AMOR LIQUIDO | AMOR ROMANTICO | EMANUEL ARAGÃO

  Рет қаралды 115,500

flor e manu

flor e manu

Күн бұрын

Пікірлер: 441
@brazilzeldin
@brazilzeldin 4 жыл бұрын
No meu caso, pra "piorar", meus pais viveram esse amor, essa paixão durante 30 anos de casamento. Mesmo velhinhos, com a Lei da Gravidade militando ferrenhamente contra ambos, iam a concertos de música erudita, à mostras de filmes, a passeios dos mais variados como namorados do tempo de escola. Mãos dadas, buquê de flores, o escambau. Tinham até cartinhas com juras de paixão eterna feitas de próprio punho. Eram muito felizes. Mesmo. Faz de conta ou não, fui testemunha ocular do chavão "até que a morte os separe". Num belo dia de sol, meu pai adoeceu e acabou ficando em coma. Por anos, minha mãe cuidou dele debilitado. Ela mesma trocava as fraldas todo o santo dia. Era algo tão incondicional, que parece até fantasia. No entanto, toda a família era aquele espectador encantado com tanto amor e cuidado. Ela chegou a contratar uma constelação de médicos. Gastou uma grana grossa para que não faltasse nada a ele. Ela inclusive, empregou na época, um dentista especializado em pessoas acamadas, pelo fato de achar que o meu pai, mesmo não reagindo a nenhum estímulo externo, estava com dor de dente. Ele faleceu e ela não se casou de novo. Um dia perguntei: "Mãe, a senhora não tem vontade de conhecer alguém, de amar de novo?" Ela me respondeu de bate-pronto assim: "A pessoa não merece o fato de eu a ficar comparando com o seu pai. Seria uma covardia sem tamanho. O meu casamento com o seu pai foi pra mim algo foi tão único, que quero manter a delícia da lembrança. Sou feliz assim, uma viúva que foi completamente apaixonada por 3 décadas".
@vivianeazevedo6102
@vivianeazevedo6102 4 жыл бұрын
Que história incrível. Muito rara. Poucas pessoas vivenciam esse tipo de casamento. Como vc se relaciona romanticamente? Eu percebi que a maioria dos filhos desse tipo de casamento seguem essa mesma linha de relacionamento. Porém, vc emprega na narrativa um tom mais racional, levando para a fantasia e o conto de fadas. Isso tb me chamou a atenção, visto que como já falei, havia obeservado a repetição desse padrão de relacionamento nos filhos tb. Conte-nos agora um pouco da sua história. 😘
@diuliefonseca8986
@diuliefonseca8986 4 жыл бұрын
A romântica aqui chorou lendo!
@marcela1528
@marcela1528 4 жыл бұрын
Eu chorei 💫 que história de amor ♥️
@julianozequinipolidoro6896
@julianozequinipolidoro6896 4 жыл бұрын
Muito, muito obrigado por dividir isso conosco. Esse canal vale muito também pelos comentários. Em casa tenho também um exemplo de um casal feliz há 39 anos, com bilhetinhos escritos até hoje, com parceria, respeito, e uma entrega absurda um pro outro. Como recém-apaixonados tal como você contou. Lamento pelo que ocorreu com seu pai e parabéns pela mãe incrível que você tem. No meu caso, o exemplo de casal que meus pais são gera ansiedade, porque eu nunca vivi na minha vida privada um milésimo do afeto que eu vejo entre eles há décadas. E não sei se consigo ter uma perspectiva de relacionamento que não seja a que eu vejo neles. Se for pra viver um relacionamento em que a pessoa "tá, mas não tá", eu prefiro ficar sozinho.
@isisalencar1917
@isisalencar1917 3 жыл бұрын
Que linda história. Isso é uma referência e tanto de pais! Parabéns! É provável que o seu "padrão" seja difícil alcançar. Mas não deixa de ser maravilhoso exemplo de casal! Adorei saber.
@liegeoliveira4305
@liegeoliveira4305 4 жыл бұрын
hoje, exatamente HOJE, descobri que o cara que eu gostava e que me disse que "não queria um relacionamento", ta namorando. não adianta, eu e esse canal temos um feeling kkkkkkkkkkkkkk
@annelemos5784
@annelemos5784 4 жыл бұрын
Liége Oliveira me identifico total também.
@andreiacamillo5774
@andreiacamillo5774 4 жыл бұрын
Acontece sempre comigo tbm
@liegeoliveira4305
@liegeoliveira4305 4 жыл бұрын
Tamo junto migas
@bernardolamoglia1859
@bernardolamoglia1859 4 жыл бұрын
Hahahhahaah meus pêsames. Eu falei pra minha namorada no inicio que eu não queria nada serio também, mas acabei me entregando e hoje eu to amarradao nela!
@liegeoliveira4305
@liegeoliveira4305 4 жыл бұрын
@@bernardolamoglia1859 obrigadaaa, mas nao vejo como um problema mais hahahahahaha cada um no seu caminho, melhor assim! E muito amor pra vcs
@carolinahelena9348
@carolinahelena9348 4 жыл бұрын
O autoconhecimento é o antídoto essencial para qualquer escolha pessoal.
@dremellos
@dremellos 4 жыл бұрын
Disso tudo.
@laurinhayoko
@laurinhayoko 4 жыл бұрын
Isso pra mim é uma falta de responsabilidade e empatia com o outro. Num mundo onde "amores" podem ser facilmente substituídos em vastos cardápios onde é percebida apenas a bela embalagem. Triste.
@jaquelinebasso9786
@jaquelinebasso9786 Жыл бұрын
Perfeito, como sempre! Estou solteira e fico com essa impressão de que as pessoas sempre esperam "algo melhor", em uma perspectiva idealista.
@Tallest45678
@Tallest45678 4 жыл бұрын
Eu creio, que esses "desespero" de encontrar o amor perfeito, e de estar em um relacionamento ou estar "pegando todo mundo" tem haver com a nossa solidão e a dificuldade de lidar com nós mesmos. Em um relacionamento, eu coloco na outra pessoa o "dever" de me fazer feliz, quando ela começa a não ser o que eu espero eu a troco. Se estou pegando todo mundo, estou buscando ter todos os prazeres que posso ter. Não tem nada errado em nenhum dos dois, mas é interessante pensar no como somos depende de relações, sejam amorosas, familiar e de amizades. Estamos sempre procurando TER pessoas do nosso lado.
@Amanda-qy5js
@Amanda-qy5js 3 жыл бұрын
Realmente... Mas não se foge muito disso, o ser humano é sociável mesmo que seja ter uma única pessoa por perto, conviver com pessoas que tem algo em comum nos deixa felizes, a questão é a dependência de estar com alguém mesmo que isso mate sua persona.
@leticiaiandeyara7845
@leticiaiandeyara7845 3 жыл бұрын
Perfeita a sua colocação.
@KizyLirio
@KizyLirio 2 жыл бұрын
Eu penso o mesmo
@emillyreis1385
@emillyreis1385 4 ай бұрын
@@Amanda-qy5js otima
@ShriGulvalSama
@ShriGulvalSama 4 жыл бұрын
Em minha memória persistem As lembranças não passadas Das tardes românticas Que não vivemos Das alegrias e tristezas De uma vida a dois Que nunca tivemos Do nosso casamento Não realizado Porém o que jamais esqueço É aquele primeiro beijo Que não existiu
@bernardomedeiros4884
@bernardomedeiros4884 4 жыл бұрын
Qual o autor?
@ShriGulvalSama
@ShriGulvalSama 4 жыл бұрын
o texto é meu mesmo
@bernardomedeiros4884
@bernardomedeiros4884 4 жыл бұрын
@@ShriGulvalSama parabéns É lindo
@bernardomedeiros4884
@bernardomedeiros4884 4 жыл бұрын
@@ShriGulvalSama quando pudeer Dá uma passada no canal da minha minha amiga Barbara Helen E dá um like na musica dela Ontem falei com a lua
@gokublacktekken6166
@gokublacktekken6166 Жыл бұрын
Se valorize, cara
@elizfidelis6392
@elizfidelis6392 2 жыл бұрын
Sou uma serial monogâmica! Sempre fiel à pessoa do momento!
@asckinha
@asckinha 4 жыл бұрын
Esses dias li "Elogio ao amor" do Alain Badiou e uma das coisas interessantes que ele fala é a ênfase no encontro, ao invés da construção. Eu acho que casa bem com essa idéia do objeto transformador, porque é como se o encontro (em grande parte das narrativas) é o meio e o fim, e não só uma oportunidade aleatória de começar algo. É uma outra forma de pensar porque estamos focados na busca, já que o verbo do amor é encontrar e não construir.
@daniellidanielli1347
@daniellidanielli1347 4 жыл бұрын
Pronto, mais uma leitura para a lista.
@mariahrocha3230
@mariahrocha3230 4 жыл бұрын
Essa ênfase me remete à fusão que o Manu fala. A energia gasta para que ocorra tal fusão inicial, me parece superior à energia que existe durante a construção do relacionamento.
@milenaleao2723
@milenaleao2723 4 жыл бұрын
Legal! Você tem o livro ou leu na internet?
@prigama1
@prigama1 4 жыл бұрын
"já que o verbo do amor é encontrar, e não construir". Muito bom!!!
@luanbertoni818
@luanbertoni818 4 жыл бұрын
A busca pelo Amor Romântico num caminho de Amores Líquidos. Lidando em relações do dia a dia onde se escuta frases como "Eu não to pronto no momento para ter uma relacionamento" quando na verdade a pessoa não quer ter um relacionamento com você, por que se for com o outro ela quer, e como sair disso né!? O Objetivo transformacional no âmbito do bebe e mãe é uma experiencia movida por um suprimento completo e total das suas necessidades e muitas vezes tentamos reproduzir essa busca quando adultos, vale lembrar que como bebes isso não foi buscado, na realidade a gente é 'encontrado' pela mãe (ou figurada da mesma) que nos acolhe, cuida e supre. Voltando para a visão do adulto e usando esse paralelo do objeto, muita vezes quando buscamos algo (um celular, um carro, uma roupa) aquilo vem com uma carga de satisfação absurda e realmente nos sentimentos completos, por algum tempo, ate entendermos e vermos no dia a dia que aquelas coisas tem limitações, imperfeições e a a partir disso temos a opção de continuar ou não com tal objeto e pensando a mesma coisa com pessoas, em relacionamentos, talvez a forma de manter isso seja ter a maturidade de conseguir visualizar aceitação, gratidão e evolução. Tanto em coisas quanto em pessoas, se você aceita aquilo ou aquela pessoa como ela é com as limitações que existem ali, se você consegue ser grato por ter alguém ou pelo que você tem poder te proporcionar algum tipo de beneficio e acho que evolução talvez seja a chave, é o caso da coisa/pessoa/objetivo que te soma para ser alguém melhor, porque o objeto transformacional que é a mãe pro bebe ele vem para suprir algo que não se tenha e talvez isso para o adulto seja uma ilusão que gere uma busca frustrada porque nunca ninguém vai ter suprir em tudo e o amor não é para suprir (suprir aqui num sentido de falta) mas sim para somar, para agregar na sua maior parte do tempo.
@jaynecarvalho7651
@jaynecarvalho7651 4 жыл бұрын
👏👏👏
@ingridribeiro7894
@ingridribeiro7894 4 жыл бұрын
Uau,cara! Arrasou!!
@deborapacheco7692
@deborapacheco7692 4 жыл бұрын
Luan vem de zap
@fabricianorma8783
@fabricianorma8783 4 жыл бұрын
💜
@marcela1528
@marcela1528 4 жыл бұрын
Que explanação 💛
@LeoEDutra
@LeoEDutra 4 жыл бұрын
Matou a pau! Essas são a chaves: Se perceber como indivíduo dentro do seu próprio sistema, e saber caminhar dentro disso tudo. Enfim, a narrativa é nossa e jogamos a carga no danado do OUTRO!
@annapede2592
@annapede2592 4 жыл бұрын
Manu, amo a sua capacidade de contar histórias e passar ideias super densas para a gente. Amo amo esse canal!
@jessykaceciilia13
@jessykaceciilia13 4 жыл бұрын
manu chega e com ele vem meus momentos de autoanálise e, consequentemente, de sabotagem, os dois juntos em conflitos.
@fernandaluiza2708
@fernandaluiza2708 4 жыл бұрын
obrigado por se expressar por aqui, a maioria dos seus vídeos são extremamente esclarecedores para mim. Amo sua leveza para assuntos densos você é incrivelmente sábio, sou estudante de psicologia na UFMG e espero que no decorrer da vida eu consiga ter essa plenitude. Beijo Manu e Flor adoro o canal 💕
@millenamanhaes435
@millenamanhaes435 4 жыл бұрын
Tem um livro do Marshall Bernan que se chama “Tudo que é sólido se desmancha no ar, a aventura da modernidade”
@carolcirqueira1960
@carolcirqueira1960 4 жыл бұрын
Nossa, Manu, esse tema pra mim mexeu. E que bom mexeu. Porque muito tempo da minha vida vivi descartando pessoas. Quando um relacionamento começava a ficar um pouco mais estável, eu não conseguia continuar, ia atrás de outro, e outro e outro. Meu prazer sempre era ter uma nova paixão, as sensações de novos encontros, de que outro poderia me completar, seila o que ... Por algum tempo tenho essa dor dentro de mim, acho bom sentir essa dor, porque acredito ser sinônimo de reflexão e mudanças, e me doi muito também sentir que fiz muitas pessoas sofrerem com o meu individualismo e covardia. Eu era uma mulher que praticava esse amor descartável. Só ia até onde me convinha naquele momento. Hoje sempre me analiso, olho pra minha narrativa, buscando não cometer tantas ilusões. Muito obrigada pelo vídeo.
@LorenaFerreiraP
@LorenaFerreiraP 4 жыл бұрын
Já que citou Romeu e Julieta, vou dar minha opinião sobre o livro e sobre o que abordou no vídeo. Pra mim Shakespeare quis trazer uma visão de como as coisas podem caminhar ao erro se não tiver comunicação, já que não existia essa rivalidade entre as famílias, era algo que os próprios mais velhos levavam como bobagem enquanto os mais novos brigavam entre si. Romeu e Julieta nunca chegaram a falar com os pais sobre isso, então criaram na mente deles o problema que nunca existiu. Romeu era apaixonado por outra e parecia ser depressivo, enquanto Julieta era uma menina boba, não tinha noção de nada, e totalmente manipulável. Sem comunicação seria lógico esse fim que tiveram. Agora pegando o ponto de Romeu repentinamente gostar da Julieta logo de cara. Em todo momento que ele reclamava do término com Rosalina ninguém o ouvia de fato, sempre falavam para esquecer isso ou se preocupavam se ele tinha ido pra cama com ela ou falavam para ele ir a uma festa e conhecer outra que tudo ficaria bem. Ou seja, a falta de poder comunicar sua dor, entender ela e ressignificar Rosalina somados a incentivos alheios de “esquece isso”, promove essa liquidez amorosa. Em todos os seis anos que usei tinder foi o que encontrei, pessoas machucadas procurando substituições para aquele vazio, pois não falam de suas dores e sim as deixam de canto, e as mesmas acabam machucando outras pessoas depois. Desde o ano passado eu priorizo a comunicação do que sinto e do que o outro sente, tive uma relação assim e foi a que eu percebi que tive maior compreensão sobre mim e sobre o cara, pois o término não foi pensando em buscar outro pra preencher uma dor, foi um término com entendimento de que não daria certo e que cada um estaria melhor sem ter aquele tipo de relação.
@edimnavit
@edimnavit 3 жыл бұрын
Uau!!!❤️
@alexborges3599
@alexborges3599 2 жыл бұрын
Que ótima conclusão! Infelizmente é isso que acontece mesmo, as pessoas deixam de lado o que as sufocam de fato, escondem os problemas que têm medo de enxergar, começam a buscar algo que acham que irão preencher todo esse vazio. Às vezes, por não terem mesmo esse espaço para comunicar tudo isso.
@odaviteodoro1893
@odaviteodoro1893 4 жыл бұрын
Finalmente alguém sensato nesse KZbin para falar sobre assuntos complicados e profundos
@marianacoura6998
@marianacoura6998 4 жыл бұрын
meu deus eu admiro demais sua inteligência, a cada novo video eu me descubro, eu me entendo, eu me questiono, eu me culpo, eu me abraço, eu me julgo, eu me perdoou e é sempre uma surpresa ver o quanto eu não me conheço o tanto quanto eu achei que conhecesse, fora que sua didática é ótima, sua voz é ótima, obrigada pelo video
@monthanacaldas5687
@monthanacaldas5687 3 жыл бұрын
O Platão foi uma pessoa de conhecimento esotérico profundo e deixou muito ensinamentos usando linguagens metafóricas. Quando ele fala dessa ideia da fusão, está trazendo a concepção de retorno a unidade, onde feminino e masculino se unem num só corpo. Daí tbm remete a figura angelical(seres andróginos que ultrapassaram a dualidade e fundiram o feminino e masculino dentro de si ☯️). Essa abordagem é bem mais profunda, mas que, sim, reflete na consciência do que é o amor hoje em dia.
@marcellycastor8219
@marcellycastor8219 4 жыл бұрын
INCRÍVEL, vou pegar um papel e anotar quais foram os motivos que me levaram a me apaixonar pelas pessoas, no qual eu me relacionei. Acredito que as razões eram de fato coisas simples, que eu procurava incessantemente de maneira inconsciente, porque de algum modo era como se eu tivesse a procura de algo, que eu tive e foi tirado de mim, ou até mesmo por algo que eu nunca tive e pelo o espanto de descobrir outro olhar para a mesma situação, me entreguei para viver algo novo, no qual eu acreditava que seria uma versão melhor do que eu já havia apreendido. No final das contas eu sinceramente não sei se tem como, se apaixonar por alguém estando inteiro, acho que de alguma forma o outro sempre vai suprir algo em nós...
@anajuliavargas920
@anajuliavargas920 4 жыл бұрын
marcelly castor estou mto reflexiva agr
@livia2380
@livia2380 4 жыл бұрын
é interessante essa perspectiva de a falta e a expectativa de preenchimento dela serem o motor da paixão. estou pensando nisso agora tb e acho que faz sentido sim, mas não inviabiliza o ato seguinte: reconhecer que ninguém é capaz de suprir verdadeiramente essas faltas tão nossas, amadurecer isso e avaliar se o desejo de construir aquela relação se mantém. então entramos em um novo estágio, de percepção de nós e da relação.
@cassiacarvalho1869
@cassiacarvalho1869 4 жыл бұрын
Que homem bonito , inteligente e simpático e ainda fala de amor ,Oh my god!
@edimnavit
@edimnavit 3 жыл бұрын
Jovem e muito inteligente né?
@aldenirholanda
@aldenirholanda 2 жыл бұрын
Manu, refletindo novamente sobre esse vídeo, me veio a seguinte pergunta: seria possível que o amor romântico fosse uma invenção puramente capitalista para nos manter entretidos com a eterna busca por essa relação que nunca vem e assim não usarmos o pouco tempo que nos sobra de ócio para racionalizarmos as questões inerentes a prisão do sistema que vivemos?
@MicheleCompartilha
@MicheleCompartilha 4 жыл бұрын
Raramente comento, mas acompanho sempre. Acho fantástico sua forma de abordagem é didático e ao mesmo tempo é como se todos estivéssemos tipo num barzinho trocando idéias sobre temas sempre tão presente e como faz sentido essa associação a grandes obras e ideologias. Parabéns e obrigada.
@zi3785
@zi3785 11 ай бұрын
Uma vez li que os relacionamentos atuais não dão certo por que ao nos relacionarmos queremos que os outros nos façam felizes. Cobramos muito e doamos pouco. Se ambos focassem em fazer um ao outro ou servir seriam um casal mais feliz. As pessoas estão juntas, mas pensam somente em si mesmas.
@rocofonseca
@rocofonseca 4 жыл бұрын
Esperei o vídeo todo, angustiado. E no tempo 20:39, para alívio da minha angústia você trouxe a grande máxima para mim sobre o amor: a falta. Mais a frente, no decorrer, mais uma vez se repete: quem sou eu para a minha narrativa? E ponto.
@caroldefaria3534
@caroldefaria3534 4 жыл бұрын
Se todo mundo tivesse esse entendimento, pode ser que a busca desenfreada por alguém “melhor” sempre (melhor no campo das ideias...o perfeito) fosse menor. As pessoas se estabilizariam por mais tempo nas relações e tentariam progredir com a outra pessoa. Às vezes, quando as pessoas acham alguém muito bacana na vida delas, elas tendem a não saber lidar com isso (como se fosse uma pegadinha da vida...a qualquer momento aquela pessoa muito bacana pode ir embora) e abandonam a pessoa, antes mesmo de qualquer coisa se concretizar. Ou que a pessoa bacana possa a vir a ser chata depois...aquilo fosse apenas um “disfarce” para conquistar... Enfim, o medo de se relacionar é cada vez maior, as pessoas se protegem cada vez mais e ficam com medo de perder a liberdade tão duramente conquistada.
@prigama1
@prigama1 4 жыл бұрын
A minha dúvida é: como saber se vale a pena ficar e construir um percurso longo com determinada pessoa, se talvez exista outras possibilidades de encaixe mais harmônico? Mas sem que tudo isso seja a armadilha do "está ficando pq acha que é o objeto transformacional" x "quer achar um objeto transformacional melhor"...
@caroldefaria3534
@caroldefaria3534 4 жыл бұрын
Eu acho que se achamos alguém realmente bacana (vc acha os defeitos dela ok e não quer mudar ela) e se sente bem com esta pessoa, acho que vale a pena investir. Ainda mais pq quem garante que teremos acesso a pessoa mais próxima da perfeição? E se ela não passar na nossa vida? Aí a gnt deixa de viver relacionamento(s) agregadores por medo de perder as melhores oportunidades que estão por aí. No final de tudo não tem nada. E outra, todos os relacionamentos nos ensinam alguma coisa, mas obviamente que precisamos estar nos sentindo completos para estar em harmonia com alguém:)
@samuelhsr9037
@samuelhsr9037 3 жыл бұрын
@@caroldefaria3534 perfeita sua colocação
@noce854
@noce854 3 жыл бұрын
não entendi que vc quis dizer, pode me explicar kkkkk
@caroldefaria3534
@caroldefaria3534 3 жыл бұрын
@@noce854 Basicamente que as pessoas quando acham alguém bacana na vida delas, elas tendem a achar que em algum momento, o amado (a amada) delas vai se tornar um chato (uma chata) e, desse modo, tendem a sabotar o relacionamento antes que isso se concretize. É uma espécie de “proteção antecipada”. O ser humano não gosta de sofrer e evita a qualquer preço uma possível desilusão amorosa...por mais que isso seja algo que esteja apenas na cabeça dele:)
@marilia5277
@marilia5277 6 ай бұрын
Manu....vc é brilhante! Abraço.
@LariiAssis
@LariiAssis 4 жыл бұрын
Manu, vc é brilhante!! A Filosofia em pessoa, esse assunto é incrível de ser pensado e vc nos ajuda a fazer isso com maestria! ❤️
@venusaline
@venusaline 4 жыл бұрын
Objeto transformacional...🤔 É muita expectativa sobre o objeto. Gostei bastante sobre quando você disse que é uma forma PASSIVA. Deu um certo medo. Edição: pode ser uma forma passiva. Existem outros meios. Já revi. Mas acho que o que preocupa são os níveis de escolha e o porquê.
@marcelaborges9912
@marcelaborges9912 4 жыл бұрын
Melhor vídeo sobre narrativas de amor romântico do canal. Quem sabe do KZbin... Queria elogiar o Manu por sua incrível melhora na exposição dos pensamentos. Impossível ter sido mais didático. Ele mesmo diz o quão confuso ele é, mas posso garantir que (mesmo adorando todos os demais vídeos) esse seu novo momento no canal está incrivelmente maravilhoso 😊 Parabéns. Eu tinha começado a auto-escrita e parei. Vou voltar 🤗 até o próximo...
@teobressane-sabadin
@teobressane-sabadin 4 жыл бұрын
a visão do amor Romeu e Julieta é tão antiga que até nessa montagem Shakespeare se inspira no conto grego Piramo e Tisbe
@antonia.canella
@antonia.canella 4 жыл бұрын
E ae, suave? kkkkkkkk Mandei no wpp q te ví aq, mas achei mais emocionante mandar aq. Será q clica no sininho, será que não? hahahah Façam suas apostas
@rafaelalio5591
@rafaelalio5591 4 жыл бұрын
Mal comecei o vídeo e Manu já descreveu minha história! 😂🤦🏽‍♀️
@bellasousa8545
@bellasousa8545 Жыл бұрын
Nossa, que constituição boa de ideias.
@jackelinegarcia6375
@jackelinegarcia6375 4 жыл бұрын
quando o Emanuel começou a contar a história, me perguntei se eu já havia contado a minha história no canal kkkkkkkk Fiquei por 6 anos com um rapaz, só com ele (amor romântico?), no entanto não usávamos nomeação, não era meu namorado, apesar de ser uma relação de namorados. Ele dizia que não queria namorar. Não postávamos fotos juntos, nem nada de exposição em redes sociais. Isso por 6 anos. Duas semanas antes de terminarmos definitivamente, ainda viajamos juntos com a família dele (mas ao longo desses anos ainda viajamos em família outras vezes). Depois ele rompeu, disse que queria ficar sozinho, e uma semana depois apareceu "em relacionamento sério" numa rede social, com fotos e tudo mais. Então a questão era não querer namorar COMIGO, certo? Estar comigo por 6 anos, até encontrar alguém "melhor" para assumir uma relação? Claro, também devo ter minha parcela de culpa em aceitar uma situação como essa, mas por que aceitei? A propósito, o curso de autoescrita vale para várias questões simultâneas? Porque tenho interesse em fazer, mas tenho tanta questão a ser elaborada ...
@marianalorena1495
@marianalorena1495 4 жыл бұрын
Nunca vivi isso mas parece que vivi. Realmente, os outros só fazem com conosco, o que permitimos.
@zi3785
@zi3785 11 ай бұрын
Também não entendo isso. As vezes as pessoas de cara dão tão certo e ai as pessoas começam a namorar pessoas nada a ver.
@mariliavieira2322
@mariliavieira2322 2 жыл бұрын
Um dos melhores canais. Sem dúvidas!
@lekosri
@lekosri 4 жыл бұрын
Pra mim o sentido da vida é viver e sentir o que meus sentidos possam sentir! Amor e felicidade são detalhes
@wesleymoraes5539
@wesleymoraes5539 2 жыл бұрын
Adorando. Vendo todos os seus vídeos. Rs.
@amandatavares4741
@amandatavares4741 4 ай бұрын
Queria fazer um comentário que fizesse jus à esse vídeo, mas só consigo pensar em: ca ra lho HAHAHAHAH Muito bom! Muito obrigada! Foi uma experiência completa!
@PatySucesso
@PatySucesso 4 жыл бұрын
CATARSE! Não sei se você vai acreditar, mas acho que seu vídeo, mais umas coisas aqui que tenho linkado me fizeram descobrir minha neurose e compreender muitas outras situações. Valeu por anos de terapia! Obrigada 🙏🏼
@lygiaalmeida6677
@lygiaalmeida6677 8 ай бұрын
Obrigada por esse vídeo ! Acho que não tinha ouvido até hoje uma explicação tão completa, didática e que me ajuda a desconstruir algumas crenças. Parabéns pela sua maneira de explicar!!! 😊
@renatapoontes
@renatapoontes 4 жыл бұрын
amei muito e pode ter certeza que não é amor líquido. o sentindo de amor pelo canal é sólido demais da contaaaaaa hahahahaha ❤️ grata por mais uma reflexão, Manu!
@Teo-yx4oj
@Teo-yx4oj 4 жыл бұрын
não deixa a gente abstinente, Manu ♥
@melinabarcelos1561
@melinabarcelos1561 4 жыл бұрын
😂
@vilmaisabelportugal4735
@vilmaisabelportugal4735 2 жыл бұрын
Quero amar e cer amada com a pessoa certa é tão bom
@renatinha1207
@renatinha1207 4 жыл бұрын
Socorro! Que tapa na cara
@lifecarioca2928
@lifecarioca2928 4 жыл бұрын
Nem amor romântico, nem líquido, nem transformacional. Quem busca construir uma relação boa, saudável e afetiva, acredita em valores e princípios. Não é preciso dificultar nada. Alguém dá ao outro e vice versa o sentimento afetivo que só seres humanos podem dispor
@renatacaroline2154
@renatacaroline2154 3 жыл бұрын
nada na vida é tão simples assim. não é questão de dificultar nada, o que acontece é que nós humanos, por si só, somos complexos em todos os sentidos. fechar o olho pra essa complexidade é até uma opção, mas nega-la é burrice. os estudiosos não estão aí a toa!
@cintiavilmon
@cintiavilmon 4 жыл бұрын
Assisto seus vídeos e sinto que absorvo em conhecimento e autoconhecimento que me faz querer buscar e aprofundar cada vez mais. É incrível essa sensação e esse caminho sem volta de querer conhecer e se conhecer. Parabéns, você arrasa!
@sammysousa1665
@sammysousa1665 4 жыл бұрын
Muito interessante a sua análise. Parabéns pelo trabalho de amarrar tanta bibliografia.
@dayanademoraesbandini2910
@dayanademoraesbandini2910 4 жыл бұрын
E será que é possível o efeito inverso? Quando você não busca mais por medo ou por viver em uma eterna insatisfação? Como aceitar então a ideia de incompletude?
@curso_capac_tecnologica
@curso_capac_tecnologica 8 ай бұрын
Muito difícil lidar com as incertezas, porque realmente pode ser que continuar "rolando" possa aparecer alguém melhor, seja lá qual for o conceito de melhor...
@tatisleao
@tatisleao 4 жыл бұрын
Lendo os comentários.. imagino vc.. que orgulho!! Que bacana. Vc merece. Vc eh foda!!!
@anacarolmsc
@anacarolmsc 4 жыл бұрын
O filme (originalmente peça) "Hedwig and the Angry Inch" (maravilhoso) é todo relacionado com essa conversa, dá muito pano pra manga. O trecho da linda canção "The Origin of Love" fala desse texto do Platão (ou do mito Hindu) e tem uma animação bem legal!
@Brenda-kb6di
@Brenda-kb6di 4 жыл бұрын
Saí até cansada desse vídeo, mas reafirma o tudo que pensava.
@elizabethaparecida9836
@elizabethaparecida9836 2 жыл бұрын
Vc é um gênio!
@ligi-ligianiqueen9242
@ligi-ligianiqueen9242 4 жыл бұрын
Eu não estava preparada para essa conversa
@manucancela1
@manucancela1 4 жыл бұрын
Show, amei o vídeo. Está na hora de começarmos a buscar soluções para vida moderna amorosa ser saudável para todos. Beijo 💋
@karladacol5923
@karladacol5923 Жыл бұрын
Paradoxo da Escolha.
@aguasaguas9972
@aguasaguas9972 4 жыл бұрын
Em busca do objeto de transformação...Emanuel você explica coisas impensáveis por nós leigos na matéria, mas que fazem todo o sentido. A busca do adulto pela transformação constitui em alguns aspectos a memória da relação precoce com o 1º objecto…( muito bom). Veja o meu raciocínio, se está certo? Se a mãe transformou aquele ser humano numa coisa que ele não gosta, vai querer um objecto diferente daquele que foi a mãe, o objecto da procura e que lhe vai var a transformação tem que ser o oposto ao que ficou na memória. Se o objecto que ficou na memória for bom vai procurar a transformação num idêntico ao que ficou na memória se for mau tem que ser o oposto é isto? Escrevo à pressa… sem tempo
@anapaulamellopeixoto3556
@anapaulamellopeixoto3556 4 жыл бұрын
Talvez possa te interessar um livro chamado "A Transformação da Intimidade", de Anthony Giddens.
@ismaelfranz
@ismaelfranz 4 жыл бұрын
Mas seria possível (ou desejável) manter-se SEM um objeto transformacional? Quanto de capacidade emocional é necessária pra viver SEM algo que possa nos melhorar, mudar numa boa direção?
@amandasilvamarangoni
@amandasilvamarangoni 4 жыл бұрын
O Budismo mesmo fala sobre isso né...
@deboraguimaraes1286
@deboraguimaraes1286 4 жыл бұрын
Ismael Franz bom questionamento !
@elisatroian8435
@elisatroian8435 4 жыл бұрын
Talvez o desejável não seja manter-se sem um objeto transformacional, mas encontrar um (ou mais de um) objeto melhor e de forma mais consciente. Identificar o que está buscando pra ser menos "vítima do destino", nesse sentido.
@ismaelfranz
@ismaelfranz 4 жыл бұрын
@@elisatroian8435 Baita contribuição... perfeito! E se o objeto transformacional não for um "objeto" em si, no sentido de material (coisas) ou físico (pessoas), e sim uma causa? Ou um estado de espírito? Enfim, papo de boteco hehe. Me parece difícil viver sem, tanto quanto fazer mal uso. Busquemos, pois, objetos reais e genuínos, e os tratemos com o valor que têm.
@elisatroian8435
@elisatroian8435 4 жыл бұрын
@@ismaelfranz sim, me refiro a objeto como algo externo, não necessariamente concreto. Não entendi o que você quis dizer com "me parece difícil viver sem, tanto quanto fazer mal uso", pode me explicar?
@luciabittencourt7628
@luciabittencourt7628 4 жыл бұрын
Nossa Senhora Emanuel! Deu um nó aqui...Mexeu aqui...rsrsrs
@rafaelborgesmartins3626
@rafaelborgesmartins3626 4 жыл бұрын
Buguei 😂😂😂😂 tela azul total!!!! Onde reinício o sistema! Jesus 😂😂😂😂😂😂😂😂
@edimnavit
@edimnavit 3 жыл бұрын
😂😂😂
@ivanioliveira8293
@ivanioliveira8293 4 жыл бұрын
Que bom vc de volta Manu!
@mirellagurgel3819
@mirellagurgel3819 4 жыл бұрын
Manu, seus vídeos são socos no meu estômago, me descobri masoquista.. Brincadeiras à parte, apenas continue! Obrigada!
@trynswim
@trynswim 4 жыл бұрын
esse vai pra lista "vídeo mais importante do canal"
@alicepereira5724
@alicepereira5724 4 жыл бұрын
Esperei tanto por este vídeo! AAAAAAAAAAA
@janainagomes6594
@janainagomes6594 4 жыл бұрын
Oiiie. Manu eu não sei o que seria da minha pessoa se não fossem as suas narrativas sobre temas tão pertinentes ao eu. O seu canal reflete a sua enorme generosidade. Essa generosidade me ajuda a ter iluminação sobre muitas sombras!!! Obrigada a vc e a Flor por serem pessoas generosas e ajudarem pessoas como eu a entender e trilhar novos caminhos em busca do Conhece a ti mesmo. Sou grata a vcs!!!!!💗💗 Namastê
@trecosdowil3862
@trecosdowil3862 4 жыл бұрын
Meu Deus Manu eu to gritandooooo.. socorrooo.. SÓ FACADAS
@renatabotelho6686
@renatabotelho6686 4 жыл бұрын
Já vivi essa história
@shyrlleynayara7473
@shyrlleynayara7473 4 жыл бұрын
Quero fazer terapia com o Manu ❤️ Amo DEMAIS!! Profissional fodaaaaa
@marlycanto6825
@marlycanto6825 2 жыл бұрын
La por 1939 meu pai, um.jovem rapaz de 19 anos servindo o exército, em uma de suas vindas em casa, liberado pelo quartel, foi visitar uma de suas tias e.lá estava a minha maē, uma jovenzinha linda, de 17 anos, saindo da adolescência. Os dois, mto discretamente, cruzaram os olhares e logo souberam que estavam encantados um com o outro. Minha mãe contava q o coração dela batia no pescoço de tanta emoção ao ver aquele rapaz pela.primeira vez. Não tiveram a oportunidade de conversar, mas ao sair da casa e se despedir de todos, meu pai a olhou c olhos já apaixonados e apertou sua mão ( minha mãe disse que suadas) como que dizebdo: "eu volto pra te buscar"!!! Do quartel, ele começou a escrever cartas para a minha mãe e, 4 meaes depois, teve uma nova dispensa para ir para casa e, novamente, foi visitar a tia e lá, como ja havia informado por carta para a minha mãe , a encontrou novamente. Meu pai a pediu em namoro e o mesmo.pedido fez ao pais dela que, consentiram. Se correspinderam por cartas o tempo em que ele ainda ficou no exercito, e, ainda no quartel, ele estudava para prestar concurso para o Banco do Brasil, e, ao terminar o tempo.do Exercito fez a prova para a admissao no Bco e passou. 1 ano após ingressar no Bco, pediu minha mãe em casamento e ficaram casados quase 60 anos qdo entao meu pai faleceu e poucos anos depois ela, minha maezinha, tb faleceu. Ao contrário do tema, amor liquido, tao bem apresentado neste video por esse profissional tao capacitado e querido, a história dos meus pais é uma das histórias de AMOR SÓLIDO, mais lindas que conheço!!! Gratidão !!!!
@cerejadobolo7570
@cerejadobolo7570 4 жыл бұрын
Pela primeira vez na vida estou vivendo uma relação recente e que sou eu quem deseja algo cujos laços sejam mais líquidos. Sempre fui assolada pela ideia das relações que devem, obrigatoriamente, ter um horizonte localizado no mesmo roteiro: ficar-namorar-morar junto e por aí vai a sequência de atrocidades e comodidades culturais. Porém, apesar de sentie liberdade, sinto um pesar. Pesar pelo que "poderia ser". Sei que se trata de ilusão , mas a noção do par como algo que nos funda é estruturante tbm. Affff... rs.
@prigama1
@prigama1 4 жыл бұрын
"Como algo que nos funda". Funda de fundar ou de fundir?
@Nadacka
@Nadacka 4 жыл бұрын
Tem video que deixa a gente sem palavras. Com certeza vou dormir com uma boa reflexão.
@AnaCarolina-rz4er
@AnaCarolina-rz4er 4 жыл бұрын
meu presente de aniversariooooo!!!!! eu quis tanto esse video!
@Gehfrancoo
@Gehfrancoo 4 жыл бұрын
Manu esse formato ficou muito bom!!! Vídeo profundo e esclarecedor!
@Larissa-wi9kj
@Larissa-wi9kj 4 жыл бұрын
SIMM!! Achei a perfeita fase 2 do dose diária heheheh
@suelenhahn4409
@suelenhahn4409 4 жыл бұрын
Nossa, Manu! Que boom mental eu tive, agora. Tua fala sempre traz clareza e pensar/divagar/explorar. Grata, sempre :)
@elizabetholiveira575
@elizabetholiveira575 Жыл бұрын
Maravilhoso!!!! Obrigada!!!! 👏👏👏👏👏
@alessandrasouzaribeiro582
@alessandrasouzaribeiro582 4 жыл бұрын
Manu, como suas narrativas me salvam de mim mesma e do outro tbm. Há pouco mais de um ano, seu trabalho aqui nesse canal e no Flor & Manu faz diferença em minha vida diária. Tenho aberto o meu olhar pra coisas e situações que antes eram completamente obscuras pra mim. Agradeço vc, tbm à Flor por esse trabalho incrível. Desejo força, coragem e boa sorte sempre na vida de vcs.🍀💜
@BenitoSalomao
@BenitoSalomao 4 жыл бұрын
Esse foi o melhor canal sobre este assunto que eu já vi no KZbin. Parabéns pelo rigor na citação dos autores como Marx, Platão entre outros.
@danielbueno2351
@danielbueno2351 2 жыл бұрын
Amor romântico é pura dependência emocional. Temos que correr desse tipo de sentimento, de entrega total, de perda da individualidade. Melhor viver só a conviver na corcunda do outro. E o homem é o sexo mais frágil, o que mais sofre com as perdas, o que mais se entrega emocionalmente.
@thaislalita4635
@thaislalita4635 11 ай бұрын
Pra mim é a mulher e não o homem.
@terragraciosa1651
@terragraciosa1651 22 күн бұрын
@@thaislalita4635é naturalizado que a mulher ceda até a última seiva.
@leticiarusso6555
@leticiarusso6555 4 жыл бұрын
Eita Emanuel hoje não durmo rsrsrsrs meus miolos estão fritando...conversa de verdade!!! Muito bom👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾✌🏼
@juniorgoncalvesrj
@juniorgoncalvesrj 2 жыл бұрын
Obrigado!
@giovannazanatta1697
@giovannazanatta1697 3 жыл бұрын
Prefeito! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@brunakarlla4531
@brunakarlla4531 4 жыл бұрын
A história de Tristão e Isolda representa melhor o amor romântico de todas, em cada símbolo que se analisar (li um autor junguiano que analisou a narrativa) e recomendo fortemente que vcs procurem sobre, é o primeiro registro desse tipo de história 💜
@yanpatricks.
@yanpatricks. 3 жыл бұрын
Puuutz o famoso 🤯 👏🏼👏🏼
@cibelemuraro927
@cibelemuraro927 4 жыл бұрын
Excelente!
@AnaCarolinaSN
@AnaCarolinaSN 4 жыл бұрын
Esse vídeo me economizou meses de análise, apenas obrigada!
@arielneto5439
@arielneto5439 4 жыл бұрын
Excelente, Manu.
@cristianearaujo8916
@cristianearaujo8916 2 жыл бұрын
Nossa suas narrativas ajudam mto, estou nessa buscar para me entender e tentar entender minha vida emocional. Já faço um trabalho de Anaminese, sou Umbandista....mas ouvir sobre o q falaram os grandes pensadores filósofos nos fazem ler tudo com mais racionalidade. Gratidão 🙏
@cauepina8268
@cauepina8268 2 жыл бұрын
Emanuel, vc é massa!!☀️☀️
@millenamanhaes435
@millenamanhaes435 4 жыл бұрын
Você é um grande filósofo, parabéns pelo empenho!
@brunamachado3901
@brunamachado3901 4 жыл бұрын
Obrigada mil vezes
@silviacarvalho3712
@silviacarvalho3712 4 жыл бұрын
Adorei o Video!! Super informativo, claro, e sinceramente acho que todo mundo deveria assistir e se aprofundar mais no assunto. Iria ajudar muitas crises pessoais e amorosas ;)
@brunabernhard2088
@brunabernhard2088 4 жыл бұрын
Nossa, vou precisar assistir mais algumas vezes para absorver e trabalhar todas essas informações que você passou nesse video. Me encanta como você constrói o raciocínio e fala aqui no canal. Uma terapia (e olha que já tive minha sessão hoje, ou seja, dia de dose dupla). Apenas obrigada
@simonearandrade2018
@simonearandrade2018 4 жыл бұрын
Carambaaaa....Deu um bom nó aqui..Valeu Manu...Bjo🙏😷🥰
@brunaaraujolp
@brunaaraujolp 4 жыл бұрын
Chocada com esse vídeo! Amo esse canal!
@mariaguiomardesouza8437
@mariaguiomardesouza8437 Жыл бұрын
Maravilhoso esse vídeo pelas excelentes explicações que você traz a fim de compreendermos esse mecanismo de busca também na vida adulta pelo objeto transformacional. Quando esse objeto não trouxe o necessário, a transformação para o bebê, em adulto essa busca passa a ser idealizada?
@lesnilima5557
@lesnilima5557 4 жыл бұрын
Ansiosa para conhecer e adotar a auto escrita. Você foi muito didático.
@Larissa-wi9kj
@Larissa-wi9kj 4 жыл бұрын
Vi um vídeo do pirula sobre desigualdade social e os níveis de felicidade atraledos à ela, recentemente, e me veio muito à cabeça agora. A questão era muito sobre como achar que o outro tem algo melhor é o que faz com que o que temos não seja mais tão bom, e não a coisa em si, ou seja, basicamente comparação. Então, será que, como atualmente temos mais acesso, via instagram, youtube e afins, a muitos dos grandes encontros de objetos transformacionais dos outros (aparentemente grandes, pelo menos) sempre estamos em busca de outro melhor, pois sempre o que temos não é mais tão "postável" quanto aquele que eu vi na internet?... Desse jeito, no final, com toda essa comparação e toda uma infinidade de possibilidades, a gente acaba preso numa busca de algo inalcançável sempre e num sofrimento constante. Uma super viajada para chegar em: nada de novo pra realidade de 2020 KKKKK
@amandasilvamarangoni
@amandasilvamarangoni 4 жыл бұрын
simmmm
@renatapoontes
@renatapoontes 4 жыл бұрын
faz muito sentido!
@barbaraliana2200
@barbaraliana2200 4 жыл бұрын
Pirula
@amandasilvamarangoni
@amandasilvamarangoni 4 жыл бұрын
@@renatapoontes eu recebi notificação de vc ter respondido o mesmo comentário que eu em dois vídeos totalmente diferentes seguidamente AHUAHAUA acho que temos os mesmos gostos pra vídeos ❤️
@renatapoontes
@renatapoontes 4 жыл бұрын
Amanda serio?????? que chiiiiic HAHAHAH qual é o outro vídeo?
@gabimerlin
@gabimerlin 4 жыл бұрын
meu cérebro ta fundindo com o meu coração nesse momento... peraí que deu ruim
@mariaaraujo5939
@mariaaraujo5939 2 жыл бұрын
Maravilhoso!!
MINHAS HISTÓRIAS DE AMOR SÃO SEMPRE IGUAIS | EMANUEL ARAGÃO
23:33
TÁ FUGINDO DO QUE?
36:25
flor e manu
Рет қаралды 34 М.
Running With Bigger And Bigger Lunchlys
00:18
MrBeast
Рет қаралды 127 МЛН
小路飞嫁祸姐姐搞破坏 #路飞#海贼王
00:45
路飞与唐舞桐
Рет қаралды 27 МЛН
GIANT Gummy Worm Pt.6 #shorts
00:46
Mr DegrEE
Рет қаралды 123 МЛН
O AMOR É SUPERVALORIZADO. ENTENDA O PORQUÊ.
32:08
flor e manu
Рет қаралды 66 М.
MEDO DA REJEIÇÃO | NEUROSE DE ABANDONO | EMANUEL ARAGÃO
29:48
flor e manu
Рет қаралды 113 М.
COMO SE LIVRAR DA NECESSIDADE DE APROVAÇÃO?
42:46
flor e manu
Рет қаралды 115 М.
Amor no século XXI | Regina Navarro Lins e Leandro Karnal
39:32
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 880 М.
AFINAL, O QUE É O TAL AMOR LÍQUIDO?! | Christian Dunker | Falando nIsso
40:57
Provoca | Emanuel Aragão | 27/08/2024
50:57
Provoca
Рет қаралды 47 М.
Running With Bigger And Bigger Lunchlys
00:18
MrBeast
Рет қаралды 127 МЛН