BRT Campo Grande - Quase finalizado - Campinas

  Рет қаралды 882

Interior em Evolução

Interior em Evolução

3 ай бұрын

Passeio sobre o trajeto do BRT, indo do Mercado até o Campo Grande. Mostrando o que falta para finalizar esse corredor
• Reforma do Mercado Mun...
• Trem intercidades eixo...
• BRT Campinas - Ligação...

Пікірлер: 22
@luisiqueira_
@luisiqueira_ 3 ай бұрын
Poderia ser um VLT 😭
@Nomuum
@Nomuum 3 ай бұрын
Não, não poderia ser. Você já viu o VLT Carioca ou o VLT da Baixada Santista, que liga Santos a São Vicente? Eles percorrem percursos quase planos, com subidas e descidas pouco perceptíveis. Já viu percursos como o metrô de SP, Brasília, Salvador ou Fortaleza? Eles encaram subidas e descidas? Sim, mas vencidas de forma muito mais suave que o viaduto no início da JBD, ou a ladeira do Cosmos/Florence, ou mesmo a Amoreiras na Vila Rica ou no São Bernardo. Sistemas sobre trilhos vencem tais inclinações somente com cremalheiras. Para terem sido feitos com VLT, os corredores precisariam ter sido feitos de outro jeito, a um custo muito maior. Sem contar o fracasso do VLT nos anos 1990, que não chegava aonde precisava e privou Campinas de um sistema de massa por mais de 20 anos. Mas acho uma pena que não tenham usado trólebus como no corredor de Santo André. Ônibus a baterias não me parecem confiáveis para utilização pesada num corredor BRT.
@luisiqueira_
@luisiqueira_ 2 ай бұрын
@@Nomuum Campinas merece ter transporte sobre trilhos, ônibus nem chega aos pés do VLT, isso aí é só um tapa buraco
@Nomuum
@Nomuum 2 ай бұрын
@@luisiqueira_ Pense que no Rio de Janeiro o prefeito anunciou que trocará todos os corredores de BRT por VLT. Sem obras, isto me parece mera bravata. Mas vai saber... Mas Campinas, quem sabe, pode vir a ter sistemas sobre trilhos. Possivelmente vêm aí o Trem Intercidades e o Trem Metropolitano. Falam em VLTs para Sumaré, para Viracopos... mas justamente os corredores Campo Grande e Ouro Verde é que têm maior potencial de público. Já que Campinas não tem condições para o metrô pesado, que seja então o metrô leve. Elétrico e piso baixo como em Santos ou no Rio, ou a diesel com piso alto, como em Fortaleza, Maceió, Sobral ou Juazeiro do Norte? Curitiba, após décadas de BRT, pensa em VLT, até metrô, mas nada saiu até agora. Muitos questionamentos.
@interioremevolucao
@interioremevolucao 2 ай бұрын
Com certeza, infelizmente o pode público vai sempre pelo mais fácil ou interessante pra eles
@merqatormusic4962
@merqatormusic4962 2 ай бұрын
@@Nomuum Perfeita a resposta. As pessoas defendem VLT sem entender exatamente qual a aplicação do VLT no planejamento de mobilidade de uma cidade. Fazer esse trajeto do Campo Grande com VLT custaria muito mais dinheiro, tanto para construir quanto para manter, do que a cidade de Campinas é capaz de dispor. Tudo isso para ter a mesma capacidade de transporte ao final. A decisão do BRT nesse trecho é acertada, o problema está na concessão do transporte público que não anda, e não viabiliza a entrada de ônibus mais modernos em serviço nesse corredor. É como fazer o metrô de SP e colocar os velhos trens da FEPASA pra rodar nele.
@igorpedro6877
@igorpedro6877 3 ай бұрын
Continua assim com as notícias de campinas
@interioremevolucao
@interioremevolucao 2 ай бұрын
Pode deixar, obrigado pelo apoio :D
@MyBrinck
@MyBrinck 3 ай бұрын
Legal Gustavo 👍
@interioremevolucao
@interioremevolucao 2 ай бұрын
Obrigado pelo apoio :D
@leonardovictor2440
@leonardovictor2440 3 ай бұрын
Qual a demanda real de pessoas por dia que o BRT gera? Sou de Campinas, mas vivo do outro lado da cidade, portanto, não utilizo esse sistema. Mas me parece que algumas das estações desse sistema liga literalmente o nada.
@claudioroberto9071
@claudioroberto9071 3 ай бұрын
A ideia é que linhas alimentadoras levem usuários as essas estações.
@Nomuum
@Nomuum 3 ай бұрын
1) Prevê-se que por volta de 2040, os corredores CG e OV levem, cada um, 150 mil passageiros/dia. Numa média de 20 mil passageiros/hora pico. 2) Um BRT aguenta até 45 mil passageiros/hora. 3) Estações às moscas há várias... Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Aurocan, Jd. Miranda, Cid. Jardim e Pompeia. Sabe o que elas têm em comum? Estão no antigo leito do VLT, em lugares que tinham trilhos para os quais a cidade deu as costas, difíceis de chegar e com pouco movimento, geralmente em bairros residenciais de baixa densidade. As outras estações têm pouco movimento porque o BRT não foi implantado completamente, há excessos de um lado e carências do outro. 4) linhas como BRT 20 (TCG - Corr. Central) e BRT 25 (TSI - CC) deram muito certo, mas o povo continua apertado no pico pela falta de ônibus e pela concorrência com a 212 que nem foi extinta ainda. A BRT 10 (TOV -CC) e a BRT 11 (TVN -CC) só vão dar certo quando as obras nos terminais Ouro Verde e Vida Nova forem concluídas e as linhas 121 e 131 forem extintas. Desperdício mesmo é a BRT 12 (TCE - CC), que usa articulados para levar menos de 10 passageiros na maioria das viagens. O Terminal Campos Elíseos não foi estruturado como o Term. Satélite Íris. Uma pena.
@interioremevolucao
@interioremevolucao 2 ай бұрын
O que foi falado nos comentários é bem a realidade do que acontece nesse sistema. Complementando um pouco na dúvida da demanda atual, o corredor da John Boyd sem BRT tinha 6,7 mil passageiro hora e o Ruy Rodrigues de quase 13 mil passageiro hora, segundo a pesquisa da EMDEC de origem destino. Acredito que quando tudo for devidamente implementado deve se atingir um pouco mais que isso, mas hoje do modo que está nem mesmo essa demanda é atingida pelo que já foi falado nesse comentário, falta de ônibus, linha concorrente, linha alimentadora que não existe e por ai vai
@rafrelo7
@rafrelo7 7 күн бұрын
​​​​​@@Nomuum O BRT Ouro Verde não está concluído, hoje (30/07/2024) ainda há 3 terminais incompletos, além da região possuir uma característica diferente da região do Campo Grande; o Ouro Verde tem mais opções de deslocamentos, característica a qual diversifica também opções de linhas como 114/117/120 (a 117 é a segunda linha com maior demanda da empresa VB1) enquanto o Campo Grande detém apenas do eixo da JBD. A linha BRT12 não é um desperdício, desde sua concepção em Jan/24 ela ganha passageiros mês a mês, mas pode vir a ser mais aproveitada ao passar parir do Terminal Ouro Verde após conclusão das obras. Atualmente o empecilho principal do terminal Campos Elíseos é a estrutura precária das linhas alimentadoras, onde eles mantiverem os trajetos das antigas equivalentes radiais e possuem ciclos longos de 60 até 75 minutos, e também a carência de linhas de trajetos alternativos como como a linha BRT que virá do Terminal Campo Grande, e as linhas 116/119/125/134 que como opção de integração, em tese, se concentram no Terminal Santa Lúcia ainda incompleto. No geral, o projeto do BRT é mais que o suficiente para Campinas, ele só precisa ser bem implementado.
@merqatormusic4962
@merqatormusic4962 2 ай бұрын
A infraestrutura implantada dá conta da demanda atual e ainda tem folga pra absorver mais. O projeto é bom, o problema desse BRT é que a prefeitura de Campinas não realiza a bendita concessão do transporte público, exigindo a troca por ônibus mais modernos e novos como o BRT merece. É como construir a linha 1 do metrô de SP e botar os trens velhos da FEPASA pra rodar nela. Além disso a prefeitura teima em não implantar 100% a rede de transporte planejada, mantendo as porcarias de linhas convencionais correndo fora do corredor e "roubando" demanda do sistema, além de não reforçar as alimentadoras dos bairros pra dar o ganho de tempo desejado pro usuário. E também jogaram todas as linhas do BRT pra rodar o corredor central, o ônibus expresso gasta 25 minutos pra rodar os 12km do Satélite Íris até o mercado e outros 20 minutos pra rodar os 4km do corredor central. E quanto a VLT, totalmente inviável nesse trajeto, são várias rampas que VLT nenhum conseguiria vencer, o que tornaria necessário uma série de túneis e viadutos que deixariam o custo da obra nas alturas. Sem contar o custo de operar depois, e o investimento em material rodante (que também a cidade não dispõe de recursos para fazer), para no final ter uma capacidade de transporte muito similar. O governo do Estado tá falando em VLT para Viracopos, mas usando o leito ferroviário do corredor de exportação, num trajeto que apenas corta o Jd Florence mas não atende o Campo Grande para valer. Só assim pra ter VLT em Campinas, com o governo do Estado que tem dinheiro pra tanto, fazendo a obra.
@interioremevolucao
@interioremevolucao Ай бұрын
Exato amigo, é um sucessão de problemas nessa obra. O que eu defendo é que esse modal deveria ter sido implantado por governo estadual ou federal e com isso não existiria o problema de "é isso que da pra fazer com o que tem". Estou animado com esse novo VLT anunciado, mas meio preocupado e ser de novo um modal que liga o nada a lugar nenhum. Vamos ver quando sair mais detalhes
@rafrelo7
@rafrelo7 7 күн бұрын
Campinas não tem demanda para um sistema de metrô, e além de tudo sua topografia não é compatível com sistemas de trilhos. Os projetos iriam se encarecer muito mais, além de oferecer poucos serviços em relação ao BRT. Acredito que muito além de um bom sistema tronco, sistemas intermediários seriam muito melhor aproveitados pela população justamente hoje que há muitos serviços locais, não sendo necessário o deslocamento até o centro. Ademais, é interessante reforçar que o BRT em sua concepção é imaginado para suprir a demanda da cidade por 15 anos, e além dos atuais corredores, há outros com o intuito de racionar as linhas radiais/diâmetrais do sistema.
@deborahferrari7264
@deborahferrari7264 3 ай бұрын
Por uns 5 a 6 anos deve dar conta. Daí pra frente começará a ficar completamente saturado
@interioremevolucao
@interioremevolucao 2 ай бұрын
Com certeza, quando as linhas pararem de correr paralelo então, já deve dar uma boa saturada
@SegurancaDellos
@SegurancaDellos 2 ай бұрын
Gustavo essa obra tá longe de ter um final, sem contar que o grupo do Belarmino dono de várias empresa sempre foi contra esse projeto, é um dos motivos da licitação do transporte público nunca ser aprovada.
@interioremevolucao
@interioremevolucao 2 ай бұрын
Campinas é complicado, as histórias são sempre interessses individuais ficando sobre a vontadade da população
CIDADE DE CAMPINAS | 2024!
15:25
Jack Mochila
Рет қаралды 9 М.
Campinas, Brazil - Bus Rapid Transit (BRT)
29:13
Lucas Sousa
Рет қаралды 22 М.
SPILLED CHOCKY MILK PRANK ON BROTHER 😂 #shorts
00:12
Savage Vlogs
Рет қаралды 8 МЛН
Comfortable 🤣 #comedy #funny
00:34
Micky Makeover
Рет қаралды 10 МЛН
No empty
00:35
Mamasoboliha
Рет қаралды 10 МЛН
Cidades Top da Região Intermediária de Campinas
6:03
Rota 408 - Cidades do Brasil
Рет қаралды 4,7 М.
VLT DO RIO: NÃO É SÓ UM PROJETO DE TRANSPORTE
8:56
Via Trolebus
Рет қаралды 64 М.
[1170] BRT Campinas - Estações do Corredor Ouro Verde
15:37
Nícolas Gordiano
Рет қаралды 7 М.
O Ambicioso Projeto do Brasil vai finalmente conectar o Norte ao Sul
16:12
Capital Financeiro
Рет қаралды 1,6 МЛН
Riding the Japan's Fastest Bullet Train l HAYABUSA First Class Seat 🚄
28:11
Campinas, Brazil - New Campo Grande Bus Station
11:51
Lucas Sousa
Рет қаралды 11 М.
Campinas- turismo pelas cidades paisagens de encher os olhos
15:21
Turismo com Cassimiro
Рет қаралды 23 М.
COMO SÃO PROJETADAS AS LINHAS DE METRÔ?
7:01
Via Trolebus
Рет қаралды 21 М.
Como é viver na cidade MAIS RICA do BRASIL
1:24:46
Minha Pequena Revolução
Рет қаралды 796 М.
Why Moscow Is Insanely Well Designed
9:44
Versed
Рет қаралды 1,5 МЛН
tom with Jerry 😱 #funny
0:12
Nemi Shorts
Рет қаралды 21 МЛН
Мне приснился очень страшный сон
0:38
Хитрая ГОРНИЧНАЯ вернула ДОМ матери 😱 #shorts
0:57
Лаборатория Разрушителя
Рет қаралды 3,3 МЛН