🔺Clique no link e garanta agora mesmo seu ebook gratuito Família Narcisista - Entenda o Impacto e Cure-se: bit.ly/Familia-Narcisista 🐈
@fatimarodrigues89716 жыл бұрын
O bode expiatorio em geral é a criança empata e a mais inteligente e bondosa, pq não combina com a maldade da mãe que percebe isso. A criança que não se pode dominar.
@aciganacartomantedss6 жыл бұрын
Edmar Fatima Faria Rodrigues vdd!!! 🙏🏻
@veronicamaria20956 жыл бұрын
eu mesma :(
@keniadianabezerradesantana76266 жыл бұрын
Exato!tipo Eu!.
@Lineartes6 жыл бұрын
Deve ser por ser o bode expiatório que eu tenho pós-graduação e fiz carreira, ao contrário dos meus irmãos!
@EmitaTavares6 жыл бұрын
Faz todo sentido ! Fui bode expiatório sempre recebi elogios qdo era criança , pena que essa minha bondade segundo a minha mãe k só quero aparecer .
@rosemorais93805 жыл бұрын
Sempre fui um bode expiatório da minha mãe. Tudo foi tão forte, desprezível... Que outras pessoas da família ou conhecidos se acharam no direito de fazerem o mesmo. Hoje sou totalmente isolada no meu canto. Sou amável, cuidadosa. Hoje eu aprendi a me amar.
@julianadesa86694 жыл бұрын
Eu tb senti a família replicando o comportamento da minha genitora.
@bruninha37534 жыл бұрын
Somos duas eu não consigo ser ruim com ninguém
@AnacristinaJC4 жыл бұрын
Eu tbm passei por isto engraçado que nunca fui respeita por ninguém por culpa da porra da mulher que me colocou no mundo, todo mundo dava um jeito de me infernizar pq sabia que eu não teria defesa dela.
@oalves44694 жыл бұрын
Exatamente isso , todo mundo acha que pode nos maltratar, já que não temos valor nem pra nossa própria mãe, aí elea acham que podem fazer todo mal, é aí que a gente vê a verdadeira face das pessoas, que só fazem o bem quando tem alguém se importando, se não tem ninguém pra se importar, as pessoas más mostram a face.
@valdirenelins53354 жыл бұрын
Até hoje não consigo me amar,me aceitar, até hoje me sinto a pior pessoa do mundo ,chego até me odiar na maioria das vezes 😔
@discordosim12522 жыл бұрын
Falar sobre a mãe ainda é um tabu. Pq a sociedade inválida a sua dor. Acham que mãe pode tudo. Como se fosse Nossa Senhora. Perfeita a sua explicação! A mãe narcisista nasce assim ou se torna? Pq eu tenho uma tia que é igual, mas lá o filho não aceitou o papel de filho dourado. E se afastou. Esse transtorno é uma doença? A mãe narcisista é incurável?....Eu sou o bode expiatório. Aquele que questiona e pergunta pq? Mas se ela tenta me humilhar, eu faço o mesmo com ela. Começo a contar os podres da vida dela na frente dos outros. Aí ela fica apavorada. Meu irmão é o filho de ouro , o fantoche, sem personalidade, vazio de si, um fraco! Ele não tem salvação! Ele não quer se libertar!...A mãe narcisista não ama ninguém, ela usa os filhos como extensão dela, pq sim é vazia de si. E no fundo ela se odeia, ela não se suporta. Mas finge que é normal! ....
@rackcatg124 жыл бұрын
"A sua auto-imagem foi forjada pelas necessidades egóicas de uma pessoa em tremenda dor." forte
@Lineartes6 жыл бұрын
Já fui a criança dourada durante a infância... No caso, a primeira da turma, a referência dos estudos, literalmente a artista... Tanto que houve investimento nos meus estudos como não houve no caso dos meus irmãos. Parei de ser a partir do momento que fui criando a minha identidade como ser humano diferenciado da minha mãe. A minha mãe se projetava horrores em mim. E os choques começaram quando a minha personalidade começou a se definir na minha adolescência. Comecei a questioná-la, desafiá-la, e passei de criança dourada a bode expiatório! Não por ser problemática... Pelo contrário! kkkkkk Apenas por ser diferente. Quando tu tem irmãos, isso faz ainda mais sentido. A partir do momento que se cria concorrência entre vocês e sentimentos de revolta. Infelizmente tu tá tão emaranhado na teia da manipulação que tu não enxerga isso. E claro que isso causa distorções inclusive na personalidade e na conduta de quem é afetado pela mãe narcisista. Hoje em dia sou afastada de todos (cortei relações)... Adoeci horrores, e graças a Deus estou me recuperando bem! Amei a tua análise!
@barbaravaldez49745 жыл бұрын
Aline, a tua mãe era próxima de você e lhe tratava super bem antes das brigas frequentes. Porque ainda não sei se minha mãe é narcisista ou tem síndrome Borderline ou uma mistura. Só que ela nunca me tratou mal, mas só queria atenção para ela. Tinha que ser sempre ela, qualquer atenção que eu dedicava a outras pessoas era visto como abandono a ela. Então quando me tornei adulta a relação se deteriorou e ela só diminiu as coisas que quero e exige atenção. Então, ainda não quero enxergar que é narcisismo.
@Lineartes5 жыл бұрын
@@barbaravaldez4974 olha... acho que só um profissional da área pra te orientar nisso. O lance acho que vai muito até onde isso afeta a relação de vcs. Minha mãe é também uma pessoa doente. O narcisismo esse é um transtorno... acredito que ele possa sim vir acompanhado de outras coisas. Outra coisa que eu acredito é que o narcisista também sofre e é uma pessoa infeliz.
@Lineartes5 жыл бұрын
@@barbaravaldez4974 e o "tratar mal" é muito relativo. A pessoa pode agir nas entrelinhas... de forma indireta e de que tu não tenha como revidar. Tudo vem na forma de "Eu sou mãe e quero o melhor pra ti". Mas tu sente a opressão de qualquer forma... e pior: sente culpa por se sentir oprimida
@andreiacarvalho24045 жыл бұрын
Nossa me identifiquei muito com a sua história. Pra mim até 32 anos eu tinha a mãe perfeita nunca brigavamos. Qdo comecei a me incomodar e enfrentar ela se voltou contra mim. Diz que sou ingrata e que sou a pior filha de todos, somos em 4. Pra completar finge doenças é hipocondríaco, já fingiu surto psicótico. Mas minha irmã sofreu desde o ventre até adulta. Hoje se curou. Aff
@karenregiane87005 жыл бұрын
a criança bode expiatório entra em depressão?
@SirleiMachado405 жыл бұрын
Gente me falou tudo em minutos, sou a criança invisível. Nunca me senti em casa dentro da minha casa. Casei com 17 anos grávida e foi como se eu nunca tivesse morada ali, ninguém me deu por falta. e eu segui minha vida, longe de todos. Quase vinte anos depois que eu encontro esses vídeos para me esclarecer o que foi a minha vida. Obrigada Taryana Rocha você é incrível.
@karinaoliveiraalves.13773 жыл бұрын
Eu também passei por isso acho que eu era bode e a criança invisível depois que sai de casa que já não podia servir de escrava fiquei invisível.minnha mãe nunca quis saber como eu estava.
@luciahelenareis46433 жыл бұрын
Tbm fui invisível a vida toda, mas minha mae acho q nao era narcisista, ela devia ter traços, não lembro dela rivalizar, ficar jogando um filho com o outro comomas maes narcistas faziam e tinha um senso de moral correto, minhas irmãs q são narcisistas são são podres e tem condutas errôneas.
@vemcomigoler2 жыл бұрын
Eu também invisível, ninguém lembra que eu existo kkkkkkk
@averdadequenosliberta86535 жыл бұрын
SOU O BODE EXPIATÓRIO FUI ESPANCADA DIVERSAS VEZES, UMA VEZ FUI ESPANCADA PELA NARCISISTA E DUAS IRMÃS, FIQUEI COM DEPRESSÃO E PENSAVA EM SUICÍDIO HÁ UNS 25 ANOS. Eu fui tão humilhada destuida que quase perco minha identidade; mas nunca perdir minha essência.
@rolphsophia Жыл бұрын
Tive que sair de casa aos 19 anos com 5 peças de roupa, iam acabar me matando de tanto bater na frente dos outros
@vandasantos-xd6vm7 ай бұрын
Misericórdia 😢😢😢@@rolphsophia
@ClaudiaRibeiroLopes4155 жыл бұрын
Menina... Eu sempre fui o bode expiatório. Meus irmãos, o mais velho e a caçula sempre foram os dourados. Pra mim não tinha nada, nem bolo de aniversário eu nunca tive, enquanto meus irmãos podiam escolher se iam sair ou se iam ter festinha. Meu pai teve a manha de ir pro Paraguai e trazer presente pros meus irmãos e pra mim não trouxe nada... Olha, desde antes de 7 anos de idade, quando ainda morávamos na primeira casa, eu percebi que tinha algo errado na minha família, sei que é muito cedo, mas vi, eu já tinha sofrido abuso sexual aos 5 anos por parte de um tio que morava no mesmo quintal. Criança invisível, achei interessante mas triste saber... Parabéns pelos seus videos!!! Estou melhorando aos poucos, divorciada e desempregada ainda não tenho grana pra terapia, mas assim que eu puder vou voltar pra terapia.
@alemarinha5 жыл бұрын
Que triste sua história, no meu caso minha irmã fez muitas coisas ruins comigo e se passe por boazinha pros outros irmãos, a filha dela é narcisista uma peste
@ClaudiaRibeiroLopes4155 жыл бұрын
@@alemarinha Eles se passam por pessoas boas para os outros. A minha ex-sogra narcisista cerebral, junto com a filha dela, fizeram o pai de bode expiatório, sim, o próprio marido dela, que depois ela o descartou pedindo o divórcio. Vivi um casamento com o filho dela, narcisista tbm, durou 22 anos o casamento. Essa minha ex-sogra infernizou tanto a gente, tanto por meio dele mesmo, como também usando pessoas pra nos bisbilhotarem, os macacos voadores. Ele mesmo chegou a contar tudo o que comprava ou deixava de comprar pra nossa casa e para mim. Minha mãe morreu quase um mês depois que saiu o nosso divórcio no papel. Acredita que a minha ex-sogra, só porque conhecia a minha mãe desde jovens, ela e a minha ex-cunhada queriam ir no velório, meu ex-marido me perguntou que horas seria (Foi em outra cidade, tive que viajar pra ir no velório). Eu disse que não autorizava a entrada delas lá. Oras! Aprontaram tanto comigo, torceram tanto pro fim do nosso casamento e naquele momento queriam se fazer de "boas" pessoas, mostrando a todos lá da igreja que estavam lá, que mesmo que houve o divórcio elas eram boas e foram ao velório da minha mãe? Não autorizei. Aliás, a minha mãe era narcisista também, e ela preparou a minha irmã que é caçula, era a dourada e se tornou narcisista tbem. Eu aguentei 4 coisas da minha irmã, e uma do marido dela. Eu me arrependo de eu mesma ter ido naquele velório da minha própria mãe, foi uma vergonha. Além de claro, o pastor da igreja que ficou com raiva de eu não ter deixado irem a minha ex-sogra e a minha ex-cunhada, então ele foi fazer o culto fúnebre mas nem falou comigo. O marido da minha ex-cunhada é pastor lá, pastor de crianças. Pois é... Mas tenha forças amiga, assista sempre aos vídeos, eles me ajudam muito. Abraços!!!
@caarloshenrique263 жыл бұрын
Eu sou o caçula tenho mais 3 irmãos !! Também nunca tive festa de aniversário nunca ganhei presente, Eu sentia que eu era invisível, que estava falando com as paredes, eu falava ninguém me dava atenção,se eu falasse alguma coisa falam pra mim vai dormir, eu aprendi nunca pedir nada!! Menina eu acabei me fechando fui me isolando, eu não saia de casa, era do Colégio pra casa da casa pro Colégio!! Meus irmãos foram casando saindo daí virei bode expiatório nunca gostei do meu pai, antigamente batia de frente depois comecei a ignorar!! Agora tenho consciência não sabia que existia isso!! E assim como se a minha opinião não fosse importante, eles não pensam nos meu sentimento eles fazem o que dão na cabeça deles!! Sempre pegava as minhas coisas e sumim com ela, ano passado fui pro estágio quando voltei deram a minha cachorra, a cachorra pra mim era como uma filha, agora deram meu gato!! Eles só pensam neles, pior que ficam se fazendo de coitadinhos!!
@ClaudiaRibeiroLopes4153 жыл бұрын
@@caarloshenrique26 Nossa, sua história é muito parecida com a minha... Sinto muito... Mas sabe, até hoje tenho dificuldade para me abrir. Estou conversando com uma vizinha minha aqui do condomínio de apartamentos, ela não tem nada tóxico nela por isso estou conseguindo ter amizade tranquila com ela. Eu casei cedo, com 19 anos, mas saí de um inferno pra entrar em outro... Só Deus pra nos ajudar a aguentar... Eu tentava conversar com a minha mãe quando eu era adolescente mas ela arrumava algo pra fazer e ficava de costas pra mim, aí fui desistindo e fui distanciando emocionalmente dela. Do meu pai eu distanciei emocionalmente antes. Os meus irmãos, o mais velho e a caçula são da área do Direito. Eu passei o tempo todo da minha vida, até nos últimos dias enquanto eu era casada aguentando a minha mãe ficar me contando os sucessos dos dourados. Eu ficava tranquila por eles terem sucesso mas eu me incomodava porque eu tentava bater papo com ela sobre outras coisas, mas ela só sabia ficar falando deles pra mim no telefone. A caçula de dourada se tornou narcisista e eu lembro a transição marcante em que ela piorou digamos assim, foi depois que um namorado que ela teve trocou ela por outra. Rapaz, não é fácil viver numa família "bando de Satanás" como essa hein, só a gente que aguentou sabe o que é e como é... Eu te desejo sorte, desejo que Deus te abençoe, te ajude e te guarde. Um feliz 2021 para você com esperança e otimismo!
@caarloshenrique263 жыл бұрын
@@ClaudiaRibeiroLopes415 Feliz 2021 pra vc também!!
@juliananunes15406 жыл бұрын
Estou definhando.. envenenada, buscando um caminho para minha liberdade emocional, meu Deus como esta sendo dificil.
@nietzschetomandosopa11095 жыл бұрын
Como podemos conversar?
@pri60865 жыл бұрын
Força, vc vai sair dessa! Se afaste de pessoas que te fazem mal.
@julianasalomao65274 жыл бұрын
Não desista ! Você merece ser feliz !!!
@carlafarias41263 жыл бұрын
Sim muito difícil...mas vamos conseguir! Já consigo ver, as reações do meu corpo mostram isso.
@familiafogacanaestrada22203 жыл бұрын
Amiga quando conheci Jesus e a Biblia me libertei, vc consegue, força.
@elicebianchi59545 жыл бұрын
Somos em 8 irmãos,sempre nos odiamos,hoje vejo que foi tudo manipulado,meu Deus quanta miséria e sofrimento,que saudade do meu pai,ele era meu salvador 😞
@luciahelenareis46433 жыл бұрын
Aqui tgm somos em 8 e ninguém ama ninguém só tem magoas imperando na família.
@degeoliveiraluca95903 жыл бұрын
Bem sei como vivenciei tudo isso
@ritadecassiasilva82072 жыл бұрын
Na minha família éramos eu e mais 2 irmãos , nos odiamos até hoje , meu pai ou era psicopata ou narcisista perveso por que era o demônio em forma de gente e a mãe narcisista oculta, imagina os traumas que carrego até hoje
@vemcomigoler2 жыл бұрын
Mas o pai nessa dinâmica é facilitador, por mais que seja boa pessoa.... Ele também é vítima que cai nas garras narcisistas ...
@driellipaola91145 жыл бұрын
Vc morava escondida na minha casa ? Não é possível acertar tanto assim menina... kkkk Impressionante como vc descreve as relações e comportamentos. Vc tem me ajudado bastante. Obrigada por tudo!
@discordosim12522 жыл бұрын
Vdd....eu balanço a cabeça, concordando com tudo. Parece que ela conhece a gente e a mãe de cada um..É isso mesmo, os filhos são a extensão dela. Não pessoas individuais. Não sei pq essas criaturas tem filhos, se são totalmente desestruturadas. Só acrescentar que o filho bode expiatório, apanha muito. Ela bate pq não aceita ser questionada. A agressão além de piscológica é física.
@julianafagan66605 жыл бұрын
Rapaz eu sou muito maravilhosa mesmo kkkkk. Eu sou o bode expiatorio e nao segui pelo caminho prejudicial. Nao uso drogas, nao me prejudico e nao faço o mau para meus algozes. Eu tenho panico pos traumatico e ansiedade sabe. Kkkkk mas nao me envenenei com a D. Narcisa. Eu sou toda o meu pai! Que alegria! 🌸🌸🌸🌸🙏🙏🙏🙏🙏🙏
@TaryanaRocha5 жыл бұрын
ADORO!
@83Thata4 жыл бұрын
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@kamillafernandes75373 жыл бұрын
Mesma história de vida minha...
@fernandamaximo82286 жыл бұрын
Se eu identifiquei? Vc contou a história da minha vida e da minha irmã... Duas vítimas, cada uma de forma diferente... Eu busco ajuda psicológica, a minha irmã ainda não.
@elianefontana65315 жыл бұрын
Minha irmã não acredita que nossa mãe seja narcisista . Ela está em.negação
@ClaudiaRibeiroLopes4155 жыл бұрын
Eu tenho dó do meu irmão hoje, porque a nossa mãe imputava sobre ele tanta perfeição, e ele tinha que corresponder né, pra validar o que ela tanto pregava. A minha mãe me forçou a fazer magistério e nunca me perguntou se eu queria, mas, como Deus é bom, meus professores pregavam que a gente deveria ter u.a consciência crítica, e eu, evangélica, porém adolescente, comecei a me distanciar psiquicamente da minha mãe e do meu pai narcisistas. Eu obedecia, eu honrava eles, mas muitas coisas que eles falavam e agiam eu pensava que meu pai tinha demônio na vida dele, e que a minha mãe tinha ficado grávida de mim numa hora em que o casamento deles estava ruim, eram desculpas que eu me dava, e eu passei a ter como meu Pai verdadeiro Deus, que eu aprendi na igreja que Ele sim me amava de verdade e jamais me trataria daquela forma. Minha mãe comentou a vida inteira que não teve leite pra mim quando eu nasci. Toda vez que algo a fazia lembrar que ela tinha sido minha professora na segunda série do Primeiro Grau, ela contava que não podia me deixar usar o banheiro porque senão os alunos e os outros professores iam achar que ela estava me privilegiando. Aí eu pergunto: "Privilegiar de que? Se ela deixava todos os alunos irem ao banheiro quando necessitavam, por que só eu não podia? Claro né, ela dando desculpas para a perversidade narcísica dela pra comigo". Meus pais são falecidos, mas eu faço questão de deixar comentário aqui pois eu mesmo sou muito ajudada por comentários de outras pessoas nos vídeos aqui, então deixo os meus também.
@bonsestudos10865 жыл бұрын
Meus olhos se encheram de lágrimas
@Fernanda-te1uv5 жыл бұрын
O pior é isso: sinto que minha vida me foi roubada... Que eu poderia e posso ser mais e não consigo por tantos bloqueios e me sentir tão insegura e tão inadequada, apesar de tantos anos de terapia. Queria me libertar, queria quase ser outra pessoa, mas tudo isso me constituiu e não sei como me desbloquear. Estou com 47 anos e há 3 livre de todos eles. Ter me dado conta intuitivamente de que deveria romper considero que foi um grande avanço.
@martafranco36984 жыл бұрын
Tenha paciência com você, se foram 44 anos de opressão e 3 de liberdade é natural que ainda existam esses bloqueios, tentaram roubar sua vida, você não deixou, você estava aprendendo, agora tudo vai ser melhor com tudo que você aprendeu 🌱
@Fernanda-te1uv4 жыл бұрын
@@martafranco3698 Muito obrigada por tuas palavras! Tudo de bom!
@patriciarockstar103 жыл бұрын
Eu também sinto isso, e pensar que passei a vida toda achando que eles eram problemáticos, só descobri isso com 49 anos de idade. Comecei a lembrar de tantas sabotagem deles, da falta de investimento na minha educação...nossa.
@Gabimv3 жыл бұрын
Igual aquela novela mexicana "O que a vida me roubou", me sinto igual também. A mocinha foi vítima da própria mãe que eu acho que ela tinha traços narcísicos. Faz parecer que estamos em uma novela! Que tudo isso é uma história e logo passará! Eu espero que sim, ter a felicidade que eu tanto quero e saber que eu sou de verdade!
@camilacosta75314 жыл бұрын
Eu fui a criança invisível e é muito difícil lidar com os traumas que ficam, alguns bloqueios mentais, sociais e etc, fora os transtornos que somos expostos. Hoje em dia, felizmente mudei de vida, mas é extremamente difícil. Fico feliz em ver que esse assunto tá sendo abordado, porque todos se negam à aceitar que mães não são "santas" e perfeitas (não sempre).
@julianacastro4707 Жыл бұрын
Meu marido é o invisível também
@kotikola6 жыл бұрын
Eu não sei quem é o meu irmão. Nunca consegui me aproximar se quer conhecê-lo. Ele é o fantoche da minha mãe.
@kassielymendes86204 жыл бұрын
Quando minha irmã se tornou dourada, ela se aliou a minha mãe para me sabotar, humilhar e maltratar, sempre me usando p debochar, p fazer piada na frente das pessoas e expor minha vida chamando atenção p a negatividade, me fazia de escrava delas, né enchiam de tarefas o dia inteiro para me deixar exausta e consequentemente sabotar meus estudos e área profissional. Nunca nos aproximamos nunca tivemos "segredos de irmã" ou algo do tipo. Porém sigo em paz, longe dela e sentimentalmente distante da minha mãe. Não consigo perdoar e estou tranquila também quanto a isso.
@luizacamargo31536 жыл бұрын
Tenho mais dois irmãos, uma mais velha e um irmaozinho. Já passei pelos 3 papéis. Quando criança era a dourada, até meus pais se separarem. Comecei a ser o bode expiatório mas mudamos de cidade e tive uma depressão profunda então me tornei completamente invisível, com certeza a pior parte de todo o processo. Depois nos mudamos de cidade novamente e fiquei no status de bode expiatório às vezes alternando ao invisível. Engraçado que minha mãe se casou 3 vezes e em cada casamento um filho, enquanto o pai de cada ainda era casado o respectivo filho era o dourado. Por conta da minha “invisibilidade” e de ser o bode da família já vi meu irmao com 5 anos olhar pra mim quando eu entrava no carro pra almoçar com a família (oq era muito raro pq eles quase nunca me chamavam) e falar “o que ela esta fazendo aqui?” Ele não sabia que eu fazia parte da família e nem q eu era irmã dele. Já a minha irmã se aproveitava da maldade da minha mãe pra me massacrar e se sentir melhor junto com ela, acho um pouco preocupante as escolhas que ela está decidindo fazer por si mesma, mas sinto que não tenho nada a ver com a opinião nem as atitudes deles... realmente é um processo muito enlouquecedor. Graças a Deus descobri a Tary, e estou me curando! Em breve estarei saindo de casa definitivamente, depois da minha mãe ter sabotado uma parte da minha primeira tentativa! Muita luz e sucesso pra nós, parece difícil mas não é impossível! Nós somos fodas, filhos de Deus, invencíveis, podemos TUDO! Fé!
@fatimarodrigues89716 жыл бұрын
Saia sim e seja feliz
@juluz31765 жыл бұрын
Sempre fui o bode expiatório. Até quando meu irmão estava errado em alguma situação, a família dava um jeito de distorcer e me colocar como errada. Meu irmão e a namorada dele se tornaram os maravilhosos pq nunca reclamam de nada.. Narcisita não gosta de ser contrarido. Nao tem empatia. Desconsidera as necessidades dos filhos. De uma maneira muito sutil ela me coloca contra meu irmão... Se tem alguém que eu não me dou bem ela faz questão de trazer pra bem perto de mim. A lista de situações é grande...
@fernandasouza-qz5xl4 жыл бұрын
Eu sempre soube que havia algo de errado na minha relação com a minha mãe, mas não sabia dizer o que! Na minha infância, não havia tecnologias, nem celulares e muito menos internet. Sabia que algum mecanismo de sobrevivência em mim se ativava sempre que minha mãe estava por perto. Gritos! Revoltas! Rebeldias! Inconformidade constante! Me mantinham " a salvo" dela. Sinto que parte do que restou da minha sanidade se preservou justamente por ela não conseguir me dominar como gostaria. Porém, os efeitos psicológicos não foram menos devastadores. Hoje sigo tentando me reeguer disso tudo e recomeçar. Minha irmã a "ex dourada" está comigo nessa. O apoio que nos damos foi a causa de não termos acabado morta (minha irmã queria o suicídio) e eu presa (queria matar minha mãe). Agradeço a Taryana Rocha por toda ajuda.
@luhnascimento51653 жыл бұрын
Vc descreveu o que penso
@neraide10005 жыл бұрын
é doentio, porém é assim dessa forma na fase adulta é inexistente o vínculo entre os irmãos
@aline_loveYah8 ай бұрын
Minha MN conseguiu destruir toda a família, Ela lutou muito pra isso.
@gilvannicepereira20115 жыл бұрын
Minha mãe incentivava que ficassemos de mal, tanto que tenho um dos irmãos que não falo até hoje. Teve época de 5 filhos só dois que se falavam. Ela achava bom, dizia abertamente.
@christianelevyalemdalente5805 жыл бұрын
Minha sogra é assim!!!
3 жыл бұрын
A bruxa da np faz a desunião e logo coloca a culpa em nós mesmos.
@deniseoliveira87976 жыл бұрын
Eu fui sempre o bode expiatório e minha irmã o dourado. Ela me massacrava mais que minha mãe. Tenho sequelas até hoje. Foi tão grave que afetou toda minha vida.
@EmitaTavares6 жыл бұрын
DENISE Valeria tb fui muito massageada pela Dourada . Ela me fazia sentir a pior criança do mundo . Só incentivava k meus irmãos praticasse bullying em mim . Hoje vejo k é pura inveja
@lucianagaluce6 жыл бұрын
Eu também passei o mesmo que você.
@Lineartes6 жыл бұрын
No caso, eu era a criança dourada e sofria represálias das crianças invisíveis. Até que eu passei a ser o bode expiatório e um deles ocupou o posto de criança dourada!
@fatimarodrigues89716 жыл бұрын
Parece que a maldade bem em dobro. São demoniacas
@fatimarodrigues89716 жыл бұрын
Meis irmãos eram incentivados a me " darem o desprezo." A profecia se cumpriu. Estou isolada mas em paz
@maluteixeira5035 жыл бұрын
Minha mãe transformou meu filho em uma criança dourada e eu sou os outros dois( invisível e bode expiatório). Ela manipula e compra ele, com tudo o que o dinheiro é capaz. Situação tensa!!!
@rta30304 жыл бұрын
Se imponha, pessoas autoritárias, narcisistas não gostam de quem se impõe, de quem confronta elas, falo por experiência própria com minha irmã 😉
@keilafrazao73764 жыл бұрын
Minha mãe
@MJ7P4 жыл бұрын
Vivo a msm situação com meu filho...mto triste
@Chris-by9gw3 жыл бұрын
Vc contou minha história,mas com muita fé hj eu resgatei minha filha... Aqui era a narcisista e a criança dourada da minha irmã q manipulava tudo... Mas minha filha acordou e hj ela me ver como mãe e me respeita
@tvrosanogueira51956 жыл бұрын
Realmente filha única , acaba sendo tudoo
@andreanhecardoso51505 жыл бұрын
Esse vídeo deveria se chamar: "Explicando a dinâmica da minha família" . Não só eu me encontrei, como vi os membros da minha família e senti que agora tudo faz sentido!!
@transtornobipolhaco11025 жыл бұрын
Eu fui a dourada por me destacar e me tornei o bode ao andar com as próprias pernas. Meu irmão (que era mais velho) sempre foi dourado. Resultado: Tenho minha independência financeira e familiar, meu irmão tem 48 anos, não trabalha e vive até hoje com minha mãe que sofre muito por ter de aturá-lo.
@isaldofilho94713 жыл бұрын
Perdão, i foi mau
@ritadecassiasilva82072 жыл бұрын
Bem feito, essas pestes merecem sofrimento mesmo ☺️
@transtornobipolhaco11022 жыл бұрын
@@ritadecassiasilva8207 Na verdade, to procurando perdoá-la. O mal que ela me fez me tornou o homem que sou. Se ela tivesse me dado o mesmo trato do meu irmão, hoje seria um impotente sem autonomia cheio de transtornos psicológicos e psiquiátricos. O perdão é pra gente, não pro perdoado, pois, o lixo mental que se deve jogar fora está na nossa cabeça, não na dele.
@mariamariah92722 жыл бұрын
Está pagando pelo mal que te fez!!
@rolphsophia Жыл бұрын
História identifica a minha! Meu irmão vive nas costas deles
@alexandraleite34375 жыл бұрын
Minha mãe fez de tudo para me enquadrar na criança dourada mas não conseguiu, pq eu sou totalmente diferente dela. Então, fui colocada como bode expiatório. Qd meu irmão nasceu, por ser parecido com ela, no temperamento, fui colocada no papel de criança invisível. Ele não seu conta dela e se afastou. Aí, voltei a ser o bode expiatório. Hoje, não tô nem aí pra isso: eu sou o que DEUS me diz que eu sou. Já consigo separar o que ela pensa do que eu sou. Descobri que é possível ser feliz apesar dela. Aleluia!
@maosdefada24075 жыл бұрын
Eu fui a criança invisível. Hj peguei tudo que vivi me tornei terapeuta estou muito feliz.
@BiahBritoParadis5 жыл бұрын
dei sorte e tenho um elo muito forte com a dourada. descobri o transtorno da np e estamos, juntas, tentando lidar com os traumas e salvar nossa irmã mais nova das garras da narcisista
@TaryanaRocha5 жыл бұрын
Uhuuuul arrasaram!
@amandaalves44905 жыл бұрын
Também tenho um ótimo relacionamento com meu irmão dourado, mas ele não vê/não aceita que é manipulado pela mãe.
@ichkan_6 жыл бұрын
Esse tema é muito importante. Ajuda a tirar a culpa do bode expiatório.Fiquei com pena da criança invisível. Namastê. Muito obrigado.🌟🌠🌟😄
@prof.JaquelineStein5 жыл бұрын
Identifiquei-me com tudo. Sou a filha dourada. Às vezes me sinto incompreendida pela minha irmã que é o bode expiatório, ela acha que eu não sofri os efeitos no narcisismo da nossa mãe, ou talvez preferiria estar no meu lugar. Indicação de livro para o processo de cura: O Drama da Criança Bem Dotada. Obrigada por compartilhar.
@prof.JaquelineStein3 жыл бұрын
@@dayane8696 o livro? O livro explica como as crianças bem dotadas (que faço analogia com a filha dourada) esvaziam completamente sua personalidade e perdem seu próprio self buscando a todo momento agradar aos pais. Consequentemente creem que o amor é condicional (precisam ser brilhantes para merecer amor) e se tornam extremos perfeccionistas. No meu caso isso culminou em ansiedade e depressão. Quando comecei meu tratamento psiquiátrico eu não sabia dizer nem quais eram meus hobbies, as coisas que eu gostava de fazer. Meu ser foi esvaziado por completo para preencher com títulos e outras coisas admiráveis. Fiz anos de terapia para desconstruir o processo cognitivo de que pessoas admiráveis não necessariamente são amáveis (e vice-versa). Mas já ganhei alta do meu tratamento e estou ótima hoje em dia!
@prof.JaquelineStein3 жыл бұрын
@@dayane8696 outro ponto que precisei trabalhar muito foi a deslegitimação das minhas necessidades e emoções. Como eu sempre via alguém sofrendo mais do que eu, eu não me sentia no direito de expor minha tristeza ou mesmo necessidades físicas como fome, sono, enfim... precisei aprender a comer quando sentia fome (consigo ficar até 4 dias sem comer nada quando estou triste), dormir quando sentia sono, descansar quando me sentia cansada. Quando eu comecei a terapia eu estava com o punho enfaixado, pois havia perdido a força em 3 dedos cujos tendões inflamaram escrevendo minha dissertação de mestrado sem dedicação exclusiva (advogando simultaneamente). Mas o mais importante foi aprender a reconhecer meus sentimentos, pois eu me negava o direito de sentir tristeza (afinal, alguém dourado pode ficar triste?) e suportava enormes perdas sem sofrer o luto. Enfim... o assunto é profundo demais para trabalharmos somente com KZbin, se você é a filha dourada faça terapia.
@vpessoa6 жыл бұрын
Até a adolescência eu fui a criança invisível, depois bode expiatório, seus vídeos tem me ajudado tanto!
@fatimarodrigues89716 жыл бұрын
Deus abençoe muito vcs
@denisejmarti5 жыл бұрын
Eu também fui as duas, mas a vida toda, quando era útil eu era o bode expiatório e quando não tinha alguma forma de atacar, me deixava de canto e invisível!
@canquesada4 жыл бұрын
Gostei muito do vídeo, queria saber das possíveis diferenças entre pai e mãe narcisistas. Tem algum vídeo tratando de pai nascisista?
@centelhadivina63176 жыл бұрын
Fui casada com um bode expiatório, A cunhada é a filha dourada e narcisista também. Sou grata por dar um fim e ficar longe dessa família onde jogar sem nenhum sentimento pelo próximo é divertimento. Daria um livro, quase enlouqueço. A faculdade de psicologia e um processo de iluminação me libertaram de tudo isso.
@haidafreitas90615 жыл бұрын
Oi Tary! Como é avassalador e doloroso entender que fui e ainda sou o bode expiatório e a criança invisível. Sempre achei que eu era estranha e o peixe fora da água nunca me senti conectado com minha família agora entendi
@TaryanaRocha5 жыл бұрын
Dói mesmo, mas lembre que nada disso tem a ver com você!
@haidafreitas90615 жыл бұрын
@@TaryanaRocha gratidão por tudo! bjs
@MarianaBFerreira4 жыл бұрын
Oi haida! Vi nas suas palavras a descrição da minha vida. Que chocante... até hoje ñ me sinto conectada com elas, e olha q tentei hein...
@DrikaMiras4 жыл бұрын
So quem passa por isso sabe a dor que é
@ledarosanamendoncaborgessi59275 жыл бұрын
Olá Taryana. Estou muito surpresa e feliz por ter mencionado a criança invisível, pois é a primeira vez que ouço entre todas e todos os palestrantes que abordam o assunto. Fui a criança invisível, tinha a sensação de que era insignificante a minha existência que eles né me notavam ou importavam. A negligência, abandono e indiferença era tamanha que sofri os mais sórdidos abusos. Quando você descreveu no vídeo, foi com uma luva vestindo minha mão. Só era percebida quando errava,e aí, o castigo era cruel. Pra vc ter uma idéia, fiz xixi na cama até os 5 anos,levantava de manhã, a mamaezinha querida esfregava o lençol freneticamente no meu nariz, ao escovar o dente via uma bolinha roxa no espelho, era meu nariz machucado, sem falar na exposição pública do fato que até hoje ouço ela contar esta história. Sou portadora de uma condição clínica da qual meu rim não concentra muito a urina e por isto, urina muito, chego a perder 2 , 2,5 litros de urina por dia. Descobri logo isto porque sou médica. Ao descobrir a existência de mães narcisista, me ficou uma dúvida se já não é uma característica das mães? Observo muito isto, na maioria esmagadora das mães que são injustas por justamente terem SEMPRE os queridinhos, os desprezados. É claro que ao falar do bode expiatório, me identifico em muitas coisa,mas mais com a criança invisível.
@irenegrams48745 жыл бұрын
Penso que não o bode expiatório uma extensão dela geralmente faz as. Ações de agressão diminuição dos outros irmãos viram vítimas e ela se realiza tudo pra satisfaze la e não sofrer não é característica das mães a preferência apenasum mecanismo de manipulação das mães narcisistas vc deve mandar muito amor para os seus rins pois ele teve muito medo curso de reik para vc sempre demostrar carinho por ele pois ele foi e é o seu fiel escudeiro não sou profissional na penso que isso ajuda muito amor pra sua criança interior
@lariesteves79766 жыл бұрын
Você pode fazer um vídeo sobre o terror plantado pela mãe!? O pavor que ela gera? E como podemos num momento que vem o pavor..controlar a tensão que domina? Um plano de emergência para sair do mundo que ela nos empurra!?
@daniellemonteiromatos97784 жыл бұрын
Eu já não moro com meus pais, porém a caçula que já é adulta e dependente financeiramente dos pais ainda mora,eu fui falar pra ela que a mãe é narcisista e a prova era tudo o que eu e meu irmão vivemos na infância que são coisas bem loucas e atormentadas.Ela disse que não queria aber disso que eu não estava querendo amar a mãe e que eu é que estava com problemas. E a minha mãe manipula e domina a irmã caçula e ela semeia discórdias entre os 3 irmãos justamente para não termos elo forte e saudável e ela não ter mais filhos para manipular e usar como marionete do próprio ego. Eu sou a única que tem certeza que ela é mãe narcisista e estou tomando minhas providências de contato 0 e pedra cinza. Pois foram anos de muita tormenta e sem direito de ser feliz e ter paz.
@psserjo4 жыл бұрын
O irmão da minha esposa é o "precious" desde criança. O primogênito, filho perfeito, descendente dos deuses (não é exagero meu, os pais deles realmente pensam assim, dizem que ele é sangue tipo O negativo e isso vem dos deuses), a mãe dele disse que preferia ter tido dez filhos homens do que uma filha. Até as pessoas diziam que ela gostava mais do menino do que da menina, pq ela era magrinha e vivia doente, enquanto ele era bem gordinho e andava sempre bem vestido. Quando cresceu a mãe narcisista fez tudo pelo precioso para que conseguisse um bom emprego e pagou para ele tirar CNH, e ele conseguiu, enquanto a irmã, ainda adolescente, era a serviçal da casa e do irmão, que era obrigada a lavar até lençóis sujos de fluidos corporais e preservativos que ele deixava no quarto após passar a noite com alguma mulher que ele levava para o quarto a noite na casa da mãe. Ele sempre pôde fazer tudo, ela não podia fazer nada e nem sonhar em estar no mesmo nível do filho precioso ou numa posição social mais elevada. A vontade da mãe era sempre mantê-la aos pés do irmão. E esse irmão, que presenciou e participou das as agressões físicas e psicológicas contra a irmã, defende a mãe narcisista com unhas e dentes, ele tbm diz que minha esposa é a errada da história e deve respeitar a mãe dele. Sempre que minha esposa questionou a diferença de tratamento entre ela e o irmão, a resposta era "você está com inveja do teu irmão."
@psserjo3 жыл бұрын
@@dayane8696 , é uma menina. Hoje tem onze anos e vive com minha esposa e eu desde quando nos casamos. Ela é uma criança muito inteligente e é muito amada por minha esposa e por mim tbm.😊
@vanillyssweet7773 ай бұрын
Moço me ajuda. É isso que eu passo com meu pai e meu irmão . Não suporto mais tanta dor. É familia de demônios. Queria me matar.
@ProfaMarianaMunisMarketing5 жыл бұрын
Pq eu não tinha esse canal na minha adolescência??? Tary... gratidão imensa por todos os vídeos.. trabalho abençoado
@giggs5396 жыл бұрын
Horrível, tudo muito triste! Fui o bode expiatório, sempre questionava a minha mãe e nunca de certa forma abaixei a cabeça pra ela, até hoje sou assim!
@alinec.carneiro73534 жыл бұрын
Eu sempre fui a invisível, até ela me empurrar a responsabilidade de cuidar da casa e do meu irmão, quando eu tinha apenas 8 anos e ele tinha 4 anos. Ele SEMPRE foi o dourado, mas nessa fase, em que tive que assumir responsabilidades que nunca foram minhas, deixei de ser a invisível para ser o bode expiatório. Quando fiz 15 anos, sem ao menos saber minha opinião, ela decidiu que era hora de eu sair de casa pra estudar e fazer minha vida. Me mandaram pra uma cidade 900Km longe. Os via a cada 6 meses. Na época foi muito sofrido pra mim, porque reforçava o sentimento de nunca ter sido aceita, amada e apreciada, mas depois de um tempo, vi que foi a melhor coisa que me aconteceu. Quando eu estava com 22, meus pais enfrentaram uma forte crise no casamento e, então, me promoveram a dourada... Eu ainda estava muito ferida e era muito dependente deles, financeira e emocionalmente, e ainda não tinha percepção da toxicidade dessas relações sobre mim e da dinâmica doentia da minha família. Nessa época, ser "promovida" a dourada me parecia ganho... achava que eu seria a cola que concertaria a minha família. Resultado: eles se separaram e eu saí ainda mais destroçada da situação, pois estive no meio do tiro cruzado entre eles, que me traziam seus problemas e desabafos. Ainda demorou um tempo pra cair a ficha de que meus pais nunca se importaram de verdade comigo, porque no fundo, nunca me enxergaram de verdade e nem tiveram interesse em me conhecer ou me aceitar por mim mesma. Foi numa quase tentativa de suicídio que eu, finalmente, ouvi a minha voz interior, ouvi Deus falar comigo e abrir meus olhos. Cortei quase 100% da comunicação com todos por meio ano e me dediquei a me conhecer, me descobrir e entender quem eu era e o que queria. Esse foi um divisor de águas na minha vida! Ainda estou descobrindo os efeitos de todos esses abusos nos meus comportamentos e escolhas, especialmente nas questões de relacionamentos e profissão, mas graças à Deus, tenho tido coragem para enfrentar os desafios e usá-los para o meu crescimento. Hoje, mulher feita, entendo e assumo a responsabilidade por mim, pela minha criança interior, e me dou todo o amor, afeto e reconhecimento do qual fui privada. Não culpo meus pais, pois entendo que eles só entregaram aquilo que tinham de recursos internos e que poderiam entregar. Os perdoei, assumi minha vida e hoje posso dizer que os dias que me quebraram, me construíram. Continuo nessa jornada, com a ajuda da terapia, do coaching e de muito autoconhecimento, nessa constante desconstrução do que não me serve, construindo o que me eleve. ❤ Estou aqui pra quem quiser conversar e fazer amizade!
@pamfreire22955 жыл бұрын
Eu sempre fui o bode expiatório, mentira, teve uma época que a minha irmã, filha dorada pisou na bola aí por um pouco período de tempo ela se tornou o bode expiatório e eu peguei o papel da filha invisível, antes de me devolver o papel de bode expiatório de novo, sai de casa ...agora sou vista como filha que ignora e se afasta da família, sou vista como ruim, que guarda rancor, por que eu simplesmente me afastei.
@cirleidesantos17016 жыл бұрын
Fui casada com um dourado, e fui a criança invisível... OMG, misericórdia,agora entendo muita coisa. Aos 10 ganhei uma bolsa de estudo e acreditem eu tive que decidir se ia ou não, eu escolhi ir ... Tive meu primeiro quadro de depressão aos 17 anos e dps vários outros...
@nietzschetomandosopa11095 жыл бұрын
Qual a sua idade?
@mahyarafonseca95965 жыл бұрын
Oscilei a vida toda entre bode expiatório e criança invisível. Seu vídeo é ótimo! Parabéns
@mandacaru336 жыл бұрын
Triste ! Lembrando da minha infância invisível 😢💔
@fatimarodrigues89716 жыл бұрын
Não seja triste, Ele estava lá
@robertamaria93685 жыл бұрын
Parabéns, amei o conteúdo. Eu fui bode expiatório, sempre batia de frente com os meus pais, principalmente pai. Só hj, com 36 anos estou conseguindo me libertar do passado.
@Nanaindublin Жыл бұрын
Que vídeo incrível. Meus sogros são narcisistas e os papéis entre os 3 filhos varia, mas meu marido sempre foi o bode expiatório ou invisível. Quando ele tem algum "grande" sucesso, esses pais ignoram ou assumem um discurso de que a vitória é deles. Não existe respeito de verdade, apenas um tratamento minimamente educado para manter a fachada para os outros.
@vemcomigoler Жыл бұрын
Foi e é cobrada tamanha perfeição da minha irmã que ela praticamente é uma extensão da nossa mãe, se tornou megalomaníaca dentre outros transtornos que eu percebo pq resolvi me libertar e estudo sobre o assunto.
@marcinhateruko78315 жыл бұрын
Eu sempre fui muito querida por professores e outras pessoas , e sempre que eu tenho um amigo ou parente que me ame ela encontra um defeito horroroso nessa pessoa. E eu sempre que alguém me elogia eu me sinto uma fraude. Tipo, essa pessoa me ama porque não me conhece, mesmo eu sabendo que sou uma pessoa solidária , de boa índole e incapaz de prejudicar alguém. Preciso me livrar dessa voz que me condena.
@jds19834 жыл бұрын
Eu também 😭
@DrikaMiras4 жыл бұрын
Eu tambem, se a pessoa gosta da gente é pq não presta. Ninguém em sã consciência iria gostar de um lixo ne??
@user-xk7qk9df3g2 жыл бұрын
Pior que é exatamente assim. Eles faz acreditar que ngm vai amar a gente, além "deles"
@jaci3 жыл бұрын
A partir de hoje vou desejar autoconhecimento nas felicitações de aniversário. Todes precisamos, todes mesmo!
@josecarlosdasilvajunior92665 жыл бұрын
Também não entendia direito essas nomenclatura. E acredito que durante minha vida venho sendo colocado em vários desses papeis. O ponto de que a MN nao consegue entender a existencia dos outros fora da dela me foi bem clara. Me causou várias epifanias
@simoneandrade6426 Жыл бұрын
Ola Taryana! Obrigada pelo seu trabalho! Sou a criança invisivel aprendendo a existir... acho q a criança invisivel passa por um tipo de invalidação por omissão ja que nada ou pouco dessa criança e depois adulto é notado, percebido, visto... é como nascer e não ter permissão para existir... é por vezes sentir-se desconectado e perdido e lutando para conhecer quem somos.🌹
@claudiamariasarquissilva42942 жыл бұрын
Fantástico...fui bode expiatório e invisível....e tenho uma irmã que é a dourada...dependente da mãe até hoje
@thay_carolyne3 жыл бұрын
Eu sou a bode expiatório. Mesmo com 28 anos ainda fico presa a minha mãe esperando sua aprovação em tudo da minha vida. Não consigo me relacionar. Não consigo sair de casa por achar que não sou o suficiente pra isso. Ouvi absurdos e fiquei sozinha depois de certa idade porque ela venceu e conseguiu me deixar sozinha e me fazer parecer um monstro. E minha irmã criança dourada mesmo saindo de casa ainda mantém esse cargo e ela até se tornou manipuladora da mesma forma e quando ela não está tão presente minha mãe usa minha filha pra isso. É um ciclo sem fim que me mata pouco a pouco. Mas estou buscando ajuda pra sair disso e ver esses vídeos me ajudam cada vez mais ❤️ obrigada porque eu achava que era culpa minha tudo isso e hoje vejo que não.
@cristianeflorise16 жыл бұрын
Eu achei seu vídeo o máximo. Gostaria que você falasse mais sobre a cabeça da mãe narcisista. Eu tenho a impressão que somos vítimas de vítimas.
@fatimarodrigues89716 жыл бұрын
Não acho. Pq os irmãos delas são normais ?
@cristianeflorise16 жыл бұрын
@@fatimarodrigues8971 poxa vida Eu tbm sempre penso nisso!!!
@renataramosdasneves75935 жыл бұрын
@@fatimarodrigues8971 Minha mãe teve uma infância muito muito traumática e foi uma mãe narcisista. Todas as irmãs têm suas dores e problemas, inclusive as que não são narcisistas. Acho que isso acontece pq cada pessoa lida com a dor e traumas de uma forma diferente, porque somos resultados de muitas coisas.
@cintiaalvesnunes7984 жыл бұрын
Acredito que é como você diz. Vítimas de vítimas. Minha mãe contava algumas coisas de como a avó dela era ruim.
@cristianencardoso20493 жыл бұрын
Eu tenho a mesma impressão.
@JaquelineSilva-ro1qs5 жыл бұрын
Meus pais tem esse transtorno. Eu era o bode expiatório do meu pai e o filho invisível da minha mãe. Até que eu não aguentei tantos abusos e saí de casa.
@dra.cavalcanti4 жыл бұрын
Estou mega dependente de seus vídeos. A impressão que tenho, é que você viveu TODAS as minhas dores! Você parece que conhece minha mãe e meus irmãos! Desvendou o maior mistério que eu nunca consegui desvendar. Eu já estava "conformada" em entender que minha família é muito louca, totalmente atípica. Estou higienicamente longe e fugindo de minha mãe. Fui bode expiatório até o dia de meu último aniversário (65 anos), quando decidi que CHEGA! Propositadamente, deixei de responder às mensagens que minha mãe me manda, desliguei a campainha do telefone fixo e bloqueei o telefone dela no celular. Usei a pandemia para não me aproximar e estou gostando muito, porque é a primeira vez na minha vida que experimento uma maravilhosa sensação de PAZ!
@lourdesmaria6555 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, esclarecedor, sou vítima de uma mãe narcisista, que não gosta nem de mim e agora despreza meus filhos, minha mãe usa essa dinâmica até hoje com 80 anos, só brigas entre os irmãos. Muito triste.
@fabriciomartinsdasilva34002 жыл бұрын
Eu não sabias destes temos, mas eu fui e sou tanto bode expiatorio como invisivel para meu pai e minha mãe até hoje, eu descobri isto cedo e me isolei por ser humilhado pelos meus pais que sempre preferiram o meus irmãos, pois eles não conseguiam compra o meu silencio hoje sou independente e não deixei que falasem que eu não ia ser nada na vida muito pelo contrario, meus irmãos que infelizmente não estão com o futuro bom apesar do psicologico abalado e ter tido depressão ate o começo da minha vida adulta eu encontrei na fé em no Messias a força e o apoio que precisava para vencer hoje eles não suportam o meu sucesso que vai ser a cada dia maior e eu que tenho pena de pessoas assim que passam a vida desfazendo dos outras para esconder os própios erros que não tem coragem de assumir e vivem com uma mascara querendo parecer boas diante dos outroas mas são infelizes e inseguras de si. video muito bom e ajudou bastante a compreender melhor o que eu passei.
@danik.a.38482 жыл бұрын
Melhor vídeo...vou parar de focar na decepção de não ter e não ter tido os pais que eu gostaria e vou focar em mim e em me dar amor!!!
@Mary-tq7se5 жыл бұрын
Nossa, vc foi um achado maravilhoso....tantas coisas que vc diz fazem sentido e tem me ajudado muito. Confesso q o 1o vídeo q vi seu, sobre culpa e mães narcisistas, me deixou bem impactada por conta de tantas informações, tipo a ficha despencando...rs, fiz terapia a vida inteira e vendo seus vídeos tudo faz muito sentido a respeito do relacionamento com minha mãe pois as características batem. Um ótimo trabalho, uma luz para pessoas que como eu estavam na escuridão. Um gde abraço.
@83Thata4 жыл бұрын
Minha irmã mais velha, foi a criança invisível, eu a bode expiatório e meu irmão caçula o dourado. Você resumiu exatamente a nossa vida. Crescemos e hoje minha irmã sofre de depressão, eu de ansiedade e meu irmão não consegue se desligar da narcisista com 26 anos, trabalha ganha o dinheiro dele, mas mora com ela e é preso psicologicamente nela. Eu e minha irmã casamos com excelentes maridos. Eu não quis ter filhos, talvez por não achar que eu seria uma boa mãe, tive medo de ser como ela. Ela deu minha irmã pra minha avó criar, outra narcisista que fez minha irmã de empregada a vida toda, até minha irmã casar e ir embora. Quando eu morava com a minha mãe, ela fazia questão de fazer diferença entre mim e meu irmão. Me proibia de comer coisas, pq dizia que era dele, meu banho era de 5 minutos, enquanto o dele 30. E ela sempre colocando um contra o outro. Meu pai que me defendia as vezes. Enfim... eu fui crescendo num verdadeiro inferno, sentindo raiva do meu irmão, vendo ele como meu inimigo, toda família dizia que era ciúmes, mas não imaginava o inferno que era dentro de casa. Hoje somos adultos, 47, 37, e 26 anos respectivamente, e descobri a pouco tempo esse transtorno da minha mãe. Agora tudo faz sentido na nossa vida. Através da terapia, eu consegui ficar mais próxima do meu irmão, e hoje a Narcisista faz da nossa vida um inferno, pq ela entendeu que a gente não cai mais nos venenos dela. Quem sofre mais agora é meu irmão, que agora namora, e ela faz da vida dele um inferno, tem medo de perder o dourado. Eu mando seus vídeos para meus irmãos, e juntos estamos evoluindo e nos amando mais. Muito obrigada. Obrigada mesmo, seus vídeos ajudam muitas pessoas a sair desse inferno psicológico e toxico, que é conviver com uma MN.
@rebecasantana7046 жыл бұрын
Excelente. Eu nunca tinha ouvido falar da criança invisível
@fabiovieiraoficial62934 жыл бұрын
Eu sou de 7 irmãos, notava que tinha um irmão que não fedia, nem cheirava tipo não existia pra minha mãe. .....agora sei oque é
@tonmonteiro4153 жыл бұрын
Vc é fantástica, obrigado
@greycecristina64685 жыл бұрын
Fui as três kkk é tão libertador quando a gente descobre o porquê de tantos desgastes na nossa vida. Que todos possam descobrir-se e serem felizes( estou nessa caminhada!) bjos, Tary😘😘
@TheDrykaval3 жыл бұрын
Ótimo video! Excelente conteúdo! Parabéns pelo seu canal 👏👏👏
@dinnaneves831411 ай бұрын
Eu me vi, sou o bode expiatório. A que questionava e defendia os irmaos e mãe e era massacrada. Seus vídeos são providenciais. Deus te abençoe.
@tarotarte333 жыл бұрын
Gratidão 🙏
@jaquelinepimentel24263 жыл бұрын
Sempre fui uma aluna brilhante . Mas estranhamente a minha MN me colocou no Jardim de infância com cinco anos de idade com a desculpa de que era pra eu não aprender bobagens . Mas eu desde muito pequena conseguia me superar em qualquer ambiente que me colocasse . Quando passei pro antigo C.A eu já sabia ler e escrever eu entrei na série de alfabetização já alfabetizada em casa pela minha mãe. E pulei de série duas vezes a professora chamou minha mãe pra conversar e eu e mais um grupo de uns cinco ou seis alunos fizemos dois anos letivos em seis meses . Ela a MN tentava me podar de tudo que era jeito . Mas de alguma forma eu me sobressaía. Mas ela não dava muita importância pra isso . Eu era a criança invisível e meu irmão o filho dourado . Depois os papéis se inverteram. Na fase adulta . É hoje eu e meu irmão temos a consciência de ter vindo de um Lar disfuncional e estamos em processo de cura .
@eueueu1683 жыл бұрын
Interessante essa dinâmica de mudança pois sempre reparei isso. A filha dourada era a que gostava de participar de eventos quando jovem mas quando casou e passou a ser comum foi " rebaixada" a criança invisível. Já a que era uma jovem feia e desajeitada foi " promovida" a filha dourada quando passou a ter uma situação financeira superior aos demais filhos e proporcionar coisas materiais à mãe.
@marthademoraes61873 жыл бұрын
Amei suas explicações vejo minha mãe q a vida toda foi muito cruel
@sensorial62324 жыл бұрын
Muito importante esses esclarecimentos, muito obrigado por compartilhar. Luz !!!
@felizsempre21755 жыл бұрын
Tenho 1 irmã e dois irmãos. Meu pai era o bode expiatório da minha mãe, quando ela se divorciou, o meu irmão mais velho passou a ser o filho dourado, a minha irmã mais velha o bode expiatório e eu era invisível junto com meu irmão mais novo. Na minha adolescência, eu comecei a entender melhor as coisas, aos 16 anos comecei a trabalhar ,estava estudando e comecei a namorar, o jogo então virou, minha mãe se uniu com a minha irmã, me xingavam, minha mãe jogava copo de vidro na minha cabeça, já jogou agua quente em meu braço, elas jogavam fora e quebrava as minha coisas, eu virei o bode expiatório por estar me desenvolvendo socialmente, a minha irmã que sempre foi tratada mal pela minha mãe passou a ser tratada de forma superior a mim, nisso ela ao invés de perceber a situação , se aliou a minha mãe e entrou no jogo me maltratando também. Foram muitas opressões que vivi, se fosse contar daria um livro. Me sinto orgulhosa por nunca jogar sujo com meus familiares, por não mudar meu caráter para alimentar a doença da minha mãe. Nunca mude, vença o bem o com mal. Peça força a Deus.
@danielaponte16202 жыл бұрын
Meu Deus, se eu soubesse de tudo isso antes....
@AntoniaZeily4 жыл бұрын
Olá Tatyana, gratidão profunda por seus esclarecimentos,desde muito cedo eu percebi algo estranho na relação de minha mãe com os filhos,ela sempre plantou discórdia entre nós e eu achava aquilo bizarro,mas só eu percebia então fui taxada de rebelde, diferente dos outros,ser nocivo,enfim,tudo o que um narcisista usa pra proteger se,estava até achando que estava ficando louca pois me vi isolada das minhas irmãs ,somos em cinco,e falo muito sozinha e estava realmente achando que tenho algum problema Dentro desse cenário que vc citou vejo todos esses personagens em minha família,minha irmã mais velha é o filho dourado pois faz tudo o que minha mãe quer,tem uma que sempre teve problemas de saúde quando criança que é a invisível e eu sou o bode expiatório Vou começar uma psicoterapia para ver o que posso salvar de mim.Gratidao profunda mesmo!
@luciafiore5542 жыл бұрын
Parabéns Taryane!
@simonelopes20232 жыл бұрын
Eu fui a criança invisível.......meu irmão mais velho foi o Alecrim dourado, e ainda é........e minha irma do meio foi o Bode Expiatório.......nos 3 nao nos falamos mais......cada um segue sua vida.....porem o Alecrim dourado ainda esta grudado na minha mãe!!!!!
@patriciamoyses56755 жыл бұрын
Fui e sou o bode expiatório! Mas já me libertei desde 2011! Agradeço a Deus todos os dias por isso! Pois vivi um inferno terrestre!
@LuisadosAnjos5 жыл бұрын
Nossa, muito bom esse video. Agora entendo tudo que me aconteceu a vida toda! Nem sabia que exixtia isso de mae narcisista. Agora com seus videos descobri e me identifiquei muito! Fui o bode expiatorio a vida toda e ainda sou. Mas agora meu sentimento é de alivio por saber que nada disso tudo nunca teve nada de errado comigo. Me sinto aliviada, liberada.. agora preciso trabalhar o distanciamento emocional para que não me afete mais. Obrigada Tary!
@degeoliveiraluca95903 жыл бұрын
Na adolescência fiquei invisivel... senti muito a solidão mas aprendi muito!! Tive amigos e outras celulas familiares que me ajudaram na sensação de ser vista e valorizada.
@lauracandidalimajungerlemo51273 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo. Acho que ele tirou um pouco do medo de a culpa ser toda minha. Sou filha única de uma mãe solteira e que hoje vejo ser narcisista. Transito pelos três todos os dias. Obrigada mesmo, Taryana.
@helenacarolinajones3 жыл бұрын
Gratidão, Taryana!
@jeanithrezende60625 жыл бұрын
Exatamente assim na minha família. Somos 5 irmãos e existe revezamento. E 3 de nos afastamos bastante e já percebi que agora ela está fazendo isso com netos e se voltou aos irmãos (nossos tios) dela denegrindo muito nos 3 que afastamos. Ela está queimando nosso filme geral . Terrível
@kassielymendes86204 жыл бұрын
Na minha casa, já acupei os três papéis, estou ainda tentando sair do convívio físico pois ela junto com a minha irmã conseguiram destruir minha vida profissional e anular até agora minhas oportunidades por conta dos ataques psicológicos. Ela também faz isso com meus sobrinhos (netos dela) o filho da minha irmã dourada é dourado também já a filha do meu irmão (q foi invisível e dourado durante a vida) ela simplesmente ignora e não tem um pingo de carinho (meu sobrinho tem 10 anos e minha sobrinha 3, quando estão os dois lá em casa ela da comida na boca do meu sobrinho e deixa a pequena de três comer sozinha, ela nunca faz questão de q meu irmão leve minha sobrinha p casa dela, enquanto meu sobrinho ela chora p ver, é triste ver tudo isso)
@sim.onealves9 күн бұрын
Muito bom! Obrigada!❤
@luhcamargo59014 жыл бұрын
Hoje, Sou FELIZ por ser a 'bode expiatório' e 'invisível', pois NÃO sou igual a estes tipos de pessoas nefastas. Aprendi por sobrevivência ser resiliente e a mn me odeia por conta disto. Azar o dela!
@elianazanatta43044 жыл бұрын
Graças a Deus ao meu "monstrinho de estimação morreu" . Viveu pra caramba. 85 anos. Penei
@gustavomattos19025 жыл бұрын
Tem como dar dois "gostei"? Incrível que uma mãe narcisista tenha vindo aqui e clicado em "não gostei".
@patriciarodrigues13894 жыл бұрын
Comecei como filha dourada e na adolescência virei o bode expiatório! Sou filha única e minha mãe simplesmente se TRANSFORMOU
@giovannahackm3 жыл бұрын
Sou o revezamento da invisível e do bode expiatório, depende do que convém ela no momento. Tive sérias crises de despersonalização quando as pessoas ainda mal conheciam esse termo, depressão severa por anos até conseguir abrir os olhos e ver que eu não era o problema.
@Rayane69784 жыл бұрын
Sempre fui o bode expiatório, meu irmão mais velho sempre foi o filho dourado. Nunca consegui estabelecer uma relação afetiva com minha mãe, nunca consegui abraça-la sem ser por obrigação, me abrir com ela como mãe e filha, amigas. Sempre fui a filha que questiona e por isso sou a filha ruim.
@taniapoppy82596 жыл бұрын
Taryana adoro os seus vídeos. Faz um vídeo a explorar mais o filho dourado que se transforma num adulto narcisista. Obrigada 🙏
@redatora.waneza.liberto5 жыл бұрын
Eu descobri a um tempo que era o bode expiatório e tb vi características de abuso advinda de minha mãe ao me direcionar como o ser invisível, Sempre fui muito crítica a tudo que ela dizia e nunca realizei nada de interesse profissional que ela tinha na minha vida. Sempre quis que eu me formasse em uma profissão que desse muito dinheiro, ou seja, que desse a ela alguma vantagem. Resumo da ópera: Sou Professor - Pedagogo, Escritora e Empreendedora iniciante. Rsrsrs E o pior que ela fala pelas entrelinhas que passo fome kkkkk Na verdade o ódio dela é ver que não servi a seu propósito!
@odenirvinhato4 жыл бұрын
Parece que você está falando sobre a minha família! Passou um filme na minha mente com vários momentos difíceis e de dor! Acho que fui a criança invisível, pois nunca era bom o suficiente. Acabei chegando a fase adulta totalmente sem personalidade, anulado. Me lembro que apanhava fisicamente até mais de 40 anos de idade!
@sarahmoura8902 жыл бұрын
Obrigada vc contribui muito para a sociedade , conheci vc no podcast e fiquei apaixonada ❤sua nova fã☺
@larissaguimaraes33084 жыл бұрын
Me indetifiquei com todos os videos, com me tirou um peso das costas, estou com 30 anos, me identifico com cada uma dessas crianças e tenho mais 3 irmãos, tudo bate.
@joaox1878 Жыл бұрын
Meu a minha mãe foi mais cruel do que eu pensava. Eu passei pelas três fases. Que bom que ela me ignorou, me tornei mais forte ainda.
@textoemcontexto4 жыл бұрын
Eu fui, sou, o bode expiatório...estou lutando pra tentar me salvar. Vivendo um dia de cada vez. Minha irmã é a criança dourada, por anos eu via ela como privilegiada, mas hoje, depois de assistir esse vídeo, comecei a ver minha irmã como uma vítima também. Obrigada por abrir os meus olhos e me fazer enxergar outras realidades. Minha mãe também não é algoz. Somos seres imperfeitos buscando a perfeição. Às vezes pode dar merda? PODE! Kkkkkkkk Mas é isso, vamos trilhando novos caminhos. Eu ainda não consigo me aproximar da minha mãe sem sofrer. Mas um dia quem sabe? Na verdade sempre fui invisível tb. Minhas feridas ainda estão purulentas e sangrando. Preciso me tratar, pra depois me aproximar dela. Sem contar que ela fica falando mal de mim pra minha irmã, quando vamos visitá-la. Ela fica meio que tentando fazer nós duas brigarmos. A gente estuda fora, vamos na cidade pra passar as férias e ela ao invés de aproveitar as filhas, fica fazendo o mesmo joguinho de sempre. Muito triste, por isso às vezes só minha irmã vai pra lá. Eu decido ficar em casa sozinha e curtir datas comemorativas sozinha e comendo miojo. Pelo menos eu tenho paz! Enfim...obrigada pelo vídeo, tem me ajudado bastante os seus vídeos 🙏❤️
@dannielabs09234 жыл бұрын
Vídeo muito produtivo. Vi minha vida, até agora, nesse vídeo.Vi todos os papéis em mim e em meus dois irmãos. Hoje eu já me libertei de muitas amarras, minha irmã mais nova, está percebendo todo esse contexto, a passos dolorosos, mas ela está se libertando também, meu irmão, talvez, em algum momento de sua existência, venha perceber. Não crio expectativas fortes, todavia, já demonstro minimamente os fatos, para que ele possa se despir da toxidade junto a nós. Há alguns anos que venho me informando sobre o assunto, que me possibilitou me reconhecer e me encontrar, apesar de sofrer de alguns transtornos psicológicos. Atualmente eu me trato com especialistas junto com a minha irmã. Muito obrigada Taryana, por partilhar seus conhecimentos pessoais e teóricos conosco. Um grande abraço!