Como o valor da aceleração e de Fa, substituindo nas equação, vc determina os valores de Ma e Mb. Então, Pa = Ma vezes g e Pb = Mb vezes g.
@mateusfelipe7613Ай бұрын
@ g no caso seria a gravidade ? Mas qual seria esse valor ?
@FisicaeMatematicaАй бұрын
@@mateusfelipe7613 g é a aceleração da gravidade: 9,8 metros por segundo ao quadrado.
@mateusfelipe7613Ай бұрын
Como q ficaria essa equação ?
@FisicaeMatematicaАй бұрын
@@mateusfelipe7613 P = mg
@fernandalima54852 жыл бұрын
Explicação muito boa. Obrigada!
@FisicaeMatematica2 жыл бұрын
Obrigado, Fernanda.
@carlosalberto262 жыл бұрын
nao podia ter feito como sendo um componente só o A e o B ?
@FisicaeMatematica2 жыл бұрын
Carlos, foram usadas apenas as componentes horizontais das forças . As forças verticais (peso e reação normal) se anulam mutuamente, já que os blocos não se movimentam nesta direção. A segunda lei de Newton deve ser aplicada para cada bloco separadamente.
@MatheusOliveira-mx6cx Жыл бұрын
@@FisicaeMatematica mas já vi a segunda lei aplicada num sistema todo
@MarcusVinicius-mg9it Жыл бұрын
você pode fazer um diagrama de forças mas não faz diferença elas se anulam de qualquer forma e você só usa um sistema quando é o mesmo corpo, essa questão são corpos diferente
@MatheusOliveira-mx6cx Жыл бұрын
Pq vc só analisou as forças no bloco A? Não poderia analisar no sistema? (Fa + 20)/12 = a (Fa - 10)/12 = a pq não dá certo assim?
@FisicaeMatematica Жыл бұрын
Matheus, na letra (a) Fa é a força aplicada ao bloco A e 20 é a força aplicada ao bloco B. Como são forças aplicadas a corpos diferentes, vc não pode usá-las na mesma equação. A segunda lei de Newton trata das forças aplicada AO MESMO CORPO. Se você considerar o conjunto dos dois blocos (F = M.a) onde F é Fa e M a massa total vc terá um problema. Das 3 variáveis que aparecem, vc sabe apenas o valor da massa total. A força Fa e aceleração do conjunto, vc não sabe o valor e a equação não pode ser resolvida. Para que as equações que vc escreveu sejam verdadeiras, (Fa + 20)/12 = (Fa - 10)/12 , já que ambas são iguais a a. Multiplicando por 12 fica Fa + 20 = Fa - 10. Passando-10 para esquerda e Fa para a direita fica 20 + 10 = Fa - Fa. E finalmente, 30 = 0. Chegamos a uma impossibilidade matemática.