Isa, espero que você goste do meu “Última Hora”. Adorei o vídeo. Abs
@prisciladoprado98383 жыл бұрын
quero ler!
@bettygois81286 жыл бұрын
Sensacional essa menina, tem uma capacidade incrível de se fazer entender, quero ler os dois livros, parabéns pelo canal
@lineinsana6 жыл бұрын
Excelente vídeo, Isa. Este é um dos motivos da importância do seu trabalho no youtube, Isabella. Enquanto muitos fomentam o ódio entre ideologias, o seu trabalho ajuda a nos sensibilizar, humanizar, a literatura tem este poder de modificar a maneira como enxergamos a realidade, de nos colocar no lugar do outro, vivenciar situações que nosso cotidiano não nos permitiria. A literatura nos transporta para outros lugares e outras épocas, nos torna mais empáticos.
@eusebionevesdesouza58346 жыл бұрын
Parabéns pelo posicionamento lúcido, nesse momento tão delicado da nossa história! E a leitura é excelente!!!
@isanoah96106 жыл бұрын
Qual posicionamento??? Isentona
@gabibittencourt85355 жыл бұрын
@@isanoah9610 mds, vai ler
@andreafm296 жыл бұрын
É horrível o que aconteceu com o Bolsonaro. Foi horrível o que aconteceu com a caravana do Lula. Foi horrível o que aconteceu com Mariele Franco (e Anderson Gomes). É terrível o cenário que a gente está vivendo. Nada justifica violência. Nem que seja contra o Bolsonaro um apoiador da violência. Eu sou contra o Bolsonaro enquanto candidato político. Jamais enquanto pessoa.
@daniellegoncalves19906 жыл бұрын
Concordo totalmente!
@hlgmollo6 жыл бұрын
Bolsonaro não é apoiador da violência, é apoiador do combate à violência que ele sofreu. Muito diferente...
@emersonjose35476 жыл бұрын
Andrea Flores a caravana do Lula sofreu um atentado? Vc é tão bem informado como todo petista. Aquilo já foi comprovado que foi armação do próprio pt, vc anda escutando muito Leandro carnal em meu filho. Vc propaga essas mentiras por ignorância e por estar mau informado, o carnal por ser um vigarista mesmo.
@andreafm296 жыл бұрын
@@emersonjose3547, pois bem se já foi comprovado que era armação me passe uma fonte confiável dessa informação! Pelo que sei/li até o momento nenhuma comprovação de nada. E a sua acusação de que sou petista, prefiro simplismente ignorar, porque sei que se trata de uma acusação de um fanático. Afinal, o que eu falei que poderia dar a entender que sou petista? Sou afavor da prisão do Lula se lhe interessa a informação. Quanto ao Leandro Carnal, eu realmente não sei quase nada dele. Já vi uma entrevista e não simpatizei muito com a figura. Mas talvez dê uma chance para seus livros. Afinal, me conta o que há de tão ruim no Leandro Carnal? Hahahahahaha Desculpa não consigo levar seu comentário a sério. Fanatismo ideológico é doença. Passar bem.
@lineinsana6 жыл бұрын
Eu evito falar sobre política porque geralmente acaba em discussão. Há o maniqueísmo instalado. Ou você é "cidadão de bem" ou é comunista. Ou você é coxinha ou é petralha, e os grupos rivais se tratam como inimigos. É lamentável porque, há gente bem intencionada de ambos os lados, assim como há aqueles que não são. O problema é que se criou a ideia de que se a pessoa pensa diferente é inimiga, não presta, tem que ser exterminada. Este pensamento provoca muitos males. Onde eu moro, um homem que tinha autorização para porte de arma assassinou a enteada de dezesseis anos. Então, muitos, ao verem esses casos afirmam ser algo isolado, não é. O ser humano é complexo, muitas vezes surpreende . Especialmente devido a este ódio que toma conta das pessoas, portar arma é perigo. Poucos tem estabilidade emocional para isso. Se qualquer comentário acaba em discussão e agressão, qualquer briga pode acabar em perdas irreparáveis. A gente precisa de segurança, mas também de educação e emprego, ou este cenário de violência não vai mudar. Os policiais, homens treinados para nos proteger é que precisam ser valorizados, ter melhores salários, melhor estrutura para trabalhar. Bem, é apenas a minha opinião. Independente da ideologia que cada um apoia, a gente deveria tentar ser mais humano e solidário, não encarar quem pensa diferente como inimigo.
@samifigueiredo94366 жыл бұрын
Gente, isso não é um quarto. É uma biblioteca :3
@alexandrecaitano34706 жыл бұрын
O que mais me encanta em seus vídeos, é, além da sua propriedade em falar das obras, mas a contextualização histórica. Nos leva ao universo do livro. É perfeito! Sonho em um dia te conhecer.
@jhonscassimiro48626 жыл бұрын
Gente inteligente é outro nível né. Seria um sonho nossa população saber enxergar a si mesma e a sua história de maneira lúcida, sem fanatismos políticos. Mas infelizmente não tá rolando. Parabéns pelo vídeo, Isabela.
@marcelojosemartins6 жыл бұрын
Lindo vídeo. Uma pequena aula de história que eu vou linkar sempre que ver alguém menosprezando o trabalho de uma booktuber. O livro do Rubem é absolutamente primoroso. Vale ler, no meu caso reler, mas, francamente, acho que nos tempos de hoje quero alguma coisa que não me lembre da atualidade a cada página... Quanto a frase do Voltaire do começo do vídeo, ele nunca disse isso. Foi uma biógrafa americana contemporânea que fez esta síntese e, então, acabaram colocando na boca do grande francês. De qualquer maneira, ela resume bem o que pensa essa grande figura. Aproveito para sugerir dois livros: o primeiro, do Voltaire, "Tratado sobre a tolerância" é uma obra que merece demais uma resenha do Ler antes de morrer. A trilogia "Getúlio", do Lira Neto. conta a história da era Vargas e aprofunda o que a Isa falou no vídeo de hoje.
@alexandretiago55606 жыл бұрын
Excelente vídeo de resenha, Isabella Lubrano! Tenho muito interesse em ler esse livro e assim como você não sou eleitor do Bolsonaro mas devemos sempre respeitar a opinião de todos pois não devemos nunca expressar por meio de violência as nossas ideologias até porque violência gera violência. E a literatura brasileira faz a gente olhar a realidade do nosso país nos mais diversos olhares e Agosto mostra um período histórico importante para o Brasil que foi o segundo governo de Getúlio Vargas no qual ele teve um governo diferente do Estado Novo e o Brasil já estava com olhares ao exterior e a sociedade mudou muito. Obrigado por me deixar mais interessado em ler esse livro de um grande escritor brasileiro que temos que é o Rubem Fonseca. Abraços.
@pelunasc6 жыл бұрын
Aproveitando a oportunidade, há uma passagem de “As Intermitências da Morte”, do Saramago, que sintetiza muito bem a situação do Brasil: “O país encontra-se agitado como nunca, o poder confuso, a autoridade diluída, os valores em acelerado processo de inversão, a perda do sentido de respeito cívico alastra a todos os sectores da sociedade, provavelmente nem deus saberá aonde nos leva.”
@blackbird73736 жыл бұрын
Não vejo a hora de conhecer a escrita de Saramago. Pretendo iniciar pelo renomado "Ensaio sobre a cegueira". É uma boa escolha?
@pelunasc6 жыл бұрын
Eu ainda não li esse. Mas, tratando-se do livro mais conhecido dele, tenho certeza de que não vai se decepcionar. Boa leitura!
@Lostardust6 жыл бұрын
Que aula de história! Getúlio Vargas é um personagem histórico fascinante que as pessoas amam ou odeiam, idolatram ou demonizam, era raro encontrar alguém que analisasse a trajetória dele de forma mais isenta. Com o passar do tempo, hoje a gente encontra boas fontes sobre ele. Estudando a história do Brasil a gente percebe como ela se repete, é impressionante como nossa elite política sempre teve um "fraco" pra golpes de estado, pro autoritarismo, militarismo. Quem não tiver saco pra ler livros de história, recomendo muito o podcast da Folha de SP chamado Presidente da Semana. Cada episódio é dedicado a um presidente do Brasil, tudo narrado de forma bem didática e dinâmica, com participação de escritores e historiadores. Só botar no google que aparece logo, também ta no Spotify. Fica a dica pra vc Isa, e pra todos aqui.
@ricardorocha54206 жыл бұрын
Nesses dias sombrios da sociedade só me lembra uma das minhas frases favoritas de um jogo, +/- assim: "para escapar das garras da maldição, melhor não demorar muito. Agora há trevas e nenhuma alma se move. Lembre-se: o fogo é conhecido por morrer no silêncio." Não podemos perder a esperança de dias melhores e devemos tentar entender que a vida é complexa e não possui respostas absolutas ou simples. E a história se repete... Eis então o grande poder da leitura, permite que nossa ignorável existência cresça um pouco. Podemos tanto hoje em dia, tantas batalhas contra fome, doenças vencidas... Ainda assim, repetimos os mesmos erros... Mas quem sabe estejamos avançando de alguma forma... É bom ter fé em si e no futuro, com um pé sempre no pensamento lógico e outro nos mais estranhos sonhos :)
@paulosena55442 жыл бұрын
Vendo esse vídeo em 2022 e não posso deixar de observar como a história é cíclica! Pelo que já passou é possível prever o que vai acontecer. Espero estar errado e que n haja um governo militar no futuro (via golpe, claro). Excelente sinopse de um livro que eu simplesmente amei! Cada dia mais fã desse canal!
@rubemrendriz60996 жыл бұрын
PARABÉNS! Adorei. Essa resenha nos prova que os assuntos em torno de uma grande obra literária não se esgotam.
@guilhermetuanideamorim34256 жыл бұрын
Se você quiser visitar onde Getúlio Vargas suicidou é no Museu da República (que era onde os presidentes do Brasil moravam quando o Rio era capital do Brasil), lá tem o pijama que ele suicidou; na segunda foi falado no Jornal Nacional, que esse museu tem rota de fuga para esse pijama em caso de incêndio. Esse museu também é chamado de Palácio do Catete.
@celestecorrea71206 жыл бұрын
Olá, Isa! Que resenha inspiradora! Ruben Fonseca está publicado em Portugal e tenho Agosto na minha estante. Iniciarei a leitura tão logo termine o que estou lendo. Parabéns. Um beijo de Portugal.
@victormoreno13686 жыл бұрын
Agosto é excelente, Fonseca mistura um fato histórico e sua já famosa narrativa irônica, erudita sem ser pedante. Valeu, Isabela, leitura bem oportuna para o momento atual.
@anamariamsk89406 жыл бұрын
Resenha e aula de história? Temos aqui! Muito bom!
@MrJorgeprm6 жыл бұрын
Parabéns pela coragem de se manifestar sobre o caso. Nestes tempos, é como se equilibrar na corda bamba.
@TheXivani6 жыл бұрын
Infelizmente o cenário político no Brasil não me dá nenhuma esperança de um futuro melhor para o nosso país. Um povo que não aprende com seus erros jamais mudará sua história.
@debbieclio6 жыл бұрын
Resenha mais do quee necessária neste momento . Parabéns.
@marcelodias8846 жыл бұрын
Bem lembrado Isa, li há tempos e realmente é maravilhoso, sabe de um coisa? lerei de novo rs
@daniellycarladaveiga50786 жыл бұрын
Isa, parabéns pela resenha, pelo canal e por sua inteligência e carisma admiráveis, esses fatores + a qualidade e variedade dos livros que você traz não poderiam dar em outro resultado: o Ler antes de morrer é um dos melhores canais de literatura do Brasil :) Estou lendo "O que é isso, companheiro?" porque ando curiosa pra aprender um pouco mais sobre o período militar no Brasil. Sua resenha fez despertar ainda mais curiosidade pela nossa história, que é tão rica e tão desvalorizada... Mais uma vez, parabéns pela resenha! Continue nos presenteando com cultura!!!
@elibia6 жыл бұрын
Bom dia. Tenho tanto esse livro como a minissérie que ele inspirou. Terminei de ler Última Hora na quarta-feira e isso me deu uma vontade danada de reler Agosto.
6 жыл бұрын
eliane fernandes obrigado pela leitura de Última Hora 😊
@pedrosena95596 жыл бұрын
Esse é um dos livros que mais gostei. Li a muito tempo atrás, penso em reler. Excelente vídeo, gostei muito da sua exposição da sua opinião.
@evelynlimaINEF6 жыл бұрын
Tem esse livro aqui na coleção do Rubem do meu marido. Vou tentar lê-lo essa semana. Tava precisando de um incentivo pra encarar algum dos livros do Rubem rss
@michelemeneghetti76696 жыл бұрын
Parabéns,garota. O MELHOR vídeo que vc já fez!👏🏼👏🏼👏🏼
@sylviarainho67296 жыл бұрын
Adoro suas resenhas. essa foi maravilhosa que você mostrou
@marycalazans87266 жыл бұрын
Foi aqui na minha cidade que ele tomou a facada, bem perto da Rua Halfed em JF-MG, é triste, pois o brasileiro é intolerante.
@karolinemacena95136 жыл бұрын
Que coincidência eu estou lendo Agosto também. Ótima resenha, como sempre!
@daianasilva85352 жыл бұрын
Esse vídeo foi uma verdadeira aula de História. Parabéns , Isa
@el10076 жыл бұрын
Certamente, um dos melhores vídeos do canal
@nataliaa.83586 жыл бұрын
Parabéns, Isa. Fico muito feliz quando você se posiciona aqui ♥️
@monicabiouni57646 жыл бұрын
Essa contextualização que tu faz é um diferencial do teu canal. Parabéns 😚
@gabrieljohn88946 жыл бұрын
Vídeo muito bom!!!
@Cilinho10006 жыл бұрын
Nunca li Agosto, mas recentemente li Incidente em Antares. Tb existe conexão entre fatos e figuras históricas e ficção. Parecem romances gêmeos no estilo
@celestecorrea71206 жыл бұрын
Sim, Incidente em Antares é muito bom.
@ThaissadeCAlmeida5 жыл бұрын
Estou lendo alguns contos dele e me apaixonei. Obrigada pelo conteúdo, meu próximo livro será agosto
@thiago52906 жыл бұрын
Vídeo primoroso, Isa. Na época de Getúlio, a democracia não era um valor importante pra muita gente. Tanto que a oposição em geral e Carlos Lacerda em particular, sonhavam em um golpe que derrubasse o governante de plantão (fosse Getúlio fosse Juscelino anos mais tarde). Que a democracia não deixe de ser valor fundamental nos dias atuais! Vídeos como os seus nos dão esperança!
@lorenanunesdasilva55416 жыл бұрын
Última hora é muito bom Isa, tenho certeza que vc vai gostar. Ainda não li Agosto, mas depois dessa aula de história fiquei com muita vontade, tanto de ler o livro e assistir a série 😘
6 жыл бұрын
Lorena Nunes da Silva 😊
@EribertoRN6 жыл бұрын
Lacerda foi deputado, não lembro se foi nesse mandado de Getúlio. E Lacerda tinha jornal a Tribuna da Imprensa, Aluísio Alves ex-governador do RN e ex-ministro, ( pai de Henrique Eduardo Alves ex-presidente da Câmara e ex-ministro do turismo) era jornalista da Tribuna da Imprensa, assim como seu irmão Agnelo Alves ( ex-deputado estadual e ex-prefeito de Parnamirim e pai do candidato ao governo do RN Carlos Eduardo ), quando Getúlio cometeu suicídio , a população destruiu a redação da Tribuna da Imprensa, Agnelo e Aluízio fugiram da redação pra não serem linchados. No RN Aluísio e Agnelo fundaram a Tribuna do Norte.
@v.62976 жыл бұрын
Lacerda também apoiou (contra)golpe militar, na esperança de que, alguns anos depois da situação estabilizada, convocasse-se novas eleições, e ele ganhasse. Como isso não aconteceu, acabou por se tornar inimigo ferrenho, inclusive a unir forças com seus antigos adversários, dos milicos kk
@marydias75066 жыл бұрын
Amei o vídeo! ! Até porque essa é a parte da história do Brasil que tenho muita curiosidade, lembro que as aulas de histórias do Brasil sempre foram minhas aulas preferidas. Deste da chegada da família real portuguesa até a passagem meteórica de Jânio Quadro pela presidência do Brasil. Obrigada pela dica. Um abraço.
@aaanable6 жыл бұрын
Uma Renha de um ótimo livro
@mariavalonia66356 жыл бұрын
Amei seu vídeo, muito pertinente para o momento.
@Taelensouza6 жыл бұрын
Obrigada Isa! Pelo vídeo tão enriquecedor..... Vou ler!
@greatmoviesrecaps6 жыл бұрын
Melhor canal do KZbin
@lisxsales6 жыл бұрын
Eu amo como você, em todas as resenhas, consegue explicar história ou período histórico da época de todas as obras e não deixar de lado a resenha do livro em si. Você é maravilhosa, Isa, merecia muito mais inscritos, porque o mundo todo precisa te conhecer, sério
@marianarezende78906 жыл бұрын
Isa , como desejei a resenha desse livro 😍❤
@geovanateodorobarbosa72265 жыл бұрын
Uma resenha e uma aula de história. Você é ótima, Isa!
@lucianenascimento43376 жыл бұрын
Vídeo sensacional Isa!
@renatasilva85046 жыл бұрын
Isa você nos últimos tempos anda falando muito de história no canal e sempre fazendo resenhas de livros já pensou em fazer um curso de história para se aprofundar no tema?Já que você gosta tanto.
@giovannaalmeida79376 жыл бұрын
Acabei de ler esse livro incrível. E mal vejo resenha dele no Booktuber. Fiquei tão feliz de ver você falando dele 💗
@TradutordeDireitaVegano6 жыл бұрын
*Você é maravilhosa, sempre maravilhosa em suas ponderações.*
@milenymoreira50974 жыл бұрын
Gente que perfeitaaa,me salvou real precisava fazer um resumo,e super me ajudou💖💖💖💖💖💖💖
@TeacherR6 жыл бұрын
Achei muito assertiva e bem vinda a sua resenha, apesar das circunstâncias! Minha booktuber favorita! Sempre profunda nas análises históricas! Vou compartilhar o vídeo com meus alunos/as. Desejo que o candidato fique bem. Meu voto é no Ciro Gomes, mas eu quero que esta eleição aconteça de forma pacífica e democrática. Sugiro a todos/as a leitura de "Os Guerreiros do Campo". Livro de Deonízio da Silva que conta uma tragédia que aconteceu na década de 90 no Brasil, além de vários outros acontecimentos políticos contados nas entrelinhas, de forma crítica e bem humorada.
@michelesaqui6 жыл бұрын
Nossa, a Isa é certeira. Eu comentei com uma amiga essa semana dps dos acontecimentos q estamos voltando na história do país pra década de 50 qdo tudo isso aconteceu na época de Getúlio. Parece q os acontecimentos políticos daqui são cíclicos.
@orlaneudolima31476 жыл бұрын
Olá Isa sucesso para vc.
@orlaneudolima31476 жыл бұрын
Concordo com VC. A ignorância só fomenta / ou leva p o lado mal... Sou contra a tais práticas...
@RicardoOliveira-yb3ub6 жыл бұрын
Ótimo vídeo Isa! Incrível seu vídeo. Já compartilhei.
@professorakellyraasch6 жыл бұрын
top! sou prof de História e já estou imaginando esse vídeo como ferramenta didática em sala de aula rsrsrsrs
@luscafadajoelma36356 жыл бұрын
Quando você vê resenha de um livro e relembra de ontem que aprendi sobre isso 😂😂
@catiasantos97656 жыл бұрын
Com essas resenhas só cresce a minha lista de livros . Muito boas as suas resenhas. Parabéns
@yolandaoliveira136 жыл бұрын
Ótima análise! Incrível como a história se repete quando não aprendemos com ela...
@sr.otavio82486 жыл бұрын
Eu já li e sempre esperei uma resenha sua sobre este livro....estou ainda assistindo....pfvr continue suas resenhas...
@davikyuss6 жыл бұрын
Mais um pra lista. Preciso dar uma pausa em assistir seus vídeos... pois da vontade de comprar os livros analisados logo em seguida😊
@rosianefernandes54876 жыл бұрын
Preciso reler Agosto. Parabéns pela resenha!
@andreafm296 жыл бұрын
É incrível como a história do Brasil só se repete.
@paulorocom875 жыл бұрын
Muito bom, nossa história e literatura.
@carinabenedetti9646 жыл бұрын
Resenha o Última Hora, Isa. Faço Jornalismo e amo livros sobre o assunto/com jornalistas.
6 жыл бұрын
Carina Benedetti vc já leu?
@carinabenedetti9646 жыл бұрын
Não :/ mas as resenhas da Isa me incentivam a ler tudo! haha
@asteroidesilverio6 жыл бұрын
"Não sou oportunista mas se o cavalo passar encilhado eu monto" ( Getúlio Dornelles Vargas
@larissatimbo59316 жыл бұрын
1º vc ta linda! 2ª ja vi esse livro varias vezes nas livrarias e nunca tive vontade de ler, mas depois dessa resenha maravilhosa e instigante, vou ja comprar um exemplar.
@socofoguete6 жыл бұрын
O melhor vídeo que eu vi hoje!
@Alimenteocerebro6 жыл бұрын
Fascinante. Preciso ler.
@lineinsana6 жыл бұрын
Você por aqui.:-D Sou fã do seu canal
@michelleanjosb6 жыл бұрын
Muito bom, parabéns 👏👏👏👏😊
@lucianoduartedemelosano67306 жыл бұрын
"...TINHA SETORES QUE ERAM CONTRÁRIOS ÀS POLÍTICAS QUE ELE ESTAVA COLOCANDO EM JOGO.." Um doce pra quem adivinhar quem eram!
@raphaelguerra46646 жыл бұрын
Onde vamos parar desse jeito..
@ejsjunior266 жыл бұрын
Autor também de Juiz de Fora , grande obra , li para prestar um concurso militar .
@JessicaBajarunas6 жыл бұрын
Isa eu preciso falar. Eu sou formada em Letras, mas agora estou no meu segundo ano de Jornalismo... E estou naquela fase de observar o comportamento de outros jornalistas. E eu tenho você como modelo de profissão. Gosto muito da maneira que você transmite as notícias e contextualiza com a literatura. Parabéns pelo seu trabalho. Um beijo
@elainedaguana30686 жыл бұрын
Concordo com você é preciso respeitar a democracia de todos, meu voto é no Bolsonaro! Obs gosto muito do canal
@geraldamachado83296 жыл бұрын
Já havia lido... mas a sua resenha está maravilhosa.
@brim32106 жыл бұрын
Rainha sensata haha uma otima resenha como sempre. Eu comprei esse livro hoje e pretendo ler ainda esse ano.
@Fernanda-wn4rm6 жыл бұрын
Já me recomendaram esse livro mas eu ainda não o li. Vou comprar esse livro e quero enfim lê -lo . parabéns querida suas resenhas são ótimas.
@andreembuscadaverdade14126 жыл бұрын
ótima explanação das ideias e temas. parabéns.
@Arizoli10004 жыл бұрын
😷 Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e "LUTO"). 📚 15 de Abril de 2020. Morte de Rubem Fonseca (1925-2020). 🇧🇷 "José Rubem Fonseca" (Juiz de Fora, 11 de maio de 1925), foi um contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro. RUBEM FONSECA... ESCRITOR QUE RENOVOU A LITERATURA BRASILEIRA NO SÉCULO 20... MORRE AOS 94 ANOS. O escritor Rubem Fonseca, autor que renovou a literatura brasileira no século 20 com uma linguagem direta e que influenciou gerações, morreu nesta quarta-feira (15), aos 94 anos, no Rio. Segundo familiares, ele sofreu um infarto e foi levado ao Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, mas não resistiu. Dentre os principais livros de Rubem Fonseca, estão os volumes de contos "Lucia McCartney" (1967), "Feliz ano novo" (1975) e "O cobrador" (1979), além dos romances "O caso Morel" (1973), "A grande arte" (1983) e "Agosto" (1990). 😷 Marcada por um estilo urbano, violento, seco, erótico, repleto de palavrões e sem artifícios, a literatura do escritor era classificada como "brutalista". (pelo crítico Alfredo Bosi). Dentre os principais prêmios que o autor recebeu, estão o Camões, em 2003, e o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2015. Na época em que anunciou o prêmio, a instituição disse que o autor... 😷 "Consagrou-se por sua narrativa nervosa e ágil, ao mesmo tempo clássica e moderna, entre o realismo e o policial, revelando a violência urbana brasileira, sem perder o olhar sensível para a tragédia humana a ela subjacente, a solidão das grandes cidades ou para os matizes do erotismo". "Seu estilo contido, irônico e cortante, ao mesmo tempo denota um leitor dos clássicos e um ouvido atento ao falar das ruas em seu tempo. Exerceu profunda influência em nossa cena literária, inaugurando a tendência que Alfredo Bosi chama de BRUTALISTA". RECLUSO... "Rubem Fonseca" era conhecido por ser, na intimidade, uma pessoa divertida e respeitosa. BIOGRAFIA. Nascido em Juiz de Fora (MG) em 11 de maio de 1925, José Rubem Fonseca mudou-se para o Rio aos 08 anos de idade. Formado em Direito, trabalhou como comissário de polícia no início dos anos 1950. Na década seguinte, prestou serviços para o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), vinculado ao golpe militar de 1964. Mais tarde, ele negou que tivesse apoiado o regime. O escritor mineiro era considerado um dos maiores da literatura brasileira e costumava ser avesso a eventos públicos. Em 2015, ao receber o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, Rubem Fonseca citou seu livro de estreia, escrito aos 17 anos. Ele também falou sobre como a obra chocou o primeiro editor a quem ela foi oferecida. O "problema" teria sido, justamente, a presença de palavrões no texto. Questionado sobre o fato de "Machado de Assis" e "Eça de Queiroz", algumas de suas inspirações, não usarem palavrões em seus textos, Fonseca afirmou que... "as palavras não devem ser discriminadas". 📌 "Eu escrevi 30 livros. Todos cheios de palavras obscenas. Nós, escritores, não podemos discriminar as palavras. Não tem sentido um escritor dizer: (Eu não posso usar isso). A não ser que você escreva um livro infantil. Toda palavra tem que ser usada". (disse). (Arizoli Carvalho - Rio, 15 de abril de 2020).
@luandaqueiroz89686 жыл бұрын
Estou estudando exatamente sobre esse assunto na escola, me interessei muito pelo livro
@josienevieira61226 жыл бұрын
Isa leia Última Hora é maravilhoso e a leitura é bem fluida.
6 жыл бұрын
Josiene Vieira 😍😍😍
@pedrosena95596 жыл бұрын
Como você Isa, não voto no Bolsonaro, mas deixo a minha indignação contra o atentado contra ele. É lamentável!
@tativale6 жыл бұрын
Me desculpe,mas acho que no momento atual, no hj, a única solução é sair daqui. Acho que as coisas - como um todo - chegaram num ponto que para melhorar vai levar muito tempo! Enfim..... Me deu vontade de rever a minissérie!!! rs Gosto bastante dessa época da nossa história. Tenho esse livro, essa mesma edição, mas até hoje não li (que vergonha rs) mas já está na lista :)
@mariajosepereiradasilva5557 Жыл бұрын
Lendo Agosto em Jun/2023. Estou achando o livro, super atual! 😱
@blessedlopes6 жыл бұрын
O quarto dos meus sonhos.📖📚
@jozethandrade6 жыл бұрын
Li agosto , esse livro me deixou apaixonada por Rubem Fonseca. Faça mais resenha dele. So que nao houve debate, apesar de Bolsonaro ter vencido.
@BrunnoLimah6 жыл бұрын
VIdeo Excelente! Gostei Muito Você poderia fazer uma resenha sobre Toni Morrison, Alice Munro, ou alguma outra autora Nobel de Literatura. Amada de Toni Morrison, considero um dos melhores livros que já li.
@thalathkteis4 жыл бұрын
Agora esse livro foi recolhido em RO, com a desculpa de ser impróprio para crianças e adolescentes.
@LerAntesdeMorrer4 жыл бұрын
Como assim???!
@omundodaliteratura-samuelh45366 жыл бұрын
Isa, qual livro clássico você me indicaria? Exceto os livros que eu já tenho: Dom Quixote Moby Dick Viagem ao centro da Terra O cortiço A volta ao mundo em 80 dias Um conto de natal As minas de Salomão Sonho de uma noite de verão Robin Hood Peer Gynt Fahrenheit 451 As viagens de Marco Pólo A metamorfose Viagens de Gulliver Ela Odisséia
@julianaalencar95866 жыл бұрын
Posso me intrometer e recomendar os livros do fofo do Victor Hugo? Leia Os Miseráveis e o Corcunda de Notre Dame. Se eu puder me intrometer mais um pouquinho, também recomendo O Fantasma da Ópera, As Mil e Uma Noites, O Sol é Para Todos, Guerra e Paz, Crime e Castigo, Os Irmãos Karamazóv, Os Sofrimentos do Jovem Werter, Capitães de Areia, O Retrato de Dorian Gray, A Revolução dos Bichos.
@elidamonicasilva10476 жыл бұрын
O lobo da estepe, a paixão segundo gh, Madame Bovary, Mrs Dalloway, o mestre e Margarida....
@omundodaliteratura-samuelh45366 жыл бұрын
Muito obrigado pelas recomendações Juliana e Élida Monica Sônia
@omundodaliteratura-samuelh45366 жыл бұрын
Pretendo que " crime e castigo" ,"O sol é para todos " e a "revolução dos bichos " vão ser minhas próximas leituras.
@blackbird73736 жыл бұрын
"Admirável mundo novo" e " 1984" são ótimos clássicos distópicos juntamente com Fahrenheit 451. Retrato de Dorian Gray é maravilhoso! Nesse mundo extremamente narcisista em que nos encontramos, esse livro é uma ótima crítica a respeito.
@johannes-euquerofalaralema43745 жыл бұрын
Vídeo fantástico
@luisteixeiraneves42114 жыл бұрын
Mas você não ia falar do Agosto do Rubem Fonseca?!
@lilianhori16326 жыл бұрын
Também não sou nada a favor do Bolsonaro, aliás, tenho um certo receio das ideais dele e de um dia colocá-los em prática se ganhar a presidência. Mas não sou a favor de crime nenhum, de onde venha, e contra ninguém! Todos têm direito aos direitos humanos, e apesar de pensamentos opostos ao de Bolsonaro, jamais ficarei feliz com nenhum crime! Amei a resenha, Isa!!!
@adriananazaresilva266 жыл бұрын
li o livro há pouco tempo, só não sabia da adaptação para TV!
@samirsena58324 жыл бұрын
Desencarnou hoje Rubem Fonseca :(
@ursulamoreira13236 жыл бұрын
Esse livro é maravilhoso!
@georgrichter7254 Жыл бұрын
Felizmente São Paulo NUNCA se rendeu ao «Chuchu» (cognome jocoso que Vargas odiava, inspirado pela forma de seu volumoso corpo). Existem de fato pouquíssimas homenagens a ele no Estado de São Paulo, que sofreu as piores e mais indignas represálias contra os paulistas, que não suportavam suas medidas autoritárias. Pessoalmente nunca o perdoei por jogar Monteiro Lobato no Presídio Tiradentes, por pura birra infantil e prepotência. Mas ainda existem paulistas que o veneram (quase todos nonagenários). O grande Rubem Fonseca dissecou esse período com muita habilidade narrativa. Mas não acredito que alguém vá escrever sobre o teatro encenado em Juiz de Fora. Parabéns por mais uma resenha luminosa.