Fatos interessantes sobre a África do Sul: eles têm três capitais, uma pra cada Poder; eles têm ONZE línguas oficiais, sendo Afrikaans, Xhosa e inglês as mais faladas; no meio de uma de suas capitais, Cape Town, há uma montanha chamada Table Mountain que é uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
@adrianolima27266 жыл бұрын
Até que enfim um comentário bom de se ler.
@viniciuscontarine7186 жыл бұрын
Obrigadíssimo pelo complemento
@revisao5 жыл бұрын
Salve! Vale dar uma olhada em nosso vídeo sobre o Mandela também@ kzbin.info/www/bejne/i6fVepefhc9jhrs
@piadas8043 жыл бұрын
E a África do Sul tem uma vegetação única no mundo, diferente da de todo o mundo.
@thiagodnz6 жыл бұрын
Gostaria de um Nerdologia que obviamente é mais que necessário, Nerdologia Revisionismo Histórico. Contando como de tempos em tempos, fatos históricos são distorcidos por movimentos políticos, ditaduras e regimes diversos para manipulação de massas. A história sendo escrita pelos vencedores e etc.
@MrOverdriverr6 жыл бұрын
Cite os revisionismo históricos que estão sendo feito por um grupo seja ele político e-ou ideológico. Não vai me dizer que esta se referindo ao Brasil Paralelo?! está?
@cezara.martins40336 жыл бұрын
Up.
@dogusky6 жыл бұрын
MrOverdriverr esse mesmo. Revisionismo do mais baixo nível
@MrOverdriverr6 жыл бұрын
Dogusky Silva entendi, o cara não diz nada e nem é direto quando precisa, então precisei perguntar. Verdade, o BP é muito romancista e ufanista quando fez séries de documentários sobre a história do Brasil. Os que gostam do BP alegou que o canal em questão teve a intenção de restaurar o orgulho de ser brasileiro mesmo com todas as mazelas. E parece que esse método está dando certo, pois muitos viu um ângulo que não imaginava. Não sei se isso é bom, mas se por motivos emocionais foi importante em detrimento da metodologia na qual gerou um resultado surpreendente, talvez o BP conseguiu (aos poucos), digamos assim, dá moral (que é ainda pouca) ao povo, libertando gradativamente do espírito de vira -lata. Logo, o canal é sim controverso, porém, até os portugueses gostaram do documentário, me pergunto se nas escolas portuguesas, no contexto das grandes navegações, ensinam a história assim.
@---uf1ex6 жыл бұрын
Isso aqui é revisionismo histórico? mises.org.br/Article.aspx?id=1758
@agentep94926 жыл бұрын
quanto mais se lê os comentários desse vídeo, mais necessário é um vídeo sobre revisionismo histórico.
@paulorobertofonteles70706 жыл бұрын
Tive a oportunidade de visitar o país mês passado e duas coisas ficaram bastante claras para mim: 1) a influência britânica ainda é muito forte no país, o que pode ser visto em vários aspectos sociais, tais como a mão utilizada para dirigir e dois dos esportes nacionais (rugby e críquete) e econômicos, como, por exemplo, o grande market-share da BP e da British Airways; 2) a segregação racial ainda é muito forte e isso pode ser visto muito claro no dia-a-dia: é muito difícil ver grupos ou casais mistos de pessoas brancas e negras. Ainda mais que isso, em Johannesburgo, grande centro financeiro do país, fica muito claro que existem regiões frequentadas apenas por negros e regiões frequentadas apenas por brancos. Parabéns pelo excelente vídeo!
@jessicacarolinepessoasanto8884 Жыл бұрын
E como Mandela é visto lá? Tem muitos monumentos em homenagem à ele?
@MundoEstranhovideos6 жыл бұрын
Fala sobre o Abraham Lincoln
@andreysantos24246 жыл бұрын
Ficou Sabendo ? Cara vc tá em todo lugar
@nevadopixel55156 жыл бұрын
Sim,ta demorando para ter um sobre Lincoln
@SabinoZ6 жыл бұрын
Ficou Sabendo ? Tu és unipresente ?
@PauloYukio3466 жыл бұрын
Sabino SS é onipresente :)
@lincoln_falcao6 жыл бұрын
Mateus Henrique alguém me chamou? Kk
@InvençõesnaHistória6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo Felipe, somos seu fã deste de o Podcast Xadrez Verbal! Praticamente um curso de Relações Internacionais por EAD kkkk
@ergdf13 жыл бұрын
teu canal é incrível, sou fã e inscrito a mais de 1 ano.
@professorronaldguimaraes76696 жыл бұрын
Na segunda visita do Mandela ao Brasil em 1991, ele passou no meu estado (Espírito Santo) onde fez um discurso no Estádio de Futebol Engenheiro Araripe, no município de Cariacica. Em homenagem a essa visita e também em homenagem aos 50 anos do Clube de Futebol Desportiva Ferroviária, o time fez uma camisa de uniforme com o rosto dele.
@revisao5 жыл бұрын
Salve! Vale dar uma olhada em nosso vídeo sobre o Mandela também@ kzbin.info/www/bejne/i6fVepefhc9jhrs
2 жыл бұрын
@@revisao. é triste ver um professor que não conhece a historia, ouviu falar. mandela foi um GENICIDA!!!!!!
@user-qy2nb4to2k6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, Filipe. As colocações foram muito bem feitas (como geralmente são, posso afirmar pelo que acompanho do Xadrez Verbal) e esclarecedoras, mesmo que muita gente tenha escolhido focar na 'falta de informação sobre o quanto a pessoa do Mandela não é digna'. Moro na África do Sul e hoje posso dizer que o conhecimento que a gente tem é um pouco raso, de fora não dá pra ter ideia do que foi o apartheid e de como ele marcou e influenciou a sociedade aqui, e talvez isso gere essa penca de comentários tão focados nesse ou naquele ato controverso do Mandela, mesmo que não seja segredo nenhum que ele apoiou e participou da luta armada (inclusive, quem um dia puder visitar o museu do apartheid vai poder assistir a entrevista em que ele declarou que os grupos de resistência passariam a agir com violência). Até mesmo Gandhi, mencionado no vídeo, é figura controversa por aqui, pois existem pessoas que afirmam que ele tinha alguns posicionamentos racistas. Enfim, o apartheid é muito recente e uma ferida aberta no país. Os efeitos são visíveis pra quem chega aqui pra um pouco mais do que um passeio pela Table Mountain. Brancos e negros se toleram, mas não se misturam de fato, o ensino de história não é obrigatório desde o início do apartheid (os adolescentes saem da escola sem noção do que de fato aconteceu no país durante o regime), há cidades só para afrikaners que buscam o purismo da raça... e enquanto isso o governo ainda tenta aprovar algumas leis de reparação (que, como até vi sendo mencionado em alguns comentários aqui, têm sido encaradas como 'racismo contra brancos') porque os negros ainda formam o grupo mais pobre da sociedade, com menos acesso a educação, empregos, etc. O buraco é bem mais embaixo e vai muito além dos atos de violência do Mandela. Fico por aqui e peço desculpas pelo textão, hahahaha.
@murilomonteiro428 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkk tadin dele, foi tão injustiçado, não matou, não fez terrorismo, nem fez rolo não kkkkkkkkkkkkkk
@robertos.94086 жыл бұрын
As pessoas acham que existem pessoas perfeitas, que as revoluções são feitas na base da paz e do amor...nem Jesus Cristo seria perfeito nos padrões de hoje. ÓTIMO VÍDEO MAIS UMA VEZ!!!
@sehp81805 жыл бұрын
? Jesus é perfeito pois ele é de DEUS! Como hoje em dia ele não seria perfeito?
@darqueniamagalhaes22725 жыл бұрын
Jesus sempre foi perfeito. Se não fosse não teria dado a sua vida e derramado o seu sangue por nós pecadores como sacrifício.
@evandrol.56435 жыл бұрын
E Gandhi? Que libertou a Índia dos colonizadores ingleses sem matar um único inocente ? Isso não é perfeito?
@sehp81805 жыл бұрын
@@evandrol.5643 Ele tbm errava como humano....
@evandrol.56435 жыл бұрын
@@sehp8180 Mas nunca se aliou com a União Soviética e se tornou um verdadeiro assassino.
@Bezmenov936 жыл бұрын
Adicionem legendas pra eu mandar pra amigos de outros países, o canal é mt bom pra se restringir ao pt_br só, daria um boost gigante com legendas. Seria um concorrente do Vox ( só que bem melhor).
@valdineif5 жыл бұрын
Já faz 9 meses, mas enfim... Agora dá pra cada um contribuir adicionando legendas.
@Rafael-tv4il4 жыл бұрын
@@valdineif nao tem essa opção
@valdineif4 жыл бұрын
@@Rafael-tv4il Ao lado do botão Salvar, tem os três pontinhos, ao clicar nele aparece a opção "Adicionar traduções". É isto. (Não sei se tem isso no mobile)
@Rafael-tv4il4 жыл бұрын
@@valdineif do celular geralmente aparece, porém desse video nao tem
@valdineif4 жыл бұрын
@@Rafael-tv4il Bom, pra mim tá aparecendo no pc. ¯\_(ツ)_/¯
@Ivobahiano6 жыл бұрын
Melhor canal de história do KZbin, combinação de edição e roteiro perfeitas além da honestidade acadêmica rara na Internet hoje em dia. Vide alguns comentários ingênuos vistos por aqui
@missantropha18286 жыл бұрын
Ivo de Castro Assis A desonestidade intelectual nos comentários, em sua maioria, são dos pupilos dos "irrefutáveis" Nando, Olavo, Narloch, mbl e cia...
@flaviontherocks6 жыл бұрын
Muito bom, nerdologia é uma luz no fim do túnel obscuro da internet e seus milhares de " especialistas" que disseram sobre absolutamente TUDO rsss
@jeakenfly6 жыл бұрын
Fala mais sobre Shaka e os Zulus, a história deles é foda
@missantropha18286 жыл бұрын
Jão Up
@revisao5 жыл бұрын
Salve! Vale dar uma olhada em nosso vídeo sobre o Mandela também@ kzbin.info/www/bejne/i6fVepefhc9jhrs
@marianaconceicaopassos24314 жыл бұрын
Bj
@andersonrodrigues80076 жыл бұрын
Pessoal dos comentários se formou em história na page do MBL e agora está apta a questionar a aula do Felipe Figueiredo (formado em história, KZbinr, colunista, podcaster é professor).
@missantropha18286 жыл бұрын
Anderson DaMin Mbl, Nando, Olavo, os 'irrefutáveis', orquestram essa legião de pentelhos, esperando refutarem o vídeo e acusarem o Filipe de comuna comedor criancinhas...rs rs
@vicereidesampa5 жыл бұрын
"Jeinte,u felipi disi qie a terra e pana,maiz eie é istorador poirfesor cuiunizta eticerta Éntaum é inqeistiunavel"
@fantasticursos6 жыл бұрын
Terra de J. R. R. Tolkien e de Elon Musk, a África do Sul mostra que o racismo não é questão de contexto social, mas sim de posicionamento ideológico. Semelhante ao que ocorre no Brasil, o racismo deixou marcas profundas sentidas até hoje e Mandela mostrou que o diálogo pode trazer mais avanços do que o radicalismo dos dois lados do debate. Obrigado pelo vídeo
@huskeradama6 жыл бұрын
Dialogo? O cara era um terrorista... Vá se informar, anencéfalo.
@fantasticursos6 жыл бұрын
William. Respeito seu ponto de vista, apesar de você não respeitar o meu e os seus insultos não contribuem para o debate. Como disse, assim como na África do Sul, o Brasil também sofre com o radicalismo dos dois lados do debate e se comentário corrobora isso. Abraços
@apenasmaisumdiogo.71156 жыл бұрын
Disse tudo! Gandhi e Mandela nos mostram que o pacifismo, o arrependimento, o diálogo e principalmente o perdão são a melhor solução a longo prazo.
@Zetaixon6 жыл бұрын
Fantasticursos Racismo é questão de ambos.
@fantasticursos6 жыл бұрын
Gustavo Vitorino Sim, como disse, é bum problema dos dois lados. Você está certo. Mas, como a História mostra, o Mandela, apesar do passado terrorista, optou pela reconciliação. Obrigado pelo comentário sem insultos. Abraços
@marciosantos71986 жыл бұрын
Muito claro o esclarecimento desse Nerdologia para não haver Confusão nas ideias das pessoas.Parabens Professor.
@guto3k8493 жыл бұрын
fui pesquisar funk mandelao e vim parar aqui agora sou professor de história ;-;
@nick_souza3 жыл бұрын
Kkkkkkkk eu tbm
@ricsateles6 жыл бұрын
3 de julho é a data em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Discriminação racial. Neste mesmo dia, em 1951, o Congresso Nacional aprovou a Lei 1.390 (Lei Afonso Arinos, proposta pelo jurista e político mineiro) - primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal qualquer prática resultante de preconceito por raça ou cor. Ela viria a ser modificada em 1985, pela Lei 7.437 (de autoria do deputado federal Carlos Alberto Oliveira), que transformou as práticas de racismo em crime inafiançável, ampliando as penas para até cinco anos de prisão. A data de hoje é um estímulo para provocar a reflexão, a fim não só de que todas as pessoas tenham seus direitos garantidos como também se unam para lutar contra o preconceito. O respeito à diversidade - incluindo raças ou cor de pele diferentes - é parte essencial da construção de uma sociedade melhor, verdadeiramente democrática e evoluída. Racismo não se tolera, se combate! Racismo é crime! Texto da Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura do município de São Paulo. Vale a leitura.
@revisao5 жыл бұрын
Salve! Vale dar uma olhada em nosso vídeo sobre o Mandela também@ kzbin.info/www/bejne/i6fVepefhc9jhrs
@haerivigs6 жыл бұрын
Parabéns pelo resumo bem resumido da complexa e confusa histórica da África do Sul e de Mandela! Pra mim um dos mais fantásticos seres humanos que já viveu.
@murilomonteiro428 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkk pra quem gosta de terrorismo e assassinatos deve ser fantástico
@unFIREbox6 жыл бұрын
*Nerdologia de história sobre o Xará - Atila o Huno*
@levitavares72536 жыл бұрын
Eu tô brigado com a mulher, Então eu vou dar fuga nela. Fui, partiu aonde é o Mandela.
@gutz10566 жыл бұрын
Único comentário sensato do vídeo.
@manjaro19576 жыл бұрын
Levi Tavares engraçadão VC em
@brunopereira20776 жыл бұрын
Up
@guilhermesena81916 жыл бұрын
*Nerdologia - Martin Luther King*
@oAstutoo6 жыл бұрын
Demorou mais chegou! Perfeito, bom trabalho pessoal. Nerdologia: Musculação na Grécia Antiga.
@luizsgsantos26156 жыл бұрын
Parabéns pela reportagem. Contra fatos históricos não há argumentos mentirosos. Muitos de nós acompanhamos parte desta história pelos noticiários.
@analucianogueira71286 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Parabéns! Um filme baseado em fatos reais que mostra bem como a África do Sul era controlada pela Inglaterra e a questão do Apartheid é UM REINO UNIDO, muito bom, recomendo assistirem.
@nathalyeduarda1556 жыл бұрын
Acabei de terminar o podcast e já veio a notificação do nerdologia história 😍
@Okkara-q3b6 жыл бұрын
As grandes potências ocidentais se opuseram até o último instante a sua luta e apoiaram o governo racista de Pretória (parte 01/02) O herói da luta contra o apartheid marcou para sempre a história da África. No crepúsculo de sua existência, Nelson Mandela é venerado por todos. Ainda assim, as grandes potências ocidentais se opuseram até o último instante à sua luta pela emancipação humana e apoiaram o governo racista de Pretoria. 1. Nascido no dia 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela, apelidado de Madiba, é o símbolo por excelência da resistência à opressão e ao racismo na luta pela justiça e pela emancipação humana. 2. Procedente de uma família de treze filhos, Mandela foi o primeiro a estudar em uma escola metodista e a cursar direito na Universidade de Fort Hare, a única que aceitava, então, pessoas de cor no governo segregacionista do apartheid. 3. Em 1944, aderiu ao Congresso Nacional Africano (CNA) e, particularmente, à sua Liga da Juventude, de inclinação radical. 4. O apartheid, elaborado em 1948 depois da vitória do Partido Nacional Purificado, instaurava a doutrina da superioridade da raça branca e dividia a população sul-africana em quatro grupos distintos: os brancos (20%), os índios (3%), os mestiços (10%) e os negros (67%). Esse sistema segregacionista discriminava 4/5 da população do país. 5. Foram criados “bantustões”, reservas territoriais destinadas às pessoas de cor, para amontoar as pessoas não brancas. Assim, 80% da população tinha de viver em 13% do território nacional, muitas vezes sem recursos naturais ou industriais, na total indigência. 6. Em 1951, Mandela se transformou no primeiro advogado negro de Johanesburgo e assumiu a direção do CNA na província de Transvaal um ano depois. Também foi nomeado vice-presidente nacional. 7. À frente do CNA, lançou a defiance campaign, contra o governo racista do apartheid, e utilizou a desobediência civil contra as leis segregacionistas. Durante a manifestação do dia 6 de abril de 1952, data do terceiro centenário da colonização da África do Sul pelos brancos, Mandela foi condenado a um ano de prisão. De sua prisão domiciliar em Johanesburgo, criou células clandestinas do CNA. 8. Em nome da luta contra o apartheid, Mandela preconizou a aliança entre o CNA e o Partido Comunista Sul-africano. Segundo ele, “o CNA não é um partido comunista, mas um amplo movimento de libertação que, entre seus membros inclui comunistas e outros que não o são. Qualquer pessoa que seja membro leal do CNA, e que respeite a disciplina e os princípios da organização, tem o direito de pertencer às suas filas. Nossa relação com o Partido Comunista Sul-Africano como organização é baseada no respeito mútuo. Nos unimos ao Partido Comunista Sul-Africano em torno daqueles objetivos que nos são comuns, mas respeitamos a independência de cada um e sua identidade visual. Não houve tentativa alguma por parte do Partido Comunista Sul-Africano de subverter o CNA. Pelo contrário, essa aliança nos deu força política.” 9. Em dezembro de 1956, Mandela foi preso e acusado de traição com mais de uma centena de militantes antiapartheid. Depois de um processo de quatro anos, os tribunais o absolveram. 10. Em março de 1960, depois do massacre de Sharperville, perpetrado pela polícia contra os manifestantes antisegregação, que custou a vida de 69 pessoas, o governo do apartheid proibiu o CNA. 11. Mandela fundou então o Umkhonto we Sizwe (MK) e preconizou a luta armada contra o governo racista sul-africano. Antes de optar pela doutrina da violência legítima e necessária, Mandela se inspirou da filosofia da não violência de Gandhi: “Embora tenhamos pegado em armas, não era nossa opção preferida. Foi o governo do apartheid que nos obrigou a pegar em armas. Nossa opção preferida sempre foi a de encontrar uma solução pacífica para o conflito do apartheid.” 12. O MK multiplicou, então, os atos de sabotagem contra os símbolos e as instituições do apartheid, preservando ao mesmo tempo as vidas humanas, lançou com sucesso uma greve geral e preparou o terreno para a luta armada com o treinamento militar de seus membros. 13. Durante sua estada na Argélia, em 1962, depois da intervenção do presidente Ahmed Ben Bella, Mandela aproveitou para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a guerra de guerrilhas. A Argélia colocou à disposição do CNA campos de treinamento e deu apoio financeiro aos residentes antiapartheid. Mandela recebeu ali uma formação militar. Inspirou-se profundamente na guerra da Frente de Libertação Nacional do povo argelino contra o colonialismo francês. Quando libertado, Mandela dedicaria sua primeira viagem ao exterior à Argélia, em maio de 1990, e renderia tributo ao povo argelino: “Foi a Argélia que fez de mim um homem. Sou argelino, sou árabe, sou muçulmano! Quando fui ao meu país para enfrentar o apartheid, me senti mais forte”. Recordaria ter sido “o primeiro sul-africano treinado militarmente na Argélia.” 14. Mandela estudou minuciosamente os escritos de Mao e de Che Guevara. Transformou-se em um grande admirador do guerrilheiro cubano-argentino. Depois de ser libertado, declararia: As “façanhas revolucionárias [de Che Guevara] - inclusive no nosso continente - foram de tal magnitude que nenhum encarregando de censura na prisão pôde escondê-las. A vida do Che é uma inspiração para todo ser humano que ame a liberdade. Sempre honraremos sua memória.” 15. Cuba foi uma das primeiras nações que deu sua ajuda ao CNA. A esse respeito, Nelson Mandela destacou: “Que país solicitou a ajuda de Cuba e lhe foi negada? Quantos países ameaçados pelo imperialismo ou que lutam pela sua libertação nacional puderam contar com o apoio de Cuba? Devo dizer que quando quisemos pegar em armas nos aproximamos de diversos governos ocidentais em busca de ajuda e somente obtivemos audiências com ministros de baixíssimo escalão. Quando visitamos Cuba fomos recebidos pelos mais altos funcionários, os quais, de imediato, nos ofereceram tudo o que queríamos e necessitávamos. Essa foi nossa primeira experiência com o internacionalismo de Cuba.” 16. No dia 5 de agosto de 1962, depois de 17 meses de vida clandestina, Mandela foi levado à prisão em Johanesburgo, graças à colaboração dos serviços secretos dos Estados Unidos com o governo de Pretoria. A CIA deu às forças repressivas do apartheid a informação necessária para a captura do líder da resistência sul-africana. 17. Acusado de ser o organizador da greve geral de 1961 e de sair ilegalmente do território nacional, ele foi condenado a cinco anos de prisão. 18. Em julho de 1963, o governo prendeu 11 dirigentes do CNA em Rivonia, perto de Johanesburgo, sede da direção do MK. Todos foram acusados de traição, sabotagem, conspiração com o Partido Comunista e complô destinado a derrubar o governo. Já na prisão, Mandela foi acusado das mesmas coisas. 19. No dia 9 de outubro de 1963, começou o famoso julgamento de Rivonia na Corte Suprema de Pretoria. No dia 20 de abril de 1964, frente ao juiz africâner Quartus de Wet, Mandela desenvolveu sua alegação brilhante e destacou que, frente ao fracasso da desobediência civil como método de combate para conseguir a liberdade, a igualdade ou a justiça, frente aos massacres de Sharperville e à proibição de sua organização, o CNA não teve outro remédio senão recorrer à luta armada para resistir à opressão. 20. No dia 12 de junho de 1964, Mandela e seus companheiros foram declarados culpados de motim e condenados à prisão perpétua. 21. O Conselho de Segurança das Nações Unidas denunciou o julgamento de Rivonia. Em agosto de 1963, condenou o governo do apartheid e pediu às nações do mundo que suspendessem o fornecimento de armas à África do Sul. 22. As grandes nações ocidentais, como Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, longe de respeitarem a resolução do Conselho de Segurança, apoiaram o governo racista sul-africano e multiplicaram o fornecimento de armas. 23. De Charles de Gaulle, presidente da França de 1959 a 1969, até o governo de Valéry Giscard d'Estaing, presidente da França de 1974 a 1981, a França foi um fiel aliado do poder racista de Pretoria e se negou sistematicamente a dar apoio ao CNA em sua luta pela igualdade e pela justiça. 24. Paris nunca deixou de fornecer material militar para Pretoria, provendo até mesmo a primeira central nuclear da África do Sul, em 1976. Sob os governos de De Gaulle e de Georges Pompidou, presidente entre 1969 e 1974, a África do Sul foi o terceiro maior cliente da França em matéria de armamento. 25. Em 1975, o Centro Francês de Comércio Exterior (CFCE) disse que “a França é considerada o único verdadeiro apoio da África do Sul entre os grandes países ocidentais. Não apenas fornece ao país o essencial em matéria de armamentos necessários para sua defesa, mas também tem se mostrado benevolente, ou, mais ainda, um aliado nos debates e nos votos das organizações internacionais.”
@marty34106 жыл бұрын
Pode fazer um Nerdologia sobre as Companhias das Índias(Orientais e Ocidentais)?
@jusenorte33526 жыл бұрын
Como de sempre bem resumido Filipe Figueiredo, um abraço de Angola...
@voltmox6 жыл бұрын
Mais do que o centenário de Mandela, esse nerdologia falou sobre o apartheid que eu já havia pedido antes; valeu Felipe.
@ricksilverio41626 жыл бұрын
África do Sul único país com bombas atômicas, único país a desistir de possuir tal armas.
@gerudoguardian45356 жыл бұрын
Eu sempre dou like nos vídeos, mas essa é uma das vezes que dei like com gosto
@eros.roodrigues6 жыл бұрын
Excelente vídeo! Por mais vídeos sobre a África!
@surdinas6 жыл бұрын
Nelson Mandela passou 27 anos preso, mas 18 anos em Robben Island e não 27 como vocês falaram. Conteúdo muito bacana. Parabéns!
@oanarcomonarquista7256 жыл бұрын
Nerdologia sobre a guerra do Ópio ia ser top, ou então sobre como as diversas etnias se formaram no mundo.
@otaviocardoso1846 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre D. Pedro II e o seu legado para o Brasil
@misaelsvp6 жыл бұрын
Engraçado é a hipocrisia daqueles que defendem o regime militar: apoiam o que ocorreu no Brasil alegando que toda aquela violência dos militares contra opositores era sim necessário, mas rechaça o que Mandela fez, alegando ter sido desnecessário...
@missantropha18286 жыл бұрын
Misael Sim, a violência é legítima e justificável apenas quando convém a suas ideologias ...rs rs
@leonardopiel7206 жыл бұрын
Que violência? E a violência dos guerrilheiros comunistas ao povo brasileiro? E o governo semi comunista estúpido anterior ao dos militares? O mais engraçado é o povo que não sofreu no REGIME militar reclamar do REGIME militar brasileiro.
@bernardojusten40286 жыл бұрын
Opositores= terroristas que recebiam treinamento em solo estrangeiro para praticar atentados e implantar o comunismo no Brasil trazendo um grave risco a segurança nacional do país, vai estudar, mandela era igual esses terroristas que o glorioso exército brasileiro combateu, o cara era assassino, mandava matar negros opositores, não combatia racismo coisa nenhuma!
@freezafrezado94725 жыл бұрын
Engraçado como se Mandella também não tivesse torturado ninguém né...
@ReoSama835 жыл бұрын
@@freezafrezado9472 Não so torturou como tb matou familias NEGRAS inteiras por discordarem da ideologia dele
@apenasmaisumdiogo.71156 жыл бұрын
0:55 curiosidade que é do swahili que veio o "Hakuna Matata"
@hshenriquesaporito4 жыл бұрын
Nesse idioma tem coisas que é lindo dizer!
@ItaloMdrs4 жыл бұрын
Quando falaram dos diamantes, poderiam ter citado o filme "Diamante de Sangue". Ótimo filme !
@umcavalonoscomentarios67916 жыл бұрын
*Eu o admirava muito, mas depós que eu vi e li sua verdade história, descobrir que não passava de um monstro.*
@alexsandroribeiro56996 жыл бұрын
Quem não é. Nem tw conheço ja imagino sua podridão. Consequência da condição humana
@will_l1p36 жыл бұрын
assim como che guevara
@MrHouseFelipeDiego6 жыл бұрын
Leu """""""""a verdadeira""""""""""""" Historia!
@matheuscosendey52096 жыл бұрын
Me passa sua """"fonte"""", por favor?
@indeterminadoaub94216 жыл бұрын
kkkkk a fonte desse pessoal eh o MISES kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@henriquesoares45896 жыл бұрын
Que tal falar do envolvimento dele com a mafia dos diamantes de sangue?
@alexsandroribeiro56996 жыл бұрын
Tem que abordar todos assuntos que vc queira né. Por que não faz tu mesmo
@alexsandroribeiro56996 жыл бұрын
Não necessariamente, ficar pedindo para o cara fazer o que lhe convém é canalhice.No vídeo poderia ser abordado diversos acontecimentos, mas parece que só seria melhor se falasse daquilo que eu quero. Difícil se contentar com o mundo que se apresenta diante de nós
@guilhermesena81916 жыл бұрын
Alexsandro Ribeiro canalhice é não expor alguns fatos para manter uma imagem de falso herói, tampouco fazê-las relevantes
@ferreirasilva25696 жыл бұрын
Felipe Skn Mais legal são as pessoas chamando ele de assassino pela luta armada contra o apartheid.... kkkkkkkkkkk queriam o q?! Pacifismo e continuar sendo esmagado como em séculos de escravidão e segregação?! É muito mal caratismo ou falta de senso dessas crianças. Sobre o caso dos diamantes de sangue, vcs teriam fontes pra me mandar??? Interessei.
@rafaelgatino78026 жыл бұрын
Guilherme Sena ngn só fez coisas boas na vida ainda mais quem se envolve em política , o cara foi um herói sim é fez muito
@rsl44486 жыл бұрын
Meu Deus isso tudo é tão absurdo é tão recente! Obrigada Nerdologia
@rafaelmaidl38356 жыл бұрын
Mandela foi complexo como todo o ser humano da terra é. Nem santo, nem demônio. Qualquer um que o defina como um ou outro não percebeu o que é a essência humana. Seus acertos não justificarão seus erros, mas fico feliz de ver que ele continuará sendo símbolo da luta contra o racismo, inspirando o que existe de melhor em nós.
@missantropha18286 жыл бұрын
Rafael Maidel Melhor comentário, violência é a tragédia q nos trouxe até aqui, somos filhos históricos da violência, mas ela só é condenada, p certos grupos, quando perpetrada pelos q não lhes convém...
@joaovictorg.mattos16406 жыл бұрын
Cara se ele matou um inocente nao me interessa os acertos dele
@rafaelmaidl38356 жыл бұрын
Leandro Karnal somos todos inocentes e todos culpados. Toda a vez que você compra algum artigo made in China, você é responsável por um inocente trabalhando em regime de escravidão. Toda a vez que come carne ou derivado de soja, é responsável pela destruição da floresta amazônica. Toda a vez que se diz cristão, muçulmano ou budista, apoia religiões que mataram milhões em guerras santas. Contudo, é a China que mais consome commodities brasileiras, mantendo nossa economia um pouco mais aquecida e nos permite uma segunda opção mais barata de manufaturas. É a pecuária e a soja que alimenta nossa população e o mundo. E as mesmas religiões que mataram em guerras, alimentam os pobres , famintos de corpo e de espírito, dando-lhes algo em que confiar ness vida tão agreste. Quem é totalmente culpado ou inocente então? Matamos e salvamos inocentes todos os dias. Tentamos fazer nosso melhor, e conheço aquela frase ingênua de que 'sempre fica o perfume da rosa na mão de quem faz o bem'. Mas a verdade é que o perfume na mão sempre estará um pouco misturado com o cheiro de sangue fresco. É preciso uma reflexão mais abrangente, contudo entendo que essa é sua visão de mundo e respeito ela com todo o carinho 🙏🏻
@joaovictorg.mattos16406 жыл бұрын
Rafael Maidel Bem, a china nao possui "Escravos" vc ta parado no tempo hoje em dia os chineses trabalham menos que os Japoneses e o salario medio deles é de 700 dolares o nosso é de 600. Destruir a floresta nao agride ninquem. Eu sou cristão minha religião fez a inquisição q é chamada de tribunal de misericordia...E a guerta santa no caso as cruzadas nós só nos defendemos de invasores islamicos entao ta tudo certo tbm. Diferente do Mandela eu nao mato mulheres e crianças simplesmente por minha lutinha, eu sou contra o secularismo e o ateismo isso me dá direito de matar pessoas por minha luta?Claro que não
@rafaelmaidl38356 жыл бұрын
Leandro Karnal essa é sua forma de ver o mundo e respeito ela. Abraços 🙏🏻
@thecleitom94976 жыл бұрын
Sobre as guerras Bôeres, fala sobre o Robert Baden Powell, o fundador do escotismo e que lutou naquela guerra, principalmente no cerco de Mafeking.
@ThaylonPedrosa6 жыл бұрын
Pergunta: Por que ao se tratar de fatos e eventos históricos, os verbos não são conjugados no passado e sim no futuro? Grato a todos que responderem. É uma curiosidade de bastante tempo.
@dsosavasconcellos30512 жыл бұрын
imagino que quem fala os fatos se põem, e aos ouvintes, dentro do período histórico, em contextualização
@JOEREIS19836 жыл бұрын
Parabéns caras. Excelente. Que Mandela nunca seja esquecido.
@CanalPeeWee6 жыл бұрын
O Mandela é foda!
@claudiomurphy24676 жыл бұрын
Cocielo não aprova esse comentário
@jackson05846 жыл бұрын
PeeWee Canal pessoas que morreram a mando de Mandela, não curtiram isso.
@diabloflp6 жыл бұрын
foda mesmo seu mandela. parece até a dilma e sua turma 1981 2 carros bombas no Durban showrooms ( 6 mortos , 34 feridos) 1983 1 carro bomba em um congestionamento de carro na Street Church (19 mortos, 217 feridos) 1984 1 carro bomba em Durban ( 5 mortos, 27 feridos) 1985 a 1987 Nelson Mandela mandou colocar pelo menos 150 minas terrestres em estradas rurais (125 mortos) 1985 1 bomba no Centro comercial de Amanzimtoti (5 mortos, incluindo 3 crianças, 41 feridos) 1986 1 bomba no Bar de Magoo(3 mortos, 69 feridos) 1986 1 bomba no Tribunal Newcastle (24 feridos) 1987 1 bomba no Tribunal Joanesburgo ( 24 feridos) 1987 1 carro bomba no centro de comando Wits (1 morto, 68 feridos) 1988 1 bomba no fliperama Joanesburgo (1 bebe morreu, 10 feridos) 1988 1 bomba no Banco Roodepoort (4 mortos, 18 feridos) 1988 2 bombas na unidade habtacional da policia petroriana (2 mortos , 3 feridos) 1988 1 bomba no Tribunal de Magistrados ( 3 mortos, 9 feridos) 1988 1 bomba no bar benoni Wimpy ( 1 morto, 56 feridos) 1988 1 bomba no Centro comercial ( 2 mortos, 42 feridos) 1988 1 carro bomba no Park Ellis Stadium Rugby ( 2 mortos , 37 feridos) 1980 Nelson Mandela mandou colocar inumeras bombas-relogio nas redes de Restaurante Wimpy( matou mais de 90 pessoas, inumeros feridos) martinsogaricgp blogspot com/2013/12/mandela-pau-mandado-da-industria-de html Mandela canta morte aos brancos /watch?v=VYD3jC1LllI
@alanbergh6 жыл бұрын
Este vídeo foi lançado em um momento bem oportuno.
@savio_ricardopb6 жыл бұрын
Excelente vídeo. Parabéns!
@vinil70356 жыл бұрын
Nerdologia - Por que nos apaixonamos
@benderrodriguez2023 Жыл бұрын
Os que apoiam as ações do Estado de Israel contra os palestinos hoje em dia, seriam os mesmos que apoiariam o regime de Apartheid à época, pois não há diferença alguma entre as ações dos dois Estados.
@Dimenus6 жыл бұрын
Acho interessante lembrar que a Africa do Sul -- Colônia do Cabo na época -- foi adquirida pacificamente pelos britânicos durante as guerras napoleônicas, quando a Holanda foi completamente anexada pela França, e eles transferiram suas colônias para que o Reino Unido as protegesse. No fim do conflito, as colônias foram devolvidas, mas os britânicos acabaram ficando com algumas, como a Guiana e a Colônia do cabo.
@3003vinicius6 жыл бұрын
Parabéns excelente vídeo! Super elaborado! Parabéns !
@valmirdossantosfariasneto40046 жыл бұрын
Boa noite, o próximo poderia ser sobre Gandhi. Outro tema interessante é a abordagem histórica sobre a evolução da Liderança ao longo do tempo, citando alguns ícones do passado e presente como referência, para que possamos analisar as diferenças entre chefe e líder.
@andradejaco72536 жыл бұрын
Nelson Mandela foi o unico político da história a conseguir usar o esporte para unir uma nação que queria seu unida.
@cristhianback73706 жыл бұрын
Excelente vídeo Felipe! Só uma dúvida, em 3:40 você afirma que 10% do ouro mundial ESTÁ na África do Sul. Essa informação está correta? Me parece que o que você quis dizer é que 10% da produção de ouro mundical é proveniente da África do Sul.
@2bitsBR6 жыл бұрын
*_Nerdologia - Mitologia Nórdica_*
@andreysantos24246 жыл бұрын
2bits Pqp você ta me seguindo
@apenasmaisumdiogo.71156 жыл бұрын
Tem um do Loki
@lucasanderegg73936 жыл бұрын
Não
@Tobias-Noob6 жыл бұрын
Parou de pedir a inquisição. Parabéns.
@nicolascunha10436 жыл бұрын
Nossa voce é um monstro mano! Qualidade !
@viviansilva14536 жыл бұрын
*_Um mito! Herói! O maior africano já nascido!_* 😍😍😍
@thistoriando6 жыл бұрын
Felipe, recomendo o documentário Last Grave at Dimbaza, que foi filmado clandestinamente durante o auge do apartheid e mostra as condições de vida da população negra sul africana na época. Ele não é muito fácil de achar por conta da pressão de empresas internacionais que são mostradas se aproveitando da mão de obra barata proporcionada pelas leis de segregação, mas com um pouco de esforço da pra encontrar ele na íntegra.
@OTAKUMEMES6 жыл бұрын
*metade dizem q é herói e a outra metade dizem q é um assassino*
@ricksanchez86346 жыл бұрын
É tipo com o Che Guevara... Ambos assassinos que tem muitos adoradores. É algo realmente lamentável!
@tadeulelis58916 жыл бұрын
Rick Sanchez algo lamentável ??? Alguém que livrou uma raça inteira em um continente. Mandela foi o principal ser humano nascido na África
@ricksanchez86346 жыл бұрын
Comandou atos terroristas, execuções de supostos opositores... (o mesmo assumi isso) A prisão do mesmo foi em virtude a armamentos e bombas que foram encontradas com ele. Como podemos chamar um ser assim de herói? Só uma coisa, a causa dele contra o regime é totalmente digna, contudo seus atos e sua persona são completamente repugnantes. Usar de iniciação de violência para alcançar fins e algo reprovável!
@adrianoneris66596 жыл бұрын
Tadeu Lelis ele tinha escravos negros , e isso é questionável não é unanimidade essa questão de salvo a África do Sul
@nevadopixel55156 жыл бұрын
Rick Sanchez Disse tudo
@felipefernandesolegario38446 жыл бұрын
Incrível como as pessoas gostaram de se expressar pela internet. Ótimo, internet é pra isso! Através das expressões, vem a interpretação que estamos muito longe de trocas de informações saudáveis. O povo está odiando. Nao existe debate, desconstrução, troca de argumentos, mas sim verdades absolutas e agressões pra todos os cantos. Qualquer assunto polêmico gera ódio.Na maioria das vezes eu nem entendo qual a linha de raciocinio da galera, o que realmente esta sendo discutido. Ok, vamos caminhando. Obrigado, Felipe e toda a equipe do Nerdologia por todo conhecimento transpassado nesses ultimos anos !
@Jorge__Braga6 жыл бұрын
O povo brasileiro é estranho, os mesmos que chamam Mandela de assasino, aplaudem Bolsonaro quando fala que a ditadura matou pouco, e clama pela volta dela... seria irônico se não fosse trágico!
@missantropha18286 жыл бұрын
Braga, ele é branco e se diz de direita, para sua legião, isso legitima sua apologia ao estupro e a matança nas periferias. Aqui o fundo do poço não tem fim...
@lecampsodibas6 жыл бұрын
Ele Não é comunista, por isso eles não criticam Bolsonaro. É tudo por ideologia política, não é preciso nem comparar com o Bolsonaro, só pegar o Charles De Gaulle e Mandela como referência, assim como Mandela mandou matar negros, De Gaulle mandou matar franceses colaboradores da França de Vichy, da mesma forma que Mandela comandava o CNa, De Gaulle tinha a Resistência Francesa, Mandela lutou contra um regime ditatorial e racista, de Gaulle lutou contra um regime ditatorial e racista, Mandela era comunista, portanto terrorista, De Gaulle era conservador de direita logo é um herói.
@missantropha18286 жыл бұрын
Interessante q o Bolsonaro foi um ferrenho admirador do Chaves, hoje demonizado por sua legião.... Churchill também não tinha em grande apreço á vida humana nem por isso é tão açoitado...
@muk42376 жыл бұрын
Miss Antropha se vc visse a entrevista do hugo chavez antes de ele se eleeger até vc seria a favor dele
@missantropha18286 жыл бұрын
Classic, não acredito em heróis, à esquerda ou à direita, política é a arte da inescrupulosidade, cada um deve discernir pelo menos pior e menos desalinhado a suas convicções pessoais...
@paulofagundes19876 жыл бұрын
Conhecer mais sobre o Século XX, ótima frase, já que parece que estamos voltando ao Século XVIII.
@davipaiva7646 жыл бұрын
Gostei muito do programa. Alguém pode me indicar algum livro, em português, com a biografia do Mandela? Obrigado.
@LuizHenrique-nh4kf6 жыл бұрын
Faz um vídeo falando sobre realidade virtual...E explicando se e possível ou não ter uma realidade aumentada igual foi mostrado no filme Player One. {Quem gostar da ideia deixa o like aqui para que ele possa ler}
@SDD-yo3bs6 жыл бұрын
Martin Luther King Jr esse sim um verdadeiro herói, não matou, não perseguiu que discorda se, não assassinou inocentes, nunca usou fins para justificar meios jaaa Mandela... Os fins não justificam os meios.
@divisaodeapoiopedagogico34306 жыл бұрын
Como diria o Chaves: "Aí que burro, dá zero pra ele"
@Auridian6 жыл бұрын
Teve vários outros que participaram da luta contra a segregação nos EUA que foram tão ou até mais importantes que ele (Martin L King Jr), e que usaram da violência. Se fosse somente o MLKJr, muito provavelmente a luta ainda continuaria por bem mais tempo. Ele só foi transformado em mártir, e até com merecimento, mas está um pouco longe de ser "O responsável" por todas as políticas adotadas em prol do fim da segregação.
@cesaraugustodecarvalho96456 жыл бұрын
SIM!!!!!!!! martin e um heroi mesmo, nao esse comunista assassino de merda
@MrBodydeath6 жыл бұрын
e precisou morrer pra ser ouvido. mtk foi um grande homem,mas não foi o unico correto na sua luta.
@SDD-yo3bs6 жыл бұрын
Divisão de Apoio Pedagógico hum é mesmo é? vai pesquisar quem foi e como lutou Nelson Mandela primeiro e depois vem aqui bostejar. Deve achar o Che Guevara um grande herói tbm não é? Que tal falarmos do envolvimento dele com a máfia dos diamantes de sangue?
@FelipeAlves-sz8gq6 жыл бұрын
Muito bom! Acho que faltou só comentar Angola no contexto de disputa ideológica regional, e como consequência da unificação promovida por Mandela a discriminação aos LGBT ter sido proibida, pela primeira vez via Constituição, no mundo.
@ppcvyu22tb706 жыл бұрын
Um assassino, colocado por muitos como herói. Lamentável!
@indeterminadoaub94216 жыл бұрын
herói SIM!!
@ppcvyu22tb706 жыл бұрын
Herói que promovia ataques terroristas contra civis matando mulheres e crianças.Sim um GRANDE HEROI!
@ppcvyu22tb706 жыл бұрын
Um grande herói negro foi Martin Luther King ,que lutou pelo direito dos afro-americanos sem recorrer a violencia, e tb não se aliou com movimentos socialistas revanchistas.E graças a isso ganhou apoio de até dos setores mais conservadores do governo americano.
@ppcvyu22tb706 жыл бұрын
Xadrez Verbal - obg pelos esclarecimentos.Ouço o xadrez verbal toda semana, sou muito fã do seu trabalho e do Matias.
@The.dog.warrior5 жыл бұрын
.
@vitorrodrigues41266 жыл бұрын
Muito bem explanada a história da África do Sul. Gostaria de ver um vídeo sobre a Guerra franco-mexicana.
@sharonsander156606 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre Martin Luther King, esse sim era um pacifista e lutou para que o preconceito da época fosse analisado, fez isso usando apenas sua oratória. Entretanto, teve sua vida ceifada por um democrata...
@UnsCaraLi6 жыл бұрын
Bom falar sobre Malcom X também e um lado fisicamente atuante do movimento negro da época. Falar de um sem falar de outro é falar de revolução sem luta, impossível.
@cesaraugustodecarvalho96456 жыл бұрын
sim martin e FODAAAAA, infelizmente estes democratas racistas.... acabaram com o movimento, pior e ver gente defendendo este LIXXXOOOOO do nelson mandela, TERRORISTA!!!!!!!!!
@juanverbanekdamaia24686 жыл бұрын
Joana Gomes Martin Luther King é o maior exemplo de que o diálogo é o melhor caminho. Diferente do Nelson Mandela.
@ferreirasilva25696 жыл бұрын
Juan Verbanek Da Maia Parem neh... nunca saberemos se a oratória sozinha do Luther King seria suficiente, o q conhecemos é o processo histórico com Black Panthers e afins, Malcon X etc, q amenizou o regime mto próximo do apartheid sul africano ao qual os negros se submetiam. E no caso do Mandela, a luta armada era muito mais q legítima, era questão de sobrevivência. Quem diz o contrário é clubista, é passar pano pra violência de estado dos supremacistas brancos do Estado do apartheid, é negar a realidade e esperar q todos sejam cristos. Não se pode exigir isso de ninguem.
@juanverbanekdamaia24686 жыл бұрын
FERREIRA, J.M. como se ele só matasse os brancos.
@luisfernandodemello984 жыл бұрын
Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.
@fabiohenriqueoc6 жыл бұрын
Faltou abordar sua relação com o comunismo ou sob a influência do comunismo.
@UBEnforces6 жыл бұрын
Fábio Oliveira Pra satisfazer teu ego né.
@alexsandroribeiro56996 жыл бұрын
Exatamente, as coisas só são boas quando são efetuadas a maneira dele
@Mariana-jr4gh6 жыл бұрын
Fábio, pelo que entendo, o partido de Mandela possuía sim um discurso economicamente revolucionário (o que vc pode chamar de comunismo), mas essas medidas nunca foram aplicadas no cenário real de sua presidência. Veja, a África do Sul não se afastou de investidores externos nem capital estrangeiro; em seu período democrático nunca deixou de ter um sistema multipartidário e a imprensa nunca foi controlada pelo governo.
@Gtarrema6 жыл бұрын
Lutar contra a repressão de forma não pacífica é comunismo haha, mas uma tentativa de sujar a imagem de lider negro.
@andrecaldeira81256 жыл бұрын
SÓ SABE REPETIR CLICHÊ ?? com frases ?? vai estudar analfabeto .
@miguelsoares29676 жыл бұрын
Felipe, no próximo nerdo, você poderia falar sobre a relação dos Afrodescendentes franceses com os furtos em praias.
@joaovictorf.r.s.15706 жыл бұрын
No seu livro "Um Longo Caminho para a Liberdade", Mandela confessa que autorizou pessoalmente diversos atentados. O ataque ao Shopping Amanzimtoti, por exemplo, matou 2 mulheres e 3 crianças. Mas ninguém liga quando existe um ideal superior a ser alcançado não é? Um artigo explica mais que dez palavras no KZbin: mises.org.br/Article.aspx?id=1758
Indeterminado AüB verdade, o tanto que esse homem desenvolveu da praxeologia da escola austríaca e não é reconhecido , o irmão dele criou uma das bases da estatística da qual usamos hj. A escola austríaca foi pioneira em apontar no mínimo 3 crises que fatalmente ocorreram e que prejudicaram mercados a nível mundial. Ação humana até hj fica como uma das obras mais irrefutáveis... Alí no site tem todas as fontes de vários livros e estudos, inclusive o livro do próprio Mandela, se quer fechar seus olhos e continuar a ser mais um iludido, tudo bem. Aliás, Mises foi um dos críticos mais ferrenhos do marxismo, por isso está aqui não é? Que tal falar mal de Hayek, ou prêmios nobels calam sua boca? Tem trabalhos até que grandes marxistas como George Orwell vêem como ótimos, mas juntam alguns idiotas na internet pseudointelectuais que ficam aí criticando sem ao menos conhecer a suas obras.
@Rolistem5 жыл бұрын
Agora faz sobre Antônio Salazar de Portugal
@pablosilva84716 жыл бұрын
Excelente vídeo, cheio de informações, e lamentavelmente uma enxurrada de comentários bestas de racistas e ignorantes
@cesaraugustodecarvalho96456 жыл бұрын
ta um verdadeiro inferno, contra o povo boere, africaner etc, grupos de brancos, sendo perseguidos por negros, e ainda existe gente que diz que nao existe racismo branco...
@tiago53396 жыл бұрын
cesar augusto de carvalho pois e tadinhos tem a maior parte das terras sendo minoria da população e mais dinheiro.
@SrRodqueiroz6 жыл бұрын
Pablo BS você está certo.
@SrRodqueiroz6 жыл бұрын
cesar augusto de carvalho Mais um Olavete...
@JoaoGuilherme-or5cf6 жыл бұрын
Quem está sendo racista? Quem não concorda que o Mandela foi um herói?
6 жыл бұрын
Show!! Inclusive a sacada de colocar uma bola de futebol para ilustrar o boicote esportivo, isso remete à copa do mundo que teve lá e certamente teve uma importância histórica maior do que eu imaginava antes do vídeo :)
@tiagosantos17936 жыл бұрын
100 anos desse homem foda
@jvsilva93762 жыл бұрын
Salvou meu trabalho de história obg
@nelsontadeu95056 жыл бұрын
Um ótimo vídeo desse, e vc vai ver os comentários, ver comentários ideológicos maldosos atrelados a teorias da conspiração, sobre a Figura icônica do Mandela. Triste...
@joaovictorg.mattos16406 жыл бұрын
Nelson Tadeu N é teoria o proprio cara escreveu no livro dele q mandou explodir um shopping q matou mulheres e crianças
@joaovictorg.mattos16406 жыл бұрын
Nelson Tadeu Eu acho os dois uns merdas. Quem seria o Preconceituoso aqui não é. Eu tenho 2 livros do Olavo e achei uma bela bosta
@a.caeiro77756 жыл бұрын
Como sempre, vídeo excelente!
@marcelo80br6 жыл бұрын
Um assassino disfarçado de herói.
@enzodesouza36726 жыл бұрын
Ele só matava racista, é belo e moral!
@garudadrakon47286 жыл бұрын
quantos brancos adorados pelas pessoas não fizeram o mesmo? cite um presidente americano famoso que nunca matou
@817ysgIjb6 жыл бұрын
IlumiNachos 666 não só como muitos não racistas foram torrados por ele.
@johnnypaes6 жыл бұрын
Marcelo 80 < Seguidor bolsominion do anão de bandana detectado!
@brunodavisondebrito6 жыл бұрын
você conseguiu entender alguma coisa do vídeo cara ? as vezes a guerra é a única saída ! Ele foi um herói e o todo mundo reconhece isso . peço que realmente reveja seu modo de pensar. entenda o inferno que foi o apartheid , entenda de verdade e então vai conseguir entender o porque da luta armada.
@luaquinomar6 жыл бұрын
Por favooor, fala um pouco sobre som.. os efeitos que podemos adicionar a ele, etc.
@arthuroliveirasouza47146 жыл бұрын
-Mandela foi um terrorista. -Por que ? -Por que o nando falou que sim.
@vinicius.oldoni.oficial5 жыл бұрын
eles encontraram explosivos com ele antes de prenderem, ele ainda confessou no livro que ele escreveu que havia autorizado ataques terroristas e torturado pessoas
@vinicius.oldoni.oficial5 жыл бұрын
@@SuperDanielxl primeiro aprende a escrever por favor
@SuperDanielxl5 жыл бұрын
É fogo né, e mesmo que Mandela tenha pego em armas para combater o "racismo de seu país" é altamente justificável... Lembrando que o país era deles "os negros" e foi tomado pelos colonizadores que assassinavam negros e explodiam suas casas... Mandela fez é foi pouco se pegou em armas e etc...
@kingcarnotaurus69845 жыл бұрын
@@vinicius.oldoni.oficial não
@vinicius.oldoni.oficial5 жыл бұрын
@@kingcarnotaurus6984 encontraram sim pode pesquisar
@Rafaelrealizado6 жыл бұрын
Legal,bom video. Vamos ver se ele explica porque a África do sul teve mais de uma bandeira. E será que o Lesoto influenciou cultura da Africa do sul?
@Wild_Chalice10076 жыл бұрын
nerdologia independência da namíbia
@nathanmontenegro47345 жыл бұрын
Também tem um pouco de influência da África do Sul
@fernandosantori72426 жыл бұрын
Mandela é uma entidade criada. Existe um passado," por traz dos panos" dele bem obscuro. E obrigatório falar bem, por isso poucos sabem ou pelo menos tem consciência q ele talvez não seja essa pessoa pintada.
@cesaraugustodecarvalho96456 жыл бұрын
ta um verdadeiro inferno, contra o povo boere, africaner etc, grupos de brancos, sendo perseguidos por negros, e ainda existe gente que diz que nao existe racismo branco...
@fernandosantori72426 жыл бұрын
Não existem heróis, concordo. Mas ele está do lado C -, essa q é a questão. Mandela está no grupo intocável, q não se pode falar contra devido circulo justiceiro, q não aceita pensar na possibilidade q a história contada muita vezes é maquiada, ou n aceita simplesmente ver outra ótica. Se falar que Mandela não foi ser divino q falam, os SJW vão te exterminar, atacar raivosamente. Novamente a questão não é o existir herói, perfeição e sim permitir questionar e até informar q símbolos sagrados dos " Evoluídos" tem teto de vidro.
@TheEverMello6 жыл бұрын
Gostei do seu avatar!
@fernandosantori72426 жыл бұрын
Eu tb. Valeu
@fernandosantori72426 жыл бұрын
Não foi critica direta ao vídeo, o canal. Tanto é q sigo e considero muito bom. Foi mais uma ponderação, pq 99,99% das pessoas acham q o Mandala é santo, perfeito, sempre correto e buscou o Nirvana. E quem fala pouco fora desse contexto já obrigatoriamente é crucificado radicalmente, sem direito a defesa. Mais para pondera. E obrigado pela resposta.
@betoferreira38975 жыл бұрын
Melhor canal!!!
@leliohallfilho80744 жыл бұрын
Acreditem, mas eu assisti muitas vezes relatos da Africa do Sul que sitavam Mandela como terrorista no BRASIL (TV Globo), porém uma coisa nunca encaixou com a minha lógica: "como podem os negros serem discriminados em sua terra natal?" Pode parecer idiotice, imbecilidade ou ignorância, mas esta era uma dúvida, dissonância de um garoto de 14, 16, 18 anos onde algumas coisas deveriam ter lógica. A curiosidade é a maior virtude e também o maior demérito de um homem HOJE neste mundo de CRENTES IRRACIONAIS.
@MARCELOMOTA20016 жыл бұрын
Em 1:50 a mina usada de exemplo da etnia africâneres é uma atriz e cantora que está no filme Chapie (dos mesmos produtores de Distrito 9).
@wellingtonrocha10296 жыл бұрын
Nelson Mandela pra mim foi um herói! Combateu fogo com fogo e ponto final! 🇿🇦👍🏿🤘🏿
@Mugvelho5 жыл бұрын
Nerdologia vocês já fizeram um vídeo sobre o efeito Mandela?
@Wild_Chalice10076 жыл бұрын
nerdologia imperio colonial alemão e nerdologia unificação da Itália e Alemanha
@Eric2000L6 жыл бұрын
Fontes históricas são os links que se encontram na descrição do vídeo. Outros vídeos no KZbin onde pessoas aleatórias e sem formação falam coisas aleatórias tiradas de outros vídeos aleatórios feitos por pessoas também sem formação n podem ser consideradas fontes... Boa noite
@emanuelcosta2136 жыл бұрын
Fala sobre Malcon X
@luisfernandodemello984 жыл бұрын
Sugestão de tema: Frederico, o Grande da Prússia. Desde já agradeço pela atenção
@1981wag3 жыл бұрын
EFEITO MÃE DELA
@victorcarvalho79546 жыл бұрын
Faz sobre o rei shaka
@hectorricardus6 жыл бұрын
O Mandela matava cruelmente seus inimigos?
@apenasmaisumdiogo.71156 жыл бұрын
Por que tem tanta gente fazendo essas perguntas?
@igordeoliveira86 жыл бұрын
Hector Ricardus sim.Um dos seus passatempos era colocar um pneu sobre os ombros do adversario colocar gasolina fazendo seus olhos estorarem.
@apenasmaisumdiogo.71156 жыл бұрын
A gente tá falando do mesmo Mandela?
@viniciusapolinario59806 жыл бұрын
Como adquiriu essa preciosa informação? Poderia linkar as fontes para eu saber mais sobre o assunto?
@brunofernandes36416 жыл бұрын
apenas mais um Diogo. Porque são as coisas que ninguém diz