Após anos alisando o cabelo comecei a usá-lo natural na pandemia e sinto que isso fortaleceu minhas raízes ancestrais.
@estefanisoares17002 жыл бұрын
Comecei minha transição capilar em 2019 após o ingresso de muitas outras negras na universidade. A representação foi muito importante nesse período e continua sendo pra mim.
@suelyparentesouza2 жыл бұрын
@@estefanisoares1700e Iris Show isso aí, eu já tenho o cabelo fino onde nem um grampo fica, e Sempre fiz permanente, não com ele curto mas tipo Chanel, aí fiquei por um bom tempo comprido e nem com creme especial ele deixa de criar nós. Queria ter o crespo natural, sem ter que fazer nada.
@barbierebelde65992 жыл бұрын
Essa atitude também significa liberdade de expressão. Parabéns!
@DouglasRodrigues-pd5yd2 жыл бұрын
@@barbierebelde6599 Também é liberdade de expressão afirmar que cabelo crespo é feio ou é proibido dizer isso?
@lukreo12 жыл бұрын
@@DouglasRodrigues-pd5yd Só é racismo mesmo, disfarçado de "liberdade de opinião".
@augustopedromiguelmuginga64072 жыл бұрын
Sou angolano, tenho 50 anos de idade, já morei 25 anos em portugal, agora estou na Inglaterra a 4 anos, agora estou a usar Rasta, e nuca mais vou cortar o meu cabelo, nuca tinha me passado pela cabeça, usar cabelo grande, por que mesmo em angola, a muita descriminaçao por parte do sistema que governa angola, hipócritas e obiscurantistas e muito mais, agora tenho muito orgulho do meu cabelo.
@gabrieldelimamanuel5405 Жыл бұрын
E até hoje ainda continua esse sistema debilitado 💔, infelizmente.
@braveneworldbetalfa5209 Жыл бұрын
O cabelo crespo africano (4c) tem uma aparência de lixo e suja. Não é agradável aos olhos quando não está perfeitamente condicionado. E isso não é racismo, é apenas a verdade. O cabelo do tipo liso, ondulado e cacheado é simplesmente mais atraente visualmente e de aspecto limpo do que o crespo. Aceita que dói mesmos.
@MiraMira-ol2sx2 күн бұрын
Não há descriminação nenhuma em Angola
@bertoeure2 жыл бұрын
Parabéns BBC ótima reportagem ainda bem que tem empresas jornalísticas sérias e corretas e boas como vocês
@henriquebarros66052 жыл бұрын
grande b0sta, sou negro e n preciso de imbec1l me representando
@jaquefreitas22632 жыл бұрын
Quando eu era criança meu sonho era alisar o cabelo, no meu aniversário de 12 anos minha tia cabeleireira me deu de presente uma progressiva. Depois de 5 anos, comecei a passar pela transição que não foi nada fácil pq eu já não conhecia o meu cabelo natural e foi um processo doloroso até. Mas graças a Deus, hoje estou feliz com meu cabelin e por ver que atualmente existem muito mais referências pras crianças com o cabelo igual o meu. Obrigada BBC, por essa matéria incrível e por me lembrar que sem dúvidas foi a melhor decisão que eu tomei em aceitar meu cabelo✨✨
@gsutavott2 жыл бұрын
Top seu cabelo!
@juanpablomontijo30232 жыл бұрын
O que é a transição?
@adrianamachado6002 жыл бұрын
@@juanpablomontijo3023 é transformar o cabelo que já foi alterado por procedimentos químicos do alisamento para seu estado natural dos cachos ou crespo. É uma coisa que leva tempo para retomar, tem gente que prefere ir cortando aos poucos e outras pessoas já raspam logo o cabelo todo igual a personagem do filme Felicidade por um Fio (Netflix)
@mrboppre2 жыл бұрын
Isso de querer alisar o cabelo não considero uma agressão a raça de maneira nenhuma!! Ora ora o que mais vemos são loiras … de farmácia Então penso que cada um faz o que quer com o seu cabelo
@primula26822 жыл бұрын
Cabelo maravilhoso o seu. Minha mãe alisava o meu cabelo quando eu era criança. Dizia que era pra ficar mais fácil de pentear. Hoje uso ele ao natural. Ficou mais fácil, pois temos muitos produtos à disposição nas prateleiras.
@RaianeMiliviski2 жыл бұрын
Gostaria de ter aprendido sobre esses autores e a autoestima na escola, pois infelizmente o aprendizado só foi sobre como os negros foram escravizados aceitando numa boa, vendendo seus irmãos e qualquer movimento libertário era fraco. Hoje, adulta, consigo ler autores negros e reafirmar meu orgulho negro.
@josielbarbosa49792 жыл бұрын
Verdade
@gsutavott2 жыл бұрын
Excelente comentário, Raiane!❤
@rosaneneiva22922 жыл бұрын
Verdade verdadeira
@gigimalaga60042 жыл бұрын
Eu espero eu espero que o nosso Lula faça o Lucky Down e tire todo mundo do emprego
@berardo-hoefnagel2 жыл бұрын
@@gigimalaga6004 🍀⬇️
@celeidatomas2 жыл бұрын
Deveriam ter uma playlist só com culturas e a sua história.
@aquelerecap2 жыл бұрын
Ja passei poucas e boas por causa do meu cabelo, que é cacheado. Qnd eu era criança teve vezes em q meus primos de consideração agarram ele e esfregaram na panela e falaram q limpava pq era igual bombril, a minha mãe me obrigava a alisar ou manter sempre preso em duas tranças, eu me sentia horrível. Teve uma vez, ate mais recentemente isso, que uma menina branca do meu trabalho se achava por causa do cabelo dela, q era do msm tipo q o meu, só q loiro, e ela enchia a boca pra flr q meu cabelo n era igual o dela, mas sim crespo. A gnt trabalhava no restaurante entao ea gnt tava sempre de coque por lá, um dia fomos pra um evento, e eu fui de cabelo solto e ela se surpreendeu q meu cabelo era bonito, pq ela achava q era crespo (como se cabelo crespo fosse menos bonito) e como se n desse pra ver q meu cabelo era igual o dela. Outra vez uma vzinha chegou em casa enquanto eu tava terminando de me arrumsr pra sair, e ela perguntou se eu n ia pentear o cabelo, sendo q ja tava penteado, enfim né. Minha sogra vivia falando q um dia ia jogar uma bituca de cigarro no meu cabelo (pq é mt e queimaria facilmente), e sempre fazia algum comentário debochado sobre ele. Eu recebo bem mais elogios q críticas ao meu cabelo hj em dia, na vdd, mas sim, ate hj é complicado, principalmente se vc for negro.
@patriciamoy.o40262 жыл бұрын
afaste de ti pessoas q te reduzem a ignorancia delas. Vc merece se sentir linda e bela como a natureza te fez. No final, td cabelo é apenas cabelo. N tem pq julgar algo q é natural.
@danielaportilho86652 жыл бұрын
É incrível como as pessoas são ignorantes! Ignoram que somos um país miscigenado, que nossas raízes são negras, indígenas e europeias.
@danielaportilho8665 Жыл бұрын
@@adrianrian7889 Do que você está falando, Adrian? Eu disse que o Brasil é miscigenado, misturado. Somos descendentes de brancos, negros e indígenas! Nao importa a porcentagem. Não estou defendendo nada. Isso é um fato! Diga-me onde na minha escrita você identificou que eu quero transformar o Brasil num país negro? Só escrevi um fato histórico e notório.
@maurosandonati8316 Жыл бұрын
Vc ja pensou que um dia vc pode ficar careca? Kkk Vc não é seu cabelo!
@AzulPortinari2 жыл бұрын
"Cabelo vem lá de dentro; Cabelo é como pensamento; Quem pensa que cabelo é mato; Quem pensa que cabelo é pasto; Cabelo com orgulho é crina; Cilindros de espessura fina; Cabelo quer ficar prá cima; Laque, fixador, gomalina..." (Cabelo, Jorge Ben Jor) Música irretocável na voz de Gal Costa.
@rafinharafal2 жыл бұрын
Ja vou atras dessa 😍
@angelaoliveira87612 жыл бұрын
Alisei meu cabelo por 28 anos, o processo de não alisar mais demorou uns cinco anos. Primeiro sai da química, só que fiquei escrava do secador e da escova. Em março de 2022 decidir passar pela transição. Quando surgiu os primeiros cachos ,eu fiquei muito emocionada. Falei: como meu cabelo é lindo. Olha que sensação boa, quando eu estico, ele parece uma molinha. Que estica e enrola. E isso é maravilhoso de fazer.
@annea.57342 жыл бұрын
Parabéns, BBC, mais uma aula de História e informação. O jornalista também, muito bom, conduziu bem a pauta.
@cesarmiranda93629 ай бұрын
Mano que vontade de chorar de tanta alegria, orgulho e swm palavras .
@lucasctorres72 жыл бұрын
Sou branco, mais herdei o cabelo crespo da minha avó, que era descendente de escravos. Acabei me acostumando a alisar nos últimos anos, porque tb há um estranhamento do cara branco com cabelo crespo. Quando tento deixar crescer natural, as pessoas sempre pedem que corte ou alise. A gente se sente pressionado, e cede. Mas é muito bacana conhecer pessoas com coragem de expressar suas origens e resistência, independentemente das palavras e olhares preconceituosos.
@denisewanzenried8592 Жыл бұрын
Lucas,aqui na Europa tem muita,mas muita gente branca sem ascendente africanos com cabelos crespos igual a dos africanos e eles se orgulham dos pixaim e quem não tem usam dreds ,vem visitar a Europa principalmente o norte.
@valeriareis1231 Жыл бұрын
@@denisewanzenried8592 acho que em alguns países europeus também teve escravidão... possivelmente teve mistura.. pq o cabelo europeu assim como de vários países asiáticos como japonês, chineses o cabelo é liso
@Edits_Panic0 Жыл бұрын
@@valeriareis1231 Está enganada. O cabelo enrola em reação ao calor, nas regiões europeias perto do mediterrâneo é bem comum encontrar cabelo do ondulado ao crespo. Há possibilidade também de descendência árabe, e descendentes de escravos negros na África são muito poucos, os negros passaram a povoar mais a Europa com as imigrações espontâneas.
@valeriareis1231 Жыл бұрын
@@Edits_Panic0 não sei se o calor afetada tanto assim não. Brasil é Um país quente e os nativos têm cabelo liso. E os europeus que vieram para o Brasil até hoje preservam seus cabelos lisos.
@dianacamargo3236 Жыл бұрын
Caramba, que estudo bacana. Obrigada por essa aula. 👏🏾
@julianaramos85232 жыл бұрын
Ai que delicadeza em abordar o meu cabelinho! Amei, amei e amei ❤️ Fiz a minha transição em 2015, foi uma das melhores decisões da minha vida. Meninas e meninos libertem-se das guanidinas, henes e progressivas. O nosso cabelo é poderoso, preto é lindooooooo 🖤🖤🖤
@lucianocarmeloconidi57872 жыл бұрын
Demais... Precisamos muito de divulgar a história e principalmente contrapor os seus valores, de caso em caso relacionando-os com a sociedade e suas mudanças década em década.... Parabéns....
@chcrock26582 жыл бұрын
Parabéns ao jornalismo da BBC 🇧🇷. Ciência cultura, história e atualidade. Só amo 🇧🇷❤️❤️❤️
@ildenete32352 жыл бұрын
Rs Quando fiquei adolescente minha mãe parou de fazer as tranças que eu gostava tanto no meu cabelo e cortou e passou a alisar. Foi estranho e insensível eu tinha 13 ou catorze, mas crescendo e tentando me adaptar, teve um momento, que eu senti quem eu era para Deus, e como eu senti isso e eu me vi neste mundo, eu já estava na faculdade já, foi que eu lancei meus braços para cima e com minhas mãos trancei meu cabelo com meus próprios dedos, era eu novamente, do jeito que ele estava eu disse. Esse é o meu cabelo. Sem dúvida nenhuma ele faz parte da minha personalidade.
@joseluisoliveira86262 жыл бұрын
Daqui de Cabo Verde África ocidental Parabéns BBC pela sua excelente reportagem
@suelyparentesouza2 жыл бұрын
Adoro Cabo Verde e a sua musicalidade, se não fosse ficar tão longe de minhas filhas, iria para aí..
@leandrohenrique64962 жыл бұрын
Passei anos alisando o cabelo, querendo aceitação! Hj uso meus cachos e me sinto feliz
@filipegrego11 Жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso. Há anos pesquisei - por curiosidade - o significado do cabelo nas civilizações pelo mundo, e me deparei com uma auto análise, com uma descoberta do PQ eu não me ver bem (na época) com meu cabelo. Quando entendi o significado cultural, passei a deixar o cabelo crescer, fiz dreadlocks, e só então me reconheci no espelho, e não tinha/tem nada a ver com estilo ou se achar bonito. Fiquei com os dreads por seis anos e só cortei por uma questão profissional, mas logo logo eu volto com eles. E digo: pessoas negras, o nosso cabelo é muito, mas muito mais do que só estética, estudem sobre! ✊🏾 🖤 Vou procurar o estudo dessa socióloga. Obrigado BBC
@Lcsorveteexpresso2 жыл бұрын
BBC nunca decepciona
@greicelopesdemacedo34322 жыл бұрын
Conheci a BBC News durante a campanha eleitoral e estou a cada dia mais encantada com todas as reportagens!
@henriquegoodendvoice2 жыл бұрын
Para os homens isso também é importante. A sociedade em geral aceita que apenas os homens de cabelo liso, mantenham os fios longos. Enquanto que homens de cabelo cacheado crespo, são "forçados" a raspá-lo, deixá-lo "na régua". Eu particularmente sou um dos que gosta do cabelo mais cheio, mas passei os últimos anos o mantendo curto para ser aceito em um ambiente de escritório até que pensei, "se fulano tem o cabelo liso pode deixá-lo grande, por que eu tenho que viver raspando e alisando o meu com pomadas etc?".
@denisewanzenried8592 Жыл бұрын
Henrique segue a onda Lula e copie o look do Renato PT do parana e deixe rolar.
@Edits_Panic0 Жыл бұрын
Lança o moicano de bandido que todo mundo vai te respeitar
@angelamariaxavierlopes67652 жыл бұрын
Há 5 anos não aliso mais o meu cabelo . Demorei muito pra entender que o cabelo negro é bonito exatamente por ser diferente ,cheio ,exuberante . Obrigada BBC pelo lindo trabalho . Parabéns
@Livesedy2 жыл бұрын
Eu já sofri racismo por causa do cabelo também. É claro que existe cabelo bonito, cabelo feio, que combina e que não combina. Mas existe uma perseguição gigante contra o cabelo afro.
@arattakiittosyou.5 Жыл бұрын
Nao existe cabelo feio e vc estaria sendo hipocrita dizendo isso ou ate mesmo apontando para alguem que o cabelo da pessoa é feio
@Livesedy Жыл бұрын
@@arattakiittosyou.5 Existe cabelo feio sim.
@arattakiittosyou.5 Жыл бұрын
@@Livesedy que tipo de cabelo? E PQ seria feio?
@Livesedy Жыл бұрын
@@arattakiittosyou.5 um cabelo desarrumado, mal hidratado, mal tratado. Não é especificamente um cabelo de uma raça, é um cabelo.
@arattakiittosyou.5 Жыл бұрын
@@Livesedy ent o cabelo não é feio só é mal cuidado simples assim e toma cuidado viu pq as vezes a pessoa pode estar passando por momento difíceis e não consegue fazer nada viu (experiência própria)
@wellingtonoswaldo78252 жыл бұрын
amo essas reportagens, BBC. Vocês são demais!!!
@claudiamorgado89802 жыл бұрын
Alisar cabelo seria usado atualmente como forma de se inserir normalmente a sociedade.
@elpidasophiaagapetc31272 жыл бұрын
mas vc pode ter certeza de que a negra ou o negro que quiser alisar os cabelos ( não pq é ato social,mas pq também vê beleza em si ) , será criticado até pelos próprios " irmãos" . e se ela quiser alisar o cabelo no salão,ainda vai ouvir discurso . a intolerância,a inveja e raiva vem muito de dentro da própria comunidade . acompanhei muito isso ,pq tenho uma amiga belíssima negra que viveu estes dissabores . para" piorar "ainda casou com um alemão lindo e branco . o que ela ouviu ... seria interessante a própria BBC falar também destes detalhes que acometem negros que não seguem exatamente uma "agenda da negritude " e que são infernizados pela própria comunidade.
@avnereriksen2 жыл бұрын
O que existe é uma espécie de policiamento ou patrulhamento ideológico dentro dos movimentos negros que é um tanto prejudicial também a pretos ou pardos que tem os cabelos naturalmente lisos, sem nunca ter passado por processo químico. Essas pessoas são destratadas dentro da comunidade porque na visão dos mais radicais aquele cabelo liso só pode ter sido resultado de alisamento. Já vi isso acontecer e acho muito triste
@helgafever7682 жыл бұрын
@@elpidasophiaagapetc3127 Essa pessoa está sendo questionada por estar reproduzindo o racismo ao negar a textura original dos cabelos e fazer escolhas amorosas por pessoas dentro do padrão de blz europeu. Não que ela não possa fazer isso, mas é preciso estarmos sempre refletindo sobre nossas atitudes.
@martagoncalves58532 жыл бұрын
@@helgafever768 Eu tenho a pele negra e os cabelos naturais, mas não faço juízo de valor. Na época do permanente, as pessoas de pele clara enrolavam os cabelos porque queriam parecer negras? Todas as pessoas com cabelos grisalhos que pintam o cabelo querem necessariamente parecerem mais novas? Todas as pessoas que mudam as cores dos cabelos é por falta de aceitação ou baixa-estima?
@claudiamorgado8980 Жыл бұрын
@@elpidasophiaagapetc3127 O que quer dizer..." Seguir uma agenda de negritude" quais são indenizados pela própria comunidade? "... Por favor, seja mais clara, gostaria de obter entendimento. Grata.
@queziabrito4595 Жыл бұрын
Todas as vezes que estou ouvindo sobre negritude fico emocionada ❤😢 é tão nobre. Resistência sempre😊 Meu TCC será sobre o movimento negro e já estou anciosa para falar do meu povo. ❤♡
@joseliabsilvasilva33682 жыл бұрын
Excelente! Até hj não sabia a historia por trás do cabelo crespo. Grata, por terem resgatados nossa História.
@vanderlicedejesusramoslope48512 жыл бұрын
Concordo com Socióloga Anita Pequeno Soares, para mim poder usar meus fios naturalmente crespos (simplemente lavados), ou um belo black power, um lindo dedoliss ou até mesmo escovados e chapados é o que chamo de liberdade de viver. Afinal sou do pensamentos que nós negras e negros não podemos jamais sermos prisioneiros de nenhuma convicção. Somos livres para explorar nossa beleza da maneira que melhor nos agrade.
@LeticiaRMoura2 жыл бұрын
Graças a um grupo de transiçao no facebook consegui me libertar da escova progressiva com formol há 5 anos, fiquei dos 6 aos 26 alisando o cabelo. Ótima reportagem, muito bom saber das nossas origens.
@Cassi_072 жыл бұрын
Depois de alguns anos morando no Sul, voltei a minha Bahia. Aqui, o cabelo natural está predominando de forma linda. Sinto-me privilegiada de poder passar pela transição em um lugar que está abraçando a liberdade de escolha e fortalecendo o orgulho da negritude.
@norisreginamborges46602 жыл бұрын
Que bom que você voltou para a linda Bahia e pode ter certeza que não está perdendo nada. O tal Sul está horroroso, cheio da fascistas e nazistas. POA-RS.🥰🌴🌴🌞💖
@danialmeida80 Жыл бұрын
Muito necessário! 👏🏿
@martacavalcante1310 Жыл бұрын
Perfeito. Muitas vezes disseram que meu cabelo era ruim, e eu acreditei. Hoje, meu cabelo me faz especial e recebo elogios por ter um cabelo tão bonito. Mas, minha criança ferida ainda precisa de um milhão de elogios para cada crítica e rejeição que ela recebeu, apenas por ter um cabelo, dito ruim, pela maioria da sociedade.
@jornalistarenatarosa42052 жыл бұрын
Lembro em meados de 2012 que estava em alta o 'big chop' q era o corte do cabelo alisado para deixar crescer o cabelo natural, eu tenho o cabelo misto, crespo na frente, liso atrás, alisei muito na adolescência por causa do buling até chegar na faculdade e ver muita guria cacheada, foi uma revolução! Isso no final dos anos 80. Hj vejo com alegria maioria dos afrodescendentes exibindo com orgulho sua coroa.
@Edits_Panic0 Жыл бұрын
Meu cabelo é tão bizarro que no meio dos fios crespões tem fiozinho liso ignorando totalmente o fator encolhimento e escorrendo até o meu olho.
@jornalistarenatarosa4205 Жыл бұрын
@@Edits_Panic0 tamu junto!
@santosmurilo2 жыл бұрын
O cabelo afro é lindo! Infelizmente até hoje não sei cuidar totalmente de meu cabelo, que é crespo, por conta das.vezes.em que eu tinha que cortar ou alisar para me sentir "melhor" de acordo com algo incutido em minha mente através de aspectos socio-culturais. Hoje estou redescobrindo minha beleza e meu cabelo! ❤️
@braveneworldbetalfa5209 Жыл бұрын
Não é lindo. É o mais feio e de aspecto sujo entre todos os tipos. E não estou falando isso como um racista, é apenas a verdade. Você não consegue fazer um caucasiano ter vergonha do cabelo liso, porque é simplesmente objetivamente atraente, mas você pode fazer um africano ter vergonha do cabelo crespo, porque é objetivamente pouco atraente. Simples. Aceita que doi menos. Se você quer usar seu tipo de cabelo crespo africano como um símbolo de poder negro, ok... mas dizer que ele é estético ou bonito é apenas auto engano. Um cabelo belo deve ter densa contagem de fios, bem hidratado naturalmente e ter fios grossos. O cabelo 4c africano crespo tem a mais baixa contagem de fios, pouca hidratação natural e o fio é o mais fino entre todos os tipos, ou seja, é objetivamente inferior.
@isabellyamorim78962 жыл бұрын
Ótimo vídeo e recomendações de leitura, parabéns pelo trabalho!
@hugorafaelfonsecasilva53152 жыл бұрын
Assunto bastante pertinente!!! Ficou ótimo!
@amirbovenschulte30932 жыл бұрын
Vídeo curto, mas excelente. E obrigada pela referências.. Vou procurar.
@estrela.decristo2 жыл бұрын
Por mais matérias como essas.
@leticiabarros97242 жыл бұрын
O cabelo crespo é tão lindo! 😍 Confesso que nem sempre achei assim, fui criada ouvindo frases racistas como muitos aqui, mas nunca é tarde pra gente mudar nosso olhar e repassar isso paras as próximas gerações. Chega de racismo, racismo é coisa de gente mente fraca que não procurou evoluir!
@caiusczar9602 жыл бұрын
não é não
@jaocrixpin932 жыл бұрын
@@caiusczar960 se manca
@caiusczar9602 жыл бұрын
@@jaocrixpin93 desde quando andar com um xaxim na cabeça é bonito cara ?
@lukreo12 жыл бұрын
@@caiusczar960 Bonito mesmo é ser como vc: um branco virjão de pau minúsculo. Kkkkkk 🤣🤣🤣🤣
@elpidasophiaagapetc31272 жыл бұрын
depende . tem gente que fica super legal e tem gente que não. é como a cor de cabelo . têm negras ou brancas que ficam belíssimas com loiro e têm outras que não,depende de tantos detalhes! inclusive subtom de pele ( uns são mais para o dourado outros para acizentado) ,do conjunto da pessoa .. isso vai muito além do que impor este blablabla que a gente lê aqui do que o negro tem ou não de fazer ( inclusive pressão vinda da própria comunidade negra)
@alexandreferreiraalefer53592 жыл бұрын
excelente trabalho de profundidade e pesquisa
@pryssgov71212 жыл бұрын
Conteúdo de qualidade ! Muito bom a abordagem de um tema de valorização da estética negra! Parabéns ❤
@rodrigobacamarte80782 жыл бұрын
Excelente matéria! Sugiro colocar as referências bibliográficas, por escrito, para facilitar a pesquisa de quem tenha interesse. Obrigado!
@rodrigonoronha16402 жыл бұрын
Assunto importante e necessário! gratidão!
@mrboppre2 жыл бұрын
Felicitações pelo texto na forma e conteúdo As imagens são ótimas
@Fran_Santos.art1 Жыл бұрын
Amei!!! Já dei like. Parabéns pelo ótimo conteúdo!
@celsopiano2 жыл бұрын
Que reportagem bem feita e com conteúdo excelente... Parabéns
@MariLinden2 жыл бұрын
Adorei esta matéria, bem apresentada e muito interessante.
@michel_Death2 жыл бұрын
Mais um que tem orgulho de ser negro! 🙏🏾🖤
@vivianpereiramendes22182 жыл бұрын
Que pesquisa linda! Muito obrigada!
@eduarda64062 жыл бұрын
Simplesmente incrível! Gostaria muito de ter tido essas informações quando era mais nova, assunto muito importante
@vivianesantos27922 жыл бұрын
Espetacular 👏🏽👏🏽
@daynasousadeoliveirasoares9245 Жыл бұрын
Muito importante essa reportagem, obrigada!
@dallilanunes89442 жыл бұрын
Eu sempre fico bem feliz quando vejo negros em comerciais, catálogos e etc. Lembro de quando eu era criança e só via gente branca nas publicidades a fora, no meu convívio a maioria das pessoas eram negras e eu ficava imaginando que talvez elas não compravam nada kkkk
@enzosouza66102 жыл бұрын
Isso já é bem comum hj em dia
@Epitafio-de2xm2 жыл бұрын
A filosofia do markentig é: compra, logo existe.
@elpidasophiaagapetc31272 жыл бұрын
@@Epitafio-de2xm isso foi o ponto principal no comercial do açúcar Guarani ,mas acho que nem os movimentos representativos entenderam que alí o que importava é uma nova forma de consumir o produto (agregando $$$ aos novos nomes dos doces ) da empresa francesa.
@Epitafio-de2xm2 жыл бұрын
@@elpidasophiaagapetc3127infelizmente não conheço este comercial. Sabe quando exibido?
@whiterunguard3246 Жыл бұрын
No meu convivio 90% eram brancas, por isso nunca estranhei terem só brancos nos comerciais, mas talvez tenha sido só a minha bolha
@janainasantoslapa18262 жыл бұрын
Vídeo perfeito! Obrigada por esclarecer tanto.
@saimonassuncao40772 жыл бұрын
Vitor, que conteúdo incriveeeeelll!!! Muito obrigado!!
@eriadnedacosta60212 жыл бұрын
Já pesquisei muito, por curiosidade própria. Depois disso, não alisei mais meus cabelos. Já tem dez anos. Me dá até raiva quando me sugerem, sei que a pessoa é ignorante, não tem culpa, mas me dá raiva. Eu só respondo:" Não aliso porque amo meus cabelos como são, eu sou privilegiada entre muitas brasileiras😍😍😍🙏".
@Bealtifulanimals2 жыл бұрын
Cara é muita informação de taxas as fontes , incríveis vcs apenas!😍😍😍
@carlosdmonteiro95712 жыл бұрын
Na adolescência queria deixar meu cabelo crescer pois meus amigos brancos estavam deixando crescer tbm, e pra parecer como o deles pretendia alisar, mas cada vez mais que meu cabelo crescia mais eu me apaixonava por ele, ao perceber os cachos e a proporção que estava tomando, aí sim eu percebi a força do Black Power! Negritude Vive! ✊🏾❤️
@estefanisoares17002 жыл бұрын
Quanta informação relevante a nossa afrodescendência. Obrigada a todos os envolvidos nesta pesquisa riquíssima e resumida de forma objetiva.
@MariaAparecida-gx3fp2 жыл бұрын
Excelente explicação na linha do tempo sobre o empoderamento do cabelo afro.
@anabeatrizcastro28722 жыл бұрын
Que vídeo perfeito!! Pro dia de hoje
@fagnersouza9849 Жыл бұрын
Essa reportagem está sensacional!!!
@thauancorreia961 Жыл бұрын
Cêis nem imaginam quanto os comentários desse vídeo me fizeram bem
@DinaTavares2 жыл бұрын
Maravilhoso!!! Esperando mais sobre o tema!!! 😍❤️
@yeslabright2 жыл бұрын
Que conteúdo nescessário, principalmente para a nova geração. Precisamos reforçar a estética que nos foi retirada, esse resgate é necessário e no Brasil o recorte é mais intenso. Precisamos resgatar a nossa ancestralidade, depois de tantos processos de pagamento histórico. Só se constrói o afro_futurismo, com as nossas ações de hoje "afro_presentismo".
@josiperez3178 Жыл бұрын
Parabéns pela matéria, dados históricos e referências! Aprendi muito.
@id58052 жыл бұрын
Sensacional! Matéria, extremamente, necessária!
@rocinnefelipe5287 Жыл бұрын
muito bom esse vídeo que massa, minha mãe me acostumou a raspa-lo, ela tinha que se adaptar a a realidade da época, mas agora gosto desse estilo, é prático e para quem faz atividade física constante mais fácil de cuidar. já deixei crescer um tempo e dá trabalho , quem é preguiçoso fica difícil hehehe.
@Beatriz-tw7oi2 жыл бұрын
Importantíssima reportagem! Lindo de se ver
@cnobrelima77472 жыл бұрын
que matéria sensacional!! deu vontade de ler todos esses livros
@mpoltosi2 жыл бұрын
Interessante visão histórica do cabelo! Parabéns!
@ralffgebara3850 Жыл бұрын
Vcs sempre educativos ! Parabéns!!!
@GeorgeClayton10102 жыл бұрын
Parabéns a vocês da BBC pela matéria 👏🏻👏🏻👏🏻.
@rene16842 жыл бұрын
Muito necessário esse vídeo!
@LuizFernando-sc5fn2 жыл бұрын
Obrigado por essa aula maravilhosa!
@geisemigiyama3532 жыл бұрын
PARABÉNS PELA REPORTAGEM!!!
@MarcosVinicios-og5rg2 жыл бұрын
parabéns por uma reportagem com indícios históricos de fontes que os pouco acesso pudessem se inteirar (como eu kkkkkk) no meu trabalho tem vários negros mas em relação a cabelo pelo estilo de vida e cultura é apenas eu e um outro rapaz , porém os dreads eles até parecem aceitar aos olhares de fora mas no meu caso o meu cabelo e igual uma juba no cacheado 3C com um cado de 2D kkkkkk e o que mais me entristece é que os próprios da mesma etinia que fazem os comentários pejorativos para que tentassem de algum modo fazer eu "cair na real e ficar com o cabelo padrão baixo " mas hj reforça mais ainda nesse vídeo que a maioria que fala isso são fruto de tentativas de manterem a linha de aceitação sem perceberem pois foram criados assim e ver um outro negro com modos de agir cabelo grande e tudo mais, para eles pode parecer ameaça mas por mim é só um passo para eles perceberem que já começou a mudar e tudo para melhor . obrigado a todos da edição e da pesquisa por esse choque de cultura
@valterborges39252 жыл бұрын
Parabéns pela matéria. Tem até sugestão de leitura.
@veronicasales70222 жыл бұрын
Amei aprender tanto nesse vídeo, gratidão 🙏🏽🥰🥰
@crißlix50 Жыл бұрын
7:27... Gostei muito dos detalhes, simbolismos e principalmente da reflexão final. Infelizmente, por ANOS vivemos numa sociedade com PARAMETRO DO IDEAL de aceitação.Em nossa cultura por exemplo, o cabelo liso ou com suave volume, te qualifica para ser aceita com mais facilidade ao COLETIVO🙄😳🫣como trabalho, escola, grupo de amigos e ate convites mais requintados 🤷🏽♀️Preconceito? Pode ser mas doa a quem doer, isso é um fato🥺 Trabalho fora desde os 13 anos. Convivo com MUITAAAAA GENTEEE e, por ser espontânea, as pessoas se sentem a vontade comigo e, nesses momentos de descontração, mostram quem são e o que pensam🙇🏽♀️🙇🏻🙇🏼♂️🧏🏿💭 Hj vejo a "modinha" da transição capilar mas ainda lembro em que, quase 10 anos atrás qdo parei com a química, essa fase foi desafiadora para mim. Tive que lidar com muitos comentários depreciativos no trabalho, entre colegas e outros. Alguns qdo me viam pessoalmente ou em minhas fotos diziam chocados:MENINAAA!!! o que vc fez?😨😰😱seu cabelo estava tão bonito? 😶🌫️Não me importava porque sabia o que queria mas, transição, mesmo que hoje em dia seja "Oba Oba"😄🙃😊 NÃO E UM MAR DE ROSAS não . Não é pra qualquer um. Além de Mexer com auto estima, precisa ver qto tempo tem disponivel e qtos "trocadinhos terá pra separar" pra gastar com cremes que se adaptem ao TIPO DE CURVATURA do seu cabelo, já que ele pode crescer com curvaturas 3A/3B/3C a 4A/4B/4C ou essas curvaturas podem crescer mescladas( tipo mais de uma)😁😅🫢A minha é 4B/4C🤭
@sergiocardoso44192 жыл бұрын
BBC, a repórter Malu Cursino ainda está na equipe? Sinto falta dela nos vídeos, com seu lindo Black. Parabéns pela matéria.
@mariadasgracasleite54412 жыл бұрын
MUUUUUITO BOOOOM, SABER ESSE PACOTE DE INFORMAÇÃO ✋👏
@edimilsonmaia44322 жыл бұрын
gostei, vou divulgar aos meus amigos e alunos
@danielsantana19932 жыл бұрын
Parabéns pela finalização deixando a liberdade de escolha de cada pessoa sem condená-la por essa opção de como queria ser, afinal cada pessoa tem um ponto de vista e escolha diferente... E isso não é errado porque eu não posso me orgulhar de ter o nariz grande, os pés grandes, os lábios e sem levar em consideração a boca! 😁 O cabelo mais duro de que palha de aço...??? será que eu deveria m mergulhar disso...?
@mariasalles13002 жыл бұрын
Muito legal o vídeo. Como sempre vcs arrasam.
@leoni76492 жыл бұрын
Tá na hora do pessoal passar a ter orgulho do próprio cabelo. Muita gente ainda tem vergonha infelizmente
@questionadoroculto49592 жыл бұрын
No mercado de trabalho e o que mais se vê em discriminação
@luiz85152 жыл бұрын
cabelo liso/ondulado é o melhor.
@leoni76492 жыл бұрын
@@luiz8515 pq?
@VASPERX2 жыл бұрын
@@leoni7649 porque é gosto dele ué.
@lukreo12 жыл бұрын
@@VASPERX O racismo dele está disfarçado na forma "apenas é gosto". E a tua passada de pano também é bem sugestiva...
@VAG03042 жыл бұрын
Fico triste me julgam qdo falo mal do meu cabelo, me ensinaram a rir de mim para que eu me entende-se e isso faz eu amar a mim,pq sou mais q meu cabelo. Ele natural dói a raiz e leva tempo a cuida,mas e meu"Bombril❤️" "A mais vc usa cor e aplique " cansei de ser confundida ,assim transformei meu cabelo na minha identificação inclusive como eu o chamo e sabido e respeitado por quem me conhece. Enfim nós indivíduos temos nossa história.
@guilherme.s23582 жыл бұрын
Parabéns BBC NEWS pela belíssima reportagem!!
@martinfeberman53072 жыл бұрын
Prazer te encontrar por aqui. Conversei com vc uma vez em Santana...e falávamos sobre racismo.
@mlrmuller2 жыл бұрын
Muito bom! Gostei muito desse vídeo! Parabéns!!
@ttognozzi2 жыл бұрын
Por mais reportagens como essa 👏
@miguelcarvalho43162 жыл бұрын
Muito bom já me escrevi no canal e acionei o sini das notificações
@simuquest2 жыл бұрын
Parabéns pela reportagem!! 😎
@sergiocosta17232 жыл бұрын
Parabéns pela reportagem, além de trazer,um pouco mais da infinita cultura do povo Negro,nós presenteia com uma vasta Experiência histórica e afirmativa ,isso declara e confirma,da importância do Negro, Na formação da Humanidade.Desde as civilizações mais antigas,até o momento vigente.
@Edits_Panic0 Жыл бұрын
"Povo negro" não existe. Africanos são gente tribalista, se você falar isso sem cuidado na África pode acabar levando um soco na cara, preto é só uma cor de pele. Não um povo, talvez povo branco até seja algo real, pois são todos parecidos genéticamente, mas pretos vêm em todo formato e tamanho, e são muito diferentes.
@robson31862 жыл бұрын
Análise perfeita e Excelente!!!
@estrela38892 жыл бұрын
Sim, cada um deve usar o cabelo como quer, alisado ou não,. Está na hora de superar intolerância e discriminação, seja para que lado for. Está na hora da gente gostar de si e de reconhecer no Outro um ser humano livre para fazer suas escolhas (também as estéticas).
@201085PEDRO2 жыл бұрын
Estrela ----- Superar não, "Punir" a intolerância e discriminação, seja para que lado for. Agora, sim, a frase tá correta.
@IsabelaSantos-zh7eh13 күн бұрын
Muito bom seu vídeo, vc explicou muito bem os pontos que abordou, amei ❤
@lucianasoares36262 жыл бұрын
Amei . Excelente! Parabéns!
@fullattacks2 жыл бұрын
parabéns pelo ótimo trabalho jornalístico
@MrAlefesti2 жыл бұрын
Parabéns, excelente matéria. Muito esclarecedora e importante para que o negro dê valor a sua negritude, e a entenda como manifesta cultural milenar.