Eu nunca vou superar o fato de Segundo Sol uma novela que se passa na Bahia, onde a população é majoritariamente NEGRA, e o elenco ser 98% composto por pessoas BRANCAS, tipo ????
@MegaAndjac4 жыл бұрын
A mesma coisa que em Porto dos milagres, em 20 anos não mudou nada.
@caiogandra47634 жыл бұрын
Não é à atoa que eu não assisti, mesmo sendo baiano. Achei um absurdo.
@apnhd13054 жыл бұрын
E Cheias de Charme?Sempre nas novelas a empregada é negra,aí qndo resolvem fazer uma novela com três protagonistas que são empregadas eles botam duas atrizes brancas,MAN?
@HuskyMuskyr1684 жыл бұрын
Não faz o menor sentindo mesmo... um dos motivos para essa novela flopar !
@franciellicosta17444 жыл бұрын
Quando vi isso sendo noticiado.Como negra consciente que sou.Nem pus os olhos nessa novela.
@JoaoVictor-zb5po4 жыл бұрын
Tenho outro exemplo: Cirilo, uma criança negra que era constantemente humilhado pela Maria Joaquina. E a novela tratava isso como se fosse fofo.
@leandrissimo_editor4 жыл бұрын
Não tratava não, tinha até um instrumental pesado que tocava quando isso acontecia.
@bae26724 жыл бұрын
@@leandrissimo_editor Pois é. Mas sei lá, de alguma forma ainda forçavam um casal entre ele e a Maria Joaquina, mesmo depois de tudo o que ela fez com ele. Pode até sido quando eram só ""crianças"" mas ainda é escroto depois de tudo romantizar um sentimento por alguém que já foi racista/escrota com você. Esse tema poderia ter sido abordado melhor (Aliás, todas as novelas que passam pela Íris né)
@dricavaaz4 жыл бұрын
Concordo. Foi preciso a família dele ficar rica E o pai doar sangue pra mãe da Maria Joaquina pra que ela viesse a tratá-lo bem. E ainda tinha outro menino lá que era uma peste e o tratava feito lixo. Em Poliana temos a Kessya, uma CRIANÇA que é CLARAMENTE perseguida/humilhada pela sua professora e a escola faz absolutamente NADA. Ela tá sempre precisando mostrar que é capaz / melhor que os outros. E já deu umas afrontadas legais na professora fdp.
4 жыл бұрын
Exemplo pontual. Sim!
@JoaoVictor-zb5po4 жыл бұрын
@@leandrissimo_editor Concordo mas não dá pra negar quando tocava aquele rap romântico do Cirilo como se fosse uma paixãozinha fofa
@lauraoliveira23724 жыл бұрын
Não adianta dar protagonismo para pessoas negras só por serem negros e esse papel for ruim e mal escrito!
4 жыл бұрын
Isso 👏 Fala mais alto pros autores ouvirem!!!
@Dayanne201114 жыл бұрын
Concordo.
@dandaraluz51894 жыл бұрын
Parece que fazem sem vontade
@thaimo5074 жыл бұрын
Exato! Negros não são palco de militância. São atores profissionais que merecem respeito!
@lauraoliveira23724 жыл бұрын
@@thaimo507 é como se invalidassem o talento deles! Papel deveria ser acima de tudo sobre o talento, e é triste você saber que foi escolhido só por que tem pele escura e não por que você fez o teste e passou, é como se quisessem lacrar em cima da imagem da pessoa! Tipo esse papel da Taís Araújo, maior fuzuê só por que era uma protagonista negra na novela das nove! Sendo que o papel NÃO estava a altura da atriz que ela é! Pra quem já foi Xica Da Silva, Ellen e Preta esse papel é um insulto!
@eduardovictal88064 жыл бұрын
Essa cena da Taís Araújo em viver a vida me arrisco a dizer que foi uma das piores da teledramaturgia, um desserviço! E olha que eu gostava das novelas do Manoel Carlos! Também acho que faz falta demais um protagonista negro masculino! Em Bomsucesso tbm tive a esperança de ver isso acontecer mas não demorou muito pra deixarem claro que ele seria só uma escada pro "romance branco"!
@isadutra25754 жыл бұрын
Ramón nem Marcos merecia a Paloma,o primeiro abandonou ela grávida aos 17 anos,e o segundo era um assediador.
@thaimo5074 жыл бұрын
Isa Dutra ai é que tá! Fizeram uma trama que já começa desfavorecendo o único homem negro de destaque. Pq não o mocinho salvador como fazem em outras novelas? Trama racista.
@jessicafranca43824 жыл бұрын
Vdd.Odiei a cena!Fiquei chocada na época.
@DIEGOOLIVEIRA-vq8gw4 жыл бұрын
Cena total péssima mesmo concordo plenamente.
@marinalemos62172 жыл бұрын
@@thaimo507 hahaha trama racista? Homens negros não são machistas? Não tem um tanto de abandono paterno por aí, é só olhar a quantidade de crianças negras criadas por mães solo. Enfim
@RedeRafphas4 жыл бұрын
Essa cena de Viver a Vida é toda errada, TODA ERRADA! Realmente não sei como alguém na emissora olhou aquela cena e permitiu ir ao ar, não só pela questão do racismo, mas também pelo contexto na história em si: a Helena não tinha culpa de nada! Vídeo ótimo! ✊🏾
4 жыл бұрын
Não é à toa que eles nem cogitam reprisar essa bomba. A novela já recebeu críticas na época, hoje seria TOTALMENTE ACHINCALHADA. Tudo errado, tudo!
@ngpoqh4 жыл бұрын
@ Podia reprisar no Viva
@toxiahazel49814 жыл бұрын
A cena da Helena e Tereza não tinha nenhum teor racial. A Tereza era ressentida porque o ex-marido trocou ela pela Helena e a Tereza era muito arrogante, achava que a Helena era culpada pelo acidente da Luciana porque antes das duas viajarem a Tereza pediu pra Helena ter paciência com a Luciana e era para filha ir e voltar acompanhada dela. Elas brigaram e a Helena mandou a Luciana ir no carro que aconteceu o acidente. Então juntou todo o ódio da Tereza e ela deu um tapa na Helena e a bobona se ajoelhou porque se sentia culpada.
@TayTay-g2r4 жыл бұрын
@@toxiahazel4981 O problema não é o teor racial e sim como a cena de ver uma mulher negra ajoelhada pra uma mulher branca praticamente se humilhando causa desconforto extremo É como ver a novela "de corpo e alma" e ficar desconfortável com as cenas românticas da Daniella Perez com o Guilherme de Pádua, você sabe que ninguém poderia prever que um assassinato aconteceria, você sabe que as cenas foram gravadas antes do assassinato acontecer, mas mesmo assim causa desconforto ver eles interagindo e é por isso que a globo nunca vai reprisar essa novela
@eduardocerda88464 жыл бұрын
@@toxiahazel4981 la escena de la tapa que le pega Tereza a Helena fue cortada en la versión internacional.
@leandrissimo_editor4 жыл бұрын
*Vcs pararam para pensar que a Taís Araújo começou a década sendo protagonista e terminou a década sendo protagonista?*
@monicaquaresma16834 жыл бұрын
Ícone 😍
@dandaraluz51894 жыл бұрын
A única, bom pra ela, mas é aquilo: dá pra contar nos dedos.
@lincolnr.lellis13544 жыл бұрын
Pena que em Amor de Mãe ela ficou meio apagadinha com a história da Lurdes e da Thelma, mas nn tão apagada quanto em Viver a Vida.
@setembroflorido79984 жыл бұрын
@@lincolnr.lellis1354 prefiro ela mil vezes em Amor de Mãe!
@stefanybitencourt52474 жыл бұрын
Marcio Silva acho que ela tá falando de pessoas negras retintas
@dricavaaz4 жыл бұрын
Se Viver a Vida fosse a história de Helena, uma modelo no auge da carreira, que acaba de "encontrar o amor" ao lado de Marcos e, em uma viagem, sofresse um acidente, ficando tetraplégica e a trama mostrasse as consequências disso na vida dela (fim abrupto da carreira, o abandono do marido pra ficar com a Dora, a ascensão de Luciana no mundo da moda) e como ela se reergueu após todos esses eventos, Viver a Vida talvez não fosse A MELHOR trama do Maneco, mas superior à Páginas da Vida e Em Família, seria.
@giselesoares6684 жыл бұрын
Disse tudo
@lizziebennet20844 жыл бұрын
Nossa, seria um puta roteiro mesmo, muito bem pensado. Uma pena o Maneco não ter pensado nisso.
@neudenecordeirotorres84004 жыл бұрын
@@lizziebennet2084 não ter desejado defender essa causa, na verdade. Ele foi omisso, porque talento autoral ele possuía.
@neudenecordeirotorres84004 жыл бұрын
Desde o acidente da Luciana, eu desejava essa troca de perspectiva. Teria sido uma trama mais coerente e verídica. E ele, inclusive, poderia ter pesado a mão, sendo um autor branco e com estilo burguês, conseguiria até reproduzir certos clichês até de forma aceitável. Por exemplo, o preconceito racial associado com a falta de acessiblidade que os cadeirantes enfrentam, a cena do "passeio" de ônibus que a Luciana fez teria sido muito melhor representada se ali estivesse a Helena, por mais rica que personagem fosse, seria negra, recém-divorciada e estaria, naquele momento, longe das passarelas, já não haveria nenhum glamour. Até consigo imaginar a Helena sendo acompanhada por uma das amigas e recebendo certos olhares dos passageiros.
@welverton22514 жыл бұрын
Sempre pensei que pudesse ser a Lilia Cabral como a Helena da vez...Cuidando da filha tetraplégica,antes ter enfrentado um divórcio por ter sido trocada por uma moça mais jovem sendo essa a rival de Luciana no mundo da moda,o amor incondicional dela pela filha adotiva,os atritos com a mais rebelde Isabel e por fim quem sabe para Helena um novo amor q ela já havia desacreditado e ter se dedicado inteira só pelas filhas
@bruttencourt4 жыл бұрын
Personagem negra de série que só serviu pra ajudar os personagens brancos me vem logo na cabeça a Bonnie, de The Vampire Diaries. Ela era uma personagem extremamente poderosa, uma bruxa, era lindíssima, sensata, inteligente, corajosa, perfeita mesmo, mas nunca conseguiu ter paz. Alguém precisa se sacrificar pelo grupo? Bonnie. Alguém precisa abrir mão dos próprios desejos pelo grupo? Bonnie. Alguém precisa abrir mão dos poderes pelo grupo? Bonnie. Sempre a Bonnie. Agora, ter um relacionamento, uma vida... Isso não, aí já é demais. Já começa que no livro é a Bonnie quem fica com o Damon, mas no livro ela é uma ruivinha, como na série é uma mulher negra vamos colocar ela com um coadjuvante mesmo, não com o galã da série (com quem ela inclusive teve muita química logo nas primeiras cenas). O romance acaba e fica por isso mesmo, nenhum interesse amoroso pra Bonnie enquanto Caroline, a loirinha, teve pelo menos 4 interesses amorosos sendo 2 deles protagonistas. No final, depois de todo o sacrifício, quando ela parece ter finalmente encontrado o amor, matam o personagem e a série acaba sem que a personagem tenha sido recompensada por anos de sacrifício. Foi um final ruim em vários aspectos, mas o fim da Bonnie me incomodou mais porque ela merecia mais do que qualquer um dos personagens e recebeu um final qualquer coisa.
4 жыл бұрын
Meu deus, Bruna. Eu sempre fiquei PUTA com o descaso com a Bonnie em TVD, o racismo dos fãs dessa série também, nossa...Eu, por saber que Damon e Bonnie aconteciam nos livros, até comecei a série shippando Bamon, mas logo desisti porque percebi que tendo Julie Plec como showrunner, na CW, com aquela fanbase...nunca ia acontecer. Todo episódio a Bonnie sofria pra salvar algum personagem branco e eles nunca davam valor a todos os esforços dela. Você falou tudo que eu penso
@Mad133664 жыл бұрын
A Bonnie sempre foi a minha personagem favorita em The Vampire Diaries, e quando a protagonista que eu já nem lembro mais o nome teve que sair da serie, eu quase pulei de alegria pensando que a Bonnie iria assumir o papel de protagonista, mas.... não foi bem isso o que aconteceu.
@isadutra25754 жыл бұрын
Sem contar que a Bonnie perdeu vários familiares pra salvar os amigos,morreu a avó,a mãe,o pai,namorado..muito injustiçada mesmo..
@lauraoliveira23724 жыл бұрын
@@Mad13366 teria sido o momento perfeito para construir Bamon e Steroline, por que eles iriam se unir muito com a falta da Elena. E sinceramente, desde a quarta temporada tomei nojo da Elena e nunca aprovei Delena. Nem Stefan nem Damon deviam ter ficado com aquela mimada egoísta e desgraçada.
@lauraoliveira23724 жыл бұрын
@@isadutra2575 e todo mundo só corria atrás e sentia pena da Elena! Da dor da Bonnie ninguém sentia dó!
@gessicasilva9064 жыл бұрын
Eu sempre achei um absurdo a Helena ter levado a culpa pelo acidente da Luciana. E ela ter de se ajoelhar nos pés da mãe da Luciana pedindo perdão por algo que ela não teve culpa foi um absurdo. O acidente foi um acaso do destino que poderia acontecer com qualquer pessoa. Ninguém teve culpa. A Helena que era a protagonista, por causa dessa culpa que colocaram nela acabou ganhando a antipatia do público, e ficou esquecida na novela.
@miguelfelipefelippedeolive26764 жыл бұрын
A mãe ja não gostava dela por ter casa Do com o ex marido
@samyllylourenco23434 жыл бұрын
Eu na época msm não entendo toda a problemática sobre o racismo implícito fiquei um nojo tão grande daquela Luciana e família q me custou terminar essa novela. Não é toa q a Taís se arrepende de ter feito esse papel.
@pedro.mmm94 жыл бұрын
mas a questão é que se a helena não tivesse mandado a luciana viajar separada dela, ela não teria ficado aleijada
@samyllylourenco23434 жыл бұрын
@@pedro.mmm9 mas não tinha como a Helena saber! Apesar de ser protagonista ela não tinha bola de cristal. Eu achei a atitude da Helena infantil mas ela não empurrou o ônibus da Luciana de barranco não.
@ismaelrodrigues8719 Жыл бұрын
E outra o pública ainda ter comprado essa idéia.
@LucasHenrique-vi5dw4 жыл бұрын
Em malhacão 2009 teve o Luciano(Micael Borges) ele seria o protagonista junto com a Bianca Bin, mas ele acabou não agradando o publico e quem acabou se tornando o protagonista foi o Caio(Humberto Carrao) que até então era o vilão da historia!!
@josemariaelias93344 жыл бұрын
Sim. Esse caso foi muito triste. O vilão da história foi alçado a protagonista, em detrimento ao personagem negro.
@vanxyo4 жыл бұрын
Sim tem tantos casos da pra fazer parte 2
@rosanoveleira4 жыл бұрын
Eu me lembro da malhação e que o casal do Micael e da Bianca não era bem aceito!
@andresagomes60924 жыл бұрын
Nossa, não imaginava. Eu particularmente achava os dois sem química.
@LucasHenrique-vi5dw4 жыл бұрын
E no fim das contas, luciano nem aparecia tanto, ele nem teve historia, acabou ficando com a veridiana, que tbm era uma das vilãs
@juanbento16594 жыл бұрын
A Helena da Tais Araujo foi sofrível, e não por conta da atriz Tais Araujo que dispensa comentários, excelente atriz. Manoel Carlos não soube desenvolver a personagem, não soube deixar a personagem interessante pro telespectador
@paulonce46244 жыл бұрын
Foi puro desleixo dele. Ele nem fez questão
@Dayanne201114 жыл бұрын
Verdade.
@ladyshay78634 жыл бұрын
@@paulonce4624 justamente porque ela era negra.
@taroevida4 жыл бұрын
Ele começou a perder a mão em Mulheres Apaixonadas. Essa foi a última novela boa q ele escreveu, mas não chega aos pés das anteriores q, pra mim, foram melhores. Viver a Vida, Páginas da Vida e Em Família são 3 fracassos seguidos do Maneco. Ele não soube construir bem as protagonistas dessas 3 novelas citadas. Aliás, em Baila Comigo de 81, a gente pode notar alguns defeitinhos de construção da protagonista Helena, vivida pela mãe de Júlia Lemertez. Aquela Helena de Em Família foi péssima tb. O problema está no autor: ele decaiu...perdeu a mão. O que foi uma pena pra Thaís Araújo e Júlia Lemertz, as Helenas de Viver a Vida e Em Família. A Helena que, pra mim, foi melhor construída como protagonista foi a de Vera Fischer (Laços de Família).
@srtanata314 жыл бұрын
@@taroevida é verdade, sobre Mulheres Apaixonadas, achei a Helena de Christiane Torloni péssima, chata demais. Sobressairam nesta novela as tramas secundárias. Em Páginas da Vida só prestou a Nanda e tudo o que era ligado à ela na história, o resto pode jogar no lixo. Em Viver a Vida, não superei até hoje o boicote contra Taís Araújo, ela não merecia isso. E também odiei a Luciana, do primeiro ao último capítulo, apesar da atuação impecável da Alinne Moraes, ela sofreu o acidente, ficou tetraplégica, porém era rica e tinha todos os recursos que muitos na mesma condição dela não tem. Toda a situação que a personagem passou me soou muito fácil. Ridículo. E, por fim, Em Família, que desta novela aproveitei só a música de abertura "Eu sei que vou te amar" na versão de Ana Carolina, o resto pode mandar incinerar. Obs: também acho que a melhor Helena é a da Vera Fischer, sem dúvidas!
@waispraonde4 жыл бұрын
Eu sinto falta de vilões negros. Grandes vilões. Desses que entram pra história. Tipo a Nazaré, Flora, Renato Mendes, Leoncio. Em 70 anos de telenovelas no Brasil só vi duas grandes vilãs negras Rosa de Escrava Isaura e Ellen de Cobras & Lagartos.
@isacferraz7064 жыл бұрын
Vdd
@juanbento16594 жыл бұрын
Bem pontuado, nunca tinha pensado nisso
@dricavaaz4 жыл бұрын
Teve a Sheron Menezes em Lado a Lado.
@waispraonde4 жыл бұрын
@@dricavaaz Sim! A Sheron arrasou nesse papel. Porém, a vilã da Patricia Pillar teve mais destaque.
@antoniocalixto23194 жыл бұрын
E na segunda versão a Rosa ainda era uma branca bronzeada
@joaopedrorocha25454 жыл бұрын
Eu sou escritor, negro, gay e me incomoda na teledramaturgia é essa pouca presença de negros nas tramas, eu escrevo histórias e imagino a maioria de meus personagens negros.
@alanrodrigues59984 жыл бұрын
Opa! Bacana, se quiser um ator, pode me chamar. Vou amar fazer um vilão!!!!!!
@inglydibrito53794 жыл бұрын
Adoraria conhecer os textos.
@bielzinhobarbosa61224 жыл бұрын
Que legal! Eu tenho vontade de me formar em dramaturgia e poder escrever novelas pra trazer mais representividade na televisão e construir tramas verossímeis
@larissa92903 жыл бұрын
Vc é escritor de novelas?
@joaopedrorocha25453 жыл бұрын
@@larissa9290 Sim
@wc12424 жыл бұрын
Falem de autores/escritores negros que poderiam escrever novelas.
@dougrodriigues39084 жыл бұрын
Fabrício Santiago é ator e foi um dos colaboradores do texto da novela Bom Sucesso. Não é à toa que tinham bastante atores negros nessa novela. As mudanças acontecem a passos de formiga, porém está mudando.
@danielalmir63784 жыл бұрын
@@dougrodriigues3908 sério??? Caraca q maneiro 😍😍 espero q aparecam mais e mais negros autores
@nascimentosilva69574 жыл бұрын
@@dougrodriigues3908 Mas oq a gente aprendeu com bom sucesso é que depende da novela tanto que quando acabou não colocaram em salve se quem puder. E já mostraram os próximos protagonistas da nova novela das sete tudo branco
@nascimentosilva69574 жыл бұрын
@@dougrodriigues3908 e também só mostra que a Globo está cagando se o autor vai colocar se não vai. Eles nunca cobraram histórias nas novelas com representatividade. Eu não aceito essa mudança agora se fizerem isso vai ser só por causa das manifestações que vem acontecendo.
@marllonoliveira45614 жыл бұрын
Machado de Assis era negro.
@antoniocalixto23194 жыл бұрын
Também teve o Michael Borges que era mocinho da malhação. Mas a mocinha terminou com o vilão branco que tinha matado a avó dela
@bae26724 жыл бұрын
Muita gente diz que esse casal da mocinha com o vilão só foi pra frente pois tinham química. Aliás, é escroto e problemático esse lance de simplesmente juntar mocinha e vilão como casal, independente se tem química ou não, também é problemático.
@thaysdeoliveira48864 жыл бұрын
A família do Michael disse que foi racismo também, porém o casal era uma merda, sem química. Malhação ID e Malhação da Lia (Alice Wegman) também tiveram os mocinhos trocados por falta de química. O Marcelo Melo Junior, fez Malhação, nem era o protagonista e bombou, porque tinha carisma e história.
@Parnetas4 жыл бұрын
Trágico
@tony105184 жыл бұрын
Muitos atores negros foram injustiçados na teledramaturgia brasileira por preconceituoso mesmo...Imagina a Zezé na época o quanto ela sofreu e com certeza até nos bastidores.
@miguelfelipefelippedeolive26764 жыл бұрын
A personagem negra que foi melhor aproveitada foi a preta de da cor do pecado...ela estava nas partes mais importantes
@anthonyaraujo79184 жыл бұрын
Até pq ela era protagonista total da novela.
@Caveirazul4 жыл бұрын
Sim, mas até no título da novela tem alguma alusão a cor da pele. Nunca é algo neutro ou normal para retratar o negro.
@roseribeiro12974 жыл бұрын
Vdd
@leaoroxo23474 жыл бұрын
da cor do pecado minha novela preferida tá no topo da minha lista de novelas preferidas total razão
@hawamussa73023 жыл бұрын
A Ellen e foguinho
@giovannapuccinelli30654 жыл бұрын
Gente, viver a vida era péssima. Geral considera a helena como vilã, mas a Luciana era terrível. Mimada e egoista, ( Marcos e Tereza só davam atenção pra ela, são MUITO culpados). Essa cena que a helena se ajoelha e topa um tapa da Tereza é horrível! Foi uma fatalidade. Infelizmente maneco escreveu a novela pra Luciana e não pra Helena, que ficou totalmente apagada. ☹️ obs: as próprias novelas do maneco, merecem um vídeo sobre esteriótipos.
@brunadeob43684 жыл бұрын
Os personagens de Manoel Carlos são cheios de clichês.
@dricavaaz4 жыл бұрын
Revendo a trama, chega a ser coerente a revolta da Isabel. O modo como a Teresa a trata é desprezível.
@diplopes124 жыл бұрын
@@dricavaaz sim, por mais que ela fosse escrota com a Luciana algumas coisas que ela fazia era justificável pq a mãe fazia questão de mostrar que não gostava dela.
@miguelfelipefelippedeolive26764 жыл бұрын
@@brunadeob4368 sempre tem a filha mimada péssima arrogante que tem que passar por um problema pra se redimir pro público ..tirando mulheres apaixonadas todas as novelas dele tem isso
@giovannapuccinelli30654 жыл бұрын
Simmmm! A Tereza e o Marcos sempre deixaram claro que a filha favorita era a Luciana. Essa novela já mostrava uma grande decadência no maneco. ( muito personagens de varias novelas dele envelheceram MUITO mal, mas nessa novela já nasceu tudo errado).
@FelipeOliveira-ww6qg4 жыл бұрын
A Negação do Brasil na minha opinião é simplesmente o melhor documentário já feito, pena q não serviu pra mudar o universo do nosso audiovisual e abrir os olhos dos nossos autores.
@larissa92903 жыл бұрын
Onde eu acho?
@FelipeOliveira-ww6qg3 жыл бұрын
@@larissa9290 Aqui no KZbin mesmo
@marinaliz33544 жыл бұрын
Eu acho que falta roteiristas e diretores negros, que talvez ajude com a introdução de núcleos negros não esteriotipados.
@dougrodriigues39084 жыл бұрын
Não falta roteiristas e nem diretores, até pq conheço bastante, falta é oportunidade pra essa galera. O racismo grita.
@neudenecordeirotorres84004 жыл бұрын
@@dougrodriigues3908 acho que as próprias emissoras de Tv por mais que declararem o contrário, são estruturalmente racistas e ganham com isso, fazem propaganda anti-racial, mas continuam a defender clichês racistas em suas tramas. Você concorda?
@paulonce46244 жыл бұрын
@@dougrodriigues3908 Me fala alguns nomes, quero pesquisar
@Dayanne201114 жыл бұрын
Exatamente.
@marinaliz33544 жыл бұрын
@@dougrodriigues3908 Você entendeu o que eu quis dizer...
@karolinamonteiro30764 жыл бұрын
Eu tava conversando essa semana com uma amiga sobre como a Manuela Dias tinha caído no clichê do salvador branco no desenvolvimento da Vitória, toda aquele plot dela voltar a morar com o Raul e só aí conseguir se estabelecer e até voltar a advogar me incomodou, pq eu acho que poderia ter outros caminhos pra personagem, ela foi mostrada desde o começo como uma mulher forte, inteligente e independente. Mas quando ela ficou pobre, parecia que ela não conseguia fazer nada até o Raul aparecer oferecendo ajuda e então ela volta para o equilíbrio de antes. E, por favor, me corrijam se eu estiver falando alguma besteira, mas acredito que a autora mesmo sem querer acabou caindo no clichê do branco salvador, homem provedor que vai resolver a vida da mulher que não conseguiu se virar sozinha, e acho que isso fica muito claro quando na mesma trama a gente tem mães solo como a Lurdes, a Thelma e a irmã da Vitória, que passou anos criando a filha sozinha pq o pai foi embora. Ei queria tanto ter visto mais da Vitória se reerguendo por conta própria e derrubando o safado do Alvaro, poxa. PS: aquele plot do empréstimo com agiota é burro e péssimo
@bae26724 жыл бұрын
Realmente. Amor de mãe caiu num poço de desserviços. Uma pena, pois tinha tudo pra não ter.
@andresagomes60924 жыл бұрын
Ela deixou a história da Vitória muito burra e com uns furos nada a ver nesse decorrer.
@setembroflorido79984 жыл бұрын
@@joaopaulosouza6087 concordo com tudo o que disse, nós negros tbm erramos, não temos que ser inteligentes e fortes o tempo todo, amo o personagem Camila e aquela cena no hospital me pegou bem fundo pq tbm sou mulher negra e sinto que a sociedade nos cobra essa força, como se não pudéssemos sofrer por coisas que as brancas sofrem, temos que ser sempre as melhores em tudo pra sermos reconhecidas.
@inglydibrito53794 жыл бұрын
Sem contar que vendem a personagem como melhor advogada do Brasil e a mulher só faz burrice atrás de burrice na profissão.o modo como ela perdeu o direito de advogar,pedir dinheiro a agiota,aliás para começo de conversa a "melhor advogada do Brasil"nem ia assinar um contrato esduxulo daqueles onde saindo perde tudo que tem se ela fosse tão boa quanto diz ia ter vários clientes para fazer nome não exclusividade com uma empresa e ainda por cima ficar livrando o patrão de blitz e portas e cadeia...tanta burrice que nem bate coma personagem que aprendeu sozinha francês, história e geografia da França em alguns meses.
@RhayssaCaligari4 жыл бұрын
Eu lembro do Felipe de da cor do pecado eu adorava ele ,mas ele se apaixona pela mocinha que já está fadada a ficar com o protagonista o Paco, que eu também gostava, mas eu queria uma história de amor maior pro Felipe.
@setembroflorido79984 жыл бұрын
Meu crush na novela 😭
@carlossantiago19034 жыл бұрын
Não me conformo como o Manuel Carlos deixou sua Helena ( Taís Araújo) Ser a mulher que faz tudo errado. Enquanto a Luciana era podre e a Teresa era um diabo. Não me conformo. Essa cena é humilhante.
4 жыл бұрын
Humilhante demais, é muito desconfortável assistir. Acredito que a Taís hoje em dia não aceitaria fazer a cena.
@dricavaaz4 жыл бұрын
Viver a Vida é a PIOR novela do Manoel Carlos. Na vdd, ele começou a perder a mão em Mulheres Apaixonadas, aí foi desandando. "Ah, mas e Em Família?" Em Família era RUIM, um desserviço, tinha erros grotescos, MAS, só ESSA cena BIZARRA, exibida em pleno 2009, ACABA com a novela TODA. Não tem como defender Viver a Vida ou achar a novela boa, cativante, etc. Pra mim, UMA CENA DESTRUIU TODA A NOVELA.
@dricavaaz4 жыл бұрын
Até a Klara Castanho fedelha atazanava a Helena. Essa personagem não teve PAZ!
4 жыл бұрын
A Helena não tinha PAZ aaaa
@MegaAndjac4 жыл бұрын
É porque ele só sabe escrever história da Helena de meia idade com filha chata, tudo o que sai disso ele não sabe o que fazer
@naira96644 жыл бұрын
uma personagem negra que eu sinto que foi bem trabalhada era a preta de da cor do pecado.
@setembroflorido79984 жыл бұрын
Adorei da cor do pecado, Preta foi uma mocinha bem batalhadora, não fazia drama desnecessário, sofria o que tinha que sofrer e levantava a cabeça. até o racismo da Barbara não foi tão forçado, me pareceu bem realista.
@andresagomes60924 жыл бұрын
Daí vc vê os anos da novela e viu que não evoluímos em nada de protagonistas negras. Uma pena.
@setembroflorido79984 жыл бұрын
@@andresagomes6092 infelizmente, as pessoas continuam com o mesmo pensamento retardado de sempre, fazer o quê?🤷
@aryelangelramos79714 жыл бұрын
Verdade...
@hawamussa73023 жыл бұрын
A Ellen
@luis674044 жыл бұрын
Taís Araújo é uma deusa! Ela superou Viver a vida!
@joaofigueiredo_594 жыл бұрын
Maravilhoso esse debate! O melhor caso pra mim foi o de A Próxima Vítima: um núcleo só de atores negros, representando uma família com cotidiano, rotina, conflitos... Uma vida! Representatividade maravilhosa!
@daianedandara37554 жыл бұрын
Eu tenho traços negroides, mesmo sendo branca alva sofri preconceito (principalmente pelo cabelo crespo) Imagine uma pessoa de fato negro, com a pele escura. Muito cruel. O racismo ainda é muito velado. As pessoas ainda tem dificuldade em aceitar pessoas negras na TV
@miguelfelipefelippedeolive26764 жыл бұрын
Você e a chamada Mestiça. alguns são até racistas na verdade a maioria dos brasileiros e parda
@andresagomes60924 жыл бұрын
Tbm sou como vc, comparada com meu irmão mais velho sou mais clara_ meu pai era negro, e minha mãe tem a pele clara e cabelo bem preto_ e já sofri por conta do cabelo e os traços, principalmente meu nariz 😕
@ismaelrodrigues8719 Жыл бұрын
Parabéns Globo por fazer "homenagem" aos negros na semana da consciência negra.
@ricardoribeiro98944 жыл бұрын
Ain gente, até hoje não superei o escanteio que deram no Davi Junior em Bom Sucesso. Sinceramente. A cena dele e da Grazi na praia se beijando ao som de Be Alright foi simplesmente perfeita. Espero de verdade que ele possa vir a atuar como protagonista em outra novela e não ser a ponta de outro triângulo amoroso.
@rogeriasoaresrogeria50044 жыл бұрын
Concordo. Esperava ele cm a Graze
@andresagomes60924 жыл бұрын
Eu não conhecia muito esse ator e gostei dele_ tbm torço pra ele ser protagonista.
@ricardoribeiro98944 жыл бұрын
@@rogeriasoaresrogeria5004 A química entre eles foi perfeita
@CamilaRodrigues1973 жыл бұрын
Eu também. Gosto muito do ator e gostava do personagem, mas já percebi que ele não ia terminar com a Paloma logo no começo, pq além de todos os esteriótipos que colocaram nele, ainda fizeram o personagem abandonar ela grávida e jovem sem perspectiva de futuro, enquanto ele ia realizar os sonhos dele sem pensar nela e na filha.
@camilapaula77704 жыл бұрын
Isso tudo é culpa das emissoras tbm! Tem que ter mais diversidade no Brasil não tem ninguém igual todos somos diferentes! Amo o seriado "todo mundo odeia o Cris " com todo o elenco negro e que é sucesso até hoje!
@nascimentosilva69574 жыл бұрын
Eles são também os verdadeiros culpados do povo agir assim qual emissora você já assistiu uma novela com protagonista preto sbt é racista. Record somos todos iguais ata protagonista preto ai não pode. Globo se o autor quiser ou não isso não é problema nosso. Nenhuma nunca cobrou ou quis da espaço para o protagonismo preto
@ladyshay78634 жыл бұрын
@@nascimentosilva6957 Record botou egípcios brancos quando gravuras em paredes antigas mostram que eles eram no mínimo pardos
@antoniolima66214 жыл бұрын
Camila essa série não é parâmetro nenhum pois a mesma trata de racismo com humor, há outras series protagonizadas por negros bem melhores como um maluco no pedaço
@Cynthia-campos4 жыл бұрын
@@antoniolima6621 Eles tbm tratam racismo com humor.
@alanrodrigues59984 жыл бұрын
Com certeza! A Rochelle pode ser considerada uma vilã kkkkk
@CristinDiasF4 жыл бұрын
Muito simbólico o que aconteceu em Viver a Vida na semana da consciência negra, a cena de uma mulher negra sendo humilhada em horário nobre em um período que deveria ser sobre a luta por igualdade racial, diz muito sobre a perspectiva sob a qual o negro é visto nesse país. Taís disse em várias entrevistas o quanto a experiência como Helena foi traumática pra ela, terrível pensar que a primeira protagonista negra de uma novela das 21 estava lá pra ser agredida constantemente (assim como a primeira protagonista negra de malhação)
@ieiejeieennevfhdj182 Жыл бұрын
Pra falar a verdade as novelas sempre coloca negros de formas estereotipadas.
@ieiejeieennevfhdj182 Жыл бұрын
E depois do acidente da Luciana,a Helena vira a "vilã" da novela.
@tony105184 жыл бұрын
Os atores negros vieram a destacar em meados dos anos 2000....e desses atores antigos não vejo muitos em destaque. Ex: a Neusa Borges, foi esquecida ..só trabalha nas novelas da Glória Perez e olhe lá. Milton Nascimento um dos atores negros antigos se destaca hoje.
@geraldomagelalucas41754 жыл бұрын
Mesmo nas novelas da Glória a Neusa Borges é boicotada com certeza não quiseram ela em a força do querer pois nessa novela da Glória a Neusa não estava .
@thaysdeoliveira48864 жыл бұрын
Além de ser negra retinta, o que já fecha portas, dizem que a lady é insuportável.
@elciopauladasilva25334 жыл бұрын
Antônio Carlos.Acho que você quis dizer o ator Milton Gonçalves, pois Milton Nascimento é cantor e não ator.
@ismaelrodrigues8719 Жыл бұрын
Vale ressaltar que no O clone tinha uma mulher negra que trabalhava na empresa Leônidas Ferraz e ela era uma espécie de recepcionista.
@teruhashipleasenocrimefav58153 жыл бұрын
Eu agradeço a todo mundo odeia o Chris um maluco no pedaço e eu a patroa e as crianças. Por normalizar famílias negras na Televisão
@CristinDiasF4 жыл бұрын
Para entender qual o espaço que os negros ocupam em nossa sociedade, basta pesquisar a filmografia de atores negros na Wikipédia, não importa o quanto o ator seja talentoso, os papéis sempre seguem os mesmos esteriótipos.
@moonymoonlight4 жыл бұрын
Que vídeo necessário :( Já que falaram de Bom Sucesso, acho que vale lembrar da Gisele também, mais especificamente daquele plot dela no final da novela de "espiar" o Diogo pra conseguir o perdão dos Prado Monteiro. Eu não consigo superar ela ter sido até violentada só pra ajudar a família branca e cheia da grana, porque ela """"devia"""" isso a eles 🤢
@setembroflorido79984 жыл бұрын
Horrível isso, além do racismo havia tbm o machismo, pois eu senti muito que o personagem era tratado como "a secretária vagabunda que transava com o marido da chefe". Mais machista que isso acho difícil!
@ismaelrodrigues8719 Жыл бұрын
Sem esquecer o racismo ser grandes desserviços nas novelas do Aguinaldo Silva.
4 жыл бұрын
Pessoal, a Vanessa se confundiu na hora de falar a data de Roque Santeiro. A novela é de 1985, não 75 e Viver a Vida que começou em 2009 e terminou em 2010. Desculpas pela confusão ❤️
@FelipeOliveira-ww6qg4 жыл бұрын
Também se enganaram falando de Viver a Vida q é de 2009 e não de 2010
@leandrissimo_editor4 жыл бұрын
Vocês falaram que A Próxima Vitima é de 94, e é de 1995.
@marcelocarvalho4244 жыл бұрын
Aliás Corpo a Corpo de 84 foi a antecessora de Roque Santeiro de 85 às 20h
@davisonronald38773 жыл бұрын
E a próxima vítima é 1995 e não 1994
@marcosrodrigues98364 жыл бұрын
Não só o Ramon. O Patrick que é trocado pelo Vicente, que era bem pior do que o Marcos. A Gisele que é abandonada nas mãos do Diogo no incêndio depois de salvar a pele dos Prado Monteiro. A Lulu que só em alguns momentos foi mais do que alívio cómico, apesar de roubar a cena sempre que aparecia, como ficou provado naquela festa em que sofre racismo da empregada. A Gláucia que também parecia interessante, mas nunca foi explorada, acabando por ser até a mais irrelevante da editora. Enfim, salvou-se a história do Waguinho e o carisma da professora Francisca, mas apesar de ser (na minha opinião) a melhor novela dos últimos tempos e ótima representatividade, faltou explorar melhor e com mais positividade os negros da trama em Bom Sucesso.
@monicaquaresma16834 жыл бұрын
Sim. Mas a história do Ramon foi demais . O cara era protagonista, e foi boicotado.
@andresagomes60924 жыл бұрын
O do Patrick foi um dos que mais me revoltou, porque ele realmente combinava com a menina_ e achava o menino uma gracinha, diferente do outro que era sem sal 😑
@nascimentosilva69574 жыл бұрын
Mas o Patrick e a Alice mal ou bem realizaram seus sonhos e isso me fez ver o outro lado da moeda e o waguinho que se recuperou do vício foram jovens que tiveram mas espaços que em qualquer malhação até o Luan mesmo que tenha sido pouco.
@jessicafranca43824 жыл бұрын
Eu adorava o Patrick😀
@gustavomeireles97624 жыл бұрын
a lulu sempre falava que era o sonho dela ter filhos e eles poderiam ter explorado isso, mas não.
@fernandoalves74154 жыл бұрын
Uma coisa que fiquei chocado e que me incomodou muito foi em Segundo Sol, até tentaram colacar protagonista negra, mas como a para a globo só tem a Taís Araújo e a Camila Pitanga de atrizes negras capazes de fazer protagonista no horário nobre e elas recusaram eles colocaram a Giovanna Antonelli, tendo várias atrizes negras muito boas na mesma faixa idade das três mencionadas anteriormente, vocês imaginam que se só a Luzia fosse negra a trama ia ter muito mais representatividade por que os filhos dela também seriam negros e participaram muito ativamente da novela.
@fernandoalves74154 жыл бұрын
Quantos personagens negros foram adicionadas depois por conta das críticas por falta de represitividade, a gente também parcebe que ocorre uma sexualização grande da mulher preta exemplo agora em Fina Estampa eu acho que não está sendo mostrado por conta dos cortes, mas a principal função da personagem da Cris Vianna era tomar banho de mangueira, tinha até a história dela com filho mas ele tinha muito mais destaque que ela.
@evelins55264 жыл бұрын
Lembrando que o primeiro protagonista negro da malhação também foi boicotado. Na malhação de 2009 o Micael Borges foi anunciado como o primeiro protagonista negro e em pouco tempo de exibição o casal dele já foi meio rejeitado pelo audiência, nisso eu lembro que ele foi completamente escanteado e o vilão daquela fase se tornou o protagonista
@thaysdeoliveira48864 жыл бұрын
Claramente foi racismo, porque teve outros protagonistas que não deram certo, na Malhação ID e da Alice Wegman que demoraram um tempão para admitir e tirar. Porém o casal era uma merda mesmo.
@lucasgarciaolivarescantu46983 жыл бұрын
Micael Borges era mestiço tem traço negros indígenas
@FelipeOliveira-ww6qg4 жыл бұрын
Teve muitos outros também, Nando Cunha em As aventuras de Poliana, Lucy Ramos em A Força do querer, Milton Gonçalves em Pecado Capital, Fabrício Boliveira em Segundo Sol, q apesar do destaque foi bastante criticado devido ao estereótipo do negro q fica arrogante quando enriquece, sem falar q o autor tentou vilanizar ele pro público torcer pro Caco Ciocler, q era seu rival na história. Tem também a "vilã" da primeira versão de escrava Isaura interpretada pela Lea Garcia.
@anacaroline11724 жыл бұрын
Eu amava o Roberval kkkk❤️❤️❤️
@monicaquaresma16834 жыл бұрын
Sim. Até a próxima Lea Garcia fala no documento A Negação do Brasil sobre a personagem Rosa. Ela disse que as pessoas tinham tanto ódio da personagem que quando a mesma morreu muitos até comemoraram.
@paolasarmento67344 жыл бұрын
Rosa era uma peste.
@thaysdeoliveira48864 жыл бұрын
A da Escrava a Rosa do livro realmente era assim. Agora a Rosa da versão Record é incrível. Apesar de ser vilã tem todo um contexto de mulher estuprada, sofrimento de infância, a Rosa era engraçada. Tanto que o povo a adorava. Só um adendo o fato da Patrícia ser uma parda linda, se fosse da cor da Lea, o povo talvez não aceitaria tão bem.
@FelipeOliveira-ww6qg4 жыл бұрын
@@anacaroline1172 Também, só assistia a novela por causa dele kk
@moniquegoncalves194 жыл бұрын
Vocês citaram um ponto bem importante em relação ao final de malhação, onde a moça racista termina a novela de boa com a outra, como se tudo bem, ainda que racismo seja crime e mereça punição penal. E é algo que eu não lembro de nunca ter visto em nenhuma novela, que é racista sendo preso, punido legalmente. Sempre acontece uma remissão, como se a pessoa do nada parasse de ser preconceituosa, o que tem zero de relevância pra vida real, uma vez que sabemos que não é isso o que ocorre. Espero que algum dia também as novelas parem de sempre colocar negros pra cumprirem apenas uma cota de merchandising social, e sejam apenas personagens comuns, de vida comum, classe média, médicos, advogados, etc.
@danielgervazio90914 жыл бұрын
Gente! Vcs falaram tudo que eu sempre pensei sobre o Ramon. Fiquei muito triste quando eles começaram a colocar ele como o chato da história pra jogar a Paloma nos braços do Marcos. Nunca superarei. Na minha opinião, poderiam ter colocado o conflito entre os dois baseado na mágoa dela por ele ter ido embora e isso já seria uma treta enorme. Mas logo desfizeram desse plot e começaram a colocar ele como boy lixo ciumento. Vergonhoso!
@JJRamPer4 жыл бұрын
Gente, essa cena da Helena ajoelhada, pedindo perdão (sem ter feito nada) e ainda leva um tapa na cara! É Horrível!! Manuel Carlos se aposentou tarde.
@harrymaia4 жыл бұрын
Bom esse assunto. Na novela "a cor do pecado" , quando o personagem do Rocco Pitanga estava em alta, e ele estava sendo muito solicitado para entrevistas, misteriosamente o texto de seu personagem foi diminuido, ou seja, sua importancia na trama foi sendo anulada. A nossa sociedade não suporta o sucesso de pessoas pretas. vide : Wilson simonal, Ronaldinho Gaúcho, Pelé, Milton Gonçalves, etc...
@teleguto4 жыл бұрын
Não me conformo ao ver que um dos maiores autores (e que eu amo inclusive), falar isso da primeira Helena negra. Ainda hoje nós temos que ter esse debate na teledramaturgia. Imagina em 2009? O debate deveria ser em dobro. E a culpa nem foi dela. A personagem era vazia, mal escrita, estereotipada sim e sem graça nenhuma. E o auge realmente foi aquela cena que é uma das mais terríveis. O silêncio ali grita terrivelmente! É absurdo!
4 жыл бұрын
O choro da Taís Araújo nessa cena parece tão verdadeiro 😔
@teleguto4 жыл бұрын
@ é mt triste aquela cena. Se já dói em mim que sou uma pessoa branca, imagina em uma pessoa negra? Traz uma coisa tão ruim q n dá nem de explicar.
@JoaoVictor-zb5po4 жыл бұрын
Revoltado com oq fizeram com a Zezé uma atriz nota 1000.
@erlimachadoguimaraes86644 жыл бұрын
Nunca esqueço da cena da Helena Se ajoelhado pra Teresa e ainda levar um tapão na cara, muito revoltante.
@MegaAndjac4 жыл бұрын
Tem outra coisa: a protagonista da novela Chica da Silva era pra ser uma atriz branca bronzeada, Walcyr Carrasco e Walter Avancini tiveram que convencer os executivos da rede manchete a escalar uma atriz negra
4 жыл бұрын
Nossa, não sabia oO
@monicaquaresma16834 жыл бұрын
Sim. Eu vi o walci falou sobre isso no Twitter.
@brunoabreu62224 жыл бұрын
Como assim, gente? Não faria sentido nenhum! Xica da Silva era negra, logo deveria ser interpretada por uma atriz NEGRA!
@cristianesizinocohen14664 жыл бұрын
Ridículo se tivesse atriz bronzeada BRANCA no papel da Xica, ainda bem que essa idéia tosca não foi levada adiante !!!
@andersonlug4 жыл бұрын
Meu pai amado. Gente!
@isabellaoliveira12614 жыл бұрын
Essa cena da tereza e da helena foi horrível,uma cena totalmente racista .
@monicaquaresma16834 жыл бұрын
Pessoa assistam o documento A Negação do Brasil. É muito importante saber da história dos atores negros pela fala dos próprios . O grande Milton Gonçalves, Ruth de Sousa, Zezé Motta. Grandes talentos da dramaturgia brasileiro falam da sua vivência com atores desde a chegada das telenovelas aqui.
@vanxyo4 жыл бұрын
Faltou aquela novela das 7 "salve-se se puder" ou não sei o que..nos triângulos amorosos das três protagonistas tem uma negra que quer roubar o par romântico das brancas e as únicas funções das negras na novela é esse, brigar por causa de homem e se humilhar por eles.. eu fico muito triste com isso. mas tem uma protagonista negra pra nos orgulhar que é a Vitória de amor de mãe cheias de defeitos e acertos uma personagem HUMANA (apesar da historia dela ter desandado nos últimos capítulos da primeira fase)
@sheilacruz93814 жыл бұрын
Se em Bom Sucesso o Ramon tivesse sido bem trabalhado, teria desbancado totalmente o Marcos! O cara é carismático, tinha química com a Grazi, era paizão, apesar do abandono inicial, mas preferiam mais uma vez dar o protagonismo a um personagem bon vivant branco! Meu sonho: novelas com protagonistas negros e sem rivalidade feminina!
@gleyoliveira4 жыл бұрын
Segundo Sol foi sem dúvidas o maior exemplo de preconceito explícito em uma obra de ficção
@isadutra25754 жыл бұрын
A Thais Araújo é maravilhoso,Helena que era apagada mesmo,e essa cena dela se ajoelhando para Teresa é horrível,entendo que a personagem estava se sentindo culpada,mas nós sabemos que o significado do ato da Helena foi péssimo.
@cristianesizinocohen14664 жыл бұрын
Concordo, foi repugnante aquela cena !!
@carlareginasilvamonteiro9633 Жыл бұрын
Infelizmente parecia a escrava ajoelhando pra apanhar da sinhá branca só faltou o tronco e o chicote 😡😡😡😡😡😡
@antoniolima66214 жыл бұрын
Um dos piores casos esqueceram de falar novelas bíblicas da Record onde a maioria e branca sendo que nenhum nativo das regiões que se baseiam e branquinho de olho claro
@inglydibrito53793 жыл бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@lincolnr.lellis13544 жыл бұрын
Uma coisa que eu acho muito absurda é Avenida Brasil que foi um fenômeno e só tinha 3 atores negros purinhos no elenco, sendo que dois deles eram empregados (Zezé e Valentim), fora que todos os empregados menos importantes da novela eram negros. O pior é anos depois o JEC comete esse erro de novo numa novela que se passa na BAHIA. Aliás, amei citarem A Próxima Vítima, o Jefferson era um dos mais sensatos da família Noronha, a Zezé Motta tbm foi mto importante.
@JoaoPaulo-nd1gk4 жыл бұрын
ùnicos protagonistas negros que eu me lembro de terem sido bem escritos nas novelas da Globo: Rose (Cama de Gato) Isabel e Zé Maria (Lado a Lado) Penha (Cheias de Charme) Ellen (Malhação Viva a Diferença) Bibi Perigosa (A Força do Querer) Vitória (Amor de Mãe) Menção honrosa: Ellen e Foguinho (Cobras & Lagartos) que tomaram o protagonismo da novela E enquanto o Silvio de Abreu não chamar autores e diretores negros pra formar sua equipe esse número vai continuar pequeno.
@vanxyo4 жыл бұрын
Juliana Paes não é negra
@aryandiego98454 жыл бұрын
A bibi perigosa não é negra não uai
@nanibls4 жыл бұрын
Esse vídeo é muito necessário, precisamos lutar pra ter mais representatividade negra na frente e por trás das câmeras sim! E não só na tv, mas em todos os lugares.
@Larissa-vd3bh4 жыл бұрын
Vídeo extremamente necessário, ainda temos o problema tbm que quando se tem uma mocinha negra eles ainda tem que colocar um parceiro branco pra validar o casal. BS eu realmente achei que finalmente teríamos um mocinho negro mas como vcs disseram só serviu de escada e o ciúme do Ramon só era usado quando convinha (que por sinal era até um ciúme não todo errado já que o Marcos ASSEDIAVA a Paloma). Só nos resta esperar que venham autores/diretores negros para tentar mudar esse quadro.
@setembroflorido79984 жыл бұрын
Odiei essa novela, podem falar bem dela o quanto que for, achei muito vergonha alheia os papéis que deram aos atores negros. A filha negra da protagonista, a história dela é horrível, enquanto a história da filha branca parece um conto de fadas 🤢🤢 nojo de quem escreveu a história!
@vinisevenn4 жыл бұрын
Uma novela que acredito ter valorizado bem uma protagonista negra, foi da cor do pecado, foi otima pra Thais araujo, a personagem era mt boa, mtas questões de preconceito foram levantadas e bem trabalhadas, sobre respeito, amor, igualade. Amor entre o casal, amor de um avo com o neto e tals. E a protagonista nao abaixava a cabeça pras afrontas da Bárbara e tals. Foi uma trama bem feita
@isabellaoliveira12614 жыл бұрын
Adorei o tema do vídeo,Muito importante vcs falarem sobre isso.
@FelipeOliveira-ww6qg4 жыл бұрын
Eu acho engraçado é q quando personagens negros bem sucedidos são colocados em novelas o público diz q os autores estão querendo maquiar a realidade, ou seja, na realidade deles n existem pessoas negras bem sucedidas, isso aconteceu quando Cris Vianna fez uma delegada em Tempos Modernos, Taís Araújo fez a Helena e Rodrigo dos Santos fez o executivo Noronha em Passione. Outra injustiça pra mim foi em A Favorita, q transformou a família do político Romildo Rosa (Milton Gonçalves) em figurantes de luxo, o Diduzinho só aparecia pra ficar bêbado e a Alicia pra ficar correndo atrás do Cassiano. Mas gostaria q vcs pesquisassem sobre as novelas Vidas em Conflitos e direito de nascer, eu li as sinopses e fiquei enojado.
@rafaelagregassisdossantos30264 жыл бұрын
Minha família é racista e isso me incomoda muito e eu tenho vergonha de ser desta família
@moonbeat99504 жыл бұрын
Vocês são perfeitos, esse vídeo é super necessário! Parabéns ❤️❤️❤️❤️
@neudenecordeirotorres84004 жыл бұрын
Para mim, o boicote mais vexatório foi o caso de "Viver a vida", sempre gostei da escrita de Maneco, ainda que elitista, sempre achava o estilo acima da média com relação aos demais novelistas. A maioria de suas tramas são emblemáticas, grandes sucessos dramatúrgicos. Mas o descaso para com a Helena de Thaís é inaceitácel.
@alandouglas64574 жыл бұрын
Os vídeos de vcs estão ficando cada vez melhores e mais elaborados. Parabéns!
@vitoriaazevedo15074 жыл бұрын
Vocês falando de viver a vida e eu lembrei que o pessoal odiava a Helena e achava a nojenta da Teresa o máximo. E já naquela época eu acha ela uma escrota, uma mãe abusiva com a Isabel e o público batia palma. Só por deus viu. Essa novela hoje seria super criticada pelo racismo e por essas relações abusivas.
@amandaneves30114 жыл бұрын
Vocês esqueceram de falar da Erika Januza que teve um papel super jogado em Amor de Mãe, não tinha casa o que era um absurdo sempre estava ganhando de alguém como da Betina e ainda foi "ajudada" pelo filho da Lurdes que foi um namorado bem idiota e nem se importou realmente com o termino deles.
@setembroflorido79984 жыл бұрын
Eu simplesmente não entendo, a autora simplesmente matou a história dela quando ela fraturou o joelho!
@yasmimmeesquita97424 жыл бұрын
Espero que desenvolvam a história dela direito
@marcelocarlosdesousa26824 жыл бұрын
A cena da Taís Araújo em Viver a Vida, é uma das MAIS HORRÍVEIS da história da Teledramaturgia brasileira. Manoel Carlos foi muito infeliz quando escreveu essa cena e a história dessa Helena. O pior é que o autor nunca veio a público se desculpar por ter escrito essa cena horrorosa. Era o mínimo que o Manoel Carlos deveria ter feito.
@alencartristaodarosa17853 жыл бұрын
Mas cá pra nós, sejamos francos, mesmo em Amor de Mãe que chegou dizendo que não ia cometer os mesmos erros que outras, é nítido que a personagem Vitória perdeu espaço pras outras duas: Telma e Lurdes; na segunda fase, depois que a novela voltou da pandemia, a Vitória ficou completamente esquecida. Inventaram o câncer da mãe dela e o surgimento da mãe biológica do Thiago só dizer que a trama dela não caiu no limbo de uma vez.
@luizaribeiro25164 жыл бұрын
No Na Minha Pele, o Lázaro Ramos fala da rejeição do personagem dele em Insensato Coração, o André Gurgel, que era rico, galã, conquistador e tal. Ele questiona se isso não ocorreu porque o personagem era negro e as pessoas não toleravam isso.
4 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar isso, não sabia.
@carlareginasilvamonteiro9633 Жыл бұрын
Eu já vejo que deixavam o André meio cafajeste só pra camuflar o racismo 😒😒😒😒😒😒
@geasan21134 жыл бұрын
Uma das minhas novelas favoritas, Avenida Brasil, quase não tinha atores negros, logo uma trama do João Emanuel Carneiro, que é um dos precursores de protagonistas negros na TV Globo... Enquanto isso, Da Cor do Pecado (título hoje obsoleto) e Cobras & Lagartos davam destaque a artistas negros, como Taís Araújo e Lázaro Ramos. A maior representatividade, sem dúvidas, foi em A Próxima Vítima, pois Silvio de Abreu conseguiu dar voz a uma FAMÍLIA NEGRA DE CLASSE MÉDIA que às vezes discutia o racismo, mas que enfrentava outras questões, como: homossexualidade, assassinato, relacionamento intergeracional e inter-racial etc.
@lmaide42053 жыл бұрын
O pessoal não iria gostar, porque a mentalidade brasileira é racista e o mocinho e herói tem que ser branco, Nunca gostei das novelas que tinha a mulher negra como cozinheira.
@nataliavargas85084 жыл бұрын
Sobre o que eu acho de viver a vida: colocaram uma personagem fraquissima pra Helena negra e uma personagem foda pra antogonista loira padrão. Nada contra a história de superação mostrada de Luciana, acho inclusive válido e lindo, mas precisava cagar na personagem principal(no caso a Helena)? A culpa é do autor mesmo. Porque todos foram brilhantes naquela novela: Aline Morais, Mateus Solano, Lilian Cabral e a Thais(mesmo tendo um personagem fraco)
@ednaalinereis23044 жыл бұрын
Amei a iniciativa de vocês de trazerem esse tema nos videos. Continuem fazendo videos assim, são muito importantes!
@gustavorodrigues56632 жыл бұрын
Já podem fazer um vídeo novo incluindo a Brisa, que está perdendo cenas para Chiara Picon
@luis674044 жыл бұрын
Meninos, A Próxima Vítima bombou, apesar da situação de violência por que eles passaram. A novela era simplesmente fantástica, uma das melhores da Globo!
4 жыл бұрын
Pois é, mas o boicote foi aos personagens, não a novela. Todas as novelas dessa lista, na verdade, não foram fracassos
@carlosfrederico22784 жыл бұрын
O
@renatobarbosa69754 жыл бұрын
Esse video é uma utilidade pública
@jolouzeiro4 жыл бұрын
Acho q o problema de Viver a vida era o roteiro inteiro..... Pq tdo na historia daquela Helena me incomodava, aquele casamento com o Marcos, tda aquela historia da luciana e o acidente, aquelas filhas insuportaveis do Marcos...... A unica coisa que foi bom na historia da helena foi o romance com o Bruno.....
@Avohai4 жыл бұрын
Ah... Vcs assistiram ao documentário. Vocês são demais!!! 😍🥰
4 жыл бұрын
Sim, Documentário maravilhoso! Ajudou muito a gente pro vídeo ❤️
@isacferraz7064 жыл бұрын
Amei o vídeo! Eu lembrei com o vídeo dos negros da novela do 'Tempo não para' pq eram escravizados num mundo livre, mas racista. E que corriam o risco de terem seus corpos usados como cobaias. P.S.: uma das minhas atrizes preferidas na TV é a Cris Vianna, e eu gostei dela no papel de uma delegada (cujo nome eu esqueci) em (meu guilty pleasure) 'Tempos Modernos'. Destaco esse papel pq é o mais fora da curva que ela fez, sempre colocam ela no mesmo tipo de papel.
@musicforsleep6494 жыл бұрын
Ficou show o vídeo, além de ter muita importância social, parabéns vcs merecem.
@luis674044 жыл бұрын
Queridos, que vídeo bonito! Parabéns!!!
@manullegendas38844 жыл бұрын
Elena foi uma personagem que sofreu demais ela era rejeitada, se sentia culpada, sofreu o aborto, era traída pelo marido. Eu odiava essa personagem pq era muito desconfortável o fato dela ser tão legal, mas sempre acontecia algo pra alguém desprezar a Elena
@oafonsoaraujo4 жыл бұрын
Adorei a temática que vocês abordaram! Acho muito importante observamos esses pontos em todas as formas de teledramaturgias. Por favor, façam mais com temas semelhantes! Até mesmo com casais LGBTQI+. Vocês são incríveis, adoro o canal e vocês também!❤️🤭
@andersonleonardo56554 жыл бұрын
Outra coisa que as emissoras não busca muito atores negros...Tipo se Tais Araujo se aposentar quem poderá ser a sua sucessora ? Não tem muito .. E o SBT poxa novela infantil poderia colocar crianças negras de protagonistas....a maioria são todos brancos Outra coisa que atrapalha é o público que acha que galã e mocinha tem que ser branco de olhos claros e de cabelos lisos
@bae26724 жыл бұрын
Pois é, mas essas novelas do SBT não se pode esperar muita coisa, já que só sabem falar de dramas de gente branca e rasas (e não queer claro). E quando tem alguém fora disso, é tratado no desserviço e de formar rasa também.
@andersonleonardo56554 жыл бұрын
@@bae2672 voncordo com vc ....SBT tem alcança um público infantil poderiam explorar mais temas importantes como racismo para futuras gerações crescerem com um outro pensamento
@bae26724 жыл бұрын
Essa gente só gosta/exigem gente ""bonita""" sem talento ou carisma. Isso sim.
@monicaquaresma16834 жыл бұрын
Lembro do caso do Lázaro Ramos que fazia uns dos protagonista de Lado a Lado. Foi alvo de criticas porque não tinha o " perfil", faltava química com a Camila Pitanga. Lembro de comentários falando que ela deveria ficar com o personagem do Rafael Cardoso que era um babaca , mas era bonito. Lázaro tbm foi alvo quando fazia outro personagem André em Insensato Coração era um playboy mulherengo novamente fazia par romântico com Camila Pitanga.
@nksilva18544 жыл бұрын
Do SBT não se pode esperar muita coisa, aquela emissora é o próprio chernobyl. Sobre a Globo, acho que só vai mudar quando os autores de novelas dinossauros forem se aposentando e dando lugar a jovens autores. Mesmo se forem brancos, autores mais jovens costumam ter uma visão mais atualizada do mundo. O público tbm tem grande culpa ,pq as novelas refletem a sociedade .
@andresagomes60924 жыл бұрын
Gente; assunto muito bom. Agora entendi porque detestava essa Malhação. Olhei as chamadas na tv_ e anunciava que era a primeira protagonista negra da Malhação. E daí quando fui conferir, era pobre e toda cheia estereótipo e ainda por cima tinha que aguentar essa loirinha. Que me recordo, odiava essa personagem quando ela falava em cena e ignorei as duas temporadas que essa Malhação teve.
@Fabiolasaanzp4 жыл бұрын
Se engana quem acha que preconceito com casal interracial é coisa do passado. No auge dos meus 18 anos(2017) eu via olhares tortos e de desprezo direcionados a mim e eu namorado, afinal ele branco dos olhos verdes. Ainda me vem pessoas dizer que racismo não existe hoje em dia.
@vitrinedatv74414 жыл бұрын
Eu acho super importante vocês falarem sobre isso. Eu fico bastante incomodada que além de os atores negros terem poucos trabalhos na tv, quando têm geralmente são personagens estereotipados. Acho que já passou da hora disso mudar, de termos personagens negros bem sucedidos, fortes, independentes.
@joyceduque41244 жыл бұрын
Eu acho um absurdo as novelas da Globo so colocarem tais Araújo ou Camila pitanga de protagonista (adoro demais as duas) e quando nenhuma delas podem simplesmente ignoram todas as outras atrizes negras que existem e escalam uma branca acho que a Globo deveria se reunir com esses autores de novela e cobrar isso não adianta só dizer que condena atitudes racistas e sobre os outros canais nem adianta cobrar se na globo ainda tem poucos atores Negros imagina nas outras que não tão nem aí pro racismo
@thalialira51444 жыл бұрын
Amei a análise de vcs, parabéns!
@HuskyMuskyr1684 жыл бұрын
Acho que novelas didáticas que discutam racismo são muito importantes, mas acho legal colocar tramas ´´comuns`` ( entre muitas aspas ! ) para personagens pertencentes a minorias, como negros, lgbtq e etc. É super necessário SIM debater questões sociais nas novelas, mas seria legal ver protagonistas destas minorias tendo tramas que não envolvam apenas essas questões, tipo, não resumir essas pessoas a ´´alvo de preconceito`` e tals. Espero ter explicado o meu ponto direitinho. Adorei o vídeo, essa do Toni tornado e da Zézé Mota foi chocante, cara o tratamento que deram a personagem dela parece muito o que personagens LGBT sofrem nas novelas hoje em dia. O personagem pode existir, mas sempre coadjuvante e nunca mostrando tendo um relacionamento. Mais uma vez, amei o vídeo ! Parabéns pelo conteúdo !
@kenyadasilva53054 жыл бұрын
Fico feliz em saber que há bastante gente que não vê com bons olhos esta cena da Helena da Taís Araújo
@carlareginasilvamonteiro9633 Жыл бұрын
Tem que ser muito sem noção pra não ver😒😒😒😒😒😒
@samarabisposammy83364 жыл бұрын
Vídeo muito necessário. Foi incrível
@canalOLIC4 жыл бұрын
Ótimo e oportuno tema desse vídeo, parabéns Melodramáticos. Aproveito a oportunidade para fazer um convite. O canal OLIC, que também fala do mundo da tv, acaba de postar mais um vídeo... e desta vez é um vídeo meio DIFERENTÃO, de uma olhada que acredito que vai te trazer muita memória afetiva. Um grande abraço a todos.
4 жыл бұрын
Dei lá uma conferida e já me inscrevi ❤️ Sucesso no canal!
@marinaliz33544 жыл бұрын
Sobre Viver a Vida, gostei que introduziram o aborto clínico que a protagonista fez, por conta do emprego dela. Traz uma tabu que as pessoas fingem que ela não existe.
@andreavianafalcao4 жыл бұрын
Sobre o Sandrinho do André Gonçalves em A próxima vítima, o ator chegou a ser agredido severamente na época enquanto a novela era exibida ao sair de uma casa noturna. Muita intolerância mesmo.
@pedrofirmo38014 жыл бұрын
O Cirilo é um clássico de racismo velado do brasileiro burguês que não se acha racista por que tem um amigo negro. Toma vergonha na cara Dona Íris. Sem falar a personagem da menina de "As Aventuras de Poliana" que fala que racismo não existe 😠
@antoniolima66214 жыл бұрын
O caso do Cirilo da "versão original" mexicana era bem pior Na Poliana em que contexto essa frase foi falada?
@micheledasilva52594 жыл бұрын
Tem o caso da novela as aventuras de poliana que a personagem helo que e negra disse pra personagen da kessya que racismo existe na cabeça dela um absurdo
@andersonlug4 жыл бұрын
Verdade! Tanto que o pai da personagem saiu da novela por conta dos absurdos dali. Vi aquela cena e pensei: "Não tô crendo que isso realmente aconteceu e foi ao ar!" Mas da família Abravanel você não espera mais nada né? ¬¬
@luzienerodrigues1993 жыл бұрын
Explicam muito bem 🔥💯
@mauriciopecanha50924 жыл бұрын
Eu lembro que quando eu vi essa cena de Viver a Vida, da Taís Araújo se ajoelhando para a Lilia Cabral, eu pensei: Manoel Carlos pirou na batatinha. Cena de muito mal gosto.