Existem algumas variantes desta mesma técnica. Se tiver dificuldade, vc pode puxar a corda com as duas mãos e pedir para alguém colocar uma chave de fenda em cada roldana, vai ficar ainda mais frouxa. Some cuidado, use uma chave de fenda forte, se o metal da chave quebrar pode ser perigoso, além de grande chance de empenar a roldana.
@loboblackpill5557Ай бұрын
Como diz aqui no meu estado.."náá é muita mão". Prefiro a recurva, exige mais gatilho no disparo mas bem menas mão de obra..
@tertulianoecarolinaАй бұрын
Amigo, concordo contigo. Se eu tivesse que escolher somente uma, ficaria com a recurva. Poderosa, precisa é de fácil manutenção. A composta pode ser mais forte e mais precisão a longas distâncias, mas a mão de obra é gigante!
@sandrog801510 күн бұрын
Interessante,exige muita antencao e cuidados com a seguranca,pois esse trem é forte,a corda machuca mesmo
@tertulianoecarolina10 күн бұрын
Exato, Sandro. Uma roldana dessas amputa facilmente um dedo que estiver cruzando o orifício, caso a chave de fenda escape ou quebre. Ou pode voar algo no olho. E também pode empenar a roldana. O correto é enviar a balestra para um profissional habilitado. Inclusive, a maneira correta é usar um bowpress. Só pessoas iniciadas devem tentar esta técnica. E assumir o risco, evidentemente. Existem outras maneiras de trocar a corda. No canal do Noboru Onu, ele ensina como trocar as cordas usando faixas com catracas daquelas que os caminhoneiros usam para prender a carga na carroceria. É uma alternativa interessante. Mas também existem riscos para a pessoa e o equipamento, todo cuidado é pouco. Sempre. Muito obrigado pelo comentário, amigo🙌🙌🙌🙌
@canaldobarba.2 ай бұрын
Rapá... que trem doido essa troca de corda dela. Mostrou bem viu. Não sabia desse ritual todo 😂😂. Show Marcão!!
@tertulianoecarolina2 ай бұрын
Obrigado, Big Barba! Não encontrei muitas referências em português. Já vi especialistas dizendo q só seria possível trocar a corda usando uma mesa com torno especial, que esiste uma ou duas no Brasil. O mestre das balestras artesanais ADL também ensina um outro método, mas precisa de um gabarito com prensa e uma haste metálica rígida para balestras com roldanas inteiriças, que não são vazadas. O mestre Noboru Ono também ensina um método para balestras com roldanas sem orifícios de ancoragem. Vou deixar na descrição os canais do Noboru e do ADL. Você está sempre enriquecendo este canal! Abraços, Barba!!
@canaldobarba.2 ай бұрын
@@tertulianoecarolina rapá, o Noboru é fera mesmo viu. Flagro ele. Mas te falar que seu método e demonstração foi de uma objetividade tamanha! Cê é mestre também mermão. Tá me inspirando a voltar com os vídeos das minhas bestas aqui hehe. Vlw!!