Рет қаралды 69,596
Viagem de Kombi home pelo Brasil, chegando ao Estado do Amapá. Iremos conhecer todos os municípios e neste vídeo estamos no município de Amapá onde vamos encontrar com o Andrey do canal "FREEDRONE 1" e vamos conhecer o local onde foi instalada uma Base Aérea Americana na época da Segunda Guerra Mundial.
Link do canal "FREEDRONE 1":
⏩ / freedrone1
Você pode nos ajudar compartilhando o vídeo, deixando um like ou deslike, comentando ou fazendo uma contribuição através do PIX.
⏩Chave do PIX: 91992835302(telefone)
Amapá (Estado)
O Amapá foi desmembrado do estado do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá (TFA). Permaneceu nesta condição até 1988, quando a atual Constituição Federal o elevou a estado da Federação. Na bandeira do Brasil. Macapá, que era a capital do extinto Território Federal do Amapá desde 1944, é a atual capital e maior cidade do estado, sendo sede da Região Metropolitana de Macapá, formada por Macapá, Santana e Mazagão. Outras importantes cidades são Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Porto Grande.
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 877 613 habitantes em 2021. Quanto aos indicadores sociais, o Amapá possui a 14ª menor incidência de pobreza, a sétima menor taxa de analfabetismo e o 15º maior PIB per capita do país. No entanto, o estado apresentou em 2010, a terceira maior taxa de mortalidade infantil entre os estados brasileiros.
Amapá ( Município)
O município foi criado em 22 de outubro de 1901 e sua história está basicamente ligada a questões litigiosas com a França, que reivindicou soberania sobre a área. Nos episódios diplomáticos e de batalhas militares que culminaram com a conquista brasileira desse território em 1900, teve destaque a figura de Francisco Xavier da Veiga Cabral, que por seus atos de bravura e coragem. tornou-se uma figura heroica para o Estado.
A principal base econômica é do município é representada pela pecuária extensiva que, em relação ao Estado do Amapá, concentra o maior rebanho.
Base Aérea do Amapá
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil contribuiu com as Forças Aliadas ‘emprestando’ seu território e permitindo a instalação de bases aéreas em pontos estratégicos da rota aérea do Atlântico Sul.
As bases militares foram construídas principalmente no norte e nordeste do país, em cidades como Belém, São Luís, Natal, Recife, Maceió, Fortaleza e Salvador.
Elas eram utilizadas como pontos táticos para o patrulhamento do litoral e pontos de apoio - escolta e armazenamento - de navios mercantes para as travessias ao continente africano e europeu.
A Base Aeronaval do Amapá era uma delas.
Base Aeronaval do Amapá
A Base Aérea do Amapá começou a ser construída em 1941 e por conta de sua posição estratégica, próxima à costa do Atlântico, foi muito utilizada para o atracamento de dirigíveis, os famosos Zepelim, também conhecidos como Blimps, especializados em detectar submarinos nazistas.
Não a toa, esses gigantes foram essenciais no combate e afundamento de dois submarinos alemães que perseguiam e navios mercantes na costa brasileira.
Quando a guerra acabou, a base foi devolvida ao governo brasileiro. Por algum tempo ainda passou a ser usada como pista de pouso, mas infelizmente caiu em desuso e foi esquecida.
Hoje em dia, o local encontra-se em ruínas, mas é um verdadeiro museu a céu aberto. É possível caminhar por restos de memórias que contam uma parte da história do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Esqueletos de antigos tratores, caminhões e até tanques de guerra parecem vigiar as instalações fantasmagóricas da base aérea.
A Base Aérea do Amapá fica a 15 km do centro de Município do Amapá, a 302km de Macapá, a capital e principal porta de entrada do estado do Amapá.