Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: kzbin.info/aero/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cn0pxy80xv7o
@lucasoliveira62728 ай бұрын
Isso é senso de comunidade, ter empatia e ser generoso com quem necessita, hoje a nossa sociedade é tão individualista que isso se torna um termo "coreano".
@marcoanton66928 ай бұрын
Essas práticas são muito comum no interior, eu particularmente sou do interior de minas e isso é muito presente. Minha rua toda se relaciona assim e somos ensinados a chamar de tio e tia pessoas próximas e até pedir benção. La tem até um ditado (nem sei dizer se realmente é um ditado) mas a gente costuma a dizer que o nosso primeiro parente é o nosso de porta, pois qualquer coisa que acontecer a gente pode contar com eles e eles com a gente, por isso temos que conviver bem e ajuda uns aos outros. Quando vim pra Belo Horizonte não sinto isso, pelo menos não tão quanto no interior
@magalhaes52434 ай бұрын
Qual cidade do interior?
@ronivon61798 ай бұрын
Isso sempre existiu no interior de MG.
@Juniamaisa8 ай бұрын
Verdade uai.
@rivaferreira65088 ай бұрын
Então, vou pra lá! Já gosto do sotaque de la.
@ligiajacobsenalvares25148 ай бұрын
No Brasil também tivemos a campanha "Dê ouro para o bem do Brasil". E nunca vimos pra onde foi esse ouro...
@patricialima07028 ай бұрын
Intuitivamente pratico esse conceito sem nem me perceber. Sempre acreditei que a salvação da humanidade está na prática de uma convivência harmoniosa e afetuosa. Somos seres coletivos e dependentes. Quem não aceita isso vive muito mal, e o reflexo está aí nos consultórios médicos e psicológicos.
@CarloQevedo8 ай бұрын
Quem "não aceita" as conclusões as quais VOCÊ chegou sobre esse assunto "vive muito mal"? E os pacientes nos consultórios médicos e psicológicos seriam PROVAS do que você afirma? Há mais "provas" sobre a veracidade de suas afirmações, como por exemplo, a Alemanha nazista. Aqueles que não aceitavam as conclusões de superioridade/exclusividade alemã "viviam muito mal" e os campos de concentrações (clínicas para "desajustados") eram as "provas" disso.
@rahanlion91238 ай бұрын
Impressionante os que dizem lutar por causas sociais, pelo coletivo, pelas minorias são os que enchem os consultorios, a esquerda tem mais problemas mentais. Parece-me que são falam da boca para fora sinalizando virtudes mais não praticam o tal do Jeong/caridade.
@hunger4wonder8 ай бұрын
Conceito milenar para a felicidade... Entretanto a realidade é que a Coreia tem a percentagem mais alta de depressão e suicídio no mundo. A Coreia tem um sociedade doentia com uma cultura de exploração e degradação humana surreal, onde dinheiro e status são hiper-valorizados em detrimento de tudo o resto.
@AlfredoBeda8 ай бұрын
Pois é, parece q não tá funcionando bem não.
@natanprometeu49227 ай бұрын
Eu pensei o mesmo. Os coreanos vivem como um bando de ratos-depressivos dentro de tubos correndo em busca do sucesso. A Coreia do Sul tá mais para uma gaiola de hamster, presos num vazio existencial, do que um lugar feliz.
@delmachaves70438 ай бұрын
No interior ainda temos essa prática.
@mauricio19378 ай бұрын
É a vida no interior, aqui no Brasil (principalmente naquelas cidadezinhas pacatas ou na zona rural mesmo); pena que tem se diminuído por aqui também
@jkpyo-z4h8 ай бұрын
A questão é que vive bem assim quem é "normal" para a sociedade. Pessoas diferenciadas ao natural, como homossexuais, vivem uma vida muito difícil, principalmente quando o interior é muito religioso.
@jkpyo-z4h8 ай бұрын
Na real é uma vida de máscaras.
@MariaInes-g6k8 ай бұрын
Concordo ,é intuitivo .Ser altruísta é uma atitude para ser feliz!
@maurosampaio62388 ай бұрын
Esse conceito não é coreano, é universal. Infelizmente o individualismo está acabando com a camaradagem.
@ReginaTeca8 ай бұрын
No Brasil tb já doamos ouro para nosso governo.. O Jeong deveria ser ensinado às fãs Kpop urgentemente!!!
@julianacamposvictor37558 ай бұрын
Como se os impostos tivessem começado com o PT. Cada uma. Gente fanática! No desgoverno do Bolsonaro até Pandemia veio para ver o qto de maldade e tragédias trazem determinados governos. Essas tragédias têm muito a ver com a crueldade da humanidade.
@ildenete32358 ай бұрын
Me fez lembrar de uma cena que presencie há muitos anos na plataforma da estação do metrô de São Paulo. Eram duas jovens conversando, elas se sentaram num daqueles bancos com apenas três lugares. Chegaram duas senhorinhas asiáticas ou japonesas, não sei bem. Daí elas pararam de frente às duas jovens sentadas uma em cada extremidade do banco onde apenas o assento do meio ficara vago, e as duas senhorinhas começaram a murmurar parecendo discutir a dúvida de qual delas iria ficar de pé e qual iria ficar sentada. As dupla de jovens moças olhando a cena pararam de conversar e se levantaram ao mesmo tempo e saíram, deixando duas velhinhas rindo de tres lugares vagos. Eu gosto de me lembrar dessa cena tão divertida e cultural e simbólica.
@alexandrinobruno8 ай бұрын
Obrigado, BBC..!!
@ericafurlanmartins48008 ай бұрын
Estamos precisando compartilhar com mais empatia. Aprender e ensinar, doar e receber.
@fernandofox5192 ай бұрын
O melhor conceito para ser feliz é o que Jesus nos ensinou quando disse: tratre o teu próximo com amor e então tu também serás feliz.
@heliohanada8048 ай бұрын
Os povos do extremo oriente agem de forma semelhante. Tem um senso de comunidade mais arraigado do que os ocidentais. Passaram fome, dificuldades e entendem que, juntos e se respeitando, serão mais fortes. Todos eles superaram essas dificuldades e os países estão muito melhores do que foram.
@gabriellawee95398 ай бұрын
O interessante é que esse conceito não ajuda os coreanos a serem mais felizes. Nenhuma das Coreias nunca figurou entre os países mais felizes do mundo, já nas taxas de arrasta pra cima eles estão entre os primeiros.
@hunger4wonder8 ай бұрын
Verdade! Muito pelo contrário, Coreia do Sul tem a taxa mais alta do mundo em suicídios e depressão.
@gabriellawee95398 ай бұрын
@@hunger4wonder Se não me engano a Índia é o primeiro, mas a Coreia do Sul está ano após ano entre os primeiros, e a do Norte, não sabemos nada sobre mas imagino que seja muito alto também. E arrisco dizer que essa cultura jeong pode ser bastante responsável por isso, já que o cuidado com o outro e com as regras passa a ser não um prazer do desejo íntimo de cada indivíduo mas uma carga da obrigação que todos devem cumprir.
@BlackmoreDavid8 ай бұрын
Se entendi bem, a matéria cita que esse costume está se perdendo justamente por conta do estímulo ao individualismo. Não sou exemplo, mas viver como uma ilha cercada de pessoas só competindo em clima de desconfiança deve contribuir mais pra "arrasta" do que ter boas relações e senso de pertencimento.
@hunger4wonder8 ай бұрын
@@gabriellawee9539 Ah sim é possível que a Coreia já não esteja em primeiro lugar nessa lista porque já foi algum tempo atrás que eu me lembro de ter visto uma apresentação acerca da sociedade da Coreia. Mas mesmo que não seja o número um a verdade é que nada mudou muito na cultura e sociedade da Coreia com a excepção de que a juventude parece estar mais "desperta" , informada e consciente acerca da sua realidade.
@fernandofilho55018 ай бұрын
Adoro essas matérias do BBC Ler. ❤🙏
@cerradobricks40178 ай бұрын
Belíssima reportagem. O jeong é o tipo de coisa que fortalece uma comunidade e ajuda a protegê-la contra pessoas mal intencionadas. No entanto, assim como mencionado no texto, a reciprocidade é fundamental, assim como o necessário respeito ao espaço de cada um.
@afilhadopaje8 ай бұрын
Ubuntu na África, Jeong na Coreia do Sul, empatia, camaradagem, fraternidade, senso de comunidade, mais que coreano, isso é humano. É universal e sempre esteve presente em comunidades mundo afora. Só tem se perdido à medida que avança o capitalismo, crescem as cidades, a competitividade, a pós-modernidade voraz que come o tempo e a saúde das pessoas.
@andresantiago13658 ай бұрын
Isso existe em todos os. Lugares e é chamado de empatia e solidariedade... É o reconhecimento que sem união não venceremos as dificuldades... Mas a vida moderna e altamente fantasiosa das mídias sociais juntamente a falsa sensação de empoderamento que o dinheiro proporciona cegam as pessoas para a realidade e todos se tornam consumidores/usuários ao invés de cidadãos e seres humanos... E aí sendo apenas consumidores tudo se resume a sua capacidade de consumo... mais dinheiro mais importante, menos dinheiro menos importante... Então privatização de todos os serviços vai transformar as relações dentro da sociedade e aí num lugar cheio de consumidores o único meio de contrato social é substituído pelo contrato comercial... Então na sociedade sem muito dinheiro o único contrato é o social... E vejamos e convenhamos muitas das situações na vida não adianta ter dinheiro olhemos para a tragédia do Rio Grande do Sul a solidariedade das pessoas supera em muitos momentos e não depende do dinheiro exclusivamente...
@solangesola29058 ай бұрын
O Brasil, também doou "ouro para o bem do Brasil", era o slogan do governo. Em troca deu uma aliança prateada com laterais douradas. No Brasil o Jeong é bastante praticado, muito mais que a Europa
@carlaguerra74478 ай бұрын
Muito interessante!
@elizetesato88718 ай бұрын
Atitude bem lembrada.😊
@danielsambrana51128 ай бұрын
Vindo de uns dos paises com a maior taxa de suicídio no mundo...😢
@marcelosilva39788 ай бұрын
Amp estes audios❤❤❤❤
@nandinhalds8 ай бұрын
Amei. Q lindo seria se brasileiros fossem assim fora do Brasil, como são os outros latinos da America do Sul. Seria lindo.
@luadama8 ай бұрын
Isso é mineiridade purinha! 😊
@OripesCarlos8 ай бұрын
Não existe conceito infalível para ser feliz... Ser feliz é um conceito que se faz na necessidade de cada um 👍🏿
@JamesVasques8 ай бұрын
Por aqui usamos o termo 'fraternidade' para se referir a esse modo de vida.
@MultiMarat8 ай бұрын
Ser solidários foi o que garantiu nossa sobrevivência até aqui. O contrário de jeong é o Elon Musk.
@Kawan198 ай бұрын
Pelo jeito não tá funcionando, qualquer fracasso na vida os caras se churrascam, eles se sente tão inútil que nem procriarem querem, muito pessimistas
@michelles.m.45118 ай бұрын
Verdade. Aparentemente estão desaprendendo esse sentimento
@michelles.m.45118 ай бұрын
Então eles estão indo na contramão desse sentimento. Altos índices de suicídio e as mulheres não tem o apoio da sociedade para ter filhos e a Coreia corre o risco de se "extinguir" conforme reportagem da própria BBC.
@mariamacielm86918 ай бұрын
Jeong pro Norte do Brasil especialmente entre os ribeirinhos amazonenses pode ser substituída pela palavra “Ajury” - coletivo !
@anavitoriaraujo8 ай бұрын
Pow se ela for aí nordeste vai ver o Jeong
@reginafarias8 ай бұрын
A palavra é empatia! Mas os empáticos sofrem demais ! As suas dores e as dores dos outros ! Não sei como isso possa ajudar a ser mais feliz !
@loradobanheiro8 ай бұрын
Ajuda a quem é ajudado a ser feliz e quem ajuda a ficar sobrecarregado kkkk
@ricardolivi91588 ай бұрын
4:55 Genki-Dama financeiro! Me deu vontade de ser sul-coreano.
@annyrocha2278 ай бұрын
Pois é, mas as taxas de bullying nas escolas nas aterradoras tanto lá como no Japão. Adolescentes vítimas sofrem e muito nas escolas lá! Onde está o jeong afinal?
@enisnoj8 ай бұрын
🙏👍
@romi-ok4ts8 ай бұрын
Tem que ensinar para os próprios coreanos então pra ver se diminui a taxa de suicídio.
@flavimarqxx8 ай бұрын
eu acho que nao, a escola nao cria maus individuos, eles aprendem a ser maus em casa, pois e dai que se aprende como se viver, a escola esta la para ensinar, a educação de fato vem de berço, ser filho de doutor ou medico nao diz que a pessoa sera pessima, mas diz sobre sua criançao, eu sei que quando tiver um filho ele sera o melhor filho, alguem que nao pude ser e sera a melhor pessoa do mundo, ter um filho e ter uma responsabilidade para toda vida, infelizmente alguns pais sao tao egocêntricos e pensam somente em si mesmo wue acabam deteriorando a cabeça das crianças, algo que jamais tera volta, o tempo nao volta mesmo entao o arrependimenro e eterno
@Lara_Alencar188 ай бұрын
Pode ser um conceito coreano mas nem os coreanos seguem, todos lá vivem num sociedade extremamente competitiva e tem até um apelido dado pelos jovem 'hell korea' que seria o inferno coreano, uma sociedade hierarquica e extremamente exigente, então parece até brincadeira esse conceito ser coreano sinceramente
@silvanamarapereiramendes15068 ай бұрын
Já houve campanha de doação de ouro no Brasil na época de Getúlio vargas
@antoniodeoliveiramaia98078 ай бұрын
VOCÊ ESTÁ EQUIVOCADO.
@giovanaribeiro55858 ай бұрын
Como explicar o crescente número de suicídios na Coreia?
@natanprometeu49227 ай бұрын
Esse podcast é quase uma piada. A Coreia tá mais para um campo de concentração luxuoso do que para um lugar feliz. É só olhar as entrevistas dos cantores de k-pop, é quase como se eles tivesse uma arma apontada para cabeça. A BBC vive fazendo vídeos de modelos de felicidades de países desenvolvidos. É como se ela quisesse dizer que ser rico é sinônimo de felicidade. Quando na verdade ela deveria perguntar o que é felicidade para um padre beneditino ou um indígena isolado na floresta.
@renatolima11668 ай бұрын
Só não ajuda a ter mais filhos que é o que a Coreia do Sul mais precisa.
@suzanautube8 ай бұрын
O individualismo ocidental potencializado pelo capital é um dos principais motivadores desgraça humana.
@vivianedealmeidamaia51618 ай бұрын
Jeong : me parece utópico, discordando do que é natureza humana. Funcionamos bem quando atuamos em estado de cooperação, no entanto agimos o tempo todo como competidores, ambiciosos, egoístas,... e isso tb traz " felicidade" ! Kkkkkk
@trapaleao66558 ай бұрын
Não conheço nenhum egoísta que seja feliz.
@jeronimobruno8 ай бұрын
Você encontra tudo isso em outros lugares do mundo. A diferença, ao meu ver, é que eles tão tentando "patentear". O texto da reportagem reforça muito que "é parecido, mas o nosso é genuíno. " É um tanto ridículo, como mede isso? Não é uma competição, apenas seja.
@dudasantana43748 ай бұрын
Aqui na comunidade é assim
@jkpyo-z4h8 ай бұрын
A necessidade é que obriga as pessoas a serem simpáticas. Mas na real é um jogo de máscaras.
@qualeaarte8898 ай бұрын
nem parece que a coreia é dividida...
@alexandrinobruno8 ай бұрын
Isso acontece nas cidades do interior, se chama senso de comunidade, não tem nada de coreano..
@LorenaLourenco-we5dp8 ай бұрын
me parece o senso de comunidade, aquilo que o individualismo ocidental e o capitalismo nos fez perder
@WilliamSantos-cv8rr8 ай бұрын
senso de comunidade, seria o ''Ágape'' o amor fraternal irrestrito
@AlfredoBeda8 ай бұрын
Pela taxa de su1c1d10s acho não tá funcionando bem essa técnica.
@santapecadora59168 ай бұрын
Não existe felicidade!!! A felicidade é uma invenção humana assim bem como várias outras invenções.
@prof_allanIFBA8 ай бұрын
Não concordo muito. La, agora so competição. Mas o vídeo do médiano, sim. Aquele lá é um jeito bom de ser feliz.
@sdnnvs8 ай бұрын
Político brasileiro pedindo ouro para a população... acho que nem coreano jeonguista raiz cai nessa...
@IsabellaCoelho8 ай бұрын
Quando eu li o titulo só me lembrei da alta porcentagem de suicid1os na Coreia, talvez a filosofía coreana da felicidade não seja algo que devemos almejar 😅
@renanzach8 ай бұрын
Aqui no Brasil criminalizaram, chamam de comunista.
@ramonleal9338 ай бұрын
O país com mais suicidio no mundo.
@SissiAlencar8 ай бұрын
Não vejo isso nas séries coreanas, muito pelo contrário...
@gellyantunes57108 ай бұрын
A felicidade é uma mentira, e a mentira é salvação....alienação
@trapaleao66558 ай бұрын
Diga isso por você. Como pode afirmar algo que não conhece? Porque você é infeliz, não conhece a felicidade, não quer dizer que ela não exista.
@gellyantunes57108 ай бұрын
Eu infeliz...vc um iludido...ô coitado!
@trapaleao66558 ай бұрын
@@gellyantunes5710 Oxe, você diz que a felicidade é uma mentira, uma alienação... quem está iludido, quem é coitado? Que contradição é essa que acaba de dizer?
@cfr68358 ай бұрын
mto parecido com a cultura carioca...
@marcelodecastro53478 ай бұрын
O BRASIL PEGANDO FOGO COM AS REVELAÇÕES DE CENSURA PELO ELON MUSK E A BBC BRASIL ME VEM COM ESSE TIPO DE VIDEO! KKKKK A CHAPA TÁ ESQUENTANDO E A BBC ESQUERDISTA ATÉ O FIM DA MEDULA, FINGINDO QUE NADA ESTÁ ACONTECENDO. INACREDITÁVEL!
@dannihm3228 ай бұрын
Sai, gado
@drummerhead838 ай бұрын
no BR é o oposto disso
@MariaCristina-ku2mz8 ай бұрын
Deixo aqui a minha critica,A escola é um mau necessário ,deixa os jovens individualista ,estemamente egocentro ,e se for em escola particula ,que amaoria dos alunos sao filhos , de politicos dotores ,a chamada nata ,...... Tem todo um risco foemar varios Moro ,!!! Alguem ai lembra do juiz lalau ,que escola ele frequentou ??
@EJAnsh8 ай бұрын
Coreia do Sul, país de alto índice de alcoolismo. Feliz?
@luisalbertorochadelima61558 ай бұрын
"BBC ouvir"
@anag51448 ай бұрын
É a "paz de Cristo", ou a vida em comunidade, versão coreana.
@-enigma5538 ай бұрын
E se o governo brasileiro pedisse para que os seus cidadãos doasse para pagar a dívida do Brasil que está em mais de 5 trilhões de reais.
@Katrina23358 ай бұрын
Kkkkk com a infinidade de impostos que pagamos kkkk Eles aumentam com nosso dinheiro os salários deles Sem polarização, pois ali todos aumentam seus vencimentos
@jkpyo-z4h8 ай бұрын
Sabe por que não funciona? Primeiro porque a dívida foi feita por eles mesmos, políticos e congressistas de todos os partidos que tomaram conta dos governos, de municípios ao federal. Fizeram a dívida por incompetência, populismo, corrupção e gastaram mais do que deviam para se manterem nos cargos. Porque gastaram mal. Se nós, população, cidadãos, temos e sabemos que temos de gastar menos do que ganhamos, por responsabilidade, para termos uma sobra nos momentos de desemprego eventual ou necessidade médica grave, por que essa obviadade os políticos não têm? Porque não é dinheiro deles.
@jkpyo-z4h8 ай бұрын
E mais, temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, exatamente para bancar tudo o que escrevi acima e custear todas as regalias dos Três Poderes e mais o serviço público incompetente.
@jkpyo-z4h8 ай бұрын
E sabe por que tudo é caro? Porque se paga impostos e encargos sociais em cascata em toda a cadeia produtiva. Como o povo nunca vota em pessoas competentes e apolíticas, esse país se afundará cada vez mais. Eu também um dia no passado pensei como você, parece tão fácil pagar a conta dividindo-a entre todos nós, mas além de inviável porque muita gente não teria como pagar, seria totalmente ineficiente. Seríamos considerados trouxas pela própria classe política.
@-enigma5538 ай бұрын
@@jkpyo-z4h por mais que eu procure ser isento, os piores políticos parecem ser de esquerda, gostam de aumentar impostos, não tem controle dos gastos públicos, tentam restinguir a liberdade de expressão para as pessoas não criticar os erros dos políticos.
@santapecadora59168 ай бұрын
Não existe felicidade!!! A felicidade é uma invenção humana assim bem como várias outras invenções.
@prof_allanIFBA8 ай бұрын
Não concordo muito. La, agora so competição. Mas o vídeo do médiano, sim. Aquele lá é um jeito bom de ser feliz.