Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: kzbin.info/aero/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c3g7ppnwn0zo
@mundozera2023ribeiro Жыл бұрын
A pessoa que cuida, ainda é cobrada a fazer mais. Ninguém cobra de quem se isenta a cuidar.
@samanthaferreira09 Жыл бұрын
Exatamente 🥺
@EdivanAbreu Жыл бұрын
Uma amiga minha foi demitida por causa disso, os pais ficaram cegos e só ela ficou com eles, ela trabalhava pela manhã, eles ficavam só, ela foi denunciada por abandono de incapaz, a outra Irmã mora há 10 minutos da casa dos pais.
@cidinhagodoy3983 Жыл бұрын
😢. Eu sei bem como é.
@douglasandreferreiramarsig7377 Жыл бұрын
@@user-bf9nsEla deve procurar o ministério público.
@lumar4514 Жыл бұрын
Sei bem como é isso, cuidei de minha mãe com a ajuda de minha irmã mas qdo chegou a vez do meu pai td mundo se isentou, nós somos em 5 filhos, cuidei do meu pai por 15 anos e tbm do meu filho... Meu pai foi uma pessoa mto difícil e teimoso e meus irmãos me cobravam nas raras vezes que o visitavam, meu emocional nunca mais foi o msm
@nahgf1996 Жыл бұрын
Depois perguntam pq minha geração não quer filhos... A gente n tem grana pra nós, e temos que nos preparar pra cuidar dos nossos pais, tios, avós... Imagina ter q cuidar de filho... Adoraria ser mãe, mas o melhor que faço é cuidar de mim e de quem já tá vivo
@deiseanegregorio6655 Жыл бұрын
Concordo plenamente!
@ivaninhaf Жыл бұрын
Exatamente!
@ericaconce9891 Жыл бұрын
O mundo não está em condições de se colocar filhos no.mundo...
@ericamafratoledo6152 Жыл бұрын
exato
@experienciasmusicais1245 Жыл бұрын
É triste dizer isto, mas se algo der errado o rabo de foguete quase sempre fica pra mulher. Fico impressionando de tantas ainda sonharem com maternidade. Até para o bem do planeta ter filhos nao é recomendado.
@experienciasmusicais1245 Жыл бұрын
Sou homem e ajudei a cuidar de minha mae onze anos. No final estava a beira do suicidio. Decidi nao ter filhos para me poupar. Só quem passa por esta situação sabe o desgaste que é.
@Kari.Med. Жыл бұрын
Essa foi a minha vida também. Sozinha com uma mãe com Parkinson e abandonada pela família (ouvi que “é sua mãe então é seu é problema” de um tio e primo que se aproveitaram de minha mãe por anos enquanto ela era saudável.) Por anos eu cogitei suicídio todos os dias. E ainda bem que escolhi não ter filhos pois só pensava como seria o peso duplo. Hoje minha mãe descansou e eu lembro desse tempo com pesar (e sabendo que tanta gente ainda vive nessa situação)
@EdivanAbreu Жыл бұрын
Pais doentes com a idade vão se tornando mais dependente, a debilidade aumenta, no entanto filhos vão se tornando mais independentes, crescem.
@Diego.LOGd.Cavicchioli8 ай бұрын
Eu tenho 45 anos e meus pais brincaram de fazer bebê bem novos, minha mãe tem 57 e meu pai 60, estão juntos desde a adolescência e tiveram 9 filhos, inclusive eu. E com 27 anos veio minha primeira filha, de surpresa com uma mulher com quem passei uma noite, depois aos 29 e 30 anos mais uma menina e um menino eu tive com a minha ex-namorada. Então conheci minha esposa e casei aos 34 anos e veio mais duas meninas e dois meninos. Eu sou biólogo, historiador e crítico de cinema, e como um bom biólogo eu tenho muitos bichos, tanto em casa quanto no rancho. O lote da minha casa é grande, 1.000 mt², e fiz uma segunda casa, geminada, para meus pais e os trouxe para morar comigo, e eles pagam uma dívida com o aluguel da casa deles. E pra completar minha filha mais velha, 18 anos, está grávida, e minha filha mais nova só tem 4 aninhos. Meus pais são novos ainda, fortes, saudáveis e ativos, trabalham, mas eu fico imaginando, eles estão começando a entrar na terceira idade. Nada é mais geração sanduíche que eu
@silmarpaesdelima35 Жыл бұрын
Sou Homem, tenho 56 anos, e faço parte da geração sanduíche! Cuido de uma mãe de 83 anos e um menino autista de 17 anos e passo por muitas dessas experiências que são relatadas nessa reportagem!!
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Minha situação é muito parecida com a sua! Admiro um homem que cuida, é muito raro. Sei que é difícil, mais também temos a recompensa de poder confortar a quem amamos, e isso não tem preço! Afinal, levamos dessa vida só o amor que damos e recebemos! Parabéns, que Deus te dê saúde e força e fé! Se cuida!
@rafaelumbelino4615 Жыл бұрын
Tô indo por esse mesmo caminho
@julianacamposvictor3755 Жыл бұрын
A grande maioria dos que se sacrificam pela família são mulheres. São elas as cuidadoras. São elas que precisam largar emprego, abrir mão da própria vida para cuidar de pais, filhos, maridos doentes...os homens raramente aparecem para visitar os pais, quase ou nada contribuem financeiramente, mesmo podendo fazê_lo. Convivi recentemente com dois casos desse na família. Ainda somos cobradas de não estarmos fazendo o suficiente. Verdadeiro absurdo! E, por favor, não venham tratar exceção como regra. Homem raramente assume esse papel de cuidador, e também não contrubui financeiramente, mesmo podendo.
@R.Junior. Жыл бұрын
Eu sou esse homem que cuida, mas vc tem razão!!! Agora te digo uma coisa: Meu pai tem 66 e infelizmente amputou a perna devido ao uso de cigarro tem menos de um mês, comigo são 3 filhos e 2 filhas, até hj nenhuma filha apareceu pra visitar na casa dele.
@LidiaRB Жыл бұрын
@@R.Junior.eu espero que não seja o seu caso, mas muitos dos que conheço as filhas não visitarem eram a maioria das vezes pelo fato do pai ter feito muita distinção entre os filhos pras filhas. Mas também tem a parte que é por que não se importa mesmo.
@R.Junior. Жыл бұрын
@@LidiaRB Eu e meu irmão somos filhos do primeiro casamento, ele separou da minha mãe e NUNCA teve responsabilidade afetiva e financeira e graças a Deus minha mãe supriu tudo e nunca precisamos dele e nem por isso eu o abandonei nesse momento!!! Eu e meu irmão por parte de mãe somos o q da mais assistência a ele!!!
@LidiaRB Жыл бұрын
@@R.Junior. é difícil devolver um afeto que você não recebeu, eu mesma demorei anos pra voltar a ter um relacionamento com meu pai. Só depois que aceitei Jesus que eu tive essa vontade. Talvez se eu não tivesse aceitado Jesus, eu ainda estivesse longe dele. Hoje estamos bem, porém tive que me esforçar demais, já minha irmã não, cada um reage a sua forma.
@wald1679 Жыл бұрын
😴
@oseliasousadasilva7117 Жыл бұрын
Gostei da reportagem. Me encaixo bem nessa história. Sou uma sexagenária, não tenho marido e crio uma uma netinha de cinco anos, já cuidei de minha mãe, ela já faleceu há dois anos, ainda tenho um filho que depende muito de mim, também dou atenção a minha irmã que tá com limitações por causa de uma artrose no joelho e também meu irmão que é alcoolatra. Ainda tenho que trabalhar. Não tenho tempo pra me cuidar. Não tá fácil pra minha mente e pro meu físico.
@mariagenoefabassetocorrea4252 Жыл бұрын
Entendo você perfeitamente! É muito difícil cuidar de todos e nunca de si mesma. Tudo o pensamos em fazer, temos que primeiro pensar se vai dar pra fazer. Pois o tempo é rigorosamente cronometrado pelas funções acrescentadas em cuidados com dependentes!
@R.Junior. Жыл бұрын
Cada um tem sua "cruz" pra carregar e que Deus abençoe todos!!!
@minhabandeirasempreseraver7265 Жыл бұрын
quem arranja cruz tem que aguentar carregar, quem não aguentar deitará na BR
@anneanie2872 Жыл бұрын
@@user-bf9nsConcordo!
@PrincessSophiaBaby Жыл бұрын
@@user-bf9ns concordo, mas acredito que nem dá neta ela tem obrigação de cuidar. Já cuidou da filha dela, a filha pariu... A filha cuida. Eu não sei como se tornou tão normal, os avós se responsabilizarem pelos netos.
@patricialima0702 Жыл бұрын
Meus pais são idosos muito saudáveis, 80 anos. Ainda moram sós e são bem independentes. Mas vejo muitos amigos(as) com essa função. E é muito desgastante , pois quem cuida também precisam de cuidados, principalmente psicológicos.
@aguiaeagle5738 Жыл бұрын
Eu cuido de pais idosos, 84 e 92 anos. E tenho 3 filhos adultos ainda dependentes financeiramente. Não tenho qualquer tipo de ajuda, e só sou visível quando deixo de fazer alguma coisa, aí percebem e reclamam. Viver virou só obrigação...
@edilenenascimento1000 Жыл бұрын
Também sou da geração sanduíche, sustento a casa sozinha,cuido de mãe demenciada com 87 anos e ajudo pai de 89 que mora com outra filha. Sempre cuidei sozinha de meu filho hoje com 17. Sou portadora de cancer metastatico sob controle atual. Se eu faltar não sei como será. Só Deus na causa.
@carlaalcantara8152 Жыл бұрын
Se vc faltar, num instante eles se viram, pode acreditar.
@tiapobre-d2l Жыл бұрын
Obrigada a BBC e a quem criou esse tema!cuido sozinha de minha mãe e de minha bebe ...sai de um relacionamento abusivo nao tenho nenhuma ajuda financeira cuido integralmente de.minha mae q é completamente dependente usa fraldas ...vivo doente mal posso sair p ir ao medico fora as dificuldades financeiras tive o auxilio cortado pq minha mae recebe LOAS tenho passado inumeras privacoes. Desabafo obgd
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Ja pensou em colocar sua mae no asilo, casa de repouso nem q seja publico? Senao como ira trabalhar?
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Também agradeço, já cuidei de marido com AVC, Filho ( que ainda cuido, com uma síndrome raríssima e difícil de lidar e tratar. Cuidei 13 anos do meu querido pai, com uma doença degenerativa ( aprendi muito com sua residência), agora a cuido da minha mãe, com sequelas de covide ( 78 anos ). Minha irmã a deixou atrofiada e perdeu capacidade respiratória ( e ela estudou fisioterapia ), é muita luta! Sozinha! O marido está ótimo, e nos abandonou! A família também! Os vizinhos implicam até com o barulho dos cilindros de oxigênio. Tenho que levar minha pequena família, para uma cidade, que tenha um hospital razoável, e tratamento para minha mãe e meu filho! Estou ficando doente físicamente. Então, já passou da hora de sair, desse lugar que não tem recursos e ainda implicam e sofremos bullying pesado! Uma covardia, duas senhoras e um rapaz que precisa de atenção especial! E minha irmã ainda nos rouba! Preciso de um advogado urgente! São muitas responsabilidades e problemas para resolver. Pedi ajuda em todos os lados da família ( nunca financeira, só humana ), só tomamos pedrada! O que piorou a situação! Só nós sabemos. Força a todas nós! E temos que nos ajudar de alguma forma! Pensem nisso!
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
@@celiamartinsdias2369 Mais do que já trabalho? 24 horas, sem descanso ou folga? Uma responsabilidade enorme? Você prestou atenção no título? É exatamente essa a questão, esse é o nosso trabalho! Sem remuneração ou reconhecimento! E vc já veio ao estado do rio , viu como são esses lugares? Minha mãe não sobrevive um dia! E tenho meu filho, com uma síndrome rara, que precisa de supervisão, o tempo todo, pra praticamente tudo! Você iria pra um lugar desses? Se tivesse filhos? Por favor, veja a matéria novamente, acho que não entendeu . Em outros países, até mais pobres, existem políticas de apoio, e práticas sócias ( como redes de cuidadores voluntários e outras práticas. Se você tem, umas horinhas por dia sobrando , pelo menos uma vez por semana, por que não presta um trabalho voluntário? Em São Paulo, e alguns poucos estados do Brasil, existem pessoas que se reúnem pra nos ajudar.🙏 Afinal estamos poupando os cofres públicos e evitando que te cobrem mais impostos, pois o Estado tem obrigação de nos apoiar , com políticas sociais mais realistas e humanas! Que você nunca passe por isso, e que nunca vá parar num asilo da prefeitura, aonde não tem nem vaga! E os idosos morrem ou sobrevivem em condições desumanas!
@adilsonmrodrigues4990 Жыл бұрын
Ajudei a cuidar do meu papai dando banho, indo ao hospital, dando almoço, janta e remédio... minhas irmãs e irmãos do mesmo modo e financeiramente tbm... todos contribuímos!!!❤
@alexandretimossi960 Жыл бұрын
Raridade... parabéns para essa família!
@samuelmoura7755 Жыл бұрын
Que raro ❤
@sissiaraujo784 Жыл бұрын
Aqui em casa temos 80 e 79 anos aposentados sustentando a casa e filha de 45 desempregada. Depende mto de nós. E temos saúde pq nos cuidamos sozinhos.
@deisebrandolise9000 Жыл бұрын
Deus continue dando muita força para vocês
@nossasradefatima4226 Жыл бұрын
Muita saúde e bênçãos preciosas pra ti.
@lincolnresende3618 Жыл бұрын
Tenho 40 anos e cuido da minha mãe de 67 anos, não tive filhos e não pretendo ter e sei que irei para algum asilo sendo cuidado por um desconhecido.
@R.Junior. Жыл бұрын
Talvez seja até melhor sabia, tbm tenho 40 anos e não tenho filhos, sou homem e dentro do possível me cuido fisicamente para tentar ter o máximo de autonomia qnd for idoso!!!
@andinholopes2574 Жыл бұрын
Será roubado por um estranho ao menos .. cotidianamente filhos abandonando e roubando os pais 😢
@andreiaquandtmonteiro6694 Жыл бұрын
Vc acha que as pessoas tem filhos pra ter alguém pra cuidar delas????? Que horror!!! Tenho uma filha e tudo que eu não quero e que ela fique presa a ter que cuidar de mim!!!
@lincolnresende3618 Жыл бұрын
@@andreiaquandtmonteiro6694 vai pro asilo então, a gente se encontra lá um dia, abraço.
@99Gara99 Жыл бұрын
@@andreiaquandtmonteiro6694 muitas pessoas pensam assim. É um grande de um egoísmo
@glorianascimento1207 Жыл бұрын
Eu mesma passei por isso quando minha mãe faleceu de infarto e eu que estava lutando contra uma depressão pós parto mal cuidada e com uma filha pequena abdiquei de mim e do trabalho que eu havia conquistado há pouco tempo pra cuidar também do meu pai que era sequelado de avc e sofria de câncer e da casa que ele morava com meu irmão caçula (ele trabalhava e não podia ficar durante o dia). Meus outros irmãos se revezavam aos finais de semana (uns mais e outros menos). Isso se arrastou por quase um ano e meio, quando meu também faleceu pelo câncer mas não sem antes sofrer muito e definhar pela doença. Eu digo que vi o câncer comer meu pai vivo; feridas, escaras, metástases... Hoje continuo casada e com apenas uma filha que trabalha e está planejando se casar e sair da cidade. Há 9 anos eu trabalho na área da saúde e vejo de perto o impacto na saúde mental/emocional dos cuidadores ( que na maioria das vezes são mulheres). É triste ver como a sociedade de modo geral é fria com essas pessoas. Há que se mudar essa mentalidade para cobrar e forçar governos a criarem iniciativas de apoio.
@R.Junior. Жыл бұрын
Em relação aos seus pais, vc fez sua parte!!! Que Deus te abençoe!!!
@glorianascimento1207 Жыл бұрын
@@R.Junior. obrigada
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
vc largou seu emprego e seu irmao nao podia largar o dele pq? O goberno tem q criar asilos publicos, pq virao muitos idosos e nso devemos sobrecarregar filhos e netos
@glorianascimento1207 Жыл бұрын
@@celiamartinsdias2369, eu tinha meu marido que trabalhava e poderia sustentar nossa casa, já em relação ao meu irmão, ele precisava trabalhar pra sustentar a casa que ele morava com meu pai pois só a aposentadoria dele (meu pai) era pouco pra sustentar a casa deles
@glorianascimento1207 Жыл бұрын
@@celiamartinsdias2369 a respeito de asilos eu penso que é só em último caso, quando o idoso não tem ninguém ou está sofrendo maus tratos (o que não foi o caso do meu pai, graças a Deus), porém os cuidadores precisam sim de muito apoio, tanto financeiro quanto psicológico. Na minha cidade tem um local que é conhecido como creche de idosos: lá o idoso pode morar, porém também tem a opção de ficar durante o dia e voltar pra família à noite e essa opção abre portas: tanto para o idoso que pode desenvolver atividades diversas ao invés de ficar preso numa casa sem estímulos, para o familiar que pode sair pra trabalhar e fazer outras coisas e também cria-se vagas de trabalho para quem quer atuar na área voltada aos cuidados com a pessoa idosa. Eu moro em Indaiatuba, o nome do local ao qual me refiro é o Centro Dia e Permanência. Quando ele foi criado meu pai já havia falecido. Mas eu digo que é esse tipo de coisa que deveria ter em todas as cidades e não apenas em algumas.
@jib8661 Жыл бұрын
“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” ― Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas
@luizrenato9023 Жыл бұрын
Tô lendo esse livro
@carlaalcantara8152 Жыл бұрын
@@luizrenato9023terminou? Foi legal de ler?
@luizrenato9023 Жыл бұрын
@@carlaalcantara8152 Dei uma pausa na leitura, a linguagem é bastante difícil.
@Maria-rs6ui Жыл бұрын
Vou fazer 68 anos. Trabalho com moda praia sob medida, faco espirte no Sesc., nado 2 vezes na semana e SOU da corrida de rua, tambem 2 vezes na semana , me alunento normal. Meu conselho: pratique atividade fisica, seja bem humorado, e tenha amigos
@Maria-rs6ui Жыл бұрын
Esporte
@glorianascimento1207 Жыл бұрын
E complementando o que a senhora disse: façam dessas escolhas (prática de atividade física, alimentação saudável, boas amizades e trabalho, seja este remunerado, social ou por hobby) o seu estilo de vida AGORA e os cultivem ao longo da vida com otimismo pois de cada um deles haverá uma boa colheita ❤ A senhora é um exemplo à ser seguido
@Maria-rs6ui Жыл бұрын
@@glorianascimento1207 obrigada, querida
@patyalves1994 Жыл бұрын
Gosto muito de ler comentários assim Maria. Tudo de bom para voce e que Deus continue te abençoando!!!
@Maria-rs6ui Жыл бұрын
@@patyalves1994 obrigada, tenha um bom final de semana
@solelua6869 Жыл бұрын
Verdade, tenho 42 anos e vejo isso... Meus pais mal cuidaram de mim , de meus irmãos e muito pouco dos pais deles,porque meus avós eram todos idosos saudáveis e quando adoeceram logo morreram... A anos atrás os adolescentes pobres eram obrigados a trabalharem se quisesse alguma coisa... Provavelmente essa geração sanduíche é a que mais se fu@
@clowndriver5576 Жыл бұрын
Eu sei que nosso país tem renda baixa e a maioria luta para sobreviver, mas é preciso pensar nesses aspectos da vida e em soluções para estes dilemas. A gente não pode virar um fardo para nossos filhos e achar que isso é razoável. É preciso pensar em soluções que livrem nossos filhos de obrigações que são difíceis de suportar. Eu também faria o possível para oferecer a melhor ajuda para os meus pais, contudo, se um dia eu tiver filhos, farei o possível para livrá-los de qualquer fardo. Cada vez que me deparo com estes tópicos espinhosos, eu faço uma reflexão sobre a existência e como trazer qualquer vida para esse mundo significa condená-la a um sofrimento terrível e duradouro, especialmente num país como o Brasil.
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Eu penso assim..tenho 37 sem filhos e tenho q teabalhar, minha mae as vezes fica doente e as vezes inventa doença pra se jogar sobre mim e tem mais 2 idosos aqui um sem filhos e outro com mas nao sai daqui q sao os irmaos dela e ja estou pensando em ir embora do Brasil.
@clowndriver5576 Жыл бұрын
@@sheilam8113 O curioso é o conceito de criar o passarinho para voar, mas o passarinho tem que voltar quando os pais ficarem velhos? A gente não pode tornar nossos filhos enfermeiros ou cuidadores da noite para o dia visto que eles têm suas próprias obrigações e família. É preciso sim planejar nossas vidas e ter responsabilidade com o nosso futuro. Não podemos normalizar esse fardo. O fardo de viver já é o suficiente para aqueles que foram trazidos para esse mundo difícil e cruel.
@Trex40385 Жыл бұрын
Certas coisas não dão pra controlar, infelizmente. Hoje estou passando pelo primeiro caso de alzheimer da família, ninguém imaginava mas aconteceu, é triste.
@danielle1859 Жыл бұрын
Que Deus abençoe estas mulheres sobrecarregadas que cuidam de paisl, tios, irmaos deficientes, filhos, maridos ou netos!
@Natalia-tc7iv Жыл бұрын
Somos duas irmãs. Cuidamos de nossa mãe, há 20 anos com Alzheimer. E do nosso pai, com Parkinson há 10 anos. Só quem passa, sabe o quão sensível e dolorosa é esta experiência de amor. 😢
@dilmacoelho23 Жыл бұрын
isso tem a ver com cultura, aqui na holanda as pessoas se preparam p velhisse e tem lugares. asilos que cuidam muito bem dos idosos. Aqui os idosos sentem vergonha de serem tratados pelos filhos, eles durante a vida ja pagam esses lugares e eles decidem quando mudam p lá..
@patyalves1994 Жыл бұрын
Também penso assim. Aqui no Brasil criou-se um pavor de asilos, como se fosse um lugar para abandonar pessoas idosas e que muitos desses idosos sofrem nas mãos dos outros e coisas do genero. E com toda certeza, não é bem assim. É claro que existem asilos ruins, assim como creches ruins, hospitais ruins, escolas ruins (Brasil é um país de terceiro mundo então isso acaba acontecendo em algum canto desse enorme país). Mas os lares de idosos que visitei aqui na minha região pareciam até um retiro. Muito organizado, cheio de atividades, levavam um monte de coisas diferentes para eles verem. É claro que para um idoso acamado vai ser mais dificl, mas se é dificil no asilo com um monte de recursos, profissionais para atende-lo caso precise de uma emergencia, imagina em casa. O pai do marido da minha mãe teve um AVC no mes passado e não consigo nem imaginar como estão cuidando dele. Particularmente na situação dele eu preferia estar em um lar de idosos e receber cuidado especializado. Sem contar que acharia muito pesado para filhos terem que parar a sua vida por minha causa.
@dilmacoelho23 Жыл бұрын
@@patyalves1994 vdd...é tanto cultural que vc ouve muito de brasileiros que desejam ter filhos p cuidar deles quando eles envelhecerem...
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
@@patyalves1994 O q acha de criarmos um baixo assinado para o governo criar asilos e planinhos de asilos?
@marcodesousalago3703 Жыл бұрын
Caramba, isso é bem difícil mesmo. Sorte e fé para cada uma dessas pessoas... deveria ter alguma política pública nesse sentido de dar um suporte maior para essas famílias. 🌹🙏🏻
@klikakel Жыл бұрын
Empregos ajudariam muito...
@samanthaferreira09 Жыл бұрын
É a primeira reportagem que vejo falando sobre essa situação que eu e várias pessoas vivem. Tenho 27 anos, solteira, responsável pela saúde dos meus pais, que graças a Deus são ativos na medida do possível, mas que são teimosos, demandam muita força mental da minha parte. Minha avó está conosco, também teimosa, meus pais me ajudam com ela, mas ela também reclama, não aceita ficar conosco por muito tempo, ela é lúcida. Estou cansada mentalmente de tentar ajudar e eles não quererem meus cuidados.
@samanthaferreira09 Жыл бұрын
@@user-bf9ns Enquanto lia seu relato eu me emocionei, é tão difícil ouvir alguém entender essa situação, apenas meu psicólogo e psiquiatra pra falar a verdade. Nós sabemos o que é passar por isso. Obrigada por seu conselho! Eu preciso demais entregar nas mãos de Deus.
@patyalves1994 Жыл бұрын
Eu tenho quase a mesma idade que vcs, 28 anos, e no meu caso eu não cuido de ninguem. Porém aqui mora só eu e minha mãe. Minhas irmãs casaram e sairam de casa e eu fiquei. Mas já tem muito tempo que gostaria de sair de casa, mas infelizmente até o momento não encontrei nenhum emprego que fosse bom o suficiente para pagar um aluguel, que na minha região não é nada barato. Minha mãe se aposentou esse ano e eu estou desempregada no momento. Nesses 7 meses vivendo em casa direto com ela, tenho lutado para não surtar. Eu e minha mãe nunca nos demos muito bem. Minha mãe sempre foi teimosa e com o passar do tempo isso foi ficando cada vez pior. Desde coisas de cair em golpes pelo whatsapp, espalhar notícias falsas, fazer eu passar vergonha quando estamos na rua (ela faz barraco por qualquer coisa, esses dias ela queria discutir com a moça do supermercado pq ela esqueceu de passar o CPF na nota, tive que intervir para não virar uma confusão). Ela se mete em cada furada e direto ela pede para fazer Pix para uns homens aí, que eu imagino serem agiotas. Enfim, ela tem 61 anos ainda é bem forte, graças a Deus. Acho que é até mais forte do que eu que tenho a metade da idade dela kkkkk. Mas sinceramente não quero ficar com ela quando a velhice apertar de vez. Ela é muito teimosa e tem um perfil relativamente agressivo, tudo ela quer discutir, fazer barraco e as vezes ela comenta que se ficou com vontade de agredir fulano ou ciclano na rua. Complicado viver assim. Quando estamos em algum lugar diferente, as vezes eu repreendo ela (baixinho, com delicadeza). Mas ela vem com 4 pedras na mão, pois odeia ser contrariada. E o pior é que eu fico com uma imagem de megera. Certa vez ela precisou ir para a capital (somos do interior de SP) e ela me encheu tanto a paciencia na viagem (fomos com a van da prefeitura da nossa cidade) que quando cheguei em São Paulo eu deixei ela na recepção do lugar que ela iria para a perícia médica para se aposentar e eu fiquei em um jardinzinho do lugar, estava chovendo e frio. Mas sinceramente, não aguentei. Vcs não fazem ideia de quanto ela gosta de fazer os filhos passarem vergonha. Desculpa o texto, foi mais um desabafo da minha parte. Não é fácil essa situação. E muita gente, do lado de fora que não entende a situação, que critica e acha que estamos sendo egoístas e coisas do tipo. Enquanto isso, a pessoa que cuida de um idoso (que convenhamos, é 1000 vezes pior do que cuidar de uma criança) a saúde mental da pessoa que cuida vai indo para o ralo e as vezes até a saúde física também, eu tenho tido insônias nesses últimos tempos.
@lidi4813 Жыл бұрын
Fiz isso e só agora aos 35 estou me dando conta do quanto minha mãe infernizava minha vida. Mesmo morando em outro estado era dia e noite no telefone tirando minha paz. Eu estou doente, enlouquecendo e ela querendo que eu volte pro cativeiro que ela chama de casa para cuidar do genitor doente. Genitor que era abusivo, alcoólatra e nunca me tratou como gente. Eu ajudava de todo jeito e nada tava bom, larguei de mão e comecei a ser difamada e atacada de todo jeito. Eu apanhava e sofri todo tipo de mais tratos naquele cativeiro. N volto mais. Me retirei e só aceito contato novamente se ela fizer um tratamento psicológico e me tratar como uma pessoa adulta.
@samanthaferreira09 Жыл бұрын
@@patyalves1994 Nossa! Não é preciso se desculpar, eu entendo muito a sua situação 😞 Minha mãe também odeia ser contrariada e já passei por situações vergonhosas assim, eu sempre ia chorar escondido. Na verdade, até hoje choro escondido por tudo na minha vida, minha cabeça parece um furacão. Acho que não tenho insônia porque tomo remédio. E como disse, ainda somos vistos como megeras, ou filhos ingratos. Cuidar de idoso é muito difícil, ainda mais quando tem autonomia e força, ouvir conselhos e saber que estão errados é quase inaceitável.
@samanthaferreira09 Жыл бұрын
@@lidi4813 Você foi muito forte em conseguir sair, não é fácil esse passo. Eu imagino como devem te perseguir, te chantagear emocionalmente. E claro, os julgamentos acontecem, você vira quase um Judas. Mas mantenha firme sua posição, Deus sabe da sua luta e que você não está fazendo nada de errado.
@gatoinocente3451 Жыл бұрын
O pior é que estou sendo empurrado pra essa obrigação que não escolhi pra minha vida. Tenho 19 anos e tenho o sonho de construir uma vida estável (já que nasci com pouco recursos financeiros). Amo minha mãe, mas não posso perder minha sanidade mental e vida social, infelizmente é uma situação bem complexa, Dsclp o desabafo
@tiapobre-d2l Жыл бұрын
Interessante vc e eu terminamos o comentario com desabafo.
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
@@sheilam8113 Maes narcisistas amam destruir a vida de filhos por inveja da juventude que elas nao tem mais!
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Vc so tem 19..qntos anosbtem sua mae? Eu tenho 37 e ela 64 e jabto pensando em ir embora do Brasil
@hortecavieira5142 Жыл бұрын
Reportagem perfeita. Tão necessário entender e provavelmente "quem cuida de quem cuida" deveria estar abrindo via SUS. Pois hoje eu e minha irmã moramos juntos e somos já "sessentonas" .. já andei me perguntando como será ...
@R.Junior. Жыл бұрын
Que bom q vc ainda tem ela.
@jorgenunes106 Жыл бұрын
Felicidades !
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Pois e..se tu cuida da sua mae com 60 e qndo tu tiver 80, quem cuidara de ti?
@Mistico_Xama Жыл бұрын
Minha mãe é casada mas cuida da minha vó, os irmãos só ajudam quando podem dão prioridade pras mulheres deles e só oq sobra eles ajudam. Porém minha vó é lúcida e tbm recebe aposentadoria mas não dá pra tudo então minha mãe ajuda financeiramente e sempre tá presente em casa, eu moro com minha vó tô a anos procurando um emprego de carteira assinada mas tá complicado, ela tbm me ajuda com dinheiro ela e minha vó, mas me sinto incomodado com isso por isso vou tentar outros meios pra ganhar dinheiro mas minha mãe sempre foi cuidadosa mas isso não é justo com ela, mas a forma q eu preciso ajudar é financeiramente e tbm ficando com minha vó e tbm cuidando dela.
@R.Junior. Жыл бұрын
Conviver com os avós faz mto bem para os netos, eu mesmo fui "moldado" pela minha avó e sou mto grato por isso!!!
@jib8661 Жыл бұрын
"Vocês tiveram o azar de nascer e no país mais louco do planeta. Mas não se deixem levar por essa loucura, pois se a loucura nos ajuda a suportar o peso da vida, também pode torná-la ainda mais miserável. O paraíso e a felicidade não existem: são apenas mentiras inventadas por nossos pais para justificar o erro de nos terem trazido a este mundo. O que existe é a realidade, a dura realidade: este mundo aonde viemos a morrer, quando não a matar. Portanto, não se reproduzam, não façam a outros o que fizeram a vocês - impor a vida é o crime máximo! Deixem em paz os que não existem e que melhor estão na imutabilidade do nada, estado ao qual todos retornaremos. De nada vale tanto sofrimento." VALLEJO, Fernando. Adaptado de: El desbarrancadero.
@JoseSantos-mm9xz Жыл бұрын
Muito oportuna a reflexão. Parabéns BBC!
@jr.marcondes2814 Жыл бұрын
No Brasil as pessoas vivem correndo para fugir de avalanches ao invés de planejar onde construir suas casas, o custo e as crises sociais por não se falar de planejamento familiar nas escolas é algo infinito!
@jenifermartins8578 Жыл бұрын
Concordo colega .
@RonieLucca Жыл бұрын
Estou vivendo exatamente isso, minha mãe não é acamada mas está com início de alzheimer, não adiantou colocar cuidadora pois todas nos abandonaram e mesmo com elas eu que resolvia questões de consultas e remédios, a última nem insulina sabia aplicar e não queria aprender, aguda estou menos apertado porque minha filha de 16 anos está me ajudando , veio morar comigo e vamos dividir o cuidado, mas por minha mãe em um asilo jamais, só se eu estiver morto.
@fabiusgraco5296 Жыл бұрын
BBC como sempre espetacular! Tema de alta relevância e que está em todos os lares hoje. Excelente abordagem.
@KAlyBARBOZA-cx1ni Жыл бұрын
Eu cuido dos meus pais minha mãe tem 78 anos e se tornou uma criança, meu pai tá doente e também dá muito trabalho 😢
@ericaconce9891 Жыл бұрын
Força aí, eles precisam de ajuda. Tente arranjar alguém com quem compartilhar essas responsabilidades...
@KAlyBARBOZA-cx1ni Жыл бұрын
Eu tinha 8 irmãos, uma irmã faleceu em 2020,agora tenho 7 três irmãs e 4 irmãos, mas jogaram a responsabilidade para mim por que sou solteira, já faz 7 anos que não tenho uma vida social e não consigo sair de casa para trabalhar é muito pesado, só mesmo pelo amor que tenho pelos meus velhinhos que continuo seguindo em frente 😮
@KAlyBARBOZA-cx1ni Жыл бұрын
@@Even.M7 Eu já fiz isso, no final só viram contra mim, alegando que elas tem família que já estão sobre carregados e eu não tenho ninguém para cuidar, e que não custa nada eu cuidar dos meus pais.
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
É mais a realidade não é essa meu senhor! Tem que estar na nossa pele primeiro, depois vc vem com essas teorias hipócritas e machistas!
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
@@Even.M7Aí meu Deus, vocês acham que provavelmente todas nós, não já fizemos tudo isso e muito mais? Ou só vcs pensam? Pelo amor de Deus! Não sabem de nada , e dão pitaco! Vão cuidar dos seus pais, e filhos . Trocar fralda, ficar de plantão a madrugada toda, ter muita paciência e carinho! E ter que cozinhar, lavar etc . ... E ainda vem o cheio das teorias, que a mulher faz tudo! Passa pelo que passamos, e ainda somos acusados de tudo! É um absurdo! Típico de quem não cuida de ninguém!
@mundozera2023ribeiro Жыл бұрын
Eu sou dessa geração, cuidei de 3 gerações. Graças a Deus, agora estou podendo cuidar de mim.
@gamestiles8009 Жыл бұрын
Nesse caso você e homem né para mulher também e compricado já que também tem que as vezes cuidar dos filhos 😮😮😮
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Ta vivo ainda?
@janainabalbino2528 Жыл бұрын
Gente só Jesus Cristo mesmo, que Deus nos dê força amém
@danielle1859 Жыл бұрын
A população está envelhecendo e o problema só tende a aumentar
@fernandocastelani4304 Жыл бұрын
Muito boa abordagem de um fenômeno que eu não havia reparado. Ainda nesta questão de pais e filhos, destaco dois fenômenos que acho que essa emissora deveria reportar, o de crianças que cada vez mais aparecem com autismo e, ao contrário do que está reportagem fala, de que as mulheres estão postergando terem filhos, vejo que em cidades menores, cada vez mais mocinhas de 14 anos em diante estão engravidando.
@deboravalerio3087 Жыл бұрын
Vdd, mas no meu entender, acontece mias nas que os pais são mais ausentes.
@lauramoreno5394 Жыл бұрын
Será que há mais autistas ou será que o distúrbio, antigamente, não era detectado??? Sempre me faço esta pergunta
@fernandocastelani4304 Жыл бұрын
@@lauramoreno5394 há que se investigar.
@DominiqueLore Жыл бұрын
Planejamento de vida é essencial.. saúde física, mental, financeira e familiar.. a única obrigação da mulher é realizar esse plano p si e reavaliar sempre.. se tds fizerem, talvez diminua esse problema..
@marisaazevedo3768 Жыл бұрын
Parabéns pela reportagem! Assunto muito pertinente atualmente. É so ler os comentários! Grata.
@carolinamotta3075 Жыл бұрын
Descreveu a vida da minha mãe. Tem 59 anos, cuida da sogra de 95 junto com meu pai q tem 70. Eu acabei de ter um filho e tenho outra de 11. Quando engravidei, só conseguia sentir pena dela, pq eu sabia q ela iria ficar mais sobrecarregada. Ajudo no que posso, tanto financeiramente quando nos cuidados com a minha vó, mas sabemos que o fardo mais pesado fica sobre os ombros dela.
@99Gara99 Жыл бұрын
Vc claramente não entendeu sobre oq é o vídeo. A história do vídeo claramente não tem absolutamente nada a ver com a da sua mãe. Sua mãe cuida da mãe dela com ajuda do marido e ela tem uma filha adulta e independente que se preocupa com ela. Tudo bem vc ter pena dela, pq ela é a sua mãe, mas isso chega a ser falta de empatia com as pessoas que passam pelo problema descrito no vídeo O termo geração sanduiche se refere a mulheres que são esmagadas de todos os lados da família, elas cuidam de pai e mãe idosos, cuidam do marido (fazendo comida, lavando e passando a roupa, cuidando da casa) e cuidam dos filhos pequenos. Esse caso que vc falou da sua mãe é basicamente oq sempre aconteceu com todas as pessoas em todos os tempos, não tem nada de mais
@carolinamotta3075 Жыл бұрын
@@99Gara99 vê o vídeo de novo. Se vc acha q minha mãe, q tem que levantar minha vó da cama pra dar banho, fica com meus filhos ( que são netos dela) pra eu ir trabalhar, não tem nada a ver. E pra q um textão pra me ensinar sobre a minha própria vida?
@carolinamotta3075 Жыл бұрын
@@99Gara99 não entendeu nem meu comentário. A mãe dela já morreu, ela cuida da SOGRA.
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
@@carolinamotta3075 E pq o filho da sogra dela nao cuida de sua mae, ou seja seu pai??Eu se fosse sua mae abandonaba todo mudo e ia ver pra quem ia sobrar ou iam dar um jeito rapidim
@carolinamotta3075 Жыл бұрын
@@celiamartinsdias2369 ele cuida tbm, minha vó mora na casa deles. Os dois fazem as coisas, mas a gente sabe q sempre sobra mais pras mulheres.
@pauloa.2880 Жыл бұрын
Isso sempre existiu mas agora está muito mais ampliado, está mais comum
@rosemarymachado6479 Жыл бұрын
Tive cinco filhos hj ja são criados o mais novo tem 18 anos quando pensei que fosse ter liberdade depois de me separar de um narcisista tive que assumir os cuidados com minha mãe com alzheimer hj cuido sozinha dela e fico com minha neta noite sim noite não pra minha filha trabalhar como enfermeira optei por ficar com minha neta de 5 anos por hj não podermos confiar em ninguém devido a tantos relatos de abuso sexual contra crianças. Mas estou exausta
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Ja pensou em colocar sua mae numa casa de repouso??Vc vai ficar nessa ate qno? E se tu morrer antes dela?
@nossasradefatima4226 Жыл бұрын
Veja se arruma uma cuidadora de confiança, ou algum parente que possa ficar um horário, claro que com você em casa, e você supervisiona. Assim vai ter mais tempo pra você, descansar um pouco.
@R.Junior. Жыл бұрын
Ai me pergunto: Será q vale apena ter um filho hj? Racionalmente falando.
@simianoloco9969 Жыл бұрын
É uma resposta bem complexa.
@luizcarlosgoncalves8660 Жыл бұрын
"Quando Pedro fala de Paulo sei mais de Pedro que de Paulo"
@Mistico_Xama Жыл бұрын
Depende da tua condição financeira, se for pobre não vale a pena.
@simianoloco9969 Жыл бұрын
@@romancer_la_vie Então não tenha, filhos DÃO TRABALHO, e nós brasileiros, temos a cultura, de jogar para o outro responsabilidade que é nossa.
@simianoloco9969 Жыл бұрын
@@luizcarlosgoncalves8660 Quem é o Pedro?
@dalvinocosta4651 Жыл бұрын
Cuidar dos idosos podemos entender. Mas as crianças são obrigações dos pais, é claro que existem algumas exceções. O problema é que essas exceções se tornaram quase regras.
@PrincessSophiaBaby Жыл бұрын
Exatamente... Os filhos são responsabilidade de seus pais, a menos que estes tenham alguma condição especial.
@lindalvaserraosilvaaragao3157 Жыл бұрын
Essa matéria vem de encontro com minhas interrogações nos últimos tempos e pela primeira vez vejo alguém levantar esse assunto, que é urgente ser diacutido a nível de sociedade. Não é uma questão que deva ser visto somente pelo lado emocional ou até religioso, mas encarar que em algum momento da vida os filhos precisarão parar suas vidas para cuidar dos pais, sendo que dependendo da situação econômica, tambem precisarão continuar trabalhando para se sustentar. Como temos uma discrepância econômica no Brasil, pagar um cuidador é fora de cogitação em 90% dos lares. E a pergunta é: quem cuida da saúde mental de quem precisa cuidar do outro, muitas vezes em um estado de saúde adverso? Porque mesmo que haja amor, o tempo passa para o idoso e para quem cuida, também. São dois "fins de linha", cada um no seu universo. Como o Brasil caminha a passos largos para ser um país de idosos - aliás, já é-, é urgente e necessário que a sociedade discuta caminhos para que os idosos possam ser assistidos com dignidade, e os filhos não precisem "anular" suas vidas, em um tempo que ainda precisam produzir e viver suas vidas e construir suas histórias. Creio que isso é um assunto de Politicas Públicas e que o governo precisa olhar com atenção.
@Sonnvs Жыл бұрын
O título deveria ser : A geração de MULHERES...
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Exatamente! Cadê os homens?
@zedaspretras007 Жыл бұрын
Eu tenho 52 anos e cuido de um tia e 98 e uma mãe de 87, sei bem do assunto.
@R.Junior. Жыл бұрын
Faça sua parte, o mundo da voltas, amanhã pode ser vc à precisar. Que Deus te dê muita força e saúde!!!
@jorgenunes106 Жыл бұрын
Você é um excelente ser humano.
@danielle1859 Жыл бұрын
Que Deus te abençoe!
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Sua tia nao tem filhos? nao tem marido nada? Existe casa de repouso, vc nao trabalha?
@zedaspretras007 Жыл бұрын
@@celiamartinsdias2369 Sou aposentado, casa de repouso é uma opção incrivelmente cara .
@marciaa.5162 Жыл бұрын
Enfim, sobra para nós mulheres, na maioria das vezes.
@Ballantines2132 Жыл бұрын
Eu não tenho filhos, mas eu acho que o "trabalho" de criar é opcional, sendo assim se a pessoa não sente satisfação em fazer as coisas, levar em atividades, cuidar da educação etc. Por que ter um filho?
@euniziolopes Жыл бұрын
Que Deus Nós de força lindo
@caroljones1350 Жыл бұрын
É por isso q n tenho e nunca terei filhos, já tive a (péssima) experiência de ter de cuidar do sobrinho pequeno, e hj cuido dos meus pais.
@R.Junior. Жыл бұрын
Eu já quis mto ser pai, mas hj penso como vc!!! O mundo tá mto "diferente"!!!
@suzygodinhofurtado2091 Жыл бұрын
Pior é pra mim onde um parente quer que eu cuide da filha, a outra dos gatos dela e ainda cuidar do meu pai e minha mãe. E eles? Não cooperam com quase nada, nem me dão algum dinheiro se quer, sendo eu uma desempregada desde a pandemia. 😢 Triste. E ainda ficam p qd eu digo não. É só exploração. Um tal de " tá em casa sem fazer nada", o que não procede. E vivem luxando c bens materiais, viajando, passeando todo fds. Realmente não tem mental que suporte. O melhor é fazer os parentes pagarem tudo (dividir despesas) e mais um cuidador. E ficar de olho. Pq quem realmente cuida é quem ama. Um descaso enorme da parte dos homens mas tem mulher que tbm não cuida. Filhas. E por aí vai. Penso em acionar a justiça no futuro.
@geovanapitomboferreira5679 Жыл бұрын
Faz isso acionar a justiça , sim ou exige um retorno financeiro , voce praticamente cuidadora da sua mae
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Eu sou mulher e pretendo colocar em asilo pq nao tenho mental e nem psicologico
@suzygodinhofurtado2091 Жыл бұрын
@@Even.M7 sim, por isso estou dizendo não. E agora estão todos sem falar comigo. Exigindo meus direitos também. Estou mais leve agora.
@cavaleirosemlicenca3894 Жыл бұрын
oloko, até gatos kkkk
@suzygodinhofurtado2091 Жыл бұрын
@@cavaleirosemlicenca3894 isso mesmo. E se deixar até cachorro 🐕 kkkkkkkkk
@mariapauladealmeidaemota1328 Жыл бұрын
Eu quando for velha vou pro asilo mesmo que eu tenha filhos
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Te admiro, esta certa
@mariamarinho4240 Жыл бұрын
Eu cuido da minha mãe com demência, do marido da minha mãe, da minha filha de cinco anos, da minha filha de vinte dois anos que tem um pouco de dificuldade física por ter acondoplasia e cuido do meu neto que também nasceu com acondoplasia. Faço todo os afazeres domésticos sozinha
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
se vc nao der um basta..vai morrer cedo
@mayarasoares13 Жыл бұрын
Enquanto tiver cavalo, São Jorge não anda a pé
@thiagoviziolicastellani5467 Жыл бұрын
Essa materia trata do problema de maneira superficial. A questão que me vem a mente é: ter mais anos de vida com demência ou vegetando representa realmente uma melhora nas condições de vida sócio econômica? E outra delegar cuidado de uma pessoa a estranhos esperando que esse tipo de relação funcione é algo estúpido, ainda mais remunerado. Será que essas são as gerações mais debiloides? Que as vezes um cuidador particular poderia agredir o necessitado e botar a culpa nos parentes? O certo seria volta dos manicômios administrados pelo estado e não pelo privado, pois se é para entregar as galinhas aos cuidados das raposas... a eutanasia seria algo até melhor.
@Ana-ur4xm Жыл бұрын
@@sheilam8113aborto e a eutanásia deveria ser liberado.
@joaorey5200 Жыл бұрын
Parece que todas nossas dificuldades acabam sobrando para o Estado ....e ainda muitos querem diminui-lo. A mídia não perde a chance de condenar os gastos com pessoal do poder público. Precisamos saber o que queremos ser....
@romulodecastrodasilva5863 Жыл бұрын
Existe uma diferença entre gastar com quem precisa e sustentar uma casta de parásitas que nada produz!
@FlyperMultiGames Жыл бұрын
Depende de onde o corte for feito. Em 99% das vezes de onde aumentam o Estado nao é pra cuidar da nossa vózinha ou maezinha no asilo, e sim pra comprar lagosta, vindo do porto, sofá de 70mil, cama de 50 mil pras "ôtoridades".
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Eles tem q criar asilos sim..e tu qndo ficar velha, deve ir..ou ficara enchendo o saco dos seus filhos?
@liv7233 Жыл бұрын
essa indicação de política pública é perfeita, a gente deveria estar de olho nisso
@ymnvf Жыл бұрын
minha avó teve 9 filhos, morou quase sempre com a minha mãe, muito doente, lembro de que todo ano sempre tava internada por um tempo, infelizmente ela quis sair de perto da gente, por pilha do restante da família que nem cuidava dela e reclamavam de nós morarmos longe, sendo que até casa construímos pra ela no terreno, quando entrei na adolescência comecei a ajudar a minha mãe foi, limpava a casa, fazia comida etc, foi morar com meu tio e a mulher que era enfermeira, achamos que poderia ser melhor, mas não foi, ele passou a humilhar ela, não levava pra fazer hemodiálise, tudo foi piorando e acabou sendo internada de novo, e dessa vez foi a última vez. Nunca vi minha mãe reclamar, mesmo tendo 3 filhos e trabalhando o dia todo.
@douglasandreferreiramarsig7377 Жыл бұрын
Sei que não é fácil, mas as pessoas precisam se colocar. Aceitar tudo quieto não é nada bom.
@fatimainvitainsa9878 Жыл бұрын
A historia da Dayane simplesmente me reflete,unica diferença ñ soubavò porem cuido das minhas 2 sobrinhas orfãs....
@medeiros589 Жыл бұрын
Cuidar dos pais não é um problema, uma satisfação. O problema é que a grande maioria dos pais estão cuidando, ou sustentando netos. Filhos casam, tem filhos, mas nao tem condições de cria Los. Em muitos casos, os casais se separam, entram nas drogas e toda responsabilidade fica para os avós, que deveriam estar curtindo seus últimos dias de vida.
@filipymartins3933 Жыл бұрын
Isso é verdade
@filodoxtv9978 Жыл бұрын
Katia:cuidar dos pais só é uma satisfação quando não sobra tudo só pra um.Quando só um cuida e anula sua vida inteira não é bom não. O único que cuida fica sobrecarregado e vai migrando dia após dia.Os outros não ajudam em nada e ainda reclamam que vc faz isso ou aquilo,que tá errado.Mas a responsabilidade de cuidar eles não querem não.
@Diego.LOGd.Cavicchioli8 ай бұрын
Olha eu aí kkkkkkk, 45 anos, caso e pai de 7 filhos com 3 mulheres diferentes, meus pais vivem no meu lote (mãe 57 e pai 60) e minha filha mais velha, 18 anos está grávida. Fora o tanto de bicho de estimação
@adrianam.9634Ай бұрын
Seus Pais são jovens ainda.
@Diego.LOGd.CavicchioliАй бұрын
@@adrianam.9634 Felizmente sim
@i9YOH Жыл бұрын
Situações reais muito difíceis!!! Não ter tempo para si é terrível... Só acho que cuidar dos pais, na fase em que precisam (geralmente velhice) é normal; Vejo maiores problemas na questão de criar cuidar dos netos!!!! Essa responsabilidade de criar, tomar conta dos netos acho d+ da conta!!!
@Diego.LOGd.Cavicchioli8 ай бұрын
Eu tenho 45 anos e meus pais brincaram de fazer bebê bem novos, minha mãe tem 57 e meu pai 60, estão juntos desde a adolescência e tiveram 9 filhos, inclusive eu. E com 27 anos veio minha primeira filha, de surpresa com uma mulher com quem passei uma noite, depois aos 29 e 30 anos mais uma menina e um menino eu tive com a minha ex-namorada. Então conheci minha esposa e casei aos 34 anos e veio mais duas meninas e dois meninos. Eu sou biólogo, historiador e crítico de cinema, e como um bom biólogo eu tenho muitos bichos, tanto em casa quanto no rancho. O lote da minha casa é grande, 1.000 mt², e fiz uma segunda casa, geminada, para meus pais e os trouxe para morar comigo, e eles pagam uma dívida com o aluguel da casa deles. E pra completar minha filha mais velha, 18 anos, está grávida, e minha filha mais nova só tem 4 aninhos. Meus pais são novos ainda, fortes, saudáveis e ativos, trabalham, mas eu fico imaginando, eles estão começando a entrar na terceira idade. Nada é mais geração sanduíche que eu
@danielabarrios4643 Жыл бұрын
As pessoas nao cuidam nem da saude física nem da mental e depois sobra o "pacote" pra os filhos
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
sim..minha mae fumou 40 anos..., seus irmaos foram alcoolatras..ela se deixar é doce e gordura
@GhibliHeroine Жыл бұрын
Impossivel as mulheres nestas condições, terem sanidade mental saudável. Nunca vi homens fazendo estas coisas, que cuida dos pais, filhos e netos. comentem abaixo se existe!
@WilliamSantos-cv8rr Жыл бұрын
lorota do cacete, tanto homem como mulher cuidam dos pais ou os abandonam. Eu cuido do meu pai e meu tio cuidou dos meus avos paternos e um tio cuidou da minha avó do lado materno. Essa história de mulher faz tudo é a maior 171 que eu já vi na vida.
@gomes2151 Жыл бұрын
_''Se eu não vi, então não existe''_
@GhibliHeroine Жыл бұрын
@@gomes2151 por isso perguntei gênio
@sf.661 Жыл бұрын
por isso não terei filhos e tenho sorte de ter dois irmãos para cuidar dos pais comigo quando envelhecerem, de mim ninguém vai cuidar
@elizabetholiveira575 Жыл бұрын
É uma realidade. Grande parte das famílias vivem esse dilema. Não é fácil... A opção de cuidadoras não é alcançàvel para a maioria dos brasileiros, e nem sempre resolve, por conta da qualificação e confiança. Um desafio para a sociedade.
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
asilo publico
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Já visitou um? Já se imaginou lá? Ou a quem ama? Quando amar alguém de verdade, ou tiver um filho. Os nossos pais podem se tornar filhos , e não temos controle sobre isso.
@niviac6723 Жыл бұрын
Quem cuida de quem cuida? Ninguém.😢
@Diego.LOGd.Cavicchioli8 ай бұрын
Eu tenho 45 anos e meus pais brincaram de fazer bebê bem novos, minha mãe tem 57 e meu pai 60, estão juntos desde a adolescência e tiveram 9 filhos, inclusive eu. E com 27 anos veio minha primeira filha, de surpresa com uma mulher com quem passei uma noite, depois aos 29 e 30 anos mais uma menina e um menino eu tive com a minha ex-namorada. Então conheci minha esposa e casei aos 34 anos e veio mais duas meninas e dois meninos. Eu sou biólogo, historiador e crítico de cinema, e como um bom biólogo eu tenho muitos bichos, tanto em casa quanto no rancho. O lote da minha casa é grande, 1.000 mt², e fiz uma segunda casa, geminada, para meus pais e os trouxe para morar comigo, e eles pagam uma dívida com o aluguel da casa deles. E pra completar minha filha mais velha, 18 anos, está grávida, e minha filha mais nova só tem 4 aninhos. Meus pais são novos ainda, fortes, saudáveis e ativos, trabalham, mas eu fico imaginando, eles estão começando a entrar na terceira idade. Nada é mais geração sanduíche que eu
@studylegaloficial Жыл бұрын
ai a pessoa surta, tem depressão, ansiedade, estresse e mais um monte de coisa e chamam de mimimi
@Diego.LOGd.Cavicchioli8 ай бұрын
Eu tenho 45 anos e meus pais brincaram de fazer bebê bem novos, minha mãe tem 57 e meu pai 60, estão juntos desde a adolescência e tiveram 9 filhos, inclusive eu. E com 27 anos veio minha primeira filha, de surpresa com uma mulher com quem passei uma noite, depois aos 29 e 30 anos mais uma menina e um menino eu tive com a minha ex-namorada. Então conheci minha esposa e casei aos 34 anos e veio mais duas meninas e dois meninos. Eu sou biólogo, historiador e crítico de cinema, e como um bom biólogo eu tenho muitos bichos, tanto em casa quanto no rancho. O lote da minha casa é grande, 1.000 mt², e fiz uma segunda casa, geminada, para meus pais e os trouxe para morar comigo, e eles pagam uma dívida com o aluguel da casa deles. E pra completar minha filha mais velha, 18 anos, está grávida, e minha filha mais nova só tem 4 aninhos. Meus pais são novos ainda, fortes, saudáveis e ativos, trabalham, mas eu fico imaginando, eles estão começando a entrar na terceira idade. Nada é mais geração sanduíche que eu
@marciomartin1977 Жыл бұрын
O ser humano é assim.... quem é bom e sufocado de obrigações. Reclamações.... e nunca agradecimentos.
@manoelacoscarella1593 Жыл бұрын
Acho que devemos nos rebelar contra essas injustiças. Se os demais não querem cuidar, que fiquem todos sem cuidar e ponto final. Não deveríamos aceitar injustiças como essas.
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Eu conheço bem esse peso! Parabéns pela reportagem, pois a geração Sandwich é ignorada e desvalorizada! A sociedade deveria apoiar e criar mecanismos , para ajudar essa geração. Afinal essas pessoas são de extrema importância para inclusive o estado. Pois tira dele a responsabilidade de cuidar de idosos e crianças. Como também de pessoas com nescecidades especiais. É importante resaltar o impacto que essa sobre carga de tarefas, acaba por causar danos físicos e até problemas como depressão. Somos pessoas autruistas, que vendo à necessidade de cuidados, e por amor , acabamos ficando sem cuidados. Não temos tempo pra nada, nossa prioridade é sempre o outro. Temos que nos lembrar sempre, que precisamos estar bem! E redes de apoio , seriam muito bem vindas, sejam da sociedade ou do estado. Já que a propia família não nos apoia, pelo contrário. Como poucos tem tanta empatia e boa vontade, somos rotulados , com titulos menospresantes. E até, para aliviar a culpa dos que não cuidam , somos alvo de todo tipo de criticas , negativas. Só quem tem o amor e a coragem de assumir tanta responsabilidade é que sabe! Parabéns, a todos nós! E muita força, e saude para nós, e nossos entes amados!
@Diego.LOGd.Cavicchioli8 ай бұрын
Eu tenho 45 anos e meus pais brincaram de fazer bebê bem novos, minha mãe tem 57 e meu pai 60, estão juntos desde a adolescência e tiveram 9 filhos, inclusive eu. E com 27 anos veio minha primeira filha, de surpresa com uma mulher com quem passei uma noite, depois aos 29 e 30 anos mais uma menina e um menino eu tive com a minha ex-namorada. Então conheci minha esposa e casei aos 34 anos e veio mais duas meninas e dois meninos. Eu sou biólogo, historiador e crítico de cinema, e como um bom biólogo eu tenho muitos bichos, tanto em casa quanto no rancho. O lote da minha casa é grande, 1.000 mt², e fiz uma segunda casa, geminada, para meus pais e os trouxe para morar comigo, e eles pagam uma dívida com o aluguel da casa deles. E pra completar minha filha mais velha, 18 anos, está grávida, e minha filha mais nova só tem 4 aninhos. Meus pais são novos ainda, fortes, saudáveis e ativos, trabalham, mas eu fico imaginando, eles estão começando a entrar na terceira idade. Nada é mais geração sanduíche que eu
@MariaLuiza-hy4ih Жыл бұрын
É preciso refletir sobre a responsabilidade do Estado nessa situação. Esses pais e avós pagaram impostos a vida toda. O familiar que cuida precisa de salário e deve ser incluído no sistema de previdência, ele(a) precisa ter direitos. E não, não precisamos pagar mais impostos p isso, é preciso parar os desvios de dinheiro público. A Igreja também se omite, nessas situações desapega do fiel/dizimista. O cuidador também precisa ser cuidado, a saúde emocional desaba. Não é "só" cuidar da pessoa, é administrar médicos, internações, recursos insuficientes, tem todo um cenário por trás do fato principal. Às vezes, o familiar cuidador morre antes do familiar cuidado.
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Era isso que tentei explicar, perfeita colocação das soluções, para tão grave problema. Que como outros é marginalizado! Parabéns! Porém ninguém parece estar preocupado com isso. Ao contrário, muitas prefeituras querem a guarda de um idoso , para ficar com seus recursos. E o coloca num asilo que custa 10% da sua pensão. Isso mesmo tendo quem cuide dele. Na cidade em que moro é assim! Absurdo!
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Esse medo de ir antes deles , nos afeta muito!
@adilsonmrodrigues4990 Жыл бұрын
Cuidar dos pais tudo bem mas dos filhos dos filhos... quem tem filhos que cuide deles... ao menos devia ser assim...
@Le-co4bc Жыл бұрын
Eu cuida da minha mãe, meus irmãos são casados criam filhos dos outros e não querem saber da mãe ( e olha que o mais novo mora em uma casa dela).
@OrigineInvestigaçõesGenealogic Жыл бұрын
Pois é num mundo onde o salario nao paga um aluguel; Empodeiraram a mulher, mas só da pra viver mais ou menos se ela e o homem estiverem trablhando e abandonarem o filho pra alguma baba; num pais com pouca educaçao que se trablha cada vez mais horas e recebendo cada vez mesno; com cada vez mais funcionarios publicos se alimentando, impostos e mais impostos; eu vejo o reflexo de uma sociedade escrava e fadada a bancar os privilegiados; isso mesmo trabalhem e trablhem; sem direito a aposentadoria; e por miseraveis trabalhos; é isso que o povo brasileiro merece
@dianapappascontarini Жыл бұрын
Azar daqueles que não tem emprego e os pais não tem previdência (aposentadoria) para pagar as próprias despesas... Ruim para as mães solteiras ☠️
@monyquadros Жыл бұрын
Sim. O fardo fica na maioria para as mulheres. Cuidar de tudo e de todos. Se libertem!
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Se souber como? Como fazer um homem entender? Quem fez a matéria foi uma mulher! Isso já diz tudo!
@Ballantines2132 Жыл бұрын
Verdade!!! As mulheres deveriam evitar ter filhos. Porque é um possível problema, ou até mesmo somente ter filhos quando tiver condições financeiras de sobra para isso.
@taffarelbotafogo Жыл бұрын
O ideal seria ter dinheiro suficiente para pagar cuidadores de idosos ou asilo.
@Mistico_Xama Жыл бұрын
Nem todo mundo tem coragem de colocar um pai ou a mãe em um asilo, e pra contratar cuidadores precisa de grana e tbm atenção pois colocar pessoas estranhas em casa sempre é perigoso
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
existe asilo publico
@anneanie2872 Жыл бұрын
Camila Costa e Silvia Salek narrando são um bálsamo, mas Thomas Papon , quando eu pensei que estava melhorando, piorou.
@brigidakrausemarcon1969 Жыл бұрын
Quem cuida de Quem cuida?
@julianacamposvictor3755 Жыл бұрын
Ninguém! Até se tiver dinheiro terá dificuldade para conseguir um cuidador. Infelizmente, tudo recai sobre as mulheres. Não vejo homem cuidando de ninguém. Nem financeiramente.
@Vamosproblematizarisso Жыл бұрын
Remédios tarja preta, terapia, insanidade
@glorianascimento1207 Жыл бұрын
Conheço uma geriatra excelente e que tem esse olhar. Enquanto ela trabalhou num posto de saúde tentou abordar isso com trabalhos sob o tema: " cuidando do cuidador". Infelizmente não houve intere$$e dos responsáveis pela gestão. Digo que nossa sociedade e governos têm uma visão míope: acham que estão economizando com ações preventivas e de redução de danos quando na verdade esses valores se revertem com juros lá na frente.
@soseiquenadasei8226 Жыл бұрын
@@julianacamposvictor3755Homem é o maior provedor e você me manda uma dessa 🤣🤣🤣
@Ballantines2132 Жыл бұрын
@@julianacamposvictor3755 Você nunca viu uma mulher que não trabalhe fora, reclamando das tarefas de casa que é mantida financeiramente pelo homem ? 😂😂😂😂😂
@maxwebber6386 Жыл бұрын
Realidade da última geração responsável. Depois de nós,o que será de nós??....
@Diego.LOGd.Cavicchioli8 ай бұрын
Eu tenho 45 anos e meus pais brincaram de fazer bebê bem novos, minha mãe tem 57 e meu pai 60, estão juntos desde a adolescência e tiveram 9 filhos, inclusive eu. E com 27 anos veio minha primeira filha, de surpresa com uma mulher com quem passei uma noite, depois aos 29 e 30 anos mais uma menina e um menino eu tive com a minha ex-namorada. Então conheci minha esposa e casei aos 34 anos e veio mais duas meninas e dois meninos. Eu sou biólogo, historiador e crítico de cinema, e como um bom biólogo eu tenho muitos bichos, tanto em casa quanto no rancho. O lote da minha casa é grande, 1.000 mt², e fiz uma segunda casa, geminada, para meus pais e os trouxe para morar comigo, e eles pagam uma dívida com o aluguel da casa deles. E pra completar minha filha mais velha, 18 anos, está grávida, e minha filha mais nova só tem 4 aninhos. Meus pais são novos ainda, fortes, saudáveis e ativos, trabalham, mas eu fico imaginando, eles estão começando a entrar na terceira idade. Nada é mais geração sanduíche que eu
@srkpeneloux1025 Жыл бұрын
Por isso eu não tenho vontade de ter filhos.
@kinativa Жыл бұрын
Claro que a questão de idosos incapacitados e bebês e crianças, não a escolha, mas o resto são mulheres sobrecarregadas por falta de imposição, divisão de tarefas em casa. Na reportagem fala de uma mulher que cuida do pai com AVC e tem adolescentes em casa e ela ainda cozinha e limpa a casa, sendo que um adolescente/pré adolescente já poderia muito bem estar contribuindo com isso. As mulheres precisam colocar limites, dividir tarefas e parar de tomar tudo pra si.
@JoaoPauloEleinad-rt7ni Жыл бұрын
É pra isso que nós existimos nossos pais cuidam e nos educam e quando a crianças depois eles que viram as crianças e precisam dos nossos cuidados como dizia o Bob os idosos são nossos maiores patrimônios cheio de lições e experiências
@vinicius9424 Жыл бұрын
Papo furado. Arruma filho por quer, e depois vira peso na vida dos filhos.
@patyalves1994 Жыл бұрын
Filho não é seguro para aposentadoria.
@JoaoPauloEleinad-rt7ni Жыл бұрын
@@vinicius9424 continua com seu pensamento tá certinho 👏👏👏👏👏
@JoaoPauloEleinad-rt7ni Жыл бұрын
@@patyalves1994 Família é amor família é união ninguém faz nada sozinho nesse mundo mas já tive essa opinião um dia mas opinião é cada tem a sua hoje já pensou bem diferente espero que um dia vc tente ver de outra perspectiva e olhar com o coração
@vinicius9424 Жыл бұрын
@@JoaoPauloEleinad-rt7ni Eu estou mesmo, e você não passa de um emotivo querendo bancar o bonzinho, pra ser aplaudido pela sociedade hipócrita.
@cledvanbarbosadealmeida7635 Жыл бұрын
Será que a robótica é a I.A. vai ajudar a humanidade no cuidar? O Estado deveria construir centros de cuidados e reabilitados para ajudar o contribuinte? Ainda falta falar do cuidar dos pets, os novos filhos.
@eroteam2 Жыл бұрын
Que todo amor transborde, que todo peso seja alegre! Que saibamos que muitas vezes nossos pais se sacrificaram muito mais que nós hoje! De onde tiraram essa pesquisa? Tirar o cuidado dos filhos para com os pais e delegar ao estado é dizer, pai, o estado se importa mais com você do que eu! Quando crianças o estado cuidou de nós? Não! Nossos pais cuidaram de nós! Lembro que minha avó teve 6 filhas e 1 filho, cuidou de todos morando na beira do rio na época e puramente por amor! Sobre essa geração ser mais de mulheres mulheres, acho que poderiam deixar uma pesquisa com embasamento, pois a "opinião" de cada um é super tendenciosa, cuidei dos meus pais por um bom tempo e com muito amor! Lembro da minha mãe trabalhando das 5 da manhã às 10 da noite para me dar o que comer, lembro de ficar preocupado olhando da janela do prédio que morávamos, pois como morávamos no extremo leste de sp, naturalmente era demorado! Sei que me deram tudo àquilo que puderam! Novamente, filhos, amém os seus pais, amanhã serão vocês os pais! Que o amor e a caridade sejam transbordantes em suas vidas e que Deus abençoe à todo(a)s! ❤
@iesidiomas8455 Жыл бұрын
Isso é relativo amigo nem sempre os pais fizeram o melhor, muitos precisam de ajuda dos filhos por não terem se esforçado antes.
@luisclaudiofontenelle5513 Жыл бұрын
Que besteira! Pessoas radicais como você lembram juízes da Inquisição em filmes sobre a Idade Média, ou pastores furibundos chamando todos de "demônios" ! Vocês enxergam má intenção em tudo e em todos. Talvez seja de tanto olhar para o espelho... QUEM FALOU EM _"TIRAR O CUIDADO........ e DELEGAR ao ESTADO??"_ A reportagem quer que o *Estado ajude mais* . Não me venha com mentiras acusatórias disfarçadas, dignas de um fanático ideológico e PARANÓICO!!
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
Deve se ter asilos, pois a vida continua..imagina os jovens parando de trabalhar pra ficar olhando idoso..qndo o idoso morrer, vao viver como? quem os sustentara?
@eroteam2 Жыл бұрын
@@sheilam8113 vc cuida dos seus pais?
@luisclaudiofontenelle5513 Жыл бұрын
@@eroteam2 tomara que essa poça de ódio tenha pais ricos e saudáveis, ou que já tenham ido para o tal mundo melhor... Senão, coitadinhos.... Não é nem pela opinião dela (Sheila)... até poderia concordar, tem lógica. É pelo *ódio que ela derrama em cada palavra,* uma raiva digna de um pastor furioso pregando aos gritos... Ela parece urrar, com a boca escorrendo _"poha"_ , coisas chulas, e sarcasmo vulgar e odiento. Essa mulher não sabe o que é amor, e se tiver filhos vai exigir ser cuidada quando envelhecer.
@marcioe.7579 Жыл бұрын
O problema é que o Estado nunca esteve, não está e nunca estará preocupado com isso. Por isso não acredito em políticos nem na política do Brasil. É um grupo de criminosos que só aumenta os próprios salários (que nem deveriam receber, pois não fazem nada) e quem paga a conta - financeira, emocional e física - é o povo.
@aguiaeagle5738 Жыл бұрын
Centro cuidador de idoso diurno do governo ja ajudaria muito!
@wald1679 Жыл бұрын
Obrigado, modernidade!
@miriamelkaid6470 Жыл бұрын
Creio que no fim da vida, os Pais que necessitam dos filhos, são os que sempre fizeram e se doaram. Ainda continuam colaborando !
@gilbertodopiento4886 Жыл бұрын
Excelente reportagem. Parabéns!
@anacypreste5208 Жыл бұрын
Raridade é os filhos cuidarem dos pais idosos
@dellinaes Жыл бұрын
raridade onde? é o que mais tem nesse buraco de pais. raridade são os que tem dinheiro pra botar num asilo ou terceirizar isso pra cuidoradores particulares
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
@@dellinaes Asilo publico existe moça
@sergiovieira6428 Жыл бұрын
Eu cuido de minha e ela teve derame perdeu os movimentos os movimentos, nao e facil ela esta com 72 anos, e complicado principalmente para o trabalho ficamos preso sem poder sair.
@celiamartinsdias2369 Жыл бұрын
e quem sustenta vcs? Vcs nao trabalham?? tem q colocar ela no asilo..ja pensou se sua mae vai assim ate os 100 anos?
@rmts49 Жыл бұрын
No Brasil as famílias têm formação onde os avós cuidam de netos e de filhos...
@karolstefhany Жыл бұрын
Muito triste esse fenômeno. Só discordei da assistente social querer que o estado adquirisse a responsabilidade das consequências desse caos já instaurado. Sempre assim, ninguém previne e depois o estado tem que apagar o fogo. A responsabilidade do estado seria primariamente a promoção da educação de qualidade e incentivo à criação de empregos para evitar que os filhos continuem dependendo dos pais, e do outro lado, a promoção à saúde para se ter qualidade de vida na terceira idade e evitar a dependência de cuidados. E aí sim ajudar os poucos casos complicados que resultassem…. Mas obviamente ninguém pensa nisso. Só roubam mesmo. Utopia minha
@Trex40385 Жыл бұрын
Fiquem atentos com as propostas nem um pouco legais de previdência que estão surgindo em diversos países por aí, inclusive o Brasil.
@tattianasalles3019 Жыл бұрын
A verdade é que a humanidade nunca conviveu com a demografia que temos atualmente. Nunca tivemos expectativa de vida tão alta no mundo, na maioria dos países, inclusive em mtos países subdesenvolvidos como o Brasil. É a japanização do mundo! Detalhe, o Japão ficou velho depois de ficar rico. O Brasil tá envelhecendo e continua pobre.
@msz1ba35 Жыл бұрын
Alguém tem q fazer né. Famílias pequenas arrebentam o ciclo humano