vou comprar este livro amanhã mesmo. Espero encontrar nas livrarias aqui de BH.😊
@CarmemLuciaOquevidomundo8 жыл бұрын
Oi, Giovani. Que bom que ficou interessado em ler essa história. Depois comente aqui o que achou. Obrigada e um abraço,
@mateusroque80165 жыл бұрын
Conseguiu comprar? :o
@franciscaferreira5108 жыл бұрын
Tem razão, precisamos ler mais literatura africana. E, sim, as críticas negativas devem ser postas, isso só me deixa com mais vontade de ler para ver se eu concordo ou não. Está ai a magia do debate em torno dos livros. Como sempre seus vídeos são únicos.
@CarmemLuciaOquevidomundo8 жыл бұрын
Oi, Francisca. Muito obrigada! Fico contente que esteja interessada em ler o livro. Depois comente aqui sua impressão de leitura. Bjs, querida.
@pedrolincoln98437 жыл бұрын
Passei tempo estudando Angola e por isso q e o país mas rico da África
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Pedro! Fiquei muito interessada em conhecer mais sobre vários países da África! Um abraço,
@redemunhando8 жыл бұрын
Oiii Carmem!!!!!!! Realmente, eu não me incomodo com discurso indireto. Mas nossaaaaaaaa, isso que vc falou de uma história de ficção narrando vida de pessoas me deixa meio desconfiada, justamente porque não vai dar pra saber o que veio de documento e o que veio da imaginação do autor. E concordo com sua crítica sobre o título e a capa direcionarem o leitor a esperar uma história sobre a vida da Rainha Ginga, sendo que não é exatamente isso. Beijooo! Nati
@CarmemLuciaOquevidomundo8 жыл бұрын
Oi, Nati! Pois é, tudo isso me deixou com vontade de conhecer a verdadeira história da Ginga. Vou buscar outras referências. Bjs, querida.
@jorgeleitao413 жыл бұрын
Verdade
@CarmemLuciaOquevidomundo3 жыл бұрын
Ok. Obrigada.
@manoelaamaral57924 жыл бұрын
Concordo com tudo que vc está falando, principalmente pelo lance do livro ser sobre a rainha, mas basicamente a historia inteira só falar do padre. Esperava que ela aparecesse mais.
@CarmemLuciaOquevidomundo4 жыл бұрын
Pois é, Manoela. Fiquei um pouco frustrada. Um abraço,
@augustosilva32177 жыл бұрын
video jnteressante
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Augusto! Muito obrigada!
@jorgeleitao413 жыл бұрын
Concordo
@CarmemLuciaOquevidomundo3 жыл бұрын
Ok. Obrigada.
@arthurandrade9408 жыл бұрын
Querida, tenho indicações de artigos maravilhosos para indicar! Rainha Ginga é maravilhosa. Por onde posso entrar em contato para enviar?
@CarmemLuciaOquevidomundo8 жыл бұрын
Olá, Arthur! Pode indicar as referências aqui mesmo nos comentários. Muito obrigada e um abraço!
@arthurandrade9408 жыл бұрын
unesdoc.unesco.org/images/0023/002309/230931POR.pdf www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1308175950_ARQUIVO_anpuhtexto.pdf anabengo.org/Historico_files/AnaBengo_A%20Rainha%20Ginga.pdf edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/359114/mod_resource/content/1/Serrano,%20Carlos%20-%20Ginga%20a%20Rainha.pdf 200.229.43.1/imagedb/conjuntura/CBO_ARQ_BOLET20071219104401.pdf Esse último tem o foco não só na Rainha Ginga , mas também na independência de angola.
@arthurandrade9408 жыл бұрын
Existem outros porém não estou encontrando no meu computador. Se tu foras ao Google Acadêmico encontrará mais Anais e Artigos! Abraço!
@CarmemLuciaOquevidomundo8 жыл бұрын
Oi, Arthur! Obrigada por compartilhar. Vou dar uma olhada no material que me indicou e depois comento. Um abraço,
@josecarloscosta52207 жыл бұрын
A versão do Agualusa é ficcionada mas não é um invenção total, boa parte da estória da Ginga é factual. Mas se quiser uma bibliografia histórica sugiro "Njinga of Angola: Africa's Warrior Queen" (Harvard University Press) de Linda Heywood, até onde sei não existe ainda tradução para português e é a melhor biografia que conheço da Njinga Mbande.
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, José Carlos! Muito obrigada pelas indicações. Um abraço,
@geovanamachado54627 жыл бұрын
Olá bom dia. Alguém por favor pode me falar TODAS OS TRECHOS DO LIVRO QUE FALA SOBRE A DESCRIÇAO DA RAINHA GINGA (modo de se vestir, como era etc)? Por favor! Tenho um trabalho para fazer e apresentar daqui 5 dias mas não vou conseguir ler o livro! Me ajudem!!!!!!❤
@geovanamachado54627 жыл бұрын
TODOS** (culpa do corretor que acha que o certo é errado '-')
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Olá, Geovana! Infelizmente acho que não consigo te ajudar. Eu também teria que reler o livro para te responder. Um abraço,
@dayanelino65125 жыл бұрын
Quantidade de páginas?
@CarmemLuciaOquevidomundo5 жыл бұрын
Olá, Dayane! São 240 páginas. Um abraço,
@moraes_psi7 жыл бұрын
Entendo que suas considerações não foram exatamente essas, mas no caso é um romance histórico, uma FICÇÃO histórica, ou seja, uma das grandes discussões desse gênero é as pessoas quererem encarar como um livro de história, pra aprender fatos verídicos e geralmente não é essa intenção. É apenas uso de cenário histórico com fatos que não precisam necessariamente serem reais. Se não, certamente seria outro escritor a escrever e não um romancista. Não é nada direto a vc, apenas bate-papo. É com certeza uma das questões a debater sobre romance histórico: Onde precisaria ser real e onde começaria e terminaria a criação do autor. Eu, no caso, não me interesso em ler esse gênero pra aprender, e essa veracidade nem me importa. Pq como vc disse eu dai recorro ao Google e outros livros. Encaro esse gênero como um entretenimento.
@CarmemLuciaOquevidomundo7 жыл бұрын
Oi, Fernando! O fato de ser um romance histórico não é problema. Gosto muito do gênero e sei que não é um livro de história. Se é verossímil ou não, é de menor importância. Creio que o problema maior é a superficialidade da narrativa, conforme pontuei. Obrigada e um abraço
@moraes_psi3 жыл бұрын
@@CarmemLuciaOquevidomundo 4 anos depois, volto a comentar hehehe Primeiramente, não sei porque eu me prendi no fato desse livro ser um romance histórico, como se isso fosse algum tipo de impeditivo, do qual você não citou ser. Não devo ter entendido na época, peço perdão. Acho apenas que você deve dar mais chance ao José Eduardo Agualusa. É não só um belo escritor contemporâneo, como MUITO diversificado em temas e fórmulas. Um workaholic, aliás.