Por favor,se tiver como fazer o tutorial de 'Feira de Mangaio',eu ficaria muito agradecido.
@virnafranco14254 жыл бұрын
Que ótimo! Muito bem explicadinho, com um pouco de insistência o som vai saindo pouco a pouco! Grata!!!
@isisaraujoferreiradecarval9748 жыл бұрын
lindimais !!!!
@mariadejesussantossousa41612 жыл бұрын
Lindo
@OxentebiximBr7 жыл бұрын
Muito bacana
@hellentorres48378 жыл бұрын
TU É MARAVILHOSO DEOS
@vandelsonarante19008 жыл бұрын
Bonito demais!!!
@jorgeoliveira2033 жыл бұрын
Professor, esse pifano e de bambu, vc toca muito bem parabens
@dalmirneto65765 жыл бұрын
Sou autodidata, meu primeiro instrumento eh o pifano, que fiz com cano pvc, a maioria dos resultados pra pifano no youtube são seus. Seu trabalho eh lindo, parabéns. gostei da sua versão. Eu toco ela mais rápido e boto mais efeitos.
@compadreribeiro10 жыл бұрын
maravilhoso.
@DelNegro102 жыл бұрын
Lindo som do seu pífano! É feito de quê?
@gabrielalefdasilvaqueiroz12602 жыл бұрын
Como eu Faso um pifano deste... Queria saber o tamanho do pifano a distância dos furos das notas. O som dele e muito agradável...
@edsonbacteria31337 жыл бұрын
Faz por gentileza um vídeo com feira de mangaio
@Nerd.cachimbeiro3 жыл бұрын
O pife é em dó, mas tá na tonalidade de Dm ?
@ronilson9857 жыл бұрын
Prezado Sr. Sens Gosto muito do seu trabalho acho o Pífaro lindo, sabe onde consigo um destes aqui em Brasília?
@isabelaribeiro27907 жыл бұрын
Ronilson Severino Com o Zé do Pife, ele fica na UnB todo dia na hora do almoço!
@quitutesdacamila384 жыл бұрын
Com o querido Mestre Zé do Pife +55 61 98120-3423 Ele dá aulas na UNB
@raimundolima25848 жыл бұрын
toco flauta traveça mas quero me dedica c pífano Afinação dó, se me manda um pifi como prezente vou me dedica e divulga seu trabalho, sou seu fan seu trabalho tem ajudado muitas peçoas e muito bom,
@eduardopaixao58465 жыл бұрын
Pq o pifano só tem 6 furos na parte de cima e nao 7 como a flauta doce?
@millennial84414 жыл бұрын
Porque o pífaro brasileiro do Nordeste tem influências do pífaro em ré da europa medieval (que sempre teve seis furos) e utiliza muito bem o ar produzido pela boca devido ao seu tipo de embocadura. Já a flauta doce (que tem também raízes medievais) é tocada verticalmente e perde 50% do ar quando entra no bico e é "cortado" pela lâmina que tem na rampa. Por isso, ela tem o furo de trás chamado "furo da oitava" que, quando aberto aos poucos pelo dedo polegar esquerdo, dá as notas da segunda e terceira oitava. O pífaro depende de soprar mais forte para que os harmônicos das oitavas sejam alcançados e as notas da segunda oitava soem, haja visto que o pífaro não tem o "furo da oitava" como tem a flauta doce e a sua embocadura aproveita quase que 100% do ar soprado.
@eduardopaixao58464 жыл бұрын
@@millennial8441 obrigado pela aula. 👏👏👏👏👏👏👏 Obgd pela atençao.
@millennial84414 жыл бұрын
@@eduardopaixao5846 Eduardo, disponha. Qualquer dúvida, só falar.
@eduardopaixao58464 жыл бұрын
@@millennial8441 quando eu comprar um pifano vc nao vai ter sossego n. Vou ter muitas perguntas p vc. Estou pensando de comprar um pifano feito pelo edimilson do pifano.
@HenryBertolucci3 жыл бұрын
Muito boa a explicação, mas apenas lembrando que não é tanto questão de perder ar (a flauta transversal é que perde mais ar, exceto a técnica do instrumentista seja muito boa), mas a dificuldade de na flauta doce o ar mudar de direção, que é o que produz a mudança no modo da vibração. O bocal dela faz o ar ir sempre na mesma direção, exceto seja soprado com muita força. Também é uma questão de engenharia: é possível ter um tipo de bocal de flauta doce que fazendo só um pouco mais de força o salto de oitava ocorre, exemplo, o whistle irlandês (sem furo atrás); mas a flauta doce européia foi feita desde o começo para privilegiar uma certa qualidade timbrística muito escura e firme nos registros graves, o que só funciona bem com esse bocal inflexível para o salto de oitava. Então, em vez de mudar o bocal, preferiram colocar um furo atrás, pois quando é aberto um furo perto da metade da distância do orifício e do lábio, você transforma uma região de nó (fechado) em anti-nó (aberto), o que necessariamente vai fazer a nota subir uma oitava (o que vemos que já fica difícil acima do sol, pois para o salto de oitava do lá ser mais fácil e suave, o furo de trás precisaria ser um pouco mais alto, para chegar nos 50%). Outra curiosidade é que, alguns séculos atrás, também algumas flautas transversais de seis furos, com paredes muito grossas (mais para uso militar) só soavam bem na segunda oitava se o primeiro furo fosse semi-aberto (quase a mesma posição do de trás da flauta doce), o que era usado não só para o ré (como se usa até hoje), mas também para as outras notas da segunda-oitava até o lá. Posteriormente foram feitas algumas melhorias no posicionamento dos furos que tornou essa técnica desnecessária. Porém, mesmo em flautas mais afinadas essa técnica ainda pode ser usada, por exemplo, quando quiser tocar em pianíssimo uma nota da segunda oitava, que normalmente só sairia com força; abrir um pouco o primeiro furo vai fazer ela sair mesmo assoprando com pouca força.
@Diegotrompete15 жыл бұрын
Amigo, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, mas já duas músicas que vejo vc fazendo meio buraco, no primeiro buraco, como esse pífano por exemplo é em C, vc fez meio buraco para o o Bb, aí eu pergubto, no seu pífano não sai o Bb tirando apenas o primeiro dedo de cima e o primeiro de baixo ? Essa posição no pífano em G por exemplo sairia o Fá natural.
@Nerd.cachimbeiro3 жыл бұрын
É uma digitação alternativa. Eu prefiro se acostumar com os meio furos.
@josevalverde26565 жыл бұрын
Porque tento fazer o pifaro em si maior mas sai Si bemol?
@HenryBertolucci3 жыл бұрын
Cada furo que você vai alargando, para afinar, faz com que material seja retirado do tubo. Quando retira então bastante material dos 6 furos, uma região de quase metade da flauta vai ficar com menos material, o que é um pouco semelhante a ter uma flauta com um tubo mais largo por dentro. Quando o tubo da flauta fica mais largo, a afinação sempre abaixa (ao contrário das palhetas, que sobe) em relação à primeira afinação quando começou a afinar. A solução pra isso é bem simples e óbvia: comece a afinar o instrumento em Dó, se quer em si, ou uns 25 cents (quarto de tom) acima, vai terminar com a afinação certa.
@frutodoconhecimento44234 жыл бұрын
Essa música um triste realidade que praticam com o pássaro.
@fitmotiva6 жыл бұрын
Tu é foda sou seu fã
@alinecampos99824 жыл бұрын
Por favor,se tiver como fazer o tutorial de 'Feira de Mangaio',eu ficaria muito agradecido.