Boa tarde! Vamos comentar, compartilhar e fazer o que der para ajudar o Alan. É o mínimo que podemos fazer por alguém que se esforça tanto para nós ajudar e tanto também nos ajudou, sem nem mesmo nós conhecer e saber como é nossa cara!
@antoniadenazaremota81713 күн бұрын
Estava sentindo falta dos vídeos.
@brunyelle80753 күн бұрын
Concordo!
@ma_luca3 күн бұрын
Minha família apresentava a maior partes dessas características. Tenho três irmãs, todas psicologicamente adoecidas. Meus pais já morreram, e eu me isolei por não suportar o convívio social. O conteúdo deste canal tem me ajudado a perceber padrões disfuncionais que antes eu acha normais.
@BrunaSimões-o6q2 күн бұрын
Ótimo conteúdo, obrigada! Não desiste do canal não!
@ludmilaFarma2 күн бұрын
Ótimo video
@carolbloizi60653 күн бұрын
16 pontos dos 19. Eu sempre soube que minha família era problemática, mas é muito bom conseguir definir ações e dinâmicas adoecedoras. Tem alguns anos já percebi o narcisismo em minha mãe, mas desde o ano passado tenho percebido a dinâmica narcisista de minha família parte de mãe. É quase um bingo do cluster B. Me afastar tem sido bom para desnormalizar o absurdo e para ir me curando.
@cleber70813 күн бұрын
A parte mais dolorosa é você estar por baixo, depender de familiar, de mãe tóxica, irmãos, etc. Isso me adoeceu, pois tive que engolir sapo que nem no meu pior trabalho, eu passei por isto. Com posicionamento injusto dentro do contexto, eu questionava quando tinha oportunidade e simplesmente era ignorado ou punido com silêncio, ou com desculpas que o mês tava difícil questão de grana e enviaram um valor menor pra mim (eu dependi financeiramente deles). Perdi a autorresponsabilidade, adoeci, baixa auto estima e impactou tudo na minha vida. Tô ganhando um salário mínimo, morando sozinho, vivendo de vale-alimentação e estudando de madrugada, tem 3 meses e já sinto eu voltando para o meu eu interno que foi destruído pela família narcisista.
@marioalvesbrasil3 күн бұрын
É impressionante como tudo se encaixa e faz sentido!
@WolfgangHibraim3 күн бұрын
Isso me lembra o livro "A Metamorfose", de Kafka. O pior de tudo é que o reflexo vira matéria, acabamos internalizando... obrigado, professor!
@ACaldeiradaKatita3 күн бұрын
Muito bom, Alan. Sabe que ontem me caiu uma ficha sobre isso? Fiquei paralizada ao me dar conta. Foi assim: ontem lavei o banheiro, ele tava arrumadíssimo e tal. Meu filho (q tem 18 anos) chegou da rua e largou a roupa em cima da pia, sem colocar no cesto de roupa suja. Ao observar isso, meu sentimento foi muito tranquilo, só pensei: "tenho que reforçar isso pra ele, pq ele esquece". Foi qdo me veio (veio mesmo, como se fosse uma cena de flashback de novela) à reação que a minha tia tinha cmg qdo eu fazia isso. E me dei conta... cheguei a me emocionar, do q a falta de amor faz. Minha tia (morei com ela dos 16 aos 21, pq minha mãe faleceu) ficava extremamente raivosa, me xingava, era completamente alterada e desregulada. Hj (aos 52 anos) vejo q todo aquele grito dela, era sobre ser "obrigada" a estar com alguém q ela não amava. Pq qdo vejo meu filho ter atitudes q tb já tive, o único sentimento q jamais brota em mim é a raiva. No final, tudo fala sobre ter amor e empatia. Fui a criança adulta, xingada qdo não abdicava de uma festinha pra cuidar da mãe doente. Uma familia super disfuncional, e hj me admiro muito comigo mesma. Não reproduzi minha família, tenho uma relação maravilhosa com o meu filho, q diga- se de passagem, é muito elogiado por todos. Ele é um menino muito educado e gentil. É isso, minha familia poderia ter me destruído psicologicamente, quase conseguiu. Só q fui mais forte que eles. 🙏. Rompi com minhas irmãs mais velhas, já há alguns anos, e foi a melhor coisa que fiz. O salto que nossa saude mental dá é tão grande que não há como voltar atrás. A tranquilidade se estabelece, a autoestima fica preservada. Recomendo. Obrigada, Alan! ❤
@perola20233 күн бұрын
Vc é uma jóia rara! 💎
@karinecrosa38133 күн бұрын
Muito interessante o vídeo Alan. Fiquei emocionada em assistir e lembrar que fui sua aluna na UFSC.
@fabianeamp3 күн бұрын
Excelente conteúdo
@leckarosa3 күн бұрын
Professor vc é excelência em sua apresentação! Obrigada!
@guiltonsilva10982 күн бұрын
Seus vídeos são ótimos, comecei a seguir vc desde quando me afastei da minha mãe narcisista, há uns 3 anos atrás e aprendi e aprendo muito a lidar hj em dia melhor, respeitando e criando um limite seguro pra mim, no qual eu não sofra por expectativas ou frustrações de como ela é, enfim agradeço muito eu estava muito depressivo e sem motivação pra viver e hj sei que por mais superficial que a minha relação com essa família e mãe seja é algo que dói menos e prefiro lidar e todos temos expectativas uns com os outros, mas a maneira com que nos regulamos ajuda muito a encarar tudo isso.
@JacuTurcoAgachado3 күн бұрын
Obrigado, querido! Esses temas estão sendo muito importante para mim. Meu marido e eu temos famílias adoecidas. É complexo. Hoje em dia eu apenas me resignei de que não há solução, sou apenas uma pessoa, sozinha, tentando resolver um problema tão enraizado, um problema tão complexo e com vários abraços existente antes mesmo de eu nascer. Nem se organiza tantas dores. E pior, a família do meu marido e minha já são adoecidas, e tem um plus delas terem tretado feio por causa de mim KKK é enlouquecedor. Nossas vidas aqui gabaritou no vídeo, Alan. Novamente, obrigada pelo vídeo. Gostaria muito de ouvir mais sobre, você está trazendo clareza, conseguindo definir e explicar com palavras coisas que nós sentimos e não conseguimos externalizar. Obrigada, de verdade!
@escolhida153 күн бұрын
Muito bom, obrigada por tanta clareza.
@rosaafonso72303 күн бұрын
Estou num processo de Cura, de sanar as feridas não só da família da qual fiz parte, mas também, da família do meu Ex marido, com vários elementos com traços Narcisistas. Que inclusivamente me fizeram Alienação Parental ( um crime brutal que deveria ser mais falado em vídeos ) com a minha única filha, com a qual não tenho contacto há 5 anos 😢😢😢😢😢 A MANIPULAÇÃO e controle de uma família adoecida sobre os seus elementos e os danos que causam a todos que se aproximam é uma verdadeira tragédia. A única solução é o afastamento. Excelente vídeo ❤
@claudialonghi-farina86613 күн бұрын
Descobri há pouco seus vídeos e quero maratonar. Parabéns pelo belo trabalho
@ivi80603 күн бұрын
Seja bem vinda Cláudia ! Os vídeos de Alan fazem a diferença em nossas vidas.
@ACaldeiradaKatita3 күн бұрын
Galera, comentem! Pq isso ajuda a engajar o vídeo.
@brunyelle80753 күн бұрын
Isso mesmo! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@mr6sg21 сағат бұрын
É bom dismistifcar a 'verdade' da família e perceber sem medos nem vergonha que só vale a pena estar en família se o(s) indivíduo(s) forem respeitados, amados, em segurança, incluídos ao invés de tratamentos tóxicos e psicopáticos. No último caso, é bom cortar de vez com dita família para tentar ser feliz!
@elianaqueiroz6653 күн бұрын
Muito bom o seu material. Não tenho o hábito de fazer comentários, mas nao deixe de produzir este conteúdos. Ele ajudam muitos. Parabéns
@VitoriaAzevedo-u4c3 күн бұрын
Tomei a decisão acertiva,me afastei e so as vejo em datas comemorativas. Boa tarde e parabéns pelo tema🎉❤
@Mel-dr9ut3 күн бұрын
Sou grata por vc estar nos ensinando coisas que achávamos normais. Vc está tirando as vendas dos meus olhos. É libertador 🙏🧘🪷🤗
@hashiirya3 күн бұрын
Conteúdo indispensável para tempos como vivemos, como um jovem de 19 anos, obrigado pelos conhecimentos professor.
@wgcvirtual3 күн бұрын
Informações valiosas
@concurseirodomba70593 күн бұрын
O tema é o mais fundamental da psicologia. Por outro lado, é um tabu se falar das falhas humanas. Só melhoramos quando temos consciência de nossa ação no mundo.🎉🎉🎉🎉
@malupereira2069Күн бұрын
Querido Allan, seu canal foi sugerido pelo KZbin pra mim há uns 4 dias, estou maratonando e me identificando muito com os temas. Sei que é pedir demais e não tenho este direito, mas se puder colocar seus vídeos numa playlist, ajudaria muito quem assiste fazendo serviço doméstico como eu, pois quando um vídeo termina, o outro já entra na sequência automaticamente sem necessidadede de ter que pausar o serviço para colocar outro vídeo. Vi que escreveu na comunidade que talvez este será o último ano seu na Internet, espero que não, pois seu conteúdo é muito valioso e tenho certeza que ajuda muitas pessoas. É uma pena que os brasileiros valorizem mais conteúdos vazios que pessoas esforçadas e inteligentes como você. Estou na torcida para que o seu canal seja indicado para mais pessoas, assim como foi indicado para mim.
@AlanMocellimКүн бұрын
Sua sugestão de playlists é algo que eu pensava em fazer há tempos. Vou tentar estruturar playlists de temas. Obrigado pela sugestão.
@luana27783 күн бұрын
Tentei dar hype mas a opção não está disponível. O problema é que são muitos anúncios. Assisti todos sem pular. Espero que seu canal esteja monetizado.
@jaciarajunqueira17613 күн бұрын
Boa noite.Prrofesor. Alan.tenho em hoje fazer o bem o outro, minha deixo uma tranquila.Meus sobrinhos, jamais os deixo sós.todos.Gratidão. Gratidão Professor Alan Shalom.😊
@freyamyst003 күн бұрын
Muito bom professor! Muito cirúrgico nos apontamentos! Obrigada
@Anny55013 күн бұрын
Excelente ! Muito obrigada por esse , como todos os outros vídeos super valiosos! 🎉
@morticiaaddams43723 күн бұрын
Mais um vídeo excelente! Obrigada, Alan!
@Mih_L.S3 күн бұрын
Boa tarde, bom domingo!
@JulianaOliveira-dz4on3 күн бұрын
Excelente abordagem
@carol41473 күн бұрын
mto bom vídeo
@henriquepenteado-yf9zj3 күн бұрын
Minha família sempre gabaritando essas listas...hj me sinto mais forte emocionalmente e esse ano me sinto mais pronto pra dar um passo importante pra me libertar um pouco mais.
@claudiaalvezmottasantos19393 күн бұрын
Ótimo conteúdo.
@MariaGomes1303-n9e3 күн бұрын
Vídeo incrível ❤
@ummlife88123 күн бұрын
Obrigada
@denisepinheiro81733 күн бұрын
Parabéns você é ótimo Alan.
@ivi80603 күн бұрын
Seus videos continuam sendo de extrema importância em nossa vida. Video de Utilidade Pública. ⚘🍀😘
@brunyelle80753 күн бұрын
Também optei em não ter filhos, sou recriminada porém não me importo, muitas dessas características estão presentes em meus familiares, sou distante de tias, primas e até mesmo do meu pai, minhas escolhas da não maternidade (ele quer um neto) e no quesito profissional (não quis a dele) são alguns motivos das divergências, contudo me acompanham sempre pelas redes sociais mas isso não me incomoda, me afastar foi uma decisão sensata pois me sinto muito bem com minha vida leve e tranquila. O vídeo não ficou chato, pelo contrário, interessante e reflexivo.
@bellemissiacceleratoroverКүн бұрын
Ótimo, video!!! perfeito que aumente mais seus conteúdos sao essenciais
@marcinhafreitas3999Күн бұрын
minha familia é assim, se você está na faculdade deveria saber de tudo, eles tem comunicação muito bruta e tem punições, além de minha irmã ter me agredido fisicamente várias vezes
@flavialandim56742 күн бұрын
🙌🏾🤲🏾🙏🏾🌻
@claricehatano7151Күн бұрын
Excelente explanação
@helciakroh47043 күн бұрын
❤
@hashiirya3 күн бұрын
Professor, o senhor acredita que o sistema politico economico em que está inserida a familia é um fator que influencia diretamente em seu comportamento?
@aline_loveYah2 күн бұрын
Gratidão ❤
@EnergiZaí.3583 күн бұрын
Impressionante como a minha Familia de origem se encaixa em todas as categorias 🤔🤣
@user-qn5ue9wq2u3 күн бұрын
👏🏽👏🏽
@sbfotofestafotofestaКүн бұрын
Alan vc é um fofo
@caenoestudo3 күн бұрын
Oi, Alan! Esse vídeo foi baseado em alguma bibliografia específica? Fiquei curiosa de estudar mais sobre e gostaria de usar essa referência! 😊
@AlanMocellim3 күн бұрын
Eu não costumo partir de uma bibliografia única. Eu paro diante do que já li de artigos e livros e começo a tentar fazer uma síntese do que aprendi. A maioria dos meus vídeos são sínteses pessoais de discussões (artigos e livros) de várias perspectivas da psicologia, sobretudo psicologia familiar sistêmica, terapia de esquemas e teoria do apego. Há também elementos de cognitivismo e behaviorismo quando explico a aprendizagem de comportamentos abusivos ou formação de psicopatologias.
@GabriellaC-gv7ki3 күн бұрын
Vc é muito inteligente !!
@TassiaNathalia3 күн бұрын
🥀
@mr6sg21 сағат бұрын
Há famílias horríveis, crueis, tóxicas. De fugir... Às vezes, as piores pessoas estão na nossa família😢
@costa_monalisa4 күн бұрын
🙂🙂🙂🙂
@tamiresdasilva88593 күн бұрын
Seus vídeos são um afago em meio tantas angústias, fruto de um ambiente familiar disfuncional. Tenho pensado sobre o quanto ter consciência disso traz um peso maior sobre compreender que muitos desses familiares só reproduzem v1ol3nci4s que sofreram, mas é tão difícil perdoar. Vivendo entre a paz de saber que o problema não era eu, e o incômodo da culpa em não conseguir perdoar. Bizarro.
@perola20233 күн бұрын
A maioria das pessoas não tem psicológico p ter filhos. A maioria é feito sem querer querendo. Até hj, acho q só conheci, um ou dois q foi planejado. Na época das minhas avós, era arranjado o casamento pelos pais e foi catastrófico. Acho q as pessoas se relacionam muito cedo, antes mesmo de se conhecerem. E aí já viu ...
@brunyelle80753 күн бұрын
Eu mesma não tenho, minha melhor decisão é realmente não ter.
@Mel-dr9ut3 күн бұрын
Perfeccionista e ditadora. Assim foi a minha
@carolinasalvador93422 күн бұрын
Fui o bode expiatório de pais narcisistas. Passei por quase todas essas características. Por que razão não existe intervenção externa positiva em crianças que são obrigadas a ter estes pais? O Estado nada faz, não há instituições que apoiem no bom desenvolvimento psicológico da criança.
@hashiirya3 күн бұрын
O segredo pra mim é a pior pois é quase que fisicamente agonizante saber que pensam mal de vc e falam pelas costas mas que nunca vao falar pra vc na sua cara só ficam numa de falsidade e fofocas eternas, é quase torturante. Fui expulso de casa por não aguentar...