Excelente vídeo como sempre, Kherian! Não vejo o porquê de acreditarmos que vivemos em uma Matrix. Necessita-se de *evidências* que apontem diretamente para o fato de vivermos em uma realidade virtual e, até agora, nenhum argumento me deixou satisfeito. Além disso, para que uma hipótese seja considerada científica é necessário que ela possa ser falseada. Observa-se, porém, que *quaisquer argumentos que contradizem a hipótese de vivermos em uma Matrix podem ser desmentidos*, já que, como você disse, alguém que vivesse em uma realidade virtual teria as mesmas experiências sensoriais que alguém que vivesse "no mundo real". *Torna-se assim, impossível de deduzir se estamos ou não em uma realidade virtual*. Portanto, conclui-se que essa hipótese *não é científica*. Adicionando isso com a ausência de evidências *diretas* que nos levariam a pensar que vivemos em uma realidade virtual, não há motivos para pensarmos que a nossa realidade não é real! Um abraço, Kherian!
@JeronimoFonseca8 жыл бұрын
O seu argumento é válido e na verdade não é possível saber com 100% de certeza a natureza da realidade por nós percebida, mas penso que o princípio Occam's razor deve entrar aqui em jogo; a explicação mais simples será a preferida e aquela em que devemos acreditar.
@thaisvasconcellos43586 жыл бұрын
É uma hipótese filosófica. O erro de muitos é achar que a Filosofia deve se apoiar exclusivamente em dados em evidências científicas já testadas e aprovadas. A Filosofia assim como a Arte é um campo do Conhecimento, embora a Filosofia encontra-se em alguns momentos junta com a Arte e a Ciência.
@ant1k5 жыл бұрын
Errado. Como voce sabe que teus raciocinios e sentidos são válidos para interpretar qualquer evidencia? Só o cristão pode validar a sua existencia
@wallcorsan8 жыл бұрын
primeira vez que entro no seu canal...e velho vc só explicou aquilo tudo que Morfeus já havia dito. Nem vou me escrever para ñ correr o risco de perder tempo de novo =D .... más sem strees, nem vou negativar, vou deixar like ^^
@yagocarvalho97573 жыл бұрын
Parabéns!
@ardjaka8 жыл бұрын
hahaha foi eu quem te zoou do saltinho no vídeo do ciência todo dia, mas seu conteúdo é muito bom, por isso me inscrevi. Abraços
@macmoraes.alison8 жыл бұрын
Esse video ficou super bom!!!
@macmoraes.alison8 жыл бұрын
Obrigado!
@naracarolinafr8 жыл бұрын
Que incrível seu trabalho!!! parabéns!!! ao contrário do que muitos acham, realmente a filosofia vem para nos provocar, e a partir disso podermos ter outras visões, questionamentos a respeito do que nos cerca👍
@jumarvicenth8848 жыл бұрын
É notável a similaridade entre essa Matrix e o principio holográfico, isso por que, segundo essa conjetura especulativa o espaço 3D é um holograma que emerge da informação impressa em uma superfície 2D. Esta informação então é armazenada como bits, ( os mesmo bits tradicionais ) mas em uma escala 10 trilhões de trilhões de vezes menor do que um átomo ( escala de Planck ). Sendo que em um mundo de bits, o ''espaço-tempo quântico'' emerge dos bits discretos da escala de Planck” . “E se ele for realmente quântico, ele deve sofrer as incertezas características da mecânica quântica. Ele não fica parado, como um pano de fundo para o cosmos. Em vez disso, flutuações quânticas fazem o espaço vibrar, mudando o mundo ao seu redor.” E assim algumas propriedades do espaço e do tempo que parecem fundamentais, como a localização, pode na verdade, surgir somente como uma aproximação microscópica do fluxo de informação de um sistema quântico.” Se for verdade, isto significa que o “mundo real é um avançado display de vídeo em 4 dimensões” . Isso tudo leva a crer que o espaço e o tempo podem ser criados a partir de pequenos bits de informação que variam e que o relacionamento entre espaço e tempo é criado usando processamento de informações.
@supernada8268 жыл бұрын
+Jumar Vicente Eita, mano. Bom comentário o seu. Você tá me fazendo pensar nisso há uns 2 dias já.
@istonaoefilosofia8 жыл бұрын
ó o pulinho! muito bom, Kherian!
@rayssa3rh9438 жыл бұрын
OMG!!!! Esse é o segundo vídeo que assisto desse canal e já acho ele sensacional!!!! Continue assim :-)
@sancaoramalho86446 жыл бұрын
Parabéns pela iniciativa. Se possível, lhe surgiro realizar um vídeo extraindo e debatendo as teorias filosóficas da série Westword
@sonianunes14728 жыл бұрын
Parabéns, SciFilo. Obrigada pelo seu trabalho. Um abraço de Portugal,
@karinacustodio21328 жыл бұрын
esse vídeo deu um nó na.minha cabeça ainda n entendi como podemos ter certeza se estamos em um cenário cético
@Pamigarcia18 жыл бұрын
Ei! Quero muito ver o vídeo sobre Lógica! Meu sonho seria que ele fosse lançado antes do dia 30/04... mas, sei lá... acho que estou sonhando alto demais... hehe (vou ter prova disso dia 30). PARABÉNS pelo canal!
@MrLimaGui6 жыл бұрын
e ai, como foi na prova?
@gespassos8 жыл бұрын
Sensacional, cara, quando crescer, quero ser você
@marcelamartins73193 жыл бұрын
Amo esse canal, pena não ter mais vídeos 😥😩🤔
@openyourmind22698 жыл бұрын
Ao morrermos descobriremos que vivemos numa Matrix. Hehehe Ótimo vídeo! ;D
@gabrielvilela26608 жыл бұрын
Nada é real e tudo é verdadeiro! A vida é um eterno paradoxo...
@salsichomon8 жыл бұрын
O argumento cético é um bom refúgio para os religiosos e deístas, pois, se a probabilidade de estarmos num universo simulado é tão grande, a probabilidade da existência do "simulador" também o é.
@danielcabral75898 жыл бұрын
Dado que não só o problema do ceticismo, mas também o problema da definição do que seja "conhecimento", está em aberto, fica realmente difícil dizer que "SABEMOS"" ou não se estamos em um cenário cético. Isso, contudo, não significa que não possamos buscar justificação epistêmica e evidência a fim de discutir esse tipo de questão. Uma das proeminentes abordagens atuais ao problema do ceticismo está conectada às discussões sobre inferência da melhor explicação.Kevin McCain, ao defender o que ele chama de "evidencialismo explicacionista", é um dos autores de maior destaque no assunto, encontrado na literatura atual. Veja, por exemplo, "Skepticism and Elegance: An Explanationist Rejoinder." International Journal for the Study of Skepticism, (2016) 6: 30-43.
@clemasity8 жыл бұрын
Eu nem imaginei uma Matrix feita de bites, poderíamos estar em uma realidade não real criada de qualquer elemento que criasse uma realidade não verdadeira.
@reflexoesViraSer8 жыл бұрын
Parabens por mais este video Kherian, ficou muito bom. gostei da sequencia de entrevistas , deram uma base bacana para entender melhor este video. tenho uma linha de pesquisa que pretendo trazer neste sentido , com Berkeley e Descartes . como sendo a realidade uma formula logico matemática. e o sujeito criando uma representação que de sentido ao universo. mas sao so estudos e fichamentos por enquanto.... gostaria de saber sobre sua dissertação, se voce ja a defendeu e se poderia mandar para que eu pudesse dar uma olhada como conversamos anteriormente. desde já agradeço
@giovannicapitulino48498 жыл бұрын
Achei mais um ótimo canal informativo, parabéns pelo trabalho!!
@wallyvoid8 жыл бұрын
+1 inscrito.
@russombl7 жыл бұрын
Faltou citar David Hume, mas o vídeo está ótimo!
@luanneto85668 жыл бұрын
Ótimo vídeo, como sempre! Abraços.
@viniciusvanso70108 жыл бұрын
Kherian, não seria interessante articular um vídeo sobre realismo e/ou pragmatismo? Até para complementar as ideias utilizadas neste aqui. Fica a ideia! Abraços.
@clemasity8 жыл бұрын
Poderíamos resumir em: Não estamos em uma Matrix até que se prove o contrário?
@guilhermefonseca15628 жыл бұрын
Semana passada tinha 5500 inscritos, agora já tem 6000!
@guilhermefonseca15628 жыл бұрын
Parabéns pelo seu ótimo trabalho!!!
@geraldomoreirajr7 жыл бұрын
Gostei do canal, ainda não o conhecia!Eu acho impossível saber se estamos na matriz, tal qual alguém que sonha tem as mesmas reações fisiológicas de quem experimenta aquelas situações do sonho na vida real, e assim como no sonho, não racionalizamos esse sonho até que acordemos, e no caso da Matrix, até que tomemos a outra pílula (rs)
@isadorasilvabezerra64738 жыл бұрын
Na conclusão do video do nerdologia, pra sabermos se estamos na Matrix, precisamos encontrar algum bug, essa seria a solução?
@SciFilo8 жыл бұрын
+Isadora Silva Bezerra Não seria tão fácil assim. A hipótese cética pressupõe uma Matrix sem bugs. Mas vamos supor que haja um bug qualquer. Nós estaríamos em uma situação epistêmica (i.e., teríamos uma quantidade de informações) que não poderia garantir que esse tal bug é ou não um evento "anormal" qualquer, que precisa ser melhor estudado pela ciência ou se, de fato, é um indício para estarmos em uma realidade virtual. Pense bem. Vamos usar algum exemplo na história da ciência. No século XVII-XVII os cientistas já tinham observado que havia umas imprecisões na previsão de Teoria de Newton para a orbita de Mercúrio. Ainda assim eles assumiam que o erro era, possivelmente, na medida (era erro experimental) e não da teoria newtoniana. Com a teoria da relatividade geral, Einstein conseguiu fornecer uma previsão bem mais precisa e adequada. Digamos que a orbita de mercúrio fosse um bug da Matrix. O que os cientistas, provavelmente, fariam? Iriam supor que eu um bug ou iriam desenvolver uma teoria que desse conta de explicar esse fenômeno estranho? Eu acredito que seria a segunda opção. E sim, mesmo casos estranhos são tratados pela ciência como eventos naturais. Se vivemos em uma Matrix e já nos deparamos com bugs, é bem provável que a ciência já tenha desenvolvido uma teoria que dê conta de explicar esse bug - ao invés de aceitar esse evento como uma confirmação para a hipótese da Matrix.
@isadorasilvabezerra64738 жыл бұрын
+SciFilo obrigada por responder
@cassiusivis8 жыл бұрын
+Isadora Silva Bezerra O vídeo do Nerdologia foi concebido numa visão mais "científica", a procura de evidência, e não como uma hipótese filosófica.
@isadorasilvabezerra64738 жыл бұрын
hello surname hello Boa pergunta!
@caiocesar42258 жыл бұрын
acho que devem ser bugs porque sao acusados de singularidade
@andreysantiago8 жыл бұрын
Cenario diferente, ótimo video!
@JojowBR8 жыл бұрын
Eu sou cético. Tb acho que não tem solução esse problema. Minha postura é a mesma q tenho perante a deuses. Na total falta de evidências que as suportem, ignoro essas hipóteses.
@evelynraquel86498 жыл бұрын
Gostei desse vídeo...
@JoaoVictor-oy2lv8 жыл бұрын
Como nós podemos saber que estamos num cenário cético? Se nossas sensações e experiências são realmente produzidas por circuitos eletrônicos, porque então somos levados à pensar num mundo de aparências, num mundo fora do mundo da nossa realidade? Será possível p. ex.: o personagem do jogo GTA saber que está dentro de um jogo? Isso ilustra um exemplo da nossa realidade? Será que como seres virtuais poderíamos ter esse conhecimento?
@viniciusapolinario59808 жыл бұрын
Muito boa a indagação e a abordagem. Parabéns! Por sinal, gosto muito da abordagem de Kant sobre esse caso ( pelo menos no que aprendi dele até o momento -podendo ter eventuais erros-). As chamadas categorias a priori "dariam" sentido para considerarmos que há um mundo externo, mesmo que este seja conhecido por nós através da interpretação da razão. Gosto da afirmação dele de que "o mundo tal como é" mostra-se "impossível de se conhecer", já que não conhecemos todas as "óticas" que se podem ter do mundo. Entretanto, essa alegação -ao meu ver- não satisfaz nem coloca um ponto final na questão. Por via das dúvidas, procuro me posicionar com a ideia de que a razão é o mecanismo mais "confiável" no que diz respeito à realidade,e portanto o que se pode fazer é pesquisar e estudar mais o mundo, a fim de adquirirmos mais informações e tentar "encontrar" alguma proposição mais consistente. Enfim, é um campo aberto para reflexão -diria até mais do que o normal.
@viniciusapolinario59808 жыл бұрын
+vinicius apolinario Obs: esses "risquinhos" apareceram aí por erro de digitação. Desculpe.
@domquixote34276 жыл бұрын
Acredito que o problema poderia se resolver de forma mais rápida. Como saber se algo é real? Muito simples: real (mundo externo) seria tudo aquilo que independe de nosso crença. Porém se perguntar se o mundo é real no sentido de ser ou não uma simulação implica deduzir se tem uma realidade a ser simulada e se tem uma simulação e assim estamos nela significa que pode haver outras pois como é possível na primeira assim também é nas subsequentes pois a simulação simula o próprio real da primeira sendo não uma derivação mas uma cópia. O simulacro deve ter um propósito e com base nesse propósito poderíamos deduzir, tendo como referência a nossa própria realidade, o que seria esse propósito e daí vemos se este é verosímil ou não.
@Andrette8 жыл бұрын
Não seria o "mundo das Ideias" de Platão a primeira ideia filosófica de que vivemos em algum tipo de "Matrix"?
@PedroCouto8 жыл бұрын
muito bom!!!
@igoraciole91178 жыл бұрын
Ótimo vídeo! parabéns!
@BahFernandes1005 жыл бұрын
Alguém pede pra ele voltar a postar vídeos, por favoooor!
@k4zum4s4m48 жыл бұрын
O video me fez acreditar que tudo a minha volta é computador, portanto na minha frente também existe um computador, sendo assim, irei curtir e me inscrever ^^
@MarceloMoreiramarcelomoreira7 жыл бұрын
o universo é tão grande, não dá uma impressão de estarmos presos ou por um fio na existência??? se o universo é tão grande que não existe e nem existirá tecnologia que nos leve para fora dele, será que não está sendo escondido algo além?
@marasurealce55274 жыл бұрын
Questionar o universo é um tanto perturbador parar pra observar coisas e pensar nelas da dor de cabeça e coisas pior.. e quem é paranormal e tem vidência e clarividência tipo eu fica como ? 😯
@edmilsonvieiradelimajunior71258 жыл бұрын
mas que diferença faz estar ou nao numa matrix ?
@gregoryleandroseverino52478 жыл бұрын
Olá, você tem alguma sugestão de livro introdutório sobre Filosofia ? preciso obter um conhecimento bem amplo antes de partir para obras de filósofos e entende-las, tenho vestibular específico no final do ano. Ah, e parabéns pelo canal!.
@SciFilo8 жыл бұрын
+Gregory Leandro Severino leia o livro Os Problemas da Filosofia do Bertrand Russell. E olhe o site Crítica na Rede também...
@paolafernandez75386 жыл бұрын
Canal fodaaa, volta pfv!!
@alangustavo66557 жыл бұрын
Cara, onde você comprou essa camisa linda?
@TamissonReis7 жыл бұрын
Existe uma resposta sobre esse problema que fala sobre a incapacidade de calcular e aplicar o pi na natureza. Uma vez que o pi, por ser irracional, é impossível de ser descrito e existir em sua totalidade. A simples capacidade de emular o número pi demandaria espaço de armazenamento infinito. (Não concordo muito pois basta que a máquina defina o setup de pi naquele limite que qualquer aplicação natural seja indistinguivel de uma mais próxima. E esse setup pode ser feito de forma resumida através de uma fórmula finita...)
@karinacustodio21328 жыл бұрын
O saltinho é legal po
@voce33373 жыл бұрын
Excelente vídeo! Mas, se é uma petição de princípio a segunda proposição de MOORE (e para os empiristas), assim também o é para a segunda proposição dos céticos. Isto é, admitir com certeza que João não tem conhecimento sobre o mundo externo TAMBÉM nao é válido!
@welyntonkrobel6 жыл бұрын
Mito da caverna também
@O_Palhaço76 жыл бұрын
Eu cliquei no Like, mas não tinha um computador na minha frente, logo, o Like que cliquei ficou no hipotético, e o que realmente importa é a intenção, não !?
@kevinkyoshi29988 жыл бұрын
e se a estivermos mesmo apenas for uma especie de realidade paralela estamos e não estamos ao mesmo tempo dentro da matrix
@hectors038 жыл бұрын
quando chego nesses pensamentos, paro pra acreditar que witgestein tava certo e que esses questionamentos filosóficos são inúteis por não chegar a lugar algum. porém qual a graça de por um ponto final nas coisas?
@EdwardScissorsHands18 жыл бұрын
Oi Kherian, ultimamente estou incomodado com uma conclusão plausível mas que não quero aceitar e que tem haver com ceticismo. Nós todos temos conhecimentos diferentes, e cada um de nós argumenta e apresenta razões para ter o conhecimento do que seria a verdade. Mas todos se sentem certos, e quando mudam de opinião, é porque começam a sentir certos por outras coisas. Será mesmo que temos conhecimento ou só tendemos a aceitar coisas e por isso colocamos razões após? Espero ter ficado claro. Abraços.
@EdwardScissorsHands17 жыл бұрын
Braga777 Eu postei no ano passado, e desde lá algumas ideias me ocorreram sobre este assunto. Eu não estou certo se mudar de opinião é mesmo um avanço, pq parece que ninguém tem uma razão, talvez pq a vida não tem nenhum sentido básico mesmo.
@danielthales9185 жыл бұрын
@@EdwardScissorsHands1 Pesquise sobre o Perspectivismo Nietzscheano, acho que pode te dar uma direção epistemológica.
@renanlucas47975 жыл бұрын
Escravos não questionam apenas OBEDECEM CEGAMENTE PELA IGNORÂNCIA.
@sirianasol40406 жыл бұрын
Somos todos virtuais... somos feitos de átomos e energias... e um dia voltaremos ao estado original, vc fala muito rápido, mas as regras dessa sociedade doente em q vivemos é uma matriz...
@CaioMizerkowski7 жыл бұрын
Mas e faz diferença estar numa matrix ou não? Se o mundo aparenta ser exatamente o mesmo, não faz a menor diferença.
@dfdantas8 жыл бұрын
Eu gostei do vídeo Kherian. Achei bem explicativo. Só queria perguntar porque você não considerou negar (P1) - essa me parece ser a reação mais óbvia em relação ao argumento. Teve uma hora do vídeo que você cometeu um ato falho que aponta para essa solução. Você disse "se João sabe algo sobre o mundo externo, então João não está na Matrix". E essa premissa eu aceito. Mas a premissa "se João sabe algo sobre o mundo externo, então João SABE que não está na Matrix" eu julgo falsa, já que ela pressupõe que uma justificativa suficiente para se saber que há uma árvore na sua frente (algo banal) precisa ser suficiente para saber que não estamos na Matrix (algo muito mais complexo). Daí, eu negaria (P1).
@esttudaaimenina67137 жыл бұрын
Que Loko meu 😂
@shiryel73268 жыл бұрын
O único problema, é que o proprio acreditar poderia ser feito pela matrix, na verdade a matrix poderia ser algo perfeito, sem falhas, ja que nos mesmos não temos a menor noção de como ela foi criada, uma das maneiras que eu acho que poderia resolver esse problema sera descobrirmos sobre como o universo surgiu, ate porque se ele surgiu do nada... a matrix vai ser mais plausível, mais ja se descobrirem algo a mais que nem eu nem ninguém teríamos capacidade de pensar sobre atualmente... ai ja deixa o argumento da matrix um pouco mais destruído. Porem não completamente, uma vez que ela pode ser perfeita ja que não sabemos como ela funciona. Alias, isso sé a humanidade conseguir achar um modo de descobrir como o universo surgiu, e se nunca achar isso reforçara mais ainda o argumento da matrix, ja que ela pode ter sido feita para que nos jamais descobríssemos
@oleodiesel41004 жыл бұрын
6:12- resumindo, a causa e consequencia do mundo terra maldade composto por maldade.
@XamaFilmes8 жыл бұрын
Oi
@brunoleal35398 жыл бұрын
Um ponto positivo da Matrix é que você aprende Kung Fu por download... Venha para a Matrix!
@darlanbatista33748 жыл бұрын
o problema em si é curioso. mas eu pensei em algo um pouco diferente... quem programou o programa o qual supostamente podemos estar rodando.?! não há nenhuma evidência de existência desse programador o que faz todo o problema ser meramente especulativo. (alguém poderia dizer que o programa não teve programador e foi se desenvolvendo através de passos graduais e números, mas ainda assim seria apenas especulação sem evidência Rsrs ) abraço
@oleodiesel41004 жыл бұрын
todas estas definições dependem muito de quem acredita ou eh levado a creditar, porem nem tudo q o talmud legou a penna revelou.
@jhugo68388 жыл бұрын
o bug estaria na mecanica quantica ,, hmm acredito que os buggs seram encontrados nos proximos 50 anos
@pedrolucas-nq4zj6 жыл бұрын
4:08
@julionunesmachado72907 жыл бұрын
Cadê você?
@cidadaovitoriense8 жыл бұрын
Fui o 664º a dar like. Foi por pouco.
@matheusfariadacosta18 жыл бұрын
+Jônatas Almeida Fui o 667º... huashuasuhsau
@cidadaovitoriense8 жыл бұрын
+Matheus Faria :)
@oleodiesel41004 жыл бұрын
6:12- nada sabemos sobre o mundo externo, porem só saberah quem o proprio se agradar e a quem a ele nao agradar o eboh tranca ruas senpre vai olvidar a se chamar Deus vem te castigar.
@amazocosmic29335 жыл бұрын
E muito simples esse da matrix skksskksksk
8 жыл бұрын
0 deslike até agora, não é atoa...
@felipehelinski81858 жыл бұрын
Eu não acredito que exista um computador na minha frente, devo dar dislike então? :P
@clemasity8 жыл бұрын
Poderíamos resumir em: Não estamos em uma Matrix até que se prove o contrário?
@supernada8268 жыл бұрын
+Clemílson Alves Por que não dizer: Estamos na Matrix até que se prove o contrário?
@clemasity8 жыл бұрын
Supernada Pelo mesmo motivo que não dizemos: Deus existe até que prove o contrário.
@supernada8268 жыл бұрын
+Clemílson Alves Imaginei isso, mas pensei que você tivesse um argumento melhor que diferenciasse as duas situações...
@clemasity8 жыл бұрын
Simples, para se acreditar em qualquer coisa precisa ser provado. Temos alguma prova que estamos em uma Matrix? Não? Então não estamos.
@supernada8268 жыл бұрын
Clemílson Alves Sim. Até concordo com você. Mas será que o solipsismo não tem um argumento mais sofisticado? A gente resolve todo esse embate só com Ockham?