Cachorros podem ser autistas? O que a ciência diz?

  Рет қаралды 13,892

Luna ABA

Luna ABA

Күн бұрын

Recentemente, no show "Efeito Borboleta", Whindersson Nunes mencionou, de forma humorística, que seu cachorro tem autismo, destacando algumas características que motivaram esse comentário. Essa observação levantou uma dúvida comum nas redes sociais: afinal, os animais, especialmente os cães, podem ter autismo?
Para responder a essa questão, o professor Lucelmo Lacerda apresenta estudos que exploram essa possibilidade, trazendo uma perspectiva científica para um tema que desperta curiosidade e debate. Confira!
The dog (Canis familiaris) as a translational model of autism: It is high time we move from promise to reality
pubmed.ncbi.nl...
LINK DO PARECER DO CNE:
portal.mec.gov....
Nova coleção de camisetas da Luna ABA!
www.lojalunaab...
Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial
lucelmobrito.m...
Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.c...
Conheça nossa Pós-Graduação em ABA (100% de Professores Mestres e Doutores): www.cbiofmiami...
Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:
cbiofmiami.com...
Professor, doutor em Educação pela PUC-SP, com Pós Doutorado em Psicologia na UFSCar, psicopedagogo e professor da Especialização do CBI of Miami. Também atuou na formulação de Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Parecer 50 do CNE. Além disso, é autor dos livros "Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução" e "Crítica à Pseudociência em Educação Especial".
Email para contato: secretaria@lunaeducacao.com.br
Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/​
Rede sociais
Instagram:
lucelmo.lacerda
aba.luna.autismo
Facebook:
prof.lucelmo/
lunaabaBR/
Endereço para correspondência: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 7981 - Vila Betania, São José dos Campos - SP, 12242-010

Пікірлер
@vivianevillon
@vivianevillon 28 күн бұрын
Parabéns pela aula. Pegou uma "crítica" e aproveitou a oportunidade pra ensinar. Literalmente mestre!
@ToniusPlays
@ToniusPlays 29 күн бұрын
Eu tinha um casal de rottweiller, hoje já falecidos, enquanto a fêmea reagia normal a todos os estímulos esperados, o macho apesar de super saudável, desde pequeno era diferente em alguns aspectos. A maioria das coisas esmagadoras que despertam interesse em um cão, pra ele não despertava. E coisas aparentemente como uma folha parada no canto do quintal, fazia com que ele ficasse por horas observando ela deitado, mexendo com uma das patas devagar, pra mudar a posição da folha. Outra coisa, quando chamávamos ele dificilmente ele vinha, tínhamos que ir até ele e e ele vinha conosco. No início suspeitamos que ele tivesse alguma deficiência auditiva grave, mas foi descartada. Era da personalidade dele mesmo e não tinha explicação pelos veterinários que consultamos.
@alegarrido6509
@alegarrido6509 Ай бұрын
Eu sempre digo que quem sabe lidar com Gatos ..já está um passo a saber lidar com autistas ..podem jogar as pedras ...mas é verdade ... por exemplo o gato não gosta que você mude sua cama seus objetos de lugar...ele logo abandona aquele lugar e arruma novo cantinho para dormir . Detesta que lave sua mantinha com candida simplesmente abandona pelo cheiro do produto. Eles não gostam que amassem muito mas gostam de carinho na medida . Eles muitas vezes fingem q não estão te ouvindo ignoram mas estão entendendo . Não se comunicam verbalmente mas vc entende tudo que querem. E surreal ...enfim amo gatos . E percebo que tem gente que tem zero jeito com gatos...os gatos até corre delas. E essas pessoas também não entendem as particularidades do autista. Bom alguém aí vai me entender ....
@vivianedeoliveiraalves1784
@vivianedeoliveiraalves1784 Ай бұрын
Também já pensei isso várias vezes. Tenho gatos e 1 filho autista. É exatamente isso.
@veronica9029
@veronica9029 Ай бұрын
Entendo perfeitamente tudo o que disse, podem até colocar denominação em inglês para o comportamento do animal e fazerem estudos científicos, mas, na realidade é autismo sim
@fatimacaldeira6704
@fatimacaldeira6704 Ай бұрын
Eu te entendo perfeitamente... E concordo!
@luaguiar8037
@luaguiar8037 Ай бұрын
Eu sempre tive medo dos gatos devido ao olhar intenso deles ....
@patricialemosPsi
@patricialemosPsi Ай бұрын
Perfeitamente
@patriciaraduy296
@patriciaraduy296 29 күн бұрын
Minha filha tem 14 anos, autista nível 1 de suporte. Nós temos 2 gatinhas, que vieram para nossa casa em menos diferentes. E ambas são as "filhas" dela. A que chegou primeiro é totalmente a minha filha: se chega alguém em casa se esconde, não gosta muito de toques nem que a peguem no colo, seletividade alimentar (não come nenhum sache, aceita Churu, mas de um sabor especifico). Sei que vão dizer que gatos são assim mesmo, mas tendo 2 em casa, percebo que a personalidade das duas é bem diferente. Costumamos brincar que a gatinha é a minha filha em forma de gata, autista nível 1 de suporte. E para complementar: a segunda gatinha chegou depois da minha filha pedir muito (eu estava bem resistente em adotar mais uma) e numa fase que a depressão dela é a dificuldade de socializar estavam em altíssimos níveis. Foi a melhor coisa que fiz. Os primeiros sorrisos que minha filha dava, nesse período, foram interagindo com a gatinha "nova". Recomendo.
@heidypsi2921
@heidypsi2921 29 күн бұрын
Como a gatinha veterana reagiu à novata? Tenho uma com características bem semelhantes, só que ela não aceita outro bicho de jeito nenhum.
@patriciaraduy296
@patriciaraduy296 29 күн бұрын
@heidypsi2921 fizemos uma adaptação com bastante calma. A mais nova ficou isolada nos primeiros dias no meu quarto (a mais velha tem o quarto da minha filha como referência), aos poucos fomos colocando cada uma de um lado da porta para uma sentir o cheiro da outra. Depois disso, fomos deixando a mais nova sair pela casa, até deixar que elas interagissem uma com a outra. No começo rosnavam, faziam menção de ataque, mas foram se acostumando uma com a outra e hoje brincam bastante e se dão banho. Rsrsrsrs
@heidypsi2921
@heidypsi2921 28 күн бұрын
@@patriciaraduy296 que fofinhas! Parabéns pela adaptação!
@flavio-viana-gomide
@flavio-viana-gomide 24 күн бұрын
Todos os animais devido à variabilidade genética ou problemas como você disse passar por essas situações. E só os mais saudáveis irão sobreviver.
@mariafernandacazoalvarez5768
@mariafernandacazoalvarez5768 23 күн бұрын
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor, e é uma dúvida que eu tinha também, pois minha cachorra tem diversas características parecidas com as características do TEA: extremamente sensível a barulhos (o barulho de algo caindo no chão ela já fica assustada e paralisa, ela odeia humanos fazendo 'vozinha' infantil), interesse muito restrito a outros cachorros e humanos, fica pouco tempo próxima, apenas comigo fica um pouco mais de tempo, estereotipias (correr atrás do próprio rabo), passeio sempre no mesmo lugar, o mesmo caminho, não aceita entrar na maioria dos lugares (veterinário, pet shop, casa de alguém), precisando de muito esforço e paciência para isso acontecer. Tem o jeitinho dela, mas é muito amada 😍
@wallarsongomes6430
@wallarsongomes6430 29 күн бұрын
Nunca ouvi falar de algum estudo em animais mas sempre afirmei que uma das minhas 5 cachorras é autista pque o comportamento dela é completamente diferente das outras e entre estes comportamentos o de socialização é o mais evidente tanto em relação às outras quanto em relação a pessoas. Excelente este vídeo, poderia falar mais um pouco a respeito.
@desconstruindo8548
@desconstruindo8548 Ай бұрын
A minha questão não é se cachorros podem ser autistas, mas sim se vc sabe que ele não gosta de palmas, pq leva ele pra frente de uma multidão e manda baterem palmas pra ele? 😢
@Lule-y5j
@Lule-y5j 28 күн бұрын
Também achei uma maldade, nenhum cachorro gosta de barulho.
@fannyseneart
@fannyseneart Ай бұрын
Eu tenho 2 cachorros da mesma raça, super inteligente. MAS, o segundo teve vários problemas no parto - ele foi o último a nascer, natimorto, rolou ressucitação e conseguiram salvar ele. Hoje em dia está com 3 anos. Ele é metade do outro em tamanho - os outros irmãos de ninhada são do tamanho normal. E veio com diversos comportamentos diferentes. Ele não aprende as coisas como deveria - aprende mas 'desaprende', tem problemas para fazer as necessidades no lugar, tem vários comportamentos repetitivos, tem fixação por um brinquedo só, dificuldade espacial/motora, problemas sociais com cachorros e com pessoas, odeia toque e contato visual, faz um escandalo qndo quer algo, é muito sensível com barulhos e estímulos (tanto que não conseguimos passear com ele, pq ele entra em frênesi, a ponto de se mijar/se cagar/se debater até sangrar), se isola em casa/comumente se esconde, e tem muita ansiedade com tudo - inclusive ela gera falta de ar nele. Ele só gosta de 1 pessoa, que é o porto seguro dele e é isso. Quando fizemos a cirurgia da castração, eu pedi para estar na sala quando ele acordasse, ignoraram o pedido e ele acordou gritando como se estivesse morrendo até eu entrar e me ver. Quando ele era pequeno, a veterinária chegou a falar que ele teria vários comportamentos durante a vida "como se fosse autismo", mas não entendi até ele crescer, e realmente tem muita coisa que bate. Mas, foi a primeira vez que eu ouvi falar realmente em "autism-like". Parabéns pelo vídeo!
@Julianninha
@Julianninha 27 күн бұрын
Caramba, que relato incrível.
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Esse canal é um serviço para a humanidade 🏆 💯
@mourafit
@mourafit 17 күн бұрын
Ótimo vídeo. Sou professor de neurociências e autista nível 1 diagnósticado tardiamente. Sempre achei que meu cachorro bulldog francês apresenta características similares ao autismo.
@renatafazani1053
@renatafazani1053 29 күн бұрын
Lucelmo, muito obrigada por seus videos e pela humildade em pegar as dúvidas das pessoas e explicar sem julgar.
@centrodepsicologiamuriae9583
@centrodepsicologiamuriae9583 29 күн бұрын
Excelente conteúdo Lucelmo! Já estava pesquisando sobre o tema devido ao comportamento do nosso Alpha. Exatamente todas as etapas, social, não interage com outras pessoas, até mesmo com os familiares em casa. Estereotipias, gira atrás do rabo, e nos passeios gosta sempre do mesmo caminho e puxa a coleira quando tentamos o caminho contrário. Obrigada pelo esclarecimento, extremamente importante👏👏👏👏👏👏
@gisleinepiresgomes2592
@gisleinepiresgomes2592 25 күн бұрын
Olá, fiquei impressionada, pq acho que meu cachorro tem esses traços descritos. Ele foi um cachorrinho q peguei numa ninhada, onde ele estava definhando. Todos outros filhotes estavam gdes e fortes, mas ele cabia na palma da minha mão com 38 dias, era só barriga de vermes kkk. Adotei, levei para o vet que fez vários exames, cuidei dele. Hoje ele tem tamanho médio, forte e bonito, mas o comportamento é estabanado. Gosta de brincar com pedaço de madeira, gira no próprio rabo, parece não escuta qdo falamos com ele, tenta morder a pata trazeira kkk, pula desengonçado na gente e me derruba, a ração não pode ser diferente, pois tem coisas que ele não gosta, se cair algo no chão que ele não possa pegar, pq há uma separação entre o nosso espaço e o quintal que é dele kkk, ele late, late até eu descobrir e tirar o objeto. Outro dia ele latia muito no quintal e fazia pose de caça, fui ver e fiquei pasma, era uma formiga grande kkkkk. Tem mais coisa, mas essas já dá para identificar. Ele ao mesmo tempo é muito amoroso comigo e meu marido. A vet disse que eu o eduquei mal. Ora, sempre tive cães a minha vida toda, mas nunca um igual a ele. Do jeito dele, eu o amo kkkkkk
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Parabéns pela maneira que trata até temas que podem gerar polêmica 👍🏻💯
@marinalima9821
@marinalima9821 22 күн бұрын
Amooo eu sou professora, piauiense e tenho 22 gatos e tenho um que também é muoto anti social, nao se relaciona com outros pets, tem medo pessoas e chora sempre, mesmo com quatro anos de idade. tem características de autismo, mas
@patricialemosPsi
@patricialemosPsi Ай бұрын
O gato da minha irmã, desde pequenino ele se isola, nao gosta de barulho, so convive bem com ela, tem coordenação motora peculiar, sobe nas coisas de forma desastrada, só consegue aceitar um tipo de ração e da mesma marca, gosta de deitar de costas para o chao e fica lá por longo tempo com as patas e barriga pra cima... Esse merecia ser incluído numa pesquina de comportamento autism like na minha opinião 😅
@julianacal4275
@julianacal4275 Ай бұрын
Rsrs… é, pela sua descrição tem o meu voto também!
@PattyKirsche
@PattyKirsche Ай бұрын
Eu tenho um gato (Caramelo) que tem um comportamento bem característico. Ele não gosta de ser tocado, emite sons desesperados quando perturbado e não gosta muito de brincar com seu irmão. Muitas vezes ele deita de barriga para cima e fica quietinho, com as patinhas dobradas.
@fabatatapajos
@fabatatapajos Ай бұрын
Professor parabéns pela temática trazida! Eu sempre acompanho os seus canais, pois me oferecem grande aprendizado 🙏 aqui em casa temos um cãozinho que apresenta certas características e nós já havíamos pensado nessa possibilidade, obrigada por esclarecer de forma tão didática 🤩
@mamaepassarinho8160
@mamaepassarinho8160 29 күн бұрын
Tenho um casal de calopsitas. A fêmea apresenta comportamentos autistas. Ela é mais voltada pra si mesma, não gosta de socializar e nem de contato físico. Tranquilamente está entre o grupo de animais autism-like.
@layllachannel
@layllachannel Ай бұрын
Uma vez disse isso pra minha psicóloga, que animais tipo cão e gato parecem ter comportamentos similiares a autistas 😅 • Não mantém muito contato visual; • Hipersensibilidade auditiva; • Às vezes fingem que não nos ouvem; • Gostar das mesmas coisas; • Seletividade alimentar; • Não gostar de muito abraço e etc.
@najasol
@najasol 15 күн бұрын
Tinha com cachorro na fazenda quando eu era criança que era muito diferente dos demais. Ele não olhava para a gente, não sabia brincar igual os outros cachorros e quando cresceu virou um cachorro muito reservado. Era muito manso, mas se incomodava com muito toque e se afastava, abanava a cauda no máximo duas vezes para nos felicitar e cansava das interações bem rapidamente, indo para um local mais afastado e cuidando das coisas dele... Se um dia vi um autism-like, certeza que era ele. O nome dele era Til
@victoriacoelho6492
@victoriacoelho6492 Ай бұрын
Sempre comentei que o meu cachorro tem características similares aos autistas, sua explicação fez todo sentido agora para mim. ❤
@gertrudeshenrique7119
@gertrudeshenrique7119 29 күн бұрын
Seus vidios são maravilhosos e tira todas as duvidas soubre as pessoas do espectroatismo. Parabéns luceumo por nos divulgar essas informações. ❤👍👏
@thedeegeesaga
@thedeegeesaga 26 күн бұрын
Eu tinha uma pastora alemã que era muito única. Ela começou muito tímida, com medo de outros cães até dentro dos portões e não gostava de se sentir presa e corria atrás do rabo. Com a exposição ao passeio por mim e pelo adestrador, ela não teve mais medo de outros cães. Todo cão não gosta de ficar preso, mas ela berrava, e quando se sentia contrariada ou reprimida quando queria sair ou morder quando não podia, ela não somente corria como mordia o rabo, até sangrar! Tinha parado de crescer pêlo, ela começava a correr em círculos sangrando, manchava toda a parede, foi muito complicado lidar com isso, mas com persistência e a idade, ela ficou muito tranquila e parou. Até voltou a ter pêlos na ponta do rabo. Ela era linda! Por exemplo, ela levou mais tempo pra ser adestrada, mas era melhor comandar ela a ficar sentada esperando abrir o portão, do que colocar a coleira. Ela não saía, ela só não queria saber que estava presa de fato. Se vc colocasse um balde na frente dela como barreira, ela não se machucava; ficava triste, mas não achava tão ruim quanto a coleira. Então tivemos que procurar meios pra evitar comportamentos problemáticos. Para passeio, ela aceitava a coleira tranquilamente! Ela não gostava da coleira presa na parede. Inclusive por ser muito eufórica, o normal com o treinador era passear primeiro e brincar por último. Com ela, tinha que ser o contrário! Só depois de gastar a energia é que ela tinha atenção e foco ao passeio. Daí, ela era super obediente e tranquila. Caminhava junto, obedecia os comandos de esperar, andar junto, ficar, sentar, etc. A idade e principalmente a insistência ajudou muito na maturação dela. Ela era ótima pra passeio, super obediente e amorosa. Eu ensinei ela a dar beijo, ela deitava com a família no sofá... Ela não gostava que a usassem de travesseiro quando ela se deitava, mas no dia que minha amiga estava mal, ela se ofereceu e deixou. Ela foi única. Outra situação foi que devido a peculiaridade dela, o adestrador sugeriu não fazer o anti-envenamento que ele ensinava, pois era com reforço negativo, pra evitar complicações. Ela acabou perdendo pro câncer, então fica o lembrete, se vc tem uma cadela fêmea, castre ANTES do primeiro cio, ou se ela tiver cio, que tenha cria pelo menos uma vez pra fechar o ciclo hormonal! Que a Lila descanse em paz. Ela era única!
@larinhafabiana
@larinhafabiana 28 күн бұрын
Oi tudo bem? Tenho uma poodle , não pura, mas visualmente pura. Sempre falo que ela só pode ser autista! Comportamentos dela: 1. Fica muitos dias amedrontada com mudanças: reforma na casa, presença de pedreiros, barulho, mudança de ambiente, como quando viajamos, essas coisas. Ela fica sem comer e fazer necessidades, tem que levar ela em um local com grama, pra fazer, pq em casa ela para de fazer. Tem que ficar insistindo pra comer, isso dura dias. 2. Ela tem uma rotina extremamente rigorosa: no passeio, ela faz as mesmas coisas, nos mesmos lugares: onde vai cheirar, onde faz a necessidades, o roteiro TD do passeio, onde quer atravessar, onde quer parar, TD. Em casa, deita nós mesmos lugares, tem uma referência forte com a caminha dela, onde colocar ela vai, seja no carro, na casa da minha filha, quando viajamos em outras casas, ela fica neste lugar da caminha. 3. Ritual da comida: quando coloco, ela nem da bola. Daí eu chamo, insisto, ela vai , cheira, e começa a rodear o prato e observar o ambiente. Só quando ela tem certeza que eu estou por ali lidando na cozinha, ela faz que vai comer. Então ela deita perto do prato e fica uns dez minutos olhando pra ele. Depois vai, cheira de novo, olha pra todos os lados, e depois , confere se eu estou por ali( mas não posso olhar, se eu olhar ela não come. Se eu sair do ambiente tbm não). Daí então ela come. 😅 As vezes eu fico fazendo de conta, pego panela, bato, abro e fecho os armários, pra ela pensar que vou ficar ali, daí ela come. 4. Ela é anti social. Gosta de pessoas que fazem carinho, é muito dócil, mas não aceita outros cachorros. No passeio, ela até se aproxima, cheira outros dogs, faz que vai brincar, mas em seguida se afasta, e se o cachorro insistir ela rosna ou sai pra longe. Em casa já tentei duas vezes ter outra, ela não se associa. Adotei a pouco uma gauchinha da enchente, que tenta brincar com ela e TD, mas ela rosna e até avança as vezes, não quer contato. 5. Ela tem uns períodos estranhos, fica parada olhando pro nada. 6. Tem uma rotina com as necessidades, quantas vezes faz, onde faz, os horários tbm. Obs.: Adotei ela com um ano já. Ela fazia cocô somente em tecidos: tapetes, sofá, cama......foi um baita trabalho ensinar a mudar, e depois que mudou fixou a nova rotina, faz 90% no jornal. Fica meio perdida se tira o jornal. Eu acho que ela poderia ser estudada hehehe
@renatetheil9727
@renatetheil9727 Ай бұрын
Conheço uma cachorrinha com comportamentos atípicos, persegue e morde a própria cauda quando fica contrariada, grita e "chora" de maneira muito estranha, não gosta de colocar, nem de ser muito tocada, tem muitas questões sensoriais e é "cheia de manias".
@magnobraga4619
@magnobraga4619 Ай бұрын
Vira lata ou raça?
@veronica9029
@veronica9029 Ай бұрын
Minha gata é autista, sou enfermeira e já havia notado algumas características no comportamento dela desde bebê, em consulta veterinária o profissional confirmou. Os animais tem tudo o que o homem tem, câncer, pressão alta, diabetes, alzheimer, demência, síndromes etc.
@priscillagallego-psicologi5936
@priscillagallego-psicologi5936 20 күн бұрын
Eu sempre penso sobre isso. Tenho 4 cachorros e um deles, desde pequeno, apresenta características bastante diferentes. Ao começar a estudar e trabalhar com autismo, percebi que algumas características são semelhantes, como ele não interagir com outros humanos, estereotipias quando está muito animado, eufórico, mudanças simples o deixam com muito medo e barulhos o deixam incomodado. Só come uma mesma coisa...enfim...
@priscilar.p.decastro3646
@priscilar.p.decastro3646 16 күн бұрын
Muito legal!! Depois do diagnóstico do meu filho, eu identifiquei algumas características da minha Yorkshire que me levou a pensar que talvez os cachorros possam ter características autisticas.....rs
@simonevieira5421
@simonevieira5421 Ай бұрын
Sempre aprendo com seus vídeos, obrigada.
@francielenmartinsdossantos4548
@francielenmartinsdossantos4548 10 күн бұрын
Eu tenho um gato , que não gosta de ser tocado , quando nós vamos dar carinho , ele se esquiva , mas quando ele quer carinho ele que procura e tem lugares que ele não gosta que toca , acho isso diferente ,porque já tive gatos que gostavam de carinho
@LOVEMUSIC86-sm3ll
@LOVEMUSIC86-sm3ll Ай бұрын
(Crio cães e gatos e o fato de eu ser autistas com várias hipersensibilidades me ajuda a entende-los . Respeito quem gosta desse tipo de piada, mas eu particularmente não curto piadas se referem as deficiências ou transtornos psicológico das pessoas. Ter deficiências ou transtornos não tem graça.💙
@jessicamaciel4946
@jessicamaciel4946 28 күн бұрын
Mas ele tá falando que outros animais também podem ter trastornos não é zoando...
@lucianaribeiro2790
@lucianaribeiro2790 27 күн бұрын
Essa parte da hipersensibilidade eu entendo muito bem pois eu tb tenho. Muita gente não entende isso infelizmente.
@fabir.l.9799
@fabir.l.9799 27 күн бұрын
​@@jessicamaciel4946ela está falando do Winderson Nunes.
@talitareis-e2n
@talitareis-e2n 26 күн бұрын
Traços que lembra uma pessoa com autista​, um bicho não tera um laudo de autista, pois a condição é Exclusiva dos seres humanos @@jessicamaciel4946
@lucianaogawa7355
@lucianaogawa7355 29 күн бұрын
Lucelmo, poderia falar sobre se há evidência de Estimulação Magnética Transcraniana, Neuro Modulação, etc.. para autismo? Percebi que é a modinha da vez… 😅
@lunaaba
@lunaaba 29 күн бұрын
As pesquisas estão ainda começando sobre isso.
@juliananegrello
@juliananegrello 16 күн бұрын
Amoooo gatos e cachorros sou autista
@priscilagaspar6372
@priscilagaspar6372 27 күн бұрын
Tenho 5 gatos e um deles, uma fêmea, tem muita dificuldade em socializar com os demais. É muito nítido que isso vem de uma incapacidade dela compreender a linguagem corporal e expressões dos outros. Por exemplo, quando um gato demonstra afeto piscando levemente os olhos, ela não responde piscando, mas continua a olhar fixamente, com olhos arregalados, de forma ameaçadora e acaba apanhando... Quando se aproximam para cheirá-la ou tocá-la afetuosamente, ela não entende e bate no outro... O resultado é que ela vive isolada e sofre bulying. É também a mais metódica de todos, repete os hábitos diários, nos mesmos lugares, sem flexibilidade. Por isso a Lilinha ganhou apelido de autista...😊
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Obrigado por existir e nos ajudar Lucelmo 🙏🙏🙏💙
@elianafarodecarvalhofaro4111
@elianafarodecarvalhofaro4111 Ай бұрын
Seus vídeos são muito informativos .Parabéns. Nós trazendo vídeos baseados em evidências. Obgda pela informação e pesquisa. Sigo seu canal e indico para quem gosta de informação analisada. Sem achismo.
@gisleinepiresgomes2592
@gisleinepiresgomes2592 25 күн бұрын
Ah! A veterinária me falou que ele ainda é um bebê, apesar de já ter completado 3 anos. Ela falou que ele não tem noção e que pensa ser um cachorrinho bebê. Kkkkkkkk
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Divulgado e compartilhado 👍🏻 👍🏻 👍🏻
@vanessa6418
@vanessa6418 29 күн бұрын
Muito interessante esse vídeo,sempre tive animais cheios de manias,um gato que não gostava de carinho,2 papagaios que um não cantava e ele batia no outro quando o outro cantava,esse que batia era muito estressado, não falava , não aceitava toque físico,e morreu de infarto, acredito que por ser tão estressado
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 💙
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Muito informativo! Obrigado Lucelmo 🙏🙏🙏👍🏻💯💙
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Obbbrigadooo 💯 🙏 Já ouvi falar😊
@flavio-viana-gomide
@flavio-viana-gomide 24 күн бұрын
Uma coisa eu desconfio: os animais irão ter comportamentos diferentes porque ele são seres vivos com genética e que são moldados pelo ambiente. E nós somos animais. Então, por que os animais não poderiam ter "personalidades" diferentes?
@solangerodriguesnacione1093
@solangerodriguesnacione1093 28 күн бұрын
Sim, temos uma gatinha com comportamento muito diferente das outras duas que tb convivem conosco. Desde bebe ela foi super reativa e um tanto imprevisivel em suas reações.
@ericargodoysilva
@ericargodoysilva 22 күн бұрын
sou autista e meus filhos TB e já falei várias vezes pro meu esposo que nosso cachorro TB parece autista pq ele tem muitas das características que eu e meus filhos temos.... não vejo o pq tanta barburdia por uma brincadeira... como autista não se sinto ofendida... eu acho que se as pessoas fossem menos ranzinzas a vida ia ser mais leve
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Tema muito importante e interessante 👍🏻💯
@LucasSr.X
@LucasSr.X 27 күн бұрын
Brilhante trabalho Dr. Sou TEA com TDAH e me trato tbm de TAG , mas vou estudar mais essa pesquisa que o sr indicou , na minha opinião isso é banalização daqui a pouco aparece um grupo que só resgata os cachorros autistas , e o quanto de "especialistas em DOG TEA " vão aparecer , é difícil mesmo com diagnostico e tratamento as vezes só em usar o cordão voce já sofre preconceito
@wevertoncrispim9861
@wevertoncrispim9861 29 күн бұрын
Interessantíssimo
@marildavasconcellos1458
@marildavasconcellos1458 28 күн бұрын
Gostei mto Lucelmo. Tenho duas pinscherslata irmãs que tirei da rua totalmente " autistas". Muitas características. Uma delas tem convulsões, usa gardenal que nem sei se é legal. Cheias de estereotipias, comem cocô, correm atrás do rabo, na hora de comer é um ritual. Hipersensibilidade a qualquer barulho ou movimento estranho. Nossa! E eu terminando agora meu diagnóstico de TEA, piro. Elas se pegam de jeito desde bebês, que se der mole se matam. Ficam separadas. Não aceitam algumas pessoas, principalmente homens. Se lambem e se coçam demais....enfim, peço que se tiver mais pesquisas sobre o assunto, divulga pra nós. Valeu teacher!
@pewpew7614
@pewpew7614 27 күн бұрын
Olá professor! Vejo traços sim, os gatos têm momentos enérgicos e do nada ficam sem energia alguma, gostam de carinho com tempo e intensidade limitados, detestam alguns cheiros e barulhos, deitam sempre nos mesmos lugares, geralmente não atendem quando chamados, se escondem ao menor sinal de perigo, são muito restritos quanto à interação social. Os cachorros também são muito restritos com a interação social e passam mal com barulhos intensos e inesperados como os fogos de artifício.
@mags7132
@mags7132 Ай бұрын
Gatos, com certeza, são!!! 😂 Apegados à rotinas, súper sensiveis ao ambiente, não gostam de barulhos, muitos gatos são pouco sociáveis… sei lá, mas acho que tem gatos autistas
@lucitieko6431
@lucitieko6431 Ай бұрын
Concordo .... Meu gato tem hipersensibilidade auditiva, tátil, seletividade alimentar, não gosta de mudanças de rotina, tem rigidez comportamental, estereotipias, mia pouco, mas se comunica pela linguagem corporal, será que ele é autista? 😂
@NoeliLopesAlvesdePaiva
@NoeliLopesAlvesdePaiva 26 күн бұрын
Ahhhhh tenho 3 gatos, e um deles com certeza é, não consegue se socializar com os outros gatos, nem com humanos, se apavora e se desestabiliza com qualquer ruído ( tipo: o arrastar do chinelo da pessoa que convive com ele na mesma casa)😅
@SahTata
@SahTata Ай бұрын
Muito legal!! Gostaria que falasse sobre gatos
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Vendo e revendo 👍🏻 👍🏻 👍🏻
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Vendo e revendo 👍🏻👍🏻👍🏻
@anacarlaazevedo863
@anacarlaazevedo863 24 күн бұрын
Eu tenho uma gata autista....sério mesmo....
@carinhoporplantas9240
@carinhoporplantas9240 26 күн бұрын
Eu acho que já que o autismo é uma neuro divergência, assim como TDAH, eu acredito que os animais podem ser também. Aqui em casa mesmo temos 3.gatos, sendo dois que são irmãos. O mais novinho sempre foi bem brincalhão, mas os dois mais velhos que são irmãos demoraram pra pegar confiança em.mim, e eu sempre tive facilidade pra agradar gatos, porque eu amo eles❤ esses dois gatos vieram pra minha casa no domingo de Páscoa de 2023, e até hoje um deles raramente me deixa pegar ele, só pulou no meu colo acho que uma vez ou no máximo duas, o outro é mais sociável mas ainda assim é bem sistemático. O mais novo que tá aqui há pouco tempo é igualzinho os outros tantos gatos que já tive.
@flavio-viana-gomide
@flavio-viana-gomide 24 күн бұрын
Espero que o tratamento de austismo barateie. É muito difícil esse tratamento. Traz muito sofrimento. Eu sou professor e lido com autistas. Gosto de todos os meus alunos.
@emilyfagundes4603
@emilyfagundes4603 22 күн бұрын
Tivemos Meg, uma cachorrinha bem anti social, com todos outros cachorros, gatos , coelhos... E humanos , ela não gostava de abraços e não vinha quando a gente chamava, a não ser se oferecesse petiscos , tinha seletividade alimentar e não se interessava por brinquedos
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Olá Lucelmo 😅😊😊😊
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Olá Lucelmo 😊
@jucimarademedeiros9467
@jucimarademedeiros9467 26 күн бұрын
É difícil os cães gostarem de barulho. Eles escutam 100 vezes mais que um ser humano. Além de outros sentidos também aguçados, cães e gatos tem comportamentos que chamam atenção. Sou professora de autista, amo gatos e cachorros e também gosto do Piauí. Mas detesto o Winderson. 🤷🏼‍♀️
@erciliapmoncao
@erciliapmoncao Ай бұрын
Bom ... Tenho uma cachorrinha que demorou dois anos para deixar fazer carinho. Já está comigo há 5. Eu atribuía aos maus tratos que ela deve ter passado. Mas já cuidei de muitos que também sofreram e rapidamente aceitaram um colinho. Ela não aceita até hoje e se esconde de todo mundo.
@clubedecienciavirtual8697
@clubedecienciavirtual8697 Ай бұрын
Muito massa! Era uma dúvida do meu esposo!
@FabioNeto-qy3xe
@FabioNeto-qy3xe 25 күн бұрын
Ainda mais vindo de um sujeito desse ... não sei o porque vocês ainda estão comentando oque este camarada fala.
@PilulaEsoterica
@PilulaEsoterica 28 күн бұрын
Tem nada a ver isso, Whindersson é bem debochado!
@conceicaobrandao653
@conceicaobrandao653 Ай бұрын
Mas se pararmos pra pensar,todos nós somos animais.Temos coisas parecidas,necessidades e até atitudes de animais irracionais. 😂😂😂(Essa do Piaui foi muito engraçado). Não sei por que tem gente que fica com raiva quando se compara os animais irracionais com os seres humanos.Tem animais que são até mais "humanos "do que certos DESUmanos . Eu hein!
@magnobraga4619
@magnobraga4619 Ай бұрын
Sim. Nos achamos únicos em tudo. É por isso que se usa ainda animei em testes diversos antes dos humanos. Até projetamos nossas humanidades nos pets.
@flavio-viana-gomide
@flavio-viana-gomide 24 күн бұрын
Eu não vi ninguém comentando sobre a Luisa Mel aqui no vídeo. Por que eu a mencionei? Porque eu descobri que ela é uma maluca que tem algum problema e que arruma grandes confusões com cães. Inclusive ela foi processada por ter invadido um canil. Ela é desregulada. Por mais que eu ame os animais, eu desconfio que ela tem algum problema emocional. Então, se as pesquisas com autistas usarem modelo com cães pode, eu digo pode e não irá, haver confusões entre os seguidores da Luisa Mel e as pessoas que desejam que as pesquisas com autismo continuem.
@garotadejupiter
@garotadejupiter Ай бұрын
Essa relação entre numero de "autism like" em individuos macho e femeas tem que ser estudado com maior refino. Tem que se levar em conta a quantidade de individuos macho e femea dentro do estudo, a questão hormonal dos animais e tbm as alterações sensoriais/sintomas levadas em consideração em detrimento a outras que são menos percebidas. Abraço!
@angelafigueira3171
@angelafigueira3171 Ай бұрын
A minha é Border e se mudar a rotina dela, ela fica muito estressada. Todos os dias antes de sair para o passeio rotineiro ela dá duas voltas em torno do carro que fica na garagem, porque ela sai pela garagem rsrs
@kamylamotapessoa6551
@kamylamotapessoa6551 Ай бұрын
fala sério
@magnobraga4619
@magnobraga4619 Ай бұрын
Mas isso tem causa genética ou neurológica? Ou é um comportamento cindicionado em função do ambiente?
@mariadejesusdamascenosilva3985
@mariadejesusdamascenosilva3985 Ай бұрын
Boa tarde! Já fui diaguinosticada cm vários problemas, depressão, ansiedade, TAB, fobia social, minhas filhas e meus netos já falam q sou autista nível 2, sou muito difícil de lidar
@valcionegrave3980
@valcionegrave3980 27 күн бұрын
Pra que o mi-mi-mi de que cachorros ñ podem ter autismo? Animais são superiores a nós em tanta coisa... ainda nao entendo pq recebem tratamento inferiormente diferenciado
@mariathaisdossantosmaia7127
@mariathaisdossantosmaia7127 14 күн бұрын
Eu sempre digo que TODO gato é um pouco autista. Eu sei que, se todo gato é autista, então nenhum é de o fato, mas o ponto que eu quero chegar é que os gatos teriam "de fábrica" características que ligamos ao autismo. Como são animais que evoluíram para terem uma vida solitária, essas características não teriam sido deletérias, e acabaram se espalhando pela população. Se formos além nessa dedução, podemos especular que, ao contrária de serem deletéreis, essas características "autistas" podem até ter ajudado seus portadores, dando-lhes alta sensibilidade ao ambiente. Isso pode ser um indício de que a relação inversamente proporcional entre sociabilidade × sensibilidade ambiental é uma característica de, pelo menos, todo cérebro mamífero?! Seria o autismo uma espécie de atavismo mental?! Kkkkkkkklk Não vou mentir que amo essas especulações!!!
@izabelitarare
@izabelitarare Ай бұрын
Rsrsrs ... Às vezes brinco que minha cachorrinha é autista, embora seja um amorzinho, ela é teimosa e só faz o que ela quer 😅
@jozeliamagalhaes5234
@jozeliamagalhaes5234 29 күн бұрын
Gatos parecem mais do que cachorros
@mibarros631
@mibarros631 26 күн бұрын
Meu gato mais velho, não gostava de carinho e quando eu tentava pegá-lo, ele me mordia, às vezes machucava legal. Eu entendo que ele não gosta mas é tão fofo, que eu não aguento. Eu decidi pegar uma outra gatinha pra fazer companhia pra Fred, e também pra tentar suprir a carência afetiva de mãe de gato que eu tenho😅, achei que teria uma gatinha amorosa e receptiva, porém, qual não foi a minha "decepção" quando ví que a gatinha gosta menos de carinho do que meu Fred, e além de ela não olhar nos olhos, ela "grita" se fizer menção de pegá-la.. grita tipo Uni, aquele unicórnio de caverna do dragão, kkkk. Eu coloquei o nome dela Olga, mas meu namorado a chama de Uni. 😂, o lado bom é que pelo menos ela não nos morde, mas independente de tudo isso, amamos os dois, e, inclusive meu Fredinho ficou muito mais dócil depois que a irmãzinha chegou. Mas, é fato que Olguinha tem um comportamento bem "estranho", eu tento fazer contato visual com ela, e parece que estou tentando ser vista por um deficiente visual, é como se não estivesse ninguém na frente dela.
@magdalizbir5238
@magdalizbir5238 29 күн бұрын
Toda minha família é autista, meu filho, meu marido, minha enteada e meu gato também era, ele morreu ha 2 anos 😞
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Muito bom 👍🏻 👍🏻 👍🏻 Gatos são 😊
@evawayne9250
@evawayne9250 28 күн бұрын
Uma dúvida que eu tinha se o animal poderia ter Tea.
@elzimarazimerer7216
@elzimarazimerer7216 29 күн бұрын
EU TENHO DOIS FILHOS AUTISTAS, SOU ASPERGER E TENHO GATO QUE TEM UM COMPORTAMENTO AUTISTA
@ayumichan2222
@ayumichan2222 25 күн бұрын
Se existirem cachorros e gatos autista após os cadastramentos e a chipagem e o governo começar a cobrar impostos dos pets ,terão que dar benefícios dependendo do grau de autismo 🧐
@zilandaferreira7261
@zilandaferreira7261 Ай бұрын
As minhas eu brinco que ficaram por conta da rotina do meu filho eu levo pra andar e quando chego levo elas acostumaram e se não posso ir na hora e uma latindo e a outra chorando e sempre eles entram na mesma rua sempre queirem passar pelo mesmo lugar.
@JoaoMarcos-bd6ug
@JoaoMarcos-bd6ug 28 күн бұрын
Comentário para gerar engajamento
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 Ай бұрын
Gatos são mesmo 😅😊
@fatimacaldeira6704
@fatimacaldeira6704 Ай бұрын
Som autista nível 1, e acho que o meu gato é autista...
@Casaatipica
@Casaatipica 29 күн бұрын
Os cachorros não gostam de barulhos e sons!
@evawayne9250
@evawayne9250 28 күн бұрын
A minha cadela tem seletividade alimentar.
@darcycardoso5349
@darcycardoso5349 Ай бұрын
Como avó de um autista achei a piada de mau gosto!! E a palavra autista sevindo de piada, é muito triste e lamentável! 🙏me desculpe mas está é minha opinião!
@lunahara
@lunahara 28 күн бұрын
Eu sou mãe de autista, o q EU entendi é q ele n falou em tom de piada, inclusive disse: "não, sem piada", contendo os mais emocionados q sorriem de tudo. O Winderson não é uma pessoa q admiro, não tenho nada contra e nem sigo nas redes sociais. Mas precisamos, tb entender todo o contexto da conversa (no caso do show, enfim), não só um pedaço de fala e acho q tudo virar "situação triste ou lamentável" é muito pesado pra nós TB, precisamos ser e ficar mais leves. Sinto muito por ter se sentido ofendida (se foi o caso) e sinta meu carinho, minha intenção é só tornar mais leve mostrando uma outra forma de enxergar a fala dele 😊 precisamos de visibilidade TB, as pessoas precisam falar de autismo (em tom de informação). Um abraço.
@jucimarademedeiros9467
@jucimarademedeiros9467 26 күн бұрын
Concordo plenamente. É a banalização da condição. Não gosto nem um pouco.
@pedromarques7200
@pedromarques7200 26 күн бұрын
Como autista, não me senti afetado
@elainemaededois
@elainemaededois 29 күн бұрын
Eu tenho certeza que meu cachorro tem tem tdah , eu sempre falo Ele tem hiperatibidade em nivel Hadd
@GabrielaFullin
@GabrielaFullin 26 күн бұрын
@adiliadacostacorga4288
@adiliadacostacorga4288 Ай бұрын
Nossa!daqui a pouco vão empurrar medicamentos igual no ser humano também. 🤔
@joanapacheco1758
@joanapacheco1758 28 күн бұрын
Se existir cachorros tem gatos também ! Um dos meus gatinho se parece
@gilvaniabrito7365
@gilvaniabrito7365 Ай бұрын
Gatos são mto parecidos com autistas. 😊
@julianacal4275
@julianacal4275 Ай бұрын
Muito legal! Autism-like acredito que eu nunca tenha conhecido um cachorro. Mas será que pode ter algo estilo “TDAH-like”? Rsrs… que gente, tenho uma cachorrinha SRD que é muuuuuito agitada e impulsiva. Ou talvez TAG, porque ela tem um componente ansioso como nunca vi num cachorro antes! Acho até que terei que ver algo com o veterinário, porque tem horas que me lembro das artes de Marley! Rsrs… talvez alguma medicação pra melhorar a qualidade de vida dela e nossa, porque apronta que não tem condições!!!
@lucienelu7797
@lucienelu7797 28 күн бұрын
Sou Luciene moro em n.i,amooooooo muito seus vídeos,sua maneira de explicar TD,Deus te abençoe vc está de parabéns,tenho altistas na família e não são poucos,por interferência sua aprendi a compreender melhor quase TDS.meu neuro me encaminhou p psicóloga suspeita de tod.vc é mil
@Incrivelmundoautista
@Incrivelmundoautista Ай бұрын
❤❤❤❤
@mathsilvads
@mathsilvads 18 күн бұрын
A arcada de baixo tá fora do esquadro não sei, perdão Deus
@lunaaba
@lunaaba 18 күн бұрын
Kkkk pior que é verdade
@sivanildasantos4147
@sivanildasantos4147 Ай бұрын
235ª👍🏾
@magdalizbir5238
@magdalizbir5238 29 күн бұрын
Meu filho começou a falar com água do mar. “Trazamin de Marnys es un concentrado de agua de mar. Excelente nutriente, con la mayoría de los minerales de la tabla periódica. Propiedades y beneficios de Trazamin (Concentrado de 70 Minerales)”
@vilmalirio7373
@vilmalirio7373 29 күн бұрын
Coitados dos cães, agora vão virar cobaia.😢
@CarlaDeCarla
@CarlaDeCarla 27 күн бұрын
Mania feia que as pessoas tem de humanizar os animais. Só mais um entre milhares. E ainda tem mais uns milhões que acham graça disso, ridículo.
Autistas têm dificuldade em reconhecer seu próprio autismo?
11:58
O que é Autismo não-verbal? [EXPLICAÇÕES E CAUSAS]
31:10
Luna ABA
Рет қаралды 93 М.
She made herself an ear of corn from his marmalade candies🌽🌽🌽
00:38
Valja & Maxim Family
Рет қаралды 18 МЛН
СИНИЙ ИНЕЙ УЖЕ ВЫШЕЛ!❄️
01:01
DO$HIK
Рет қаралды 3,3 МЛН
Conheça a história do cão "José Bananinha"
11:30
Domingo Espetacular
Рет қаралды 224 М.
Educação Baseada em Evidências - Dr. Lucelmo Lacerda [Ep. 094]
1:39:02
DENÚNCIA contra o uso da Terapia ABA em Autistas
28:00
Luna ABA
Рет қаралды 91 М.
Autismo: Pai Psicologo ENTREVISTA Menino Asperger/Autista, Eric 9 anos
19:42
Família Tagarela - Autismo & TDAH
Рет қаралды 1 МЛН
Pesquisas descobrem novas causas do autismo?
19:40
Luna ABA
Рет қаралды 126 М.
Whindersson Nunes é homenageado no Arquivo Pessoal | FAUSTÃO NA BAND
46:00
She made herself an ear of corn from his marmalade candies🌽🌽🌽
00:38
Valja & Maxim Family
Рет қаралды 18 МЛН