Não incomodou a vocês o fato de que, mesmo desconfiando que pudesse haver um tipo de vírus ou qqr coisa do tipo dentro da "bolha", todas as personagens entraram sem usar nenhuma proteção e mexiam em tudo de estranho que encontravam nem ter nenhum cuidado especial?
@miguellokia6 жыл бұрын
Inclusive achei incrível o paralelo entre o alienígena e os próprios humanos, não pensei nisso quando assisti o filme.
@lacobusIAGO6 жыл бұрын
acho que e pq na real não ia mudar muita coisa...pq o alien nao e tipo radiação ou virus do momento que vc entra na bolha vc ja ta dentro dele nao importa o que vc ta...
@luiinacio61006 жыл бұрын
Primeramente adoro seu canal eheheheh
@luiinacio61006 жыл бұрын
E sim, também achei isso completamente estranho.Só pelo fato dos soldados que entraram primeiro não voltarem e o único que voltou estava em estado de saúde grave,Já era motivo para no mínimo se preocupar com radiação ou algo parecido.
@MichelPhilip906 жыл бұрын
Cara, essa parte eu quase parei o filme achando que seria tão burro quanto um Prometheus. O filme cria toda uma contextualização pra inserir a Lena naquela situação, abre para o aparecimento dos personagens novos e dar respaldo na motivação delas estarem ali e entrarem na bolha. Coloca no roteiro a possível causa do estado crítico do Kane (virus ou radiação, como a Lena diz), e aí FOOOOODA-SE TUDO. Vamos em 4, sem proteção, treinamento ou expertise de sobrevivência, se jogar nessa merda de bolha maluca que está matando soldado há meses. Eu ainda tentei relacionar com o fato da bolha "atrair" e deixar todos "obcecados", para aí suga-los lá para dentro, mas não deu. Apenas cagaram pro verossímil nessa parte... ou eu perdi alguma coisa no meio do caminho.
@yohanny33596 жыл бұрын
Quando ele vai se explodir, ele fala que não sabe quem ele é mais, que o corpo dele não suportou a mutação, mas ele desde o início parece fascinado com o novo ambiente e ser vivo, ele diz pra criatura que carrega parte dele encontrar a Lena, mas o novo ser não é ele. A Lena conseguiu suportar a mutação sem adoecer e ela não aceita a criatura com tanto amor, tanto que ela resolve explodir o clone dela e matar o nicho que a criatura fez, quando ele pergunta se ela é a Lena, é porque o marido dela mandou ele procurar por ela, e de fato, ela ainda é ela mesmo que mudada kkkkkkk não sei se consegui explicar muito bem, mas resumindo, ele não é o Kane, ele é a criatura com uma parte do Kane, enquanto ela é a Lena, mas com uma parte do alienígena. A criatura não consegue ingerir água do nosso mundo, por isso ele fica doente, a Lena pode beber água porque ela é humana, aquela cena foi uma prova de que a criatura conseguiu o que queria que era poder criar um novo ser "uma nova célula" e a partir daí ele faria toda uma população. Ele melhora pq a Lena é o ser forte que aguenta a mutação sem morrer, ou seja, como a criatura é uma só, a Lena está compartilhando o DNA dela que é capaz de suportar a mutação com ele, ela foi na missão pra salvar a vida do marido dela e é assim que ela consegue. A Lena é a célula que vai começar um novo mundo.
@otiagosacramento6 жыл бұрын
*Spoilers* Eu interpretei o filme mais ou menos assim: O Brilho (Shimmer) é a metáfora para a autodestruição humana em variadas formas, seja por doença, por vício, depressão, perda, culpa, etc. Como um desafio que prova os que se atrevem a adentrá-lo. Todos que foram ao Brilho estavam desesperados, desiludidos e buscavam no fim das contas a própria aniquilação. Todos os personagens entraram no Brilho porque sofreram de algum mal passivamente, a não ser a protagonista (Lena), pois sua traição que levou Kane, seu marido, a expedição suicida. Ou seja, ela foi quem gerou o próprio dilema. Eu enxerguei o filme me propor duas opções: quando voce se depara com esses grandes dilemas da vida, voce vai se permitir ser aniquilado ou ao fim da jornada voce vai se tornar em algo novo? (Digo isso, pois em certo momento, Lena diz que o Brilho não está destruindo as coisas, mas tornando-as em algo novo. Frase que está até mesmo no trailer do filme). E pra mim, essa foi a questão que ficou na conclusão do filme: Lena ter traído o marido aniquilou Kane ou o transformou em algo novo?
@pauloalien68516 жыл бұрын
Sim, se não me engano ela diz que devia isso a ele!!
@pauloalien68516 жыл бұрын
Acho que ambos se transformaram em algo novo! E assim, podem seguir em frente e tals.
@Igor97al6 жыл бұрын
Wow, mindblown! Era essa camada que eu não tinha conseguido ver ainda. Assim tudo faz total sentindo
@virnaalves6326 жыл бұрын
Ai que alivio, meu deus do ceu hahahaha pensei que era a única que tinha entendido bem assim o filme. Esse vídeo e esse comentário me encheram de amor.
@ericaholiveira28956 жыл бұрын
Essa parte da traição que não tinha associado. Obrigado por esse comentário! Filme sensacional!
@luizadeto86615 жыл бұрын
DESDE ENTAO EU NUNCA MAIS OLHEI O DETERGENTE DO MESMO JEITO
@ricardo.rodrigs6 жыл бұрын
Grande PH! Parabéns pelo vídeo. Só queria dar uma contribuição aqui a respeito de um detalhe do filme. Quando começa o último ato do filme ("O farol")', por volta de 1h22min, vemos que Lena (personagem de Nathalie Portman) está lendo um livro ao lado de Kane (personagem de Oscar Isaac). O livro em questão é "A vida imortal de Henrietta Lacks". Esse é um "easter-egg" que com certeza vai passar desapercebido pela maioria dos espectadores, mas que tem um significado simbólico bem interessante. O livro, de autoria de Rebecca Skloot e publicado em 2010, conta a história de Henrietta Lacks, uma pessoa real. Ela era descendente de escravos e nasceu em 1920, numa fazenda de tabaco no interior da Virgínia/EUA. Aos trinta anos, casada e mãe de cinco filhos, Henrietta descobriu que tinha câncer. Em poucos meses, um tumor no colo do útero se espalhou por seu corpo. Ela se tratou no Hospital Johns Hopkins, e veio a falecer em 1951. No hospital, uma amostra do colo do útero de Henrietta havia sido extraída sem o seu conhecimento, e fornecida à equipe de George Gey. Gey demonstrou que as células cancerígenas desse tecido possuíam uma característica até então inédita - mesmo fora do corpo de Henrietta, multiplicavam-se num curto intervalo, tornando-se virtualmente imortais num meio de cultura adequado. Por causa disso, as células 'HeLa' (em referência às letras iniciais de Henrietta Lacks), logo começaram a ser utilizadas nas pesquisas em universidades e centros de tecnologia. Como resultado, a vacina contra a poliomielite e contra o vírus HPV, vários medicamentos para o tratamento de câncer, de AIDS e do mal de Parkinson, por exemplo, foram obtidos com a linhagem 'HeLa'. Apesar disso, os responsáveis jamais deram informações adequadas à família da doadora ou ofereceram qualquer compensação moral ou financeira pela massiva utilização das células. O livro 'A vida imortal de Henrietta Lacks' reconstitui a vida e a morte dessa figura importante para a história da medicina e da biotecnologia. O livro procura demonstrar como o progresso científico do século XX deveu-se em grande medida a essa mulher. Achei bem interessante a menção a esse livro no filme, dado todo o contexto da trama e das reflexões que o filme levanta. A HBO lançou em 2017 um filme baseado nesse livro - e que tem o mesmo nome, "A vida imortal de Henrietta Lacks" - , estrelado pela Oprah Winfrey. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de assistí-lo. Enfim, é isso. Espero ter dado uma ajuda nas discussões em torno desse filme "cabeçudo". Abraço e sucesso pra você!
@MiikeYurii6 жыл бұрын
Ricardo Rodrigues Obrigado pelas informações!!
@kaiotillesse39256 жыл бұрын
Nossa! Um comentário bem útil, de verdade... caso raro. Grato pelo compartilhamento!
@paulinhoooooooooo5 жыл бұрын
Nossa você é um gênio. Kkkkk
@shamaraamorim34755 жыл бұрын
Obrigada pelas informações!
@camilacris75605 жыл бұрын
Muito legal obrigada por compartilhar 😊
@edenilsonbruno98976 жыл бұрын
Só queria saber onde foi a mulher planta 🌱
@mikaeldamatadossantos48694 жыл бұрын
Isso.
@joaovictormartins71274 жыл бұрын
Acho que aquelas plantas em formato de folhas,São na verdd antigos humanos que sofreram mutação
@davigabriel14004 жыл бұрын
Ela virou parte do alien kkk no caso ela virou uma planta
@endrewdasilva58224 жыл бұрын
Virou planta da pra ver ela. Ela virou a planta rosa tá bom. Agora eu vou limpar minha memória por causa do urso do capeta tá bom
@thur01_4 жыл бұрын
Ne
@nilderkarpegiane6 жыл бұрын
E aquele urso do satanás pedinte de socorro que acabou com minha noite de sono?
@missLouiiify6 жыл бұрын
Nilder Karpegiane Aquela foi a cena mais aterrorizante pra mim. Arrepiei só de lembrar
@isabelafalcao89976 жыл бұрын
Eu nao to conseguindo dormir tbm kkkkkk
@lucasbrito47396 жыл бұрын
Eu fiquei horrorizado quando o diacho o urso falou 'HELP' e era a voz da mulher que ele arrastou pra floresta. Primeiro achei que de alguma forma ela ainda tava ''meio que viva'' dentro dele e pedindo socorro, mas depois percebi que ele absorveu isso dela e tava usando como armadilha. A cena daqueles tentáculos na barriga do soldado também me chocou.
@tecnopoesia6 жыл бұрын
No anime "Made in Abyss" tem um monstro com a mesma habilidade, Imita os gritos de socorro da presa para caçar. É um anime que engana, porque a gente acha um pouco infantil a princípio e depois ele vai mostrando que não é nada infantil. Recomendo.
@marneyfernandes56756 жыл бұрын
Quero ver o Leornado Di Caprio matar aquele, tenta lá mermão, tu não é o foda? Kkkk
@camilagomes73966 жыл бұрын
Aquele urso pedindo socorro foi tenso pra dormir 😂😂
@Wvramoz946 жыл бұрын
Tbm fiquei com medo
@Vandervansousa6 жыл бұрын
Vou assistir novamente fumando um beck, acho q assim posso compreender melhor
@luizsouza97806 жыл бұрын
Vandervan Sousa se der certo , me explica
@MatZheus6 жыл бұрын
Tô pensando em tomar um ácido pra ver kkkk
@gabrielviana60736 жыл бұрын
KKKKKAKAKAKKKKKKKK to pensando seriamente em fazer isso, scrr
@rodrigoalves87476 жыл бұрын
kkkkkkkk melhor jeito, pensei no mesmo
@penelopesales4 жыл бұрын
Fiz isso e na hora que a medica la explode e dai começa a criar aquele bicho la GENTE DO CEU que loucura hahahahahaha e a musica entao, vishh
@Igor97al6 жыл бұрын
Cara pq eu nunca consigo ver essas coisas nos filmes? Assisto, penso que entendi, ai quando vejo explicação me sinto tão burro!
@viniciusortiz49376 жыл бұрын
Já eu assisto, não entendo, me sinto burro, vejo a explicação, continuo não entendendo e me sinto mais burro
@DanielSilva-db2xt6 жыл бұрын
Igor Pereira ... Kkkkkk
@johniesanttos6 жыл бұрын
Você não e o único 🤣
@gabrieladias81716 жыл бұрын
HAHAHAHAHA pior sou eu, que crio todas minhas neuroses e explicações antes, durante e depois do filme e aí vou ver a crítica e não tem nada a ver com o que pensei, praticamente eu crio outro filme 😂 Sigo acreditando que um dia vou acertar, segue o fluxo.
@sergiooreinaa6 жыл бұрын
Por isso que eu prefiro Chaves e Chapolin.
@clovisjunior47496 жыл бұрын
Alguém reparou que na casa que elas entram, na cena que tem a escada, é a mesma casa que ela mora, mesma escada, corredor. A única diferença são os quadros que estão na parede. E o intrigante é que na cena que o marido dela volta pra casa (no início do filme), é o mesmo quadro (cena) da hora que ela chega na casa e olha para os quadros e a escada, só que ela não sobe a escada.
@diegomonteiro95116 жыл бұрын
Percebi sim .... muito parecido. E parece que ela nota a semelhança ! Mas os quadros não são iguais não. Apenas parecidos.
@medmustafa6 жыл бұрын
Não percebi, se for isso mesmo é muito importante pra para entender a história. Vc percebeu a tatuagem oroboros outra personagem além da Natalie, ou foi impressão minha?
@lucasbrito47396 жыл бұрын
Eu tbm percebi isso.
@ingridsouza64756 жыл бұрын
Sim, cara, falei disso com meu boy. Para mim, isso já era o Shimmer duplicando coisas que tinham a ver com o Kane, e como vimos antes de se matar, ele disse que não sabia se ele era o Kane verdadeiro ou se o outro que era. Então para mim, o tempo que o Kane ficou dentro do Shimmer com sua duplicata só serviu para tirar sua sanidade e "treinar" a duplicata.
@clovisjunior47496 жыл бұрын
Armed confesso que a tatuagem não tinha percebido. Percebi após ver o final novamente. A cada hora que vejo o final, percebo e assimilo coisas novas que complementam a assimilação que tive do filme. Achei muito interessante esse filme. Acredito que farão a trilogia.
@carlos133836 жыл бұрын
um ponto interessante q na minha opinião vale apena ressaltar é que a Lena tem seu dna alrerado, sendo portanto uma mutação alienígena se tornando superior aos alienígenas porque o kane em contato direto com a agua teve falência dos órgãos, o mesmo não ocorre com a lena ao beber água depois de retornar (algo bastante relevante num planeta com tanta água, dessa forma a espécie nova sobreviveria na terra)
@luistointv16 жыл бұрын
Mas ele também ficou bom depois que ela saiu de lá... Pq?
@UmMais6 жыл бұрын
Mas ele também sobreviveu, no final das contas... Mas pode ser mais ou menos isso também. Ele foi a primeira "cópia", porém ela sendo a segunda, poderia ter sido feita com melhores "adaptações".
@ViniciusSantosBadaas6 жыл бұрын
Luis Freitas Acredito que eles são o mesmo ser, e como o gene do alien e o dela se misturaram e se adaptaram ao planeta automaticamente os dele tbm
@fernandoalmeida24916 жыл бұрын
O jacaré também teve contato com água e não morreu
@eritonsouza61526 жыл бұрын
Luis Freitas ficou sim
@nathannapereira79536 жыл бұрын
Interessante eu ter entendido tão diferente, vi que você fez a resenha do filme então corri para assistir antes de ver seu vídeo. Eu entendi essa redoma quase que como uma área de teste onde o et estava procurando um hospedeiro perfeito, mas todos estavam "quebrados" físico ou psicologicamente, e tb é et entendeu a reprodução humana, desta forma sábia que precisava de um macho e uma fêmea, os dois foram os únicos que chegaram no farol( final da jornada) que eram sadios e compatíveis, perfeitos para iniciar sua colonização.
@fabiosaraivasilva84796 жыл бұрын
concordo essa e a ideia procriar a raca alien
@jcarlinhoscarlinhos20586 жыл бұрын
Valentina e Brincadeiras , interessante. Há alguma lógica nisso.
@luistointv16 жыл бұрын
Então pq Kane sai "doente" da bolha e pq quando a bolha desaparece ele fica bom?
@GamesComVodka6 жыл бұрын
Luis Freitas Faria sentido. Pensa assim, se ele devolveu o "alien macho" sem dar respostas e doente, atrairia mais "cobaias" para ele.
@tecnopoesia6 жыл бұрын
Luis Freitas, Motivação para a "fêmea dele" voltar e ser contaminada.
@carol14166 жыл бұрын
O filme tem vários conceitos embutidos de formas subliminares. Outra analogia que se pode tirar também tem a ver com o câncer que é citado algumas vezes, mas com outra perspectiva. Olha bem: Mais ou menos no começo do filme, ela conversando com o marido na cama, ela cita o limite de Hayflick e a senescência das células ( dá pra ver que o autor se aprofundou mesmo em biologia ). No contexto da conversa ela diz que se desse para interromper o limite de Hayflick, que consiste em um limite de divísões máximas por célula, seria possível interromper o envelhecimento, que ela acredita não ser natural e até brinca que é um erro de deus. O interessante disso é que em células cancerígenas não existe esse limite, por isso elas permanecem sempre jovens e se multiplicando. Agora imagina um tumor cancerígeno que aniquila o hospedeiro, mas que surge do mesmo código genético, tem características mutantes, porque cresce desgovernadamente, mas de certo modo é uma "versão" nova das células velhas de um tecido/organismo. A refração no meu ponto de vista pode ser isso, uma nova forma ou versão, uma cópia só que diferente. Quando as células da Lena são substituídas pelas novas, ela se torna uma versão nova de si mesma. Parece estranho, mas eu acho que o câncer é uma simbologia pra o filme inteiro, e vice-versa.
@diegonepomucenoteixeira86606 жыл бұрын
Excelente observação!
@UmMais6 жыл бұрын
Pensei mais ou menos nesse mesmo sentido. Pra mim, o "et" age como o câncer.
@erikaborgescarvalho97446 жыл бұрын
Muito bem observado! O diretor deixa bem claro isso ao se trabalhar com as imagens, a cenografia... como por exemplo,T todas aquelas raízes se espalhando, uma forma macroscópica de metástases, e o jardim desordenado. E no final, a questão, quem foi aniquilado, o ser antigo ou o novo q se formou a partir dele?
@rafaelamafra91086 жыл бұрын
Carol muito bom!
@kakapnn6 жыл бұрын
Analise irada 👏👏👏
@VinaBasi6 жыл бұрын
Eu entendo o filme como algo psicológico. Acho que tudo aconteceu na cabeça da Lena pelo seu luto e arrependimento por ter traído o Kane. Ela aparece em todos os takes, com exceção de duas cenas: o meteoro caindo e a cópia dela destruindo o farol. Como ela é bióloga, todo o cenário foi construído em cima desse tema. E ela sempre tomava a frente pra salvar todo mundo, sem medo das ameaças. Ela queria salvar o Kane que ela inventou. Então, ao pintar o quarto, o que representaria um fim, ela emergiu nesse mundo onde ela seria uma espécie de heroína, lutaria consigo mesma, destruindo seu lado "ruim" e recomeçando com um novo Kane. Tanto que as pessoas que acompanhavam elas, todas tinham algum dano psicológico. Ela criou isso para se autopunir e perceber que o sofrimento não é só dela. O final dos olhos eu vejo como um recomeço dos dois. O ideal da aceitação, como um novo Kane. Ele estava doente e quando o Farol foi destruído, ele melhorou. Mais um ponto pra tese de que ela queria salvar ele. Esse foi o meu entendimento. Não consigo ver como um filme de alienígenas.
@vgcv1236 жыл бұрын
Eu tive uma interpretação diferente. Pra mim o filme é sobre a relação paradoxal entre vida e morte, e sobre como a constante mudança é essencial para vida. Dentro do "brilho" tudo está em constante mutação e os personagens percebem que não sairão de la as mesmas pessoas que entraram. Kane percebe isso e após ficar um ano la ele mudou tanto que tomou consciência de que ele não era uma pessoa, não era mais Kane, era apenas uma constante mutação. Todos os dias mudamos, e quando mudamos o nosso "Eu" do dia anterior morreu, mudar é morrer, mas mudar também é essencial para a vida (ja que a evolução depende disso), ou seja, a morte é essencial a vida. E daí o simbolo do oroboros, a cobra comendo a própria cauda (e se auto-destruindo) da a ideia de um ciclo infinito de vida e morte. outra coisa que o filme trabalha é questão da mistura, como as mãos se misturando no copo refratado e as criaturas mistas, e também a mistura do ego, Kane no video em que ele se queima pergunta "se eu não kane, quem eu era? eu era você?". Provavelmente kane depois de um ano dentro do brilho mudou tanto que não reconhecia mais seu "Eu" e não havia diferença entre ele as formas de vida que la habitavam, e também as pessoas que ele conheceu, a noção de Eu ou de Self é algo subjetivo criado em nossa mente, mas no fundo somos todos parte do mesmo universo, mesmo ecossistema, etc. Creio que o que o filme quer dizer com isso é que a ideia de Ego é uma ilusão, somos constante mudança e só existimos em um momento, no outro ja morremos.
@renatamoraes75436 жыл бұрын
Victor Garcia sensacional.
@rayannealmeida80446 жыл бұрын
Victor Garcia concordo. E acredito que por isso há a conexão final entre o casal, pois por mais que eles partam de bases distintas (alien/humana), eles se reconhecem como serem que se 'destruíram' para se reconstruir, ou seja, se transformaram.
@ologico61986 жыл бұрын
A memória derruba essa tese, porque mesmo mudando ainda acreditamos ser o mesmo Ser.
@LilElfo6 жыл бұрын
Victor Garcia adorei sua posição... pensei mais pra esse lado tmb.
@LilElfo6 жыл бұрын
Sempre penso isso... nos humanos nao somos seres unicos e separados... cada um de nós somos como operarios de uma colméia que só existe em conjunto. Que toda espécie é uma junção só de uma das milhares de ramificações da natureza. Isso quer dizer que nao somo nada alem de uma peça que a natureza usa pra sobreviver, dai o nosso ego é uma ilusão pois como o proprio significafo diz, é algo que nao somos e tentamos mostrar que somos
@garfielddesegunda58776 жыл бұрын
eu chamo o alienígena de ser de detergente!
@ProjetoConselho6 жыл бұрын
MINHA INTERPRETAÇÃO - SPOILER: Minha impressão da força alienígena que chegou no cometa é que ela não era consciente e uníssona, mas se adaptava ao que tocava ou extraia, como a nossa natureza, se expande ou se retraí de acordo com o meio que permite ou não; não acho que seja uma força inteligente ou um plano pensado como muitas críticas colocaram, vejo como apenas um material biológico aleatório que chegou em nosso planeta através de um meteoro ou cometa (como aquele que nos "gerou" chegou) e a partir daí foi espontaneamente reagindo ao meio e se desenvolvendo com suas características (a refração de características biológicas acelerada), os personagens deixam claro ao longo do filme que a criatura surgida do clone não tinha intenções alguma na terra, e que era basicamente uma imitação de nós mesmos (quando ela diz que atacou e foi atacada, por exemplo), ela só se auto destruiu no final porque assimilou a nossa informação no DNA humano de nos autodestruirmos (explanada na conversa entre Lena e a Team líder), mas claro que a informação genética do ser já havia se entranhado em Lena, e a matéria alienígena sobreviveu dentro dela, possibilitando a continuidade de sua expansão na terra (seja se reproduzindo ou se espalhando como um vírus a partir da protagonista). Quanto aos efeito diversos da refração em cada uma do grupo acho que refletiram suas naturezas psicológicas internas (tirando as mortas por criaturas), a mulher formada em física era introspectiva e passiva e se fundiu ao meio pois já havia desistido psicologicamente de lutar e se rendeu a mutação, as únicas que tinham determinação real de chegar ao final eram a team líder com câncer e a protagonista, a primeira morreu assim que chegou ao final, pois não tinha intenção de retornar, apenas ver o que tinha no final, e a matéria alienígena a absorveu, usando-a de forma base para clonar humanos (possível quando a gota de sangue da Lena entre em contato com a matéria amorfa criada). Quanto ao clone do marido dela ter voltado para casa e tê-la encontrado creio ter sido apenas por conta do desejo final do original que antes de suicidar ordenou ao clone na gravação que encontrasse Lena e ele o fez, gancho que a inseriu na trama. Gosto dessa visão menos intencionada porque vejo muito ali de HP Lovecraft, do mau randômico que é maior do que nós e incompreensível a nós, e não se importa em fazer sentido para agir como age, cabendo a nós aceitarmos ou sucumbir a loucura. Gosto de uma frase que sintetiza o a minha impressão do plot do filme "O universo não é adaptado ao ser humano, nem tão pouco lhe é adverso, é-lhe indiferente" Carl Sagan. Assim como a vida com nossas características colonizou este mundo outra pode aleatoriamente repetir o processo e nos substituir sem qualquer motivo ou perversidade. Nessa visão, não somos especiais ou importantes o suficiente para sermos protagonistas alvos de uma conspiração interplanetária, somos frutos do acaso e pelo acaso também podemos perecer.
@willianmoises32766 жыл бұрын
“O homem é o lobo do homem” (Thomas Hobbes)
@rafspisla6 жыл бұрын
Não li o livro que deu origem ao filme mas ao assistir eu vi grandes inspirações do conto "A cor que caiu do céu" de Lovecraft, que inclusive é, na minha opinião, um dos contos mais aterrorizantes dele. Pra quem gostou do filme, vale a lida com certeza!
@ThiPWAgo6 жыл бұрын
Eu tive um interpretação diferente. Vou explicar Em muitas vezes no filme ela fala sobre câncer, mutações, autodestruição etc... Também em um diálogo, entre a biologa e o marido dela, num flash back, eles discutem sobre Deus errar ou não, ela fala que pelo fato de nós morremos, isso é um erro no nosso DNA, é assim também sendo um erro de Deus.Porem, nossa morte se eu não me engano, acontece porque nossas células se dividem tanto que em momento ela acaba perdendo informação e por isso não consegue se dividir mais e morre, no entanto o câncer é o contrário,uma célula sofre uma mutação e começa a se dividir indefinidamente, e acaba criando um tumor é nos matando. Tendo em vista essas informações vamos ao ser alienígena lá, dentro da bolha o ser estava de alguma forma criando mutações e modificando tudo aniquilando algumas coisas , criando algumas bizarrices e quanto mais próximo do farol mais bizarro era, é bolha tal qual um câncer tava crescendo, e dominando tudo.Logo o ser lá era na verdade um câncer cósmico, um erro de deus....
@alexandrebatista88296 жыл бұрын
A Lena no final é realmente a humana,mas ela está infectada,e duas cenas mostram isso: a do barco quando ela vê a mancha no ante braço,e depois quando ela pega uma amostra d sangue da mancha e ao analisar no microscópio,vê q a célula é estranha e está se multiplicando igual àquela da amostra q tirou do corpo metamorfosiado! E isso fica explícito na cena do copo d'água, quando o Kane bebe e passa mal,(pq a água é nosciva aquele novo organismo ),e ela também bebe mas nada acontece! Agora a pergunta q não quer calar: pq a Ventress q chegou primeiro no farol,não foi replicada assim como o Kane e a Lena? Será q é pq ela tinha câncer?
@matteusmaia13705 жыл бұрын
Mas porque o Kane ficou curado quando a bolha foi destruída ??
@rainhadador_34236 жыл бұрын
EU ASSISTI O FILME TODINHO SEM ENTENDER NADA
@juliasalvatore51406 жыл бұрын
Eu na vida
@sabrinaleticia93515 жыл бұрын
Kkkk tbm
@luizotaviomeneses68035 жыл бұрын
Entendi nd tbm ;-;
@vivianavivi95855 жыл бұрын
Vim aqui tentar entender agora entendi menos ainda
@lana_xm4 жыл бұрын
Neh fkckgkgl
@adahconti6636 жыл бұрын
PH, me permita um textão algo filosófico. Esse filme pede. Sua explicação foi perfeita, acho que era nessa linha mesmo que o autor/diretor foi. Particularmente pelas citações ao câncer ( o livro da Henrrieta Lacks e outras). O Câncer é uma tentativa de imortalidade das células que acabam por se aniquilar quando aniquilam o todo. Metáfora para o ser humano e a natureza. Porém, tenho algumas questões que podem permitir uma leitura um pouco diferente, mais próxima a minha visão do mundo. Se deixarmos o Bem e o Mal no âmbito apenas da moral humana e pensarmos no ser humano com parte integrante do Todo (natureza, universo,deus, etc) e nossa existência (como indivíduos e mesmo como especie) limitada num certo tempo/espaço, podemos apenas pensar que a natureza é isso: destruição, mutação, junção, separação, recriação. Não é o Homem x Natureza. O Homem ( e toda suas traquitanas) é a "Natureza". Tem uma questão semântica aí, mas dá pra entender, né? No filme, não está dito que o Ser é consciente ou tem propósito. Ele aniquila toda a vida mas recria outra (hibrida). Será que Ele também está sendo aniquilado no processo ou não existe mesmo plenamente fora do hibrido (como um vírus)? Quanto a parte técnica do filme, não me agradou. Entendi a ideia, mas achei mal executada. Visual em geral e o CGI do Ser em transformação não curti. E detestei o som em geral. Também entendi a proposta de provocar estranhamento, mas não funcionou pra mim. Enfim...papo pra uma semana. Se você chegou até aqui, parabéns e obrigada. Abração. Adah
@RayneOliveiraLisboa6 жыл бұрын
Não gostei da proposta de provocar estranhamento. Mas enfim amei seu comentário. Literalmente não são todas as pessoas que vai enxergar alguma coisa nesse filme, nem mesmo querendo.
@User-kt7kj5 жыл бұрын
so eu acho uma falta de amor proprio querer entender o que um autor quer dizer com sua obra? ,, dane se se vcs nao gostaram,,, ain, eu sou filosofista, vejo as coisas de um jeito transcendental , ain, sou especial, ain, meu celébro deveria ser estudado, ain ain, vão dar o ânus pra quem pagar mais
@AUGUSTOP6 жыл бұрын
1:17 o mais difícil do vídeo inteiro pra ele foi explicar como era a roupa do Ser KKKKKKK
@wardkr2310 ай бұрын
Cai um tipo de meteoro na terra contendo uma forma de vida biológica diferente de tudo aquilo que conhecemos. Essa forma primitiva (o que seria equivalente a uma unidade celular) se reproduz numa escala ultra acelerada, é a evolução das espécies em escala acelerada. A bolha representa o avanço daquilo ali, o alcance. A menina que se entrega àquela situação é algo como aceitar a evolução. O Kane não se adaptou e morreu, pela teoria da evolução das espécies somente sobrevivem os indivíduos que se adaptam. A doutora se adaptou e virou algo diferente do que ela era quando entrou ali. Enfim, pra mim o filme trata dessa questão de evolução de uma espécie mas em escala ultra acelerada. Na questão da autodestruição, fazendo um paralelo com a divisão celular, em que uma célula se divide e morre, me parece que é algo como um ciclo em que uma espécie entra em decadência para dar espaço para uma nova espécie.
@lucasnovais8003 жыл бұрын
A intenção do filme é deixar em aberto várias interpretações e que de certa forma todas vão estar certa, por que envolve vários temas. No meu ponto de vista o filme retrata situações pisicológicas, biológica, meta física e ufologia. O ser alienígena usava a luz do farol e do sol para refletir seu DNA, em outros seres, na intenção de mudar a genética e colonizar a terra com seres perfeitos. A autodestruição representada por uma cobra engolindo a se mesma, era uma marca de quem sofria a mutação. Tanto que todos os personagens que entraram na bolha recebiam uma tatuagem no braço.
@christyanmiguel53006 жыл бұрын
Achei um ótimo filme e verei de novo! Agora com essa nova percepção, prestarei mais atenção nos detalhes, muito obrigado PH!!!
@tiagopedro91204 жыл бұрын
Acabei agora pouco de assistir o filme, e vim direto achar uma explicação pq eu não tinha entendido nada. Mas é fascinante gostei 29/05/2020
@h.s34494 жыл бұрын
é nozes kkkkkk
@marciodiaz6 жыл бұрын
Se o objetivo era chegar no farol, por que não foram pela praia?
@rumoaomestre79286 жыл бұрын
Marcio Dias bem vindo ao mundo dos filmes
@doglaspm6 жыл бұрын
Marcio Dias se sabe q tem q fazer as paradas do modo mais difícil. Pra q ir pela praia se pela floresta é mais legal. Fora q se levarmos pra realidade já teriam tacado meia dúzia de bombas nucleares. Mas é filme n da pra levar pro mundo real e sim a msg q eles querem passar.
@brunomartins31456 жыл бұрын
Já sei. Vai aqui minha teoria. Está preparado? Então segura essa: Essa coisa cósmica toda era o que atuava na ilha que o pessoal de Lost estava.
@48rr-roadrace156 жыл бұрын
O objetivo era analisar e estudar as alterações que estavam ocorrendo dentro da bolha, tendo o farol como objetivo final por ser o ponto inicial de tudo. Acho que você não entendeu bem isso. Indo pela praia não haveriam muitas amostras para estudarem e entenderem o que ocorre, assim como objetos de observaçao das influencias da bolha.
@aemondosemzoio6 жыл бұрын
@@brunomartins3145 ta falando da serie lost ?
@naointeressa66553 жыл бұрын
No início você não entende nada e quando chega no final parece que você está no início.
@Wolfelik6 жыл бұрын
Alguém mais notou que ñ só a protagonista como também a mina que amarrou as 3 e depois morreu para o urso ventríloquo tinha também a tatuagem do ouroboros ? Eu entendi que ali a protagonista ja tinha o dna misturado com as demais
@missLouiiify6 жыл бұрын
Everton Soares Xavier Exato. Entendi que esta mistura começou desde o momento em que ela raclama da sensação de "arranhões" no braço na cena do barco
@medmustafa6 жыл бұрын
Everton Soares Xavier eu fiquei na dúvida se tinha visto mesmo. Então tudo estava se misturando desde o início. Porque então o DNA tinha que entrar em contato direto para a transformação do ET, se ele fazia isso por Wi-Fi?
@samirbandeira7186 жыл бұрын
verdade, parecia uma mancha
@queridaidiotice6 жыл бұрын
verdade
@claudioroberto65546 жыл бұрын
@Rodrigo medina por ele imitar a voz da garota que ele matou.
@brunocardoso91406 жыл бұрын
Pelo que eu entendi, o Brilho é como um diamante, quando a luz entra em um diamante ela é desviada (refratada) em diversas direções, e os feixes de luz que entram se embaralham. No caso, o ambiente dentro do Brilho refratava tudo, não só a luz, mas a totalidade da realidade, embaralhando tudo que existia, ou seja, cada coisa ali dentro estava sofrendo a influência de todas as outras coisas dentro da bolha, por isso uma única planta podia ter tantas flores diferentes, porque ela expressava não só o seu próprio DNA, mas o DNA de tudo, inclusive o DNA da forma humana. Assim como no começo do filme, as mãos vistas através do copo eram vistas como apenas uma mão, pois a distorção ocasionada pelas refrações bagunçou e misturou absolutamente tudo que estava dentro do brilho gerando as infinitas combinações que vemos no filme. No final, Kane tem dúvidas sobre quem ele é, pois na verdade sua existência está misturada e embaralhada com a de tudo ali em volta, inclusive com a do seu clone e isso é demais para a cabeça dele, por isso ele se mata. Ou seja, nem Kane, nem Lena saem da bolha como entraram, eles passam a fazer parte daquela realidade embaralhada. Além disso, não fica claro que se trata de uma forma de vida alienígena inteligente, parece mais como um material com uma propriedade física desconhecida que produziu um campo. Como se fosse um grande imã com um campo magnético, mas sua propriedade é de embaralhar a realidade semelhantemente ao efeito de uma refração.
@fabricio9999996 жыл бұрын
Eu achei q no inicio do filme, qdo o pessoal entra no brilho e já se passaram 4 dias e nenhuma delas se lembra de nada, é q já eram as copias. Isso tem sentido PH?
@paulomsabara6 жыл бұрын
PH vamos ver se vc consegue me explicar essa parte q realmente me deixou confuso. Na cena do interrogatório ela tem o Oroborus no braço esquerdo e na cena da piscina essa tatuagem esta no braço preso naquele tumor na parede. Isso realmente me fez pensar q o corpo da Lena q esta contanto a historia no final só é uma copia derivada daquilo. Fiquei pensando... sendo ela a narradora da historia será q ela não esta omitindo certos fatos pra enganar as "defesas humanas". Tipo um HIV???
@diegomonteiro95116 жыл бұрын
É possível ver que a tatuagem só está presente em cenas dentro da bolha. A cena em que eles estão brincando de caricias na cama, ela não tem a tatuagem.
@Marcelo-nz8gi5 жыл бұрын
Na minha opinião, com todo respeito, essa explicação está muito correta. No início do filme atriz “lena” fala sobre a multiplicação das células “Como todas as células, foi criada a partir de uma célula já existente (@,514)” e “1 se tornou 2, 2 se tornaram 4, Então 8, 16, 32 (@,866)”,ou seja, conversão decimal para binário (1,2,4,8,16,32,64,128) O principal múltiplo do bit é o byte, que consiste no agrupamento de 8 bits, POR ISSO QUE ALGUMAS PESSOA TINHAM O NÚMERO 8 TATUADO NO BRAÇO. O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1) Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão os dois níveis de tensão padronizados são 0V (zero volt) e 5V (cinco volts). Neste caso, de 0V a 2,5V temos “0”, e a partir daí até 5V temos “1, ou seja, a cada 5 pessoas de uma equipe sobreviva 1 pessoa (oscar isaac "KENE" e Natalie Portman “LENA). Ainda tem a cena que a atriz tessa thompson se transforma em uma planta formando 8 plantas (@,924) Alienígena 1 que se transforma em 2 (Kene e lena), será que é isso?
@dbalotin6 жыл бұрын
Cara, eu não achei aberto o final não, achei que poderia ser até menos explícito, aquele olhinho brilhante ferrou tudo.
@dbalotin6 жыл бұрын
Mas você pegou muitos detalhes e sutilezas que eu não tinha me dado conta. Nos seus apontamentos eu passei a ver muito de Nietzsche no filme, seja no eterno retorno, quanto mesmo na questão de olhar demais para o abismo, como o que ocorre com a protagonista no final...
@dbalotin6 жыл бұрын
Drie Caedro exatamente. Na real só ela não ter respondido, e ter aceitado o fato do Kanie admitir não ser mais ele era o suficiente. O abraço já deixaria explícito e acabaria com qualquer dúvida, os olhos passaram da conta. Não que desabone o ótimo filme também, obviamente.
@diegomonteiro95116 жыл бұрын
Concordo. Só o fato do Kane ter feito a pergunta pra ela... já nos põe a dúvida !!!
@MatheusSouza-xs6ty6 жыл бұрын
Eu não acho que o dialogo/abraço fosse suficiente não, até pq na gravação o kane fala pro kane encontrar a Lena, ent a ação deles n iam significar bem isso n. Além doq os olhos dela piscando foram mais um surpresa, o olho dele piscar ok, o dela eu fiquei 'noooooooossa'
@matheussampaio84476 жыл бұрын
Matheus Souza verdade!
@CaiOldBoy6 жыл бұрын
A tattoo dos ouroboros parece ser feita em todos que entram no brilho, por exemplo: Aquele cara que tem a barriga cortada reaparece naquela forma na parede da piscina também com fungos tem a mesma tattoo. Algumas coisas no filme me lembraram The last of us, interestelar e Made in abyss.
@rmartins19766 жыл бұрын
Muito saudável a premissa do filme. Denuncia que nós nos assemelhamos ao câncer ou aos virus, que modificam o ambiente em benefício próprio sem pensar no todo. Os outos animais apenas complementam.
@gleissonribeirodearaujo85976 жыл бұрын
Legal sua análise PH. O detalhe do copo foi muito bem observado.
@franciscosamuelrochasilvas77446 жыл бұрын
Rapaz esse filme me lembrou "Mãe" de Darren Aronofsky, cheio de reflexões e quebra-cabeça... Mandou bem! 👍👏
@rafaelamafra91086 жыл бұрын
Francisco Samuel Rocha Silva Silva eu lembrei de ‘’mae” tb! De deixar as coisas mt loucas e abrir p interpretaçoes... mas se fosse Pra escolher um, escolheria mãe!
@zuzua77755 жыл бұрын
Tbm me lembrei de "mãe " devido a complexidade do filme. Só q mãe foi mt mais facil de interpretar p mim
@Gabibrcn5 жыл бұрын
A mim também, amei
@senhoritagirassol6 жыл бұрын
Fiquei com duas dúvidas a respeito do filme: 1. Como a duplicata do Kane saiu do brilho? Não sei se caberia a explicação dentro do filme, mas podia ser um pouco mais explanado essa questão. 2. Na primeira tentativa da Lena de sair do farol ela foi impedida pela sua duplicata, já que ela imitava os seus movimentos corporais. Na segunda vez isso não aconteceu. A duplicata botou fogo em tudo e a Lena pode sair de boa de dentro do farol. O que mudou?
@samirbandeira7186 жыл бұрын
Acho que pq a duplicação já tinha acabado
@NinnoHD6 жыл бұрын
1 - Essa questão na verdade se torna, interpretativa da nossa parte quando chegamos no final e vemos o KANE fazendo as gravações, e logo depois a sua duplicada aparece, nesse ponto, da pra pensar que ele "aceitou a loucura", e dividiu coisas com a duplicata como as suas memórias, durante o tempo que ele ficou lá até se matar, isso da pra notar no começo quando ela tenta beijado e ele não corresponde por não saber, logo em seguida na cena sentados a mesa, ele não saber explicar como chegou lá, ele apenas tinha as memória do Kane como um guia. 2 - Mudou que o Ser entendeu que para se multiplicar ele não poderia se transformar na LENA e sim fazer com que parte dele fosse para ela, ou seja, quer dizer que de certa maneira a LENA evoluiu, e como ela mesmo diz... 2 espécies diferentes não podem procriar. Além de que o ser não poderia tomar água. o que fica aberto é como ele ficou bem? talvez teve uma breve adaptação do ser.
@PauloVictor-fg6ib6 жыл бұрын
Ana Silva 1 também tive a mesma impressão, mas não sei o real motivo. 2 acho que já que o final da a entender que a Lena é em maior parte o ser, o ser pode ter ficado em maior parte a Lena. Tanto que ele aparenta ter sentimentos pelo cadáver do Kane e sai pondo fogo em tudo. Creio que ele seria a Lena em uma última tentativa de salvar a espécie, voltando pro centro da aniquilação e se deitando ali.
@eldencarmo78146 жыл бұрын
PH você leu os livros da trilogia Comando Sul? Eu li estes livros no começo do ano passado e acho que isso afetou muito minha experiência com o filme... achei um bom filme, ele captura um pouco da atmosfera dos livros, mas só um pouco... teve algumas coisas que ficaram de fora que dariam mais profundidade ao filme, e outras cenas que foram criadas pro filme, principalmente na parte final, que achei fracas se comparadas a obra original... talvez gostasse mais do filme se não tivesse lido os livros... só como curiosidade, no livro as personagens são nomeadas apenas pelas profissões, bióloga, psicóloga, etc, não sabemos os nomes reais, e por incrível que pareça me importei mais com a equipe do livro do que com a do filme.
@maarihorta6 жыл бұрын
Meu, você é fera, eu acabei de assistir e fiquei indignadíssima com o final sem ter certeza realmente do que havia acontecido. Muito obrigada, adorei seu video. Bela interpretação e eu nem tinha reparado nos mínimos detalhes. Valeu!!! Abraços, continue assim.
@anysatoshi91105 жыл бұрын
A parte que me deu mais agonia foi o vídeo do soldado naquela piscina kkk fiquei tipo CRENDEUSPAI OQ É ISSO
@yuriss15075 жыл бұрын
Mano todos os filmes que eu assisto e não intendo vc vai la e faz um video kkkkk MT BOM
@kafuuj3 жыл бұрын
kkkkkkk mano tinha aquele urso que pede socorro e eu jurava que era o scp-939 kkkkkk
@estherasth6 жыл бұрын
Acabei de assitir o filme e nao tinha entendido nada para mim era so mais um filme de fantasia, nunca teria essa visão do filme,essa perspectiva.Muito bom video e explicação
@leocacatua6 жыл бұрын
PH, tem uma coisa que eu queria te perguntar. Tem um detalhe a mais ai. A personagem Anya tem a mesma tatuagem que aparece na Lena. Salvo engano, essa tatuagem só aparece na Lena depois que ela sai de lá. Fiquei pensando algo sobre ela ter, de alguma forma, absorvido as outras personagens também. Será que tem algo assim?
@mrclsserra6 жыл бұрын
Vim aqui fazer a mesma pergunta, tb fiquei pensando nisso. Mas a tatuagem aparece depois que a personagem da Anya morre. se fosse so depois q ela sai poderia ser algo ligado a absorção de todas as características do ambiente pelo Alien, mas como aparece antes, fiquei meio sem entender.
@eemeze16 жыл бұрын
Leo Ferreira A tatuagem também estava naquele soldado que teve a barriga aberta e estava todo transformado na parede da piscina
@rafaelamafra91086 жыл бұрын
Leo Ferreira SIM! eu achei que faltaram varios detalhes no video tb !
@kelsonthomas26156 жыл бұрын
A tatuagem não passou do soldado pra elas, Eduardo Zimmermann! Bem antes de entrar no Shimmer uma das participantes da expedição já tinha aquela tatuagem.
@allandelon95556 жыл бұрын
tb vi isso, fiquei pensativo sobre a tatuagem.
@evandros.43516 жыл бұрын
Acho que esse filme vai da interpretação de cada um. Quando eu falo isso, me refiro a mensagem que ele quis passar. Cada um vai entender de acordo com seu modo de ver a vida e o mundo, e isso é o que deixa o filme mais interessante. Mas, gostei do seu ponto de vista tbm.
@Vulgobh6 жыл бұрын
Ph, vim falar das tatuagens mas vi que alguns já falaram e vc até respondeu. Mas mesmo assim, como vc vai fazer um vídeo deixa eu já discordar de uma coisa. Não pode ser o dna. Dna é algo biológico, do corpo. Uma tatuagem é tinta, algo de fora aplicado na pele. Isso não se encontra no DNA. E outra coisa. A tatuagem tmb está no braço do cara pregado na parede da piscina. E outro ponto interessante q levantaram, a casa lá dentro é mesmo a casa dela?
@diegomonteiro95116 жыл бұрын
A tattoo aparece também na Lena.... no corpo na parede..... no colega de Kane que tem a barriga aberta. A Anya (machona) aparece com a tattoo estando de camiseta logo após a morte de Sheppard, quando fala em querer voltar.
@patriciacalmon136 жыл бұрын
A tatuagem está no braço do cara que morre na parede (que é o mesmo do vídeo); a paramédica não tinha a tatuagem antes, assim como a Lena (mesmo depois que acordam na bolha). Depois aparece na paramédica, lá na cena da casa, quando ela percebe algo sob a pele da mão se mexer, ou seja, ela teve contato com o cara da parede; E só depois que a Lena está fora da bolha é que podemos ver que ela está com a tatu também, já que naquela cena depois do crocodilo é possível ver que ela não tem tatuagem nenhuma. Mas ainda não entendi a da tatu.
@rayannealmeida80446 жыл бұрын
Vulgo Canal eu acho que a tatu é mais uma questão de simbolismo, se vcs perceberem ela aparece naqueles que estão se transformando. No alien que se mescla ao marido de Lena, no soldado que está claramente afetado por mutações, na garota que diz perceber suas digitais mudando e, por fim, na própria Lena. Talvez uma característica física fizesse mais sentido. Mas já que é como se pegássemos todas as características biológicas possíveis e rearranjasse-mos ao léu, seria difícil definir uma que conectasse os personagens do modo que a tatoo fez.
@TheLaiane45 жыл бұрын
Tudo dentro se mistura inclusive luz e frequencias e aparentemente materia tambem
@Davi-hy5gv6 жыл бұрын
Eu interpretei o final da personagem da Natalie Portman (Lena) diferente. Lena entra no brilho sem a tatuagem mas a quando ela esta sendo interrogada ela tem a tatuagem. No momento que o alienigena se transforma na lena da pra ver a tatuagem no braço do alienigena. Assim sendo, eu entendi que lena morreu la no farol e o alien saiu e mentiu no interrogatorio. Dessa forma ninguem nunca saiu do brilho, pq o alien não permitiu que isso acontecesse. Os unicos indivios que sairam na verdade não são humanos.
@isaholiveira0144 жыл бұрын
Será que vai ter aniquilação 2? ESPEROOO
@celinecandido3571 Жыл бұрын
Vc arrasa nas explicações!
@antoniogarcia7736 жыл бұрын
Eu entendi assim: Este filme é claramente inspirado no Gênesis da bíblia. No começo os personagens se pegam numa discussão se Deus pode errar (lembrança dela). A resposta dela é que sim porque haveria um "erro" no DNA humano que permitiria que morressem, e que se não fosse isso, a humanidade não morreria mais. este deus criador (segundo a visão do filme) seriam os ET's que estariam mais uma vez criando um ser inteligente, mas desta vez sem o tal erro que levaria os homens a morrer... (por isso da tatuagem da eternidade no final do filme) Seria um ADÃO e EVA 2.0, preparados para viver para sempre frutos de uma nova "configuração genética" que aconteceu na bolha. Isso explica porque só os dois personagens sairam da bolha (apesar de não ser mais os originais, e sim a versão deles já melhoradas). A ideia da aniquilação está no fato de que a antiga criação gradativamente seria substituida pela nova raça. Bom, este foi meu entendimento do filme.
@THALYNEMENDESDOSSANTOS11 ай бұрын
Ajudou muito kkk fiquei sem entender esse final. O porquê ela tbm se tornou o bicho se ela conseguiu escapar. PURA FILOSOFIA. 🤯
@hudsonkayan51016 жыл бұрын
"A natureza de vez em quando tentra..." KkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkk
@boidagua6 жыл бұрын
Hudson Malakian ri tanto q chorei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@boidagua6 жыл бұрын
Ainda to rindo pra KRALHO😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@Nicolas-sp6xi6 жыл бұрын
Eu não entendi porque os soldados não pularam de paraquedas direto no farol ou porque eles não entraram com veiculos dentro da bolha, ia ser mais rapido para fazer pesquisas sobre o farol ou não entraram com roupas de radiação,
@rickyfariia4 жыл бұрын
Assistem fumando um beck gente É uma lombra sem fim 👏🏻 Ps: consegui entender perfeitamente esse filme, ele é um arrasooo ❤️
@jp_coelho94296 жыл бұрын
Esse filme, gostei. Mas senti que não consegui entender, totalmente o filme.Agora com o vídeo, deu uma clareada no que o filme, queira passar. Valeu ph
@carlosdonizetti95736 жыл бұрын
Ph qual foi sua interpretação da cópia do marido da Natalie Portman ter chegado em casa e ter passado mal, a ponto de ter todos os órgãos falhando e no final quando a Natalie Portman destrói o cérebro da criatura ele fica normal ?
@garfielddesegunda58776 жыл бұрын
Carlos Donizetti porque a Natalie (a lena) é o próprio alienígena ou ele está dentro dela.
@fabiovonvader52866 жыл бұрын
Eu estranhei bastante essa cena.. Como ele voltou? Fora q voltou da mesma forma q saiu de casa n entendi muito como funciona os poderes desse ser fora do shimmer
@abramo11116 жыл бұрын
Tb nao entendi isso. Estava morrendo com falencia multipla de orgaos e de repente fic a normal?
@carlaribeiro32646 жыл бұрын
Eu achei interessante que o Oscar começa a passar mal depois que bebe o copo de água. Daí no final a câmera ainda foca bem quando a Natalie bebe a água, mas não acontece nada com ela.
@luiinacio61006 жыл бұрын
Carla Ribeiro acho que ela não Bebe a água.Tanto que a água fica parada na borda do copo '-'
@SheilasProblems6 жыл бұрын
Achei bacana a parte em que a Lena conversa com a doutora sobre a autodestruição do ser humano. Todas que foram voluntarias para entrar na "reluzencia" não tinham mais nada a perder, tipo, sabiam dos riscos, mas já estavam bem calejadas da vida, como se procurassem uma fuga da realidade. E a doutora fala que todos estamos nos destruindo, mas as vezes nem temos consciência disso. Ao fumar, beber, prejudicar o meio em que vivemos. E fazemos isso por impulso. No final Lena diz que entendeu que os extraterrestres não vieram para destruir, e sim para tentar mudar. Pq na vdd, todos já estamos participando da nossa própria destruição.
@hashimoto84066 жыл бұрын
Eu não entendi sobre aquela parte q eles pegam o hd de uma câmera e tá salvo o vídeo dos soldados abrindo o outro e as entranhas dele tão se mechendo
@fellipecoelho9176 жыл бұрын
Show irmão. Ótimo vídeo
@alinnemustapha14626 жыл бұрын
adorei o filme, eu só n acho que o ser tenha uma consciência
@garfielddesegunda58776 жыл бұрын
Alinne Mustapha tem ele é safado tem uma hora que ele enconxa Natalie portman
@wrenchjr11586 жыл бұрын
Garfild DeSegunda kkkkkkkk
@iolandafonseca9236 жыл бұрын
Eu acho q o ser é muito consciente. Ele pensou em um meio de infiltrar na humanidade de uma forma mais sútil
@marcelosuhett10916 жыл бұрын
Kkk
@Tony-mm8xc6 жыл бұрын
Fala mais sobre isso, sério
@renatobento26566 жыл бұрын
Cara, ganhou um novo inscrito!
@jessicasantos61436 жыл бұрын
n sei se alguém já comentou mas enfim: A tatuagem que aparece no braço da Natalie Portman e a mesma tatuagem e no mesmo antebraço da personagem da Gina Rodriguez, fiquei pensando nisso
@convidado486 жыл бұрын
Jéssica Santos e tem essa tatuagem no rapaz que fazia parte do grupo do Kane. Que é aberto por ele...
@diegomonteiro95116 жыл бұрын
E é a mesma tatuagem que está no braço do corpo que está pregado na parede na cena da piscina !!
@jeanj74966 жыл бұрын
Voltei o filme pra observar e a tatuagem só aparece nas duas personagens depois que elas entram no brilho. A primeira aparição da tatuagem, seguindo a linha temporal, acontece no rapaz que tem a barriga cortada.
@NBRosa236 жыл бұрын
Muito boa observaçao. Muito obrigado. Fiquei agoniado o filme todo, principalmente com o simbolo do infinito ate por que o aimbilo estava anteriormente no braço do soldado que o kane abre a barriga na piscina, inclusive o braço permanece intacto dps do cara virar aquela planta e tudo mais. Quando acabou eu fiquei super confuso mas sabia que tinha algo por tras
@magokyo16 жыл бұрын
PH vc tem boas opiniões, mas minha interpretação é diferente em praticamente todos os pontos. O filme é excelente, mesmo não sendo totalmente consistente, recomendo quem gostou ler "A cor que caiu do espaço", é a inspiração do livro que dá origem ao filme.
@raulsantos36626 жыл бұрын
O filme não é tirado de um livro com mesmo nome não, de Jeff vandermeer?
@eloisavaladares71386 жыл бұрын
Alder Marques de Azevedo O livro se chama Aniquilação e tem mais 2 ou três livros, que conta a história sobre outros pontos de vista. O primeiro livro é sob o ponto de vista da bióloga.
@GregorioFerraz6 жыл бұрын
Amigos, o Alder informou que LIVRO Aniquilação (que inspirou o filme) é inspirado em OUTRO livro. Só pedindo atenção de vocês na leitura para não haver injustiça. Obrigado Alder, vou pesquisar a respeito desse livro. A cor que caiu do espaço.
@GregorioFerraz6 жыл бұрын
Vi agora que "A Cor que Caiu do Espaço" é de H.P. Lovecraft!!! Show de Bola! Tenho alguns contos dele, O Chamado do Cthulhu e Nas Montanhas da Loucura! Curto muito Lovecraft. Quando li Aniquilação também achei que ele tivesse a mesma pegada!
@magokyo16 жыл бұрын
Gregório Ferraz parabéns pela interpretação de texto, dou um desconto aos colegas pq a frase ficou difícil. Falando sobre os livros o A cor que caiu.. e o aniquilação são da mesma classe " literatura wierd" e pode ter parecido que eu afirmei mas o que quis dizer é que acredito que seja inspirado pq tem elementos beeeem parecidos.
@GregorioFerraz6 жыл бұрын
No início do filme a Tatuagem não está na Lena, ela pode ser vista em outras pessoas, inclusive na Cientista que descobre o lance da refração. Já no final a Tatuagem está na Lena... De alguma forma ela é a representação de que Lena não é mais Ela mesma mas, também, um pouco de cada indivíduo dentro do Domo?
@PabloAzevedo16 жыл бұрын
SPOILERS!!! Show! Tudo muito bem explicado :D . O que tinha me pegado logo no começo foi que no interrogatório ela estava com a tatuagem e durante o toda a historia quem tinha a tatuagem era a garota latina. O que eu tinha compreendido era que o dna delas tinha se misturado tb e por isto ela recebeu a tatuagem, foi uma explicação meio louca que tirei na hora rsrsrs... No final ela consegue sair do farou, mas quando ela vai falar com Kane os olhos brilham e tal, e o Kane pergunta se ela é a Lane e ela fica calada[...] neste momento imaginei que ela não tinha saído, e sim a criatura. Mas, pensei várias vezes em como isto teria acontecido?!? Sua explicação fez total sentido, realmente ela se "misturou" com a criatura e ela não era mais a "Lane" e sim, era algo a mais :D . Ótimo vídeo, Valews!
@luanferreira52826 жыл бұрын
Pablo Azevedo uaiiii cebrutius agora q entendi a tatuagem
@TheZlviera6 жыл бұрын
o cara da expedição do kane que tinha a cobra nos intestinos tb tinha a tatuagem.
@marcellocanuttomarssena45926 жыл бұрын
eu fiquei pensando tbm nisso kk
@kelsonthomas26156 жыл бұрын
Lucas Vieira uma das participantes já tinham aquela tatuagem antes de entrar no Shimmes. Ai que o negócio fica mais estranho ainda. kk
@parzival_226 жыл бұрын
Lena - Kane... o proprio nome deles já da a entender algo como "misturar" os seres ou sla, mano eu fiquei com uma crise existencial fudida slk
@wanderson344565 жыл бұрын
Cara sua visão sobre o filme é muito certeira! Parabéns! Explanou muito bem!
@anonimodoyoutube34293 жыл бұрын
Esse foi o filme nas sinistro que eu já assisti. Quem escreveu tava muito louco kkkkk
@ernanececil7776 жыл бұрын
Uma coisa que me deixou encucado foi o fato da tatoo que não estava presente no braço dos personagens de início. O primeiro a aparecer com a tatto foi o soldado que teve o ventre aberto. A partir daquele momento quem tava com a tatoo era a paramédica e ao final Lena aparece com ela. Não consegui tirar uma conclusão disso.
@babirox6 жыл бұрын
A conclusão é de que lá dentro os DNAs se misturavam, isso fica evidente em vários momentos, por exemplo, logo no começo quando a Lena nota flores de diferentes espécies numa mesma planta, depois as plantas que crescem em formas humanóides, e depois começam a nascer folhas dos cortes da mina. Ou seja, o DNA de todos os seres estavam constantemente se misturando. A tatuagem mostra isso, que seres estavam incorporando o DNA de outros.
@godoiduvicio59146 жыл бұрын
Não sei se alguém ja comentou sobre isso, mas não sei se é impressão minha mas identifiquei duas referências bíblicas, a primeira seria a própria criatura refletindo a luz pelo farol, modificando a vida q ja existia e criando novas formas de vida, lembrei da passagem bíblica de Gênesis, sobre a criação da Terra: "Disse Deus: Haja luz, e houve luz". A segunda é sobre o final, onde a criatura "Aniquilação" conseguiu uma forma perfeita de evoluir e se multiplicar sem ser agressivo, ou seja, sem ninguém perceber, através da duplicata do Kane e da Lena que se tornou, pelo menos em partes, a criatura, os dois são seres únicos e aparentemente compatíveis para procriação, o que vai fazer a criatura evoluir e se expandir com o passar do tempo, o que me lembrou Adão e Eva.
@samirbandeira7186 жыл бұрын
A intenção do ET era mesmo fazer cópias dele adaptadas na terra que pudessem procriar e sobreviver, por isso que a Lena fala numa parte: Duas espécies diferentes não podem procriar. Talvez aquele ET fosse o último da sua espécie...
@goodoo3846 жыл бұрын
Percebi isso quando ele perguntou se ela era a "Lena"...
@netorotterdan33936 жыл бұрын
Muito bom sua interpretação pH! E mais vídeos sobre esse filme seria demais! Pq é um filme que deve ser debatido! Bom demais! Então lá vai perguntar • pq vc acha que elas esquecem o tempo,esquecem algumas horas que passaram lá? • o urso...pq ele estava se desfazendo? Parecia ser um zumbi. • o lance dos cervos idênticos andando do mesmo jeito seria o ser extraterrestre agindo em um ser vivo mas o pq imitar? O pq fazer aquilo?
@luiinacio61006 жыл бұрын
Caraca!!!Tinha esquecido da parada dos cervos,parando para pensar realmente podia ser o alien
@htzdhuy6 жыл бұрын
E se 20 mil pessoas entrassem no brilho?
@Deds946 жыл бұрын
Puta interpretação legal, PH. Gostei do filme, e agora vou atrás de ler a TRILOGIA. Espero encontrar mais respostas. Mas só de não ser uma Ficção Científica TRADICIONAL, já me pegou!
@israelornelas41106 жыл бұрын
Não entendi o porquê das pessoas não entenderem o filme.
@sergiohenriquesper83306 жыл бұрын
israel ornelas, tbm não. Pra mim ficou bem óbvio, ao final do filme, praticamente tudo o que o PH e os outros disseram aqui. Exceto alguma coisa ou outra que varia mais por ser da interpretação própria de cada um. Acho que o povo precisa ler mais. Imagino alguns daqui assistindo a Interestelar então, o nó na cabeça que deve ter dado...rsss! 😂
@MatZheus6 жыл бұрын
Uuuh, super intelequituais KK watchout guys, we gotta badasses over here
@geeklandrecife45096 жыл бұрын
Adorei teu canal. Ganhou um seguidor.
@ericolml6 жыл бұрын
Minha interpretação é que realmente tudo do ser foi destruído dentro da bolha, incluindo o que contaminava a Natalie Portman. O que ficou de residual do ser foi o novo Kane, que estava fora da bolha. Ela teve a escolha de mandar destrui-lo contando a realidade pros militares, mas manteve por que o sonho dela era ser imortal (como falou na aula, no discurso de senescência e lendo o livro da imortal Henrietta Lacks). Ela percebeu que poderia ser imortal e continuar o ciclo mantendo o Kane vivo, que na realidade é o mesmo ser que ela havia destruído mas em outra forma.
@ts1_6 жыл бұрын
Só uma ressalta: Sobre o comentário das mãos atrás do copo, em 06:39, existe uma "semelhança" com uma matéria de biologia: o processo meiose e mitose, pois parece que com o líquido no copo e a circunferência do objeto dão uma dimensão maior na projeção da imagem, parecendo uma visão de "microscópio". Vale ressaltar, logo em 07:49, sobre o símbolo da cobra, é dada a capacidade de trocar de pele: a morte e destruição, em oposição à vida e a ressurreição (ou como também, a cicatrização em oposição ao veneno), pois no símbolo representa justamente o renascimento. Bjos :D
@geraldolmr6 жыл бұрын
Achei a motivação da equipe feminina mal resolvida. Entendo que a equipe estava lá para morrer mesmo (o filme não era sobre a equipe), mas me incomodou um pouco. Nenhuma delas era particularmente brilhante na sua área (tinha até uma enfermeira, muito útil) e a própria protagonista que não foi selecionada, mas insistiu para ir. A psicóloga recrutadora se cansou de mandar gente que não voltava e resolveu ir pessoalmente (seria o desejo autodestrutivo, já que tinha câncer?). Que diabo de equipe é essa? Que agência governamental faria isso em uma situação tão extraordinária (afinal, eram fenômenos inexplicáveis e que estavam causando morte ou desaparecimento de soldados treinados)? E eu não comprei a ideia daquele grupo feminino de "cientistas" armado até os dentes (me lembrou ghostbusters ao entrarem no brilho). "Cientistas" que levam uma câmera, mas não a usam para documentar a jornada (a câmera só serviu convenientemente para assistir ao cartão de memória da lombriga na barriga do soldado). Até o marido soldado incendiário usou sua câmera para documentar a autoimolação (e que bateria tinha essa câmera, já que ela passou 4 meses lá dentro e bastou ligar a câmera para ela funcionar). Eu entendi a mensagem e achei interessante (e a sua crítica me mostrou coisas que eu não tinha visto ou percebido), mas a realização, ao estilo meio Rambo, me incomodou um pouco. E aquela cena do mutante urso-rato fungando o cangote das mulheres amarradas na cadeira me lembrou Alien (foi uma "homenagem"?). Diferentemente de Arrival, quando saí empolgado, querendo conversar com alguém sobre o filme, querendo entender mais, em Annihilation, eu saí brigando com o filme. Não funcionou para mim.
@garfielddesegunda58776 жыл бұрын
Geraldo Luiz pior foi eles ter entrado dentro da bolha sem nenhuma proteção!! mesmo sabendo que poderia se contaminar
@fabiovonvader52866 жыл бұрын
Pensei a msm coisa.. Uma psicóloga com câncer uma viciada uma suicida e uma mulher com problemas devido a morte da filha... sem nenhum preparo militar..era o verdadeiro esquadrão suicida kkk q só cai bem na resenha dos críticos que querem encontrar uma mensagem de autodestruição mas pela lógica não dá pra engolir.. M
@ktpomaroli56356 жыл бұрын
Porque você não viu elas usarem a câmera não quer dizer que não usaram. Na realidade, a paramédica diz com todas as letras que existe material suficiente, inclusive filmagem, pra trazer avanços no estudo do que está acontecendo. Falas as vezes dizem muito com pouco. E quanto a motivação, elas são na verdade bem lógicas. Há um momento que a Lena, através de pergunta retórica a psicóloga, fala sobre a impossibilidade de o governo deixa-la voltar pra casa, e essa é a questão. Quando falamos de uma jornada suicida damos a impressão que existe escolha, e a verdade é que isso não existia. No momento que cada uma delas colocou os pés naquela base a possibilidade de retomar a vida anterior só seria possível se a ameaça desaparecesse e aquilo deixasse de ser um evento importantíssimo pra segurança de Estado. A questão vai além dos demônios internos de cada uma, são cinco mulheres que já perderam a própria vida, que entendem a baixa probabilidade de sair dali, aceitam esse fato e assumem uma postura. No caso da psicóloga, não é só por culpa, é acima de tudo por conformismo da própria insignificância. Com relação a uma agência governamental, realmente é difícil acreditar que qualquer uma mandaria um bando de mulheres sem preparo pra lá. A não ser que o governo em algum momento passasse acreditar que a melhor chance de progresso seria mandando cientistas. Agora, se fosse o caso, não custaria nada colocar soldados treinados junto a essas cientistas. Ainda nesse caso, podemos sugerir que o governo simplesmente não consegue recrutar voluntários graças aos desaparecimentos ao longo de 3 anos de expedições. Mas essa seria também uma explicação meio porca já que estamos falando de EUA e americano adora a idealização do feito heroico. Na realidade, o filme está lotado de explicações em diálogos e pequenas falas, como o caso da filmagem e a impossibilidade de retorno a vida, mas em outros casos, são deixados buracos de forma proposital, com o objetivo claro de nos fazer preencher os pedaços. É por isso que o filme tem tido várias interpretações.
@diegomonteiro95116 жыл бұрын
Concordo com boa parte do que você citou. Uma equipe só de militares ... depois uma equipe com nenhum militar, apenas uma doutora da reserva ... de fato ficou meio estranho isso.
@GUOLVI6 жыл бұрын
Eu achei que o filme deixou (meio)subentendido que elas tiveram treinamento para saber manusear armas, apesar de não ser mostrado, pois na parte do jacaré elas sacam as armas e usam numa boa. Parecem familiarizadas com o negócio. Mas realmente elas tomam atitudes bizarras, como montar guarda lá embaixo com lâmpadas acesas, enquanto toda volta está escura, evidenciando sua localização, sendo que poderia muito bem fazer isso em segurança lá em cima da estrutura onde as outras estavam dormindo. Esses detalhes tiram um pouco a qualidade do filme pra nós que somos mais exigentes, mas dá pra dar um desconto. PS: comprei o livro e espero não encontrar os mesmos erros do filme.
@9feliciodejesus6 жыл бұрын
Super explicações cara obg. Sucesso
@edsonaquino80776 жыл бұрын
filme bom pra filosofar
@marinanogueiralima6 жыл бұрын
Animal, cara. Vc sempre manda bem demais!
@Azin8796 жыл бұрын
Maior cancer que eu conheço se chama Yasou
@guhdorgas6 жыл бұрын
né mano 1 hasagui é metade da sua vida
@raysabarbosa50956 жыл бұрын
Eu entendi o filme dessa mesma forma, diferente do livro (que não entendi nada) e não sei se o resto da série segue a mesma linha do filme ou não! Não tinha reparado na semelhança da casa da Lena com a a casa que está dentro do brilho, será é uma alegoria ou realmente a mesma casa? Qual seria a explicação pra elas terem "esquecido" os 4 primeiros dias dentro do brilho? (No livro tem vários e eventos em que a psicóloga hipnotiza as outras, para mantê-las calmas e sob controle)
@nadyaxavier39926 жыл бұрын
Gostei muito do filme. E de sua intepretacao.abraco de uma sergipana.😘😘
@eujonatasgomes6 жыл бұрын
Boa explicação amigo. Confesso que tinha achado o filme uma bosta. Mas com a sua explicação, ficou muito legal. Parabéns pelo vídeo
@jpinguela6 жыл бұрын
E se o que vcs chamam de ET fosse Deus? Formando um novo jardim de Eden com Adão e Eva no final.
@mariafernandaribeiro66066 жыл бұрын
eduardo visinoni acho que ele não era Deus, mas sim uma "força" agindo como Deus. Tipo, ele não tinha consciência do que estava fazendo, era tudo instinto, fazendo o que a evolução fez em bilhões de anos numa velocidade muito acelerada porque já tinha o exemplo do que houve na terra. No fundo ele era meio que essa dimensão acelerada na terra, fazendo de tudo pra ser bem sucedida.
@tilon39786 жыл бұрын
[3/4 02:34] Augusto: Minha interpretação tem haver com jardim do Éden, um lugar lindo destacado do planeta, belezas naturais e aparentemente de outros planetas,mas ai vem a falha (traição), quando ocorre a traição tudo fica mais sombrio, o personagem do marido dela no final é revelado que tirou sua própria vida, assim renascendo um novo ser, creio que como o a traição representada pela personagem protagonista é efetuada o homem bom que o marido dela aparentava ser, morre, e renasce um novo ser mais frio, assim como a humanidade se tornou após o caos no jardim [3/4 02:34] Augusto: E no final parecia dizer que queria criar algo novo [3/4 02:34] Augusto: Casa um se tornou parte daquele lugar. [3/4 02:35] Augusto: Mas creio que o filme tem muito a se entender, era só meu ponto de vista. [3/4 02:39] Augusto: Fiquei feliz por outras pessoas também acharem estranho eles entrarem sem proteção no lugar.
@LilElfo6 жыл бұрын
Interessante
@felipemaximilianmengalideo43986 жыл бұрын
Pedro, verdade cara, isso faz muito sentido, realmente tem muita alusão a gênesis.
@melkvieira18956 жыл бұрын
Bem explicado! Valeu mesmo pela explanação, tava muito confuso
@thiagogaucho16 жыл бұрын
O filme é uma porcaria. Odiei! 😂
@LilElfo6 жыл бұрын
Cada um com sua opiniao
@JopFa84 жыл бұрын
Que analise fantástico. "É tudo mas também não pode ser nada e se for é só alguma coisa, que quer dizer tudo ou nada, mas..."
@mimiaguiar96856 жыл бұрын
Olá ! No filme a lena dizia que sabia porque o Kane havia entrado no "brilho" , mas não falou qual. Queria muito saber, obrigada!!
@edsonmoura43966 жыл бұрын
Gostei. Parabéns pelo canal.
@ueltronmartins73346 жыл бұрын
Excelente, Raphael Santos!
@joel1826 жыл бұрын
PH, a única coisa que não achei sentido é a "cópia" do Kane que, num primeiro momento, mostra-se claramente que ela está "defeituosa", com a morte da raiz da bolha, ela ficar bem, sendo que o que estrava mostrando no incêndio é que tudo que o alien havia construido estava se desintegrando. Existe alguma teoria pra isso?
@camilasousafreire17266 жыл бұрын
Muito obrigada por explicar! Agora sim consegui entender! 😅🙌
@aredeflavia215 жыл бұрын
Adorei esse filme. Belíssimo. Que livro do R. R. Martin é esse no fundo?