Assédio sexual no trabalho: o que fazer? | Jornada

  Рет қаралды 36,366

Tribunal Superior do Trabalho

Tribunal Superior do Trabalho

Күн бұрын

Пікірлер: 57
@davifaleck6331
@davifaleck6331 Жыл бұрын
Um dos melhores programas da Justiça do Trabalho.
@joanaoliveira7048
@joanaoliveira7048 3 жыл бұрын
Sofri assédio sexual e moral, é uma sensação horrível e o pior é ouvir que não foi nada de mais 😔
@patyre20
@patyre20 Жыл бұрын
Precisa ser feito um direcionamento principalmente com as adolescentes... trabalho desde os 15 anos e n adolescência foi a época que mais ouvi e vivi esses absurdos no trabalho mas tinha vergonha de falar sobre e nem sabia como denunciar
@patyre20
@patyre20 Жыл бұрын
EXCELENTES DICAS! PRECISAM DIVULGAR MAIS! Seria interessante interessante tamben fazer um comercial com estas dicas na TV ABERTA e posts nas redes sociais
@tst
@tst Жыл бұрын
Olá, Patrícia! Obrigado pela visita e pelo comentário. Sua opinião é sempre bem-vinda aqui no TST Tube. Volte sempre ao nosso canal!
@nayarasantos2612
@nayarasantos2612 2 жыл бұрын
Tem muitos assédios nas ESCOLAS TAMBÉM , foi onde eu mais sofri
@Julia-ni6fx
@Julia-ni6fx Жыл бұрын
​@@luizproenca3953Quem parte para a agressão contra as mulheres são os homens.
@Julia-ni6fx
@Julia-ni6fx Жыл бұрын
Quem te assediava na escola?
@marisaalves4711
@marisaalves4711 11 ай бұрын
É preciso leis que punam com detenção o crime de assédio.
@pattyrockroque7353
@pattyrockroque7353 3 жыл бұрын
Ser mulher no Brasil significa não ter um minuto de Paz.
@luis160slz4
@luis160slz4 2 жыл бұрын
Espera só quando o Taliban chegar aqui.
@orlandostock7440
@orlandostock7440 Жыл бұрын
E se uma mulher lésbica lhe assediar senhora ? Você vai acionar a justiça da mesma forma que acionaria caso fosse um homem lhe assediando ?
@Julia-ni6fx
@Julia-ni6fx Жыл бұрын
​@@orlandostock7440E por que ela não o faria?
@Julia-ni6fx
@Julia-ni6fx Жыл бұрын
​@@luis160slz4Não vai chegar.
@orlandostock7440
@orlandostock7440 Жыл бұрын
@@Julia-ni6fx ela nao faria isso porque iria gostar do assedio de outra mulher. Brasil é um país de hipócritas,de gente falsa . O objetivo das mulheres é destruir a vida de um homem.
@ricardo041097
@ricardo041097 4 ай бұрын
Exemplo: dois funcionários larga de 11:20 da noite, onde o homem tem moto e a mulher não , a mulher mora 400 metro de casa , mas o local e esquisito, as ruas sem movimento, o rapaz , oferecer uma companhia de acompanhante até próximo de sua casa , ela diz que n precisa , pq se acontecer alguma coisa no caminho e pq Deus quiz , mas o rapaz decide mesmo assim acompanhar ela , o rapaz na moto e a mulher na calçada , ambos conversando de boa , mesmo assim ela no outro dia , se sentiu assediada por ele acompanhar até perto de sua casa .. Pergunta ! Isso e assédio moral , já que eles tem o mesmo cargo , e por ventura ele quiz ser cavalheiro e acompanhou até certa esquina ?
@marisaalves4711
@marisaalves4711 11 ай бұрын
Os assediadores sempre agem quando não tem testemunha por perto. Eles planejam antes de agir.
@fernandorocha-dx1wv
@fernandorocha-dx1wv 11 ай бұрын
Os assediadores agem quando não tem ninguém. Eles ficam com a vítima e agem longe de todo mundo
@marisaalves4711
@marisaalves4711 11 ай бұрын
@@fernandorocha-dx1wv Exatamente, agem quando não há ninguém que possa atrapalhar ou ver/testemunhar os fatos. Sabem que estão agindo criminosamente.
@mahporto5884
@mahporto5884 Жыл бұрын
Tinha um superior que usava um outro chip e um nome falso para me chamar para sair.
@vivianesantos1323
@vivianesantos1323 Жыл бұрын
Eu denunciei, meu ex chefe por assédio à mim. O RH e o Compliance me demitiram.
@fernandorocha-dx1wv
@fernandorocha-dx1wv 11 ай бұрын
@vivianesantos1323 A última empresa onde eu trabalhei em Vinhedo SP agora tem o Compliance que é canal de denúncias contra o assédio. Lá os homens do setor onde eu trabalhava não falavam com as mulheres por causa disso.
@mariajosesodre1503
@mariajosesodre1503 3 жыл бұрын
São assim msm.
@angel198467
@angel198467 Жыл бұрын
Eu sofri assédio moral e sexual no meu emprego. Fui forçada a pedir demissão do meu emprego por causa dos gritos das crianças e adolescentes. O emprego era proximo a minha residencia. Fui forçada a pedir demissão do meu emprego. Mexeu muito com meu psicologico pois eu imaginava que as pessoas do meu emprego estavam me ouvindo. Hoje me encontro com depressão isolada no quarto em cima de uma cama. Eu também fiquei com síndrome do pânico e fobia social.
@rosapereira6239
@rosapereira6239 3 жыл бұрын
Misericórdia, passei por isso,nunca mais,tem cinco dias que larguei o emprego.
@Mamaedeemanuel
@Mamaedeemanuel Жыл бұрын
Péssimo não é?
@user-lt1nr4rg5t
@user-lt1nr4rg5t Жыл бұрын
​@@Mamaedeemanuel eu passei por isso hj, larguei o emprego tbm
@alanmesquita.
@alanmesquita. 2 жыл бұрын
E quando esse assédio não partir de um superior e sim de alguém de mesmo nível hierárquico?
@flaviagutierrezbastos4017
@flaviagutierrezbastos4017 7 ай бұрын
Caberá as penalidades do crime de Importunação Sexual, art. 146 A do Codigo Penal
@SERGIOCAMARGOJR007
@SERGIOCAMARGOJR007 2 жыл бұрын
Olá! Apesar de ser homem, estou há dois anos passando por assédio sexual no meu trabalho. Com a pandemia, reduziu um pouco. Porém a partir de agosto de 2021, voltamos ao presencial e o diretor da escola (casado com mulher) começou a me mandar mensagens absurdas, e mesmo eu deixando claro que estava num relacionamento e que não tinha interesse ele continuava. Quando fiquei mais sério na escola e compartilhei a situação com outros colegas, passei por vários problemas na escola que lecionava e acabei sendo demitido. Questionei o motivo para a pessoa responsável que me alegou que foi decisão do diretor e que ele deveria estar lá para informar o que foi decidido, mas por razões óbvias o mesmo não compareceu. Eu questionei pelo menos o motivo da minha demissão e a pessoa afirmou que era uma decisão do diretor e que não sabia o motivo e que todos gostavam do meu jeito de trabalho, mas a decisão era do diretor e ela só estaria repassando o recado. Tenho provas. O que fazer? Por favor.
@person2702
@person2702 2 жыл бұрын
Irmão, homens tbm sofrem assédio e abuso sexual! Você não deve ter vergonha ou medo de denunciar Não deixe ela impune, pois ninguém merece passar por isso...
@person2702
@person2702 2 жыл бұрын
Denuncie pro SAC da empresa e para polícia
@marisaalves4711
@marisaalves4711 11 ай бұрын
Faça cópia das provas e fique com uma cópia de cada prova.
@angelicanofer
@angelicanofer 5 ай бұрын
Por favor me ajudem, trabalho numa empresa de telemarketing muito rigida, e tem um funcionário que toda vez que me vê faz de tudo pra chamar minha atenção, começa a cantar e até berra nos corredores, ele só faz isso quando eu tô perto ou quando eu tô sozinha. Tira o sapato quando senta na mesa estica o pé descalço pro meu lado, gostaria de saber se isso é considerado assédio?????
@estefanesilva800
@estefanesilva800 3 жыл бұрын
Oii tudo bem? Meu nome é Estefane sou estudante de enfermagem na faculdade una BH, tô precisando desse vídeo baixado para um trabalho da faculdade onde estamos pensando em formas de melhorar e ajudar nessa questão de assédio no trabalho, seria se extrema importância. Se puder disponibilizar agradeço 🤗
@fabnarrara7213
@fabnarrara7213 3 жыл бұрын
não consegue baixar em algum site de conversor do youtube? baixa em mp4 daí. Só cuida os vírus
@estefanesilva800
@estefanesilva800 3 жыл бұрын
@@fabnarrara7213 muito obrigada nosso grupo conseguiu sim baixar mais obrigado tomara que nosso projeto seja aprovado pra que possamos ajudar 🤗
@marisaalves4711
@marisaalves4711 11 ай бұрын
Há uma forma de assédio que ainda não encontrei informações sobre o tipo de configuração legal no qual se enquadra. Quando uma mulher mora em uma residência sozinha e precisa de algum tipo de serviço, geralmente serviços de concertos, reformas ou pequenas reformas. As pessoas que são contratadas para fazerem o serviço, às vezes pessoas autônomas, vão olhar o serviço para acertar sobre data de início, tempo de serviço, materiais extras necessários etc., nesse momento o profissional vê que a pessoa que contrata o serviço mora só ou que não mora homem na residência. Às vezes quando eles vem para olhar o serviço já tem alguma atitude de insinuação de interesse sexual, de maneira indireta, às vezes eles começam com as atitudes depois que estão no serviço. Se a pessoa, no caso a contratante, demonstrar que não corresponderá as intenções tanto de maneira direta como de maneira indireta também, o profissional contratado deixa o serviço mal feito, ou piora o problema que deveria ser resolvido, e às vezes fazem uma espécie de maquiagem no serviço, ou seja, fazem parecer que o serviço foi feito e pouco tempo depois é necessário chamar outro profissional para fazer o serviço de fato. Esses profissionais deixam problemas no serviço propositalmente, devido ao fato de a pessoa que contrata não corresponder às intenções e interesses sexuais deles. Geralmente são profissionais autônomos e não trabalham com contratos em papel e, os casos que conheço, todos foram homens, os profissionais a agirem dessa maneira. Alguns agem de maneira sutil, sabem fazer o serviço com qualidade mas não fazem por não terem as necessidades e interesses sexuais correspondidos e digo isso por buscar informações e até verificar pessoalmente serviços que foram feitos pelos profissionais em outros locais. Comigo já aconteceu várias vezes e com algumas conhecidas e amigas mulheres também. Mesmo eu procurando outros profissionais, quando preciso de serviços desse tipo, já pude notar que é um comportamento da maioria dos profissionais homens desse setor profissional, principalmente em serviços de reparos ou pintura em paredes ou portas, ou seja, geralmente os que trabalham como pedreiros e o último foi um que trabalha com pintura. Como é que se configura, dentro da legislação, esse tipo de problema? Um profissional que é contratado, mesmo que de maneira informal, ou seja, sem documentação, faz o serviço mal feito ou o deixa pior do que estava por não ser correspondido em seus interesses sexuais ou por estar fazendo um serviço para uma pessoa que mora só ou sem a presença de alguém do gênero masculino? Mesmo que a pessoa prejudicada entenda os motivos é algo difícil para provar. Em cidades do interior isso é muito comum. Como denunciar, onde denunciar? Principalmente porque esses tipos já estão comentendo delito ao agirem assim e percebo que são atitudes do movimento machista. A meu ver, esse tipo de atitude precisa de punição severa, mas em que tipo de punição essas situações se enquadram? Já tive vontade de agredir um dos profissionais que agiu assim e precisei me segurar muito, pois corria o risco de eu perder o controle e mat@r o filho da pt@. Alguns são sínicos e dissimulados, ficam inventando pretextos para sondar sobre a rotina da pessoa que os contrata. Tenho que estar com arma branca sempre que preciso ter algum profissional desse tipo fazendo serviços onde moro. Na Paraíba isso é muito comum, nordestinos são uns machistas muito cretinos, além de folgados, porém o m@chismo está presente em todo o país, mesmo que mais brando em algumas regiões. Será que vai ser necessário as mulheres se agruparem para punir por conta própria esses calhord@s para com isso haver um posicionamento efetivo da administração pública em criar um sistema de punição severa para esse tipo de situação? Será que mulheres vão ter que partir para a violênci@ para o sistema político administrativo começar a tomar providências efetivas em relação à moral masculina nesse país?
@tst
@tst 11 ай бұрын
Olá, Marisa! Obrigado pelo comentário. O caso relatado por ti parece enquadrar-se mais no crime de importunação sexual (artigo 215-A do Código Penal). O assédio sexual é definido, de forma geral, como o constrangimento com conotação sexual no ambiente de trabalho, em que, como regra, o agente utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja. O crime de assédio sexual está tipificado no Código Penal, no artigo 216-A. Já a importunação sexual configura-se quando a mulher sofre ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a lascívia do abusador ou a de terceiro. A Pena para esse crime é de reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave.
@marisaalves4711
@marisaalves4711 11 ай бұрын
Grata@@tst .
@jessicadesantana836
@jessicadesantana836 8 ай бұрын
Como estou sofrendo com isso.. Pior me sentindo culpada, meu esposo de culpando por eu travei
@LarissaSilvabocavermelha
@LarissaSilvabocavermelha Жыл бұрын
Como assim se for colega de trabalho não é considerado assédio sexual ???
@hamiltonwilliamdossantos9305
@hamiltonwilliamdossantos9305 4 ай бұрын
❤❤❤
@MrFr1n
@MrFr1n 3 жыл бұрын
O assedio sexual pode ser considerado quando o companheiro de trabalho até faz sexo com a sua companheira de trabalho no seu local de serviço público, dentro de uma sala de trabalho de um hospital por exemplo? A mulher, enfermeira ou médica, técnica, assistente social, mantém relações sexuais com o administrativo, com o funcionário da farmácia, com o maqueiro? ou seja os dois se sentiram atraídos e praticaram sexo dentro do local de trabalho, numa sala reservada isso pode ser considerado assedio sexual ou moral quando os dois premeditam e fazem sexo no seu local de trabalho?
@oestudante2086
@oestudante2086 2 жыл бұрын
Não é assédio não. É atentado ao pudor.
@Mamaedeemanuel
@Mamaedeemanuel Жыл бұрын
Sofri isso ontem e não fui ao serviço hj
@brainaabreu1193
@brainaabreu1193 26 күн бұрын
Os homens todo santo dia sao assediasos por mulheres que vem disfarçadamente querendo cometer assedio e nao reclamam agora quando é mulher é esse drama.tenha:santa paciência.
@ellenmonteiro5217
@ellenmonteiro5217 7 ай бұрын
Escutei que eu deveria ter levado na esportiva.
@emilyvillanovanyangatgirl
@emilyvillanovanyangatgirl 2 жыл бұрын
Cada ato nojento
@aesperancaeosenhor621
@aesperancaeosenhor621 11 ай бұрын
Ola pessoal meu nome e Ricardo sofre um assédio onde sou porteiro e o engenheiro disse que tinha fazer vistoria nos ovos deles falta de respeito.
@zairapericinoto8460
@zairapericinoto8460 Жыл бұрын
A Vivian puxou seu tapete? 😂😅🤣 “É muito ruim ser acusado de algo que vc não fez.”
@matheusjacintho3503
@matheusjacintho3503 Жыл бұрын
Ixi Vivian e alguma dessas 3 aí????
@brainaabreu1193
@brainaabreu1193 26 күн бұрын
Quantas mulheres nao assediam os homens no trabalho na rua ficam olhando dando em cima sorrindo ai depois:reclamam mulher tem muito mimimi .
@brainaabreu1193
@brainaabreu1193 Ай бұрын
Isso é muito mimi quantos homens não são assediados todos dias nos ônibus na faculdade etcc...
🎤 Fórum - Assédio sexual no trabalho
27:22
Rádio e TV Justiça
Рет қаралды 16 М.
Assédio moral: o que é e o que fazer? | Jornada
8:44
Tribunal Superior do Trabalho
Рет қаралды 213 М.
Beat Ronaldo, Win $1,000,000
22:45
MrBeast
Рет қаралды 158 МЛН
Try this prank with your friends 😂 @karina-kola
00:18
Andrey Grechka
Рет қаралды 9 МЛН
Campanha - Segurança com as Mãos
3:47
Kinross Brasil
Рет қаралды 91 М.
Assédio Sexual no trabalho - Episódio 2
1:18
mptrabalho
Рет қаралды 92 М.
TST decide tese para acesso à gratuidade de justiça | Programa na íntegra
29:01
Tribunal Superior do Trabalho
Рет қаралды 76
Leandro Karnal fala sobre ética em ambientes profissionais
9:28
Tribunal Superior do Trabalho
Рет қаралды 631 М.
Câmara aprova mudanças na regra para benefícios sociais | WW
2:19