Aula | O que é indigenismo?

  Рет қаралды 19,716

Lili Schwarcz

Lili Schwarcz

Күн бұрын

Os assassinatos do jornalista britânico Dom Philipps e do indigenista Bruno Pereira nos deixaram profundamente tristes. Os dois trabalhavam juntos nessa difícil luta no Brasil para defender a Amazônia e suas culturas indígenas. Sabemos muito sobre o jornalismo, profissão de Dom, mas sabemos muito pouco sobre o que faz um indigenista, que era o trabalho de vida de Bruno.
Ser indigenista não é uma aventura, mas um modo de vida. É preciso conhecer o mato e respeitá-lo, ouvir o som que sai de lá, se integrar. É preciso admirar e respeitar as culturas indígenas. É saber suas línguas, seus idiomas. É preciso ser um interlocutor com os órgãos públicos, a voz que faz ecoar as necessidades dos povos indígenas. É preciso conhecer muito bem a legislação indigenista e também a administração pública. Fazer política, saber um pouco de antropologia, de biologia, de geografia, ser didático…
Ser um indigenista demanda experiência e dedicação, mas sobretudo vocação para ser um aliado desses grupos que estão sendo dizimados, sofrendo com a mineração ilegal, com o desmatamento das florestas, com a pesca igualmente ilegal, com o narcotráfico e lutando sempre!
Que cuidemos da memória desse indigenista tão importante que foi Bruno Pereira, de pessoas como Chico Mendes e Dorothy Stang, que não eram indigenistas por formação, mas como muitos outros se foram lutando pelo bem estar dos povos indígenas e de todos nós. Que cuidemos dos que seguem na luta e torcendo para que tenham forças para aguentar esse Brasil muito pouco empático e governado por pessoas que só pensam na sua própria perpetuação no poder. Vamos lembrar dos bons exemplos!
Site: www.liliaschwar...
Facebook: / liliaschwarcz
Instagram: @liliaschwarcz
Solicitação de palestras (envie o máximo de informações, como data, hora e tema): liliaschwarcz@baioque.com.br
Conheça algumas palestras da professora Lili aqui: www.slideshare...
Realização: Baioque Conteúdo | www.baioque.com.br

Пікірлер: 77
@consultcar
@consultcar 2 жыл бұрын
O indigenista é acima de tudo um ser humano com empatia diferenciada e abdicação de sua vida na luta pelos indígenas tão desrespeitados desde a invasão de suas terras pertencentes ao seu povo e falta de políticas públicas efetivas em proteção de suas vidas.
@biancamedeiros7611
@biancamedeiros7611 9 ай бұрын
estou aqui estudando para o CNU, primeira opção: indigenista. Sem hesitar. Obrigada Profa Lili. Bruno Presente!
@santosfab
@santosfab 8 ай бұрын
Estaremos juntos lá, futura colega!
@babayaga100
@babayaga100 8 ай бұрын
passa seus estudos ai kkkk pdf
@tiago_guara
@tiago_guara 7 ай бұрын
Outro futuro indigenista aqui
@alcionsilva4503
@alcionsilva4503 5 ай бұрын
Estou também na luta pra esse futuro que quero tanto.
@cabrahao
@cabrahao 2 жыл бұрын
O indigenista é aquele que se importa com o ser humano no seu estado mais puro. Hoje o canto de Bruno se funde ao canto dos pássaros da Grande Floresta!
@jean-claude446
@jean-claude446 2 жыл бұрын
Emocionou-nos, Lilie! Obrigadíssimo por sua presença de mulher tão brilhante! Viva Dom! Viva Bruno! Salvemos os Povos Autóctones, os Verdadeiros Brasileiros✊🏾✊🏿✊🏽
@thelmaportoalegre5322
@thelmaportoalegre5322 2 жыл бұрын
Muito comovente e doce a tua homenagem. É importante demais não esquecer. E que aquele canto se internalize em nós, seja nosso mantra amoroso, respeitoso . Que nos inspire e nos mantenha conectados a essas vidas tão belas que ele representou.❤️ Abraço carinhoso !❤️🌷
@guilhermealves500
@guilhermealves500 2 жыл бұрын
A música maravilhosa que Bruno cantou naquele vídeo(que na minha opinião deveria ser o nosso hino nacional) fala sobre uma Arrara dando de comer aos seus filhos cuidando dos seus filhos. Isso era o que ele fazia pelos povos indígenas. Ele cantou essa música para animar os indígenas que estavam com ele para os animar pois estavam com saudade da sua famílias pois acompanhavam Bruno numa expedição que durava já muitos dias. É uma canção usada em rituais da etnia Kanamari durante uso da Ayuasca (bebida alucinógena). Simplesmente maravilhosa, linda e incrível a trajetória do Bruno. Vamos honrar esse legado lutando pelos nossos indígenas. #JustiçaparaDomeBruno
@lorranyoliveira9478
@lorranyoliveira9478 8 ай бұрын
Foi numa aula para o CNU que descobri você Lilia, estou encantada com seus conhecimentos e didática. Me sinto cada vez mais sensibilizada pela histótia do nosso povo, pois o sentido de superação arrepia minha alma e eu nunca entendi ao certo pq havia em mim tal sensibilidade. Agora penso comigo: como seria bom conversar com você e absorver cada palavra que tens pra dizer.
@elbertrodrigues9447
@elbertrodrigues9447 8 ай бұрын
Não pode esquecer de falar que quem vai pra essa área sofre muita tentativas de homicídio pelos empresários que querem usufruir daquela terra
@jean-claude446
@jean-claude446 2 жыл бұрын
Seu posicionamento sempre corajoso e muito bem embasado confirma sua seriedade e competência, Professora Lilie! JUSTIÇA por Dom e Bruno✊🏿✊🏽✊🏾 Demarcação JÁ!
@veraluciamartinelli8506
@veraluciamartinelli8506 2 жыл бұрын
Perfeito, professora. O indigenista é acima de tudo um humanista.
@enzomaninho5196
@enzomaninho5196 2 жыл бұрын
infelizmente isso acontece com frequência na nossa Amazônia, muitos casos são isolados. Aqui no Pará houveram diversas explorações em massa, desmatamento principalmente; e isso tudo conta com a ajuda de diversos políticos que ajudam cada vez mais a acabar com a nossa fauna e flora.
@Okhaospdc
@Okhaospdc 29 күн бұрын
Trabalhei em um Ministério, não direi qual. Mas pude aprender com um indígena sua língua. Em conversação ele me ensinou uma expressão. Setso. "Aquele que possui a Natureza em si."
@AnaPaula-xu3rz
@AnaPaula-xu3rz 2 жыл бұрын
Me emociono toda vez que ouço esse canto do Bruno, mesmo não o conhecendo antes do acontecido. Mesmo depois de partir está deixando muitas lições. Obrigada vc também professora, por nos dar um pouco mais de conhecimento e de nos conscientizar de que não podemos esquecer essas mortes, dada a importância da dedicação deles com os nossos indígenas e a Amazônia.
@flavialatiniwilson8870
@flavialatiniwilson8870 2 жыл бұрын
Lili, muito legal vc colocar para a nova geração qual formação para alcançar o status de indigenista, o Bruno me inspirou muito, acredito que deve ter inspirado várias pessoas e rogo a Deus que o quê foi dito pelos funcionários da Funai ecoe e " onde caír um que nasça 1000". Por um país com muitos Brunos Pereira, Chicos Mendes, e tantas personalidades empatas dispostas a resgatar e difundir nossa cultura originária
@leonardogabrielnunesbitten5419
@leonardogabrielnunesbitten5419 8 ай бұрын
Tirou bastante as dúvidas muito importante conhecer a área
@liegedeboni7969
@liegedeboni7969 2 жыл бұрын
Tristeza profunda com acontecido ! Quando teremos novamente alguém com tanta bagagem e engajamento falando três línguas indígenas !!! Indignação e o sentimento hoje e sempre !!
@sancoruja
@sancoruja 2 жыл бұрын
Eu fiquei chocada e muito triste.
@miriamdealmeida
@miriamdealmeida 2 жыл бұрын
Lamentável o Brasil não conhece o Brasil. 🇧🇷
@davimigueldasilvacoutinho3598
@davimigueldasilvacoutinho3598 2 жыл бұрын
Na verdade são os brasileiros que não conhecem o Brasil, não é o Brasil que não conhece os brasileiros.
@ananda111
@ananda111 2 жыл бұрын
Muito prezada Lili Shwarcz, continuamos muito arrasados com tamanho "apagamento" de vidas preciosas para o resgate de nossos povos indígenas e da dignidade do país. Repito, onde posso, o cartaz de um jovem indígena: "Direitos Humanos! Olha para mim! Socorro! Muito grata por esta sua homenagem e "chamada"!
@marciam7516
@marciam7516 2 жыл бұрын
Mais do que homenagens, é necessário que os assassinatos de Bruno e Dom não caiam no descaso, no esquecimento.
@jarbasvespasiano3540
@jarbasvespasiano3540 2 жыл бұрын
Parabéns Lilian pelo posicionamento necessário em uma época de obscurantismo
@marciodiantonino5613
@marciodiantonino5613 2 жыл бұрын
Lili, a tua voz é a de todes nós! Muito obrigado.
@gelianebittencourt5946
@gelianebittencourt5946 2 жыл бұрын
Dra Mestra Lili Schwarcz, és fantástica! muito showww!
@elenice2767
@elenice2767 9 ай бұрын
Eu amo a cultura indígena e quero muito passa no concurso unificado ❤
@joseliagomesneves2992
@joseliagomesneves2992 2 жыл бұрын
Bruno cantava uma canção Kanamari, o cuidado da arara com seus filhotes.
@sandrabastos8374
@sandrabastos8374 2 жыл бұрын
Muito importante não calar esses esclarecimentos. Alguns perguntaram o quê eles faziam lá....Eu tenho a resposta para essas pessoas: eles faziam o que esses que perguntam não fazem... Obrigada amigos que não esqueceremos!
@rogeriosantosrosario3752
@rogeriosantosrosario3752 2 жыл бұрын
Muito triste não só para os familiares mas para o Brasil.
@babimaues16
@babimaues16 2 жыл бұрын
Que bela homenagem! Obrigada Lili!
@ananda111
@ananda111 2 жыл бұрын
O canto do Bruno diz sobre as araras estarem alimentando seus filhotes.
@edivandroguimaraes5157
@edivandroguimaraes5157 9 ай бұрын
Que vídeo sensacional ❤
@gustavohvenegaard
@gustavohvenegaard 2 жыл бұрын
Bela fala, professora.
@denisebastos6192
@denisebastos6192 2 жыл бұрын
Obrigada professora pelos esclarecimentos. Estamos todos muito tristes nesse nosso Brasil tão lindo e diverso. O que estamos fazendo conosco? Abçs #justiçaporBrunoeDom
@joaocarlosmonteiro3955
@joaocarlosmonteiro3955 2 жыл бұрын
👏👏👏👏👏, muito obrigado professora. Em síntese ser um indigenista é preciso ter além do amor, é preciso ter uma formação muito superior a qualquer político que temos.
@leonardodossantosbrasil5394
@leonardodossantosbrasil5394 9 ай бұрын
PARABÉNS ❤ - que VISÃO que conhecimento
@brunaluizaeichinger5957
@brunaluizaeichinger5957 2 жыл бұрын
MARAVILHOSA EXPLICAÇÃO!!!!!!!
@jose.dasilva5703
@jose.dasilva5703 2 жыл бұрын
Parabéns aos Envolvidos!!!
@barbaravive
@barbaravive 2 жыл бұрын
Cuidar da memória deles e da vida daqueles que ainda estão entre nós...🙏📿
@viking5774
@viking5774 2 жыл бұрын
Saber um pouco de Arqueologia tbm, pq a Arqueologia é a ciência que conta a história do Brasil antes dos europeus
@adaosouza2277
@adaosouza2277 2 жыл бұрын
Boa Noite a todos e todas.
@LucasRodrigues-bc5ed
@LucasRodrigues-bc5ed 9 ай бұрын
que vídeo satisfatório 😍🙏🏽
@christianeesteves5065
@christianeesteves5065 2 жыл бұрын
Meus sentimentos! Respeito vc!
@maurilioneto6945
@maurilioneto6945 Жыл бұрын
TENHO MUITA TRISTEZA COM NOSSA RAÇA HUMANA ... BRUNO E DOM NÃO MERECIAM
@chriscruzgra
@chriscruzgra 2 жыл бұрын
As coisas estão insustentáveis.
@wagnervagner9970
@wagnervagner9970 2 жыл бұрын
Excelente trabalho, Lily! Só é preciso tomar cuidado com a propaganda do Brasil paralelo. A Argentina está na situação em que está agradeça às privatizações irresponsáveis.
@lahlucenamed
@lahlucenamed 2 жыл бұрын
Linda a canção!
@chamoedo25
@chamoedo25 2 жыл бұрын
👏👏👏
@janainasantiago192
@janainasantiago192 9 ай бұрын
Onde tem curso ? Sou do RJ
@josecarlossimoes7380
@josecarlossimoes7380 2 жыл бұрын
🖤🖤🖤
@tuliofrodrigues
@tuliofrodrigues 2 жыл бұрын
que video lindo
@ElieteMarques-o3j
@ElieteMarques-o3j Жыл бұрын
Tenho 59 anos .sou técnica de enfermagem e agente de endemias.sou viúva.ja morei em vilhena.gostaria de poder ajudar e principalmente aprender.tenhi 3 cachorras que não me desfaco.veji tudo o que está acontecendo e me revilto6😊
@marciacpereira7774
@marciacpereira7774 2 жыл бұрын
emocionante :(
@Leonardobrba
@Leonardobrba 2 жыл бұрын
Tinha que ser britânico para todos ficarem chocados. Pouco tempo antes do duplo assassinato, um brasileiro nessa luta tinha sido assassinado e não gerou comoção pela mídia e o povo não ia se importar muito com a morte deste.
@TolstoiDrummond1007
@TolstoiDrummond1007 2 жыл бұрын
Verdade. É como no Acre da década de 80, muitos sindicalistas morreram. Mas como não eram brancos e tampouco não tinham ido ao estrangeiro discursar como Chico Mendes, foram totalmente esquecidos, enquanto a memória de Chico Mendes se institucionalizou. O socioambientalismo e o ambientalismo brasileiros ainda não tem um caráter popular e democrático, infelizmente!
@gefersonferreira9436
@gefersonferreira9436 2 жыл бұрын
👏👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝👍💐🕊🙏
@Trex40385
@Trex40385 Жыл бұрын
Um vídeo bom desse, 10 mil visualizações. Mds...
@kalado153
@kalado153 2 жыл бұрын
Legaliza 🌞🌿
@elenice2767
@elenice2767 9 ай бұрын
😢😢😢
@eocorrenego4875
@eocorrenego4875 Жыл бұрын
Gostaria muito de entrar na Funai e torná-la eficaz novamente, longe de fascistas.
@calenado5372
@calenado5372 Жыл бұрын
Qual a diferença entre os indigenistas e os antropologos?
@anacarolinavale1919
@anacarolinavale1919 9 ай бұрын
A diferença é que nem todo antropólogo trabalha, necessariamente, com a questão indígena, a Antropologia e seu campo de estudo é bem amplo, tem estudioso que pode se interessar, por exemplo, pela questão dos povos afrodescendentes. O indigenista pode ser um antropólogo especializado na causa indígena.
@Arvored4vida
@Arvored4vida 2 жыл бұрын
Acho q é isso q quero ser , como devo prosseguir na carreira
@yanvictor2704
@yanvictor2704 9 ай бұрын
Abriu vaga pra concurso público,eu me inscrevi hoje, o valor é 60 reais da taxa de inscrição.
@marcoantonioborgescardoso4373
@marcoantonioborgescardoso4373 2 жыл бұрын
Um crime hediondo e inaceitável. Perdemos grandes pessoas, na longa lista dos que fizeram a diferença na luta pela preservação dos índios e meio ambiente. Merecia luto oficial e devidas homenagens. Entretanto, o governo manifesta descaso e nos afronta com o absurdo luto para Olavo de C.
@laesseolimpio5878
@laesseolimpio5878 7 ай бұрын
Ritual Kanamari, antes de tomar ayahuasca
@tiagocarioca
@tiagocarioca Жыл бұрын
Indigenistas são sempre estudiosos não-indígenas? Há indigenistas indígenas? Qual a relação entre os indigenistas e os indígenas em si? Fiquei curioso.
@joaniralmeida2148
@joaniralmeida2148 2 жыл бұрын
Me perdoe,mas, ninguém está divulgando a realidade que Aldo Rebelo divulgou. Bruno um entusiasta em sua função, não percebeu que tinha como oposição não o Estado Brasileiro, mas um imenso interesse de narcotraficantes,investidores em pesca ilegal.
@adrianotangarei
@adrianotangarei 2 жыл бұрын
Boa noite. Professora , a Senhora poderia me seguir no Instagram, e me adiciona no Facebook.?
@liriojunior9075
@liriojunior9075 2 жыл бұрын
👏👏👏
@estergouveia2885
@estergouveia2885 2 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
Lili Comenta | Escravidão
4:21
Lili Schwarcz
Рет қаралды 9 М.
Concurso Funai: aula de Indigenismo
52:28
Qconcursos
Рет қаралды 14 М.
I tricked MrBeast into giving me his channel
00:58
Jesser
Рет қаралды 27 МЛН
CAN YOU DO THIS ?
00:23
STORROR
Рет қаралды 46 МЛН
Wait… Maxim, did you just eat 8 BURGERS?!🍔😳| Free Fire Official
00:13
Garena Free Fire Global
Рет қаралды 6 МЛН
O que faz um indigenista? | Tem clima pra isso? | Leonardo Braga #11
24:14
Alma Preta Jornalismo
Рет қаралды 3,3 М.
#64 | Antonio Cicero partiu como viveu: com dignidade e liberdade
17:03
Aula | 100 anos da Semana de Arte Moderna
5:20
Lili Schwarcz
Рет қаралды 23 М.
Aula | O Brasil foi mesmo descoberto?
4:09
Lili Schwarcz
Рет қаралды 16 М.
Os malês e a resistência negra na Bahia
4:50
Lili Schwarcz
Рет қаралды 59 М.
CUIDADO, VEJA ISSO
31:22
Técnicas para Concursos
Рет қаралды 2 М.
Similarities Between Arabic and Sicilian
14:11
Bahador Alast
Рет қаралды 1,4 МЛН