Meritocracia: o que não costumam contar (

  Рет қаралды 552,732

Canal do Pirulla

Canal do Pirulla

Күн бұрын

Пікірлер: 4 000
@andrelucianosilva9428
@andrelucianosilva9428 6 жыл бұрын
Só consegui entrar na Universidade Federal após terminar o ensino médio( muito precário) em escola pública e depois passar um ano inteiro estudando de fato.. sozinho..nos livros didáticos de ensino fundamental e médio ( quando tinha). Ou seja, tive que reorganizar minha vida para poder entrar no ensino superior... E no ensino superior sofri ainda mais, pois descobri que não sabia ler nem escrever corretamente, mas consegui sanar esses problemas através de cursos e programas dentro da universidade. Bem, hoje sou doutorando pela mesma universidade. Mesmo assim não defendo a meritocracia, pois se não tivesse políticas públicas, políticas de oportunidades eu certamente não conseguiria.
@wellingtonSantosCamisa10
@wellingtonSantosCamisa10 5 жыл бұрын
Exatamente, permitir o acesso a uma universidade não significa, necessariamente, dar o diploma. Entre a aprovação e a conclusão do curso há uma série de obstáculos que o aluno precisa superar. Se "QI" esta ligado ao ambiente, nada mais que lógico que o indivíduo experiencie a dinâmica em um ambiente universitário para que tenha o estimulo necessário ou, pelo menos, o conhecimento dos seus déficits e busque compensa-las.
@marceloho1984
@marceloho1984 5 жыл бұрын
Já vai arrumando sua Networking para arrumar emprego bom, caso contrário o seu esforço será em vão. Sem indicação, sua vida profissional se ferra.
@MarcosLima-vh7bu
@MarcosLima-vh7bu 4 жыл бұрын
Seu relato prova que a meritocracia é 100% perfeita e funcional, só não fica rico quem é vitimista e preguiçoso!
@andrelucianosilva9428
@andrelucianosilva9428 4 жыл бұрын
@@MarcosLima-vh7bu pelo seu comentário, vc não conseguiu entender a importância das politicas públicas que possibilitam as oportunidades, visto que sem elas nada seria possível.
@MarcosLima-vh7bu
@MarcosLima-vh7bu 4 жыл бұрын
@@andrelucianosilva9428 Conversa! O filho do pobre tem as mesmas oportunidades que o filho do rico e você é a prova viva disso. Você chegou aonde chegou por não ficar de vitimismo, ou seja, você entendeu que seus pais são uns preguiçosos e encostados a ponto de não lhe dar educação de qualidade, então começou a se esforçar e estudar por conta própria e com isso conseguiu prosperar. Pobreza é o mesmo que preguiça!
@richardmelo8799
@richardmelo8799 6 жыл бұрын
É como diz a música "Como fazer 10 vezes melhor, se você nasceu pelo menos 100 vezes atrasado".
@KL-eo4vc
@KL-eo4vc 4 жыл бұрын
Putz.. top demais essa frase. Valeu muito, Man!
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,,..,kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,.
@walasjoao5065
@walasjoao5065 4 жыл бұрын
@@willian1544 vc terminou a escola?
@caiqueramos9885
@caiqueramos9885 4 жыл бұрын
@@willian1544 kkkkkkkkkkkkkkkk só pode ser zoeira isso
@Samuel21638
@Samuel21638 4 жыл бұрын
A culpa nao é do sujeito
@deborisse
@deborisse 4 жыл бұрын
Prestei uma prova pra residencia multiprofissional em um hospital referência em saúde do idoso. Era muito concorrido. Passei em primeiro lugar! Porém, havia uma fase que era a "Avaliação de curriculum", que basicamente pontuava os cursos feitos durante a graduação. Infelizmente NÃO tive condições financeiras pra fazer muitos cursos durante a graduação. Resultado: PERDI a vaga pra segunda colocada, que tinha uma condição financeira beem melhor que a minha e teve a oportunidade de fazer muitos cursos. Fiquei devastada. Era meu sonho trabalhar naquele hospital! Ser inteligente, dedicada, esforçada no meu caso não foi suficiente. Me culpei muito, muito mesmo por ter perdido a vaga. Enfim, o sentimento de "injustiça" me corroe até hoje. Claro que acredito que o mérito maior era o meu, afinal eu fiquei em primeiro lugar na prova, mas as oportunidades não foram as mesmas pra mim e acabei vendo meu sonho ser destruído.
@silva3915
@silva3915 4 жыл бұрын
Ótimo exemplo.
@EBmusics
@EBmusics 5 ай бұрын
Procure outra área, não desista, empreenda, use esse ódio para pisar em cima da derrota, você vencerá.
@lara2965
@lara2965 5 жыл бұрын
Menos no Brasil. Com certeza a alimentação e os estímulos influenciam. Tenho tido provas disso com crianças. As que comem farinha o tempo todo, não comem frutas, legumes, proteínas etc... tem problemas de compreensão de enunciados simples, não tem autonomia, o raciocínio lógico então... esquece. Nossa! O ambiente é outro fator primordial, sem duvida.
@carolpd20
@carolpd20 4 жыл бұрын
Sou professora de educação infantil da rede pública e particular e vejo exatamente o mesmo.. meritocracia num país como o nosso é pura falácia. Fazem das exceções regra.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,,.,.,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,..,,.
@paulobitfranca
@paulobitfranca 7 жыл бұрын
Bill Gates é inteligentíssimo, sem dúvidas. Mas se ele tivesse nascido numa família pobre, numa aldeia isolada na Somália, duvido que teria chegado onde chegou. O sucesso pessoal depende de uma série complexa de fatores, sendo o esforço pessoal apenas um deles.
@bestpodcasts8662
@bestpodcasts8662 7 жыл бұрын
Paulo Luvisoto vc está correto. Bill gares foi apresentado a IBM através da mãe dele.
@paulobitfranca
@paulobitfranca 7 жыл бұрын
Não, mas se o Bill Gates tivesse nascido numa pequena aldeia isolada na Somália, ao invés de nascer numa já rica família norte-americana, duvido muito que ele teria tido todas as oportunidades para ter todo o acesso a informação e ao conhecimento que ele teve, para se tornar a pessoa bem instruída que se tornou, podendo assim, fazer negócios com a IBM.
@paulobitfranca
@paulobitfranca 7 жыл бұрын
Claro colega. Existem todos os casos. Há também, lógico, o caso das pessoas que tem tudo na mão mas não se esforçam pra conseguir nada.
@SamRodrigues77
@SamRodrigues77 6 жыл бұрын
"Eu consegui, todos conseguem" não esquece o ponto fora da curva.. espero que cada vez mais a sociedade ofereça mais condições para aqueles que não tem.
@juliakretzer2726
@juliakretzer2726 6 жыл бұрын
Paulo Luvisoto, mas a sua inteligência seria aplicada a algum a questão de sua tribo. Talvez se transformasse num líder político ou outro.
@TartarugaGracie
@TartarugaGracie 7 жыл бұрын
A sociedade só valoriza o resultado final, o quão bom você é e o quanto você possui hoje. As dificuldades no meio do caminho não são levadas em consideração. O que não falta é gente privilegiada socialmente usando camisetinha "Impossible is nothing!"
@andreluisperraroalessio1151
@andreluisperraroalessio1151 5 жыл бұрын
Mas o importante no final das contas é o resultado, pensa comigo imagina dois cara caindo na porrada, o cara x tá dando uma surra no y e do nada o y nocauteia o x com um golpe que por acaso acerta em cheio, quem venceu a luta? Viu o importante é sempre o resultado.
@lucasasp2292
@lucasasp2292 5 жыл бұрын
Mas isso n é a "Sociedade" é td mundo...Até msm vc, n importa o qnt eu me esforcei pra construir algo, se n for te ajudar, se for inútil pra vc, vc n comprará. Simples, ninguém vai comprar algo pq vc se esforçou mt pra ta ali, vai comprar se achar q pode ajuda-la, e n há como isso mudar, e msm se tivesse n faria sentido
@lucasasp2292
@lucasasp2292 5 жыл бұрын
Como o amg falou acima, o resultado é sempre o + importante, e é como deve ser
@drjp4212
@drjp4212 4 жыл бұрын
Perfeito. Meritocracia nada mais é do que resultadocracia. Isso é o que interessa.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,,.,.,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,.
@vidalokadorapnaciona
@vidalokadorapnaciona 6 жыл бұрын
Concordo com tudo, e ainda tem a questao de que os ricos estudam em escolas melhores (pagas), e depois vao concorrer a uma vaga na federal com quem estudou em escola que toda semana falta professor.
@kamuirasengan
@kamuirasengan 6 жыл бұрын
Levando tudo isso em conta... Quer dizer que o pobre não pode conseguir alcançar o topo? As dificuldades vão sempre existir mas os ricos não são porra nenhuma Pensa ai: Um empresário que funda uma empresa pode ser demitido da mesma; Um rico pode ficar pobre e o pobre pode ficar rico; Tudo é subjetivo, depende de cada pessoa, seu esforço e visão de mundo. OBS: O mundo nunca vai ser justo e nunca foi!!!
@gabrielaquadros4409
@gabrielaquadros4409 6 жыл бұрын
@@kamuirasengan ok, mas nao saia demonizando quem quer lutar por um mundo justo, pode até n ser possivel, mas é um motivo digno para se viver
@HitBoxMaster
@HitBoxMaster 5 жыл бұрын
@@kamuirasengan "Um empresário que funda uma empresa pode ser demitido da mesma; " Eu quero saber que empresário fictício é esse kkkkkkkkkkkk
@kamaradakaue5430
@kamaradakaue5430 5 жыл бұрын
@@kamuirasengan vc vive em outro mundo cara? Td é subjetivo?? Vc tá querendo igualar as dificuldades de um rico e de um pobre... O Pirula acabou de apresentar dados CIENTIFICOS e vc vem falar q td depende do esforço e visão de mundo? Vc tá negligenciando todo estudo q existe sobre isso. Tá errado
@mrsmarcio100
@mrsmarcio100 5 жыл бұрын
@@HitBoxMaster Roberto Justus.
@ivanterrrivel
@ivanterrrivel 7 жыл бұрын
Excelente Pirula. Muitas vezes as pessoas tendem a defender a meritocracia usando a falácia da inversão do acidente, isto é, transformando a exceção em regra.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
,.,.,.,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,..,,.
@mareiar
@mareiar 7 жыл бұрын
Vou apresentar hoje meu projeto de pesquisa sobre a influência de mecanismos epigeneticos no desenvolvimento da inteligência, seu vídeo me agregou muito. Muito obrigada pelo seu trabalho!
@leunirladico560
@leunirladico560 6 жыл бұрын
Quem é a favor da meritocracia em sua maioria são pessoas bem alimentadas e não foram obrigadas a trabalhar para ajudar na renda familiar durante o ensino fundamental e médio.
@nilsonazambuja3461
@nilsonazambuja3461 6 жыл бұрын
Disse a mais pura verdade.
@deltydgs6451
@deltydgs6451 5 жыл бұрын
Prove isso, pois não passa de falácia
@paulojefferson1958
@paulojefferson1958 5 жыл бұрын
@@joaop4585 meu patarao sou eu mesmo! Tabalho so 15h por semana e tenho um capital de giro liquido de 3000 reais, conquistei isso usando uma coisa que eu acho que voçe desconehçe "inteligencia"
@andreisantos3303
@andreisantos3303 5 жыл бұрын
Que besteira.
@lordcapucino
@lordcapucino 5 жыл бұрын
@@paulojefferson1958 mentiroso
@TIAGOOXE
@TIAGOOXE 6 жыл бұрын
Ele explicou o que eu ja sabia e penso, só n sabia me expressar. Obrigado.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,,.,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,.,.
@EduardoMazolini
@EduardoMazolini 6 жыл бұрын
Fácil sentar estudar 12 horas seguidas com a barriga cheia, contas pagas, luz e conforto.
@larlluiz5902
@larlluiz5902 5 жыл бұрын
Bom pra essas pessoas, que elas tenham sucesso.
@dry6705
@dry6705 5 жыл бұрын
Existem dois mundos em um mundo só, muito injusto
@jacobsswert5636
@jacobsswert5636 4 жыл бұрын
Né, assim é fácil ter um QI alto. Infelizmente nascemos no Brasil que a diferença social é enorme.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,,.,.,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,..,,.
@jessikacaroline72
@jessikacaroline72 4 жыл бұрын
E saúde mental em dia...
@mauconx
@mauconx 7 жыл бұрын
Pirula, leia com a voz do Cortela: "Na verdade, Meritocracia que vem do latim 'meritum', que significa 'Aquilo que faz com que uma pessoa seja digna de elogio, de recompensa" e..." kkkkkkkkkk
@kvxvn3435
@kvxvn3435 7 жыл бұрын
Maucon Rodrigues KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@reidapista8551
@reidapista8551 6 жыл бұрын
Se a meritocracia realmente funcionasse, esse vídeo seria o mais visualizado sobre o tema no KZbin.
@DanteLevinci
@DanteLevinci Жыл бұрын
Isso é foda, olho para minha infância e vejo um coleguinha que queria falar 4 idiomas, ter uma câmera fotográfica profissional e viajar pelo mundo tirando fotos e conhecendo culturas diferentes, mas hoje aos 30 ele ainda nem conseguiu aprender outra língua e nem ter uma câmera fotográfica por causa do ambiente em que viveu, um ambiente de pobreza e estresse constante de brigas e mortes ao redor, o que lhe rendeu depressão, síndrome do pânico, Burnout entre tantos outros problemas, que o atrapalharam para conseguir empregos e outras coisas. No fim, o ambiente conta muito.
@Dracons_Souls
@Dracons_Souls Жыл бұрын
Adquiri isso também por conta de um pai, e hoje tenho ansiedade, síndrome do Pânico, e mal consigo dormir ele foi embora mais isso ficou, cada dia é mais difícil lidar com isso, mas comparado ao dia que adquiri isso tá melhorando.
@marcellomarques9785
@marcellomarques9785 7 жыл бұрын
É evidente que a meritocracia não atinja minimamente o seu objetivo primário, por falta de ferramentas adequadas para que sejam analisados em profundidade toda a vida pregressa de um indivíduo caso à caso, o que seria praticamente impossível, deixando sempre mais evidente os resultados atingidos! Quanto às exceções e os tais pontos fora da curva, no caso de pessoas com abundância de recursos, não é tão raro a perda de foco provocada pelo excesso de oportunidades e facilidades de uma vida sem restrições financeiras, o que por vezes gera indivíduos fracos e desmotivados! Também deve se levar em consideração que acúmulo de conhecimento alcançado com esforço e determinação, pode para muitos, ser entendido como inteligência, mas ao meu ver, são coisas bem distintas!
@jfspiresbeta
@jfspiresbeta 5 жыл бұрын
Esses indivíduos desmotivas, historicamente, são ajudados a chegar lá. Parece que não vive no mundo real.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
,.,,.,,kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,...,,..,
@brunoflamini9338
@brunoflamini9338 7 жыл бұрын
ja vi q vou dormir 1 pirula mais tarde hoje
@alexhastenreiter
@alexhastenreiter 7 жыл бұрын
Bruno Flamini 2
@shermancode6418
@shermancode6418 7 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkk 1 pirula equivale a 25 minutos....
@priimoraiss2
@priimoraiss2 7 жыл бұрын
Haha eu tbm
@matheusmonteiro7391
@matheusmonteiro7391 7 жыл бұрын
De acordo com o primata falante, um Pirulla é 30 minutos.
@stoicmujic
@stoicmujic 7 жыл бұрын
quase 1 pirula* kkkkk
@michaeljesusdantas
@michaeljesusdantas 7 жыл бұрын
Muito interesse esse vídeo. Há muito que não assistia a um vídeo seu, mas esse foi pontual à minha história. Quanto à violência ambiental, muito pertinente sua observação. Passei a minha infância na favela de São Paulo, em minha casa não havia a violência, mas no entorno era uma frequente, na adolescência, por motivo de castigo e até por ter me deixado influenciar por essa violência, fui mandado pelo meu pai à Bahia pra morar com minha mãe e la passei a expandir os horizontes, o que foi determinante à minha evolução. Quando retornei a SP já não mais me enquadrava ao antigos amigos, sentia como se todos tivessem parado no tempo. Obs. No período na Bahia estudei em escola particulares, logo o ensino era absurdamente melhor, como também o potencial dos novos amigos. Sendo que em SP eu fazia o básico, sem qualquer esforço significativo e já era o suficiente, lá na Bahia tive que me desdobrar, mas mesmo tendo tido o ano escolar mais engradecedor da minha vida, eu fui reprovado, tendo, após ficar em recuperação em 5 matérias, não ter conaeguido passar em uma, português. Hoje moro em Guarulhos, sou advogado e quando volto na zona norte de SP, onde cresci tenho a mesma sensação de que meu antigos amigos pararam no tempo pra muitas coisas, mas vejo sempre a culpa no ambiente. Caso nunca tivesse ido morar na Bahia e convivido com outras realidades e influências nunca teria mudado, provavelmente estaria em alguma estatística de morte por arma de fogo e ou do nosso sistema carcerário brasileiro, o qual salvo exceções, não recupera ninguém. Parabéns pela abordagem e por até deixar claro pra mim a minha perturbação a tão famosa meritocracia, como se o vídeo tivesse sido uma conversa entre meu consciente e o inconsciente.
@whitefang238
@whitefang238 7 жыл бұрын
Michel, acho fantástico vc ter mantido essa consciência. Mesmo sem a mudança de ambiente, vc poderia ter 'rompido' com td e sido diferente, porque as pessoas reagem de forma diferente aos estímulos porque estamos sujeitos a muitas variáveis diferentes desde os pais a oportunidades do mero acaso até nossa predisposição genética. E o triste é que eu vejo muitos com histórias semelhantes a sua que poderiam ter essa consciencia, mas, ao contrário, acabam abraçando o discurso predominante da sociedade de : só com esforço vc chega lá, o resto é vagabundo' e usa o próprio exemplo como prova disso, esquecendo-se dessas variáveis que fazem toda diferneça; Sempre que investigo esses casos de superação, descubro algum fator assim, seja uma associação escusa, um golpe de mera sorte ou um diferencial de vida como vc ter se mudado. Mas é incrível como as pessoas falham em reconhecer essas coisas. E nada tira o seu mérito no restante das coisas... O ponto não é que não haja nunca em nada o fator mérito e esforço..o ponto é que os mecanismos não são o conto de fadas e receitinha simples que pregam
@luizffmRibeiro
@luizffmRibeiro 6 жыл бұрын
É um pouco triste isso né Mestre? Saber que seu esforço mesmo sendo maior muitas vezes não trará ganhos de igual tamanho se comparado a um deteminado concorrente. Mas fazer o quê? O importante é dar o melhor de si não é mesmo ? Obrigado por mais um vídeo.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
,,.,..,kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,.
@DeusSeth
@DeusSeth 3 жыл бұрын
Correto. Meritocracia é isso, se você merece e alguém julga que você merece aquilo que ela oferece (até porque merecer ou não é individual de cada um), você consegue, se ela não julga que você mereça, não é um problema do sistema, aliás, não é um problema, você só não fez por merecer o suficiente.
@arthurdefreitaseprecht2648
@arthurdefreitaseprecht2648 Жыл бұрын
@@DeusSeth só que o ponto é, caso não se tenha a mesma condição inicial, às vezes não importa o quanto você faça, você não vai "merecer". Isso vai justamente de encontro ao que a meritocracia defende, que é promover indivíduos de acordo com seus méritos individuais, e não suas condições iniciais.
@DomJX84
@DomJX84 6 жыл бұрын
Esse foi o melhor vídeo sobre o tema que eu vi no KZbin e talvez a melhor explicação que eu já vi na vida.
@GUINTHERKOVALSKI
@GUINTHERKOVALSKI 6 жыл бұрын
Dom Jota veja o do ideias radicais também, ele aprofunda e debate as ideias desse vídeo
@ronaldosantiago9474
@ronaldosantiago9474 6 жыл бұрын
o conceito esta equivocado meritocracia nao e quem se esforça mais, e quem entrega mais valor(passe dois anos estudando a vida sexual dos jabutis e pode se esforçar quanto quiser se ninquem enxergar valor nisso nao vale nada) faça um otimo cafezinho e se as pessoas perceberem valor nisso te pagaram por ele
@MrScarz8
@MrScarz8 6 жыл бұрын
A premissa está errada, meritocracia não recompensa "esforço" , Meritocracia é a recompensa de resultados atingidos. Resumindo na prática o esforço e o talento não importam, o que interessa (para o mercado) é o resultado final. Se um médico se esforçou ou não para fazer medicina, não é um critério que você usa para escolher o profissional que vai fazer sua cirurgia, correto? o critério é: ELe é bom no que faz? se sim você o escolhe, se não, você vai procurar alternativas mais competentes.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.;.;.;.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,...;;.;.
@wesleysouza6583
@wesleysouza6583 5 жыл бұрын
Numa sociedade onde a desigualdade social é tremenda , meritocracia é uma falácia.
@mateusbleach
@mateusbleach 4 жыл бұрын
Wesley Souza a barreira que separa os ricos dos pobres é o estado assistencialista que cobra muitos impostos e freia o capitalismo fazendo com que só poucos prosperem financeiramente, enquanto que os pobres, mesmo que se esforcem, não conseguirão. Em um estado assistencialista que cobra altas taxas de imposto, quem já é rico consegue bancar e quem é pobre, permanece.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,..,,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,...,,.,.
@Paulo-uj4oq
@Paulo-uj4oq 3 жыл бұрын
@@mateusbleach acho que precisaria de dados mais específicos pra saber se isso é realmente uma realidade aqui no Brasil, pq por exemplo por diversas políticas públicas várias pessoas pobres conseguem sair da pobreza, agr saber até onde o estado ajuda ou atrapalha precisa de uma pesquisa, pq senão só fica no campo de ideologia X e Y e ninguém sabe quem de vdd está certo, mas enfim faz sentido o seu ponto tbm
@diegonzalez25
@diegonzalez25 7 жыл бұрын
No son horas de postear videos estimado pirulla! Por suerte en Paraguay tenemos una hora menos!!..
@Eucompreinashopee
@Eucompreinashopee 7 жыл бұрын
Hola ! Vc quer?
@mykeapo
@mykeapo 7 жыл бұрын
No Mato Grosso do Sul também. Apesar de ser Brasil.
@brunoximenes4745
@brunoximenes4745 7 жыл бұрын
No Acre seria... Se o Acre não fosse no Rio...
@pedropettygrew5613
@pedropettygrew5613 7 жыл бұрын
Aqui em Manaus é maravilhoso assistir um vídeo do Pirulla inteiro :)
@apenasmaisumdiogo.7115
@apenasmaisumdiogo.7115 7 жыл бұрын
Pode me emprestar? Tô precisando
@richardmelo8799
@richardmelo8799 6 жыл бұрын
Esse para mim, é um dos melhores vídeos que tem pra gente vê, me faz refletir por um bom tempo...
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
,..,.,kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,.
@OtavioFranco65
@OtavioFranco65 5 жыл бұрын
Eu apostaria na meritocracia por resultados, em todas as áreas, desde que, antes, houvesse justiça social, um ponto de partida igualitário representado por uma infância saudável em todos os seus aspectos de preservação e estímulos. Como está, meritocracia é um sinônimo de aristocracia. Entretanto, me parece que a meritocracia, como ideal, não seja o cerne da discussão, uma vez que seria a forma mais justa de ascensão em qualquer área da sociedade. Acho que a pergunta a ser desenvolvida é: "Como a meritocracia refletirá um patamar maduro de liderança nas mais diversas áreas da sociedade?" Quais as soluções devem ser adotadas para que a justiça social seja satisfeita?
@drjp4212
@drjp4212 4 жыл бұрын
Ponto de partida igualitário? Patamar maduro de liderança? Justiça social? Você consegue perceber a quantidade de conceitos tortos usados para argumentar seu ponto de vista? Esses 3 termos são produtos ideológicos de um organização social que gera e mantém pobreza, paradoxalmente e convenientemente apontado soluções teóricas para consequências dos problemas que a própria organização social causa.
@jean4152
@jean4152 4 жыл бұрын
Faço também aqui os meus questionamentos, justiça social, quem promove justiça social? Quem pode dizer o que é justo? Se você considerar que a justiça social foi "injusta" com você ela deixa de ser justiça? Quem irá punir ou fiscalizar quem promove a justiça social?; Como jovem e estudante não tenho as respostas só tenho a trazer minhas perguntas e meu ceticismo, sua resposta irá contribuir para o meu desenvolvimento quando ser social, obrigado.
@drjp4212
@drjp4212 4 жыл бұрын
@@jean4152 kzbin.info/www/bejne/hYLFkIB-abqnf80 Atenção ao conteúdo do áudio, esquece que tem um gameplay embaixo, desconsiderada a voz irritante do narrador. Traga suas discordâncias ou dúvidas.
@juanmateus334
@juanmateus334 4 жыл бұрын
@@jean4152 é de fato MT difícil julgar oq de fato é justo mas partindo de pretextos básicos tipo : quando em uma família a criança foi pra Londres 3vzs e em outra família não MT longe da primeira tem crianças em situação de rua já deu pra presumir q esse tal ponto de partida não é só inexistente como tbm é mais q injusto.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,.,,.,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,..,
@treves489
@treves489 7 жыл бұрын
Do jeito que eu gosto: Começar a tocar na polêmica
@ever6178
@ever6178 7 жыл бұрын
Gabriel Cândido enquanto uns se pegam no tapa, nois fica vendo o circo pegar fogo kkkkkkk
@pointdotpoint
@pointdotpoint 7 жыл бұрын
Toca na minha polêmica
@mayarasberse6899
@mayarasberse6899 6 жыл бұрын
Melhor explicação sobre meroticracia. Eu, por exemplo, nasci com problemas de saúde. Meus pais não são os caras mais intelectuais do mundo, têm apenas o Ensino Médio. Porém, ambos gostam de ler e procuram sempre sempre se manter informados. Podem não ter curso superior mas tbm não são analfabetos. Meu pai tem um bom conhecimento em leis, e foi graças a isso que eu tive o tratamento adequado, conseguindo a medicação necessária pelo SUS. Se eu tivesse nascido numa família muito pobre, fosse filhos de analfabetos, não sei o que seria de mim. Essa que é a vdd, e eu não tenho nenhum mérito nisso. O mérito é deles: eles sim sofreram pakas na infância e mesmo assim conseguiram crescer. Por outro lado, faço parte da primeira geração da minha família que tem nível superior. Eu e meus primos somos os primeiros. Agora meus priminhos de segundo grau terão mais facilidade. Se eu tivesse nascido saudável e meus pais falassem inglês e fossem professores Universitários, sabe-se lá onde eu estaria. Só queria fazer um adendo: eu fiz meu TCC sobre a EJA, sei e entendi que não foi isso que o Pirula quis dizer, mas sabe como são as pessoas na internet, né?! Existe um preconceito da sociedade que se reflete nos alunos da EJA, que é a falta de crença na própria capacidade. Eles acham que não estão na idade certa pra aprender. Não se pode negar a desvantagem deles, até pelo atraso, mas tbm não se pode achar que eles não podem aprender. Todo mundo é capaz de aprender e sempre evoluir!
@drjp4212
@drjp4212 4 жыл бұрын
As condições dos pais são cabais para a vida dos filhos. Se há algo de errado com as condições iniciais de desenvolvimento dos filhos, a culpa não é da "sociedade", mas sim dos pais que resolveram gerar pessoas sem ter condições adequadas de desenvolvimento.
@juanmateus334
@juanmateus334 4 жыл бұрын
@@drjp4212 de fato vc tem razão, porém as crianças continuam existindo e não se pode ignorar isso ! E elas sim vão ser cobradas e encaixadas na caixa da "méritocracia"
@drjp4212
@drjp4212 4 жыл бұрын
@@juanmateus334 E daí? Que elas comecem seu caminho em direção à prosperidade econômica (com trabalho e acumulação de patrimônio), mesmo tendo que enfrentar todas as adversidades e desvantagens iniciais, se elas não quiserem dar o mesmo destino a suas futuras crianças. Herdam-se não apenas os bens, mas toda a estrutura cultural, valores, orientações e objetivos de vida que os pais ensinam a seus filhos (além do patrimônio genético). A responsabilidade total sobre os filhos e suas condições de desenvolvimento pessoal e econômico são dos pais, não da sociedade ou de qualquer outro terceiro.
@juanmateus334
@juanmateus334 4 жыл бұрын
@@drjp4212 vc é mesmo lunático né cara vc ignora todo e qualquer DEFICIÊNCIA SOCIAL q se instala nas áreas mais periféricas e vem vomitar esse discurso de mérito pipipi popooo ACORDA VÉI não é justo e não tem ponto de partida aqui se comparar. Vc vem dizer "idai" pra miséria e dizendo q se deve investir e não sei oq, só q não tá nem aí pra criança vendendo bala no farol no seu pensamento primitivo ela deve se esforçar e aprender a ler e se matricular na escola e se esforçar pq se esforçando vc "chega lá" é tão maldoso esse pensamento e bem anti humano.
@juanmateus334
@juanmateus334 4 жыл бұрын
@@drjp4212 oq vc sabe sobre distribuição de renda garoto ? Acha mesmo q lugares sem ao menos saneamento básico sem ao menos ÁGUA pra beber vc acha q alguém ali é culpado ou tão culpado quanto ao estado? Se sim ok já me despeço por aqui msm pq vai ser meio q impossível diálogo
@gabrieladesouzaferreira4536
@gabrieladesouzaferreira4536 5 жыл бұрын
Pirula obrigada por dar uma aliviada na minha auto-cobrança excessiva.hj tava bem difícil e isso me ajudou, adoro seus conteúdos científicos e o canal num geral ! Boa sorte sempre saiba q vc contribui muito na vida das pessoas através do seu trabalho.🧡
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
,,.,.,..,kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,...,,.,..,
@caetano.santana
@caetano.santana 3 жыл бұрын
Como sempre, muito sensato. Um dos melhores argumentos para uma discussão sobre Meritocracia.
@LeandroGhostPS
@LeandroGhostPS 7 жыл бұрын
Resumindo tudo : A sorte defini grande parte da nossa vida .
@lyndianelima
@lyndianelima 4 жыл бұрын
Não, não. O fator de definição são a falta políticas públicas inclusivas que geram a extrema diferença social.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
;..;..;kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,....;;..;
@iasnegociosdigitais8417
@iasnegociosdigitais8417 3 ай бұрын
Correto!!!
@4234-j3z
@4234-j3z 7 жыл бұрын
Um pobre vencer por meritocracia " é tão comum " que ,quando surge um, vira até tema de filme . Direta brasileira e suas " meritocracias " ...
@nilsonazambuja3461
@nilsonazambuja3461 4 жыл бұрын
As pessoas desconsideram as desigualdades e que as pessoas tem pontos de partida diferentes e com niveis de obstaculos diferentes.
@fabianoopadeiro5210
@fabianoopadeiro5210 4 жыл бұрын
Meritocracia é algo tão errado quanto igualismo. Veja então se um rapaz analfabeto abrir um pizzaria e ganhar mais do que o professor está errado. claro que não.
@HalysonFernandes
@HalysonFernandes 7 жыл бұрын
Até mesmo a pessoa que alcançou sucesso através de muito esforço (ou gerando um valor que o mercado demande, como citaram alguns comentários), ainda teve sorte devido às experiências que passou pela vida e que a levaram a ser quem ela é, com todas as suas qualidades. As experiências sensoriais da criança até os dois anos de idade definem grande parte da sua personalidade e da sua forma de interpretar o mundo, ou seja, antes mesmo que possa tomar qualquer decisão seu potencial já está sendo definido, e não há mérito nenhum nisso. Todos nós temos potenciais diferentes definidos por fatores que estão fora do nosso controle, onde nasceu, onde estudou, quem conheceu, oportunidades... mesmo entre irmãos com criação similares podemos encontrar grandes variações de desenvolvimento. Determinismo, destino, karma... o que seja, simplesmente é ilusão achar que temos o controle de algo. No final das contas tudo é caos, ou "sorte". Mas ao invés de fritar neurônio com isso ou com o sentido da vida, vamos aceitar o bom e o ruim da vida e jogar com as cartas que nos foram dadas. Apenas faça o seu melhor, se esforce e colha os frutos disso, sem se incomodar com a colheita do vizinho.
@ahdalicenca
@ahdalicenca 6 жыл бұрын
O problema cara é quando vem os "coxinhas" pegando essa tal meritocracia pra dizer que só é pobre quem quer, que não precisa de políticas sociais porque é só trabalhar que consegue uma vida melhor. E muitos políticos também tem esse mesmo raciocínio ignorando totalmente as particularidades do Brasil.
@frnandoh
@frnandoh 6 жыл бұрын
Excelente raciocínio!!! Os "meritocratas" sempre apresentam erros de lógica em suas explicações.
@EdAlk
@EdAlk 2 жыл бұрын
E tem o fator “cansaço”: a pessoa que nasceu desprivilegiado, na periferia, com uma cor de pele ou textura de cabelo que causa preconceito contra ele, ou uma sexualidade que é odiada pela sociedade, se muito se esforçar contra sua sorte para alcançar algum sucesso, como um diploma, ESTARÁ MUITO MAIS CANSADO DE TANTA E TANTA LUTA DO QUE UM PRIVILEGIADO QUE TAMBÉM CONSEGUIU O DIPLOMA. Os dois conseguiram, mas no fim da jornada, foi muito mais fácil para o privilegiado branco burguês que para o preto da periferia. No fim, o desprivilegiado estará muito mais cansando de continuar que o privilegiado.
@MrScarduelli
@MrScarduelli 7 жыл бұрын
Excelente vídeo! Só que mérito não é esforço, mas sim utilidade para a sociedade. Se eu ralar muito cavando e tapando buraco esse meu esforço não leva a nada.... Agora se eu, por sorte com pouco esforço, acabar descobrindo algo que melhore a vida dos outros ou até herdar algo que melhore a vida dos outros, eu tenho mais “mérito”. O “mérito” não é simplesmente esforço. Esforço é uma simplificação grosseira...
@johsisemsobrenome5152
@johsisemsobrenome5152 7 жыл бұрын
isso q vc descreveu não é meritocracia, é desempenho-de-mercadocracia. Favor utilizar esse nome daqui para frente, evitará confusões, pois esse nome é mais honesto
@254koloko
@254koloko 7 жыл бұрын
Sim, não tem nada a ver com esforço. E esforço é SUBJETIVO, a escola é o melhor exemplo disso. Tem um aluno mais ruinzinho que se mata de estudar pra tirar 8, enquanto outro lê umas duas horas e tira 10. O mérito do segundo é "maior" (segundo a nota como critério de mérito), mas o esforço que ele realizou é menor (em tempo despendido, stress sofrido, ou mesmo pressão social em relação ao seu desempenho).
@johsisemsobrenome5152
@johsisemsobrenome5152 7 жыл бұрын
e muito menos é a nota q vc tira na escola q vai definir o seu sucesso profissional. Sucesso profissional nao tem a ver com notas, e na maioria das vezes nao tem nada a ver nem com inteligencia. Sucesso tem a ver com desempenho de mercado. Por isso q eu digo q o termo correto a ser utilizado é "desempenho-de-mercadocracia"
@estadoinalterado9207
@estadoinalterado9207 7 жыл бұрын
Meritocracia indica progresso pessoal e reconhecimento desse progresso pela sociedade. Não entra aí o esforço individual. O que importa são os resultados. Pelo menos esse é o conceito distorcido da sociedade. As coisas só pioram quando esse conceito só indica o sucesso financeiro sem levar em consideração as realizações pessoais. Pioram ainda mais quando o reconhecimento vem mais por partes de pessoas que teve progresso em áreas ligadas aos esportes, a música e ao cinema. Por isso que Cristiano Ronaldo, Beyoncé e Tom Cruise tem salários altíssimos e são supervalorizados mais do que cientistas que descobrem a cura ou uma forma de tratamento de uma doença.
@johsisemsobrenome5152
@johsisemsobrenome5152 7 жыл бұрын
Pois então pedro. Exatamente pelo q vc descreveu é q eu digo q o nome certo pra esse negócio q as pessoas dizem qq é meritocracia é "desempenho-de-mercadocracia"
@WendelPires1
@WendelPires1 7 жыл бұрын
Não posso ter tudo que quem nasceu em berço de ouro tem, mas posso me esforçar o máximo pra ter o melhor utilizando os meus recursos. Não quero ser melhor que quem nasceu rico, só quero ser melhor que eu mesmo.
@whitefang238
@whitefang238 7 жыл бұрын
A questão, wendell é que o mero esforço não garante nada e estudos indicam que, estatisticamente, na maior parte das vezes não fazem diferença e não bastam pra pessoa conseguir sair de um certo patamar
@gabrielcoelhodev
@gabrielcoelhodev 7 жыл бұрын
Papo furado, não é porque sou pobre que devo culpar os ricos, esse coitadismo social já encheu a porra do saco.
@jorgemartins8436
@jorgemartins8436 7 жыл бұрын
Gabriel Coelho Então a culpa de você ser pobre é de quem?
@gabrielcoelhodev
@gabrielcoelhodev 7 жыл бұрын
Tua pergunta já pre-estabelece que sempre há um CULPADO por minha situação financeira. Existem trocentas variáveis que estabelecem a condição financeira de alguém, tais como: > Preservação de patrimônio familiar; > Arrecadação demasiada de impostos; > Retorno praticamente nulo do estado; > Uma grande parcela da sociedade que espera uma solução externa para seus problemas particulares (vide bolsa isso, bolsa aquilo); > Falta de interesse (não de oportunidade) em adquirir conhecimento básico e/ou técnico; > Sensação de impunidade que faz com que a insegurança cresça no país, dissuadindo assim trabalhadores de gerar riqueza por medo de perdê-las. > E uma infinidade de outras variáveis. E a principal questão de todas, o TEU ganho NÃO é minha PERDA. Se amanhã tu tornar-se um milionário, no que minha vida melhoraria ou pioraria? Porra nenhuma.
@esteeocanal385
@esteeocanal385 7 жыл бұрын
Gabriel Coelho Parabéns pelo comentário!!! Esses esquerdopatas vivem querendo culpar alguém pelo próprio fracasso. Eles jamais vão entender que é impossível acabar com a desigualdade, pois isso é uma condição natural do ser humano!!! Alguns são mais dedicados e objetivos que outros, alguns têm mais sorte que outros (vide loteria ou berço de ouro), isso é perfeitamente normal!!! O que precisa ser combatido é a ascensão por meios fraudulentos ou ilegais (vide crimes e estelionato religioso)!!!
@rabiskarartdesign3667
@rabiskarartdesign3667 4 жыл бұрын
Essa semana eu visitei 2 shoppings na minha cidade. Um em um bairro periférico e outro em um bairro mais nobre. Ambas tinham a Livraria Leitura e a do bairro mais nobre tinha livros muito diferentes nas suas prateleiras de entrada, os livros em promoção também eram diferentes. A minha filha perguntou onde estavam os artigos de uma banda que ela gosta. Expliquei pra ela que a procura naquela loja era diferente e que isso muda de acordo com a região, daí pra frente comecei a refletir ainda mais sobre esse assunto.
@selmaisaura6047
@selmaisaura6047 2 жыл бұрын
O que é muito triste na atualidade, que tenho presenciado muito, são pessoas com tudo encaminhado pra dar certo na vida, vindas de famílias com muitas posses, que tiveram oportunidade de estudar em boas escolas, até entraram pra Universidade, mas, levam os estudos na brincadeira, não fazem nada direito, não trabalham, nem tem responsabilidades com nada na vida. O ponto crítico desse tipo de situação é que essas pessoas estão despreparadas pras tempestades da vida, sem bagagem de conhecimento de como lidar com situações adversas, de viver com pouco dinheiro, não sabem se contentar com o básico, se um dia a realidade social delas mudar, estarão depreparadas para lidar com as circunstâncias que vierem.
@Ghost_BC
@Ghost_BC Жыл бұрын
Mas o contrário também acontece. Muitos alunos de baixa renda vão para a escola pública para atrapalhar as aulas e chegam até a ameaçar professores. Depois crescem sem nenhum estudo ou carreira e ficam reclamando da falta de oportunidade e meritocracia.
@helmans
@helmans 7 жыл бұрын
Meritocracia vem do latim MEREO, que quer dizer merecer, obter. É a forma de gestão baseada no mérito. O sucesso que você obtém é aquele que você merece. Sua educação, sua moral, suas aptidões específicas para determinadas atividades, são fatores determinantes para a construção desse merecimento. Mas é impressionante a quantidade de gente que não compreende exatamente do que se trata, a meritocracia. Algumas pessoas, por exemplo, sugerem que a meritocracia seria uma fórmula mágica, algo como “trabalho mais esforço é igual a riqueza e sucesso”. Ou seja: se você se esforçar bastante, conquistará o sucesso. Essa gente confunde mérito com esforço. Nada mais falso. Isso não é meritocracia. O pobre agricultor miserável lá no sertão do nordeste, que trabalha duro de sol a sol, todos os anos de sua vida, tem grandes chances de morrer pobre e miserável. O pedreiro que se mata de sol a sol carregando tijolos e erguendo paredes, tem grandes chances de se aposentar como pedreiro. A professora primária que se mata para dar aulas em três escolas, corrigir provas, participar de seminários e ainda cuidar dos filhos, tem grandes chances de terminar a vida como professora aposentada. E dura. O taxista que passa 18 horas ao volante num trânsito infernal, tem grandes chances de terminar a vida como taxista… O trabalho duro dessas pessoas não garante nada além de mais trabalho duro. Qualquer desses profissionais só terá duas chances de se tornar rico com base na força de seu trabalho: se der sorte ou se conseguir, como Tyrion Lanister ou Albert Sabin, criar riqueza e, principalmente, valor para alguém. Quem define seu mérito é a percepção de valor que as pessoas têm de você. Entendeu onde entra a meritocracia? Ela não julga o ser humano. Ela julga o valor que ele cria. E isso é muito mais que se esforçar… Calma você aí que está com sangue nos olhos. Vai piorar… A pessoa merece ser valorizada ou reconhecida pela quantidade de valor que ela gera para a empresa ou para a sociedade. Não é a quantidade de horas ou o esforço com que ela trabalha que importam, mas o resultado obtido pelas horas trabalhadas. O mérito vem do valor gerado e não do trabalho em si. Não estou pedindo a você pra se conformar com isso, estou apenas dizendo que é assim que funciona. Com o Juquinha do futebol, com a empregada, com a enfermeira, com o porteiro e com o presidente da multinacional. Qual é a moral da história? Qualquer um pode subir na vida sim senhor, mas vai ter que ser mais que a média dos que o cercam. Se é dentista, terá que ser mais que os outros dentistas. Se é jogador de futebol, terá que jogar mais que os outros. Se é faxineiro, terá que ser mais que um simples faxineiro. Se é professor, terá que ser “o” professor!! Continuando a ser um funcionário esforçado, que se mata de trabalhar, você ficará aí mesmo.
@Skyrks
@Skyrks 7 жыл бұрын
Everton Rodrigues tragam um mito para esse Oscar. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👍🏻👍🏻
@fleisbester612
@fleisbester612 7 жыл бұрын
É uma ideologia criada pelos oligarcas, para incentivar seus trabalhadores a se esforçarem mais, mesmo sem receber grandes benefícios para isso.
@galaxyxnexus
@galaxyxnexus 7 жыл бұрын
Meritoracia no trabalho, ja vi muita injustiça com esse papo de Meritoracia onde apenas alguns sao privilegiados geralmente amiguinhos do chefe!!
@ThiagoGlady
@ThiagoGlady 7 жыл бұрын
Então o mérito está naqueles que conseguem amizade com o chefe, ué!
@johsisemsobrenome5152
@johsisemsobrenome5152 7 жыл бұрын
thiagoglady. Esses q puxam o saco e conseguem cargo não tem mérito, o q elas tem é desempenho. As pessoas tentar colocar o nome de mérito para qualquer bosta, por isso q ninguém acredita em meritocracia
@TheZenytram
@TheZenytram 7 жыл бұрын
esse videio do pirula so serviu para confundir ainda mais as pessoas, esse cara ae n tem mérito nenhum e a situação toda não eh meritocrática, A NÃO SER se o cara seja muito bom neste serviço e n só um cabide.
@isacscjr
@isacscjr 7 жыл бұрын
exatamente, saber elogiar é uma habilidade
@galaxyxnexus
@galaxyxnexus 7 жыл бұрын
Todos lugares onde trabalhei quando o empregador quer dar aumento no salário pra alguem sem dar para os demais, a meritoracia e usada. Certe vez entrou um pessoa na empresa que queria ganhar mais que os outro empregados, por 3 a 5 anos consecutivos ele teve constantes reajustes que era dado sobre o argumento da meritoracia. Depois o povo questiona por que a CLT obrigado o mesmo salaria para mesmo cargo. Logicamente que existe as regras isso. A meritoracia parece justa mas na prática e injusta!!
@theatheescapist7936
@theatheescapist7936 6 жыл бұрын
Antes eu era uma dessas pessoas que acreditava piamente na meritocracia, independente de quaisquer circunstâncias, mas os seus argumentos me fizeram refletir melhor sobre esse assunto e mudei minha opinião. Muito obrigada por compartilhar tantos conhecimentos preciosos neste canal, é por vídeos assim que ainda vale a pena gastar umas horinhas do meu dia no youtube.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,.,.,.,kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,.
@iasnegociosdigitais8417
@iasnegociosdigitais8417 3 ай бұрын
Sou alguém que veio de baixo, pobre e que venci pelo mérito, esforço próprio, inteligência muito acima da média e incentivo de mãe e irmão. Passei em vários vestibulares e concursos públicos, sempre li livros, falo inglês e espanhol e escrevo crônicas, artigos, poemas e músicas, aprendo tudo o que me interesso. Mas reconheço que sou uma exceção e sou o único assim tanto na família quanto entre colegas e amigos... então, Pirulla, concordo plenamente com vc!!
@isabellevieira396
@isabellevieira396 5 жыл бұрын
não somente características biológicas mas características sociais também, essas pessoas saem atrás em muitos aspectos
@iasnegociosdigitais8417
@iasnegociosdigitais8417 3 ай бұрын
Sim!!!
@segredosdesampa3536
@segredosdesampa3536 4 жыл бұрын
Na faculdade a qual cursei, os professores tinham "medo" de repassar o conhecimento e ensinavam meia boca, e ainda discutiam com a gente quando tinhamos dúvidas e queriamos saná-las. Muitos da minha classe eram de baixa renda (eu e outra pessoa eramos bolsistas do prouni eramos tratados feito LIXO). Pra piorar, a dita cuja da coordenadora teve a cara de pau de indicar para trabalho a menina mais paty da sala (que vivia matando aula e vinha de família árabe muito rica, ia todos os dias de carro e almoçava todos os dias no outback e não estudava e não tinha interesse no curso nem em trabalhar), e depois indicou um rapaz que ia estudar 1x por semana, também era boy, e não estava nem aí pro curso, só estava lá obrigado porque a mamaezinha dele trabalhava num setor da faculdade e o obrigou a fazer o curso. Ou seja, 2 pessoas bem de vida e que não queriam estudar nem trabalhar ganharam emprego indicado. E as pessoas que mais tiravam nota máxima (incluindo eu e outros), não faltava e precisava muitoooo do trabalho, não conseguimos nada. Foi revoltante essa faculdade, mas me formei!!!
@selmaisaura6047
@selmaisaura6047 2 жыл бұрын
🥵😡🤬
@anonimosx4316
@anonimosx4316 6 жыл бұрын
os pais influenciam muitissimo. pais que estimula os filhos e muito bom.
@Risky9717
@Risky9717 3 жыл бұрын
Se a pessoa assistiu ao vídeo e mesmo assim não entendeu, então não sei como explicar! Quanto estamos frente aos fatos não se trata sobre o que você acredita ou não, sobre o que você gosta ou não. Você tem que olhar para os fatos e ver o que eles revelam. Excelente Vídeo.
@8Jeska
@8Jeska 6 жыл бұрын
Pirula, depois grava um sobre doação de órgãos no Brasil???
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
,.,..,,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.
@CanalJFpharma
@CanalJFpharma 7 жыл бұрын
Muito bom... Pena que muitas pessoas não querem entender isso
@GeneticAlgorithm
@GeneticAlgorithm 7 жыл бұрын
As pessoas não entendem que compreender esses fatos não te faz socialista.
@victorgil7391
@victorgil7391 6 жыл бұрын
GeneticAlgorithm11111001000 Mais prova que assim como o socialismo o sistema capitalista também é falho, tem gente que acredita que o capitalismo é perfeito e que os Estados Unidos é a terra das mil maravilhas igual tem gente que acredita em papai noel
@izacaldas25
@izacaldas25 6 жыл бұрын
Entender que pobre sempre se fode. Precisamos de políticas públicas para minimizar a discrepância de oportunidades nesse país tão desigual .
@coreanismo
@coreanismo 5 жыл бұрын
Porque não entender é mais fácil. Porque uma vez que elas entenderem, elas vão perceber como são privilegiadas. E as pessoas têm medo de se assumir privilegiadas, como se alguém fosse roubar o privilégio delas ou como se você estivesse dizendo que são péssimas pessoas por serem privilegiadas, como se elas tivesse implorado pelo privilégio ou como se elas tivessem recebido o privilégio de forma ilegal ou imoral. Elas não percebem que se é privilegiado apenas pelo fato de não se sofrer o que alguém prejudicado sofre. Só isso.
@victorgil7391
@victorgil7391 5 жыл бұрын
@@freshpudding345 Cara na minha opinião pelo que eu estudei deveria existir a união dos dois sistema, pois um não sobrevive sem o outro.
@douglasbull
@douglasbull 5 жыл бұрын
"No fundamento, a colheita pra quem merece É o mínimo do mínimo do mínimo do mínimo Só o grid de largada é o que desfavorece Por isso damos o máximo do máximo do máximo" - Máximo do Máximo (part. Sant, Lino Krizz e Clara Lima) Acho que esse verso do grid de largada representa bem o que foi dito no vídeo. Se você nasceu pobre tem que dar o máximo sempre pra conquistar o mínimo.
@joanapessoa3164
@joanapessoa3164 5 жыл бұрын
Eu acredito em meritocracia como um dos muitos fatores que podem influenciar eventos, mas não como um sistema infalível que proporciona justiça social. O fator biológico como influenciador de eventos foi muito bem explicado nesse vídeo. Parabéns Pirula!!!1
@pedropedro9734
@pedropedro9734 6 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Espero que pessoas não se sintam desestimuladas. Devemos saber criar oportunidades, de um modo geral, com conhecimento.
@leahpar66
@leahpar66 7 жыл бұрын
Tô com sono, amanhã vejo
@iasnegociosdigitais8417
@iasnegociosdigitais8417 3 ай бұрын
Kkkkk...
@marceloho1984
@marceloho1984 5 жыл бұрын
Minha prima tem faculdade em relações internacionais e mais curso de línguas em inglês, espanhol, francês e alemão fluente. A mulher é imbatível, mas não tem indicação então ficou dois anos procurando emprego e quando conseguiu um ficou com um cargo de nível médio ganhando um salário mínimo.
@pedromouraadvogado6086
@pedromouraadvogado6086 6 жыл бұрын
Esse é um dos videos que todo o MUNDO deveria assistir e entender. Parabéns!
@viniciusmartinssilva3018
@viniciusmartinssilva3018 7 жыл бұрын
Meritocracia é igual o papai noel. Em certa idade, você descobre que não existe.
@MrVictorAlves
@MrVictorAlves 6 жыл бұрын
No caso da meritocracia, tem muita gente que, mesmo depois de velha, ainda acredita nessa baboseira.
@garudadrakon4728
@garudadrakon4728 6 жыл бұрын
nunca vai existir. É igual igualdade. Tem nego adulto que até hoje pensa que há respeito entre raças, igualdade de gênero e sexualidade e ainda pensam que existe um futuro melhor pro mundo
@luizantoniomacieldearaujo1956
@luizantoniomacieldearaujo1956 6 жыл бұрын
Vinicius Martins Silva estude de verdade e passe num concurso de auditor fiscal da Receita Federal que você vai descobrir que existe sim!
@luizantoniomacieldearaujo1956
@luizantoniomacieldearaujo1956 6 жыл бұрын
Victor Gil deputado é avaliado de quatro em quatro anos, o funcionalismo público brasileiro ganha muito acima da média da iniciativa privada e não tem que prestar satisfação a ninguém e em algumas categorias são os salários mais altos do mundo, por outro lado a população está longe de receber um bom serviço público!
@camilasefwerm499
@camilasefwerm499 6 жыл бұрын
Caras, como vcs são ineptos mentais, mérito é o direito de ter o que você merece, esse é o conceito, se você negar isso estará negando a liberdade e o direito a propriedade. Se uma sociedade possui certas injustiças em relação ao mérito, isso acontece justamente pela falta de mérito não porque mérito é injusto. Se há falta de nutrição, falta de emprego etc, a sociedade e o governo deve resolver o problema da falta de nutrição, da falta de emprego e não culpar o conceito de mérito deturpando seu significado. Sociedade meritocrática é aquela que dá aos indivíduos o direito ao mérito. A partir do momento que alguns indivíduos são privilegiados sem o devido merecimento (sem mérito) isso gera injustiças. Concluindo, a ausência de mérito cria injustiças e não a presença de mérito. A exemplo disso, governantes que roubam sem pensar nos cidadãos, acabam por obter prestígio, riquezas etc sem ter mérito, isso vai gerar um colapso no país que eles governam e com isso injustiças. Não é o rico o culpado das injustiças dos pobres, mas os ricos sem mérito (bandidos, políticos corruptos, golpistas, comunistas) pela falta de mérito não por serem ricos!
@valmirazevedo7911
@valmirazevedo7911 7 жыл бұрын
Acho que é válido citar até mesmo doenças que incapacitam a pessoa, como por exemplo a depressão, que aí já estaria fora do fator social se for de origem em sua maior parte hereditária, precisaria de um grande esforço para realizar "pequenos" feitos.
@juliadias8928
@juliadias8928 5 жыл бұрын
No Brasil acho que o QI anda diminuindo.
@sebastiaocarneiro2909
@sebastiaocarneiro2909 4 жыл бұрын
sim, o QI brasileiro diminuiu de 87 pra 83 por motivos "misteriosos".
@emanuelvinnypereiramartis8325
@emanuelvinnypereiramartis8325 4 жыл бұрын
@@sebastiaocarneiro2909 nao misterioso mais pela desengualdade social acho
@sebastiaocarneiro2909
@sebastiaocarneiro2909 4 жыл бұрын
@@emanuelvinnypereiramartis8325 Segundo estudos americanos a inteligencia é no minimo 80% hereditaria, entao, nao, desigualdade social nao tem nada a ver com isso, na verdade ela é resultado de inteligencia baixa.
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
.,,.,..,kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,.
@tiagoweber7326
@tiagoweber7326 7 жыл бұрын
Parabéns por tratar a meritocracia, não de forma panfletária, mas de forma coerente
@jorgeramos3007
@jorgeramos3007 6 жыл бұрын
Nuito obrigado, eu era fanaticamente meritocratico até ver este vídeo. Adicionai uma prespectiva à minhavida
@Misa-ez6ml
@Misa-ez6ml 7 жыл бұрын
Quando você disse que ter um Q.I melhor faz conseguir melhor emprego, quis dizer " Quem Indica" né
@FF-fu9nr
@FF-fu9nr 7 жыл бұрын
Fabiane Fafeli ele quis dizer o q.i relacionado a inteligencia
@Misa-ez6ml
@Misa-ez6ml 7 жыл бұрын
Fujita Fujita Acho que vc não entendeu a minha ironia kkk
@ThiagoGlady
@ThiagoGlady 7 жыл бұрын
Hum... Eu tô vendo essa zuera sua aí.
@FF-fu9nr
@FF-fu9nr 7 жыл бұрын
Fabiane Fafeli kkkkkk a ironia se pega na intonacao da voz, por isso que num peguei kkkkkk
@souza4862
@souza4862 7 жыл бұрын
Fabiane Fafeli Hahahaha
@ClelioPoseidon
@ClelioPoseidon 7 жыл бұрын
Pirula, eu até concordo com tudo o que você disse ai, mas tem uma coisa que me incomoda nessa história é a forma como se aborda esse assunto. Por exemplo, é justo comparar uma corrida de F1 com uma corrida de cart? Claro que não, mas então pq fazer essa comparação? Como eu disse antes, concordo com seus argumentos e sei que a desigualdade é algo que se deve tentar combater nesse país, mas falar desse assunto e comparar apenas o mais rico contra o mais pobre não me parece uma comparação justa, simplesmente pq a própria corrida já não é justa e todo pobre já meio que sabe disso. O que mais me preocupa nessa narrativa é que, a meu ver, mesmo com boas intenções essa mesma narrativa pode passar algo negativo aos mais jovens. Eu cresci na periferia de São Paulo e ainda moro aqui, e só fui aprender a escrever por volta dos 20 e poucos anos (hoje tenho 35), e por pura sorte eu consegui escapar das estatísticas que circulam esse lugar, mas sabe qual sempre foi a mentalidade que sempre notei em principalmente todos os meus amigos e conhecidos que "falharam na vida"? A mentalidade de que "já que o sistema é quebrado, pra que tentar ser certinho". Eu sempre ouvi essa história sobre o sistema pra cá e pra lá, mas nunca soube realmente o que era isso, e sem perceber eu já estava odiando esse tal de sistema, odiando os playboy e odiando pessoas da própria comunidade aqui que tentavam se alinhar com esse tal do sistema. E não são só as más companhias que fiz que tinham esse mesmo pensamento, eu sempre ouvi rap por aqui, e ainda escuto, mas hoje aprendi ouvir de outra forma, e de alguma forma o rap sempre ajudou a galera a reforçar essa ideia de "seja contra o sistema, nem tente ser melhor pq se for for preto e pobre vc já perdeu". Hoje em dia aqui na minha área as coisas ficaram até piores, mas não vou encher muito esse papo. O meu ponto principal é, apesar de concordar com tudo que você disse sobre a desigualdade e tals, eu ainda acho que espalhar essa narrativa de uma forma irresponsável, dizendo pros jovens praticamente a mesma coisa que algumas letras de rap diz, mas de forma mais refinada, pode ter um grande efeito negativo, como coloquei acima. Eu não acredito que um dia nos livraremos da desigualdade por completo, e nem sei se isso é algo tão bom assim, mas essa é outra questão. Que fique claro que não estou tentando te refutar nem nada do tipo rsrs, é só que nesse assunto eu vejo que existem dois lados muito complicados, e pessoas como voce de classes média ou alta que atacam esse ponto, meio que não enxergam esse outro lado da navalha, simplesmente por não estarem no convívio de quem é mais afetado por essa mesma lamina. Já a galera principalmente da direita que defende a meritocracia cegamente simplesmente não está nem aí pra quem é pobre e simplesmente diz que temos que tentar até conseguir. Mas se voce realmente olhar nas famílias pobres, vai ver que apesar de que a maioria sabe sobre essa falha da meritocracia quando se compara o rico e o pobre, essas mesmas pessoas seguem a ideia de simplesmente não olhar pros lados e tentar "vencer na vida". Ou seja, não precisa tentar competir com o cara mais rico do país, só é preciso ser uma pessoa melhor, procurar estudar, ter um emprego, ou casar sei lá. Não vejo as pessoas aqui pensando em competir com gente rica, tá todo mundo simplesmente tentando ter integridade e chegar no fim da vida sem precisar passar necessidades. Eu sei que a vida pode ser muito mais do que isso principalmente para alguém como voce que já viajou o mundo e tal, mas existe o fator da escolha pessoal também, nem todos querem a mesma coisa, tem gente por aqui que é muito feliz sendo o que é, e quem não está feliz vai tentar batalhar pra sair ou fazer outra coisa da vida. Óbvio que se a politica fosse melhor e todo o sistema também fosse um melhor tudo seria mais fácil, mas ao mesmo tempo todo esse assunto soa como se pessoas como voce estivessem subestimando a inteligencia e poder de ação das pessoas pobres. Eu sei que não é algo intencional, ou talvez eu esteja imaginando coisas, mas não consigo deixar de sentir essa sensação. Mas enfim desculpa pelo textão e possíveis erros de gramática, juro que tentei escrever direito kkkk, e ótimo vídeo. Se alguém quiser adicionar alguma coisa ou até me criticar eu estou aberto, eu só apenas senti que deveria expor minha percepção sobre esse assunto. Valeu!
@rysss1664
@rysss1664 7 жыл бұрын
Malabi eu também tive um pouco dessa sensação, mas aparentemente não tão fortes quanto vc
@ClelioPoseidon
@ClelioPoseidon 7 жыл бұрын
Valeu Laryssa. Espero não ter dado uma impressão dramática demais rsrs.
@VictoriaWalker8
@VictoriaWalker8 7 жыл бұрын
Você agregou muito para a discussão, acredito que muitos aqui não tiveram contato com a sua realidade (inclusive eu), então é muito bom informar.
@MrElindeath
@MrElindeath 7 жыл бұрын
eu tbm sou da favela mano eu fui muito desfavorecido eu era um analfabeto funcional a pouco tempo atras, mas graças a internet eu consegui ter acesso a informaçao hoje eu sei falar ingles, consigo ler um texto, e hoje a minha loja vende roupa no atacado para o brasil inteiro. eu acho q independente da nossa condiçao nos temos que lutar com toda nossa nossa força para alcançar os nossos objetivos eu tbm pensava igual a maioria eu fazia parte do gado depois que eu li o livro do jack canfield the succes principles a minha vida mudou eu só sei d uma coisa ficar chorando e reclamando n leva ninguem a lugar nenhum
@ClelioPoseidon
@ClelioPoseidon 7 жыл бұрын
Valeu pela mensagem Vic, eu realmente nem acreditava que tinha algo útil a dizer, ainda mais em meio a galera por aqui que já é muito bem mais informada que eu sobre as coisas. Obrigado mesmo!
@eduardosteffensdecastro7694
@eduardosteffensdecastro7694 Жыл бұрын
Que sofre com fobia social tem muitas dificuldades tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional.
@DanielSouza..
@DanielSouza.. 7 жыл бұрын
A palavra meritocracia é má utilizada, ela não quer dizer que todo mundo tem o mesmo potencial, que por batalhar por algo se mereça algo, isso não existe, o valor de algo é subjetivo, e seu senso de importância na sociedade é conferido pelo outro, e não pelo que você acha que vale. A meritocracia, então, quer dizer que as pessoas irão dar valor ao que elas acham que tem valor, ou seja, se você é um medico cujo os clientes gostam do seu trabalho, você terá o mérito conferido por eles (representado pelo contentamento, pagamento, elogios, divulgação espontânea...) para faze-lo, portanto será considerado um bom medico.
@DanielSouza..
@DanielSouza.. 7 жыл бұрын
Essa designação dada de "vir do esforço", não deveria se chamar meritocracia, mas conatocracia.
@abraaofelipeoliveira9818
@abraaofelipeoliveira9818 7 жыл бұрын
Daniel S. M. Melo A definicão está correta do ponto de vista mercadológico, apesar de não se restringir apenas a acumulação de capital. Como vc disse, o merito pode vir em forma de elogios, clientes. Mas também por prêmios, vitórias etc.
@lari_storyart
@lari_storyart 4 жыл бұрын
Ai mano do céu, da pra ficar ouvindo o Pirulla falando por horas a fio, é muita sensatez pra um serumano só
@willian1544
@willian1544 4 жыл бұрын
,,.,.,.,.kzbin.info/www/bejne/rYbalJhrp7mXqK8.,..,.,.,,.
@lari_storyart
@lari_storyart 4 жыл бұрын
O único Luís Carlos Prestes que presta é o comunista brasileiro kkkkk
@riclou1910
@riclou1910 7 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo Pirula! Excelente!! Muitos porquês do gênero Humano - e principalmente de países como o Brasil - foram explicados.
@lievtolstoi4673
@lievtolstoi4673 5 жыл бұрын
A minha irmã da aula em escola pública, um aluno dela com uma família desestruturada (com pai e irmão assassinados por terem envolvimentos no narcotráfico) e paupérrima, ao concluir o segundo grau passou no vestibular de medicina na UFG, ele precisou largar o curso no primeiro ano, pois não conseguia pagar a passagem do ônibus e a própria alimentação, e além de tudo, seus irmãos mais novos e mãe, estavam precisando da contribuição financeira que ele proporcionava a família, pois teve que largar o emprego porque o curso é integral. Então ele teve que abandonar o curso para ajudar a família a comer. E eu já escutei que, "pobres são pobres, porque são preguiçosos." E quem me disse isso foi um assalariado.
@vyky.katupyryb
@vyky.katupyryb 5 жыл бұрын
Acho que esse é um dos seus melhores vídeos!!! Não canso de revê-lo. 💞
@LucianoSilvaOficial
@LucianoSilvaOficial 7 жыл бұрын
Falou de altura... Lá vem o Cheirando refutando com sua guitarra.
@danieladosreissouza8512
@danieladosreissouza8512 7 жыл бұрын
Luciano Silva Pirula ixpertinhoo vou te refutar com meu DO RE MI
@johsisemsobrenome5152
@johsisemsobrenome5152 7 жыл бұрын
ele vai dizer q foi claramente uma provocação a ele. POr ele ser conhecido como o anão de embu
@ever6178
@ever6178 7 жыл бұрын
Johsi Semsobrenome kkkkkkk mds são alusões mesmo kkkkkkk
@rodrigogomes7546
@rodrigogomes7546 7 жыл бұрын
DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI pronto, *R E F U T A D O*
@OotsutsukiMadaraStudio
@OotsutsukiMadaraStudio 7 жыл бұрын
Luciano Silva TOM SEMI TOM PRA VOCÊ!!! KKKKK
@plsavio1
@plsavio1 6 жыл бұрын
Já diziam os Racionais: 'filho, por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor.' Aí passado alguns anos eu pensei: Como fazer duas vezes melhor, se você tá pelo menos cem vezes atrasado pela escravidão, pela história, pelo preconceito, pelos traumas, pelas psicoses... por tudo que aconteceu? duas vezes melhor como ? Ou melhora ou ser o melhor é o pior de uma vez. E sempre foi assim. Você vai escolher o que tiver mais perto de você, O que tiver dentro da sua realidade. Você vai ser duas vezes melhor como? Quem inventou isso aí? Quem foi o pilantra que inventou isso aí ? Acorda pra vida rapaz
@saitamablz1512
@saitamablz1512 5 жыл бұрын
a escravidão negra não atrasou o negro por culpa dos branco quem escravizou o negro na africa foram, os próprios negros, e se eu estive-se hoje na africa taria fudido a situação lá sempre esteve preta, os pobres de hoje são mais rico que escravistas do seculo passado a unica coisa que acontecer e que os negros como eu nunca tiveram o mesmo tipo de educação de construir uma familia ou legado.
@drjp4212
@drjp4212 4 жыл бұрын
@@saitamablz1512 Por que quem está em desvantagem quer culpar a sociedade, a história, os governos, mas não conseguem enxergar que foram os pais que decidiram que tal indivíduo viessem com as tais condições iniciais de desenvolvimento?
@saitamablz1512
@saitamablz1512 4 жыл бұрын
@@drjp4212 eu entendo minha mãe me deixou com meus avos e ainda foi ter dois filhos, não quero essa vida de fica fazendo filhos na pobreza. " não sei bem se entendi mas ta ai"
@drjp4212
@drjp4212 4 жыл бұрын
@@saitamablz1512 Exatamente. Acabei de visitar parentes no interior e a realidade é praticamente essa: ninguém se preocupa em se desenvolver como pessoa, criam filhos de qualque jeito, que ao chegarem à adolescência vão seguir seus instintos e repetir a estória dos pais. Manter-se pobre (gastar tudo o que ganha, não investir em si para desempenhar trabalhos melhor remunerados) e se reproduzir ao máximo possível são comportamentos instintivos. É preciso uma grandissísima dose de racionalidade para escapar desse ciclo, e aqueles que conseguem tal fato, levam esse benefício para suas próximas gerações. Não adianta pregar o discurso que o Estado deveria ser aquilo que os pais não conseguem ser, porque para isso acontecer, gera-se uma prerrogativa de concentração de poder nas mãos do Estado, que em última instância gera e perpetua a pobreza.
@wilsonrfernandes
@wilsonrfernandes 3 жыл бұрын
Pirula, assisti há muito tempo um vídeo seu muito bom sobre cotas raciais e alternativas mais efetivas para elas. Com uma abordagem bem profunda, crítica, equilibrada e construtiva sobre o tema, buscando filtrar a discussão de qualquer falácia ou imparcialidade, desenvolvendo reflexões realistas que levem a soluções concretas e genuínas. Achei bem interessante e eficaz sua sugestão no âmbito da educação. Cheguei até a comentar nesse vídeo sobre uma estratégia inspirada na sua abordagem e em alguns aspectos utilizados nos vestibulares e concursos, que seriam úteis, devidamente adaptados as circunstâncias, para evitar preconceitos racial ou de outros tipos também nas avaliações em contratações para empregos como alternativa às cotas, com o governo dando incentivos aos empregadores que seguissem o protocolo. Quando procurei pra rever e compartilhar, não achei mais. Escolhi comentar sobre isso aqui pela afinidade e complementação dos temas. Agradeço se for possível a você esclarecer as razões do sumiço daquele excelente vídeo. Obrigado pela atenção
@GuilhermeVieiraSechat
@GuilhermeVieiraSechat 7 жыл бұрын
Engraçado que no fim a meritocracia na verdade é o que todo mundo defenderia, exceto que ainda não é possível no geral rolar meritocracia. Como em Star Trek, uma sociedade totalmente meritocrática, exceto que realmente as pessoas tem chances suficientemente iguais. Isso é o pior, a meritocracia, algo interessante, ser usado pela galera que distorce o sentido.
@bendersincero7979
@bendersincero7979 7 жыл бұрын
Essa é aquela série lacradora???
@GuilhermeVieiraSechat
@GuilhermeVieiraSechat 7 жыл бұрын
Bender Sincero#VCM ??
@wagnerfreitas8304
@wagnerfreitas8304 7 жыл бұрын
Eu queria saber quando foi a vez em que a humanidade esteve em condições de igualdade? Quando foi que as pessoas tiveram a possibilidade de competir em condições de igualdade... e tbm pergunto se alguém tem alguma opinião que vá além de apenas dizer "concordo com a meritocracia.... ; não concordo com a meritocracia" porque até onde sei, desde que o homem teve consciência de mundo a gente compete sempre!
@CaioMizerkowski
@CaioMizerkowski 7 жыл бұрын
Star Trek é um grande exemplo a ser buscado, lembrei da mesma.
@wagnerfreitas8304
@wagnerfreitas8304 7 жыл бұрын
Murilo pois é! Nao acho que qualquer que seja o pensamento ou o argumento, se a favor ou contra, no fim a competição sempre vai existir. Sempre as "melhores mulheres" procurarão se associar aos "bens sucedidos" e reciprocamente. E não importa qual seja o regime ou sistema de governo, a ambição sempre vai fazer que uma camada social se sobreponha à outra.
@pedrolucas001
@pedrolucas001 7 жыл бұрын
A meritocracia não deveria ser defendida por aquele político que vocês conhecem... É um mito, o mercado não premia os melhores, mas os que dão mais lucro, e até os libertários sabem disso, a única diferença é a interpretação a partir disso.
@Pitxicaa
@Pitxicaa 7 жыл бұрын
Resumo do vídeo, não coloque filho no mundo se vc não tem estrutura, capacidade e condição de tê-los
@drjp4212
@drjp4212 5 жыл бұрын
Eu não entendo pq ninguém culpa os pais por fazerem filhos que claramente nascerão em desvantagem de condições de prosperar economicamente...
@MauricioKanada
@MauricioKanada 6 жыл бұрын
Gostei, pois confirma algo que já tenho consolidado. Pais responsáveis criam filhos com mais chance na vida. Alimentação saudável, estímulo desde a infância e amor no lar são coisas que não são muito caras. Mesmo pais pobres podem criar um ambiente onde os filhos tenham mais chances na vida. Tenho a coragem de dizer estes fatores (alimentação saudável, lar amoroso e estímulo desde a infância) são mais baratos que uma escola particular, e talvez, tenham melhores resultados. Vide Ben Carson.
@alisonce
@alisonce 7 жыл бұрын
Porra Pirula, eu tava estudando e vc vem postar video????sacanagem
@alfredojoselito5108
@alfredojoselito5108 7 жыл бұрын
Alison Nascimento né kkkkkk bioquímica amanhã e eu aqui vendo pirula...
@ehrita
@ehrita 7 жыл бұрын
Eu fico perplexa com pessoas que defendem a meritocracia. Você precisa ser um idiota para pensar que o pobre sem chance nenhuma, só precisa correr atrás para ter as mesmas coisas que um cara que já nasce rico. Ótimo vídeo, Pirula.
@Kiwi-yz4pz
@Kiwi-yz4pz 7 жыл бұрын
"Só precisa" não, ele tem que fazer isso se quiser chegar a ser rico, mas o problema é que a vários obstáculos como: Alguns que possuem apoio do governo, impostos que limitam como vc pode gastar seu próprio dinheiro, e outras interferências do estado.
@politiksispoker2362
@politiksispoker2362 7 жыл бұрын
Bem,vamos lá. Por nascença todo Brasileiro tem direito a educação (teoricamente pois todos sabemos o Estado da educação publica), tem direito a faculdade. Porém voce nao tem como direito ser medico ou engenheiro, se voce nao entra em engenharia ou medicina é pq não entrou. Meritocracia é dar ao melhor o valor merecido. Um cara que estudou em colégio público e entrou em medicina entrou por meritocracia enquanto o de cotas entrou sem meritocracia. Ambos entraram, um pq nivelaram por baixo para ele o outro pq estudou para passar ou tinha inteligencia para passar (provavelmente ambos) Ou seja, existe sim QI-tocracia que denominamos meritocracia, e ela não perdoa nem os ricos e nem os pobres. Quantas familias perderam tudo em 3 gerações e quantas fazem fortuna a cada geração? O número das que perdem tudo é infinitamente maior. Poucas são as familias que aumentam e expandem os negócios a cada geração. A respeito das linguas, eu falo 4 e 3 fluentemente. No Brasil 9% das pessoas falam uma segunda lingua fluentemente, nos EUA são 4% que falam uma segunda lingua e na Inglaterra são 5%. No Japão ou na China poucos falam uma segunda lingua. A razão de ser um problema para nós no Brasil é pq o Português não tem valor economico. Poucos mencionam que o valor da lingua está absolutamente ligado ao trade-business, o vlor economico. Ninguém aprende mandarin pq acha bonito mas pq tem espaço de trabalho para não chineses que falam mandarin, é o valor economico. O valor economico da lingua Inglesa é obvio. Ou seja, para o Brasileiro sobreviver hoje sem o Ingles precisa fazer a lingua Portuguesa ter valor economico.
@sucesso_dev
@sucesso_dev 4 жыл бұрын
É agoniante ler os comentários desse video.
@alexandresmialoski
@alexandresmialoski 7 ай бұрын
Gosto dos vídeos do Pirulla pq ele é sempre muito sensato!!! Eu particularmente muitas vezes digo que a meritocracia existe e é justa para outras pessoas, mas digo isso pq se eu disser: 99% das vezes a meritocracia não é justa, as pessoas entendem: então não vou nem me esforçar, visto que não adianta, a meritocracia não é justa mesmo, eu já estou atrasado, não tem como competir com eles, então nem vou me esforçar, aí acabam nem fazendo o mínimo de esforço.
@flavioaugusto6554
@flavioaugusto6554 5 жыл бұрын
Não sei qual é a prefeita definição de meritocracia. Mas defendo a recompensa pelo resultado, não pelo esforço, pois esforço sem resultado não vale nada. Talvez isso não seja meritocracia, talvez seja uma interpretação de meritocracia, mas é o que defendo independentemente do que isso seja.
@andreluisperraroalessio1151
@andreluisperraroalessio1151 5 жыл бұрын
Concordo contigo mano, do que adianta o sujeito se esforçar e ser um incompetente?
@miagbs
@miagbs 3 жыл бұрын
Eu descobrindo que tenho tudo para ter um QI baixo e pelo jeito não posso mudar isso: 🤡
@iasnegociosdigitais8417
@iasnegociosdigitais8417 3 ай бұрын
Mas não: basta se lembrar que os bolsonaristas, em sua maioria, têm apenas 2 dígitos, mas chegaram longe, muitos, rsrs. Vc, se isso for verdade, pode vencer pela vontade e um caminho adequado!
@Luan-ls5ir
@Luan-ls5ir 7 жыл бұрын
Já tava quase indo dormir kkk
@filipevinicius10
@filipevinicius10 7 жыл бұрын
Vídeo com 1/2 pirula de duração
@OotsutsukiMadaraStudio
@OotsutsukiMadaraStudio 7 жыл бұрын
Luan Ferrão pensei que era hora do xvideos
@marcondesgabriel1384
@marcondesgabriel1384 7 жыл бұрын
idem, só o Pirula pra postar vídeo a essa hora mesmo.
@daniellopes7215
@daniellopes7215 4 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, um dos melhores que já postastes. Com 35 anos entrei para a faculdade sempre quis estudar , mas trabalho, distância, ... consegui apenas agora. Concordo com tudo que vc expôs.
@vivicavalcanti
@vivicavalcanti 6 жыл бұрын
Pirula, você é sensacional cara!
@TheRonaldodutra
@TheRonaldodutra 7 жыл бұрын
Esse povo fica discutindo a semântica de meritocracia. Parem caralho! Vcs entenderam o q ele quis dizer no vídeo!!!
@blackwidowevelynn1049
@blackwidowevelynn1049 7 жыл бұрын
Esforço=/=Mérito
@blackwidowevelynn1049
@blackwidowevelynn1049 7 жыл бұрын
As vezes as pessoas coloca muito esforço, muita elegia e dedicação em algo que não tem valor. Algumas vão fazer coisa levam pouco tempo e necessita de pouco esforço e gera muito valor, outras vão colocar muito esforço e não criar riqueza nenhuma. "Ah mas ele nasceu em família rica e teve de tudo" mérito dos país dele!
@xandyyy
@xandyyy 7 жыл бұрын
Para mim o maior erro do vídeo é justamente tratar esforço como mérito.
@johsisemsobrenome5152
@johsisemsobrenome5152 7 жыл бұрын
sabe qual o grande problema? tem otario q confunde mérito com desempenho de mercado. O q vcs estão chamando de "meritocracia" na verdade é "desempenho-de-mercadocracia"
@vanden7reish
@vanden7reish 7 жыл бұрын
esforço leva ao mérito, ou ao fracasso, ai é questão de talento
@themistoclesaragao1763
@themistoclesaragao1763 4 жыл бұрын
Cara, esse seu vídeo é ótimo, pq essa sua analise aprofunda mais ainda essa questão do mérito. Parte importante essa que vc citou do mérito de apenas estudar ser diferente do mérito de além de estudar ter que superar as dificuldades. O segundo tipo de mérito ele geralmente( maioria das vezes) cria as grandes histórias e inspirações para terceiros, se a gente for parar pra pensar, mas é o primeiro tipo de merecimento que é mais predominante na sociedade e q sempre produziu a maior parte da mão de obra mais especializada e formal no mercado, enquanto que os trabalhos menos especializados( menos bem pagos, mais duros; pesados e perigosos) sempre foram feitos pelas camadas mais pobres da sociedade e com menos oportunidades.
@CoelhoMorto
@CoelhoMorto 7 жыл бұрын
Um vídeo desses é bem apropriado pro contexto atual do youtube
@leonardoc.araujo490
@leonardoc.araujo490 7 жыл бұрын
Eu realmente acho que meritocracia é quase nulo em uma sociedade assim
@valmirazevedo7911
@valmirazevedo7911 7 жыл бұрын
0,88 pirulas de duração, esses vídeos estão faster than light :/
@valtielwindsor
@valtielwindsor 7 жыл бұрын
Valmir Azevedo até que em fim alguem acertou a unidade de medida pirula's.
@JefersonHengler
@JefersonHengler 6 жыл бұрын
A meritocracia que eu acredito é, voce tem que se orgulhar de onde conseguiu chegar, independente dos outros.
@pedror5830
@pedror5830 7 жыл бұрын
Continua o debate com o Raphael, Abraços.
@Eucompreinashopee
@Eucompreinashopee 7 жыл бұрын
Não existe artigo falando que crianças que tiveram o leite materno por mais tempo são mais inteligentes ? Ou será que isso é pelo leite materno em certa idade ser como um suplemento alimentar?
@adonayshot
@adonayshot 7 жыл бұрын
Google scholar aqui pra você, sério mesmo o Pírula tem de ensinar vocês "fans do Pírula" a fazerem pesquisa científica um dia, meu deus do céu. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2939272/ O estudo concluiu que existe um forte indicador entre o tempo de amamentação e a porcentagem de massa cinza no cérebro do bebê, principalmente em meninos.
@TheGabiroca
@TheGabiroca 7 жыл бұрын
Pensemos em uma criança que fica mais doente do que a outra e/ou que por conta do sistema imunológico deficiente perde mais aulas, ela não vai ter o seu desenvolvimento cognitivo comprometido? Talvez o leite materno não tenha influência direta no QI, mas as atividades socioculturais que , segundo as afirmações desse vídeo, são determinantes para o desenvolvimento do mesmo tem, sendo assim de maneira indireta o aleitamento pode ser considerado um fator relevante. Outro aspecto interessante para refletirmos é sobre o desenvolvimento da linguagem, função humana que é beneficiada pelo aleitamento materno por conta do desenvolvimento e fortalecimento de músculos orofaciais, que tem ligação direta com o desenvolvimento do pensamento.
@itsjessicasilva
@itsjessicasilva 7 жыл бұрын
flavio luiz Existe sim, feito pela Epidemiologia da Ufpel em Pelotas no Rio Grande do Sul, que é considerada a melhor do mundo. Inclusive esse estudo ganhou prêmio no Canadá e indicação ao Nobel, em que o professor César Victor associa Aleitamento materno por mais tempo com maior QI, renda e escolaridade na idade adulta. O estudo foi feito com uma Coorte que foi acompanhada desde a gestação no ano de 1982. Não tenho o estudo aqui no celular, mas com um Google Vcs encontram.
@felipepassoni4301
@felipepassoni4301 7 жыл бұрын
Se for isso, eu sou um gênio. Segundo minha mãe eu mamei até os 3 anos. Hahahaha
@nathan_408
@nathan_408 7 жыл бұрын
Isso de leite materno n tem nada haver, inclusive da pra substituir o leite por soja e da na mesma.
@masdeval2
@masdeval2 5 жыл бұрын
Mas você não está misturando as coisas? Acho que primeiro vale sim ver a definição formal da palavra: 1 Forma de administração cujos cargos são conquistados segundo o merecimento, em que há o predomínio do conhecimento e da competência. 2 Indicação de promoção por mérito pessoal. michaelis.uol.com.br O conceito de meritocracia que vale a pena se discutir não é tão somente aquele aplicado à organização do estado? Ou seja, posições estatais são ocupadas pelos mais competentes e não pelos mais bem relacionados/bonitos/altos/etc? Assim, concursos públicos e vestibulares (se honestos) prezam pela meritocracia e cargos em comissão não, por exemplo. O fato de as condições particulares de cada um serem muito diferentes não desabona o conceito virtuoso de meritocracia e é função do estado garantir que estas se estreitem e que todos tenham um ponto de partida mais ou menos comum. As cotas seria um exemplo de não meritocracia tentando (idealmente temporariamente) corrigir esses desvios. Não sei se faz muito sentido analisar meritocracia num escopo irrestrito. Esse exemplo da médica não diz nada. Nesse caso você está se referindo a mérito, o que é muito subjetivo. Está errado o mantra que vivem repetindo e que quer associar sucesso de maneira geral com meritocracia, o que acaba deturpando o real significado (esperava ver vc explicando isso). Exemplos desse tipo são apenas juízo de valor e acabam criando um certo sentimento de vitimização generalizado. Com esse tipo de pensamento, talvez se vc tivesse vivido perto do Darwin e visse ele embarcando no Beagle, você tivesse comentado "Olha lá, conseguiu vaga na tripulação só porque o pai dele é amigo do FitzRoy!" (nem sei se eram, mas sabemos que o Darwin era de família abastada). Bom, todos sabemos o resultado da viagem.
@themistoclesaragao1763
@themistoclesaragao1763 4 жыл бұрын
Cara, esse seu vídeo é ótimo, pq essa sua analise aprofunda mais ainda essa questão do mérito. Parte importante essa que vc citou do mérito de apenas estudar ser diferente do mérito de além de estudar ter que superar as dificuldades. O segundo tipo de mérito ele geralmente( maioria das vezes) cria as grandes histórias e inspirações para terceiros, se a gente for parar pra pensar, mas é o primeiro tipo de merecimento que é mais predominante na sociedade e q sempre produziu a maior parte da mão de obra mais especializada e formal no mercado, enquanto que os trabalhos menos especializados( menos bem pagos, mais duros; pesados e perigosos) sempre foram feitos pelas camadas mais pobres da sociedade e com menos oportunidades. O prêmio a mais existe não trabalhando em empresas, isso aí até acontece na carreira no meio corporativo, mas também em menor proporção se formos comparar com os que se tornam além de profissionais, escritores e empreendedores, ou seja, com mais esforço ainda. Pirula, vc não chegou a dizer nada além de uns tem mais mérito que outro e no sentido geral do que cada um fez tá certo, mas então isso quer dizer q a solução seria taxar mais os ricos que os pobres, seria isso?
@thiagot1813
@thiagot1813 6 жыл бұрын
É compreensível tantas gafes nos comentários e no vídeo mesmo, uma vez que não sabem se quer o significado de meritocracia... Meritocracia não é o retorno pelo esforço ( se não, um catador de latinha por exemplo já seria a máxima para refutar isso ),e sim o retorno da sociedade para o nível de contribuição que você faz para a sociedade ( uma simbiose sociedade+indivíduo ), essa contribuição para a sociedade não está relacionada irrevesrivelmente ao esforço em si ( esforço também que depende do ponto de vista, para uns seria, para outros não ). Enfim meritocracia existe mas não como comumente afirmam. Ela é o retorno que a sociedade/coletivo da para o indivíduo que agrega valor à comunidade, seja esse valor por meio da tecnologia, comércio, arte, etc...Não necessariamente o ESFORÇO. Meritocracia nada tem a ver com o esforço.
@MrScarz8
@MrScarz8 6 жыл бұрын
Meritocracia é a recompensa pelos resultados atingidos e não a recompensa pelo "esforço feito", não existe recompensa garantida para o esforço. Se você consegue bons resultados mesmo sem esforço algum, você será recompensado de acordo com este resultado. o oposto também é verdade. Exemplo: Eu trabalho 18 horas por dia na roça e me esforço muito, mas um jovem de 15 anos criou um canal no youtube e ganhou milhões. Por que? ele ganhou milhões porque criou contéudo no seu canal que atingiu um grande público, e grandes empresas viram VALOR em fazer parcerias de marketing com este jovem do youtube, ou seja, ele ganhou muito dinheiro porque fez algo que a socidade achou que valia muito dinheiro. já eu faço um trabalho que a sociedade não valoriza tanto, logo, recebo pouco.
@marombastronda5677
@marombastronda5677 6 жыл бұрын
MrScarz8 melhor comentário que eu li aqui! Parabéns mano 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@felipevazp
@felipevazp 6 жыл бұрын
isso não invalida em nada o que o Pirula falou. Além disso, vc ta comparando banana com abacaxi. Quantos youtubers poderiam existir se não houvesse pobreza extrema em vários cantos do brasil?
@TiagoSantos-wb4gr
@TiagoSantos-wb4gr 6 жыл бұрын
O seu comentário já válida o que foi dito pelo Pirula. Só o fato do menino do seu exemplo ter acesso à Internet e ao KZbin, enquanto que a pessoa que trabalha na roça não os tem, já mostra que a meritocracia dita como a forma de compensar a sua origem é falsa.
@TiagoSantos-wb4gr
@TiagoSantos-wb4gr 6 жыл бұрын
@@fernandodossantos1946 portanto que nasce em condições piores tem que se esforçar mais para ter o mesmo resultado, ou seja, essa meritocracia que esse povo usa para ser contra as cotas é falsa
@TiagoSantos-wb4gr
@TiagoSantos-wb4gr 6 жыл бұрын
@@fernandodossantos1946 vc já foi em uma roça? Vc sabe que em muitos lugares a energia elétrica chegou a pouco tempo ou nem chegou ainda?
@rodrigomarquesxavier4072
@rodrigomarquesxavier4072 5 жыл бұрын
Onde curte 2 vezes! Parabéns!
@guilhermejenovencio1526
@guilhermejenovencio1526 5 жыл бұрын
Muito legal o vídeo. Um ponto que você tocou foi a média, e nesse ponto acredito que vc tenha feito um equívoco. A média não é uma Gaussiana, a média é o centro de massa dos dados, ou matemáticamente o primeiro momento estatístico de uma distribuição de probabilidade. Acho que o que você quis dizer, é que quando a distribuição estatatística da população é uma Gaussiana, também conhecida como distribuição Normal, ou curva de sino, a média pode representar muito bem a população, especialmente em casos, onde a variancia ou segundo momento estatístico é pequeno. Abc,
@AprendizdeSueco
@AprendizdeSueco 7 жыл бұрын
Sociedades menos desiguais também costumam ter mais mobilidade social. Wilkinson cita o exemplo da Dinamarca no TED. :) www.ted.com/talks/richard_wilkinson/transcript?language=pt-br
@gensericovandalo9184
@gensericovandalo9184 7 жыл бұрын
Uma sociedade menos desigual começa quando o fruto do trabalho de uma pessoa não lhe é retirado por meio de leis para custearam algo que elas não desejam.
@guruxara7994
@guruxara7994 7 жыл бұрын
Os EUA é um pais extremamente desigual, por exemplo, na mesma rua existe um mendigo morrendo de fome, e um milionário gastando milhares de dólares com uma garrafa de chandom folhada a ouro, por isso os EUA é o pais desenvolvido mais violento do planeta, e a tendência a longo prazo é de o pais se desindustrializar
@maurocampos9208
@maurocampos9208 6 жыл бұрын
Considero a meritocracia como desempenho eficaz no desenvolvimento de projeto a ser executado, independente de ter se esforçado mais ou menos. Se fizer melhor e em menos tempo, isso é meritocracia.
@lpessatto
@lpessatto 6 жыл бұрын
Perfeito, meu pensamento foi o mesmo.
@hjetnhgklhg
@hjetnhgklhg 5 жыл бұрын
Depois de assistir um video de 26 min sobre o assunto vc vem falar isso, tu continua sem saber oque é meritocracia.
@Aggron257
@Aggron257 7 жыл бұрын
*Na hora de dormir pirula? Poxa, amanhã tenho compromisso cedo*
@robsondavi3682
@robsondavi3682 7 жыл бұрын
Gabriel S.A assiste dps pq n vai ser apagado n.
7 жыл бұрын
Gabriel S.A Você pode ver na hora que quiser o vid.
@Aggron257
@Aggron257 7 жыл бұрын
Zenith : Reconectad0s S.A. beleza
@Aggron257
@Aggron257 7 жыл бұрын
Robson Davi beleza
@Augusto_Tenorio
@Augusto_Tenorio 7 жыл бұрын
SE FUDEU KKKKKKK. A vida é injusta
@frinze1
@frinze1 6 жыл бұрын
Parabéns pela qualidade do trabalho Pirula, sensacional a forma com que aborda todas essas questões, infelizmente ainda é muito difícil encontrar algum conteúdo tão limpo, prático, estruturado, sensato e estimulante sobre temas tão importantes como os que você "transcreve" independente da plataforma que possa ser utilizada.
A "ditadura da beleza" (#Pirula 92.1)
31:43
Canal do Pirulla
Рет қаралды 638 М.
Politicamente correto, anti-militância e o efeito mola (#Pirula 104)
52:26
Hoodie gets wicked makeover! 😲
00:47
Justin Flom
Рет қаралды 138 МЛН
Meritocracia é o disfarce da Plutocracia
12:58
André Roncaglia
Рет қаралды 86 М.
Agrotóxicos: salvação ou tragédia? (#Pirula 242)
41:26
Canal do Pirulla
Рет қаралды 494 М.
O segredo da MERITOCRACIA
18:39
Atila Iamarino
Рет қаралды 1,2 МЛН
ZELÂNDIA: o continente perdido que já era conhecido (#Pirula 201)
19:33
Canal do Pirulla
Рет қаралды 293 М.
De onde vieram os indígenas? (#Pirula 172)
18:21
Canal do Pirulla
Рет қаралды 1,9 МЛН
Estudar não dá em nada? : a polêmica da MC Mirella (#Pirula 300.1)
42:53
O mito da meritocracia-PODCAST Não Ficção
1:51:44
Atila Iamarino
Рет қаралды 89 М.
A influência da religião no Brasil #PergunteAoAteu 13 (#Pirula 234)
42:23
A INEVITABILIDADE DA "NEO" EUGENIA (#Pirula 369)
49:56
Canal do Pirulla
Рет қаралды 231 М.
666
36:28
Canal do Pirulla
Рет қаралды 551 М.