No Rio de Janeiro tem um no perímetro urbano . Em Duque de Caxias e lá foi encontrado múmias de 10 mil anos. O interessante é que com a descoberta do sambaqui os professores da rede fizeram uma campanha de arrecadação e até crianças do 1° seguimento do ensino fundamental contribuíram para comprar o terreno. O sambaqui está preservado graças a um esforço comunitário gigantesco e os pesquisadores do município possuem um orgulho imenso disso.
@luisresplandes6093Ай бұрын
E o estado não fez nada
@PauloPereira-jj4jvАй бұрын
Calma. Essa idade é inflacionada.
@zeecapetaАй бұрын
Estranho que se forçe tanto falar de "povos originarios" "cultura indigena" mas na hora de tirar dinheiro do bolso o governo desaparece.
@lavenderbloke23 күн бұрын
Que fantástico! Não fazia ideia disso.
@wagnersantanafigueiredo689623 күн бұрын
@@PauloPereira-jj4jv . Os pesquisadores usaram carbono 14.
@corradogiovannivella2791 Жыл бұрын
Quando lembro que até a década de 1960 (ou mais recentemente), usavam-se os sambaquis como jazidas de “cascalho” para aterrar e cascalhar as ruas e estradas do litoral paranaense (e, quem sabe, de outras regiões) fico imaginando o tanto de preciosos conhecimentos arqueológicos foram impedidos de serem obtidos pela predação causada em prol do “desenvolvimento”, que na realidade foi em prol da exploração e especulação imobiliária.
@samuelchristo2558 Жыл бұрын
E como que eles iriam adivinhar que aquele monte de areia era uma ruína de uma construção rústica antiga? Foi justamente o fato de usarem aqueles montes para aterramento e construção de estradas que possibilitou a descoberta de ossadas e outros objetos. A partir da daí, passaram a estudar esses locais como sítios arqueológicos.
@CanalObinrin Жыл бұрын
Sim, muita coisa foi perdida, não só os sambaquis, outros sítios arqueológicos também, tudo pelo "progresso". Imagina o quanto de resquícios de civilizações foram enterrados por total despresos à elas... Hoje existe um olhar mais atento para esses achados, mas ainda falta muito.
@theviniso Жыл бұрын
Infelizmente é assim que as coisas funcionam quando se estuda o passado. A maior parte se perdeu no tempo então só nos resta estudar e preservar o que ainda existe.
@aramrehobnalbani9423 Жыл бұрын
A idade média tbm fez isso com as ruínas de Roma.
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
É verdade 😔 e respondendo ao rapaz, os moradores do local, sabem o que são Sambaquis e sabiam mais ainda, a algum tempo!
@leonardoaraujo8364 Жыл бұрын
Uma curiosidade: há sambaquis submersos, pois ao longo dos milhares de anos o mar ja avancou e recuou algumas vezes. Infelizmente mal há recursos pra pesquisar os sambaquis emersos, imagina os submersos. Tendo estudado História na UFPR, tive o prazer de ter aulas de antropologia e arqueologia com professores especializados em Sambaqui. Visitamos sitios arqueológicos em aulas de campo e no departamento de arqueologia havia urnas funerárias Gê com os restos mortais. Um momento muito interessante da graduação.
@zumikoik372420 күн бұрын
Aqui no sul de Santa Catarina existe um verdadeiro tesouro arqueológico, repleto de sambaquis, inscrições rupestres e fascinantes sítios arqueoastronômicos. Esses vestígios contam histórias ricas sobre os povos que viveram aqui há milhares de anos, deixando mensagens e conhecimentos que ainda hoje nos inspiram. É maravilhoso ver um crescente interesse por esses temas e pela sabedoria ancestral que eles guardam. Parabéns pela excelente reportagem, BBC! Que venham mais conteúdos que nos conectem com nossa história e raízes.
@luisinlondon Жыл бұрын
Interessantíssimo. Eu não sabia nada desse assunto. Imaginem o quanto a gente ainda tem por descobrir.
@UrbanoFloripa Жыл бұрын
Existe um bairro e uma praia em Florianópolis com esse nome, tem mais de 80 sambaquis na ilha. Aqui tem muita história e diversos sítios arqueológicos, mas acabam sendo ofuscados pelas praias paradisíacas.
@sementeirocomcertezАй бұрын
Verdade.uma joia
@marioenriquedominguezperez603 Жыл бұрын
Sou de Mesoamérica e vivo no Brasil. Me causa muita alegria que tenha se descoberto e estudado restos de civilizações ansestraeis no territorio brasileiro. Obrigado pela reportagem cientifica- antropológica. Sigo o canal
@FelipeFerrazDF Жыл бұрын
Sou de Pariquera-Açu, Vale do Ribeira/SP. Entendo que os sambaquis mais preservados estão em nossa costa, o que me enche de orgulho.
@Tifoski Жыл бұрын
Também sou pariquerense ❤
@renanmagalhaes3790 Жыл бұрын
Cara como assim???? Eu sou de Itanhaém-SP, tô sabendo disso só agora! Como que a TV Tribuna não fala nada??????
@dewricksakay11 ай бұрын
Cananéia 😊
@tadeumiranda1100Ай бұрын
Muito bom! Parabéns pela matéria. É curta, completa e deixa um sabor de "quero mais". Sou professor de História do Brasil no Ensino Superior desde 2003 e sempre abri nosso curso tratando dos sambaquis.
@iMaterials Жыл бұрын
Fui guia voluntário no sambaqui da garopaba do sul, Jaguaruna, o maior do mundo. Infelizmente há perseguição política a pesquisadores e a negligência do poder público é surreal! tenho um vídeo aqui no youtube (meio fora de contexto, pois estamos conversando entre amigos) Depois que me mudei pra UK tenho ouvido pouco sobre! Parabéns pelo vídeo!
@guilhermecorrea9483 Жыл бұрын
Shell middens
@elisacorsini-cf4pi11 ай бұрын
Entao.porque será q os "poderosos " blocam os avancos das pesquisas ? 😮 para nao ser descoberta a verdade ,que os europeus entraram no suldamerica ao longo dos seculos e destruiram quase tudo para nao deixar rastros estoricos ? O imperio romano governou por mais de mil anos e tinha tecnologia para navegar 😮
@AndreiJS1983Ай бұрын
O maluco quer ouvir sobre sambaqui lá no Reino Unido, cada figura que aparece.
@valterleao2798 Жыл бұрын
Parabéns André, essa equipe da BBC sempre arrebentando com excelentes conteúdos, faz toda diferença no KZbin.
@edininhaconde Жыл бұрын
A primeira vez que fiquei conhecendo Sambaqui foi numa viagem a Santa Catarina. Joinville tem um museu sobre isso. É encantador esse trabalho de pesquisa da história antiga.
@feioaldanice Жыл бұрын
Aqui na Ilha de Marajó temos muitos sítios arqueológicos, principalmente aqui na minha localidade, à margem do rio e lago Arari. A erosão natural já causa a perda de fósseis, e temos o período que alaga esse aterros. É uma longa história e incansáveis tentativas para que a preservação seja levada a sério, por nós e nossos ancestrais.
@gabrielgdm Жыл бұрын
Você percebeu ele falando que a ilha do Marajó fica no nordeste? Kkk mancada dele
@feioaldanice Жыл бұрын
Percebi que ele cita o Marajó no nordeste do Pará, e mesmo assim ainda está errado porque estamos no extremo norte do nosso Estado 😅
@helio3906 Жыл бұрын
Ouvi falar que a criação de búfalos no Marajó, está destruindo os antigos artefatos de cerâmica indígenas.
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Será que os arqueologos do mundo, sabem o quanto de Sambaquis ainda temos pra explorar? E o nosso governo? Tem que ter mais incentivo para os arqueologos Brasileiros , pois já está comprovado, que nós temos riquíssimos sitios arqueológicos. E que podemos contribuir muito para desvendar os mistérios, que ainda existem sobre a nossa origem e cultura!🙏 Parabéns a BBC , por lembrar desse tema! 👏👏 Que venham mais como esse! 👏👏👏
@guilhermecorrea9483 Жыл бұрын
Sabem sim, há formações semelhantes espalhadas pelo mundo todo.
@davinovickiber5663 Жыл бұрын
ESSAS É QUE SÃO AS PIRÂMIDES BRASILEIRAS. EXCELENTE VÍDEO. PARABÉNS 👏👏👏👏👏
@Aritofanini Жыл бұрын
Ótima matéria, nos traz um pouco mais de luz para nossa própria história e mostra a importância de se conhecer o passado. Adoro quando a BBC faz matérias sobre a história do Brasil Pré-Cabralista
@mtmirian Жыл бұрын
Muito interessante! Fale mais sobre os povos originários do Brasil, por favor.
@hopetagulos Жыл бұрын
Já visitei um sítio de sambaquis em São Bento, Duque de Caxias (RJ). Ótima experiência lá, os achados.
@jaasieldias3702 Жыл бұрын
Esse assunto estudei no 5° ano do ensino médio em 1995, muito bom e obrigado BBC Brasil por nos proporcionar assuntos científicos e políticos, com excelência e verdadeira responsabilidade com a informação, parabéns pelo conteúdo !!
@sandragabriel4360 Жыл бұрын
Onde moro, no litoral sul de SC, existem em vária quantidade. Era bem comum ser usado para cobrir ruas esburacadas e fazer argamassa 🙄. Depois de muito tempo, veio a descoberta, que faziam parte de população dos povos originários da região, que foram extintos.
@marcoveio00Ай бұрын
No início dos anos 60 morei em São Francisco do Sul, SC. Gostava quando revestiam com sambaqui, a estrada que ia até a Enseada. Ficava igual asfalto, otimo pra pedalar. Não tinha a menor noção da importância deste material.
@wandersonwanderley1265 Жыл бұрын
Primeira vez que ouvir a palavra: sambaquis, foi na letra da música: Kirimurê, cantada por Maria Bethânia. ❤
@silviomarquesdacosta2388 Жыл бұрын
É muito conhecimento que nos chega através da BBC. Muita felicidade nos temas abordados.
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Passei a infância, brincando em um Sambaqui ( no litoral do Estado do Rio de Janeiro, região Oceânica), lá havia um pequeno museu , sobre os Sambaquis e uma ruina de uma igreja, Jesuíta. Porém os Sambaquis, não foram preservados ( se quer, alguém lhe deu importância). Infelizmente, foram destruidos para a construção civil ( apesar de proximos ao mar e a uma importante lagoa, que também foi aterrada ), infelizmente no Brasil, às pessoas não dão valor a nossa cultura!😔 É triste, era um lugar lindo e mágico ( eu mesma cheguei a encontrar, com meu pai , restos humanos, que la deixavamos ), ele colocava de volta no lugar, e disia que devíamos ter respeito, por aqueles povos que ali viveram ( na verdade nossos ancestrais, já que também descendemos de Tupis )😔 É triste ver que toda essa riqueza cultural foi destruida por dinheiro 😔 Acho que no litoral do Estado do Rio de Janeiro, na região oceânica, ainda existem Tambaquis, que não foram explorados pelos arqueológos! 🤔
@boniticia11 күн бұрын
Verdade! Aqui em Cabo Frio teve a obra polêmica do shopping Park Lagos que foi construído em cima de um sambaqui. Boa parte da população foi contra a obra, mas não tem jeito né, quando tem dinheiro envolvido qualquer projeto é aprovado. O shopping inaugurou uma espaço no centro do edifício com o piso transparente para "preservar" a área do sambaqui rs.
@DavidSousaP Жыл бұрын
USP sempre na vanguarda da pesquisa de ponta no Brasil e no mundo! Parabéns ao legado do professor Walter Neves!
@victorcarrerabrasil4618 Жыл бұрын
Não só a USP. Outras instituições brasileras também são vanguardas em pesquisas científicas, sobretudo arqueológicas.
@DavidSousaP Жыл бұрын
@@victorcarrerabrasil4618 Com certeza, mas os professores André Strauss, Rui Murrieta, Ximena Villagran dentre tantos outros, são herdeiros de Walter Neves, que juntamente com a o LAE e o IB da USP, assentaram as bases da pesquisa em macro evolução humana no país! Tanto que o único polo de estudos do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva está na USP, sob liderança do professor André Strauss.
@fl76568 ай бұрын
Há muito o que se fazer e descobrir.
@felinafloripa13 күн бұрын
"Os Pesquisadores Brasileiros são sensacionais!" Parabéns pela dedicação à pesquisa e ensino! 👏👏👏
@JeannieMariaBel Жыл бұрын
Já visitei e é um lugar muito impressionante, é tanta concha que parece que foi mar!
@orcamaximatvАй бұрын
Ótima matéria. Gosto de história e vcs foram ao ponto e em pouco tempo. Me parece que essa peqeuis trouxe muita luz sobre a história desse povo antigo. 👍
@cacadoresdehorizontes-hist2057 Жыл бұрын
Infelizmente, durante o período colonial e posterior, os conceitos foram extensivamente utilizados como fonte de cal. Perdeu-se aí milhares de metros cúbicos de pesquisa. Em minha região, por exemplo, Baixada Santista, quase nada sobrou deles. Seja como for parabéns pela reportagem. Vou em busca do artigo completo para estudar um tema tão interessante como esse. Obrigado.
@JoseAresgabyАй бұрын
Pesquise sobre o sambaqui da ilha dos amores (se é que ainda existe) que ficava na área interna da Cosipa. Trabalhei lá de 1976 a 1979. Vi muitos caminhões transportando material para aterro do manguezal. Assisto muito o seu canal.
@pedrofusca88 Жыл бұрын
Eu nunca tinha ouvido sobre esse assunto! Incrível saber sobre essa parte de nossa história!
@carloseduardoazevedoguimar1197 Жыл бұрын
Parabéns pra Equipe BBC - BR , pela importância e relevância do assunto testado. Abraços . Carlos Guimarães.
@johntiger4426 Жыл бұрын
Que reportagem incrível. Parabéns
@angracaires8709 Жыл бұрын
eu amo ver coisas relacionadas a arqueologia
@everardocoelhogomesfilho4618Ай бұрын
Sou de Niterói e lá tem um sambaqui na praia de Itaipú, eu conheço desde pequeno como Cemitério dos Índios. Já subi muito lá, sempre de vê ossos fossilizados de peixe. Achei excelente o vídeo, obrigado, adorei saber mais sobre o assunto.
@janainabotelho347826 күн бұрын
Fantástico descobrir a vida cotidiana dos indígenas.
@Isaac-r8q Жыл бұрын
História é a melhor disciplina. Sempre fui apaixonado por essa matéria e fiz graduação e mestrado e em História. ❤❤❤
@rohde007 Жыл бұрын
Muito bom essas reportagens da BBC, de tópicos que ninguém tem o menor interesse, então veículos comuns não abordam, mas que vocês noticiam mesmo assim pois sabem que precisa ser comunicado um verdadeiro Jornal
@onoriomoura2655 Жыл бұрын
Vale lembrar que alguns desses povos indígenas ainda continuam vivendo nesses territórios que são descendentes de Sambaquis como é o caso dos povos Kaingang e Xokleng.
@tomaz9601 Жыл бұрын
Nunca tinha ouvido falar desse tema, muito interessante pode ser tão rica mas tão pouco difundida. Obrigado bbc
@prof.antoniofernandes Жыл бұрын
Bom dia! Maravilhoso trabalho. Parabéns. Sambaquis ainda misteriosos, mas quem sabe com o tempo possamos descobrir essa ocupação tão importante. Valeu
@gilmaramarangoni4654Ай бұрын
Obrigado por compartilhar esse conteúdo. Eu sou apaixonada por História. Tanto que sou Historiadora e Socióloga ❤
@thiagodsi3084 Жыл бұрын
Legal ver esse assunto aparecendo aqui no KZbin. Me lembro de ver sobre quando li sobre as formas de coivara praticadas pelos grupos do tronco macro-tupi
@georgecamelo7408 Жыл бұрын
Muito interessante essa junção de arqueologia e genética, parabéns pelo estudo !!
@pontes5060 Жыл бұрын
Otima reportagem!! 👏👏 Muito bom ficar entenado com essas noticias fresquinhas, por isso e muito mais sou inscrito do canal ❤ Bom trabalho a todos os envolvidos.
@sorcier54 Жыл бұрын
Parabéns e obrigado ao Canal por trazer-nos essas informações tão interessantes. Tudo isso é também parte da nossa História !
@luacheia2102 Жыл бұрын
Ótima aula de história!!👏🏻👏🏻👏🏻
@ffreire5545 Жыл бұрын
Pensava que esse povo dos sambaquis era aborígene, mas a genética vem esclarecer, são ameríndios.
@gabrielKaingang6644 Жыл бұрын
Concordo
@mathrodriguezschwartzmann Жыл бұрын
@@gabrielKaingang6644Oi, vc é menina?
@gersonsilva5234 Жыл бұрын
Estou amando ver e ouvir, vcs BBC !!
@amaandafernamd1882 Жыл бұрын
Parabéns pelo tema , poderiam abordar mais temas relativos aos nossos ancestrais nativos! Obrigada
@longboard1l1s1p Жыл бұрын
conteudo maravilhoso!! por favor traga mais desses conteudos. estamos precisando de conhecimento e mais curiosidades sobre nossas origens. quem sabe com conteudos assim podemos acalmar esse mundo infurecido e com tanto odio entres nos mesmos.
@murillopeixoto180212 күн бұрын
❤A ciência brasileira é fod4!!!!
@imoveisempreendimentos4726Ай бұрын
Parabéns...ótimo 2025 pra Equipe da BBC, e fazem ótimo trabalho Científico divulgando essas atualidades Historicas...🎉.
@gustavord474 Жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, melhor canal de notícias do Brasil
@khalilmonteiro3921 Жыл бұрын
Já tive a oportunidade de visitar um Sambaqui enorme em Laguna-SC, é incrível quão pouco sabemos ainda e ao mesmo tempo o quanto não damos importância, é triste ver que estes sítios arqueológicos ficam abandonados onde qualquer um sem o aviso prévio pode transitar por cima. Quantas Luzias não perdemos nesse processo?
@MarcoAurelioGaucho Жыл бұрын
Muito bom. Muito interessante.
@carlosbotura935013 күн бұрын
Excelente! Mais temas a respeito das populações pré colombianas no Brasil e toda a América serão bem-vindos.
@jaimepiasentin3022 Жыл бұрын
Parabéns. Ótima informação .
@gilcandidorodrigues249 Жыл бұрын
Parabéns André bom documentário, eu sempre quiz saber sobre esse assunto.
@gersonsilva5234 Жыл бұрын
Eu sou tão curioso , que preciso +++ , por favor, não negue , a mim , + 1 gota do poder da essência BBC !!
@fabioricardosantos2053 Жыл бұрын
Excelente matéria, muito bom saber sobre os sambaquis, muito bom saber dos novos dados.
Жыл бұрын
Maravilhosos exclarecimentos.... parabéns!!!...
@CleidimarDaSilva-lz9hm Жыл бұрын
Òtima matéria. RGSul.
@Purnimarcia Жыл бұрын
Uau! Que matéria maravilhosa!!!
@katiamagalhaes6680 Жыл бұрын
Matéria muito informativa.
@TheRaquelicaАй бұрын
BBC como sempre espetacular
@sitimilabs.videos Жыл бұрын
Faltam as legendas em Português !! São cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de dificuldade auditiva. Inclusive eu.
@carlosditadi3353 Жыл бұрын
Mas tem. É só acionar o icone de legenda.
@sitimilabs.videos Жыл бұрын
@@carlosditadi3353 O autor da transmissão é quem tem que tornar disponível desde o início. Depois de até 48 h ela pode ficar automática.
@jorgesilveirabrazilАй бұрын
Uau que legal aprender mais sobre os povos antigos!!
@ericonogueira7531 Жыл бұрын
BBC poderia ao menos por o link do estudo igual canais de ciência fazem.
@TheMara53Ай бұрын
A marca da seriedade de uma notícia são os links das citações. Essa BBC nem na descrição do vídeo informou as referências. Logo, sem isso, foi só entretenimento. Curiosidade. Banalidade.
@uarleyiran Жыл бұрын
Maravilhoso! Vídeo muito bom.
@12agoraАй бұрын
Lindo conteúdo e que país cheio de história!
@PauloLima-ed4sr Жыл бұрын
Aprendi muito! Parabéns pelo trabalho arqueologico!
@PauloLima-ed4sr Жыл бұрын
Arqueológico, corrigindo.
@tvroots11 ай бұрын
estive em um sambaqui no litoral, é bem impressionante!
@fernandoandreoli6353Ай бұрын
Muito interessante! Gostei de saber sobre esse assunto tão rico! Obrigado pelo vídeo!
@jandermuniz2113 Жыл бұрын
Gratidão, BBC!
Жыл бұрын
A pesquisa revela uma mesma cultura mundial adaptada ao contexto regional. Esses sambaquieiros possuem os mesmos padrões de ritos funerários (como o sepultamento em posição fetal ) conhecimento astronômico (alinhamentos com solstícios e equinócios, além de certas estrelas). Também os mesmos ritos de fertilidade de povos como os cananeus e com suas divindades Baal e Azerá. Nada de novo debaixo do sol. Estamos numa guerra de sementes e pasmem: até hoje essa semente maligna está viva e nos governa só que ao invés de construírem monumentos antigos como pirâmides, ou sambaquis eles constroem palácios como em Brasília e tecnologia como os aceleradores de partículas em conexão com certas estrelas e padrões que Tesla redescobriu. No meu canal possuo um documentário sobre esses povos Nephilim daqui do Brasil sobre a tribo dos Goytacazes.
@rosanahofmann1672 Жыл бұрын
As informações que você passa no seu canal DNA tem edificado e instruído muito , meu irmão , e ISSO É VERDADEIRO !! SÓ AGRADEÇO AO NOSSO PAI DOS CÉUS POR TANTAS INFORMAÇÕES E ESCLACECIMENTOS VALIOSÍSSIMOS , que tem me ajudado a entender as ESCRITURAS E O MUNDO EM QUE VIVEMOS !! MUITO OBRIGADA , MESMO !!
@anaamaral01 Жыл бұрын
Júlio, seu canal é dos melhores do mundo. Conteúdo peneirado, os melhores videos editados e lives incríveis acerca da verdade tanto ocultada pelo sistema. Tmj, amigo
@raquelpettersen3715 Жыл бұрын
@DNACienciadeDeus tenho aprendido muito com os conteúdos do seu canal. Têm muitas informações valiosas e ensinadas com muita profundidade, está colaborando muito com meus estudos.
@vitorbrandao9701 Жыл бұрын
Recomendo a todos o documentário que o canal DNACiencia de Deus fez sobre a tribo nephilim que viveu no território do Brasil, os Goytacazes!
@alessandrolucas3931 Жыл бұрын
A realidade é pior que a ficção.
@danielaversieux8052 Жыл бұрын
Os sambaquis são incríveis! Falei hoje deles na aula, mas antes de ver esse vídeo...
@prof.halleydeo.matias6136Ай бұрын
Este ano pude conhecer um Sambaqui no sul de Ilha Comprida... muito interessante!
@arcanjosanthiago Жыл бұрын
Daqui uns 4 mil anos o pessoal estudando o que era o lixão
@PauloSilva-so9xy Жыл бұрын
Reportagem muito boa. Parabéns
@gosone1Ай бұрын
Excelente matéria! Parabéns!
@tunasallumfreire86211 ай бұрын
Super interessante. Gostaria de mais vídeos sobre o passado remoto do Brasil.
@GameplayBRSP Жыл бұрын
Obrigado
@paulo120513 Жыл бұрын
Gostaria de lembrar que o Fóssil de Luzia estava, assim como a maior e mais importante parte da nossa história, no Museu Nacional, que virou cinzas por causa do abandono pelo governo do Rio.
@carlosnatalino Жыл бұрын
Um órgão federal abandonado pelo governo do estado. A administração do museu é federal, procure se informar.
@myiene577 Жыл бұрын
Faz o L 😂
@DaviBRSL Жыл бұрын
@@carlosnatalinoexatamente. O incêndio ocorreu no desgoverno do Michel Temer.
@FernandoCFC Жыл бұрын
@@DaviBRSLsim, tudo culpa do temer. Nos 14 anos anteriores o museu foi exemplar e esmeradamente cuidado. Daí o Temer assumiu e o prédio magicamente apodreceu, os sistemas de combate a incêndio que eram perfeitos desapareceram, e o ar condicionado novo que o temer colocou, teve um curto e o prédio queimou. Já os sambaquis deve ter sido o bozo quem destruiu.
@thealexprime Жыл бұрын
Ahn não virou pó. O crânio teve partes queimadas mas foi recuperado.
@OMundoDeJhon.11 ай бұрын
Sensacional! Adorei! 👏🏻👏🏻👏🏻
@niltonavila9211Ай бұрын
Tem alguma reportagem sobre os Cariris que habitam o Sertão nordestino ? Ou algo sobre os fósseis de baleias, peixes de água salgada no meio do Sertão Nordestino. Onde há milhares de fósseis e eu encontrei um no museu de história natural de Londres...
@AlexanderDenarelli Жыл бұрын
Realmente muito mistério !!!
@papagaiorinoceronte Жыл бұрын
Faltou falar que por serem sedentários (não se moverem muito) eles usavam muita pedra. Tem muitas esculturas em pedra dos povos sambaqui. A cerâmica é característica de povos que se movimentam e precisam abandonar e refazer os utensílios
@paulorobertopedroso9933Ай бұрын
òtimo trabalho da BBC
@GaloBrasilАй бұрын
Aqui no litoral de SC foi uma verdadeira devastação o uso do material dos sambaquis para construção. Perdido e mais meridional no estado, há um pequeno sambaqui em Lagoinha, entre os balneários Gaivota e Arroio do Silva.
@julianadasilva8435 Жыл бұрын
Que maravilha que vcs fazem trabalho de pesquisa com matéria o Brasil teve um passado simmmmm
@therezabaumannzavataro8209 Жыл бұрын
Muito interessante. Constatamos que existe muito a se conhecer ainda sobre os sambaqueiros. .
@Leo_1975 Жыл бұрын
Excelente conteúdo. Parabéns!
@Geraldomc2004 Жыл бұрын
Boa reportagem! Mas podia atualizar a data de chegada humana nas américas. Já está bem estabelecido que foi bem antes do citado
@nemosupertrampa229818 күн бұрын
seria legal também ver qual a relação dos Sambaquieiros com os Minuanos do Uruguai, que também fizeram sambaquis, embora lá eles não chamem assim, mas tem os mesmos materiais e ossos humanos também, e são de menor altura.
@mattosful114 күн бұрын
Excelente, nota 10
@krms1413 Жыл бұрын
tem o museu do sambaqui em joinville/sc e eles fazem um trabalho maneiraço
@nicemayrink485 Жыл бұрын
Em Laguna SC tem vários sambaquis.
@guidocaetanonaturezapresen4199 Жыл бұрын
Onde eu moro aqui em saquarema RJ tem um museu a céu aberto dos sambaqui da beirada