Querido Dunker, estou estudando na faculdade sobre a fertilização in vitro e a concepção de família na contemporaneidade. Tenho observado uma disparidade interessante nas expectativas em relação aos doadores de esperma e doadores de óvulos, especialmente nos websites onde tais doadores são anunciados. Notei que nos perfis dos doadores de esperma, há uma ênfase não apenas nas propensões para doenças genéticas, mas também no grau de escolaridade a até habilidades artísticas do doador, em comparação com os perfis das doadoras de óvulos, que geralmente são avaliadas principalmente com base em questões de saúde e genética, apenas. Isso me levou a questionar se há uma explicação dentro da psicanálise para essa expectativa de que os doadores de esperma sejam considerados intelectualmente superiores, apesar da contribuição genética relativamente insignificante. OBS: o professor que está dando esta aula é alemão e também um fã da psicanálise, inclusive ele me lembra muito você ahahahha
@mauroschneider74889 ай бұрын
Excelente, professor. Obrigado. Aguardamos o professor em BH para o lançamento de seu livro com o professor Gilson. Um abraço!
@rodrigogiovanaz9 ай бұрын
Christian, em algum momento seria interessante falar sobre os debates/embates e trajetória intelectual de Louis Althusser. Parabéns pelo trabalho.
@Dr.Bandersnatch9 ай бұрын
Dunker, poderia falar sobre o pensamento de Hannah Arendt em relação à banalidade do mal e da reflexão da autora no julgamento de Eichmann, por favor? Como a psicanálise interage com a indiferença, muitas vezes burocrática, do homem contemporâneo frente aos dilemas éticos?
@feliperizzo53299 ай бұрын
Que coincidência, estava querendo estudar este autor. De como a lógica de mercado invade todas as áreas da vida.
@gabrielacosta79564 ай бұрын
Adoro seu canal parabéns!!!!
@joaobrendo97915 ай бұрын
Conteúdo sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼
@alexandrinobruno9 ай бұрын
Obrigado, professor..!!
@jeorge55339 ай бұрын
Adoro o "aqui nesse canal YOUTCHUBE" rs Christian Dunker é meu "analista virtual".
@aidapaiva97599 ай бұрын
Gostei do vídeo porque trouxe ideias novas e organizou meu pensamento.
@L.Rainha9 ай бұрын
Adoraria um vídeo nesse estilo sobre o Foucault!
@eduardapachecomartins9 ай бұрын
que camiseta bonita, prof
@ronaldogollo84629 ай бұрын
faz um sobre a visão psicanalítica da dislexia.
@mayrondharma771019 күн бұрын
muito bom ❤
@Psicocinética9 ай бұрын
Excelente video. Ficou um poucos de fora o grande debate que teve entre Harbermas e Sloterdijki por causa do texto Regras para o parque humano. Abraço.
@RodolfoFSantos9 ай бұрын
Obrigado.
@joaoboechat76379 ай бұрын
Faz um maior sobre o Heidegger explicando o "Titulo da letra" por favor. Eu imploro
@andrelcolares9 ай бұрын
Christian, poderia falar sobre o filme "pobres criaturas"?
@MrBrunosf899 ай бұрын
Christian, assistindo ao video no qual vc entrevista a Rita von Hunt e que ela fala sobre em um futuro breve encerrar com os videos dela da forma como ela vem produzindo, me acendeu um alerta sobre as prespectivas de encerramento de ciclos. Seque a "braba": não me lembro de ter visto no seu canal um vídeo específico sobre relações de dependência entre analista e paciente em análises que já duram 10, 12 anos. É possível experienciar um "luto do analista" durante a análise? Entendendo esse luto como o medo da perda daquela escuta, dado o tempo de convívio e a quantidade de intimidades compartilhadas ali. Desde já agradeço e parabéns pelo canal e como um seguidor de tanto tempo, por favor, não pare!!! Kkkkk
@Wellington.Anselmo.Martins9 ай бұрын
Excelente! Bela síntese.
@grelemos2 ай бұрын
Professor, senti falta de um comentário sobre o novo livro do habermas, "uma nova mudança estrutural da esfera pública e a política deliberativa".
@renatomfcalixto9 ай бұрын
Professor, olá. Agradeço-lhe e parabenizo-lhe pelas postagens neste canal. Dunker, gostaria de saber: 1) Se é possível estabelecer diálogos entre a teoria goffmaniana da ação e da interação social com a Psicanálise? 2) Quais as diferenças das acepções do conceito de fetichização em Marx e em Freud/Psicanálise? Obrigado e um forte abraço.
@thamiresduarte76419 ай бұрын
Professor: " Pobres Criaturas" e esse babado ? rsrs
@roghi909 ай бұрын
Achei meio estranha a associação do Surrealismo a um "hegelianismo de direita". O movimento sempre se filiou muito mais a ideias de esquerda, anarquista e comunista, com inclusive a filiação ao Partido. Ainda assim, existia uma grande tendência as ideias defendidas pelos nietzschianos... enfim, gostaria de entender melhor donde veio essa associação com Surrealismo e direita.
@maguiconte70449 ай бұрын
Essa camisa me lembrou o esparadrapo no nariz do S Dali. Pronto, falei.
@armandobrussolo80899 ай бұрын
O sinal da internet está picotando
@larissaferreiragonzales38356 ай бұрын
Tbm deveria falar sobre tem o artigo da Nancy Fraser O que é crítico na teoria crítica, falando como Habermas faz é manter a mulher nessa esfera privada q ele diz querer “proteger” das instituições e da ciência, como o Dunker fala apelando para a psicanálise q é machista para fazer esse desserviço as mulheres e crianças, pois as crianças e mulheres não deveriam estar nas instituições pois seria patológico, quando as crianças se desenvolvem melhor nas escolas e as mulheres podem ter trabalho remunerado, mas aí tem q pagar pelo trabalho de cuidado das crianças né, não tem as escrevas domésticas para criar os trabalhadores deles, são essas as ideias dos anticapitalistas Tabajara como Habermas e sua psicanálise
@JonathandeOliveira-nr7tw9 ай бұрын
Christian Dunker, o que a psicanálise tem a dizer sobre a Parafrenia?
@Clarisse19799 ай бұрын
Não sei não...mas dificilmente vc verá um psicanalista com uma camisa tão moderna...🌈🏹Ahôo😁
@sfs1078 ай бұрын
Essa tradução apresentada Do Discurso filosófico da modernidade nãome parece boa. Outra em português e ainda outra em espanhol, mostram isso, o capítulo chamado de 'Entrada na pós-modernidade com Nietzsche' e não na modernidade como nessa portuguesa. Entre outras questões, porque mundo da vida é um conceito bastante complexo e fundamental, de onde durge e se encontram as discussões sobre o sentido, a verdade, a normatividade e a veracidade assim como o estético, a razão instrumental-estratégica e a própria linguagem, se opondo aos subsistemas econômico e do poder. Ou seja, a racionalidade surge nele e é natural.
@jarbasvespasiano35409 ай бұрын
Mas essa ética universalista do Kant não flertou perigosamente com o eurocentrismo???????
@lhranzani8 ай бұрын
Ela é exatamente o eurocentrismo kkk
@professorerick38919 ай бұрын
Habermans que ao fim do ano passado fez uma carta apoiando o genocídio palestino
@larissaferreiragonzales38356 ай бұрын
Tbm tem o texto da Nancy Fraser O que é crítico na teoria crítica, falando como Habermas faz é manter a mulher nessa esfera privada q ele diz querer “proteger” das instituições e da ciência, como o Dunker fala apelando para a psicanálise q é machista para fazer esse desserviço as mulheres e crianças, pois as crianças e mulheres não deveriam estar nas instituições pois seria patológico, quando as crianças se desenvolvem melhor nas escolas e as mulheres podem ter trabalho remunerado, mas aí tem q pagar pelo trabalho de cuidado das crianças né, não tem as escrevas domésticas para criar os trabalhadores deles, são essas as ideias dos anticapitalistas Tabajara como Habermas e sua psicanálise
@InaldoMartins-q6i9 ай бұрын
Ouse fugir com quaisquer apetrecho acabará enredado em HEGEL.
@Iucas.d9 ай бұрын
Dunker, o psicanalista só escuta lamentações e problemas? É idiotice compartilhar coisas boas ou isso daria palco para confundir o psicanalista com um amigo?
@gabryelalves87979 ай бұрын
Como seguidor, fã do Christian, do canal, da transmissão de conhecimento, vou me autorizar a dizer aqui que o psicanalista é o famoso santo. Ele ouvirá de tudo e se for necessário durante o elo de transferência, alguma interferência ele terá que fazer pois é o sujeito suposto saber. Ele sabe de tudo, então ele me avalia. E com isso, você pode mensurar o que te aconteceu com o que você anda fazendo ao se ouvir dizer que precisa de um parabéns para comemorar aquele feito. Acredito que dentro da clínica pode ser falado tudo. Mas nem tudo será designado à ação sem antes uma consideração dos fatos. Priorizando a busca pelo seu desejo. Espero ter ajudado.
@Iucas.d9 ай бұрын
@@gabryelalves8797 sim, ajudou, grato Gabryel!
@lisdelunapinheiromelo88589 ай бұрын
Ouço, internamente fico feliz pelo paciente, mas não expresso minha pessoalidade, ouço a depender da circunstância questiono o interesse que a pessoa tem em me dizer boas notícias.
@lisdelunapinheiromelo88589 ай бұрын
Para complementar. Ninguém vai ao médico dizer o quanto sua saúde vai bem.
@Iucas.d9 ай бұрын
@@lisdelunapinheiromelo8858 isso faz sentido, Lis. Não sei se é sempre assim, de nunca ir ao médico para dizer o quanto a saúde está boa porque essa é uma certeza complicada que eu também acredito que se aplica ao nível do pensamento e da linguagem.
@joycecesarpirespires66639 ай бұрын
Quer dizer a "anti-ética cínica "
@CharlinsonFranciscodeLimaSilva9 ай бұрын
32:11, "os hegelianos de esquerda como Marx", sendo que Marx criticou massivamente essa turma, a turma da critica crítica. Mas, eu não posso criticar Habermas, até porque ele é mais um desses filósofos da linguagem, e portanto ele pode brincar com a palavra esquerda, tanto na expressão hegeliano de esquerda, e aquilo que nós conhecemos por esquerda contemporâneamente. Agora sobre esse impasse entre militância e teoria mostrado no final do vídeo só posso afirmar que ele existe porque as universidades e os partidos supostamente de esquerda se esquecem ou não querem lembrar que tanto Marx quanto Engels produziam suas obras tão sérias e ao mesmo tempo participavam da internacional ( que não foi feita pelos hegelianos de esquerda), partidos, organizações e jornais. Mas se quiserem uma alternativa melhor que as apresetadas fiquem com as frases de liebknecht que também foram lembradas por Lênin: estudar, divulgar e organizar. E sim, a tese onze ainda é a melhor resposta ao que temos hoje em dia.
@wescleyfernandesaraujofrei91466 ай бұрын
A dificuldade de Habermas com a fala deve-se ao "lábio leporino", e não há nada de "paradoxal" sobre isso! E nem entendi a natureza do seu comentário, para ser honesto. Sugiro a leitura do 1º capítulo de "Entre Naturalismo e Religião", onde Habermas coloca essa questão como um vetor de sua Filosofia. Abraços!
@sfs1079 ай бұрын
O que é certo e errado? o que é verdade e falso? Existe isso? Pois é.