
@CarmemLuciaOquevidomundo6 жыл бұрын
Olá, Karina! Muito obrigada! Bjs
@darlanmarliere93806 жыл бұрын
Jóia Carmem! Sempre joia! Parabens! Deixe sua inteligencia e sensibilidade nos confortar e iluminar. Obrigado! A cada video/ aula te amamos mais.
@CarmemLuciaOquevidomundo6 жыл бұрын
Olá! Muito obrigada pelo carinho! Fico contente por gostarem. Um abraço,
@robertosantos39866 жыл бұрын
Obrigado por mais uma resenha.
@CarmemLuciaOquevidomundo6 жыл бұрын
Olá, Roberto! Muito obrigada! Um abraço,
@elenvoar3 жыл бұрын
Estou lendo pela segunda vez. Que livro magnífico! Uma verdadeira obra de arte. Me pego rindo alto sozinha hahaha amando essa segunda leitura.De maneira alguma quero criticar sua resenha, acredito que não tem como falar desse livro. São os detalhes, os raciocínios que mais me encantaram. Poderia citar vááários aqui, mas não vou. Adorei o livro! Normalmente depois de algumas lidas dou meus livros, mas esse ficará comigo um pouquinho mais.
@CarmemLuciaOquevidomundo3 жыл бұрын
Temos sempre apegos a algumas obras. O livro é bom mesmo. Um abraço
@izaaparecida8447 жыл бұрын
Muito boa sua resenha. Fiquei com vontade de ler essa obra, nunca li nada desse autor. Obrigada.
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Iza! Muito obrigada! Fico contente que tenha gostado. Leia o livro e volte aqui para comentar. Bj
@danlima77756 жыл бұрын
Vou comprar, Carmem. Obrigadoooooooooooooooo...pela indicação! Como sempre, arrasou na sua análise literária. Bjsssssssssssssssss...;-)
@CarmemLuciaOquevidomundo6 жыл бұрын
Olá, Dan! Muito obrigada! Fico contente que tenha gostado. Um abraço,
@michellemaia64554 жыл бұрын
bom dia Carmen. Acabei de ler a Queda e fiquei interessada na sua impressão sobre o final da obra
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
Sendo bem sincera, teria que reler o final para comentar. Li esse livro já faz algum tempo.
@michellemaia64554 жыл бұрын
@@CarmemLuciaOquevidomundo obrigada pela atenção e sinceridade
@rafaeldouglasfaria743811 ай бұрын
Acabei de ler agora, em 2023... Compartilho muito da opiniao sobre armadilha sua. O Autor claramente no seu final volta, ao menos no modo operanti, ao que era no começo do livro. Tb aponto uma certa tristeza/solidão nesse livro diferente da revolta/descaso do estrangeiro sabe...
@CarmemLuciaOquevidomundo11 ай бұрын
É um ótimo livro, embora pouco famoso. Um abraço
@AliceGiuliaSpringer4 жыл бұрын
Citando Clarice: “a vida é um soco no estômago”... assim é A queda
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
Exatamente isso.
@elenvoar3 жыл бұрын
kkkkkkkkkkk
@talysmachado44927 жыл бұрын
Acabei de ler e vim aqui ver suas impressões sobre o livro. Que livro incrível. Meu primeiro Camus e ja estou encantado. Rsrsrs beijo
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Talys! Mais um encantado por Camus (rsrsrs). Ele merece! Um abraço,
@nakaus4 жыл бұрын
Acabei de ler, achei esse vídeo maravilhoso
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
Muito obrigada!
@nakaus4 жыл бұрын
@@CarmemLuciaOquevidomundo Uma coisa que eu achei interessante é a maneira como ele expõe indiretamente a profissão dele de juiz-penitente. Ele com todo entusiasmo, falando como se estivesse em algum palanque onde multidões proclamam suas confissões para jean-baptiste, parece que ele tornou um líder religioso, será que só eu tive essa impressão?
Oi, Ferraz! Sim, ele era existencialista. Ao ler seu livro O mito de Sísifo, deixamos de ter dúvidas sobre isso. Um abraço
@TheGabrielPT5 жыл бұрын
Achei o livro um pouco difícil, principalmente algumas metáforas presentes nos dois últimos capítulos, simplesmente não as entendi... Para primeiro livro do Camus que li fiquei um pouco desanimado ahaha, achei, por exemplo "A Náusea" de Sartre um livro melhor! Mas vou sem dúvida ler mais Camus!, o próximo é 'O Estrangeiro'! =)
@CarmemLuciaOquevidomundo5 жыл бұрын
Olá! Este libro não é muito fácil mesmo. Acho que A peste e O estrangeiro são mais fáceis. Um abraço,
@elenvoar3 жыл бұрын
Leia novamente
@cristinafranca36475 жыл бұрын
Mais uma coisa. Esse livro foi escrito em meio a guerra de Independência Argelina. Pode ter a ver com alguma coisa, não sei. Vou pesquisar melhor.
@CarmemLuciaOquevidomundo5 жыл бұрын
Pesquise e depois me conta. Um abraço,
@TheKaratemateus2 жыл бұрын
Achei que fosse mais uma crítica ao ato de julgar, e uma aceitação do auto julgamento e do alheio Ele mesmo diz que aceito esse ponto de julga e julgado, que que isso é inevitável. Vi mais uma fuga das coisas rasas, que era a vida aquele tinha. Para outra onde tinha mais "vida", mais histórias. Que ele sempre se achou superior, antes só pq ajudava e com isso era exemplar, porém, falso. E depois, pq ele era até mais superior dos que vivem na alta roda. Por causa da sua consciência, da sua condição humana. Julgar e ser julgado. Juiz e penitente
@CarmemLuciaOquevidomundo2 жыл бұрын
Não há apenas uma forma de interpretar um livro. Sua interpretação é possível. Um abraço
@clemildojunior4574 жыл бұрын
carmem Lúcia, quero me casar com vc. Vc topa está aventura muito louca?
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
kkkk Casamento realmente é uma aventura muito louca.