Lo que encuentro muy interesante es escuchar a un historiador brasilero con un relato histórico muy parecido al de estos lares castellanos. Uruguayos y riograndenses tenemos un origen común. No soy socio del canal pero me gustaría que hicieran un capitulo sobre la Provincia Cisplatina.
@carlosrodrigues763 жыл бұрын
Buena idea. Pero es un periodista brasileño.
@tahielfausto69273 жыл бұрын
me llama la atención que nombre los dos libros gauchos mas importantes de mi país. El Martín Fierro (epopeya que pone al gaucho en su salsa mística, con guitarras y cantos, además de ser guerrero y rebelde a las causas del estado), y el libo de Güiraldes "Don Segundo Sombra", que cambia totalmente la concepción del gaucho que se tenía hasta entonces, pasando de ser un rebelde a ser un amigo y aliado en el pensamiento patrio, además de ser eso mismo: "segundo" y sobre todo "sombra"... siendo desplazado por los ciudadanos.
@allanmelgarejo39393 жыл бұрын
Exacto! Soy Brasileño y puedo decirte que los gaúchos son Hermanos del Pampa, no hay distinción. Cuando visite Él Uruguay, yo me sentí como se estuviera en casa, por cuenta de los costumbres, el mate y principalmente por las canciones hechas en la guitarra. Pero, és una lástima que el mismo no me pasará en las otras provincias de Brasil.
@ricardohighlander19843 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira escreveu sim.. mas está perdoado.
@ricardohighlander19843 жыл бұрын
@@allanmelgarejo3939 no somos brasil.
@wolmirabreu36332 жыл бұрын
Fui criado no pampa , em fazendas de gado , meu pai era um gaúcho raiz natural sem modismo . eu fui criado em galpão ouvindo histórias sentado envolta de um fogo de chão Nossas vidas era igual as que ouvimos hoje cantada em versos , e filmes . obrigado pela aula sobre nossa historia .
@enilapp7861 Жыл бұрын
O que eu não sabia era que os Argentinos acham que a gente copiou eles.
@paulopadua80538 ай бұрын
Bah, difícil ter isso hj. Fui visitar uns parente em Herval, dividido do Uruguai pelo Rio Jaguarão, pampa isolado, e não é que o sobrinho de 13 anos não saia da Internet por rádio e gostava de funk carioca???
@joseluisvidalmoreira3141Ай бұрын
Goste muito do vídeo. Brigado. Saludo voce desde Uruguay 🇺🇾🇺🇾🇺🇾
@PabloPagues3 жыл бұрын
Sou uruguaio, morei 15 anos no brasil e sempre ouvi falar que a Cisplatina isto ou aquilo, que é parte do Brasil, etc. Finalmente alguém fala as coisas como são, Colonia del Sacramento foi uma jogada sem vergonha do Portugal, enquanto Espanha não ocupava aquela área, Portugal ia chegando mais e mais perto. A realidade era que essa terra era difícil de colonizar por conta dos charruas. Hernando Arias de Saavedra colocou gado na banda oriental (1611 ) e à partir dai os indios se "civilizaram" um pouco, isso permitiu aos portugueses fundar Colonia sem grandes problemas. Se tivessem fundado Montevidéu talvez os espanhóis não teriam chiado tanto. Mas fundar Colonia a 23 kms de Bs. As. do outro lado do rio? Ai não ne :-) So finalizando, em toda revolução no Uruguai tinha gaúcho envolvido, em toda revolução no rio grande do sul tinha uruguaio envolvido. A historia dessas duas terras é indistinguível. Fora que as fronteiras da antiga banda oriental se estendiam no MINIMO ate o rio Ibicuy e não o Cuareim como é hoje. Mas essa é outra historia.
@CaxiasGrena3 жыл бұрын
Que episódio daría ese acerca das relaciones entre Brasil/Uruguay. Fica a dica Peninha
@joandres943 жыл бұрын
Muito bom, cada vez fico mais fascinado pela história do meu sul.
@a.oliveira92943 жыл бұрын
@@joandres94 Concordo. Uruguai e Rio Grande do Sul deveriam formar uma federação de dois estados.
@bangica43463 жыл бұрын
@@a.oliveira9294 Faz muito mais sentido uma federação dos 3 Estados do Sul do Brasil !
@a.oliveira92943 жыл бұрын
@@bangica4346 Escrevi só para fazer piada. O que faz sentido é trabalhar para tornar o Brasil e o Mercosul mais dinâmicos. essa questão de fronteiras e nacionalidades faz cada vez menos sentido no mundo da era da globalização.
@video.motivacao3 жыл бұрын
Eu sou de Joinville, meu pai paranaense sempre gostou de música gaúcha, lembro de fotos do meu avô paranaense usando trajes gaúchos, e lembro dele tomando chimarrão ao som gaúcho alto nas manhãs de domingo, nas poucas visitas que fiz a ele ainda criança. Enquanto jovem, sempre desprezei a cultura gaúcha, até o dia em que, em Montevideo, encontramos o Museu do Gaúcho, ali minha "constrangedora ignorância" entendeu que o gaúcho é um fenômeno constituinte da própria formação do Brasil e que transcende os limites do Rio Grande do Sul. Hoje aprendi a ver que a cultura gaúcha é bonita, rica e faz parte da formação de todo sulista. Viva o Gaúcho!
@bernardogabardo6943 жыл бұрын
A verdade que o Povo Rio Grandense foi pra guerra, pelear com argentino e com os Uruguaio, e o Povo de SC e PR querem ter a honra de se chamar e considerar gaúcho. Mas vai te deita loco. RS é brasileiro por opção. Pode ser que não tenha sido uma boa opção ou boa, mas isso é outra discussão.
@GUHFF-d2u3 жыл бұрын
Ah
@josericardomartinscerdeira1613 жыл бұрын
@@bernardogabardo694 A questão é que boa parte da população dos estados de SC e PR são descendentes de gaúchos, mais precisamente o Oeste Catarinense e o Centro-Sul e Sudoeste Paranaense. Filhos e netos de gaúchos, procurando outros lugares pra colonizar, porque, como dizem "2 galos no mesmo terreiro não dá certo".
@silva80083 жыл бұрын
@@bernardogabardo694 Então só o Gaúcho lutou na guerra? PQP! lembrando que "o Povo Rio Grandense" levou um pau.
@dmpramos6703 жыл бұрын
@@bernardogabardo694 muito respeito ao valoroso povo Gaúcho, mas não são brasileiros por opção, foram vergados pelo império reintegrados a província rebelde capitulou.
@creganati3 жыл бұрын
FANTASTICO! sou paulista mas amo o Sul do Brasil.
@rafaelegidiocostabeberruvi4493 жыл бұрын
Fantástico! Um dos melhores episódios deste ano!
@RobertoSilvaRS3 жыл бұрын
Assino embaixo...e reconheço firma ! rsrs Saudações
@pabloap13563 жыл бұрын
Sou Argentino e moro no Brasil tem 7 anos já... creci perto de Uruguaiana numa cidade cheia de gaúchos, peões e donos de fazenda! Adorei essa homenagem ao Gaúcho! Detalhe: Martin Fierro é uma das melhores obras que eu já li... mas até pra quem fala espanhol (e ainda mais nos dias de hoje) as vezes precisa de um dicionário. Recomendação: um Martin Fierro comentado e com explicações semânticas. Obrigado Eduardo... aguardo a história do Cimarrão (na Argentina gado "cimarrón" é o gado sem dono)
@jefersonbramdao89342 жыл бұрын
Te indico ver o filme Anay de Las Missiones Rio Grandense ali tem o dialeto Criolo comum no Uruguay Corrientes Santa Fé e Missiones
@jefersonbramdao89342 жыл бұрын
Qual é a tua cidade na Argentina ?
@tchefabio243 жыл бұрын
A forma como o Peninha fez o relato da história do gaúcho e do Brasil deveria ser distribuída para todas as escolas do Brasil do Uruguai e da Argentina. Bueno, ainda bem que vc existe. Excelente!
@alejandrocardozo20442 жыл бұрын
En Uruguay ensenan la historia del GAUCHO, y es bien asi como lo dice el !!!
@alejandrocardozo20442 жыл бұрын
Si te fijas los grandes escritores que hablan de los gauchos son uruguayos o argentinos, pero en Brasil solo veo a Eduardo Bueno, que de verdad la cuenta de la misma manera que nos ensenaron el las escuelas
@AntonioSilva-ob1lf2 жыл бұрын
Não existe interesse de divulgar essas informações.
@porainessemundao5 ай бұрын
No começo de março de 2021 vi um cara no Quora que disse que a cultura gaucha que vemos no CTG não é original, foi fabricada. E hoje vi um cara falando isso no TikTok. Isso é verdade? Gaúchos não tem cultura?
@jorgegusmao89523 жыл бұрын
Buenas Noches Tche! Parabéns pelo programa. Sou um carioca Apaixonado de Corpo e Alma pela Cultura Gaúcha, Suas Tradições e por Churrasco. Um dia ainda vou conhecer o Sul... e o Verdadeiro Churras de Fogo de Chão. Abs , Saúde e Tudo de bom!
@camilamachado50212 жыл бұрын
Obrigado pela simpatia amigo, pq tem muito carioca q diz q aqui só tem racista, mas não, só te peço uma coisa, não Faca sua primeira viagem para Gramado, Gramado tem muito racista, não e todo mundo, mas tem,
@baldurodinson99142 жыл бұрын
@@camilamachado5021 velho, pior que não é mentira, aqui eles são muito conservadores, mas quem é bom, é bom mesmo, os únicos negros daqui são imigrantes haitianos, eles ficam excluídos lá no bairro Piratini, onde a maioria é negra e haitiana
@fernandoberwig70963 жыл бұрын
Aeee.... finalmente vão sair os episódios que eu queria ver, as Revoluções Federalistas de 1893 e 1923
@sensan26843 жыл бұрын
C ENARIO ESTUFIO !
@luisfernandogoncalvesribei64383 жыл бұрын
Muito bom
@frankefarina3 жыл бұрын
O Caudilho Onório Lemes. O Leão de Caverá.
@ederoliv3 жыл бұрын
Orgulho de ser Gaúcho, nascido em Rosário do Sul, terra da Batalha do Passo do Rosário, da guerra da Cisplatina !!
@ericomirandacoutinho76213 жыл бұрын
Tenho orgulho de ter recebido o nome do imortal escritor gaúcho, Érico Verissimo, que meu saudoso pai, admirador da cultura do Rio Grande e deste notável gênio da literatura, me deu. Viva o Rio Grande do Sul!!!
@video.motivacao3 жыл бұрын
Érico Veríssimo foi um dos poucos autores que soube imortalizar esse aspecto épico do fenômeno gaúcho em um belo romance.
@Farias6573 жыл бұрын
Legal, eu tenho cachorro chamado Érico
@borgesr46333 жыл бұрын
Ai jente vamos pedir para oedu falar da bancada ruralista
@cfo60963 жыл бұрын
Eu nasci e cresci em uma cidade aqui na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Sou autenticamente um gaúcho da fronteira que ouve o assobio do minuano. E se tem uma coisa que me admira é o fato de que mesmo após guerras, disputas entre gerações passadas, nossa convivência com os hermanos é muito pacífica. Apesar de termos línguas e culturas diferentes, nossa história se cruzou várias vezes no decorrer dos séculos, e isso influenciou e muito na construção da figura do gaúcho.
@brunoquentao2 жыл бұрын
sim,parece que tem haver com o fato dos gauchos preferirem os catlheanos do que os baianos
@federicoi.a.34372 жыл бұрын
Entonces no sos Gaucho de la frontera, sos un gaucho del centro de la nación Gaucha! 💪💪💪😎🍻
@quackgarage95512 жыл бұрын
Os brazukas não entendem que os uruguaios e argentinos da região dos Pampas sempre foram mais irmãos para nós do que os brasileiros em si. O fato é que historicamente o RS sempre foi muito mais próximo culturalmente dos vizinhos castelhanos do que com o resto do Brasil, até hoje em boa parte do RS há muitas cidades que se parecem bem mais com cidadezinhas dos Pampas argentinos/uruguaios do que com cidades brasileiras, pois os povos que englobavam a região eram os mesmos culturalmente e tudo aquilo por muito tempo formava uma coisa só (Banda Oriental é um exemplo, que se estendia até o Ibicuí) além de que, os nativos dos Pampas sempre foram distintos dos nativos que existiam no resto do Brasil. Ou seja, o RS já era uma região diferente e culturalmente distinta do resto do Brasil antes mesmo da colonização europeia, além de sempre ter tido uma boa dose de autonomia e nunca ter sido uma capitania antigamente. A grosso modo, o RS é basicamente um Uruguai que fala português. No mais, o RS só não se separou do Brasil por conta do império, pois era interessante ao mesmo para defender a fronteira, função essa que foi muito bem feita. O povo gaúcho sempre foi notoriamente um povo guerreiro e com grande tradição militar (principalmente por conta dos Charruas e Minuanos). O resultado eu não preciso nem falar, afinal, não é à toa que Taurus e afins surgiram no RS, além dos grandes generais gaúchos que tiveram suma importância na história do Brasil, principalmente durante a WW2.
@sergiocesar87142 жыл бұрын
@@quackgarage9551 Bah até parece que tu ao falares que os gaúchos sao guerreiros, como se fosse diferente, o nordestinos e baianos foram tão ou mais guerreiros que vcs, formaram o primeiro exército colonial das Américas em 1648, as batalhas de Guararapes e Monte das Tabocas, com a união das raças branca negra e indígena, contra os poderosos holandeses que ninguém podia contra eles na Europa, tambem expulsamos os franceses várias vezes. Enfim, cada um ao seu modo, todo mundo é guerreiro por aqui.
@CloudAbove Жыл бұрын
@@quackgarage9551 Tentem se separar ai, quero ver cosneguirem, vocês são um bando de vira lata sem identidade isso sim, são brasileiros e acham que são uruguaios e argentinos, tipo Gay que não sai do Armario
@diegopereira50253 жыл бұрын
Impresionante Eduardo su capacidad para mantenernos atentos y al mismo tiempo aprender! Saludos de un fan de Uruguay
@patricialima07023 жыл бұрын
Bom dia nobre gaúcho!!!!! Gostando muito de conhecer as origens e tradições gaúchas. Um abraço da Norte Rio-grandense, ou Potiguar, que significa COMEDORES DE CAMARÃO, para nossos gaúchos!!!!👏👏👏👏👏
@gilbertodelimaesilvafilho22983 жыл бұрын
Belo episódio esse Mestre Peninha
@torresRoni3 жыл бұрын
Outro Potiguar aqui haha
@bele9343 жыл бұрын
👏👏👏👏👏
@patricialima07023 жыл бұрын
@@torresRoni 👏👏👏👏👏👏
@brunaclaricer54473 жыл бұрын
❤🥰
@CandiTuk3 жыл бұрын
Obrigada por esse episódio! Tão importante o Brasil saber que somos um povo que em sua origem é miscigenado, com sangue indígena, embora a ideia não agrade tanto nem aos próprios gaúchos. Se vende ao resto do país a ideia de sermos um povo europeu, que de fato, em parte alguns de nós o são, mas o lado mais belo e icônico de nossas origens está nestes homens e mulheres mesclados, semi selvagens, livres, até o quanto puderam. Grata, meu querido. ❤️
@soulindo16433 жыл бұрын
Até eu que sou do nordeste sou um descendente europeu por exemplo português italiano é também das Filipinas de um país na Ásia
@carloseduardowaskowiski68873 жыл бұрын
Sou um Gaúcho fardado em defesa do Rio Grande, adorei essa história, como diz a letra da Música tocada e Cantada por Adelar Bertussi, Edson Dutra e Ângelo Franco, Sangue de Gaúcho, defendeu sua terra laçando metralhados ...
@terepavan23156 ай бұрын
Tem gente que fala que o povo do sul é racista e orgulhoso e um povo humilde eles tem orgulho sim de sair de sair com seu chapeu bota e bonbacha nao sao cheios de mimimi eles nao tem vergonha .de ser um povo meio indio guarani muitos sao criado em casa de chao batido e fogo no chao este povo merece respeito morei no sul 10 anos e me apaixonei pela cultura simples
@donramon57943 жыл бұрын
Meus avós são gaúchos e tem muitas tradições indígenas e temos orgulho disso
@leaniines32173 жыл бұрын
Te conheci infeliz.ente a pouco tempo. Tenho 78 anos, sou gaúcha de cerro largo passando por ijui e chegando em Campinas SP. Ao vc acrescentar informações preciosas da história do lugar onde nasci,sendo neta de imigrantes,poloneses, austríacos, italianos, alemães, vc instiga a conhecer minha história que mesmo neste momento que vivo serei mais humana. Obrigada. J
@correndopelocerto40913 жыл бұрын
Sai de SP, vc não é bem vinda aqui, vai pra Europa atrás dos seus descendentes, gaúchos vira latas, sem honra, em SP vcs não são bem vindos!
@adoniscortereal26663 жыл бұрын
...com essa cara ninguém diria.
@RENAN804603 жыл бұрын
@@correndopelocerto4091 para de noia seu noia vai escovar teus dentes e vai dormir,pega teu trapo e te aranca
@adilsonspp3 жыл бұрын
@@correndopelocerto4091 Por que ela iria para a Europa atrás dos filhos ou netos dela?
@aliceagaucha2 жыл бұрын
Leani és bem vinda em qqr estado desse nosso lindo Brasil . Infelizmente tem uns mongolao amargurado q fica despejando odio nos comentários .
@elisa0charao2 жыл бұрын
Fabuloso e eloquente é a sua performance a o contar a história não se torna chato ou maçante, e fala de tudo um pouco nos deixando curiosos sobre outras histórias. Parabéns também sou gaúcha e orgulhosa do Rio Grande do Sul
@alexsandroromano42263 жыл бұрын
Sou fã incondicional do canal Buenas Ideias, há vídeos excepcionais, como sobre a Revolução de 32, a história do café no Brasil, D. Pedro II, mas, esse episódio sobre o GAÚCHO foi um dos melhores de toda história do canal. Parabéns, Prof. Eduardo.
@aparecidaantoniaalves75573 жыл бұрын
Que aula maravilhosa! Sou professora de literatura Hispano-americana e Martin Fierro é leitura obrigatória, sempre quis entender melhor sobre a origem do gaúcho, este vídeo é perfeito. Valeu, Buenas ideias. 👏👏
@iaramaria95473 жыл бұрын
👏👏👏
@RobertoSilvaRS3 жыл бұрын
Realmente, acrescentado-se o estilo do narrador que é único! rsrsr Saudações!
@electrofibars3 жыл бұрын
Estudei no Uruguai a vida toda, e em literatura era sagrado o Martin Fierro.. Muy buena la historia..
@gastonargentino39632 жыл бұрын
Em Argentina pode aprender ahí fica o verdadero origen do gaucho
@dronemoodbr3 жыл бұрын
Orgulho de ser gaúcho
@correndopelocerto40913 жыл бұрын
Vira latas submissos a gringos
@LuigiKeynes3 жыл бұрын
Oi eduardo, Eu sou da Argentina, gosto de aprender sobre a história do Brasil com seus vídeos. A perspectiva brasileira sobre a cultura gaúcha é muito boa e enriquecedora. Na Argentina o gaúcho, embora apareça nos pampas, espalhou-se por todo o território. Comento duas peculiaridades. No final do século XIX, chega à Patagônia com a conquista desse território e até mesmo ao sul do Chile, sendo o precursor, segundo alguns autores, do "guaso chileno". Mas a história mais épica foram as "Guerras Gaúchas" no início do século XIX no norte da Argentina e no sul da Bolívia, onde milícias gaúchas com táticas de guerrilha destruíram o exército espanhol, guerras sendo fundamentais para a secessão e independência da Argentina, Chile, Peru e Bolívia.
@palomav45643 жыл бұрын
Minha bisavó morava em Bagé até o início da vida adulta e uma vez me relatou sobre essa Revolução. Ela disse que quando criança tinha que entregar comida e água para os guerrilheiros que passavam nas estâncias, se não o fizesse, corriam o risco deles entrarem nas casas para matar e saquear. Como ela criança, o restante se escondia dentro de casa e ela quem ia até a frente entregar as coisas. Lembro dela comentar que eles diferenciavam os maragatos e chimangos pela cor do lenço que usavam.
@iaramaria95473 жыл бұрын
Eu tbm sou gaúcha e minha mãe tbm contava a vó tinha uma vaca e eles levarão.
@@loelcelocatelli6869 é asim,como no Uruguai tem os brancos e colorados que som os partidos politicos mas antigos do Uruguai e do mundo
@anacristinamachado61573 жыл бұрын
Que máximo ela lhe contar sobre isso, é a memória da história,a minha vozinha que descansa em paz contava mais sobre a época da Legalidade que ela viveu.
@LeticiaOliveira-jp2pz2 жыл бұрын
Imagina sentar numa mesa com esse cara!!! Altos papos! AMO HISTÓRIA, principalmente a nossa 🇨🇬
@arnobioluiz82732 жыл бұрын
Bem Letícia,se tu sentares "na mesa",ai é duro!Vai faltar espaço para servir o almoço !
@hebersonsa67972 жыл бұрын
Bom dia, bha com certeza uma aula da nossa história gaúcha, só orgulho de ser gaúcho e colorado rs
@fernandomachado7506 Жыл бұрын
Gostei da bandeirinha da Jamaica
@filipesantosromeiro3 жыл бұрын
Mais um episódio para nós salvar da nossa "ignorância constrangedora". Sugestão para os próximos episódios: Quem foi Júlio De Castilhos e Borges de Medeiros.
@marcelopires62783 жыл бұрын
Tem muita gente que acha que nos gaúchos somos rascistas e arrogantes, rascista e arrogante tem em todo lugar, mas muita gente que fala isso é pq n procura pesquisar e estudar e vai atrás do que a mídia fala, pq quem começou a falar que o gaúcho é isso, foi a mídia, e quem não procura a estudar, vai atrás infelizmente!
@emonnazar71603 жыл бұрын
@@marcelopires6278 Não foi a mídia que começou a falar isso foram vocês próprios que demonstraram isso pro resto do Brasil, não adianta tentar tapar o sol com a peneira vocês tem a imagem queimada fora do sul.
@micheler10933 жыл бұрын
TÚ não é gaúcho... gaúcho só Argentino e Uruguaio... TÚ é um paga pau
@marcelopires62783 жыл бұрын
@@micheler1093 o gaúcho se originalizou na pampa, eu moro na fronteira com o Uruguai, e meu avô paterno era Uruguaio puro. O nome gaúcho surgiu entre a pampa do Rio grande do Sul, Uruguai e na pampa da Argentina. Então o Gaúcho se deu origem em toda a pampa. Os Charruas abitavam a região da campanha do Rio grande do Sul, Uruguai e Argentina.
@marcelopires62783 жыл бұрын
@@micheler1093 meu pai morou 25 anos no Uruguai com meus avós, e meus avós falavam que antigamente quando eles iam levar uma tropa de boi para um lugar, e outro, eles não diziam EX: vou levar uma tropa lá no Brasil e tal, para eles o pampa era um só, era um vasto de campos sem fronteiras
@guilhermemagalhaes30543 жыл бұрын
Uma palavra que significa mestiço e que hoje todo mundo pensa que é um povo branco de olho azul kkkk Isso que dá visitar Gramado e achar que conheceu o Rio Grande do Sul.
@uma_pessoa27313 жыл бұрын
Pura vdd
@Henrique-zb8nm3 жыл бұрын
O que aconteceu é que o império brasileiro "embranqueceu" o RS. O RS foi centro da imigração alemã no Brasil, e tbm entraram muitos italianos. O império e sua política racista mudou o povo Gaúcho Os que tão no RS não são gaúchos
@guilhermemagalhaes30543 жыл бұрын
@@Henrique-zb8nm Só que esse embranquecimento não foi tão generalizado assim como pensam, eu já vi gente impressionada ao descobrir que existem gaúchos negros.. O próprio governo do estado tenta exportar a idéia de brancura, só se exalta a beleza da mulher gaúcha como xuxa, Gisele ... Tem gente que nem sabe que a Sharon Menezes é gaúcha kkk Essa brancura toda se resume a algumas cidades, e alemães e italianos são concentrados na serra. O resto do estado é tão miscigenado quando SP, tirando os japoneses.. Mas e ai, quem vem de fora pra visitar o interior do RS?
@psykoze3 жыл бұрын
Com certeza! Inclusive acham que além de brancos somos ricos,e sem miséria... Mais uma falacea de quem visita a Serra e região metropolitana e acha que conhece aqui... Somos mestiços, e seguimos apeiados, tomados pelos que ainda se declaram donos das terras
@Henrique-zb8nm3 жыл бұрын
@@psykoze serra e região metropolitana correspondem a mais de 60% da população do estado
@dejairmarcio4053 жыл бұрын
Peninha... Vc não deixe morrer essa história dessa terra... Sou da costa do Uruguai, Novo Machado divisa com a Argentina mais precisamente Comunidade Três Pedras.... Vim para o Paraná muito cedo mas levo comigo a cultura dessa terra... O chimarrão, o churrasco e as tradições gaúchas sempre me encantam.... Minha filha mais nova nasceu por aqui e me questiona... Algo que me encanta... Porque eu não sou gaúcha?? Mas filha vc tem sangue de gaúcho, pois teu pai é desse estado amado Riograndense.... Ela diz... Pai queria ter nascido no Rio Grande... Porque filha... Porquê é um povo harmonioso, querido, tem uma cultura específica e principalmente nos recebe com uma hospitalidade que parece q todos são parentes da gente... Aí o como pai.... filho dessa terra me orgulha tanto... Claro que vou fazer ela assistir Peninha seus vídeos.... Um abraço do tamanho do Paraná..... Morro no Oeste do Paraná, na linda Cascavel
@ricardoeschgomes48043 жыл бұрын
Sou apaixonado pelo rio grande do sul e seus costumes. Meu primeiro contato foi percorrendo o estado de moto até chegar em Rio Grande início de 2018... De lá pra cá vou todo ano.
@mauropires78833 жыл бұрын
O Brasil é muito grande, com histórias ainda mais grandiosas. Maravilhoso trabalho. Grande abraço.
@tatotiti93 жыл бұрын
Oi, excelente relato histórico da origem do Gaúcho, e sou argentino e levo o Brasil no meu coraçao, meu melhores amigos sao brasileiros, e o melhor de todos, gaúcho, mais nao sabía nada das suas orígenes, porém orgulhosas. Te dou minha versao da palavra GAUCHO, vem do Quechua que se compoe de duas palavras, GAU (cavalo) y CHE (gentilicio, pessoa, origem, etc) ou seja GENTE DE CAVALO, aliás, GAU é o onomatopégico para cachorro, neste caso os indígenas nao conhecíam o cavalo (que foi trazido pelos espanhois), acharam que fosse um enorme cachorro, e pronto aprenderam a monta-los. Parabens pelo seu canal. Saudaçoes
@jeanmallmann3 жыл бұрын
Nossa. Depois de centenas de episódios maravilhosos. Vem esse episódio e demonstra que cada dia o Canal Buenas Ideias consegue ser ainda melhor. Parabéns... Só temos a agradecer pelo conhecimento e aprendizado que vc compartilha Peninha! Conte mais histórias regionais. Grande abraço!
@jamilsouzagodoisouzagodoy10993 жыл бұрын
Eduardo: Adorei como você descreveu o que é ser Gaúcho, tive o prazer do morar no seu Estado na fronteira(Chui),morria de rir quando um Tchê me dizia:"mas ó Mineiro,tu nao tem pressa nem para fala"!... Venha conhecer nossa linda Minas Gerais e "Comer um Trem conosco...
@lilboy9022 Жыл бұрын
sou gaúcha e amei seu vídeo, tem humor, tem papo sério e qualidade, perfeito! eu sou apaixonada pela minha cultura, hoje em dia vivo na fronteira e a cada dia vivo mais na tradição, mesmo sendo da nova geração, eu faço questão de manter a cultura.
@simonvaleron17163 жыл бұрын
ME ENCANTAN TUS VÍDEOS SALUDOS DESDE URUGUAY 🇺🇾🇺🇾🤙🤙🇺🇾🇺🇾
@sandramonteirovuequer43132 жыл бұрын
Sou gaúcha filha de mãe nascida em BH. Orgulhosa das minhas origens e do meu Brasil.
@aparecidaantonio12268 ай бұрын
@Godbatman987gaúcho não é uma etnia e sim quem nasce no local então ela é gaúcha
@edalmoporto56106 ай бұрын
Professor Bueno és Buenacho ! Sou do Rio e trabalhei entre Guaíba e Santa Vitória do Palmar nos anos 2000/2001. Sanfoneiro 8 baixos desde guri, aprendi a ser "gaiteiro" nos CTG a tocar o Canto Alegretense. E viva o Rio Grande do Sul !
@sergiosantos95553 жыл бұрын
Esse belo vídeo do Peninha confirma o sentimento e o orgulho que tenho da minha terra e meus ancestrais, do sangue mestiço que carrego em minhas veis, do respeito, da coragem, da honra. Como dizia aquela música campeira, pelo duro de alma pura. Como é bom conhecer a história do meu povo.
@dinheiroemcasa-marcos-carvalho Жыл бұрын
Caraca! Eu não canso de ouvir esse cara. Amo o Rio Grande do Sul e apesar de ser carioca tomo chimarrão há anos. As pessoas aqui me acham estranho, mas tô nem aí. Ótimo canal: apresentador, conteúdo excelente e ainda indica bibliografia!
@josepintoribeironetto14952 жыл бұрын
Valeu!
@valtermarienzo35373 жыл бұрын
Excelente explicação. Conhecer as origens dos nossos brasis é dever e direito de todo o brasileiro.
@Lindenberg19703 жыл бұрын
Meu respeito e admiração a todos os gaúchos brasileiros ! De Fortaleza.
@walteraranda8630 Жыл бұрын
No existe el guacho brasilero es una copia brasilera !!! Que cree que es gaucho no sabe lo que es el gaucho . El gaucho es argentino !!! Deci la verdad El guacho viene del guacho hijo del indio y español que se crio en el campo carneando vestido medio musulman y medio español que no sabe leer y escribir y vive en la pampa y patagonia !!!
@DanielPereira-ry4lg Жыл бұрын
Más q tipo bem?
@walteraranda8630 Жыл бұрын
@@DanielPereira-ry4lg no existe el gaucho brasilero hacen payasada. Diferente de la tradicion original
@Lindenberg1970 Жыл бұрын
@@DanielPereira-ry4lg Peço desculpas, não entendi a pergunta.
@Lindenberg1970 Жыл бұрын
@@walteraranda8630 Discordo !
@marcosmiranda2373 жыл бұрын
Parabéns pela aula! Para quem não conhece A HISTORIA DO RIO GRANDE, está aula LEVE, FÁCIL, faz com que se torne mais acessível este UNIVERSO QUE É O MEU RIO GRANDE!! PARABÉNS!!!
@AntonioFelipeLopez3 жыл бұрын
Sensacional, Eduardo. Que história fantástica e contada de maneira envolvente. Paulista aqui.
@marianatedesco27313 жыл бұрын
Que linda a nossa história! Super importante sabermos tudo isso.
@vandremagno17392 жыл бұрын
Apesar de ser Baiano e, com orgulho de ser Nordestino, (heheheh), eu gosto do conteúdo que ele traz pois, ele traz acima de tudo, informação de qualidade. Coisa que falta bastante no KZbin. Raros são os canais que trazem informação de qualidade pra nossa vida. Este é um dos poucos canais que dou valor.
@brasilexpress24393 жыл бұрын
15:00 tanto é que até agora, aquí, no uruguai os ''bandos'' politicos mais tradicionais são os blancos e os colorados. Essa historia toda me faz sentir muito orgulho da minha terra forjada a sangue, sou nacido em uma fronteira incerta, o meu Chuí/Chuy que hoje é quem ve nacer o Brasil desde seu ponto mais ao Sul posibilita a sentir profundamente mais de uma bandeira no peito. Gauchos uruguayos y gauchos del Rio Grande, tradición, orgullo y patria.
@lucapilares69993 жыл бұрын
A história, os costumes e mesmo a formação étnica do gaúcho e do sertanejo nordestino tem muitos paralelos...
@um_gaucho_no_mundo3 жыл бұрын
A cultura gaúcha e única, mas e tbm e usada por outros estados da região sul!
@sntosnto96793 жыл бұрын
Sou gaúcho e tambem vejo muitos paralelos sim.
@matheusalves51603 жыл бұрын
Acho que o maior ponto de diferença é que a maior parte da cultura sertanejo tem pés ibéricos e raça é tripla e não só dupla como o gaúcho. De resto, dois grupos bem iguais
@marcelogoncalvesdocouto72883 жыл бұрын
@@matheusalves5160 Discordo, acho que a formação do gaúcho também é tripla,pois também temos influência africana, a diferença é só que ela é menor que a influência indígena, enquanto em outras regiões ela compete em paridade ou até a sobrepõe.
@matheusalves51603 жыл бұрын
@@marcelogoncalvesdocouto7288 No caso do sertanejo ela vai em paridade com a indígena e europeia. Mas o maior ponto de diferença pra mim é a influência cultural, o gaúcho tem um pé extremamente indígena em contrapartida do sertanejo que tem na Iberia
@marceloolivareskeyer5655 Жыл бұрын
Olha gaúcho! Disfruto um monte com teu programa. Sou de Santiago de Chile más morei no Pampa gaúcho pertinho da fronteira. Reí a carcajadas con tus chistes pero al final me emocioné. Um abraço.
@kkferreira023 жыл бұрын
Faz a colonia do sacramento sim!!! Estamos deixando de ser ignorantes por sua culpa💕💎🙏😘
@zildapeixoto21323 жыл бұрын
Hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah 😛😂 Adoreiiii que os GAÚCHOS ESTÃO DEIXANDO DE SER IGNORANTE, pelos programas do Buebas.
@matheusbarbuio68133 жыл бұрын
Sim! Faça da colônia de Sacramento!!!
@maryalove55343 жыл бұрын
(: rsrs ... ☺
@ceciliasorrenti59383 жыл бұрын
Colónia já!
@collaresdf45122 жыл бұрын
Colônia de Sacramento SIM
@alexandrecamargo95913 жыл бұрын
Vivo em uma dicotomia pois tenho a ascendência paterna totalmente gaúcha, enquanto a materna é totalmente cearense. Neste sentido, entendo muitas questões culturais, gírias e até mesmo fatos históricos dos dois lados. Parabéns pelo vídeo por me mostrar um pouco mais de um dos meus lados.
@leticiadosanjos67983 жыл бұрын
Que loucura kkk
@silasmilitao60333 жыл бұрын
Kkkk e yo que sou tataraneto de uruguayo por parte de pai, gaúcho das missões e mãe baiana ,sendo o avô materno descendente de cigano.
@taynaratata82553 жыл бұрын
Sou de fortalesa abraso atodos os gaucho
@chenriquem3 жыл бұрын
Cheguei de Porto Alegre hoje 31/08/2021, esse episódio enriqueceu minha experiência "gaúcha". Após me aventurar a cada novo episódio do canal "Buenas Ideias", percebo que apesar de sermos uma só nação, somos em nossa origem um povo único com peculiaridades únicas que nos transformam em "diferentes" povos.
@viictor13093 жыл бұрын
Sim, o Brasil é um país com varias nações!
@rafabridi93653 жыл бұрын
Tchê, ótimo documentário, bem obgetivo e com fundamentos , sou de Caxias do Sul terra da Gringaiáda kkk, estou no Japão a um tempo e morro de saudade da minha terra , minha MINHA PÁTRIA NAÇÃO RIO GRANDENSE , Obrigado.
@rubiarubia5726 Жыл бұрын
QUE MARAVILHA DE AULA A SUA...EDUARDO BUENO!!!!!... OBRIGADA!!!!!
@fernandaprats47882 жыл бұрын
O mundo precisa de vários Eduardos Buenos, em cada região do Brasil.
@Tudoseacabaem20123 жыл бұрын
Sou gaúcho do Hospital das Clínicas de Porto Alegre com muito orgulho e muita saudade! Parabéns pelo vídeo
@aviculturacomercialpoedeir7913 жыл бұрын
Grande Garotoo Bueno Maravilha A origem do Gaúcho Aliás tu é uma história Viva Um expetáculo Vamos lá Ando por este Brasil à fora Dando acessoria na área de avicultura Sou veterinário Mais precisamente poedeiras comerciais E escuto direto do povo nordestino Magoados com a " causa" da Guerra dos Farrapos Acreditando eles q foi prepotência dos Gaúchos Mas falo q foi por conta dos impostos do Charque ... É isto é mesmo Por Gentilesa. Aquele Abraço Ari Bueno Ribeiro
@mauriciotozziribeiro69833 жыл бұрын
Se o Grande Bueno fosse meu Professor de História na época, seria ótimo!!!!!!! Sou Gaúcho, tenho orgulho da nossa Cultura, de tudo que temos nessa Terra Maravilhosa!!!! Aprendi muito nesse vídeo. Parabéns Peninha!!!!
@DestinosdoSul3 жыл бұрын
Brilhante vídeo! Obrigado Eduardo Bueno! Uma importante aula, e uma grandiosa reflexão sobre esta figura interessantíssima... Simplesmente emblemático!
2 жыл бұрын
"Tu é Macanudo Vivente!" Usei de um linguajar gaúcho, sem saber direito o que significa Macanudo, mas é minha homenagem ao povo gaúcho, e a este Canal. Barbaridade Che! Sou um Rondoniense que tem orgulho de Rondon e de nossos outros grandes vultos históricos, mas que de veras gosta e admira as raízes e o jeito de ser do teu povo.
@SILVA.L.V3 жыл бұрын
Melhor vídeo da história do KZbin. Merece a mais expendida placa e louvor!
@victorlima81273 жыл бұрын
Faz a história do cangaço. Não de Lampião, mas do fenômeno do cangaço em si, e da sociedade sertaneja, desde o princípio até o fim.
@TocaCultural3 жыл бұрын
Vc é sensacional! O melhor professor. Que legado fantástico vc tá deixando no KZbin. Obrigada
@LinhaCampeira3 жыл бұрын
Muito bem abordado, Peninha. Gracias por compartilhar a rica história desse nosso pago gaúcho. Baita abraço!
@bRbN.Oficial3 жыл бұрын
Que considencia... Ontem mesmo tava vendo episódio Indios do sul. Que ja assisti umas 4 vezes! Sou Fã dos Charruas.
@t.37713 жыл бұрын
Ser Gaúcho é um privilégio que carrego e que sempre me alegra. Obrigado Deus por me fazer nascer nessa terra!
@correndopelocerto40913 жыл бұрын
Terra de vira latas povo sem honra sem dignidade submissos a gringos
@LOBO-ex5ul3 жыл бұрын
@@correndopelocerto4091 kk kidzin detectado ve se cresce
@t.37712 жыл бұрын
@@LOBO-ex5ul 31 anos, graduado, duas pós, etc, etc. Ah, e gaúcho com orgulho 👍
@LOBO-ex5ul2 жыл бұрын
@@t.3771 nao era pra vc era para o outro cara
@igorpereiradasilva46813 жыл бұрын
Peninha tá devendo um episodio sobre a história do Acre, seria interessante ver um pouco mais da historia do Norte do Brasil.
@joaoreguffe63493 жыл бұрын
Boa. Plácido de Castro etc.
@bea.bia.beatriz3 жыл бұрын
Boa! De fato, não tem muita coisa sobre o Norte aqui no canal.
@rbsvincent3 жыл бұрын
Boa. Podia fazer sobre a guerra do Acre. Até porque boa parte dos soldados brasileiros eram gaúchos ex-combatentes da Revolução Federalista de 1893
@soulindo16433 жыл бұрын
@@bea.bia.beatriz e porque ele não gosta do Norte e nordeste
@Ariel-hn1ln3 жыл бұрын
@@soulindo1643 ele (Peninha) é um dos escritores que mais tem livros publicados sobre o nordeste.
@christoferbarres14743 жыл бұрын
Que aula!!! Pqp!!! 👏👏👏👏 Fiquei embasbacado... Como Gaúcho me senti muito homenageado e orgulhoso da minha origem. Parabéns, Eduardo!!!! 🇨🇬🤜🤛
@fernandomachado7506 Жыл бұрын
Gostei da bandeirinha da Jamaica
@BARMEEEN Жыл бұрын
@@fernandomachado7506 e tem bandeira de estado brasileiro como emocionante? Obviamente o cara só usou porque é a que melhor trás as cores da bandeira do nosso estado. Nós aqui exaltamos e conhecemos todos nossos símbolos, ao contrário de outros aí que nem o hino do próprio estado conhece quanto menos a própria história
@fernandomachado7506 Жыл бұрын
@@BARMEEEN Che .. só falei pq as cores da.bandeiras estão em posição errada.... o vermelho na bandeira do RS é no meio
@fernandomachado7506 Жыл бұрын
@@BARMEEEN entendeu Che???????
@TheDigosin3 жыл бұрын
O gaúcho das antigas era o genuíno cowboy fora da lei brasileiro. kkkkk
@lincolngiaboeski68253 жыл бұрын
Viva os gaúchos, povo forte, aguerrido e bravo!!! 👏👏👏
@correndopelocerto40913 жыл бұрын
E VIRA LATA!!
@LOBO-ex5ul3 жыл бұрын
@@correndopelocerto4091 ?
@markaobrother3 жыл бұрын
Aguardo ansioso o episódio sobre a revolução federalista, já conheço a história, mas gosto muito de ouvir sobre ela, meu bisavô lutou ao lado dos chimangos.
@viniciusluizdeoliveira8 ай бұрын
Revendo hoje. Sensacional. Deus salve o gaúcho!!!
@Giarola773 жыл бұрын
Falando em humor sobre o pessoal da terra, lembro de uma entrevista com o diretor da série de TV "O tempo e o vento", o Paulo José Wálter, contando que nos anos 80 teve que levar extras de fora do Rio Grande, pois não conseguia convencer os Gaúchos a caírem dos cavalos, para as cenas de luta. Até hoje dou risadas com a indignação do diretor com o aumento de custos, por conta disso kkkk
@viagemeinvestir3 жыл бұрын
Pessoal de fora vai entender mal, pensando que gaúchos teriam medo de se machucar. É uma desonra chegar a cair do cavalo, algo que não cabe no temperamento gaúcho
@Giarola773 жыл бұрын
@@viagemeinvestir Foi exatamente o que o Diretor explicou, caro Viagem!
@viagemeinvestir3 жыл бұрын
@@Giarola77 acredito que de nenhum outro Estado no Brasil sabem disso, é algo resabido só entre gaúchos; não penso que foi coincidência, durante anos, toda vez que eu conversava com gaúcho vêm logo xom ideias separatistas
@dheyvao_silva3 жыл бұрын
Gostaria que você trouxesse mais coisas sobre as raízes e a história do povo caipira, pois, apesar de eu ter crescido com essa influência, é uma das tradições mais marcantes e ricas do Brasil Um grande abraço e viva nosso Brasil multicultural!
@frankefarina3 жыл бұрын
O Caboclo.
@vivianevalerio Жыл бұрын
Oi Peninha! Nasci no bairro do Bom Retiro há 42 anos, na Rua dos Italianos com a Rua Silva Pinto. Me lembro que nos anos 80 já era perigoso andar na Estação Júlio Prestes, no Parque da Luz... Sinto tanto por São Paulo estar doente tanto quanto os usu4rios da Cracol4ndia. Que Deus dê forças para as famílias com esse problema grave.
@carlosdellepiagge3 жыл бұрын
Agradeço aos gaúchos por termos um estado tão grande no Sul de nosso país! Quem estuda história sabe que não era fácil mantê-lo.
@HistoriAntics3 жыл бұрын
Que não tem nada .
@iaramaria95473 жыл бұрын
Obrigada somos um povo que não foge a luta e as pelejas . Amo meu Rio Grande
@carloshenriquesantos4823 жыл бұрын
A sua maior qualidade e sua inteligência, em ser GREMISTA!!!
@juliocesarferreirabarbosa16793 жыл бұрын
Eduardo Bueno, não perco um só vídeo seu. Mineiro, sou por destino, mas apaixonado pela historia deste país e ciente que nos quatro cantos ou mais né pois este país não é quadro, tem um povo valoroso responsável, com erros e acerto, pelo país que hoje é. Esta história que acabas de contar a mim faz ter um respeito ainda maior pelo Rio Grande do Sul, pois tem o do norte também e que com toda certeza deve ter uma bela história também. Ah! Já pensastes em dirigir um filme? Tuas histórias dariam belíssimos filme sobre a verdadeira História do Brasil.
@FelipeAraldi3 жыл бұрын
Já diria Noel Guarany "pois se gaúcho senhor, que em toda a pampa existe, é um homem que canta triste, por isso nasci cantor"
@Rogeuru3 жыл бұрын
Fenomenal Episiodo Peninha. Aguante Quaraí y claro mi Artigas, Somos Fronterizos y a mucha honrra.
@jamilsouzagodoisouzagodoy10992 жыл бұрын
Trabalhei na construção da BR-471 ligando o Chui à Pelotas,eramos tratados com extrema desconfiança e pouco caso por nao sermos Gauchos... Isso sem falar no frio,vento e chuva que fazia naquele fim de mundo!!! Espero nunca mais voltar lá lugar!!! Sou mil vezes minha Amada Minas Gerais...
@weslleyavelino8672 жыл бұрын
Que história incrível sobre a origem do gaúcho
@robertodesantanna68963 жыл бұрын
Vasto conhecimento e cultura, distribuídos com verve e bom humor. Legítimo herdeiro dos Veríssimos e de tantos outros grandes brasileiros.
@HAGP19732 жыл бұрын
Felicitaciones por la historia contada . Soy Héctor de Montevideo Uruguay!!
@BrazukaLA3 жыл бұрын
Esse Eduardo Bueno é simplesmente sensacional! O que eu não daria para ter um professor como ele quando eu estava na escola... Epa!, eu não deveria ter dito isso, afinal o homem é gaúcho (hahahaha). Falando sério novamente, o cara é genial.
@luispedroni68213 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkk
@hailtonmartins98003 жыл бұрын
Fazia tempo que esperava por episódio mas acreditava que o público não fosse se interessar. Parabéns, muito bem feito. Temos outros personagens bem regionais como Julio de Castilhos, Borges de Medeiros, Bento Gonçalves e outros heróis Farroupilhas que mereciam um episódio mas talvez não atinjam a repercussão desejadas. Obrigado pela dedicação!
@williankesseli23 сағат бұрын
Excelente aula Eduardo!!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@humberto83773 жыл бұрын
Grande peninha, imperador do saber, mestre da história kkk Sou professor de história e agradeço a contribuição que você dá para o Brasil com os seu canal.
@amandataiscopetti10423 жыл бұрын
Que episódio maravilhoso ! Orgulho de ser gaúcha, amo minha querência !!!! Obrigado por contar a nossa história de uma forma tão clara e com muito bom humor. E viva o RS ❤️💚💛
@rubenstoliveira13 жыл бұрын
Simplesmente fantástica a narrativa, a história, o povo, a luta... Sr. Professor, deverias ter um programa em TV aberta, só para apresentar a história tão fantástica deste país, tornar esse país culto, mais localizado, conectado com nossa cultura. É isso que falta ao nosso povo, saber quem somos, que brava gente... E que isso em que estamos agora, no presente, não nos representa. BRAVO !! Parabéns pelo vídeo, como sempre uma super aula !!
@lardocelardaqueh47903 жыл бұрын
Eu amo demais slc.... Sou apaixonada por história... E a cada vídeo fico mais apaixonada por história ❤️ obrigada 😃
@evangelinaintra12613 жыл бұрын
Muy bueno. Juan Manuel de Rosas fue un interesante líder argentino con gran apoyo de los Gauchos ✌️🇦🇷😘
@thegespenst79733 жыл бұрын
🇦🇷💩
@thegespenst79733 жыл бұрын
Já basta argentinos xenofóbicos em qualquer lugar deste maravilhoso mundo, mesmo que talvez não sejaste uma, quero dar o troco.
@evangelinaintra12613 жыл бұрын
@@thegespenst7973 xenofóbica?...você leu a minha mensagem??... aonde você viu xenofobia?🤔🤔🤔... fica na tua 🤷♀️✌️... viva Perón 🇦🇷!!
@thegespenst79733 жыл бұрын
@@evangelinaintra1261 Não só você mas como seu povo inteiro, quem deve "ficar na tua" é você, os gaúchos são assuntos nacionais a serem resolvidos, platinensa. Abaixe essa bola e essa bandeira desrespeitosa. 💩
@evangelinaintra12613 жыл бұрын
@@thegespenst7973 🤔 ainda não consigo entender porque você me agrede... estamos assistindo um vídeo de Eduardo Bueno...um professor de história... da pra aprender.. da para pensar...e eu fiz um comentário apenas para acrecentar informação dessa matéria porque Rosas fue central na questão gaúcha... tanto na Argentina cuanto no Brasil... mas se você se sentiu chateado me disculpe 🤷♀️... eu pretendo seguir assistindo esses vídeos como faço ha un tempão aprendendo muita coisa interessante demais 👌👌👌...
@joaopitan91262 жыл бұрын
Obrigado Eduardo Bueno
@carlosbraz58583 жыл бұрын
"Los hermanos sean unidos porque esa es la ley primera, porque si entre ellos se pelean los devoran los de afuera" Estrofe fragmento do Martin Fierro
@tahielfausto69273 жыл бұрын
Los hermanos sean unidos Porque esa es la ley primera Tengan unión verdadera En cualquier tiempo que sea Porque si entre ellos se pelean Se los devoran los de afuera.
@emonnazar71603 жыл бұрын
@@tahielfausto6927 jamais iremos nos unir com um povo que gosta de nos chamar de macacos e se acham a raça superior.
@laurafernandez28483 жыл бұрын
@@emonnazar7160 ¡Ay, Pedro! Madura, hermano.
@emonnazar71603 жыл бұрын
@@laurafernandez2848 Eu estou falando dos argentinos e não dos uruguaios.
@laurafernandez28483 жыл бұрын
@@emonnazar7160 Madura
@antonioaccorsi58303 жыл бұрын
Excelente! Peninha, gostaria muito se pudesses falar sobre a história dos Bugres no RS. Sou caxiense (Campo dos Bugres), tenho 66 anos, e conheci alguns integrantes desse povo durante minha infância; ficava muito triste ao vê-los à margem da cidade, pedindo esmolas, discriminados pela sociedade à época. Sua fisionomia e estatura lembra muito a dos aborígenes australianos. Grato!
@antoniosaraiva28572 жыл бұрын
adorei essa estoria do gaucho aqui em portugal nunca tinha houvido parabesn
@Marianicesdemariana3 жыл бұрын
Meu pai era gaúcho, buenacho, nasceu e cresceu em bom Jesus - RS e apesar de ter migrado para SC, onde eu nasci, ele nunca se distanciou das tradições gaúchas, usava bombacha, gostava de matear com os amigos e valorizava muito as músicas típicas do RS. Sou uma barriga verde filha de um gaúcho orgulhoso de suas raízes. Obrigada pelo vídeo, além de me trazer mais conhecimento, também me trouxe lembranças do meu pai. Parabéns pelo trabalho.