A verdade é que enquanto não houver diversidade na autoria das novelas, na produção de elenco, a situação não vai mudar! Mas principalmente enquanto a mídia continuar com o pensamento racista de que " preto não vende"! O elenco de segundo sol foi o mais absurdo, ter um protagonista negro naquela novela era o mínimo!
4 жыл бұрын
Sim, mais do que só pensar em representatividade na ficção, o ideal MESMO é pedir diversidade por trás das câmeras. No roteiro, produção, direção em todos os aspectos técnicos da teledramaturgia. Isso que é uma verdadeira mudança
@juliavargas134 жыл бұрын
Vejo isso mudar na gringa. Em Moonlight, por exemplo, a maior parte do elenco (se não, 100% dele) é composto por pessoas negras, como a produção, e o filme é lindo demais! Tem sensibilidade e ao mesmo tempo é pesado. Quem diz q "negro não vende" ou q "não sabe fazer arte" é totalmente maluco.
@kauanbentosantana65033 жыл бұрын
@@juliavargas13 concordo
@pabloleal99024 жыл бұрын
É realmente triste o caso de Segundo Sol. Sempre vem essa justificativa: "não temos atores negros o suficiente". Não têm porque não dão oportunidade. A maior parte do elenco de Ó Paí ó, o filme e a série, era composta por atores negros baianos talentosíssimos que simplesmente foram esquecidos no churrasco.
@kauanroque38134 жыл бұрын
Me impressiona MUITO o fato da Zezé Motta não ter ganho um papel decente na Globo nos últimos anos. É uma das maiores atrizes do país, ótima na comédia e excelente no drama, mas só ganha papéis sem a menor importância.
@ayalabiancaandrade47354 жыл бұрын
Ela ganha papeis pequenos demais para a magnitude do talento dela...é triste.
@geasan21134 жыл бұрын
Mesmo incômodo meu! Ela é aparentemente respeitada no meio artístico, mas é indiscutivelmente desperdiçada nas produções da TV aberta. Pra ser sincero, nos últimos 20 anos, não a vi fazer uma personagem forte e emblemática. Pra ser mais sincero ainda, Zezé teve poucas oportunidades de defender uma personagem assim na TV. Vimos Lília Cabral, Christiane Torloni, Cássia Kiss, Regina Duarte, Renata Sorrah, Susana Vieira, Marília Pêra, Beatriz Segall, Marieta Severo, Irene Ravache, Glória Menezes, Eva Wilma, Fernanda Montenegro etc., todas acima dos 60 anos de idade interpretando papéis de destaque, mas não vimos Zezé, muito menos Lea Garcia, Chica Xavier e a falecida Ruth de Souza. Lamentável! Já os homens pretos às vezes conseguem, como foi o caso de Milton Gonçalves em A Favorita.
@marinaliz33544 жыл бұрын
Fico indignada como em Sol Nascente fala sobre a influência asiática (japonesa) e colocaram uma ocidental com CARA de ocidental pra interpretar a protagonista. O que me mais surpreende é que a primeira protagonista asiática da Globo inteira é a Tina de Malhação VAD de 2017, que nem é a maior protagonista já que tinha mais 4 que dividiam o protagonismo com ela. Mas poxa, uma Malhação - UMA NOVELA DE ADOLESCENTE - fez mais do que a Globo inteira.
4 жыл бұрын
Cao Hamburger tem mais coragem num dedo da mão que todos os outros autores da Globo no corpo inteiro
@andresagomes60924 жыл бұрын
Verdade, e gostei da atriz.
@carolisawolf35794 жыл бұрын
Na vdd o primeiro protagonista asiático foi o Liu Chuang da novela Negócio da China interpretado pelo ator chinês Jui Huang
@almirante_kiko2 жыл бұрын
O Foco da Globo é esse Ser Racista.., são inúmeras as vezes q ela influenciou o povo brasileiro com racismo, as Novelas revorrentes de Senhores Torturando os Escravos são só uma.
@brunakelvia4 жыл бұрын
essa desculpa de não ter gente do "escalão" da Giovanna Antoneli, por exemplo, só evidencia mais o problema. como é que vai ter alguém "tão grande" se essas pessoas não têm oportunidades de aparecer mais? quase não têm espaço nem quando o papel PRECISA ser de alguém negro/oriental/indígena/insira casos aqui, imagina quando não tem essa especificidade.
4 жыл бұрын
Exatamente!
4 жыл бұрын
Exatamente isso! Tantos diretores escalam estreantes em papéis de protagonista (tô falando de você, Vitória Strada). Papo furado isso de exigir atores do alto escalão pra protagonizar.
@cecilianovais2124 жыл бұрын
Eles vieram com a desculpa de que chamaram a Camila Pitanga pra ser a Luzia mas ela rejeitou, e que a Thais Araújo tava em outra produção. Po, só existem essas duas atrizes negras com cacife pra ser protagonista?
4 жыл бұрын
@@cecilianovais212 Cris Vianna tá aí há ANOS fazendo personagem coadjuvante, por quê não elevar ela a protagonista?
4 жыл бұрын
Mas é o que a Vanessa falou: se Luzia fosse negra, Cacau, Manu e Ícaro também teriam que ser. Se Beto Falcão fosse negro, pelo menos um dos pais dele teriam que ser também, além dos três irmãos. Se Beto e Luzia fossem negros, Valentim também teria que ser, o que talvez trouxesse a necessidade da Karola ser negra pra mentira dela ser crível. Se Karola fosse negra, eles não teriam como inventar do nada que Laureta e Severo eram seus pais (o que não seria ruim, porque não fazia sentido). A Globo não tem CORAGEM de fazer a novela com elenco majoritariamente negro porque conhece os país racista que o Brasil é e tem medo da novela ser rejeitada
@osamuks4 жыл бұрын
Podemos concluir que a Giovanna Antonelli é a Scarlett Johansson brasileira
@John-td4hm4 жыл бұрын
Fragmentada
@cecilianovais2124 жыл бұрын
Pior que eu gosto da Giovanna haha mas ela já se meteu em varios papéis errados Claro, não creio ser culpa dela, ela só tá trabalhando. A culpa é dos patrocinadores
@aryelangelramos79714 жыл бұрын
😄😄
@rqlsouza2544 жыл бұрын
Por que Scarlett Johansson?
@henriquemonteiro72454 жыл бұрын
😂😂😂
@fantaghiro13893 жыл бұрын
Aguardando o vídeo sobre o Nordeste nas novelas. Eu já passei situação em que uma pessoa fez aquele "sotaque nordestino" de novela pra mim, e eu tive de explicar "Eu não falo assim".
@Lulu_Costa4 жыл бұрын
Melo vcs esqueceram velho chico, também nordestino e da pra perceber CLARAMENTE a maquiagem pesaaada nos atores brancos para parecerem mais bronzeados... Muito triste essa situação, parece q a gente n evolui
4 жыл бұрын
Vamos fazer depois um vídeo só sobre a representação do nordeste nas novelas. Ai entra tanta coisa, da pra explorar muitos temas dentro disso, estereótipos de nordestinos, atores do sudeste forcando sotaque, falta de atores nordestinos, ausência de atores pretos (...) É um combo de problemáticas.
@Lulu_Costa4 жыл бұрын
@ meu Deus fui notadaaa kkkk Mas sim dá um vídeo sobre com certeza, já tô querendo hein❣️
@lucaselymartinsnascimento93184 жыл бұрын
@ Por isso que não dá certo, autores do Sudeste escreverem sobre o Nordeste. Pq eles colocam o ponto de vista que o carioca/paulista tem sobre os nordestinos, e não como é de verdade.
@leonaraalmeida70494 жыл бұрын
Em velho Chico teve uma cena que o coronel diz que a Marie namorada do Miguel é negra em tom de deboche e eu fico tipo?? Ainda mais pq Camila Pitanga se auto-declara negra e interpreta a filha do Antonio Fagundes.
@dudawerneck4 жыл бұрын
Ai eu só consigo lembrar de Flor do Caribe com um protagonismo TODO loiro de olhos azuis sulista ao extremo (pra quem NÃO lembra: Grazi, Henri Castelli e Igor Rickli)
@andersonleonardo97654 жыл бұрын
Gente eu não aguento mais Giovana Antonelly de protagonista. Senhor já saturou o rosto dela.. Vamos lançar novos atores negros de papéis principais, essa desculpa que não tinha atriz do escalão da Giovana não desce , a Camila Queiroz não era estreante em novelas e tá aí bombando .
@andresagomes60924 жыл бұрын
Verdade, tem aquela menina lá, Strada que estreou sendo protagonista.
@Dayanne201114 жыл бұрын
Concordo com vocês!!
@vanxyo4 жыл бұрын
Sim a desculpa é sempre essa "Não tinha atriz negra ou asiática grande pra interpretar tal protagonista " mas pq sempre as brancas debutam ja como protagonistas e ninguém diz nada 🤔🤔 eu acho a globo muito hipócrita nesse sentido vivem militando mas fazem o mesmo que as outras emissoras
4 жыл бұрын
Meu entusiasmo é zero pra A Morte Pode Esperar, com esse elenco manjado - Antonelli, Dieckmann, Mateus Solano, sem falar na Valentina Herszage, uma menina sem presença nenhuma
@joaocarlosmonteiro39554 жыл бұрын
Na boa, Giovanna já saturou em novela o personagem muda mas ela não. É sempre a mesma atuação e sempre a mesma coisa. É tipo uma 2 persona da Giovanna que faz todos os personagens.
@vanxyo4 жыл бұрын
Vc viram que dois autores negros estão desenvolvendo uma nova temporada de malhação e outro autor negro está desenvolvendo uma trama das 18 não sei se eles conseguiram as vagas na programação mas to torcendo muito só assim pra termos representatividade digna
4 жыл бұрын
Eu fiquei MUITO feliz quando vi essa noticia da dupla de Malhação! AAAAAA parece que já tem até nome, Malhação Eu Só Quero Ser Feliz, né? Vamos comentar no Café com Melõ
@vanxyo4 жыл бұрын
Melodramáticos Eu to muito ansioso 😍😍
@vinir7k2emanuel94 жыл бұрын
Sim,eu vi,Tudo Indica que Eles vão protagonizar a Temporada de 2022 da Malhação.
@marinaliz33544 жыл бұрын
Nossa, não tava sabendo dessa da Malhação, e olha que eu acompanho as notícias. Bom saber.
@vanxyo4 жыл бұрын
Marina Liz É bem recente essa notícia como eles falaram nos comentários ai em cima parece que ja tem ate título então acredito que eles já estejam confirmados na grade de 2022
@HuskyMuskyr1684 жыл бұрын
Depois desse vídeo, achar que privilégio branco não existe deixa de ser ignorância e torna-se negacionismo mesmo. O pior é ver muitas empresas e emissoras pagando de amigos da diversidade mas na verdade são o total oposto. Adorei o vídeo, meus parabéns !!!
4 жыл бұрын
O próprio O Clone é cheio é um exemplo de whitewashing do povo árabe.
@lilicamponesalatinoamerica42364 жыл бұрын
Glória Perez pensou em Ana Paula Arósio e Letícia Spiller pra interpretar a Jade, segundo notícias da época.
@GabrielSilva-hf8xh4 жыл бұрын
Meninos, que vídeo maravilhoso. Pra mim, Segundo Sol é bem marcante pois como a Vanessa falou, foi exatamente quando comecei a estudar e perceber essas coisas. Segundo Sol também prova que a Globo é extremamente hipócrita nesse discurso de diversidade falado nos programas e comerciais de TV, pq na hora que a meta de audiência é maior eles por coincidência embranquecem a tela. Novela ainda é o maior produto de entretenimento do país e precisa sim ser revisto. Espero que continue com esses vídeos.
4 жыл бұрын
Pois é, é contraditório toda semana levar alguém no Encontro, por exemplo, pra falar de diversidade, igualdade e representatividade e na prática, no produto deles com maior alcance, fechar os braços e não tentar fazer as coisas como tem que ser. É complicado né :( E obrigadão pelo apoio 💜💚
@anacarolinacandido81014 жыл бұрын
A rede globo é muito hipócrita. Uma semana antes eles passam, em Outro Lado do Paraíso, um discurso antirracista (passível de críticas) e na semana seguinte esse desserviço de Segundo Sol. Eu me recusei a assistir e não perdi nada, pois sempre via críticas negativas sobre.
@lailanesilva44764 жыл бұрын
@@anacarolinacandido8101 verdade
@christianmateus70334 жыл бұрын
A Dani Suzuki foi escalada para segundo Sol,mas a Giovana era mulher do diretor e não deixou! Ela já se estranharam em viver a vida mas
@edithnoahbarcelos3 жыл бұрын
Vc quis dizer sol nascente,ne?
@christianmateus70333 жыл бұрын
@@edithnoahbarcelos exatamente
@lauraoliveira23724 жыл бұрын
O que falta é diversidade atrás das câmeras. Autores, produtores, diretores negros. Com diversidade atrás é mais provável que tenha na frente.
4 жыл бұрын
Outro caso: Patrícia França fazendo uma escrava em "A Escrava Isaura", que era negra no livro e na versão original - aliás, essa história em si é extremamente problemática. Eu nunca entendia o sucesso que ela faz no mundo todo, até que a ficha caiu um tempo atrás: as pessoas se sensibilizam e empatizam muito mais com o sofrimento de uma escrava branca do que com o sofrimento de escravos negros, como se o sofrimento desses importasse menos por causa da configuração social da época, e a dor de uma escrava branca causasse comoção justamente pelo absurdo da situação, como se fosse considerada uma injustiça contra ela.
@reginakastelly96474 жыл бұрын
Concordo
@danielnunes86384 жыл бұрын
Taylor Mesmo quando a novela é de época, raramente os negros estão nos papéis principais, geralmente eles são usados apenas pra retratar o período da escravidão, mas os protagonistas são brancos. Vide Sinhá Moça, A Escrava Isaura, Novo Mundo, Liberdade Liberdade, A Força de um Desejo, Essas Mulheres, entre tantas outras.
@rafaelbizarria99624 жыл бұрын
Eu já li o livro "A Escrava Isaura". Rosa era uma personagem muito coadjuvante, porém não era retratada como negra retinta. Quanto a Isaura ela era filha de português com africana, deveria ter uma tonalidade de pele mestiça. Porém o livro a descreve como tendo a pele de Marfim. Vale lembrar que o livro foi escrito no século XIX, onde o racismo era escancarado. Há uma discussão de que na época a única forma de sensibilizar a sociedade da época para a questão da escravidão era mostrá-lo através de uma personagem branca sendo escravizada. Claramente um jeito bem torto e velado de retratar a situação, mas era outra época. O livro em si é bem racista nas descriçõe físicas dos personagens e a questão da escravidão só serve como pano de fundo. A novela global também soa racista, pois de todo elenco negro, apenas uns 4 tem algum destaque. Os demais como a personagem da Neuza Borges são meros secundários .Vendo o site teledramaturgia, descobre-se que Juliana mãe de Isaura foi interpretada por Lady Francisco-uma atriz branca. Na Record no papel da mãe de Isaura temos uma atriz negra de pele retinta, e na versão de " A escrava Mãe", uma atriz com ascendência africana, porém de tonalidade de pele mais clara. Outra questão é que na versão dos anos 70 os escravizados são mostrados como muito servis e conformados e se compadecem mais da Isaura branca do que dos seus irmãos. Houve também a questão da censura que proibia o autor de até mesmo de usar a palavra " escravo", o que talvez tenha prejudicado mais ainda a abordagem dessa discussão. Na novela da Record, 28 anos a frente da versão Global, apesar dos vários problemas, vemos um quilombo como forma de resistência. Álvaro e Geraldo são brancos abolicionistas, mas no geral quem vemos na luta mesmo são os personagens negros André(Deo Garcez) , Bernardo (Christovan Neto) e Moleca (Bárbara Garcia). São retratados também (ainda que de forma bem didática e pontual) elementos da cultura negra como a capoeira, sendo usada como forma de resistência e momentos do uso da língua nativa africana por parte de Tio João ( Ivan de Almeida). Entre os problemas que vejo, apesar da resistência dos escravizados, é o excesso de violência contra esses personagens. Outro ponto a ser notado é a questão religiosa . A personagem Tia Joaquina ( Chica Lopes) é bastante cristã, em alguns momentos ela parece uma legítima evangélica. Não há problema nisso, talvez houvesse escravos cristãos a exemplo dos donos da fazenda em que viviam, mas não soa coerente ter um outro personagem escravizado que fuja desse perfil, já que muitos escravizados tinham ligação com religiões de matriz africana. Até mesmo o catolicismo religião majoritária da época, é mostrado de forma bem pontual. Talvez tenha sido uma exigência da emissora ligada a IURD. Apesar de soar racista, a personagem Isaura pode soar como uma metáfora de uma parte do povo brasileiro: os de pele clara com uma forte herança africana no sangue herdado de um dos seus pais. A questão que fica é que a Record sob o comando do mesmo diretor da primeira versão -Herval Rossano- preferiu ser fiel ao perfil físico do livro, do que inovar e por uma atriz de características mestiça ou negra como Protagonista.
@danielnunes86384 жыл бұрын
Rafael Bizarria Adoro a 2 versão dessa novela, eles se ativeram bem aos detalhes da época e a alguns elementos da cultura africana, mas as exigências religiosas do Edir Macedo fizeram com que muita coisa fosse omitida, como os cultos de matriz africana dos negros e o próprio catolicismo muito forte na época. Porém o que realmente me incomodava (e muito) era aquela comoção generalizada e initendível de todos pelo “sofrimento” da Isaura, a forma como todos se empenhavam tanto em liberartá-la, como se o “sofrimento” dela fosse maior ou mais importante que os dos outros escravos. Coloquei aspas porque Isaura nunca sofreu de verdade, foi criada na Casa Grande como sinhazinha, nunca passou fome, nem trabalhou, e mesmo quando perdeu seus protetores, sempre tinha alguém pra socorrê-la do “crápula do Leôncio”, quer fosse impedindo ela de ser estuprada, ou de ir ao tronco. Impressionante como sempre tinha alguém pra salvar ela a qualquer momento. Era como se por ser branca ela não pudesse sofrer oq os negros sofriam.
@cabreudf4 жыл бұрын
Isso mesmo. O contexto histórico do livro A escrava Isaura mostra que as pessoas só se comoveram pq a escrava era branca. Infelizmente, o autor não comoveria as pessoas, nem o livro teria tanto sucesso, se Isaura fosse uma moça escravizada comum (negra)
@RoberbelaPetropolis4 жыл бұрын
Isso de a novela Segundo Sol ter retratado um cantor baiano de axé music branco em vez de um negro, me levou a pensar no cenário de cantores baianos (ou não baianos mas que cantam axé) de fama nacional REAL: Daniela Mercury Ivete Sangalo Cláudia Leitte Vina Calmon Alinne Rosa Emanuelle Araújo Sarajane Saulo Fernandes Felipe Pezzoni (atual vocalista Banda Eva) Leandro Lopes (vocalista do Rapazolla) Mari Antunes Gilmelândia Tuca Fernandes (ex Jammil) Levi Lima (ex Jammil) E a lista de cantores baianos (ou de axé music) brancos (ou não negros) é GIGANTESCA...!!! E muitos dos q citei têm um espaço e representatividade GIGANTESCOS na mídia, deixando para trás e com menos espaço artistas negros talentosíssimos do mesmo seguimento, como Margareth Menezes, Alobened (ex vocalista da Banda Mel) e Luiz Caldas, só pra citar alguns exemplos.
@brunomatos1464 жыл бұрын
Sem falar em personagens heteros fazendo gays e cis interpretando trans.
@regioalves3994 жыл бұрын
Ah excessões nesse caso, até o Clo (fina estampa), apesar de ser muito exagerado e caricato, os personagens gays são bem convincentes. Das duas, uma, ou os intérpretes são bons atores, ou realmente são gays. Edit: o Pigossi até se emocionou agora.
@rafaelaraujo214 жыл бұрын
Verdade! Eu tenho um grupo de cinéfilos e discutimos isso na semana passada, sobre héteros sempre fazerem papéis de gays, sendo que atores gays não conseguem trabalhos por conta do biotipo.
@davioliveira10964 жыл бұрын
@@regioalves399 onde q o marcelo serrado convence como gay ? kkkk o personagem é super esteriotipado q chega a ser ridículo
@brunomatos1464 жыл бұрын
@@regioalves399 você é hetero né? Mal deve conviver com um gay de verdade pra saber que o exagero do Crô só mostra o quando precisamos de atores realmente gays pra fazerem gays!
@daianedandara37554 жыл бұрын
Em A Força do Querer, Uma mulher cis fez um homem trans e uma mulher trans fez uma mulher cis 🤷🏻♀️
@aryelangelramos79714 жыл бұрын
Giovanna Antonelle de oriental na novela de nome Sol Nascente; Giovanna Antonelle de baiana em uma novela com o nome Segundo Sol... Espera aí o que se passa com as novelas do Sol, só tem Giovanna Antonelle de camaleoa coringa...
@aryelangelramos79714 жыл бұрын
Sem contar a Giovanna Antonelle de muçulmana em O Clone...
@thamaraeduarda10994 жыл бұрын
sempre vou bater na tecla de que o ícaro silva seria perfeito pro papel do beto falcão
@marinalemos62172 жыл бұрын
O Ícaro não sabe fazer sotaque baiano, oq seria o mínimo e o Beto falcão fez muuuito bem. Baseado no papel dele em verão 90 q era um personagem baiano e e teve até um encontro com Beto.
@paulowellington99833 жыл бұрын
Enquanto não houver mais diversidade de autores e diretores esse tipo de coisa vai continuar acontecendo esperando o dia que teremos um autor negro escrevendo uma novela na globo ou até mesmo na Record ou sbt.
@wc12424 жыл бұрын
Eu tenho um ranço de Sol nascente e Segundo Sol por causa da falta de diversidade do elenco. E nem sou militante.
@vinir7k2emanuel94 жыл бұрын
wecara Eu odeio as Duas
@JoaoLucas-lz3ij4 жыл бұрын
A de Sol nascente é ainda pior, tentaram ate puxar os olhos do ator
@mianunes19644 жыл бұрын
A atriz Dani Suzuki ia ser perfeita pra fazer a protagonista de sol nascente
@andreymenesessantos5134 жыл бұрын
Resumindo: você tem ranço da palavra "Sol" Kkk
@princesa99903 жыл бұрын
@@andreymenesessantos513 KKAKAKAKAKAKAK
@lesniesan2 жыл бұрын
Queria ver protagonistas asiáticos em alguma novela, negros, indígenas...
@canalOLIC4 жыл бұрын
Sol Nascente pra mim foi a mais estranha de todos, O Luiz Melo, o Cazu me incomodou bastante. Novela já é um produto que todos nós sabemos que é ficção, o que esperamos, no mínimo, é que a produção, o elenco nos façam entram na magia. Mas quando tem alguma coisa que destoa, acaba chamando mais atenção do que a própria trama. Um lembrete do Canal Olic, saiu os vídeos com o Top 10 com as melhores e piores novelas dos anos de 2000-2009. Bom momentos a todos
@formulazero19874 жыл бұрын
Esse japonês era do Paraguai. Kkkkkk
@vozdarazao31994 жыл бұрын
Sol Nascente nem era boa e ainda aprontam essa escalação equivocada.
@VaniaVVagno4 жыл бұрын
Eu até que acho o Luiz Melo com olho que lembra Japonês, acho isso desde O Cravo e a Rosa. Será que sou a única
@reginakastelly96474 жыл бұрын
Essa novela foi um equívoco.
@falandodefilmes33284 жыл бұрын
@@vozdarazao3199 concordo 100/
@l8pinkblack5424 жыл бұрын
As vezes eu acho que só colocam negros nas novelas só pra não serem chamados de racistas. Colocam um ou dois só pra dizer que tem. Fico indignada!!!
@matheusmendesvieira96824 жыл бұрын
Amo essa pegada militante de vocês. E sim é isso mais diversidade em todos os pontos de produção de uma novela, só que pra isso muita água e desconstrução tem que rolar. Em especial essa história de que "ator negro não vende" nas questões publicitárias, a questão do ator de escalão, dúvido que se abrirem para testes não encontram bons atores negros. E tbm as novelas tem que parar de colocar atores negros em posições subalternas ou simplesmente colocar esses atores ,sem ter importância no enredo e que precisamos naturalizar pessoas negras em posições de destaque. Pessoas pretas podem abordar qualquer assunto em novelas e não apenas (ainda que seja de suma importância na atualidade)as questões do racismo.
@edithnoahbarcelos3 жыл бұрын
Uma coisa que me incomoda muito,por exemplo,é a dhu moraes nunca ter pego um papel relevante em novelas da Globo,sempre está limitada a ser empregada ou escrava em 99% das novelas que ela faz,sendo que ela é uma ótima atriz e tem um potencial gigantesco pra ir mt além disso
@juritanaka82844 жыл бұрын
TV: "ain, mas não tem ator bom dessa etnia pra fazer um papel desses" A mesma TV: coloca ator ruim pra fazer o papel principal em uma novela só porque é um branco bonitinho. A TV não tá preocupada com a qualidade, só tá tentando arranjar desculpas pro racismo mesmo.
@renanluisdeoliveira66724 жыл бұрын
Na novela Porto dos Milagres de 2001, tinha poucos atores negros e a protagonista da Flávia Alessandra tinha bastante maquiagem para ter a pele mais escura sendo que a novela se passava na Bahia.
@biscoitoofeliz4 жыл бұрын
Não é de embranquecimento , mas lembrei que em A Viagem só apareciam atores negros na cadeia.
@pedronelson46804 жыл бұрын
em a viagem a polemica foi ter mais brancos no céu depois disso até uma personagem negra apareceu a natalia que era um espirito que ficava tentando ajuda a dinar
@biscoitoofeliz4 жыл бұрын
@@pedronelson4680 não cheguei nessa parte , desisti da novela no ep 90 e pouco
@pedronelson46804 жыл бұрын
@@biscoitoofeliz hum hum
@tamiressilva58034 жыл бұрын
Quando eles poderiam colocar um papel legal pra um negro eles não põem. Um cantor de axé branco,vó núcleo de atores negros é o da empregada e o filho "bastardo" que sofre preconceito
@JuanMardson4 жыл бұрын
Não entra na minha cabeça como um criador de conteúdo se propõe a usar a cultura alheia e nem ao menos tenha a decência de deixar que pessoas que pertençam a essa etnia se beneficiem com isso. É exploração pura e simples, pq só quem sai ganhando nessa história são pessoas brancas.
@LuizaNovaes4 жыл бұрын
"mas serena,vc TB é branca" hahah personagem insuportável A mestiçagem no Brasil é um fato mas ja virou carta na manga para desculpas
@gregandrademaohi4 жыл бұрын
Enquanto o que mandar na escalação dos atores nas novelas for a capacidade de marketing e popularidade, esqueçam os direitos iguais. Ou então, teremos Taís Araújo em todos os papéis de protagonista negra.
@rodolfocarneirosodre18954 жыл бұрын
A tristeza/indignação do Rafael durante todo o vídeo é comovente. Nao sei se esse é o segundo vídeo sobre essa temática aqui no canal, me lembro de um outro tbm, mas toda vez que vc falam sobre falta de representatividade é sempre muito triste a constatação de ainda vivermos em uma sociedade tão excludente. Obrigado Rafa é Vanessa pelo vídeo, vcs estão de parabéns!
@debbieclio4 жыл бұрын
Não basta reclamar sobre representatividade. Devemos parar de assistir e liderar um boicote. Como negra, não assisto uma novela ambientada em Salvador com um elenco branco. O boicote é a única coisa que posso fazer, já que os negros no Brasil não são donos da emissora, produtores, diretores, roteiristas, anunciantes... a nossa voz não é ouvida.
@brunoabreu62224 жыл бұрын
Isso é muito triste! Eu boicotei totalmente essa novela! Eu a chamava de "Bahia Branca"... O pior de tudo é ver o diretor da novela querendo justificar e diminuir essa representatividade que deveria existir nessa trama!
@deboraoliveira6334 жыл бұрын
Concordo plenamente! Boicote é a melhor saída.
@lorenlandes73484 жыл бұрын
Fora o sutaque que eles forçam pra caramba outra coisa que eu odeio em novela é a parte da população pobre que els pesam e força muito
@LuizHenrique-by4bz3 жыл бұрын
Boicote só faz sentido qdo é uma ação comunitária em grande escala. Uns ou outros pararem de assistir é só um protesto pessoal sem efeitos práticos.
@kauanbentosantana65033 жыл бұрын
@@LuizHenrique-by4bz verdade
@ylanasilva80104 жыл бұрын
E ninguém fala de "Caminho das Índias", onde Raj e família eram todos brancos.
@carlosguerra6984 жыл бұрын
Não entendo essa mania de colocar palavras em inglês pra definir termos que podem perfeitamente ser traduzidos na nossa língua. maquiamos a nossa própria ligua, assim como queremos maquiar o nosso povo. Embranquecemos o nosso povo e americanisamos a nossa língua.
@joaomatheuschimesque30364 жыл бұрын
Continuem assim, sem mimimi de certos canais, vocês são incríveis, é gostoso assistir vocês, a cada vídeo um conteúdo melhor que o outro.
@rowanmiles62804 жыл бұрын
Fiquei curiosa... que certos canais? 😅
@joaomatheuschimesque30364 жыл бұрын
Rowan Miles 😂😌 certos canais que só reclamam de novela, não gostam de novela e não acrescentam em nada...olha o conteúdo maravilhoso do Melo, fala sério, melhor canal.
@lucaselymartinsnascimento93184 жыл бұрын
@@joaomatheuschimesque3036 Está falando do Coisas de TV?
@joaomatheuschimesque30364 жыл бұрын
Lucas Ely Martins Nascimento óbvio hahaha!
@lucaselymartinsnascimento93184 жыл бұрын
@@joaomatheuschimesque3036 Mas acho que eles gostam de novela, só que eles se empolgam mais em falar mal mesmo. Eles dizem que são os vídeos que tem mais visualizações.
@GabrielaCamargoA4 жыл бұрын
Alma Gêmea... Eu era criança, e mesmo sem consciência nenhuma, já achava bizarro a Pricila Fantim naquele papel. Tá tudo bem essa ser a novela favorita das pessoas apesar desse whitewashing bizarro, mas é bom que todo mundo tenha consciência disso... Porque na época já chamava bastante a atenção.
@Mafre-z3l4 жыл бұрын
Eu adoro Bom Sucesso,mas as vezes eu me incomodava ver a Grazi,uma mulher branca,padrão fazendo uma suburbana .Eu ficava sempre imaginando uma Cris Vianna,Sheron Menezes no lugar.
@marinalemos62172 жыл бұрын
Pq as pretas tem sempre q fazer papel de pobre? Ou pq a Grazi, que tem origem super humilde (se tivesse crescido numa cidade grande teria vivido num subúrbio tbm), tem q fazer papel de rica? RACISMO ESTRUTURAL esse seu, viu
@dnpowers274 жыл бұрын
Em topíssima da record mostraram uma favela do rio totalmente chapa branca, não havia um negro sequer.
@frankrokfeller40434 жыл бұрын
I Love Paraisópolis é outro exemplo disso
@joicepenteado31644 жыл бұрын
Danielle Suzuki era perfeita para o papel da protagonista de Sol nascente. Esse tipo de coisa até me desestimula a assistir as produções
@natyguilhermemadeira4 жыл бұрын
A própria Paloma de Bom Sucesso deveria ser negra e o Tufão de Avenida Brasil também.
4 жыл бұрын
Siiiim!!! Nossa, a Paloma e o Tufão tinham o perfil perfeito para dar espaço pra atores pretos! Foda, viu :/
@lorrannyfelipedossantos16844 жыл бұрын
Apesar de eu ter ♥ a Grazi Massafera em BS. vc tem razão.
@vanxyo4 жыл бұрын
O jonatas de totalmente demais também
@natyguilhermemadeira4 жыл бұрын
verdade.
@JuanMardson4 жыл бұрын
@@vanxyo é engraçado como em Totalmente Demais, toda a família do Jônatas é negra, e ele não. Tem a desculpa de ele ser filho de outro pai, mas a gente sabe que a real é que não quiseram escalar um protagonista negro.
@Eric_Japa_4 ай бұрын
Se fosse eu preocupasse nisso eu mesmo iria recriar a obra.
@alissonpinheiro41284 жыл бұрын
Vocês são os melhores apresentadores sobre tv aqui no KZbin! Eu amo vocês, a química que vocês tem, o carisma e o modo que conduzem os assuntos. Parabéns de verdade 😍
4 жыл бұрын
Poxa, muito obrigado! ❤️💚💙😭
@letgirl4 жыл бұрын
A novela flor do Caribe que se passa no RN é cheia de personagens loiros de olhos claros, eu sou de Natal e n é tão comum pessoas de olhos claros do jeito que é mostrado na novela, principalmente no interior... Aquele personagem do José Loreto é tão 😪😪😪
@AlexandraSobral264 жыл бұрын
Eu lembro de uma entrevista que li na época que estreou alma gêmea e na própria produção da novela, questionaram o nome de Priscila Fantin pra fazer a índia, mas o autor ou diretor, não lembro, queria a Priscila como protagonista e disse " a gente bota ela pra ser filha de um branco", mas eu quero ela. Ou seja, a desculpa é inventada depois. Lembro disse porque achei ridícula a escalação dela pra essa personagem, detesto a personagem Serena e a novela desde a primeira exibição.
@ciliegia984 жыл бұрын
É complicado até o nome dela, Serena. Isso não é nome indígena, é nome de Hippie branco.
@lilicamponesalatinoamerica42364 жыл бұрын
Serena seria uma índia da etnia Cadiuéu, do Mato Grosso do Sul, ou seja, alguém com fenótipo muuuuito diferente daquele da atriz Priscila Fantin. Mesmo que a personagem tivesse um pai branco.
@henriquemonteiro72454 жыл бұрын
Deviam ter escalado a nivea stellman que esteve nessa novela mas em outro papel pra ser a protagonista de alma gemea. Duas outras atrizes que também tinham pergil pro papel sao Taís fersoza e Mariana rios
@caiogandra47634 жыл бұрын
Há uma atriz famosa que eu reparo isso. Quando precisam sexualizar a personagem, lembram que é uma atriz negra. Quando querem passar a imagem de alguém séria, dona de empresa, a personagem é embranquecida (iluminação, maquiagem)... // Sobre "Segundo Sol", eu como baiano negro, não assisti nenhum capítulo como forma de protesto.
@grazielamozzi65324 жыл бұрын
Que atriz??
@laysdosanjos3 жыл бұрын
a juliana paes?
@kauanroque38134 жыл бұрын
Tantas atrizes negras maravilhosas e a Globo fica desgastando a imagens de atrizes brancas, também maravilhosas, diga-se. Sheron Menezzes, Cris Vianna, Lucy Ramos, Roberta Rodrigues e Jeniffer Nascimento, por exemplo, poderiam assumir papéis de Paolla Oliveira, Nathalia Dill, Juliana Paes, Ísis Valverde e Isabelle Drummond que já estão com a imagem bem cansada.
@frankrokfeller40434 жыл бұрын
Você citou a Roberta Rodrigues e eu lembrei que a maioria das personagens que ela fez são de mulheres da favela que a principal função delas era dançar funk e tomar sol na lage, ou então papel de empregada.
@kauanroque38134 жыл бұрын
@@frankrokfeller4043 todos são recheados de esteriótipos. Infelizmente😕
@carlareginasilvamonteiro9633 Жыл бұрын
A Cléo em Araguaia não me incômodou e a Suyane era uma Índia de fato 😊😊😊😊😊😊
@NostalgicPop20104 жыл бұрын
Quando eu me formar eu quero ser escritor de novelas, (inclusive eu já escrevo umas sinopses) e por mais que eu gosto da Grazi Massafera, Nathalia Dill, Bianca Bin e Juliana Paes, eu queria sempre em minhas novelas protagonistas negras como Lucy Ramos, Sheron Menezes, Taís Araújo, Camila Pitanga, Aline Dias, Cris Vianna, etc. A representatividade negra nas novelas é um absurdo, até quando abordam o racismo é vergonhoso. Obs: eu sou branco, mas sempre quis ter um elenco negro em minhas novelas. Quando Segundo sol iria estrear eu já pensei em Camila Pitanga e Lázaro Ramos como protagonistas, mas daí veio com Emílio Dantas e Giovanna Antonelli.
@danielle42624 жыл бұрын
Somos dois moço
@giovaneantonio93784 жыл бұрын
Somos três,também quero fazer novelas com elencos com atores asiáticos e indígenas
@kauanbentosantana65033 жыл бұрын
Eles abordam o racismo de forma vergonhosa ? Como assim de onde vc viu isso ?
@madsonmachado10973 жыл бұрын
Quero fazer uma novela com Lucy ramos e Tiago fragoso como protagonistas
@danuxasantana4 жыл бұрын
A globo alega que não tem atores negro o suficientem, mas quando precisam fazer presidiários e empregados os negros magicamente aparecem.
@robertasantana16994 жыл бұрын
gente sou negra e essas coisas que estão dizendo é muito chato, hoje em dia tudo é um problema isso sim é incomodo.
@frankrokfeller40434 жыл бұрын
Se ninguém reclamar as coisas vão continuar como estão e isso não vale só pro meio televisivo, vale pra todos os meios.
@lizziebennet20844 жыл бұрын
Eu sabia de Segundo Sol e Sol Nascente (ambos com “sol” no nome e ambos com a Giu Antonelli kkk), mas os outros casos também são chocantes! Perderam a oportunidade de dar chances a atores de outras etnias....isso é muito triste.
@deboraoliveira6334 жыл бұрын
E aqui eles nem falaram todos. Tem muito mais.
@ajoiceandreia4 жыл бұрын
Cheguei aqui com 200 e poucos inscritos e vejo o crescimento exponencial por causa desse conteúdo maravilhoso. Parabéns amores
4 жыл бұрын
Ah, que incrível! Obrigada pelo apoio e por continuar acompanhando a gente!
@ajoiceandreia4 жыл бұрын
@ vim por causa da novela e recebi conteúdos muito mais profundos. Mude não, precisamos disso. PS: conheçam um canal massa chamado Papo de preta" as meninas arrasam e sempre tocam nesses pontos. Uma collab seria show
@luctnd4 жыл бұрын
gente, eu tmb fico muito incomodado com cenas de empregados em novelas, quando o empregado vai ter um destaque na trama como em Cheias de Charme, ele/ela é branco(nesse caso so uma das tres protagonistas empregadas são brancas, em Eta Mundo Bom tmb tem isso, Maria como tem importancia na trama, é uma empregada branca, agora a Quiteria, que quase nem aparece mais é negra
@romarioestrela44472 жыл бұрын
Parece que o jogo virou. Em breve teremos duas protagonistas nordestinas nas novelas (Isadora Cruz e Lucy Alves) e duas negras (Sheron Menezes e Lucy).
@jailsonlacerda22134 жыл бұрын
Melhor vídeo do canal.
@ricardoribeiro98944 жыл бұрын
Não vamos esquecer de Bom Sucesso né? Paloma poderia muito bem ter sido interpretada por uma atriz negra. Por isso sempre bato na tecla de reconhecer pardos e mestiços, ou muitas Camilas Pitangas da vida estarão aí interpretando personagens negras e tirando lugar de Cris Vianas, Sherons Menezes ou até mesmo de uma atrizes iniciantes que sejam retintas. Quanto ao Rodrigo Simas, vejo a militância considerante pessoas mais brancas que ele como negras, então tem que se rever essa seletividade e lembrar que o Colorismo não se aplica no nosso país.
@leonaraalmeida70494 жыл бұрын
Camila Pitanga se auto declara negra. Eu, que nada tenho haver com isso pois sou branca também a vejo como parda, acho que a cor da pele dele deve ser até mais clara que a do Rodrigo Simas, como você falou. Mas respeito a história e identificação dela. Não cabe aos brancos apontar colorismo.
@ricardoribeiro98944 жыл бұрын
@@leonaraalmeida7049 Eu sou pardo, de tom de pele bem mais escuro que o dela e fico me perguntando qual é o problema de se assumir pardo? o Colorismo não se aplica ao nosso país justamente por ser miscigenado, diferente dos EUA ou da Europa que a coisa é mais preto e branco, entende? A autodeclaração é um problema, por sua vez a partir do momento que você renega a sua outra parte da sua genética, no caso de um dos pais serem brancos. Outra que, cabelo, nariz e descentes não te fazem negros! No mínimo te fazem uma pessoa mestiça, condizendo com a realidade do nosso país rico em diversidade étnica. Além disso, a mídia sempre vai favorecer o tom de pele mais claro, por isso acho problemático.
@maiaholiveira43024 жыл бұрын
Concordo totalmente @ricardo ribeiro todo mundo esquece que aqui no Brasil a questão do Colorismo é bem diferente. Nós sofremos preconceito por quão retinto nos somos, e não pela nossa ancestralidade. A militância tentou agregar mais gente a causa dessa forma, mas acabou por esconder as pessoas retintas, porque se pardos/mestiços e negros de pele clara são considerados negros, quem tem pele retinta vai ser esquecido no churrasco mesmo, porque as marcas sempre vão dar mais voz e oportunidades as pessoas de pele mais clara, que se declaram negras.
@mianunes19644 жыл бұрын
@@leonaraalmeida7049 Deve pelo fato do pai e irmão da Camila serem negros, ela tbm se considera negra.
@ricardoribeiro98944 жыл бұрын
@@mianunes1964 E por isso vai desconsiderar a mãe branca ou parda?
@jessicasimoes26604 жыл бұрын
O que me deixava ainda mais cruel são novelas como as de Manoel Carlos que sempre tinha negros como empregados
@VengaBaby4 жыл бұрын
Falem o que quiser, na minha memória Beto Falcão foi Lázaro Ramos e a marisqueira dos infernos foi Taís Araújo
@davioliveira10964 жыл бұрын
foi até bom a Taís ter fugido dessa bomba de personagem
@allowalli91864 жыл бұрын
Desde a exibição original eu me sentia incomodado ao ver o Joaquim usando os adereços indígenas, agora então...
@andreymenesessantos5134 жыл бұрын
N vejo problema, pois tem uma explicação totalmente coerente. Mas o resto dos índios... Achei bem ridícula
@flaviadahora20504 жыл бұрын
Continuem expondo! Muito necessário o vídeo.
@anacarolinacandido81014 жыл бұрын
Me pai sempre comentava sobre A Cabana do Pai Tomás e um dia eu fui pesquisar sobre, e eu vi que tinha algo errado com o protagonista e descobri o blackface. Revoltante
4 жыл бұрын
Sim...Bizarro pensar que rolou algo parecido em uma cena mais recente de Eta Mundo Bom com o personagem do Marco Nanini... Em uma novela de 2016!!!! Não citamos pq o video ficou já enorme, mas é bizarro O QUANTO ainda é comum essa prática na tv
@anacarolinacandido81014 жыл бұрын
Sim, eu achei péssimo também... Se eu não estou enganada esse ano eles cortaram a cena, não fizeram mais que a obrigação.
@andresagomes60924 жыл бұрын
@@anacarolinacandido8101 cortaram não, eu vi e achei patético.
@anacarolinacandido81014 жыл бұрын
@@andresagomes6092 Puts que péssimo, a incoerência da emissora 🙄
@letgirl4 жыл бұрын
E pensar que 1 mês depois desse vídeo a Dani Suzuki ia falar mal de sol nascente hahah
@sergiogabrielbenitesmesqui71754 жыл бұрын
Acho desnecessário ver atores negros nas novelas só fazendo papéis de escravos,empregados ou favelados tipo a atriz sheron menezes só faz papel ruim de escrava de novela de época se for assim que nem coloque atores negros
@linoverso4 жыл бұрын
Eu fico BESTA com as justificativas de roteiro e direção pra convencer que tudo bem o ator branco fazer esses personagens. Ser humano deu muito errado!
@ericsilva34594 жыл бұрын
Obrigada verdadeiramente por abordar esse assunto, muitas vezes diversas pessoas não se dão conta como a representatividade em todos os setores de uma produção é algo importante e como a televisão e demais produções produzem esteriotipos e ajudam a perpetuar certos resquícios e afincos de preconceito.
@wluispl4 жыл бұрын
Perfeita a colocação final! A equipe por trás precisa ser diversa!
@keilabrasil51584 жыл бұрын
Novela Caminhos da índias tirando a Juliana Paes, a maioria dos atores eram brancos. Quem já viu um indiano sabe que eles são bem morenos, cabelos bem pretos. Na novela O Clone o núcleo do Marrocos tb não representa muito os marroquinos não. Os único que passavam por marroquinos eram o Stenio Garcia e o Sebastião Vasconcelos.
@carlareginasilvamonteiro9633 Жыл бұрын
Vou falar pêlo caso da Giovanna na época quem faria a Alice seria a Dani Suzuki, mas não sei por quê o motivo a Gio entrou no lugar como a filha adotada do descendente de japonês E até hoje tem esse questionamento de uma oriental branca 😌😌😌😌😌😌
@pettraroquearaujo78684 жыл бұрын
Eu percebo que ha uma resistência na Tv Com pessoas negras e pra não pagarem de excludentes eles botam o moreno bronzeado. Quase nunca se ver um negro mesmo Tipo Rafael Zulu,Quitéria Chagas.
@luisantoniocarneirodasilva96304 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo;gostei muito desse engajamento de vcs com esse vídeo,mas e uma tristeza em pleno século 21 e ainda temos que vê e falar de assuntos como esse .
@vozdarazao31994 жыл бұрын
Amos os vídeos de vocês.
@giovannacostapaschoini2304 жыл бұрын
Nunca engoli a Priscila Fantin ser uma INDIA! Acho que por isso nunca consegui assistir a novela.
@bielzinhobarbosa61224 жыл бұрын
Meu sonho é sempre ter a chance de escrever novelas e abordar a etnia da novela de acordo com a situação do Brasil (de acordo com a PNAD) 46.8% pardos, 42.7% brancos, 9.4% negros, e por aí vai. E também trazer protagonistas negras, homossexuais, dentre outros porque é necessário mostrar a diversidade e aborda - lá de forma consciênte e de acordo com a realidade
@tassioferino36024 жыл бұрын
O ideal é não dar ibope para esse tipo de novela
@joaocarlosmonteiro39554 жыл бұрын
O maior desejo da Globo é ser uma Hollywood do começo do século. A produção de novela e outra coisa lá já deixou de ser interessante a muito, muito tempo. Parece que eles vivem em uma auto-alienação de mundo. São cheio de pudores em relação a algumas coisas, mas tem novelas que tem um monte de cena de soft-porn.
@hawamussa73023 жыл бұрын
Tem a Érica, Sharon Menezes, a atriz q fez Maria vanubia de salve Jorge, Cris viana porque não dão papel de protagonista elas??
@surtoinutildecriatividade9093 жыл бұрын
Eu não aguentei essa thumbnail kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@adonaylima14 жыл бұрын
O que ele fala 16:07 a escritora Joice Berth chama de representatividade quantitativa,ou seja uma representatividade proporcional ao número de determinado elenco porque se não a gente cai em outro problema que é " o negro/indígena ou asiático único"
@bruttencourt4 жыл бұрын
Amo quando vocês falam sobre esses temas mais sérios. Queria ver um vídeo comentando o complexo de white savior nas novelas. Parabéns, gente!
@ederm.ribeiro65124 жыл бұрын
Sol nascente nunca deveria ser lançada mau tinha um personagem oriental protagonista só tinha branco muito triste essa retratação da imigração japonesa senhora Globo.
@kaylansanciani4 жыл бұрын
Vídeo extremamente necessário! Acabei de conhecer o canal e já vou maratonar, vocês são ótimos!!
@enzothiago60524 жыл бұрын
Melô, tivemos o caso da segunda versão de A Escrava Isaura, que Patrícia França interpretou a Rosa, que na versão original foi interpretada por Ruth De Souza. E na segunda versão, foi dado a desculpa de que a Rosa era filha do Barão com a Escrava, para justificar não ser uma atriz negra ao interpretar a vilã da trama.
@geasan21134 жыл бұрын
Quem interpretou Rosa na versão original foi Lea Garcia e não a Ruth.
@dilmabispo21824 жыл бұрын
Faltou Caminho da Índia , q tinha brancos como indianos . Na novela Explode Coração da Globo , tinha brancos de olhos claros como ciganos , uma verdadeira vergonha
@nanibls4 жыл бұрын
É um assunto necessário a ser debatido pq já estamos em 2020 e ainda estamos nessa!
@suliamarks74824 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso, nunca vi alguém falando sobre isso. Adorei. Eu amo o canal de vcs, mas tenho uma dica: o menino as vezes corta a fala da menina, isso incomoda um pouco. Ele fala muito bem e tem coisas muito interessantes pra falar, é gostoso ouvir ele. Mas quando chega na hora da menina falar, ele interrompe e fala mais. Não é a primeira vez que vejo isso nesse canal. Dá uma atenção pra isso. Bjos sucesso pra vcs.
4 жыл бұрын
Obrigado pelo toque, vou prestar mais atenção nisso pra poder evitar esses atropelamentos. Mas fico feliz que pelo menos tenha gostado do video ❤️
@suliamarks74824 жыл бұрын
@ eu realmente amo os videos de vcs, esse em especial, foi sensacional. De verdade. Muito inteligente e corajoso. Inclusive eu acabei de assistir o documentário que vcs citam, A negação do Brasil. Espero a dica no meu primeiro comentário não tenha entristecido vcs, pois essa não foi a intenção.
@guilhermedamasceno80394 жыл бұрын
Passou da hora de se ter uma novela com atores pretos no núcleo central . Como que nunca deram um papel de protagonista pra Roberta Rodrigues, que é uma atriz excelente (vide o desempenho dela como Maria Vanúbia em Salve Jorge)? Eu lembro que muita gente que disse que Bom Sucesso foi uma novela representativa, mas por que os protagonistas não eram pretos?
@frankrokfeller40434 жыл бұрын
A maioria dos personagens da Roberta Rodrigues são esteriotipados, a empregada ou a mulher que dança funk e toma sol na lage, um absurdo!
@teleguto4 жыл бұрын
E como n se esquecer das "fantasias" do professor Pancrácio em Êta Mundo Bom? Ele fez black face, se vestiu de oriental e conseguiu reunir tds os erros possíveis em um personagem só. Q bom q a Globo foi "em partes" honesta e cortou essas cenas (nem todas). Personagem horrível...
@lauracasteliano60494 жыл бұрын
Na época que a novela estreio, já não deveria ter tido essas fantasias dele, ainda bem q cortaram senhor!
@kauanbentosantana65033 жыл бұрын
Não vejo nada demais nisso é seu comentário é que é horrível moço
@isabelamatosderesende70424 жыл бұрын
Pensei que só eu me incomodava com a escalação da Priscilla Fantin e da Cléo Pires para interpretar indígenas. Desde o lançamento me vinha à mente: Da onde essas daí são indígenas?
@andreymenesessantos5134 жыл бұрын
A da Cléo eu n concordo, mas a serena tem uma explicação. Ela é filha de um garimpeiro branco, ou seja, pode nascer ou não com traços indígenas. Por isso ela nasceu parda, mas depois que ela vai pra cidade grande, ela não tem mais tanto contato com a Luz do sol como antes na aldeia, e ela vai ficando mais branca com o tempo(isso é muito comum) Sem falar que quando ela vai pra cidade e perde o muito do contato com a luz do sol, o ano é 1946 e a novela acaba em 1948. Ou seja, teve tempo o suficiente pra ela ficar mais pálida.
@crisbarine46524 жыл бұрын
Mais a Cléo é descedente de indígenas
@kesiapereiraaraujo86263 жыл бұрын
a cleo é super índia só olhar o cabelo os traços
@fabiofiuzza14664 жыл бұрын
Eu amo o conteúdo de vcs
4 жыл бұрын
Obrigadão 💚
@gabrielperico55304 жыл бұрын
Que video incrivel!!! Amei muito e um tema bom.... temos que tentar isso urgentemente... amo vcs melodramaticos
@darlanmorais52774 жыл бұрын
Gente q vídeo incrível! Merece uma parte 2!
@kakafb234 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Discutindo um assunto tão sério e atual. 👏👏
@trilhasnovelas4 жыл бұрын
Todas as novelas ponte aérea da Glória Perez... Onde que vai existir um indiano com a cara do Tony Ramos? E por aí vai...
@alinevasconcelos8084 жыл бұрын
Galera pior mesmo é a Carolina Dikeman fazer uma nordestina branca de olhos claros ...🤯🤯🤯🤯
@gi_se_le4 жыл бұрын
a Globo não se importa em lançar brancas novatas como protagonistas várias atrizes saíram da Malhação já como protagonistas enquanto que a Aline Dias - primeira protagonista negra da novela saiu como escravizada naquela bomba de ''O Tempo Não Para''