Oi Paloma. Lí o livro num momento de elaboração de luto e ele me ajudou bastante. Concordo com você a respeito das hashtags… Para mim foi uma grata surpresa o paralelo com a Marie Curie. Sei um pouco mais sobre a vida, trajetória e as grandes injustiças sofridas por ela por ser radiologista. Por esta razão te escrevo não para justificar as alusões ao peso da Marie enquanto jovem, mas para explicar o contexto…. No início do século XX, o padrão da fotografia que o Pierre levava consigo no jaleco era o exato padrão de beleza. Nos dias de hj ela seria cheinha …. Após as descobertas do Rádio e do Polônio, tanto a Marie quanto o Pierre e mais tarde a Irene, trabalhariam diretamente com os elementos radioativos, muitas vezes carregando-os junto aos corpos….Isso foi determinante na falta de reflexo no atropelamento e morte de Pierre e no emagrecimento, perda de cabelos, dentes e posterior leucemia e morte de Marie e Irene.
@adrianadri84703 жыл бұрын
Paloma, eu admiro muito a Marie Curie. Indico a biografia Marie Curie: uma vida (Marie Curie: a life) da Susan Quinn. A edição em português só é encontrada em sebos, mas o livro em Inglês está disponível para compra na Amazon. Para quem não sabe, Marie Curie visitou o Brasil em 1926. Existe um ótimo livro sobre isso: A visita de Marie Curie ao Brasil de João Pedro Braga e Cassius Klay Nascimento.
@PalomaLima3 жыл бұрын
SIIIIM! Soube disso recentemente e fiquei chocada hahaha
@vinicius26313 жыл бұрын
"Toda vez que eu via isso um pedaço de mim morria" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@ricardopachecoricardo36713 жыл бұрын
Paloma, recomendo que você traga como biografia de Marie Curie a escrita por sua filha Éve Curie, jornalista, escritora, pianista clássica, crítica musical e ativista de direitos humanos. Quando a biografia que Eve escreveu sobre a vida da mãe foi publicada tornou-se um best-seller na Europa. Eve Curie cuidou da mãe até a sua morte por leucemia. Eve faleceu com quase 103 anos de idade em 2007 em Nova Iorque.
@isabelasabra14623 жыл бұрын
comecei o vídeo pensando: preciso desse livro terminei o vídeo: meu deus se eu ler esse livro eu vou arrancas os cabelo fora
@CantinhoLiterariodaRita3 жыл бұрын
Em Portugal 🇵🇹 chama-se “A ridícula ideia de não voltar a ver-te” e quero muuuuito ler! 😍😍 Beijinhos lusos!
@elizangelatoledorosa17643 жыл бұрын
Bom dia !!! Tem um filme na netflix sobre a biografia de Marie Curie.
@luciamontrod11753 жыл бұрын
Que medo dessas #s!!! Adorei o vídeo! 🍀
@gabrielesales22263 жыл бұрын
Paloma, não sei se você viu mas lançou essa semana se não me engano um filme sobre a Marie Cury na netflix, se lhe interessar o nome é Radioactive.
@biabarboza41282 жыл бұрын
Paloma, dá uma olhada nos brilhantes, profundos e comoventes comentários deste livro no video de Maria Homem. Voce vai se surpreender! Dê uma nova chance para este livro lindíssimo.
@carolinetomazelli52813 жыл бұрын
Paloma, tudo o que vc resenha eu quero ler imediatamente, sos hahahahaha Minha fila de livros e meu cartão de crédito choram. Eu adoro o seu canal, vc é demais!
@PalomaLima3 жыл бұрын
😂😂😂 a lista de desejos infinita que lute! Muitíssimo obrigada, Carol 💜
@patriciakeller31383 жыл бұрын
Adorei esse livro . Fui ler por estar passando por um luto e descobri a magnifica historia da Marie Currie
@welintoncristiansantos57413 жыл бұрын
Paloma, seu canal faz um bem danado pra gente. 👏👏👏
@PalomaLima3 жыл бұрын
Imensamente feliz em saber! 💜🥰
@robertaresende6953 жыл бұрын
Gostei muito das suas críticas; eu participei de um clube de leitura sobre esse livro e um dos pontos que eu havia destacado no encontro foi exatamente o fato de não ser um livro sobre o luto, como ele está sendo vendido; para mim, é um livro sobre desigualdade de gênero. Além disso, achei o trabalho da Rosa Montero com o texto bastante fraco (neste livro específico, pois já havia lido "A louca da casa" e "Instruções para salvar o mundo" e havia gostado), algo feito às pressas e sem muita reescrita.
@luciaferraz69513 жыл бұрын
Admiro a maravilhosa Marie Curie. Vi o filme na Netflix . Mas já conheço muito da sua trajetória.
@PauloRoberto-zr3xq3 жыл бұрын
Foi muito bom trazer a lume um livro da Rosa Montero, uma importante autora da literatura espanhola de riquíssima tradição, da qual, aliás, com o Cavaleiro da Triste Figura, todos nós somos herdeiros. Parabéns. Paloma!
@anandamartins043 жыл бұрын
aaaah, eu estava tão ansiosa pra ler essa obra mas esse negócio de hashtag me desmotivou, rs. eu adoro a historia de marie curie, também quero ler muito uma biografia dela. espero que consiga ler e trazer de indicação pra gente! você é sensacional!
@CatharinaMattavelli2 жыл бұрын
meu deussss, acabei de ler o livro e me identifiquei 100% com sua opinião hahaha juro que eu poderia ter feito esse videooo
@PessoaSimone3 жыл бұрын
Paloma, gostei demais de seus comentários sobre o livro, inclusive as críticas. Precisão e clareza! Me inscrevi no Canal. A única que discordo é você considerar precipitadas/ inadequadas as inferências de Rosa sobre a personalidade de Marie. Acho que as impressões da autora enriquece a obra, mesmo que tenha um toque ficcional.
@carlaaraujo682511 ай бұрын
Nossa! Já li 11 capítulos desse livro e até agora eu não vi defeito nenhum! Pelo contrário: esse livro é uma das melhores leituras que fiz (ainda estou fazendo) neste ano. Super recomendo!
@mariadasgracasverlylamblet84853 жыл бұрын
Uma de suas qualidades ao falar dos livros e sua verdadeira opinião; seu verdadeiro sentimento.👏👏👏👏👏💞
@izacarladutra73033 жыл бұрын
"Certamente" é uma excelente resenha!
@patysasso3 жыл бұрын
Adorei sua franqueza, já coloquei na minha wish list este livro e a biografia que vc citou, fiquei super curiosa! Beijos
@giulianavieiragoncalves19993 жыл бұрын
Nunca tinha me interessado pelaarie Curie antes, já tinha ouvido falar sobre ela na escola, mas não tinha chamado muito a minha atenção, fiquei interessada agora
@ludenunes66063 жыл бұрын
Descobri a #existência desse #livro por acaso, e não estava #ciente de que era assim tão #amado. Então, julgando pela sua #resenha, acho que as #expectativas que criei foram #realistas (fora as #hashtags, dessas ninguém tinha me avisado). Agora, só esperando pela chance de poder ler em #espanhol...
@sorayanunes13 жыл бұрын
Adoro a história da Marie Curie e fiquei decepcionada com o filme Radioactice da Netflix, q de forma alguma não honra a história dessa cientista maravilhosa.
@ricardopachecoricardo36713 жыл бұрын
Há dois lugares de peregrinação romântica em Paris. O primeiro é a sepultura de Abelardo e Heloísa (de longe, a mais linda estória de amor de todos os tempos) no Cemitério de Pére-Lachaise. O segundo é a sepultura conjunta de Marie e Pierre Curie no Panteão. O curioso é que o túmulo de Marie Curie é revestido por uma camada de 3 cm de espessura de chumbo, tal é a radioatividade que seu corpo ainda emite: Madame Curie se expôs excessivamente a substâncias radioativas durante suas pesquisas científicas. Independente de ser mulher ou não, o que é mais fascinante nessa pessoa é a forma como ela deduziu a existência dos elementos Rádio e Polônio, que são a base da biofísica médica dos radionucleotídeos e das radiações ionizantes. (A radiografia não foi descoberta por ela, mas pelo muniquense Wilhelm Röntgen, ganhador do primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901.) Outro aspecto pouco conhecido de Marie Curie é que ela foi uma mãe exemplar educando sozinha duas filhas notáveis: ÉVE CURIE, que chegou a ser considerada uma das mulheres mais bonitas de Paris nas décadas de 1920 e 1930, foi uma aclamada pianista clássica, escritora e ativista dos direitos humanos. ÉVE se casou com Henry Labouisse, homem que foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Não bastasse isso, a outra filha de M. Curie, IRENE, ganhou o prêmio Nobel da Química juntamente com seu marido, repetindo assim a proeza de seus pais Pierre e Marie Curie. Logo, na família Curie, há UM NOBEL DE FÍSICA, DOIS NOBEL DE QUÍMICA e UM NOBEL DA PAZ ! Por fim, Éve Curie escreveu aquela que é considerada uma das melhores biografias de M. Curie...
@anacarolinakindlmann99253 жыл бұрын
Eu também me irritei com as passagens que enaltecem a beleza e juventude. Mas amei o livro. Nota 9.
@hernandesmjunior3 жыл бұрын
Também me incomodei muito com as hashtags. Fora que o livro não é uma biografia da Marie Currie e nem é também uma autobiografia da Rosa Montero. Dá para contar nos dedos de uma mão quantas vezes a autora cita o marido ao longo das duzentas páginas.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Exatamente! Acho que acabou ficando um livro meio "Frankenstein".
@joanaferreira76883 жыл бұрын
Um livro delicioso dessa autora é A louca da casa. Adorei sua resenha!
@merces13053 жыл бұрын
Louca para ler esse livro!
@isadoragalvao69693 жыл бұрын
Li uma vez uma biografia romanceada da Marie Curie de uma coleção chamada "Grandes Homens", de capa verde, bem antiga, e foi uma das melhores coisas que li na vida. Aliás, os poucos volumes que li dessa coleção foram todos incríveis, vale muito a pena procurar em sebos ou na estante virtual, a escrita é magnifica e cumpre bem a função de uma biografia
@claudioaugustomartins85493 жыл бұрын
Eu adoro ver seus Vídeos sempre legais
@Larissaltz133 жыл бұрын
Por tua causa FINALMENTE coloquei a susan sontag na minha lista de desejos. Nunca tive muita vontade de ler mas você fala tão bem que decidi que preciso dar uma chance kkk o livro do vídeo de hoje já estava na minha lista antes. Quero ler em breve pra ver se gosto :)
@thaissgf3 жыл бұрын
Eu estava passando por uma "ressaca literária" quando comecei a ler esse livro e ele me ajudou a sair, acredito que por ser uma leitura leve e gostosa. Gostei da maneira como a autora optou por falar de um tema pesado, como o luto, de uma maneira mais leve; gostei das reflexões que ela apresenta sobre diversos temas e AMEI ter conhecido mais da Marie Curie. Acho que esse livro pode ser um ótimo ponto de partida para quem não conhece a história dela e com certeza nos deixa com vontade de saber ainda mais sobre a vida da Marie! Tenho que concordar com você sobre o uso das hashtags... elas trazem um estranhamento para o texto. Você lê e sente que aquilo não deveria estar ali! hahahah A única utilidade que encontrei também foi o Índice de Hashtags, o que eu achei legal, porém, acho que esse índice com palavras-chave poderia existir sem o uso das hashtags. Sobre a questão do peso, eu me recordo que no início do livro, quando a autora menciona que a Marie estava "mais cheinha", logo em seguida ela fala que, se não fosse assim, ela não teria suportado por tanto tempo a radiação (aqui eu preciso dizer que não tenho formação para saber se isso ocorre) e a autora também fala que nos próximos anos ela emagreceu porque tinha uma alimentação "pobre" e estava passando por privações. Então, por conta desses dois pontos, eu entendi que ela mencionou a questão do peso como uma forma de demonstrar as privações e as consequentes mudanças que a Marie passou. Mas, ouvindo você citar outros trechos que a autora também fala sobre isso, fiquei me questionando se eu deixei passar essas "críticas" na minha leitura! Como sempre, um ótimo vídeo! Beijo!
@karenrezendesantos3 жыл бұрын
Quanto à ponderação a respeito do fato de Montero falar sobre o peso da Marie Curie, acho que nós leitores projetamos muito de nós quando sentimos esse tipo de incômodo. Caracterizar uma personagem como magra ou gorda não precisa ser entendido necessariamente como manifestação de machismo, a meu ver. Principalmente porque a escritora dá mostras de ser consciente quanto a questões relativas ao feminismo. Nós leitores imprimimos uma série de significados que não necessariamente aqueles que a escritora deseja transmitir. Se é possível descrever aspectos corporais como o cabelo, a pele, os olhos, a estatura...por que não se pode falar do peso corporal?! Ótima resenha! Parabéns!
@bheatrizlessa68923 жыл бұрын
Estava muito empolgada com esse livro por causa da Marie Curie, mas só em ver vc falando essas #s me deu agonia. Pensando se é motivo é muito pequeno pra desistir da leitura
@perlalibonati75673 жыл бұрын
Acho muito legal quando assisto uma resenha e concluo não ler o livro. Pode parecer negativo mas acho muito útil!! Nesse caso em especial, o título me chamou muita atenção... Já tinha até o resumo aqui mas fiquei na dúvida... Você é maravilhosa até pra me ajudar a #desistir kkkkkkkkkk
@biaastolphi3 жыл бұрын
Paloma, adorei sua resenha e os pontos que você trouxe. Tive oportunidade de ler esse livro mês passado e gostei muito da experiência. Concordo que o uso das hashtags atrapalhou a narrativa. Quanto as conclusões precipitadas, não me incomodaram, porque li isso de uma outra forma, como uma certa ironia que a autora faz. Em certo ponto em que ela conta sobre um estudo feito sobre o tamanho do dedo e a diferença entre homens e mulheres, ela concorda em primeiro momento, mas logo em seguida ela ironiza as conclusões do estudo e questiona opiniões machistas justificadas atrás de estudos científicos. E, quanto ao pai e a própria Marie, no final ela traz um adendo que extrapolou tudo e desse descompromisso com a realidade. Li isso como uma exercício da autora de tentar construir uma narrativa e uma personalidade que nos ajudasse a entender e construir os motivos para as ações da Marie, também tirando ela desse lugar único de cientista e colocando no campo de mulher, filha, mãe, esposa, namorada, amante...
@damirisdanflor99353 жыл бұрын
Eu gostei muito da sua resenha 👏👏..concisa e objetiva... despertou em mim o interesse por.este livro, quero ler em especial o diário da da fase pós luto da Marrie Curie...
@leticianaves7723 жыл бұрын
Livro maravilhoso. "Louca da Casa", da mesma autora, também é muito bom.
@lucianegonzaga74686 ай бұрын
Ótima resenha!
@valeriapinto17793 жыл бұрын
Marie é minha heroína. 😍 Louca para ler esse livro e já ansiosa pelo vídeo sobre a biografia. 💕
@denisechristians51693 жыл бұрын
Que excelente resenha, Paloma! Fortaleceu minha opinião anterior sobre a autora. Da Rosa Montero eu li "A louca da casa", livro que comprei com grandes expectativas após ver as resenhas. Não posso dizer que me decepcionei totalmente, mas não gostei tanto quanto esperava e também fiquei com várias ressalvas, mas concordo com vc que a escrita dela é muito gostosa de ler. Já de Marie Curie li uma biografia escrita pela filha Eva e foi um dos raros livros que me fez chorar. A forma como o luto dela é descrito foi uma das coisas mais tocantes que já li sobre o tema. Você encerra o livro com admiração imensa pela biografada e te recomendo muito leituras sobre ela.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Agora essa biografia virou mais que prioridade! 😂
@denisechristians51693 жыл бұрын
@@PalomaLima 👏👏👏
@regianearaujosprangoski90393 жыл бұрын
Suas análises são sempre excelentes!
@claudiadietrich17453 жыл бұрын
Vou ler o livro, já pensando em ranger os dentes nas # e pelos outros problemas que você apontou e que também encontrei no livro que li da autora: Paixões. Vale muito a leitura pela prosa agradável, pelas curiosidades sobre os biografados, mas tudo perde o brilho pelas conclusões muito pessoais da autora.
@suelenmendes15583 жыл бұрын
Nossa, as partes em que as # apareciam me irritava demais! Eu não via propósito nenhum e como você mesmo disse quebrava muito a narrativa. Espero muito que essa #moda não pegue hahaha Também fiquei curiosa por uma biografia da Marie Curie depois de ler esse livro.
@rafaelecarneiro78013 жыл бұрын
Paloma, se tu tá procurando uma autora falando sobre o próprio processo de luto eu recomendo MUITO a Joan Didion. E mesmo se não estiver eu ainda recomendo ela kk
@luciofeitosa4273 жыл бұрын
Eu li esse livro: “O ano do pensamento mágico”. O esposo da minha vizinha morreu na época. Dei-lhe de presente. Ela me disse que o livro a ajudou muito.
@camilamiwa23463 жыл бұрын
Paloma, gostei bastante da resenha e das suas ressalvas. Li o "Nós, mulheres" recentemente e achei um livro muito agradável e que traz várias figuras femininas notáveis que eu desconhecia, mas nele também aparecem demasiadas descrições - muitas puramente opiniões da autora - da aparência das biografadas. Não faz da leitura de ruim, mas incomoda um pouco mesmo.
@robEstudos2 жыл бұрын
Interessante perceber como três mulheres que nasceram em diferentes épocas pensam e sentem o mundo ao seu redor, de como era ser mulher na época de Marie Curie, Rosa Montero e a sua. Provavelmente as mulheres que estão nascendo agora encontrarão muitas outras problemáticas nesse livro.
@rodrigoferrari63523 жыл бұрын
Morri no “tradução bem tabajara” 😂 Amei o vídeo, já li “Nós, mulheres” dela e achei okay, mas curti a escrita da Rosa
@evamara113 жыл бұрын
Sou licenciada em Química e Marie Curie é uma das minhas personalidades da Ciência predileta
@andreserafimdearaujo69473 жыл бұрын
Paloma, está disponível na Netflix o filme "Radioactive" que fala sobre a Marie Curie. Estou vendo alguns elogios sobre ele. Vou assistir ainda hoje!
@PalomaLima3 жыл бұрын
Já está na minha lista! Assim que acabar de assistir aos filmes do Oscar, verei esse =)
@welintoncristiansantos57413 жыл бұрын
Maravilhoso esse filme. Super indico.
@R2gbs3 жыл бұрын
Bravo! Isso é que é crítica. Talvez o livro tenha sido pensado pra um outro público alvo...
@priscilafalcao55033 жыл бұрын
Resenha maravilhosa
@PalomaLima3 жыл бұрын
Muito obrigada!
@taisassuncao96923 жыл бұрын
Paloma, vc acompanhou uma lista de livros de autoras mulheres feita pela Elena Ferrante no final do ano passado? Nessa lista tem um livro sobre luto que eu li e achei tocante: O ano do pensamento mágico, de Joan Didion. Vou tentar colar o link aqui, estou acompanhando um projeto de leitura de alguns desses livros no canal da Aline Aimee e estou amando as indicações. www.google.com.br/amp/s/exame.com/casual/elena-ferrante-indica-livros-preferidos-escritos-por-mulheres/amp/
@nicolerodrigues21783 жыл бұрын
Gostei muito das suas ponderações ❣
@carlapoppe99413 жыл бұрын
Eu já havia lido "A louca da casa" e havia gostado muito. No entanto, me desapontei com o "A ridícula ideia". Há coisas interessantes, sem dúvida, mas o excesso de hashtag empobreceu a narrativa. Não entendi essa escolha. Ficou chato. Outra coisa que me incomodou foi o olhar duro da autora, quase raivoso, sobre a relação da Marie e o pai. O ponto alto foi conhecer a história da incrível Marie Curie. Eu achei suas ponderações perfeitas, Paloma.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Nossa, essa parte do pai me incomodou, também! Achei desnecessário o quão dura ela foi na análise.
@carlapoppe99413 жыл бұрын
@@PalomaLima isso tem a ver com o que você falou sobre as interpretações que a Rosa faz de coisas e pessoas que ela não conhece.
@patriciakeller31383 жыл бұрын
Paloma , perfeita sua resenha sobre este livro .
@PalomaLima3 жыл бұрын
Muito obrigada! 💜
@teapacks3 жыл бұрын
Tenho Lágrimas na Chuva :)
@beatriznobre13293 жыл бұрын
Nem li e fiquei c gastura das #
3 жыл бұрын
Muito bom quando você não gosta tanto de um livro pq daí eu não vou lá colocar ele na lista de desejos da Amazon. Esse negócio das # tirou minha vontade de ler esse livro
@ricardopachecoricardo36713 жыл бұрын
É bela a frase de Demings, mas não basta "confiar em Deus"(se é que Ele existe...) e ter dados. Há que se verificar se os dados não tem erros de medição ou são suficientes para não gerar excessivo erro amostral. Há que se verificar o método escolhido para analisá-los e chegar a conclusões, verificando se eles não contém vieses ou falácias. Por fim, se estamos falando de um economista, principalmente, há que se verificar se suas conclusões não estão contaminadas por preconceitos ou teses de interesse parcial. Além disso, as inferências de economistas feitas podem estar condicionadas por contextos históricos não reprodutíveis. Por essa razão, não considero, infelizmente, a economia como uma ciência. Também me irrita quando escritores sem formação científica fazendo inferências sem base. É absurda e atrasada a tese de que a genialidade é geneticamente identificável. Já se sabe por exemplo que não somente o gene determina características, mas também a forma como a gene se expressa, dependendo essa milhares de fatores ambientais. Logo, terapias gênicas não tem capacidade de gerar gênios.
@leticiamafrafernandes21133 жыл бұрын
Também achei um livro bom, mas não curti como a maioria. Experimente A louca da casa, é muito melhor.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Obrigada pela indicação, Leticia! Colocarei na minha listinha =)