Quem compra e vende imoveis, tem claramente que criar empresa, quando comecei fiz tudo a nivel pessoal.... Sabem o que acontece ? As finanças obrigam a abrir e a fechar a actividade nesse ano, e com uma faturação acima dos 200K o que nao é dificil na compra e vende de imoveis ( alias até é bastante facil), actividade com contabilidade organizada. o que significa que somos taxados a 48% sobre a totalidade dos lucros... é algo brutal. Com empresa a % é bastante mais baixa, e tem outros tipo de vantagens nos gastos. Actividade é uma coisa.. empresa é outra, apenas esta nota. Falo apenas do que aconteceu comigo. Espero pode ter ajudado a que nao comentam o mesmo erro que eu. Bons negocios para todos. ( Com isto quero apenas dizer, que se uma pessoa tenta enriquecer em Portugal é completamente asfixiada pelo Estado, parece que é crime querermos evoluir e realizar riqueza, bom bom é nao fazermos absolutamente nada.... ai o Estado ajuda-nos em tudo e mais alguma coisa, agora se tentarmos criar algo, ter o nosso proprio emprego, dar emprego a outras pessoas... etc... somos tratados como criminosos e asfixiados, é o Pais que temos, isto foi so um desabafo).
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Viva Cláudio, pode detalhar melhor o que lhe aconteceu? Ou seja, imposições da AT, volumes, etc? Obrigado. AM
@claudiomiguel68894 жыл бұрын
@@ArrowPlusPortugal Posso sim, comecei a comprar imoveis à 3/4 anos... Nos primeiros anos fazia 2/3 imoveis por ano, era chamado à AT para eles verificarem as escrituras, comissões a imobiliárias etc. O ano passado as coisas de facto correram muito bem, de Janeiro a Outubro comprei e vendei 14 apartamentos a nivel pessoal ( Colocava tudo como habitação secundaria ) como as coisas estavam a correr muito bem abri empresa de compra e venda de imoveis. Entretanto fui chamado às finanças: Disseram-me que nao podia andar a fazer isso a Nivel pessoal, tinha que abrir empresa, ao que respondi: Ja abri empresa, mas entretanto ja comprei e vendi 14 casas a nível pessoal. Ao que me disseram que quando fosse entregar o IRS este ano pelo anexo ( G) salvo erro, ja nao seria possivel uma vez que as finanças me iam obrigar a criar actividade com com contabilidade organizada para esses 14 imoveis ( ANO de 2019 ) e de seguida fechar a actividade. Basicamente o valor a pagar passa de 40K para o dobro, uma vez que assim sou taxado a 48% sobre a totalidade dos lucros ( E como nao tinha Mapa de Km´s como agora tenho na empresa, almoços etc etc , fica complicado ). A Culpa é minha porque de facto nao sabia como as coisas eram feitas (Logo tenho de assumir o meu erro, a minha responsabilidade ) quando a AT me avisou ja foi tarde demais, pk ja tinha feito os 14 negocios a nivel pessoal, agora faço tudo através da empresa, mas este ano vai ser um problema com o IRS.... pk é uma quantia brutal, estou preocupado logicamente como deve calcular nao estou a fazer nem metade do volume do ano anterior, entao este ano será apenas para pagar a AT.... Mas enfim, eu adoro o mercado imobiliário,logico nao sou hipócrita , a trabalhar por conta de outrem era impossível ter estes rendimentos, sinto que aprendo todos os dias, tenho ainda muito para evoluir. Alias nao querendo estar a incomodar muito o Artur, a minha historia no Imobiliário começa à cerca de 3 anos, quando tinha cerca de 4 mil euros na conta ( eu sei que as pessoas aqui em PT nunca referem valores, mas nao tenho esse problema) comprei uma casa 100% financiada ao Banco, onde fiquei quase sem nada disponivel devido aos Impostos e escritura.... revendi passados 2 meses... e tudo começou assim, ao inicio confesso que era somente pelo lucro... nem espetava um prego nas casas, agora comecei a fazer obras, ha sempre problemas com tudo e mais alguma coisa, mas é algo que me dá imenso prazer. E digo-lhe agora outra coisa.... fiz isto tudo a trabalho por conta de outrem das 9 às 18H horário fixo, tem sido um sacrifico brutal , em principio vou despedir-me este ano, ja o podia ter feito, mas quis fazer as coisas de maneira a que nada falhasse, e ainda oiço bocas de amigos do género, que estou rico.. lol etc etc... eles nao imaginam a pressao disto tudo, o risco, e ainda ter dar sempre boa resposta no meu atual emprego que é exigente. Bem nao eu vou maçar mais, espero um dia conhecer o Artur pessoalmente.
@nelsonsilva39054 жыл бұрын
@@claudiomiguel6889 Claudio, a sua história é uma inspiração. Eu também comecei faz cerca de 1 ano e meio. Sei e sinto as suas dores.. Também tenho o meu emprego, e o imobiliario como "side hustle". Fiz pequenas reabilitações DIY, Alojamento local, e acabei de fazer um excelente negócio alavancando as " bonificações fiscais" de permuta assim como um jogo de cintura bancária (simples mudança de garantia bancária VS amortização total do antigo crédito e todos os custos inerentes de um novo). Vou começar uma nova aventura neste novo imóvel na onda do "multi-family", tratando de projecto e consequente reabilitação (Imóvel tradicional no centro do Porto construido em 1935). Estou bastante excitado com tudo o que aí vem! É desgastante sim, e os comentários que você ouve dos seus amigos não são diferentes dos que eu oiço. É uma triste realidade do nosso povo.. mas estamos cá para quebrar isso, com a ajuda do Dr Mariano :) @Arrow Plus, Dr Mariano, convide o Sr Claudio a ir ao seu Podcast partilhar a sua história! Se não faço eu a titulo pessoal :p P.S.: Comprei o livro do 0 ao 1 milhão semana passada e devorei-o em dois dias! Já faz parte da secção da minha estante que dou o nome de "Bilbias"!
@claudiomiguel68894 жыл бұрын
@@nelsonsilva3905 Obrigado pelo seu feedbalck. Entretanto ja me despedi, dia 1 de Setembro é o meu ultimo dia no meu emprego atual. Em relação ao seu comentario, o que tenho para lhe dizer é o seguinte: Quando passa 3 ou 4 dias... e ninguem me chama Doido ou Maluco....Fico preocupado, e penso cá para mim, "há algo que nao estou a fazer bem" Cada um à sua maneira mas acho que estamos no caminho certo, o entusiasmo com que o Nelson comenta já diz muito sobre si. Abraço.
@rui_simoes4 жыл бұрын
@@claudiomiguel6889 Obrigado pela informação. Vendeu os apartamentos com a ajuda de várias imobiliárias ou só utiliza uma imobiliária tipo Century21?
@jepas01 Жыл бұрын
Durante este video o Artur mencionou que havia uma outra possibilidade, que seria mantendo os imoveis em nome pessoal podia criar-se uma empresa para que essa explorasse os imoveis e por sua vez os alugasse a terceiros. Gostava muito de perceber mais sobre esta estrutura, e se de facto se consegue optimizar fiscalmente (minimizar os impostos). Se ja criou este conteudo pode por fazer dizer-me onde, SFF muito obrigado!
@VitorHändel2 ай бұрын
Excelente questão… estou precisamente a procura da resposta a essa mesma pergunta..
@nunomelo2707Ай бұрын
Faz um contrato de comodato entre a pessoa e a empresa, em que é colocado o imóvel à exploração da empresa.
@arquitetosutopia9 ай бұрын
Prabéns, excelente informação! Serviço Público!
@JM-uy3xq4 жыл бұрын
Não é o KZbin a 8a maravilha do mundo? Obrigado por toda esta informação gratuita 👌
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
O KZbin, eu e o Marco, João! ;-)
@tiagomnogueiradossantos850 Жыл бұрын
Interessante! Bem-haja!
@SniCKPT4 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo. Excelente trabalho como sempre. Alguns pontos importantes a tocar: Capital Social aconselhado. Como aumentar/ diminuir quotas dos sócios. Como retirar dinheiro da empresa: Empréstimos à empresa e depois recebemos de volta, dividendos, colocar custos na empresa ... Como conseguir financiamento na empresa...
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback!
@sergiofernandes9420 Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo!
@mr.batigolo17832 жыл бұрын
Muito obrigado , a informação aqui passada é uma grande ajuda
@yourpennyabroad14702 жыл бұрын
Com se crédito da habitação através de uma empresa portugal? poderia fazer um video dele por favor?
@filiperpsrps6000 Жыл бұрын
Muito bom.parabens😊.
@TheCsA864 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado pelo ótimo conteúdo, fico a aguardar pela 2a parte e também que o Marco Libório marque presença no 4°Workshop 🙂
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Viva Carlos, obrigado! Ainda estamos a ver nos bastidores se é plausível! Um abraço!
@florbelachaveiro13485 ай бұрын
Fantástico, muito obrigada
@Karzacan4 жыл бұрын
Óptimo conteúdo. O IMT no caso do primeiro ano de actividade pode ser devolvido. Art.º 7 ns. 2 e 4. A isenção não é dada no ato da escritura mas pode vir a se-la mais tarde.
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Precisamente, a primeira transacção "prova" a atividade. Um abraço.
@sofiasalgueiro54704 жыл бұрын
É necessário também ponderar questões como apoios(é possível observar bem este ponto nesta fase de COVID, em que 90% dos apoios são apenas para empresas), incentivos, possibilidade de baixa quando adoecemos etc., que existem num contexto de empresa, enquanto que como empresário em nome individual ou categoria F, não temos. Falo por experiência própria. Para mim, pesei tudo e optei por criar empresa. Mesmo para pedir financiamento, o banco leva-nos mais a sério :) mas claro, cada um tem de pesar todos os pontos e perceber o que é melhor para si. Abraço e bons negócios!
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Nem mais, cada um tem que encontrar o que funciona para si, tirando partido daquilo que são as linhas matrizes base para todos. :-) Cumprimentos, AM
@DjWooguie Жыл бұрын
Bom dia caros investidores. No cenário de investir a titulo de sociedade por quotas gostaria de solicitar aqui algum input derivado da vossa experiência: Vamos pressupor um cenário em que num determinado ano a minha empresa realiza 2 fix and flips totalizando um lucro de 50.000€ (25k em cada um). Se antes do ano acabar todo esse lucro estiver aplicado na compra de um 3o imóvel e contabilisticamente o lucro estiver aplicado, consigo dessa forma não pagar imposto porque na verdade não existe lucro que seja matéria colétavel? Onde poderei ter tambem mais esclarecimentos sobre este tópico? Muito obrigado desde já pela vossa ajuda
@ricardom959 Жыл бұрын
Atenção ao pagamento por conta. No exemplo dado os 6000€ de imposto, são na verdade 12000€.
@victorpinto25794 жыл бұрын
Obrigado por o conteúdo,. Não só dei o meu LIKE mas, encoémendei os très livros ! Parabéns mais uma vez e espero em breve entrar em contacto convosco para consulta.
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback Victor! Tudo de bom. Um abraço, AM
@PauloSilva-qm4qm3 жыл бұрын
Muito bom! Obrigado.
@ArrowPlusPortugal2 жыл бұрын
Obrigado nós por assistir e pelas palavras! AM
@mercessilva44183 жыл бұрын
Muito Bom! muito obrigada pelo conteúdo.
@ArrowPlusPortugal2 жыл бұрын
Obrigado e ainda bem que gostou!
@brunomanco75293 жыл бұрын
Ainda assim, com a empresa pode-se ter despesas como refeicoes, gasoleo, carro e todas as despesas ligadas com o carro. Se compensar a despesa que se tem com contabilidade é uma grande ajuda
@ArrowPlusPortugal3 жыл бұрын
Daí que estes casos têm que ser ponderados caso a caso Bruno. Dizer que uma ou outra compensa taxativamente é um erro. Cumprimentos, AM
@braziliantraders72293 жыл бұрын
Já morei em 6 paises e nunca vi um sistema tributário tão confuso e caro....inacreditável.
@ArrowPlusPortugal3 жыл бұрын
Mais espaço há para optimização, por outro lado! ;-)
@loser9427004 жыл бұрын
Boa tarde Artur. Acompanho o canal desde o início e agradeço o trabalho realizado que ilucida muito nesta matéria. Uma questão, porque não criar um modelo parecido com o que Graant Cardone fez nos EUA em Portugal?
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Olá Tiago. Agradeço muito as palavras. Não quero levar a ArrowPlus para esse caminho por vários motivos, como já expliquei. Muitos de logística (só compensa para 100M€+) e outros como eu não querer uma empresa que lida com o dinheiro das outras pessoas. Em Portugal tem tudo para correr mal. Muito sucesso! Um abraço.
@viniciusduarte6614 Жыл бұрын
Olá, compensaria também para compra de ações ou reits?
@ArrowPlusPortugal Жыл бұрын
Olá Vinicius! Obrigado pelo seu comentário. 🙂 Envie email com essa questão para beatriz.goncalves@arrowplus.pt Ficaremos a aguardar, Equipa ArrowPlus
@andreribeiro1259 Жыл бұрын
Excelente vídeo! Onde posso comprar o livro?
@ArrowPlusPortugal Жыл бұрын
Caro André, Pode fazer aquisição dos nossos livros no nosso site em arrowplus.pt/livros/ Bons negócios imobiliário Equipa ArrowPlus
@ruirua83294 жыл бұрын
Uma questao: se a sede da empresa for numa zona de baixa densidade e onde o IRC começa nos 12,5% se eu tiver um imóvel em nome da empresa no Porto, as rendas deste imóvel, os primeiros 15mil euros têm acesso a IRC baixo? Obrigado
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Olá Rui, vi o seu comentário mas vou deixar o nosso expert falar. Ele virá aqui responder. Um abraço, AM
@josefasilipamize2404 жыл бұрын
Artur sempre aprendendo consigo tenho muitas dúvidas apesar decree ajudado muito tudo q sei sobre imobiliário devo a si gostaria de saber como adquir os livros ou onde ou se possível posso fazer transferências e me enviar no meu indereco preciso de todos os livros vossos tenho muita urgência descaber mas pois estou apaixonada com os investimentos imobiliários
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Estimado Jaime e Josefa, muito obrigado pelas palavras! Para adquirir os livros por transferência bancária basta comprar aqui: arrowplus.pt/produto/do-0-ao-milhao/ e inserir os seus dados. Se tiver dificuldades basta enviar um email para geral@arrowplus.pt que alguém da minha equipa irá ajudar, passo por passo. ;-) Obrigado e tudo de bom! AM
@MarioJCosta2 жыл бұрын
Bem hajam
@ArrowPlusPortugal2 жыл бұрын
Ora essa, obrigado! AM
@henriquedinis72214 жыл бұрын
Excelente video!... a desmistificar parte de uma das minhas maiores dúvidas! Se compensa realmente abrir empresa ou não...Neste meu caso julgo que bastaria-me enquadrar na categoria B. Gostaria era de tentar perceber se a única mais valia é a isenção do IMT nas transações seguintes... Não é possivel inserir outras despesas na categoria B, à semelhança de uma empresa? Já percebi como a historia começa.... gostaria era de saber como ela continua e o final... na categoria B quais são as vantagens e desvantagens e o que posso ter... não havendo faturação, basta-me dar baixa da atividade e voltar à categoria anterior sem qualquer penalização? Cumprimentos.
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Ainda bem que ajudou Henrique. Cumprimentos, AM
@sandrineloia47002 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo. Mas e para as pessoas que investem em imobiliário para alugueres de curta duração??
@ArrowPlusPortugal2 жыл бұрын
Viva. É outro problema diferente, está coberto no curso pago do Dr. Marco Libório. Já fez o curso? Obrigado! AM
@parrotboss7853 жыл бұрын
A empresa tem o IMT e IS dedutivel?
@ArrowPlusPortugal2 жыл бұрын
Defina "dedutível", por favor.
@carlish60472 жыл бұрын
Bom Dia hà 2 meses comprei um appartemento como habitação propia e estou a pensar em arrenda-lo, mas antes queria me informar mais, ouvi dizer que teria que ter uma autorização do banco e que tambem iriam aumentar os spreads é verdade isso? E como faço para nao pagar muito os impostos ? Obrigada
@ArrowPlusPortugal2 жыл бұрын
Viva. Pergunta muito genérica, não seria sério da nossa parte dar uma resposta sem conhecer mais dados. Já leu o livro do Dr. Marco Libório? Comece por aí. AM
@danielcardoso53864 жыл бұрын
precisava de ajuda para ponderar a criação de uma empresa ou não para a gestão do meu imovel. com quem posso expor a minha situação? obrigado
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Viva. Envie um email para geral@arrowplus.pt e peça uma hora de consultoria comigo. Um abraço, AM
@Francisco-j1e4 жыл бұрын
Pagam mais impostos do que julguei.... No entanto aquelas coisas tipo fundos imobiliários não pagam imi e etc? Não percebo muito disso honestamente..
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Viva Francisco, recomendo ler o livro do Dr. Marco Libório, nesse caso. Cumprimentos, AM
@tiagocoelho3852 Жыл бұрын
Serviço público,não poderia dizer melhor
@brabust.v484 жыл бұрын
Posso usar as mais valias da venda de um imovel para pagar um moorgage de outro imovel que possuo?
@HernaniRijo4 жыл бұрын
Penso que isso apenas seja possivel se as mais valias tiverem sido geradas pela venda de um imovel de habitacao propria permanente. -mas nao sou expert nisto. Abraço
@brabust.v484 жыл бұрын
Hernani Rijo ahh okok vou pesquisar mais sobre o assunto. Obg
@ArrowPlusPortugal4 жыл бұрын
Não, apenas em HPPs, como disse o Hernani, Yuran. Obrigado.