Não dá para acreditar. Temos a oportunidade viva, pessoas pioneiras vivas em nosso país com tudo pronto pra fazer história em todo planeta, e é como se o país estivesse em coma. Completamente indiferente e deixando passar o que pode ser a maior oportunidade do país em se destacar e progredir indústialmente. O que estas pessoas fizeram é até maior que o pré-sal, já que o pré-sal seria naturalmente o próximo passo para exploração do petróleo.
@antoniocarvalho8320Ай бұрын
Bela reportagem sobre o assunto - Parabens
@JulianaFreitas-b4xАй бұрын
É impressionante ver até onde a pesquisa brasileira chegou, explorando um recurso tão abundante como o metal em questão. A aplicação dessa tecnologia em trens de alta velocidade no Japão demonstra o potencial inovador do nosso país. No entanto, é frustrante saber que uma pesquisa tão promissora foi abandonada na USP de Lorena. Isso levanta questões sobre como podemos valorizar e sustentar iniciativas científicas que têm o poder de transformar nosso mercado e nossa infraestrutura. É um lembrete da importância de investir em ciência e inovação para o futuro do Brasil.
@azazel7329Ай бұрын
50:48 Um grupo de acadêmicos desenvolveu a tecnologia, produziu pesquisa e também se ocupou de fornecer material a "parceiros", inclusive seus salários dependiam disso. Foi mal administrado e mal divulgado. É claro, enfrentar o "lobby" das empresas que vendem terra - e os políticos que estão por trás delas - não é fácil. Mas pesquisador deve ser responsável por pesquisa, e não por atender a contratos de fabricação e fornecimento de produtos. Era necessário alguém com habilidade e habilitação para divulgar o trabalho: dizer aos políticos que poderiam cobrar impostos, dizer aos empresários que poderiam ter lucros, dizer à sociedade que poderia ter empregos, etc. Também era necessário alguém pra administrar, um tipo pragmático, cara bem dura, que fosse, quando necessário, um bom puxa-saco ou, noutras vezes se comportasse como Darth Vader. O brasileiro quer ser polivalente num mundo em que só os especialistas sobrevivem. Esse é nosso maior erro.
@augustohiromuemori3353Ай бұрын
Gostei do resgate do histórico do projeto de pesquisa do nióbio em Lorena. Excelente trabalho.
@Luis-TioZaoDoFSАй бұрын
Tanto conhecimento e experiência adquirida que se disperdiçou!
@briba1000Ай бұрын
É incrível como o Brasil não valoriza seus pesquisadores e suas pesquisas deixando escapar oportunidades gigantescas para o desenvolvimento tecnológicos e monetário , que pena.
@joseamilsondasilvasilva9198Ай бұрын
Muito bom essa iniciativa desse projeto do Niobio, mas uma vez o Brasil perdeu essa oportunidade de ser um grande fornecedor desse material industrializado , e também ter patenteado esse material.
@romulocampos87Ай бұрын
Gostei muito das informações nesse vídeo, tenho algumas divergências sobre volume das reservas de nióbio no Brasil e propriedade do minério explorado pela CBMM. Acredito que o Estado de Minas Gerais seja o maior proprietário de reservas de nióbio do mundo, já tentaram privatizar. A professora reclama da falta de reconhecimento, mas seria importante ela saber que ninguém reconhece uma coisa que não conhece, e não acho correto imputar a quem não sabe, faltou comunicação. Eu discuto nióbio no mínimo há 30 anos, estou sabendo desse assunto por esse vídeo, a primeira liga de nióbio referido por ela que teve parceria com a CBMM, na época foi divulgado pela empresa como se eles tivessem desenvolvido em Araxá/MG. Parabéns a eles e gostei muito do vídeo.
@pauloziliani260Ай бұрын
Concordo. Ficou incompleta a reportagem. Com todo o respeito aos bravos e heróicos pesquisadores, inclusive o prof. Bautista Vidal quem tive o prazer de conhecer pessoalmente, mas o desenvolvimento de ligas metálicas a partir do Nióbio não ficou paralisada como faz parecer a reportagem. Essa grande empresa de MG trabalha e pesquisa e desenvolvimento do Nióbio com retorno econômico para viabilizar a produção e agregar valor ao metal. A academia tem muita restrição ao envolvimento da indústria e da monetização das pesquisas e isso é um grande entrave ao desenvolvimento de tecnologia no Brasil.
@pauloziliani260Ай бұрын
O Brasil pagou o salário e ainda paga o sustento desses pesquisadores, acho que não está certo dizer que o país não reconhece o trabalho deles, acho que eles deveriam perguntar se talvez eles não deveriam ter feito mais do que fizeram pelo país que os ajudou a criar suas respectivas família.
@antoniocarlosgirodo4506Ай бұрын
LAMENTÁVEL A IGNOTÂNCIA DOSD POLÍTICOS BRASILEIROS.
@andersonlima5069Ай бұрын
Infelizmente Brasil não dá a devida importância para grandes descobertas dos cientistas nacionais. Parabéns aos idealizadores, que a parceria desejada não demore a aparecer!
@pauloziliani260Ай бұрын
Oportunidade de investimento.
@mtteslian9159Ай бұрын
Fica claro que a CBMM não pagou direito de uso da tecnologia. Como sempre a academia esquece da parte prática, principalmente o registro de patentes. Recentemente uma Doutora do INPE desenvolveu uma nova tecnologia para as baterias de chumbo/ácido, não registrou patente de desenvolveu o piloto nos EUA, ou seja, eles irão se aproveitar do dinheiro investido pelo Estado brasileiro, assim como é o caso da CBMM, empresa da família Moreira Salles.
@orlandorodriguesmartins8239Ай бұрын
Aqui sempre da prioridade a exportar comodi , por ser menos trabalhoso
@FernandoManciniVillelaАй бұрын
Só assisti os primeiros minutos desse vídeo. O enunciado do tema desse vídeo me fez lembrar da CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. O quê dizer a esse respeito?
@josecolivagrudАй бұрын
Assista o restante... Põe na velocidade 1:75 vai rápido
@Acosta0Ай бұрын
Discordo que o Brasil deixou morrer a tecnologia do Nióbio, essa tecnologia está apenas no começo e ainda será amplamente evoluída com o tempo e com certeza o Brasil irá ter sua contribuição nesse processo.
@helsingdorfАй бұрын
Nenhum comentário abaixo cita a cleptocracia sob a máscara ideológica, destruindo tudo que é de bom em progresso nesse país de relapsos em questões políticas!
@leandrosouza66807 күн бұрын
Brasil nunca vai deixar de ser curatela, devemos agradecer os governos que tivemos ao longo da história...
@nelsonmoreiravieira7123Ай бұрын
Ciência e Tecnologia não dão votos.
@glaucorodrigues2857Ай бұрын
🎉🎉🎉
@lawyer1961Ай бұрын
Esse trabalho pode ser retomado e incorporar as novas tecnologias visando a criação de uma empresa nacional (estatal) de produção de metais estratégicos.
@lucianasalles7272Ай бұрын
🎧🎧🎧🎧🎧
@flaviorodrigues8625Ай бұрын
🎉🎉🎉🎉🎉
@ViniBsb1973Ай бұрын
Alerta de complexo de vira-lata!!!
@Mario-le3vz24 күн бұрын
Brasil detém quase a totalidade de patentes de produtos com nióbio. Brasil não exporta o minério somente ligas com alto valor agregado.
@JosePSilva-st1rqАй бұрын
Infelizmente o brasileiro também não sabe divulgar seus projetos e ir atrás de patrocinadores. Absolutamente a maioria das pessoas ouviram falar disso no Brasil de a pouco tempo.