Agenda de Shows - Não Vai Cair no ENEM: 10/10 - Parte 1 - Oi Casa Grande (RJ) - 20h bit.ly/NVCNE_oi 17/10 - Parte 2 - Oi Casa Grande (RJ) - 20h bit.ly/NVCNE_oi 19/10 - Teatro do Minas Tênis Clube (BH) - 21h bit.ly/NVCNE_bh 01/11 - Teatro São Pedro (POA) - 21h - bit.ly/NVCNE_POA1 02/11 - Teatro São Pedro (POA) - 21h - bit.ly/NVCNE_POA2 03/11 - Teatro São Pedro (POA) - 18h - bit.ly/NVCNE_POA3 17/11 - Teatro Elias Angeloni (Criciúma - SC) - 19h
@luizguilhermemagnodossanto4485 жыл бұрын
Tem que rolar aqui, em Salvador Fica a dica.
@olympiquedemarseillebr88945 жыл бұрын
Fala da cidade de Chapecó SC....
@glaubersouza82845 жыл бұрын
Vitória ,por favor!!A Vila do "Homem de meluco" te chama.
@zeusmegaman5 жыл бұрын
fala sobre a batalha do jenipapo
@russoelloco5 жыл бұрын
FORTALEZA nada?
@gzperezcastro5 жыл бұрын
El pueblo que no conoce su historia está condenado a reperirla. Y así nos tienen, muchísimas gracias por el video y la bibliografía, ya lo estoy compartiendo. Saludos desde Uruguay
@matheusmiranda33955 жыл бұрын
Boa, cara.
@turnkeylumber62925 жыл бұрын
Vc quer dizer Territorio Ocupado da Cisplatina.
@juninhomoraes78245 жыл бұрын
Que onda Las flores de Uruguay amigo? 😅
@joaopauloribeiro894 жыл бұрын
Devolvam nosso território!!!
@viniciusbilheri4 жыл бұрын
?
@alexandrev.97804 жыл бұрын
Grande história. Pena que em nossas escolas dão mais atenção a revoluções francesas e inglesas do que a nossa própria história. Parabéns. Adorei a explicação. Nota 1000
@joselucasdeoliveira5812 Жыл бұрын
Pana não A revolução francesa tem a atenção na escola que deve ter. Foi importantíssima pro mundo moderno até hoje. É a história do Brasil que é negligenciada.
@kamplerdats Жыл бұрын
A revolução francesa foi a maior do mundo, mudou o mundo como se conhece hoje, infelizmente a nossa historia nao e tao legal assim, rsrs abraços
@MrAlessandrocasado Жыл бұрын
Excelente Professor. Muito obrigado por tanto conhecimento.
@Vetsapiens6 ай бұрын
nossa história pode ser tão legal quanto a francesa, talvez até mais interessante justamente por ser algo tão mais próximo da nossa realidade. oq te faz pensar que a história europeia é mais "legal" que a nossa?@@kamplerdats
@pablovega78802 жыл бұрын
hoy esa clase de personas por su conocimiento y destreza le harian tan bien a america del sur hoy ,saludos desde uruguay profe
@VitorEmanoelSimionato4 жыл бұрын
Tu é foda cara , conta a verdadeira história do Brasil com humor, tira a mascara da historinha que a gente aprendeu no colégio. Sou seu fã a muito tempo.
@carlosoli115 жыл бұрын
Tchê que episódio! Infelizmente as Missões estão abandonadas por todos: pelo povo, pelas universidades e principalmente, pelo poder público. Muita pouca literatura foi produzida sobre este importante episódio formador do Sul. E, infelizmente, pouco é ensinado nas escolas... é quase uma nota de rodapé na história do Brasil.
@MDZ1965 жыл бұрын
Carlos Alberto a literatura sobre o período jesuítico missioneiro é bem documentada. Mal documentado é o período de repovoamento das Missões,que se deu após 1801, com a vinda de tropeiros paulistas com suas famílias e seus escravos, em busca de terras.
@rafaeljoserorato69665 жыл бұрын
Até o aproveitamento turístico histórico é falho. Estive em 2011, rodando pelas ruínas Jesuíticas, entrando em Misiones Argentina (Santa Maria, San Ignácio Mini, Santa Ana, Loreto) e no Paraguai (Trinidad del Parana, San Cosme y Damián, Jesus de Tavarengue, Santa Rosa e San Ignacio) e depois no Brasil (São Lourenço Mártir e São Miguel das Missoes). Lembro-me que no período, a infraestrutura para o visitante na Argentina e Paraguai eram boas, com guias e informações (sendo reais ou falsas, mas existiam). Funcionavam durante a semana e fins de semana. Já no Brasil, explora-se muito bem São Miguel. Porém, em São Lourenço Mártir, passei durante um fim de semana e estava fechado. Claro, funcionário público não trabalha de fim de semana! Tem que ter adicional de insalubridade de 350%! Assim, o visitante tem que programar viagens só para dias úteis na semana. Fácil né? Para não perder a viagem, pulei a cerca para visitar a ruína. Assim, não tem como instigar a população a querer conhecer mais da nossa própria história.
@jefinhoplays30064 жыл бұрын
@@MDZ196 fontes historicas pq jamais ouvi isto de bandeirantes paulistas nas missoes acho que esta se confundindo grandemente
@fernandosr20014 жыл бұрын
@@jefinhoplays3006 Sim... sou descendente de bandeirantes paulistas que migraram para a região de Santo Angelo, Cruz Alta, ajudaram a fundar Palmeira das Missões também... tenho na minha árvore índios, açorianos, italianos, alemães e bandeirantes - que tb são portugueses.
@jefinhoplays30064 жыл бұрын
@@fernandosr2001 É me aprofundei mais e vi que teve alguns colonos psulistas mesmo o que muito me envergonha ter Gs Gauchos com sangue Paulista ou seja contaminado mas fazer o quê.
@juanmanuelgonzalez56203 ай бұрын
Me gusta mucho verlo y escucharlo. Las historias que usted cuenta de su Río Grande, son también las de mi País, Uruguay. Se agradecen mucho las referencias bibliográficas. Un saludo.
@umahistoriadoraleitora4 жыл бұрын
E falando em "índios", a avó da minha avó era indígena e veio com minha família de Angra dos Reis para o Rio de Janeiro, em 1960, construiram a casa e tal, e um dos quartos aqui em casa era bem aberto e não tinha porta (feito para ela não se sentir tão presa mas não se adaptou e fugiu). E eu aos poucos, vou incluindo informações para continuar minha monografia ;)
@desativado93325 жыл бұрын
Vim de Santo Ângelo das missões, temos no centro da cidade a catedral angelopolitana até hoje e ao redor a praça central, nossa viação de ônibus é a "Tiajaru" e também temos uma rádio com esse nome. Estudar história é a verdadeira salvação das almas, tudo começa a fazer sentido subtamente. Hoje moro em São Paulo capital e é fascinante saber que estamos pisando em solo indígena hoje e sempre. Máximo respeito.
@GabrielYuriTheNinja3 жыл бұрын
Belíssimo vídeo professor. Estudo para o concurso de Diplomata e estou chocado com a altíssima qualidade do conteúdo apresentado, perfeitamente explicado, grande sucesso ao canal!
@heraldomgouveia5 жыл бұрын
Boa introdução Eduardo. A comparação da brincadeira do fort apache com as guerras guaraníticas. Um video bom desse nao está na TV. Por isso que a televisao ta morrendo pro KZbin
@brunoquentao4 жыл бұрын
cara fico imaginando como todas essas historias épicas do brasil que são pouco conhecidas dariam ótimos filmes,ou mesmo series incríveis. Globo podia investir nesse material riquissimo.
@jacaotrader802 ай бұрын
Cara que tara é essa que tudo do KZbin tem que ir pra Globo? A Globo é uma empresa e como tal se interessa por lucro. A Globo é uma bosta.
@jacaotrader802 ай бұрын
Ainda bem que muita gente tem aberto seus olhos em relação à Globo.
@josehenriquezago49855 жыл бұрын
"Vou te recordar cara, pq tu te esqueces das coisas". Peninha tu é foda kkkkk
5 жыл бұрын
Ou, "Como o ignorante que tu és, tu nunca sabes de nada..."
@oneciojoselima89134 жыл бұрын
Mas o povo não esquece que peninha chamou o nordeste de BOSTA!!
@sandramariadossantos4 жыл бұрын
Muito bom 😊
@franciscoconceicao33783 жыл бұрын
Que tragédia... Deus meu... Aprender, brincando, a História verdadeira do povo indígena, é um encanto
@paulocordeiro26914 жыл бұрын
O filme "As missões" , ou " The Mission", é sensacional, e depois das tuas explicações fica melhor ainda.
@jgcpaiva5 жыл бұрын
Aproveitando a deixa: faz aí um episódio sobre a influência que marquês de pombal exerceu sobre o brasil!
@mtmirian5 жыл бұрын
Inclusive na educação brasileira.
@PauloVinicius21115 жыл бұрын
Inclusive no ngatu
@gabrielkoehler57864 жыл бұрын
Só influência negativa no geral!
@amazonaselvagem94644 жыл бұрын
@@gabrielkoehler5786 correto
@betofarias5613 жыл бұрын
Foi terrível para os índios,pois transformou as missões indígenas em vilas governadas por brancos,e proibiu o uso da língua tupi.
@danilosouza21855 жыл бұрын
Sobre suas rimas: São horríveis, faz mais por favor 🙏
@fdavillar5 жыл бұрын
GRANÍTICAS, GRANÍTICAS. Eram assim as construções, destruídas nas Guerras Guaraníticas
@DORVALFAGUNDES4 жыл бұрын
@@fdavillar hahaha
@fabianosoares66884 жыл бұрын
NÃO NÃO FAZ POR FAVOR!!!!!!!
@paulojuaci51653 жыл бұрын
E espanhóis?!... Quantos morreram?!...
@pedrocorreia66283 жыл бұрын
Idiota vai estuda..
@osonhodeleon Жыл бұрын
A história do Brasil é grandiosa mesmo. Mais uma grande aula de Eduardo Bueno.
@joaom.39834 жыл бұрын
Cara, uma história dessas daria um filme mil vezes melhor do que qualquer filme de Hollywood! Valeu, peninha!
@eliezer0173 жыл бұрын
A Missao, 1986, com Robert de Niro.
@xy58443 жыл бұрын
@@eliezer017 de niro ex paulista quem diria hahaha
@marcelobinot5 жыл бұрын
Este canal me ajudou muito a planejar minhas aulas de história. Mesmo sendo professor de geografia, nosso estado nos empurra goela abaixo disciplinas que não são do nosso currículo, mas agora chego a dar aulas com gosto e um pouco de propriedade sobre a hospital do Brasil! Muito obrigado! E dale Grêmio!
@rikro30025 жыл бұрын
Sou ex professor de Geografia, agora comerciante, mas não largo os vídeos dele. As vezes coloco pra passar no telão da Loja. Cachaça + Aula de história = Pinguço culto
@babaiaga91995 жыл бұрын
Dale Gremio!!!
@albertosilvabrito83774 ай бұрын
Salve o Corinthians..... 😂😂😂😂😂
@edivaldosantos47565 жыл бұрын
História é a ciência que estuda o passado para compreender o presente e formar um futuro melhor. Massa esse vídeo recomendo a todos.
@viniciusfreitas6643 Жыл бұрын
Já estive em São Miguel das Missões, realmente triste o lugar,por incrível que pareça ainda resta plantações de laranja, bananeiras esparramadas por lá, mas e triste o lugar, andei pelas ruínas e por trás delas, lugar triste.
@darciosouto5 жыл бұрын
Não tem filme, não tem vídeo game, não tem história! Os americanos contaram suas façanhas para o mundo todo através da literatura e do cinema. Os próprios "cowboys" ao se aposentarem fizeram isso ao perceber a grandeza do que foram, começaram a fazer filme. Até Touro Sentado trabalhou em espetáculos junto com Búfalo Bill. No Brasil eu não sei o que acontece. Mas pelo menos agora temos esse canal. Vida longa ao Buenas ideias!
@EDSONPORTELLA5 жыл бұрын
O romance "O caminho da Pedra", de Mário Simon. Sobre o romance entre uma colona alemã e um índio missioneiro. O autor recria o ambiente das missões, em seu auge, e a chegada dos alemães. Muito bom
@DORVALFAGUNDES4 жыл бұрын
E onde acha esse material?
@EDSONPORTELLA4 жыл бұрын
@@DORVALFAGUNDES meu pai comprou numa viagem as missões. Acredito que se pesquisar em sites como Estante Virtual ou livrarias da região. Espero que tenha sorte pois o livro é maravilhoso
@jadsonmascarenhas13443 жыл бұрын
Dá prazer saber sobre história com esse cara👏👏👏
@pensamentolivre1328 Жыл бұрын
Fica a dica para turismo. Aqui no RS ainda há as ruínas com infra estrutura pra receber turistas. Há um espetáculo de som e luzes nas ruínas emocionante. Fica na região chamada missões, a noroeste do estado, nós município de São Miguel das Missões, santo Ângelo. Antes passa por Ijuí, terra do Dunga. Vale a pena. Dali podem ir conhecer o salto do Yucima a maior que longitudinal do mundo no rio Uruguai..
@thonayres5 жыл бұрын
pouquissimo se fala sobre os povos indigenas da Regiao Sul, com uma historia tão rica.
@pankadasdoYashiro5 жыл бұрын
não convêm, pois os filhos dos vencedores( estes que enganam o povo a cada 4 anos) correm o risco de sair as pressas na madrugada, por causa do sangue derramado por causa do ouro que eu suspeito que esteja no idolatrado Vaticano....
@igorfurastedanilevicz1103 жыл бұрын
ain os nossos lindinhos canibaizinhos. malditos europeus e sua energia elétrica e sanidade basica!
@kuarayaldo2 жыл бұрын
@ bem lembrado!
@marinajensen2322 ай бұрын
Recebi a dica do teu canal no KZbin e estou facinada pelos teus vídeos e teu conhecimento sobre a história gaúcha, parabéns 👏👏👏. Muito obrigada por compartilhar conosco 👍
@bernardodc96315 жыл бұрын
Sempre que eu assisto um filme fico um tempo fora de mim, absorto na estória, relembrando cenas. O mesmo acontece com as histórias do Peninha! Mergulho profundamente na cena imaginária
@CarlosEduardo-lw5ck Жыл бұрын
Profº Bueno, só queria lhe agradecer muito pela explicação sobre as missões. Visitei as ruínas de San Ignácio e São Miguel motivado por suas videoaulas. Como nossa história é rica e não damos a importância que deveríamos. Forte abraço!
@charlydiegosiqueira61585 жыл бұрын
O guarani é um povo esplendido.
@teurd.couting89086 ай бұрын
Gratidão, pelo documentário, expressões, etc.
@lucasanger5 жыл бұрын
Algumas sugestões de temas que precisam sair: Chiquinha Gonzaga Júlio de Castilhos Frei caneca Governos Floriano Peixoto e Deodoro Revolução Federalista Revolução de 1923 no rio grande do sul As revoltas da armada Tenentismo Bacharel de Cananéia Revolta paulista de 1924 A França Equinocial A França Antártica Guerra dos emboabas Revolta de Felipe dos Santos Revolta dos Beckman Conjuração baiana Dom Pedro II Leônidas da Silva A copa do mundo de 1950
@marechaldeodorodafonseca14595 жыл бұрын
Dom Pedro II tb seria perfeito.
@danielnuneswolf915 жыл бұрын
E O MUNDIAL DE 83
@lucasanger5 жыл бұрын
@@danielnuneswolf91 nem tinha mundial nesse ano.
@danielnuneswolf915 жыл бұрын
@@lucasanger claro, esqueci que a FIFA inventou o futebol em 2000
@Marcela-yb1qb5 жыл бұрын
Faz chiquinhaaaa
@wendelfreitastutti94593 жыл бұрын
Neste exato momento, em que me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado KZbin ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, muito obrigado por tudo, amém e gratidão.
@valdemirnascimento73525 жыл бұрын
Apesar de todo o sarcasmo , sem dúvida vc e um farol na escuridão na história de nosso país . Muito obrigado Vou ler seus livros .
@Chukaevan3 жыл бұрын
Esse Eduardo Bueno é o jornalista sintetizador da história de muitos homens e mulheres importantes na nossa vida, essas histórias são o que nos resta do nosso passado, e precisamos do nosso passado para sabermos quem somos, esse trabalho é histórico e importantíssimo e esse homem ainda o faz com paixão, humor e paciência. Tudo isso faz renascer o sentimento de pertencimento e amor à sua terra, parafraseando Érico Veríssimo em o Tempo e o Vento: pátria? Pátria é onde tu nasce, é o chão sob teus pés... Isso é pátria.
@edsoncosta34035 жыл бұрын
Tu é muito bom ! Mano, mistura perfeita de inteligência, Conhecimentos com doses de Humor. 😊 taí um Canal que merece Milhões de Inscritos 👏👏👏👏👏🤝
@flaviorobertogarcia78064 жыл бұрын
Rodei de bike as 7 Missoes...é show....
@ilheawe14 жыл бұрын
Conta a historia da tribo dos Xoklengs. Adoro seu canal, parabens.
@mariainesculloch2209 Жыл бұрын
Aprendo demais com você ,Peninha ! Obrigada !!
@elaineribeiro53925 жыл бұрын
estive em São Miguel e em Santo Ângelo, estudei muito essa história, nunca tinha ouvido essa versão.
@faustostuqui83004 жыл бұрын
Vc é demais irmaoo, genioooo, mudou a forma como vejo a história!!!!
@EmmanuelleZago915 жыл бұрын
Nossa, fiquei emocionada com esse vídeo. Curto seu canal há tempos, mas só vi agora o vídeo das missões e esse. Cresci ouvindo meu pai tocar "Nas missões dos sete povos nasceu um dia Sepé..." para eu dormir, e nunca encontrei essa música em outro lugar até hoje. Sempre gostei da figura do São Sepé, mesmo acreditando que nenhum guerrilheiro pode ser santo. Adoraria um vídeo sobre ele. Parabéns e continue postando, aprendo mais com seus vídeos do que em todas as aulas de história. Obrigada!
@castrocelta8 ай бұрын
O filme "A missão" de Roland Joffé e trilha sonora de Ennio Morricone, retrata bastante bem o acontecido nas Reduções. Muito obrigado, vídeo excelente.
@pelademocraciareal5 жыл бұрын
Todo heroi, como todo humano, eh contraditorio. Mas Obrigado Peninha por nos ajudar neste resgates. Todos povos precisamos de mitos para inspirar nossas lutas presentes.
@podmachado66112 жыл бұрын
A verdade sobre nossas origens!! Parabéns
@natacosta85745 жыл бұрын
Faz um episódio sobre o sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick (1969)
@pedroroque32385 жыл бұрын
Quero
@cassianofugacunha63865 жыл бұрын
Esse episódio tem que contar com a participação especial do Gabeira.
@henriquelopesdesouza49435 жыл бұрын
Up.
@raulnicolaueffgen55563 жыл бұрын
Toda história deve ser contada, se possível, dando voz aos protagonistas, tanto ao GABEIRA quanto ao simpático embaixador. A Neutralidade axiológica ou "consciência crítica" permite a nós o distanciamento necessário para a "avaliação OBJETIVA" dos eventos históricos. É este "o olhar" espirituoso e bem humorado do nosso amigo Eduardo. Relaxe, a HUMANIDADE está bem próxima de nós....
@julianotaday23 жыл бұрын
Sou de santo Ângelo, capital das missões , história triste pra caramba , até hoje reflete, índios sendo tratados como mendigos , vendendo cestos e macela pelas ruas , homem é cruel, matar e exterminar um povo por ganância , não e muito diferente de hoje em dia.
@gabmarucci5 жыл бұрын
Professor, suas aulas são excelentes! Obrigado!
@luisssantos16113 жыл бұрын
Um dos melhores programas que já vi. Parabèns EB
@ricardohistoriaeciencia67705 жыл бұрын
Os índios do Brasil tem História tão rica quanto índios americanos do norte.
@nada-hk4vo4 жыл бұрын
Mas infelizmente ninguém liga para a história do Brasil!
@nada-hk4vo4 жыл бұрын
Nem mesmo a maioria dos brasileiros
@guilhermemagalhaes61273 жыл бұрын
@@nada-hk4vo, a maioria dos brasileiros não tem ideia dessas histórias, a gora à minoria elitista do Brasil, esses sim sabe dessas histórias desses tais acontecimentos ocorridos no país, mas não dão a mínima, só procuraram saber por dos vestibulares que ocorrem ao longo do ano. A grande maioria das pessoas não tem acesso à educação de qualidade, por consequência, essas tais pessoas não interesse prestar vestibulares, pois precisam trabalhar desde de cedo para ajudar à si proprio e a sua família. O geverno oferece pão e circo, o povo fica hipnotizado.
@paulocesar24743 жыл бұрын
Sou indio e devo dizer que os indios foram e sao os povos mais perseguidos.
@igorfurastedanilevicz1103 жыл бұрын
ain os nossos lindinhos canibaizinhos. malditos europeus e sua energia elétrica e sanidade basica!
@thonayres5 жыл бұрын
parabens professor Eduardo, por mais esse epsodio cheio de vida apesar de tantas mortes, de uma forma ou de outra, esses mortos tem sua dignidade lavada de todo musgo do esquecimento ao resurgirem resplandecentes em meio a nosso tempo pela verve de nosso professor.
@vanderkerkov5 жыл бұрын
Maravilha! Obrigado Peninha, você é demais.
@antoniolopes39023 жыл бұрын
O gremista sem mundial e Gaúcho de campo ruim vai te ....!!! Um símbolo vale o que ele transmite!!!! Bem agora que lavei minha alma gaudéria e colorada, vamos ao que importa, parabéns gosto muito dos teus vídeos, faz outros sobre as nossas origens. Por fim jamais vou dar dinheiro pra gremista mas assisto muitos dos teus vídeos freee!!!
@Ciudad74774 жыл бұрын
Tienen que subir subtitulado al Español!!! Tienen información muy importante sobre nuestros originarios...
@sebastiaohenriqueissa2232 жыл бұрын
Você deveria ser nomeado Ministro da história da cultura e educação do Brasil!👍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯
@betofarias5613 жыл бұрын
Marques de Pombal foi terrível para os índios,pois transformou as missões indígenas em vilas governadas por brancos,e proibiu o uso da língua tupi.
@rleal754 жыл бұрын
Eu sou de São Gabriel, me criei jogando futebol onde o Sepé foi ferido, ficava numa lateral do nosso "campinho". Hoje em dia tem um pequeno monumento no local.
@carlosalves28045 жыл бұрын
Melhor canal do KZbin ! Só uma observação, minhas fontes dizem que quem disparou o tiro que matou Sepé Tiaraju foi um ESPANHOL CHAMADO JOSÉ JOAQUIM VIANA governador de Montevidéu. Forte abraço ! Venha nos visitar nas Missões ! Sou de Santo Ângelo.
@marciomorais27595 жыл бұрын
Uma das melhores narrativas do peninha, com certeza. Por favor, você precisa falar sobre a Guerra dos Emboabas e o Marquês de Pombal, tão pedidos aqui.
@BrunaBarcelos95 жыл бұрын
Episódio rico em informações. Sou de São Gabriel e o povo daqui realmente não conhece a história verdadeira, a primeira vez que vi num episódio falando que Sepé matava outros índios, fiquei chocada 😂 vivendo e aprendendo
@alcindopontes52055 ай бұрын
Oi Guria tb sou dai de São Gabriel essas terras sempre foram dos índios hoje pertencem aos Teixeira aos Southall gente asquerosa!!!
@EduardoSantos-zm6bt5 жыл бұрын
Sinceramente, a gente só aprendeu na escola a parte do tratado de Madri , e foi só! Esse episódio da história nao cai no enem, na escola, nem nos grupo de whatssap!!!Só aqui...show!!!!
@evertondossantos52025 жыл бұрын
O livro do historiador tau Golin cita como foi a batalha, segundo documentos. Os índios atacaram de peito aberto os canhões, depois do tiroteio, a cavalaria gaúcha ataca pelos flancos e aí sim acontece a matança. Segundo algumas hipóteses, os índios estavam num furor religioso, achando que Deus era por ele, literalmente atacaram de peito aberto os dois melhores exércitos do mundo na época.
@marcelobarbosa97884 жыл бұрын
Fala Bueno! pra complementar esse tema faz um vídeo sobre Artigas e a liga dos povos livres, se existiu relação entre elas. Andrezito Guacurarí, parece ser outra liderança importante que representa os povos originários.
@Ironames5 жыл бұрын
0:29 que nostalgia, eu tinha um forte apache igual a esse
@josetonon57266 ай бұрын
Maravilhoso vídeo. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Muito bom.
@ilepacheco39934 жыл бұрын
História triste essas dos povos das missões, eu já fui lá uma vez. Espero que seja os espíritos dos índios que não deixam ninguém mais viver lá. Que raiva que dá desses carniceiros bandeirantes, gente ruim barbaridade!
@iderlisouza32115 жыл бұрын
Muito bom ouvir essa história, sou de São Gabriel e o que contam aqui sobre sepé é diferente. A história contada por aqui é que ele foi ferido em batalha mas conseguiu resistir e "fugiu" de cavalo por alguns km, tem um monumento onde dizem que ele morreu e antes de morrer ele disse "essa terra tem dono" kkkk a versão fantasiosa é mais emocionante hahaha Obs: Sou programador e a vontade de fazer um jogo sobre algumas histórias brasileiras existe, problema é que envolve tempo e dinheiro kkkkkk
@franciscafancaoliveirafern53145 жыл бұрын
Bom dia Eduardo Bueno!!! Maravilha a aula de hoje! Obrigada. Amo sua metodologia!!! Rsrs. Grande abraço! Meu carinho Fanca Fernandes Fortaleza Ceará
@olavotemracao95475 жыл бұрын
Pensei que era sobre a batalha entre antarctica e dolly.
@fernandoazzihaddad86475 жыл бұрын
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@adrianabonatto43575 жыл бұрын
😁😁😁😁😁😁
@gadobriel54175 жыл бұрын
Daí é a guerra guaranática 😂
@ademirwelteralemao40204 жыл бұрын
VC e um estudioso que orgulha as nossas histórias esquecidas Parabéns já visitei as ruínas São realmente imponente Mas essa história eu não conhecia Obrigado
@betofarias5613 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre a guerra dos Bárbaros aqui no Nordeste,muito poucas pessoas conhecem.
@ricardopbcorrea75 жыл бұрын
belo e melancólico final
@thiagoguedes69075 жыл бұрын
Aí sim, tava ansioso por este episodio EDIT: teu livro é foda mano, comprei semana passada e tô dorando
@MDZ1965 жыл бұрын
Eduardo o prof.Jose Roberto de Oliveira ( de S.Ângelo, pesquisador do período jesuítico) tem o livro ( entre outros) - PEDIDO DE PERDÃO AO TRIUNFO DA HUMANIDADE- Ed.Martins Fontes. Trata do 1° e 2° ciclo jesuítico.Muito bom.
@renatoriosjunior88735 жыл бұрын
Faz um episódio sobre Luís Carlos Prestes ❤️🙏🏻
@rubenspereira86444 жыл бұрын
Pensei q o mujica antes de ficar"gaga" ia impulsionar uma proposta ao Paraguay, os 3 estados do sul mais os estsdos argentinos ds outra margem do uruguai no srmtido dr uma federacao trlingue tipo Canadá sanariamos ad iniqiuidades do pasasdo e teriamos Um país territorialmemte medio e uma economia q poderia ser do tamanho fa espanha ou maior.
@rubenspereira86444 жыл бұрын
Pensei q mujica ptesidemte ia im Pulsionar um projeto para unir os Estados do sul+ utuguay+ Paraguay+ as provincias do litoral argentino para constituir uma Federación trilingue nos moldes do Canadá respetando as autonomias e certamente ja de partida nos transformariamos nim pais de porte medio
@rubenspereira86444 жыл бұрын
)
@rubenspereira86444 жыл бұрын
Assim, certamente comecarismos diminuir as iniqiuidades q ate hj persisten na nossas regioes como perfeitamente compilou eduardo galeano no seu livro as veias da america Latina, eu sou oriental como mos chamavanos assim propios os uruguayos. E vivi os ultimose 30 anos de oiapoque ao chuy atualmente servidor publico no amapa. Sou torcedor do nacional de Montevideo e inter de porto alegre e botafogo do rio, e admirador do engenheiro leonel de moura brizola e do prof darcy Ribeiro q noS anos 80 ainda era lembrada sua corta passagem pela Universidad de la República em montevideu. Sem duvida sua figura historica se agiganta com os "ministros" nomeados pelo bozo e a familia soprano de aquele seriado de mafiosos q pasavam. Salud!
@williamsilva47483 жыл бұрын
Meu esse canal é genial com certeza ! Cara onde mais nos ouviríamos falar sobre este acontecimento nos dias atuais é um tema muito interessante de nosso história que tem q ter mais divulgação… Somos ricos de história é isso não chega a todos infelizmente.
@patrickemanuel44645 жыл бұрын
Peninha, faz um episódio sobre a guerra dos bárbaros (Confederação dos Cariris) que aconteceu aqui Nordeste.
3 жыл бұрын
Fico feliz por ter descoberto o seu canal! É um dos únicos canais que deixo rodando no automático, aprendo um pouco mais com cada episódio! Adoro história e o teu jeito irreverente de contar ela, em breve vou ser membro do seu canal, abraço!
@PlinioQuartim5 жыл бұрын
Finalmente, eu já havia pago por esse episódio e só tava esperando sair!
@franciscaastrogilda1790 Жыл бұрын
Bom conhecer a história através de vc.
@Engchaveseletrica5 жыл бұрын
Muito Bom!! Faz um sobre o massacre do rio cururupe na Capitania dos Ilhéos.
@gabrielbarretto4 жыл бұрын
Caramba, no quintal de casa e eu não conhecia essa história. Pesquisei agora, obrigado!
@Engchaveseletrica4 жыл бұрын
@@gabrielbarretto pois é, tem tanta coisa interessante na historia de Ilheus mas nao e tao valorizada, um exemplo é ver uma das locomotivas da antiga estrada de ferro apodrecendo no patio do Detran, outro caso foi a tentativa de demolicao do predio onde hj é Ninho lar, ali foi uma das primeiras fabricas de chocolate da América Latina...
@GuilhermeMorallesTST3 жыл бұрын
Tche tu es o melhor historiador .... Tens algo sobre a princesa isabel ....e os verdadeiros feitos dela.???
@matheuscnc5 жыл бұрын
"Os jesuitas eram como uma milicia" kkkkkkk Otimas definições
@raphaeleustaquiodocarmo29314 жыл бұрын
Mas é mesmo. Olha o nome da ordem “Companhia de Jesus” nome militar, seu fundador era militar, disciplina militar!
@ignaciodalcim5904 жыл бұрын
@@raphaeleustaquiodocarmo2931 Quem quiser saber mais sobre Santo inácio de Loyola leia, por favor, SÓZINHO E A PÉ....GENIAL.
@raphaeleustaquiodocarmo29314 жыл бұрын
Ignacio Dalcim sugiro, nobre amigo, para o Brasil, uma coleção de 10 volumes de Serafim Leite, já antiga, sobre a história da Companhia de Jesus no Brasil, onde o autor trabalha as fontes para montar a linha cronológica e historiográfica.
@xandirodrigues5 жыл бұрын
Uma deliciosa aula de história contada do jeito que só vc conta parabéns peninha meus agradecimentos
@JurandirGustavoSouzaNunes4 жыл бұрын
Será quem dia algum grande diretor vai fazer um filme com uma riqueza de história de que temos?
@guilhermevteles Жыл бұрын
Tem o filme A Missão, de 1986, com o Robert De Niro, que é inspirado nessa história
@klausdante4 жыл бұрын
Excelente vídeo e fácil de assimilar as informações 👌🏼👏🏼👏🏼
@diegocorea21525 жыл бұрын
1.7 mil mortos em 1h30?? Meu Deus!!! Será que na história do planeta existiu outra carnificina igual? Será que em outra passagem da história se morreu tanta gente em tão pouco tempo? Na real eu estou horrorizado com essa passagem da humanidade!!
@DanielX135 жыл бұрын
Bomba atômica
@TheCarlosxalexandre5 жыл бұрын
@@DanielX13 bem visto 🤔
@danilosouza21855 жыл бұрын
Torres gêmeas, pear harbor, tsunami 2004, terremoto no Haiti, infelizmente são várias as tragédias que vitimam muitos em pouco tempo. Porém em nível de crueldade essa guerra deve ter sido imbatível. Em bombardeios ou guerras modernas se mata a metros ou km de distância, quem mata mal sabe quem esta matando e nem vê morrendo, já na guerra guaranitica o negócio era quase olho no olho.
@TheCarlosxalexandre5 жыл бұрын
Existiram centenas de batalhas piores, desde a antiguidade até á era moderna, só um exemplo na idade média na mais famosa batalha aqui de Portugal, a batalha de Aljubarrota, durou 2 horas e morreram cerca de 5000 espanhóis e 600 portugueses. Dá um rácio bem maior.
@evertondossantos52025 жыл бұрын
Os índios segundo algumas hipóteses estavam num furor religioso acreditando que era Deus por eles atacaram de peito aberto o quadrado ibérico literalmente entraram na frente dos canhões. Para piorar atrás deles havia uma voçoroca. Peninha foi gentil ao usar gaudério, depois do tiroteio a cavalaria gaúcha atacou e aí foi a matança de fato.
@manuduarte___2 ай бұрын
que vídeo foda. parabéns pela explicação, professor, claramente tens paixão pela história, lindo de ver!
@marcojuniorb5 жыл бұрын
O Brasil tem histórias incríveis e é uma pena não serem exploradas amplamente pela nossa cultura. Sabemos mais das histórias de outros países do que a nossa própria
@jairarruda6812 жыл бұрын
Isso é verdade mesmo a nossa história sendo tão legal
@Francisco13133 жыл бұрын
Parabéns! Finalmente estou aprendendo história do Brasil!
@cbckakaroto5 жыл бұрын
Cara o Eduardo dever ser um cara muito solitário, 99% da população "conhece" a história "falsa" do Brasil. A maioria é burro mesmo, eu imagino ele ouvindo as pessoas sabendo que elas estão falando merda.
@gabricamargo5 жыл бұрын
Será? Nas academias de humanas acredito que a maioria reconheça a história
@diegomad1005 жыл бұрын
@@gabricamargo Não mesmo, saber história não quer dizer ser de humana ou exatas, existe muitas pessoas que estudam "história", filosofia e etc que está pouco se lixando para a verdadeira história do Brasil.
@DORVALFAGUNDES4 жыл бұрын
@@diegomad100 Concordo contigo, e sou licenciado em História
@Gilbertexbom215 жыл бұрын
Grande história! Excelente narrativa! Parabéns!
@ocanaldobim5 жыл бұрын
Por a imagem do Conan representando Sepé foi foda! 😂😂😂
@manoelalvesneto83495 жыл бұрын
Rambo ?
@MarceloOR5 жыл бұрын
Ia dizer a mesma coisa hahahaha
@raulbueno37264 жыл бұрын
Mas,é vdd todo nativo era guerriro,imagina vc viver e sobreviver na selva e combater usando tecnicas de guerrilhas e emboscadas e usando armas silenciosas tipo guerra arcos e setas envenenadas e tacapes quebra cabeças
@alannagt4 жыл бұрын
O Sepé malhava kkkk
@ocanaldobim4 жыл бұрын
@@alannagt Hahahahahahahaha
@viniciuspalermo51035 жыл бұрын
Espectacular
@Consciênciaemcristo4 жыл бұрын
O Brasil têm mais histórias que Hollywood, e o cinema brasileiro só vive de sacanagem...
@cleitonantoniorenner1824 жыл бұрын
Obrigado ❤
@evertonlopes15765 жыл бұрын
Esse episódio da história brasileira foi descrito na obra " O Uraguai" de Basílio da Gama?
@perseu96345 жыл бұрын
Tem relação, Basílio escreveu o Uraguai pra desqualificar a imagem dos jesuítas, agradar os interesses da coroa(Marques de pombal) e assim limpar a barra dele.
@emilsonfrotalima3 жыл бұрын
Boa noite, sigo seu canal a algum tempo, acho teu trabalho maravilhoso, gostaria muito que vc fizesse um vídeo sobre os Munduruku.
@Perambulante15 жыл бұрын
Foda que peninha na ler os comentários. Deveria fazer um sobre a influência árabe aqui no Nordeste!
@Marcellolima094 жыл бұрын
até na escala musical nordestina nota -se influencia árabe.
@fernandosr20014 жыл бұрын
árabe e judaica também...
@franciscafurtado6662 жыл бұрын
Pernambuco tem a primeira sinagoga das Américas. Anterior mesmo à de Nova York.
@EduardoCosta-oo8uc5 жыл бұрын
Irredutível orientador , mestre da arte de elucidar os temas mais obscuros e divinos da história mundial com relação direta a nosso país. Sem palavras , teus videos em três meses ultrapassaram a velocidade da luz , todo conhecimento que me fora despido na antiquada filial de roma onde estudei ....Obrigado professor, es muy bueno >>>>