Camuflagem e trauma de desenvolvimento nas altas habilidades / superdotação

  Рет қаралды 1,995

Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz

Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz

Күн бұрын

#altashabilidades #superdotacao

Пікірлер: 41
@chalvarenga
@chalvarenga 7 күн бұрын
Perfeito! A camuflagem (fingir-se de morto) é o colapso da intensidade, mas também uma estratégia de sobrevivência! Excelente!
@Lecadora123
@Lecadora123 Ай бұрын
Descobri sobre o assunto ha umas 2 semanas, me encaixo todas as caracteristicas da SD , 80% no minimo das pessoas nos castram, hj aos 50 anos depois de me diminuir pra tentar desesperadamente me encaixar no mundo onde me sinto um ET, descobri esses videos e estou muito aliviada, me libertando pq agora me entendo e nao vou me culpar tanto qto me culpava. Ultimamente a frase q eu costumava falar era não aguento mais viver nesse mundo, nao sou daqui... Agora quero viver muito e me consertar.
@marciapeixotopagliaro5302
@marciapeixotopagliaro5302 13 күн бұрын
Na verdade, não precisamos de conserto, mas de uma melhor adaptação ao mundo em que vivemos. O fato de não permitir que isso nos estresse tanto, já é um grande alívio! Seja bem-vinda a esse universo onde encontramos pessoas que são parecidas conosco! Creio que isso foi uma das coisas mais importantes para mim: sou compreendida nas minhas falas, sentimentos e pensamentos! Fui avaliada aos 55 anos e a sensação que tive é que a minha vida foi roubada de mim! ❤
@wilsonjoseribeiro5884
@wilsonjoseribeiro5884 3 ай бұрын
Muitíssimo obrigado pelo vídeo!! Conteúdo que deveria chegar a todas as pessoas que vivem estas realidade. Libertador, cura para alma, motivação para continuar vivendo.
@mecatronalvin
@mecatronalvin 2 күн бұрын
falou e disse MUITO !!!
@webertgomes8962
@webertgomes8962 Ай бұрын
Aaaamei esse vídeo novo, Daphne! Demorou com três anos de terapia e muitas experiências, mas não faço masking mais. Não me importo se me acham soberbo ou se corro o risco de que qualquer indivíduo ou grupo me provoque com testes perversos de conhecimentos ou de técnicas só pra "validar" minha superdotação. Mantenho altivez antes disso, até porque tenho fundamentos da literatura científica pra responder à altura de possíveis provocações, então não me importo com o que pensam ou com o que possam fazer. Não me camuflar me ajudou muito, inclusive, a demonstrar, com propriedade, porque alguma disfuncionalidade atrapalhou meu trabalho em equipe no trabalho, que esteve relacionada à minha neurodivergência. Assumir-me me ajudou muito, me deixa relaxado, ao custo do incômodo dos outros. Sinto muito por eles; ou não. É claro que, em grandes grupos, adoro ficar em silêncio e não ser notado, mas quando é minha vez de atuar me metamorfoseio mais em lagarta, regredindo, eu exibo minhas asas mesmo. Agradeço pela ponderação sobre o "refinamento da falta de camuflagem".
@webertgomes8962
@webertgomes8962 Ай бұрын
Quero você como minha terapeuta, Daphne! Como faço?
@3ldraziel296
@3ldraziel296 Ай бұрын
Poxa mano, eu tô numa fase onde tô tendo que me esconder muito. Desde 17 anos trabalho por conta própria, tenho uma produtora audiovisual e tem uns 4 meses que decidi entrar em uma agência para ter um pouco mais de estabilidade, pois ano passado descobri o TDAH e a medicação me ajudou a ter foco nos objetivos, e um deles era estabilidade. Agora, imagina você ter mais de 10 anos de experiência em uma área e entrar num emprego onde as pessoas, inclusive seu chefe, é tão leigo que não entende nem a profundidade da própria ignorância. As vezes eu trago uma melhoria, de algo que eu tenho experiência sólida e minha melhoria é vista como uma hipóteses, e o supervisor que é um cara Junior no assunto é quem vai dizer se faz sentido. Eu inicialmente enfrentei, teve um dia que fiz meu chefe CHORAR, literalmente, sério! Pq eu via uns problemas simples de resolver mas ele não suportou a crítica. Depois disso percebi que meu talento, sabedoria, não importa como eu fale ou aborde, sempre é visto como afronta, soberba, arrogância. Parece ser errado saber várias coisas, e mais errado ainda ser confiante, se autoafirmar especialista. Uns meses atrás eu comecei a tentar ser normal, e isso inclui diminuir o ritmo de entrega, trabalhar menos e fingir mais, tentar ser sociável, agradar os colegas etc e percebi que sendo medíocre sou mais aceito, inclusive mais remunerado pq ganho comissão e assim as pessoas me passam mais trabalhos. Eu preciso me AMARRAR nas reuniões p não dar minha opinião, é uma tortura kkkkkk O que tem funcionando p mim é a evitar. Nós dias q preciso ir presencial chego cedo, almoço sozinho, vou embora cedo. Normalmente eu já fiz o trabalho no dia anterior, e fico lá fingindo que estou tendo dificuldades, pq na visão popular os bons profissionais são os que se empenham muuuuuuito em um trabalho, que sofrem. Aí eu finjo q é sofrido, quando na verdade é tão fácil que chega a ser ridículo. Eu queria muito que alguém visse meu potencial, mas sinto que não existe lugar p ser eu mesmo nem na minha roda de amigos, quem dirá em alguma empresa. Me conta, enfrentar não é exaustivo? Como vc lida com casos em que não importa oq vc faça, as pessoas vão querer provar tudo oq vc diz, e o pior, depois q provam n possuem nem a coragem de admitir kkkkkkkkk Impossível passar a vida toda dando carteirada (pq prêmios, provas são aceitos na sociedade)
@marciapeixotopagliaro5302
@marciapeixotopagliaro5302 13 күн бұрын
​@@3ldraziel296 não sei como você suporta isso. Sou extremamente ansiosa. É um sofrimento! Eu achava que era sociável porque gosto do coletivo, porém, me observando, cheguei à conclusão de que eu sou mais uma observando externa do que parte de um grupo. Não me encaixo normalmente.
@3ldraziel296
@3ldraziel296 13 күн бұрын
@@marciapeixotopagliaro5302 Te entendo perfeitamente. Eu tô em processo de avaliação neuropsicológica para confirmar minha hipóteses, sei que neurotipico não sou, mas não sei se de fato tenho altas habilidades. Só sei que sofro e viver assim é ruim. E tô tentando me aceitar mais, pegar mais leve comigo. Eu sou estranho mesmo e não há muito o que eu possa fazer. Acho que o autoconhecimento é libertador, doloroso, mas libertador...
@petrosltdo
@petrosltdo 3 ай бұрын
Tem sido tão sofrido para minha psique e corpo me anular. Estou buscando dar vazão às minhas potencialidades sendo AHSD ou não. Intensidade eu sei que tenho aqui.
@paolamanta4200
@paolamanta4200 3 ай бұрын
Gratidão!!! Em busca do autoconhecimento, tenho a certeza de que Deus me abençoa sempre! E desejo o mesmo à todos! Como é tão complexo aos outros, ser uma pessoa que têm abundância em tudo!!
@SO-zn2um
@SO-zn2um 3 ай бұрын
Daphne, seus vídeos são esclarecedores. Ajudam muito na busca pelo autoconhecimento. Agradeço por compartilhar esse conteúdo.
@carneirohidraulicopvc
@carneirohidraulicopvc 3 ай бұрын
Como sempre seus vídeos são muito agradáveis e libertadores, gratidão. O grande X da questão é encontrar esse lugar onde eu possa ser eu mesmo .
@marciapeixotopagliaro5302
@marciapeixotopagliaro5302 13 күн бұрын
Me sinto totalmente perdida ouvindo tudo isso. Burnout eterno... Tudo me estressa e nada resolve! 😕😔 Sou super intensa emocionalmente, sou PAS, e passei a vida sem entender tudo isso e quando entendi, já estava exausta!
@HenrikCarpanedo
@HenrikCarpanedo 2 ай бұрын
Seus vídeos são ótimos!
@petrosltdo
@petrosltdo 3 ай бұрын
Você posta uns conteúdos longos, sei lá, eu gosto tanto.❤
@HanaisaCassiano
@HanaisaCassiano Ай бұрын
Me identifiquei demais!!
@Lecadora123
@Lecadora123 Ай бұрын
Eu nao tenho ambiente pra deixar meu eu aflorar, isso é muito frustrante
@marciapeixotopagliaro5302
@marciapeixotopagliaro5302 13 күн бұрын
Procure grupos de whatsapp só de SDs
@belhenriques8706
@belhenriques8706 3 ай бұрын
Me emocionou profundamente. Gratidão por tanto! ❤
@daphnequeirozpsi
@daphnequeirozpsi 3 ай бұрын
Querida!!! Eu que agradeço pela confiança!
@BrunoFranciscone
@BrunoFranciscone 2 ай бұрын
Daí a importância de participar de sociedades de alto QI. Não é para se gabar. Essa participação muitas vezes te leva para perto de pessoas que vão te entender melhor e te acolher. Além disso, muitos superdotados têm transtornos como TEA e TDAH e caso você também tenha, vai ser melhor entendido e acolhido.
@marciapeixotopagliaro5302
@marciapeixotopagliaro5302 13 күн бұрын
Acredito que muitos buscam para ter com quem socializar. O problema é que existem aqueles que se acham melhores. Isso é um saco!
@BrunoFranciscone
@BrunoFranciscone 13 күн бұрын
@@marciapeixotopagliaro5302 com certeza é um saco.
@BrunoFranciscone
@BrunoFranciscone 13 күн бұрын
Mas o que te traz a esse vídeo? Curiosidade ou também tem superdotação?​@@marciapeixotopagliaro5302
@existenciaintegrativa
@existenciaintegrativa 3 ай бұрын
Muito bom!! Bem esclarecedor. 🥰🙏👏👏👏
@laizmariamassuchetto9816
@laizmariamassuchetto9816 3 ай бұрын
Você respondeu todos os meus questionamentos quanto a isso, que salvação! Era tudo o que eu precisava ouvir. Obrigada de coração por compartilhar seus conhecimentos!!! ❤
@luanapegoraro1951
@luanapegoraro1951 3 ай бұрын
Obrigada
@fbc00361
@fbc00361 Ай бұрын
O difícil é encontrar o ambiente que nos acolha
@marciapeixotopagliaro5302
@marciapeixotopagliaro5302 13 күн бұрын
Procure grupos de whatsapp só de SDs.
@dra.jaquelinerodrigues
@dra.jaquelinerodrigues Ай бұрын
Verdade. Eu com uns 13/14 anos decidi que não acreditava em Deus, depois de ter lido Nietzsche e outros filósofos e sociólogos kkkkkk minhas amigas nessa época liam revista de astrologia e maquiagem
@marylalari1
@marylalari1 5 күн бұрын
Hahahha eu estudava em escola católica, na aula de religião, a professora perguntou: porque que maria tinha engravidado de Jesus As respostas que ela esperava: porque ela era pura e sem pecados e o Espírito Santo escolheu ela/ porque um anjo avisou… qualquer coisa do tipo A resposta que eu dei, porque ela não tava na amazonia🤣 que la gravidez sem explicação é atribuída ao boto, ou la em casa isso ia dar uma merda do caralho… E lá ia eu mais uma vez pra coordenação tomar suspensão e ser recebida com um “mariana, o que você aprontou dessa vez?”
@rejanenunes1
@rejanenunes1 27 күн бұрын
Não consigo encontrar esses lugares por isso prefiro ficar em casa, já que moro sozinha.
@VivekaAlaya
@VivekaAlaya 3 ай бұрын
Adorei
@Francisco-p2c
@Francisco-p2c 3 ай бұрын
Sim exqtamente sou assim
@LanguageNerdsofia_
@LanguageNerdsofia_ 3 ай бұрын
Daphne, passei por diversos terapeutas, e as sempre reaparecem. Não tenho como pagar um terapeuta especialista em trauma, onde posso começar a estudar para poder me auto-regular?
@impossibilidades2092
@impossibilidades2092 3 ай бұрын
Amigo, sendo sincero...não dá pra se regular sozinho. Porque o processo de aprender esse movimento é eterno e difícil. Sozinho você não tem parâmetros, experiência nem referencial para conduzir algo. Essa visão "externa" é muito util... é preciso aprender e abraçar o auto conhecimento. Recomendo procurar nas faculdades de psicologia da sua cidade, sempre existe "clínica" para estudantes que é social ou gratuita. Ok, tem estudantes péssimos mas também tem os superdotados. Vai que você dá sorte, não custa tentar... e também existem várias terapias online com preço social. Inclusive, pra mim online funciona melhor. Sei que deve estar difícil a situação, mas qualquer sacrifício vale pela boa terapia porque a paz mental é ABSURDA.
@LanguageNerdsofia_
@LanguageNerdsofia_ 3 ай бұрын
@@impossibilidades2092 concordo, mas enquanto não encontrar um profissional que esteja dentro das minhas possibilidades, não posso ficar parado.
@marciapeixotopagliaro5302
@marciapeixotopagliaro5302 13 күн бұрын
​@@impossibilidades2092não acho fácil encontrar alguém assim que entenda a dinâmica do SD.
@Anderson_Anderas
@Anderson_Anderas 3 ай бұрын
bem isso!
A hipervigilância na dinâmica emocional do adulto com altas habilidades/ superdotação
8:44
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 3,5 М.
O trauma nas altas habilidades / superdotação
10:31
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 9 М.
나랑 아빠가 아이스크림 먹을 때
00:15
진영민yeongmin
Рет қаралды 19 МЛН
Фейковый воришка 😂
00:51
КАРЕНА МАКАРЕНА
Рет қаралды 7 МЛН
Bike vs Super Bike Fast Challenge
00:30
Russo
Рет қаралды 23 МЛН
Superdotados são COMPETITIVOS? - Dra. Olzeni Ribeiro (Neuropsicopedagoga)
10:06
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 24 М.
Live- As necessidades especiais do adulto superdotado - com Giovanna Strobel e Simone Macedo
58:39
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 1 М.
Autismo, TDAH, Superdotação e Altas Habilidades
19:13
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 18 М.
O superdotado adulto e os relacionamentos amorosos - quando dois superdotados se unem.
15:20
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 11 М.
Pessoas altamente sensíveis e superdotação
10:06
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 27 М.
COMO CONSEGUIR NA VIDA ADULTA O QUE TE FALTOU NA INFÂNCIA | Psicologia na Prática
28:19
Psicologia na Prática por Alana Anijar
Рет қаралды 167 М.
MÉDICO PSIQUIATRA REVELA SEGREDOS da MENTE que o seu PSICÓLOGO NÃO quer que VOCÊ SAIBA
14:30
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 750 М.
Live - Crises e desenvolvimento pessoal no superdotado - inspirações em Dabrowski
54:09
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 962
Altas habilidades/superdotação não é uma invenção social: a dor e a delícia
9:56
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 6 М.
O superdotado adulto e a intensidade emocional
10:14
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 18 М.