MEMÓRIAS

  Рет қаралды 422,846

Atila Iamarino

Atila Iamarino

2 жыл бұрын

/ @atilaiamarino
Apoio:
Instagram @institutoserrapilheira
Twitter @iserrapilheira
Facebook @InstitutoSerrapilheira
KZbin @InstitutoSerrapilheira
Linkedin @instituto-serrapilheira
A memória é uma ferramenta importante tanto para a vida de uma pessoa quanto para a nossa história enquanto seres humanos. Um programa recente do Greg News abordou o tema e apresentou o projeto Em Luta, que promove a cobrança de políticas pelos milhões de brasileiros que perderam um ente querido na pandemia, como a aprovação de uma pensão para as crianças que ficaram órfãs com a COVID-19, entre outras medidas. Lembrar de tragédias do passado podem ajudar na prevenção de novas tragédias, como a memória pelos judeus mortos no Holocausto e nos Tsunamis do passado no Japão. O apagamento de erros da história humana, como a queima dos registros da escravidão no Brasil, dificultam que as gerações futuras possam tomar medidas de reparação. No vídeo de hoje, Atila Iamarino reflete sobre os processos biológicos e sociais envolvidos na memória e sua importância para a história humana.
Roteiro e apresentação:
Atila Iamarino - Twitter @oatila
- Instagram @oatila
Direção e Produção:
Paloma Sato
Apoio de Produção de Conteúdo:
Marcelo K. Sato Caramelo: Instagram: @marceloksato
Edição, Thumb e legenda:
Dener Yukio: Instagram: @dyukio
Imagens cedidas por:
Marina Amaral: -Twitter: @marinamaral2
-Instagram: @marinaarts
-Site: marinamaral.com/
Referências:
www.emluta.org.br/
www.nytimes.com/2011/04/21/wo...
Braun-LaTour, K. A., LaTour, M. S., Pickrell, J. E., Loftus, E. F., & Distinguished, S. U. I. A. (2004). How and when advertising can influence memory for consumer experience. Journal of Advertising, 33(4), 7-25.
Costa, A. D. S. M. D., & Silva, M. A. D. C. (2018). Empresas, violação dos direitos humanos e ditadura civil-militar brasileira: a perspectiva da Comissão Nacional da Verdade. Organizações & Sociedade, 25, 15-29.
Higgins, E. T., & Stangor, C. (1988). A" change-of-standard" perspective on the relations among context, judgment, and memory. Journal of Personality and Social Psychology, 54(2), 181.
Loftus, E. F. (2005). Planting misinformation in the human mind: A 30-year investigation of the malleability of memory. Learning & memory, 12(4), 361-366.
Ranzani, O. T., Bastos, L. S., Gelli, J. G. M., Marchesi, J. F., Baião, F., Hamacher, S., & Bozza, F. A. (2021). Characterisation of the first 250 000 hospital admissions for COVID-19 in Brazil: a retrospective analysis of nationwide data. The Lancet Respiratory Medicine, 9(4), 407-418.
Ricardo, B., & Ricardo, F. (Eds.). (2006). Povos indígenas no Brasil: 2011/2016. Instituto Socioambiental.
Sarmento Buarque, A. C., Bhattacharya-Mis, N., Fava, M. C., Souza, F. A. A. D., & Mendiondo, E. M. (2020). Using historical source data to understand urban flood risk: a socio-hydrological modelling application at Gregório Creek, Brazil. Hydrological Sciences Journal, 65(7), 1075-1083.
piaui.folha.uol.com.br/mafald...
piaui.folha.uol.com.br/nas-al...
congressoemfoco.uol.com.br/te...
brasil.mongabay.com/2021/04/i...
www.nexojornal.com.br/express...
g1.globo.com/sp/sao-paulo/not...
www.bbc.com/portuguese/brasil...
news.bbc.co.uk/2/hi/europe/218...
g1.globo.com/rj/rio-de-janeir...
brasil.elpais.com/brasil/2018...
g1.globo.com/politica/cpi-da-...
www.smithsonianmag.com/smart-...
www.bbc.com/news/world-asia-p...
news.bbc.co.uk/2/hi/europe/218...
www.forbes.com/sites/davidbre...

Пікірлер: 1 200
@WedjaAlvesWedja_Alves
@WedjaAlvesWedja_Alves 2 жыл бұрын
Sentindo um soco no estômago quando ele fala que “negligenciamos quem já estava aqui, antes do Brasil se chamar Brasil”. Necessário 👏🏼👏🏼👏🏼
@angelasouto4807
@angelasouto4807 2 жыл бұрын
Nunca vi tanta elegância ao se fazer uma crítica. Parabéns, Átila. Você é uma voz extremamente necessária no Brasil de hoje.
@abarbaracristine
@abarbaracristine 2 жыл бұрын
assistindo pela segunda vez para consolidar na memória 🤡😹😹 vontade de colocar esse vídeo na minha testa
@milenaviola6406
@milenaviola6406 2 жыл бұрын
Ahahah exatamente!
@marialuizacomes3908
@marialuizacomes3908 2 жыл бұрын
Sem resgatar verdadeiramente essas memórias, especialmente a escravidão no Brasil, não combatemos o racismo. Precisamos lembrar, e através de ações afirmativas ir no caminho de acabar com o racismo.
@gabriel1rodrigues2
@gabriel1rodrigues2 2 жыл бұрын
Eu sou arqueólogo, trabalho fazendo pesquisa voluntária no museu da UFMG. Minha principal linha de pesquisa é sobre como contar, como construir, a partir dos vestígios, histórias sobre o profundo passado indígena dessa terra. Recentemente eu fiz um trabalho em uma comunidade de uma região que a UFMG faz pesquisa a anos, onde nas entrevistas com alguns dos moradores eles me falaram muito sobre suas casas, as casas dos parentes, que eles costumavam visitar antes da implantação do Parque Nacional da região, quando muitos dos atuais moradores foram expropriados de suas antigas casas. Alguns locais tinham tanta relevância e histórias tão trágicas que eu gosto de chamá-los de Sítios de Memória (apesar do termo ter outros usos, como para definir locais relevantes para vítimas de ditaduras/genocídios). Naquele momento eu trabalhei com uma memória que eu gostaria de construir, sobre o passado indígena; e uma memória que eu precisava escutar, sobre o modo de vida, relativamente recente, na região, que em tão pouco tempo, mudou radicalmente. É impressionante que nesse vídeo o Atila contemplou não só grande parte das questões que guiaram minha trajetória acadêmica, como as questões que se abrem diante de mim. Foi difícil impedir as lágrimas de descerem antes do vídeo acabar (e antes de eu terminar esse comentário/desabafo), e esse finalzinho, particularmente tocante pra mim, com certeza vai entrar pra minha memória de longo prazo (elas formam mais facilmente na presença de emoções fortes né?). Obrigado Mestre, desde 10/08/2013 você é uma grande inspiração pra mim!
@DantemustdieDMC4
@DantemustdieDMC4 2 жыл бұрын
Orgulho de ser arquivista! Estou lutando pra garantir memórias do século 18, 19 e 20 através de registros da Igreja Católica!
@Jose-bp7fu
@Jose-bp7fu 2 жыл бұрын
Que beleza! Como funciona, fica disponível para o público?
@Beterebeca1
@Beterebeca1 2 жыл бұрын
A questão dos indígenas (minha bisavó paterna era indígena) sempre tocou meu coração de uma forma que não sei explicar. Já visitei algumas tribos na Amazônia começo dos anos 90, mas de alguma forma me senti uma intrusa! Era como se meu grupo e eu estivéssemos invadindo território sagrado, embora estivéssemos ali só para VER um pouquinho da nossa história e não fizéssemos nada demais. Até hoje perdura o sentimento de inadequação (na falta de palavra melhor) minha ali. Inesquecível mesmo!
@CarlosXavierBP
@CarlosXavierBP 2 жыл бұрын
Resumindo tudo o que ele disse: "PRESERVEM MAIS FATOS, E MENOS PONTOS DE VISTA!" É assim que se tem um futuro diferente!
@soldierbr6887
@soldierbr6887 2 жыл бұрын
Basicamente isso.
@truehenrique
@truehenrique 2 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos que assisti nos últimos anos, obrigado Átila. Os seus vídeos e a sua postura diante de toda essa situação de pandemia com certeza ficarão na nossa memória e registrados por muito tempo. Você ja é uma personalidade histórica para o nosso país.
@lsbzkr
@lsbzkr 2 жыл бұрын
Será que aparecerá nos livros de história?
@celiacardosodemello1731
@celiacardosodemello1731 2 жыл бұрын
@@lsbzkr merece ser citado como uma referência de credibilidade científica.
@evelynsilveira8390
@evelynsilveira8390 2 жыл бұрын
@@lsbzkr isso
@cahnak
@cahnak Жыл бұрын
@@celiacardosodemello1731 k
@raimack
@raimack 2 жыл бұрын
Olha. Eu raramente comento em vídeos. Mas cara! Esse foi um dos vídeos mais bonitos que eu vi aqui no canal. Caiu até um cisco aqui 🥲. Obrigada por fazer um conteúdo tão importante e tão único para nós! ❤️❤️❤️❤️
@paulozoche
@paulozoche 2 жыл бұрын
Esse cara tem a capacidade de fazer o elo comunicativo entre a sociedade civil e comunidade científica. Ele têm o poder político para se tornar o melhor ministro da ciência e tecnologia que o Brasil já teve.
@thomasnew00
@thomasnew00 2 жыл бұрын
Você pensa que vai assistir um vídeo mais técnico e leva esse tapão na cara. Sensacional o vídeo Átila, esse é um vídeo essencial para a nossa situação hoje
@adrimendonca
@adrimendonca 2 жыл бұрын
Excelente! Aqui em Maceió estamos vivendo um caso de perda de memória também, coletiva e pessoais, com o desastre causado pela braskem que já levou mais de 14 mil famílias a se mudarem e criou bairros ruínas no meio da cidade.
@vanderval_jr
@vanderval_jr 2 жыл бұрын
Adorei a referência visual do episódio todo ao Greg News
@ericaquaraca8316
@ericaquaraca8316 2 жыл бұрын
Que vídeo!!!!!!!!!! Eu sou filha de indígena e tocou na alma sobre as nossas perdas, minha comunidade perdeu muitos dos nossos anciões, no auge da reconstrução da nossa língua, os mais velhos estavam se dedicando a ensinar as novas gerações a nossa língua mãe. As perdas deixou um enorme buraco na comunidade e entre as famílias.
@joaofelipebronzato7435
@joaofelipebronzato7435 2 жыл бұрын
Adoro o jeito como o Atila bate no governo
@jacare2046
@jacare2046 2 жыл бұрын
Esse canal tem que ficar na memoria do youtube brasileiro. É MUITO ESSENCIAL
@Diegolacerd
@Diegolacerd Жыл бұрын
Esse vídeo envelheceu tão """"bem""""" pra explicar como quase 50 milhões de brasileiros "esqueceram" toda morte e desespero que rolou durante a pandemia. Obrigado Átila, vc é o cara
@TheMeetFX
@TheMeetFX 2 жыл бұрын
meu deus greg news atila iamarino esse crossover eu n esperava, apesar de NECESSARIO
@soldado-fr2dr
@soldado-fr2dr 2 жыл бұрын
Gregorio o playboy da globo
@TheMeetFX
@TheMeetFX 2 жыл бұрын
@@soldado-fr2dr po ele é playboy mesmo, mas playboy por playboy ele faz muito mais pra nossa sociedade que qualquer um outro ai como ele
@theboa2837
@theboa2837 2 жыл бұрын
eita
@soldado-fr2dr
@soldado-fr2dr 2 жыл бұрын
@@TheMeetFX quem anda na globo vc deveria saber não liga pro povo
@gabrielcoimbra7887
@gabrielcoimbra7887 2 жыл бұрын
@@soldado-fr2dr Onde que ele teve contrato com a Globo?
@coralvaz
@coralvaz 2 жыл бұрын
"necessário" e "urgente" nem começam a descrever esse vídeo! Parabéns e muito obrigada à toda a equipe!
@luizgustavomachadocruz876
@luizgustavomachadocruz876 2 жыл бұрын
Átila, você é extremamente importante em nossa sociedade. Seus vídeos são fundamentais e essenciais. Esse não foge deste padrão.
@poliika1000
@poliika1000 2 жыл бұрын
As vezes o melhor crossover é aquele q vc não espera
@AlexandreCruz
@AlexandreCruz 2 жыл бұрын
Poxa, Atila. Que vídeo duro, mas tão necessário. Obrigado.
@laishp1
@laishp1 2 жыл бұрын
Fico impressionada com a inteligência do Átila, da qualidade dos seus vídeos e da sua criticidade!
@raulcarlos
@raulcarlos 2 жыл бұрын
Atila assiste Greg News Momento mais feliz da minha vida
@dimasgabriel5132
@dimasgabriel5132 2 жыл бұрын
"Eu vejo o futuro repetir o passado".
@pedro3858
@pedro3858 2 жыл бұрын
"Eu vejo um museu de grandes novidades" caso não peguem fogo todos. 😔
@Fernandes212
@Fernandes212 2 жыл бұрын
Átila, você é mesmo o ursinho carinhoso da divulgação científica, maravilhoso!
2 жыл бұрын
Atila e sua equipe já se consolidaram como produtores de ótimos conteúdos. Esse vídeo sobre memória, se alinha a inúmeros outros que trazem informações muito importantes que, nem sempre, são tratadas com a profundidade e seiredade necessárias. Parabéns ao Atila e equipe e também ao Serrapilheira.
@filipealmeida9397
@filipealmeida9397 2 жыл бұрын
Incrível esse vídeo. Excelente abordagem sobre a memória, como ela funciona e o quanto é importante preservar para que aprendamos com as coisas boas e não repetir os erros do passado. Infelizmente vivemos em um país em que a classe política luta para apagar o passado e reescrever conforme o interesses deles. Precisamos preservar a nossa história e difundi-la para que ela não suma.
@isaacvicente
@isaacvicente 2 жыл бұрын
Por falar em memórias apagadas e/ou distorcidas, recomendo o clássico livro 1984, de George Orwell, que, por ser muito famoso, creio que muitos já leram. No entanto, pra quem já leu, vale muito reler; pra quem não leu, é uma obra muito foda (principalmente dado o nosso contexto político, social e histórico).
@analineandrade
@analineandrade 2 жыл бұрын
Verdade, lembrei muito do livro também, os porcos contam a história da forma que queriam, sempre manipulando os outros. Triste, mas algo que realmente pode acontecer com o passar das gerações, com a mudança da obrigatoriedade da disciplina de história e com as contantes fakes news 😞
@alec.9s
@alec.9s 2 жыл бұрын
Eu li recentemente e foi quase um livro de terror considerando os paralelos com a nossa realidade atual, se não fosse um livro tão interessante, inteligente e importante talvez eu tivesse deixado de lado por conta dos gatilhos que ele pode ter, ainda bem que consegui ir além disso e ver um livro que espero nunca esquecer na vida. Foi de longe a melhor leitura que já tive até hoje.
@karynadultra7574
@karynadultra7574 2 жыл бұрын
Meu coração de museóloga ficou até quentinho depois desse vídeo. Obrigada Átila, você é demais! ❤️
@ubirajaracancado1933
@ubirajaracancado1933 2 жыл бұрын
Sem palavras capazes de expressar o respeito, a admiração e o carinho que tenho pelo Átila. Prova viva de que ainda existe esperança para o futuro do Brasil. Estamos juntos! Obrigado...
@carmensylviavarellaalliz7554
@carmensylviavarellaalliz7554 2 жыл бұрын
Greg News e Atila nos lembrando sempre de coisas importantes!
@maurds1
@maurds1 2 жыл бұрын
Que privilégio eu tenho de poder ver isso.
@luka1729
@luka1729 2 жыл бұрын
Sabe oq isso me lembrou? "Quem controla o passado controla o futuro, quem controla o presente controla o passado".
@lucassoares1143
@lucassoares1143 2 жыл бұрын
como cientista social fico sempre felizin com seus videos q mostram essas ideias importantíssimaaass
@UkiobROLoki
@UkiobROLoki 2 жыл бұрын
Esse conhecimento sobre memórias. Principalmente sobre memórias falsas. É algo que deveria ser passado para todo mundo! E compartilhar esse vídeo é uma excelente maneira de se fazer isso.
@zulmarlopes6021
@zulmarlopes6021 2 жыл бұрын
"Viver é desenhar sem borracha" escreveu Millôr Fernandes . Gratidão Átila!!!
@ericamaricota3218
@ericamaricota3218 2 жыл бұрын
É muito triste o que aconteceu e o que continua acontecendo no nosso Brasil. 😢 Me emocionei. Atila, vc é excelente na forma como transmite conhecimento, impactando positivamente e nos trazendo para a reflexão sobre o tema. Obrigada por ser quem é e fazer o que faz. 🤗
@TempestadedeGatinhos
@TempestadedeGatinhos 2 жыл бұрын
Miau! Miau! Excelente vídeo, Atila! Preservar as memórias é uma forma de ativismo extremamente necessário para um futuro digno para a humanidade.
@transcen1
@transcen1 2 жыл бұрын
Esse cara é bom...O brazil precisa de pessoas igual a oce....desculp-me eu sou analfabeto mas sei entender os verbos...a tempos que miro em seu canal...
@andrebolzan
@andrebolzan 2 жыл бұрын
Átila para Brasileiro da Década ! Fez muito pelo povo brasileiro, primeiro com a pandemia , agora com esse canal que fala tão bem sobre mundo e leva esclarecimentos para muitos (inclusive eu)
@gabrielelacerdagadelha1810
@gabrielelacerdagadelha1810 2 жыл бұрын
Eu tô tão, mas tão tão emocionada com esse vídeo. É um acalento ver e ouvir alguém falando sobre tudo isso, e ainda por cima de maneira tão didática. Obrigada Átila & Cia.
@carolinaribeiro4214
@carolinaribeiro4214 2 жыл бұрын
Atila juntando conhecimento científico, político e histórico e de uma perspectiva antirracista. 🖤
@roberto544
@roberto544 2 жыл бұрын
"O Pernalonga não é uma personagem da Disney..." Ainda.
@crisalomao
@crisalomao 2 жыл бұрын
Dentre os que assisti, um dos vídeos mais incríveis! Que grande construção... Brilhante, inteligente, até me emocionei. Correlações perfeitas. Obrigada e parabéns, Átila e Equipe! Aprendi muito, foi uma aula! Nunca havia pensado por esses prismas... Como diz aquela máxima: "Brasileiro tem memória curta".
@anjodaalegriafotografia2673
@anjodaalegriafotografia2673 2 жыл бұрын
Atila, o biólogo, tem o poder me me emocionar. Continuarei na luta para registrar memórias, farei de tudo para preservar memórias familiares. Incrível esse vídeo.
@jeziellecunha1199
@jeziellecunha1199 2 жыл бұрын
Todos os brasileiros precisam ver esse vídeo mais de uma vez.
@paulocesardeoliveira8650
@paulocesardeoliveira8650 2 жыл бұрын
Infelizmente, a verdade é que muitos sempre farão questão de distorcer o passado independente dele estar ou não fielmente documentado. Esse é um fenômeno, chamado de pós verdade, que vem sendo aos poucos mais estudado. Até as informações que são guardadas no presente para análise histórica posterior podem já estar comprometidas e gerarão interpretações equivocadas no futuro.
@bobosapiens1984
@bobosapiens1984 2 жыл бұрын
Vou emoldurar esse vídeo e deixar na sala para as futuras gerações verem.
@cesars0uza
@cesars0uza 2 жыл бұрын
"De 15 em 15 anos, o Brasil esquece do que aconteceu nos últimos 15 anos" -Ivan Lessa
@silvanasantos4708
@silvanasantos4708 2 жыл бұрын
Atila, há alguns anos trabalhei em uma escola que tanto professores quanto alunos foram convidados a escrever alguma memória, virou livro lindo demais e agora a minha memória está em Otávio (Tavinho) oito anos órfão da covid. Não pode ser esquecido 👊
@fabianacalazans274
@fabianacalazans274 2 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, e triste ao mesmo tempo. A memória coletiva de um povo preserva sua cultura e sua própria sobrevivência. Se tivéssemos aprendido com pandemias passadas, muitas vidas teriam sido salvas.
@vitoralexandre5990
@vitoralexandre5990 2 жыл бұрын
Lembrei de revolução dos bichos, com o porco Napoleão alterando aos poucos as memórias dos outros animais. Lembrei também do "Grande Irmão", do livro 1984, do mesmo autor, com as manipulações dos jornais e veículos de mídia...
@elenisantos3347
@elenisantos3347 2 жыл бұрын
Esse video me emocionou. Parabéns, você é maravilhoso e muito, muito necessário. Obrigada por tudo. 😘
@soniaaugusto6492
@soniaaugusto6492 2 жыл бұрын
Seus vídeos são sempre ótimos, mas este é excepcional!
@Libsaggi
@Libsaggi 2 жыл бұрын
Por isso chorei tanto nós incêndios dos Museus.
@alinnefb
@alinnefb 2 жыл бұрын
Esplendoroso! O quão triste é um povo que não tem memória 😢😢😢
@cleiderodrigues3542
@cleiderodrigues3542 2 жыл бұрын
Isso que se chama um pesquisador, cientista e professor, multidisciplinar. Quem entendeu o nocaute, entendeu tudo.
@pensandobem5165
@pensandobem5165 2 жыл бұрын
Meu pai, que nasceu em 1936, contava que os avós dele vieram do interior para a capital de SP fugindo da gripe espanhola, que matou famílias inteiras. Esse relato foi marcante pra mim.
@teo5161
@teo5161 2 жыл бұрын
Agradecer nesse momento é o mínimo que posso fazer Átila! Seu trabalho segue sendo inspirador e necessário! Seguimos trabalhando por aqui também! Gratidão!
@rnogueir0212
@rnogueir0212 2 жыл бұрын
Excelente! Talvez tenha sido até agora o mais memorável do canal. Parabéns!
@felipeflprebello
@felipeflprebello 2 жыл бұрын
Um grande monumento de memória da Covid-19 cairia super bem no contexto do brasil. Talvez caixões de metal com o nome das vítimas poderiam ser empilhados em alguma praça ou parque importante para sempre nos recordarmos do que foi a pandemia e o preço da negligência.
@Account2010ify1
@Account2010ify1 2 жыл бұрын
10:17 Tem um conto de Jorge Luis Borges chamado "Funes, o Memorioso", que é basicamente essa ideia.
@JorgeSilva-oq4ii
@JorgeSilva-oq4ii 2 жыл бұрын
Parabéns!! E muito, muito obrigado por esse trabalho excelente que vocês trazem, pela qualidade e quantidade das informações, que são de uma importância imensurável pra o nosso país... Principalmente em tempos de negacionismo e de massacre, que é o que estamos vivendo agora. Vocês são fantásticos!! Obrigado demais, Atila!! É uma honra enorme ter acesso a esse tipo de informação, de conhecimento. Muito obrigado por tudo, a todos vocês do canal!! Obrigado!!
@orthovasky
@orthovasky 2 жыл бұрын
O Átila é muito necessário,
@mayruth9159
@mayruth9159 2 жыл бұрын
Essa história de São Carlos, minha mãe era de lá, cresci ouvindo ela contar sobre as chuvas fortes e enchentes de quando ela era pequena, isso há 90 anos .Nunca me esqueci, hoje quando vejo reportagens sobre acontecimentos por lá me pergunto: por que continuam ignorando o risco?
@nayanelopes41
@nayanelopes41 2 жыл бұрын
Pensar que na escola nunca tive a oportunidade de aprender sobre a questão dos documentos queimados, de pessoas negras. Infelizmente o Brasil é um país muito esquecido. Esquecemos nossas origens, nossas lutas e nossos erros. Escravidão deveria ser uma vergonha tão grande quanto o holocausto, o extermínio de indígenas também. Pena que não chegamos lá ainda.
@salvadoramaldonado9235
@salvadoramaldonado9235 2 жыл бұрын
Fundamental lembrar dos indígenas e o valor do conhecimento ancestral mantido pela oralidade e por seus anciões.
@bruna6925
@bruna6925 2 жыл бұрын
uma reflexão extremamente necessária em meio a um cenário de criação de memórias falsas em massa. me fez lembrar do filme Memento!
@pensandobem5165
@pensandobem5165 2 жыл бұрын
Caraca, até para o altíssimo padrão desse canal, que vídeo maravilhoso foi esse? 👏👏👏
@alebecker12
@alebecker12 2 жыл бұрын
Né!
@renatavitorio3648
@renatavitorio3648 2 жыл бұрын
É incrível como vc aborda assuntos tão delicados com uma firmeza e suavidade ,excelente vídeo 👍
2 жыл бұрын
Adoro o desprendimento do Átila com o cabelo. Mas falando sério, ótimo vídeo para explicar as diferentes características da memória e a relação disso com a nossa história pessoal e social.
@goretemendes7407
@goretemendes7407 2 жыл бұрын
Excelente! "Que nunca mais se esqueça, que nunca mais aconteça."
@emersonobara6135
@emersonobara6135 2 жыл бұрын
Este é um dos vídeos mais importantes que já assisti neste canal. Muito obrigado, Átila!
@maysagonzagaferreira9291
@maysagonzagaferreira9291 2 жыл бұрын
Videozão porreta, menino! Você passou por tantos pontos, que nossa! Professoras e professores que qualque disciplina podem usar. Arrasou, Átila!
@joshwolfegant8449
@joshwolfegant8449 2 жыл бұрын
Este tem uma profundidade absurda, desde relembrar os erros cometidos historicamentes a nos fazer refletir o quão mutável é o nosso conhecimento acerca do que a gente acha que conhece.
@vicenzozarpellon3333
@vicenzozarpellon3333 2 жыл бұрын
Que vídeo bem construído... da costura do roteiro, aos exemplos atuais e históricos, além da acuidade fisiológica com relação à memória. Baita trabalho!
@hoinacki.alysson
@hoinacki.alysson 2 жыл бұрын
Eu morei a maior parte da minha vida em uma cidade na divisa entre PR e SC chamada União da Vitória. Ela fica localizada dentro de uma curva do rio Iguaçú, e de anos em anos sempre acontece alguma enchente por lá. A maior delas foi em 1983, onde praticamente a cidade inteira ficou em baixo d'água, e até hoje tem marcações nos postes da cidade, informando até onde a água chegou. Inclusive na rua da casa da minha mãe tem uma marcação que mostra que, se houver uma enche hoje com a mesma proporção, a casa dela ficaria com água até o telhado. Claro que medidas já foram tomadas para evitar enchentes tão grandes, mas ainda assim fica a memória de tudo que já aconteceu.
@Akill379
@Akill379 2 жыл бұрын
Esse movimento com a construção de casas em áreas de tsunami ou enchentes é semelhante ao que ocorre com as vacinas, muita gente nunca viu um doente com determinada doença ou se viu foi somente em fotos e vídeos e por isso relativizam tanto a importância da vacinação.
@leticiaalves6779
@leticiaalves6779 2 жыл бұрын
Átila falando sobre a facilidade de criar memórias falsas eu lembrando do livro 1984 de George Orwel onde é o principio de tudo. Quem controla o passado controla o futuro, como diz Orwel. Bom apenas passando pra prestigiar o Átila pois ele é maravilhoso, capaz de explicar física quântica com uma clareza didática surpreendente.
@liacarvalho9792
@liacarvalho9792 2 жыл бұрын
Sempre vou ser sua fã Atila. Excelente conteúdo, como sempre, e extremamente necessário. Te desejo tudo de bom! 🌼
@lucasmatteoccilopes7
@lucasmatteoccilopes7 2 жыл бұрын
KKK Essa de nunca mais acreditar no Tiririca foi boa.
@brenodeoliveira7863
@brenodeoliveira7863 2 жыл бұрын
Como estudante de História eu fico num misto de emoções com este vídeo. Brilhante. Muito obrigado Átila!
@gabihcosta9586
@gabihcosta9586 2 жыл бұрын
Nossa! Para mim, um dos melhores vídeos do Átila até agora. Assim como o vídeo mencionado do Greg News, de fato memoráveis!
@natdelune
@natdelune 2 жыл бұрын
Átila, no geral seus vídeos são legais e informativos, mas esse foi além! Que vídeo mais NECESSÁRIO nesse momento! E que vídeo mais cheio de lições para o Brasil! Obrigada pelo conteúdo e conhecimento incríveis
@elsaaules8901
@elsaaules8901 2 жыл бұрын
Importante ter memória como é nossa realidade frente aos povos originários e suas lutas. A resistência destes povos são uma riqueza no cuidado da vida no cuidado da nossa Casa Comum. Parabéns querido Atila.
@cintia1051
@cintia1051 2 жыл бұрын
Átila meu querido! O quão necessário são seus vídeos. Eu nem sei dá vontade de me trancar em um quarto e estudar por uma semana sem parar! Obrigada.
@rosesantos3012
@rosesantos3012 2 жыл бұрын
To aplaudindo, tanta informação de um jeito fácil de entender. Bateu uma emoção e angústia de saber em que mãos, está nosso País. Obg Atila.
@anahirschler6217
@anahirschler6217 2 жыл бұрын
Vc me surpreende e se supera a cada vídeo !!! Foi comovente Átila !!! Obrigada 🙏
@fernandonicolau7482
@fernandonicolau7482 2 жыл бұрын
Essencial! Providencial! Parabéns á toda equipe! Sensacional esse trabalho!
@aboazarim
@aboazarim Жыл бұрын
Maravilhoso trabalho de divulgação científica. O governo tem que dar a ele a Medalha do Mérito Cultural. Se fosse governador de Minas, daria a ele a Medalha Tiradentes.
@MarcosRoberto-hw1xd
@MarcosRoberto-hw1xd Жыл бұрын
Mais fácil o governo censura-lo, tendo em vista que governantes adoram o esquecimento do povo.
@ricardohaab8529
@ricardohaab8529 2 жыл бұрын
Que vídeo foi esse. Emocionante 👏👏👏
@waltervarejao2851
@waltervarejao2851 2 жыл бұрын
Genial e especial e definitivamente mais indispensável ainda no momento que vivemos e viveremos: fake news, totalitarismos, pós verdade, mundo digital, etc etc Parabéns Átila Faça uma sobre o funcionamento bioquímico da memória. Agradeceria.
@mamaducissemaci929
@mamaducissemaci929 2 жыл бұрын
Pertinente mesmo. E bem pontuado por você. Além desse lado mais escancarado em termos de manipulação (fake news, pois verdade e imposição forçosa de versões por quem tem mais poder), tem também o lado mais sutil destes processos da formação de memória coletiva. Nisso que acho o vídeo ainda mais útil por chamar atenção para GRANDES detalhes que a primeira vista parecem coisa corriqueira, mas que no fundo moldam bastante nossa percepção do mundo e nosso ideário sobre nós e o outro. Quem não lembra do clamor popular que o Cristo Redentor recebe, da forma que as pirâmides egípcias são reverenciadas pelo Estado em causa, do simbolismo da Tour Eiffel, Estátua da Liberdade, etc. Tudo isso são elementos que definem fronteira e dizem quem somos/queremos ser, quem é bem-vindo/não aqui, o que queremos lembrar/esquecer/mudar etc.
@mateuscosta890
@mateuscosta890 2 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos do canal. Sensacional!
@vanessameneghelliarantesvi6922
@vanessameneghelliarantesvi6922 2 жыл бұрын
Como por exemplo, o nazismo, que muita gente ignora, como se fosse algo difícil de acontecer novamente.
@pedror.r.anovites7392
@pedror.r.anovites7392 2 жыл бұрын
Sensacional! Citando os exemplos do vídeo, muitos q viveram na ditadura militar podem ter tido boas experiências e por isso apoiar ela: eram pessoas privilegiadas ou suas cidades, de alguma forma, tiveram alguma vantagem peculiar.
@Vickron
@Vickron 2 жыл бұрын
Sim. Os coniventes se deram bem mesmo...
@giorgiobeltramigonzalez1761
@giorgiobeltramigonzalez1761 2 жыл бұрын
Atila seus vídeos são sempre sensacionais mas agora com este fiquei sem palavras. Muito além do que esperava que (ironicamente) nem lembro mais o q era. Tratou de psicologia e historia de modo sutil e ao mesmo tempo explícito, pq para bom entendedor basta meia palavra. De todos os vídeos que já assisti no seu canal, está joia com certeza se destaca.
@isadorafdg
@isadorafdg 2 жыл бұрын
Que vídeo mano!!!! Um dos melhores canais do KZbin. Sensacional!
@marciois
@marciois 2 жыл бұрын
Uma aula de altíssima qualidade.
A moralidade da pirataria
19:33
Atila Iamarino
Рет қаралды 264 М.
Qual a Raça do Brasileiro?
16:36
Atila Iamarino
Рет қаралды 635 М.
Я нашел кто меня пранкует!
00:51
Аришнев
Рет қаралды 5 МЛН
Зачем он туда залез?
00:25
Vlad Samokatchik
Рет қаралды 3,1 МЛН
Quanto você Mente?
13:13
Atila Iamarino
Рет қаралды 320 М.
A 97-Year-Old Philosopher Faces His Own Death
18:13
The Atlantic
Рет қаралды 4,9 МЛН
A distorção da autoimagem pelas redes socias  - PODCAST Não Ficção
47:44
Será que você nasceu inteligente?
15:35
Atila Iamarino
Рет қаралды 567 М.
Documentário "Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar"
51:35
Projeto Marcas da Memória UFRJ
Рет қаралды 87 М.
As falhas que não são culpa sua
17:29
Atila Iamarino
Рет қаралды 369 М.
O que é fascismo? | Leandro Karnal
11:57
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 866 М.
Klavye İle Trafik Işığını Yönetmek #shorts
0:18
Osman Kabadayı
Рет қаралды 6 МЛН
Это Xiaomi Su7 Max 🤯 #xiaomi #su7max
1:01
Tynalieff Shorts
Рет қаралды 1,5 МЛН
СТРАШНЫЙ ВИРУС НА МАКБУК
0:39
Кринжовый чел
Рет қаралды 1,5 МЛН
iPhone 15 Pro в реальной жизни
24:07
HUDAKOV
Рет қаралды 419 М.
Easy Art with AR Drawing App - Step by step for Beginners
0:27
Melli Art School
Рет қаралды 15 МЛН