Рет қаралды 362
"Braços Abertos" é uma obra que se dispõe a valorizar a rica tradição musical do interior paulista e também estabelecer um diálogo criativo com a música folclórica de toda a América Latina. Seu repertório é composto por 10 canções autorais que trazem a sonoridade característica do duo,
marcada pelo violão, viola caipira e dueto vocal, mas conta também com uma banda de apoio formada por: Paulinho Leme (piano e acordeon), Adriano Tonon (percussão), Ximba Uchyama (contrabaixo) e Rafael Beck (flauta transversal), enriquecendo ainda mais as canções inspiradoras do Duo. Tanto a gravação do álbum quanto os shows são viabilizados por projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural - ProAC 2023.
O Duo Música de Interior iniciou seu trabalho a partir da pesquisa da música caipira tradicional no interior paulista, tendo três álbuns autorais lançados desde 2020. A origem da música caipira encontra resquícios no período da catequização realizada pelos jesuítas entre os séculos XVI e XVIII, que, empenhados em estabelecer uma comunicação com os indígenas, usavam melodias e danças realizadas por eles. A estratégia foi usar melodias indígenas com letras em latim e vice-versa, melodias do cantochão com letras em guarani. Os ritmos brasileiros cururu e cateretê, que ainda hoje embalam o sapateado e palmeado dos catireiros, têm sua origem na união das danças indígenas com a música portuguesa tocada na viola (VILELA, 2013). Partindo desse estilo que teve sua origem no encontro entre os indígenas brasileiros e os exploradores portugueses, no álbum Braços Abertos buscamos abraçar outros ritmos por toda a América Latina que também têm sua origem ancestral, como a zamba na Argentina e a guarânia no Paraguai, que também nasceram da fusão da música indígena de seu país com a música de seus colonizadores.
Este trabalho não apenas reafirma o compromisso do Duo Música de Interior com a preservação e valorização da cultura do interior paulista, mas também estabelece uma ponte entre essa tradição e os diversos ritmos e expressões musicais da América Latina. Ao reconhecer que a música do interior paulista está intrinsecamente ligada à identidade latino-americana, o duo reforça a importância do diálogo criativo entre diferentes tradições musicais para o enriquecimento e difusão da música folclórica
como um todo. "Braços Abertos" é uma celebração da diversidade cultural e musical, uma inspiração para novos caminhos e possibilidades, unindo ritmos paulistanos com influências de outras regiões do Brasil e dos países vizinhos. É, portanto, mais do que um simples lançamento musical, é uma declaração de amor à música e à cultura latino-americanas, com os braços abertos para receber e compartilhar todas as suas riquezas!
Braços Abertos
1. Rumo ao Mar (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
2. Nascimento (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
3. Quintilha Pro Avô (Rafael Cardoso)
4. Palavra de Bem Querer (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira)
5. Cirandeiro (Rafael Cardoso/Cristiano Borges)
6. Guardiã das Tradições (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
7. Flor no Cabelo (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira)
8. Valerá (Rafael Cardoso)
9. Dia de Poesia (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira)
10. Braços Abertos (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
Aniela Rovani - Voz (exceto faixa 3)
Rafael Cardoso - Voz, violão e viola caipira
Paulinho Leme - Piano (faixas 1, 2, 3 e 7); Acordeon (faixas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Adriano Tonon - Percussão (faixas 1, 4, 5, 6, 8, 9 e 10)
Rafael Beck - Flauta transversal (faixas 1, 2, 5, 6, 9 e 10)
Ximba Uchyama - Contrabaixo (faixas 4, 5, 6, 8, 9, e 10)
Mel Moraes e Douglas do Catira - Catira (participação especial faixa 6)
Pedro Borguetti - Bombo Leguero (participação especial faixa 8)
Arranjos e produção musical: Duo Música de Interior e Paulinho Leme
Gravação e mixagem: Rafael Cardoso e Paulinho Leme
Masterização: Ernani Napolitano
Foto: Ary Jr.
Capa: Aniela Rovani