Curto-Circuito 52: Renováveis: Houston, Nós Temos Um Problema

  Рет қаралды 749

Canal IE

Canal IE

Күн бұрын

A expansão das energias renováveis no ritmo atual desestrutura o setor elétrico brasileiro. Nesse programa, Ronaldo Bicalho aprofunda a discussão sobre essa afirmação feita pelo engenheiro Altino Ventura no último Curto-Circuito 51, analisando as suas implicações sobre o setor elétrico, a política energética e a segurança do abastecimento elétrico do país. Ronaldo Bicalho é pesquisador do Instituto de Economia da UFRJ e esse é o Curto-Circuito 52.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para ouvir esse programa no formato de podcast procure por: Canal IE - UFRJ no seu tocador de podcast. No Spotfy o link é (open.spotify.c...)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Links relacionados ao conteúdo do programa:
Artigos:
Impactos da geração eólica e solar fotovoltaica no sistema elétrico brasileiro (infopetro.word...)
Vídeos:
Curto-Circuito 51: Os Impactos Negativos da Geração Eólica e Solar no Setor Elétrico Brasileiro ( • Curto-Circuito 51: Os ... )
Curto-Circuito 29: Os Limites da Energia Eólica no Setor Elétrico Brasileiro, com Altino Ventura ( • Curto-Circuito 29: Os ... )
Curto-Circuito 28: As Barreiras à Introdução das Energias Renováveis no Setor Elétrico: Coordenação ( • Curto-Circuito 28: As ... )
Curto-Circuito 27: Os Limites à Introdução das Energias Renováveis no Setor Elétrico: Flexibilidade ( • Curto-Circuito 27: Os ... )
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Este é um Curto-Circuito Questões-Chave.
Curtos-Circuitos Questões-Chave:
Curto-Circuito 01: O Problema do Setor Elétrico Aqui e no Mundo ( • Curto-Circuito 01: O P... )
Curto-Circuito 02: A Ignorância dos Especialistas: Subestimada e Inevitável ( • Curto-Circuito 02: A I... )
Curto-Circuito 03: A Cascata da Portabilidade ( • Curto-Circuito 03: A C... )
Curto-Circuito 09: Bandeiras Tarifárias: Um Analgésico a Mais Para Uma Doença Crônica ( • Curto-Circuito 09: Ban... ).
Curto-Circuito 14: Garantia Física: A Que Não Garante Nada, Mas Gera Um Monte De Problemas ( • Curto-Circuito 14: Gar... ).
Curto-Circuito 17: Sobre Fadas, Eletricidades, Mágicas e Ignorâncias ( • Curto-Circuito 17: Sob... ).
Curto-Circuito 19: A Financeirização do Setor Elétrico ( • Curto-Circuito 19: A F... ).
Curto-Circuito 25: Risco Hidrológico: O Xis do Problema do Setor Elétrico Brasileiro ( • Curto-Circuito 25: Ris... )
Curto-Circuito 27: Os Limites à Introdução das Energias Renováveis no Setor Elétrico: Flexibilidade ( • Curto-Circuito 27: Os ... )
Curto-Circuito 28: As Barreiras à Introdução das Energias Renováveis no Setor Elétrico: Coordenação ( • Curto-Circuito 28: As ... )
Curto-Circuito 35: A Aceleração da Liberalização do Mercado de Energia Elétrica no Brasil ( • Curto-Circuito 35: A A... )
Curto-Circuito 39: Como os Prejuízos no Setor Elétrico São Repassados Para o Consumidor e o Estado ( • Curto-Circuito 39: Com... )
Curto-Circuito 44: Qual o Problema do Setor Elétrico Brasileiro? ( • Curto-Circuito 44: Qua... )
Curto-Circuito 45: O Perigoso Déficit Institucional do Setor Elétrico Brasileiro ( • Curto-Circuito 45: O P... ).
Curto Circuito 52: Renováveis: Houston, Nós Temos Um Problema ( • Curto-Circuito 52: Ren... )
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Curto-Circuito foi concebido para ser um curso continuado sobre o Setor Elétrico.
De forma a enriquecer a análise e facilitar a compreensão, o Curto-Circuito se organiza em blocos de programas:
Curto-Circuito Notícias: Discute os principais eventos que estão acontecendo no setor.
Curto-Circuito Questões-Chave: Analisa as questões fundamentais presentes no debate do setor.
Curto-Circuito Evolução: Debate os grandes acontecimentos, as grandes decisões e os grandes embates que marcaram a evolução do setor.
Curto-Circuito Política Energética: Aborda os grandes temas da política energética e os seus desdobramentos sobre o setor.
Curto-Circuito Entrevista: Conversa com especialistas sobre os temas relevantes do setor.

Пікірлер: 18
@msklein_1
@msklein_1 4 ай бұрын
Coisa boa assistir a um bom professor! Parabéns, Ronaldo! Seus vídeos são sempre excelentes e sua didática é muito boa.
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 4 ай бұрын
Valeu, @msklein_1 . Obrigado pela força. Um abs, RB.
@fernandogoldman1307
@fernandogoldman1307 4 ай бұрын
Parabéns,Professor Ronaldo Bicalho, pela clareza de suas explicações, nesse Curto-Circuito 52. A partir delas é possível perceber que, como disse Nonaka, "a adaptação inibe a adaptabilidade". O Setor Elétrico Brasileiro construiu um modelo tão bem sucedido, baseado em Geração Centralizada, nas décadas de 1960/70, brilhantemente descrito no seu vídeo, que agora enfrenta enorme dificuldades para se adaptar a um novo paradigma de Geração Distribuída. Como é comum acontecer nas trocas de paradigmas, o paradigma que agoniza reluta fortemente em aceitar o novo paradigma. Nesse caso, chega-se a insinuar que as novas fontes mais tecnológicas não são bem vindas. É dizer com outras palavras que devemos insistir na conversão eletromecânica de energia em detrimento da transição para uma economia de baixo carbono. O tempo e a necessidade se encarregarão de consolidar o novo paradigma, como é usual acontecer.
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 3 ай бұрын
Perfeito, Fernando, no entanto, em caso de mudanças de paradigma, há uma enorme incerteza sobre o resultado final. Eu diria que até o estabelecimento de novas regularidades tecnológicas há um longo e incerto caminho que pode chegar ao final sem o estabelecimento de uma nova regularidade e o processo seguir indefinidamente em aberto. Pessoalmente, eu acho que não há o "como é usual acontecer". Pode ser que sim e pode ser que não. Um abs. RB.
@adrianaaraujo8634
@adrianaaraujo8634 2 ай бұрын
Valeu
@otongoncalvescorrea8498
@otongoncalvescorrea8498 4 ай бұрын
PROFESSOR, sempre excelentes aulas. Muuuuuuiiiiito obrigado 😊
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 4 ай бұрын
Valeu, Oton. Um Abs, RB.
@otongoncalvescorrea8498
@otongoncalvescorrea8498 4 ай бұрын
😊
@brunodossantos561
@brunodossantos561 3 ай бұрын
Excelente aula do pessoal da Federal do Rio de Ganeiro. Sou apenas engenheiro mecânico entusiasta do assunto. Assim que puderem façam um video sobre as usinas reversiveis, que sei que a UFRJ pesquisa, como solução tecnica da intermitencia do sistema. Abraços....
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 3 ай бұрын
Valeu Bruno. Penso que em algum momento as reversíveis vão ter que fazer parte do jogo. Acredito que é questão de tempo. Um abs, RB.
@la-resende
@la-resende 4 ай бұрын
Gosto muito das suas aulas e as utilizei algumas vezes para dar minhas aulas de geografia sobre fontes de energia. Acompanho com a melhor regularidade possível suas lives e tinha como verdade a hidrelétrica como um importante trunfo energético brasileiro e solar e eólica como outros dois trunfos e agora fico sabendo que não se trata mais de vantagens, mais de problemas que elas nos reservam. Fiquei chocada. Tenho que rever esse e o outro programa do professor Altino para entender esse enrosco.
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 4 ай бұрын
@la-resende, os recursos de flexibilidade que nós temos (reservatórios, hidrelétricas e transmissão ampliada) e a disponibilidade de vento e sol extremamente favorável, sem dúvida, constituem uma baita vantagem. No entanto, aproveita-los exige um esforço significativo em termos de planejamento e política energética que o Estado brasileiro tem grande dificuldades em entregar atualmente. Em outras palavras, temos bons jogadores, mas não conseguimos montar um bom time. Essa nossa limitação não invalida as suas impressões positivas sobre as nossas potencialidade. Nesse momento o problema somos nós. Um abs, RB.
@wagnercampanello7714
@wagnercampanello7714 4 ай бұрын
A rápida expansão das energias renováveis ​​no Brasil apresenta um grande potencial para a sustentabilidade e a segurança energética do país. No entanto, é fundamental gerenciar os desafios e as implicações dessa transição de forma abrangente e estratégica, considerando os impactos no setor elétrico, na política energética e na segurança do abastecimento. Através de investimentos em infraestrutura, avanços tecnológicos, políticas públicas adequadas e planejamento cuidadoso, o Brasil pode aproveitar ao máximo os benefícios das energias renováveis ​​construindo um futuro energético mais sustentável, confiável e resiliente.
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 4 ай бұрын
Wagner, o problema hoje é como se amarra o guizo no gato. Um abs, RB.
@soneborsone
@soneborsone 4 ай бұрын
Off grid pra td mundo que quiser solar doméstica. É q se vire quando der algo errado
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 4 ай бұрын
@soneborsone , o Sistema continua sendo uma fonte importante de economias de escala, escopo e diversidade. Abrir mão dessas economias em nome da autonomia dos consumidores é voltar ao modelo derrotado do Thomas Edison e transformar a energia elétrica, cada vez mais, em um bem de luxo e para poucos. Um abs, RB.
@sergiomontenegro1286
@sergiomontenegro1286 3 ай бұрын
Como disse o conselheiro de Bill Clinton: É a economia, estupido! Nos últimos governos a Carga do SIN andou de lado, não crescemos. Não minimizo o problema da intermitente, é um fato, no entanto, num país que a maioria vive numa uma pobreza energética, e que a renda do setor elétrico é apropriada por poucos. É um equívoco acha que já chegamos no limite da expansão das renováveis.
@CanalIEUFRJ
@CanalIEUFRJ 3 ай бұрын
Prezado @sergiomontenegro1286, o limite à incorporação das fontes renováveis é dado pela capacidade do sistema de fazer isso garantindo a regularidade, continuidade, segurança e confiabilidade do abastecimento. Para fazer isso, é necessário dotar o sistema dos recursos de flexibilidade e as instituições da capacidade de coordenação necessários ao encaixe crescente das renováveis. Não temos hoje nem os recursos de flexibilidade, nem a capacidade de coordenação necessários para lidar com os níveis de participação atuais das renováveis no sistema.. Um abs, RB.
Como é que é? | Quais os desafios da transição energética no Brasil?
29:36
Cool Parenting Gadget Against Mosquitos! 🦟👶
00:21
TheSoul Music Family
Рет қаралды 9 МЛН
когда не обедаешь в школе // EVA mash
00:51
EVA mash
Рет қаралды 4,4 МЛН
She's very CREATIVE💡💦 #camping #survival #bushcraft #outdoors #lifehack
00:26
COMO FUNCIONA uma USINA SOLAR #Boravê
12:09
Manual do Mundo
Рет қаралды 1 МЛН
Diário da Crise 45: A Que Ponto Chegamos: A Hipocrisia
51:01
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA: O Maior Desafio da Humanidade
11:55
Ciência Todo Dia
Рет қаралды 245 М.
FIM da ENERGIA SOLAR: Nova TURBINA EÓLICA é capaz de MUDAR tudo?
5:08
E4 Energias Renováveis
Рет қаралды 347 М.
Cool Parenting Gadget Against Mosquitos! 🦟👶
00:21
TheSoul Music Family
Рет қаралды 9 МЛН