"O neurótico é um perverso que não se assume como tal." - poderia fazer um vídeo falando sobre essa ponte entre neuróticos e perversos.
@adrianoj.dossantos54 жыл бұрын
Cliquei em comentários para procurar o que estavam falando sobre essa frase :-)
@MyJulianamoraes4 жыл бұрын
queria
@72Ojuara4 жыл бұрын
Apoio a pergunta e acrescento: quais as distinções e/ou semelhanças entre a perversão narcísica e a perversão propriamente dita?
@sabrinal.schulz93284 жыл бұрын
sim por favor!!! um vídeo sobre neuróticos e perversos sexuais...
@sabrinal.schulz93284 жыл бұрын
fiquei mais neurótica com o seu comentário, Gus Bs... help me
@by_vanvvan4 жыл бұрын
Dunker, dá pra voltar neste assunto explicando cada coisa mais extensivamente. Muitos conceitos foram lançados. Explica, por favor, cada um? Esse é o vídeo mais obscuro da série Falando Nisso. Talvez o melhor! Volta nesse assunto pro jardim da infância?!
@carakhol4 жыл бұрын
Professor Christian, poderia fazer um vídeo abordando a sexualidade e questões histórico-antropológica do povo brasileiro em relação a questões sociais como violência doméstica e famílias disfuncionais e suas possíveis implicações como machismo, misoginia, lgbtfobia e outras conseqüências cíclicas relacionadas a isso como feminicídio, abuso sexual de jovens e transtornos de personalidade e suceptibilisade a vícios e como isso está relacionado ou não as classes sociais, acesso a civilidade e vida digna das pessoas na sociedade e a história do povo brasileiro?
@Lituraterra4 жыл бұрын
Muito bom Dunker, maravilhoso e com uma explicação praticamente lúdica. Não raro vemos supostos conhecedores que recorrem a uma linguagem quase inacessível, que falam falam e não dizem nada. Muito fácil na psicanálise a gente ficar jogando termos difíceis no interlocutor para obter uma satisfação duvidosa, mas que no final ninguém entende e só revela a escassez tanto teórica quanto "sentimental" do orador. Esse vídeo, claro, vai na contra mão disso que eu disse. Mais uma vez: muito bom o vídeo.
@adolphovagner88264 жыл бұрын
Por isso que sou adepto de experimentar a vida pelos desejos. Quem não erra não conhece. Podendo ter essas instruções, faz toda diferença! Muito obrigado Dunker!
@antoniorobertodasilva37164 жыл бұрын
EXCETUANDO O FECHAMENTO DO VÍDEO, MANIACAMENTE ENGRAÇADINHO, PARABÉNS PELA BRILHANTE E DIDÁTICA EXPOSIÇÃO!
@rafaelleite68054 жыл бұрын
Boa noite Dunker! Você poderia explica a frase de Lacan: "Só o amor pode fazer o gozo condescender ao desejo." Desde ja agradeco a atencao.
@gerardofortes58454 жыл бұрын
Professor Dunker, o parabenizo pela sua propriedade e competência docente, para tratar de temas concernentes à psicanálise, filosofia, política, cultura, etc. Sou Psicólogo e acadêmico de filosofia. Gostaria que o Sr. falasse sobre as críticas de Sartre a Freud e, ao mesmo tempo, o que os dois pensadores têm em comum e também suas disparidades. Um forte abraço!
@andreibrendler50104 жыл бұрын
Olá, gostaria que se possível realizasse um vídeo a respeito do conceito de angustia na obra freudiana e lacaniana, como essa se distingue da ansiedade visto que há uma certa confusão nas traduções e como a angustia se reflete inicialmente a àqueles que iniciam a atender clinicamente pelo viés psicanalítico. Canal muito bom para nortear os que buscam uma compreensão dos conceitos da psicanálise, parabéns.
@morlot4 жыл бұрын
Olá professor Dunker ! Obrigado pela rica discussão. Você acredita que existe alguma influência de Heidegger nessa consideração Lacaniana sobre a pulsão de morte ? Também aproveito para perguntar um pouco sobre essa corrente curiosa que se construiu no diálogo entre o pensamento dele e da psicanálise,a daseinsanálise. Como você vê os diálogos entre a psicanálise e a daseinsanálise/análise existencial (Binswanger, Boss, Holzhey-kunz) ? E a longa relação de correspondência entre Bisnwanger e Freud ? Nessa linha como você lê as considerações de Alphonse De Waelhens sobre a psicose a luz da dupla Heidegger/Lacan ? Como você vê esse campo de discussões ? Obrigado e parabéns pelo ótimo canal
@mariliaetiennearreguy54544 жыл бұрын
Christian você é maravilhoso!! ❤️ gracias pelas aulas sintéticas e precisas
@demadesgomes764 жыл бұрын
Que delícia Sr Dunker! Gratidão por compartilhar este conhecimento.🤝👏
@rdestri5534 жыл бұрын
E sobre Lacan e os sonhos? No que eles seriam diferentes da visão psicanalítica freudiana?
@sauloa.51784 жыл бұрын
Eu gostaria de assistir um vídeo sobre esse tema.
@ghpgois4 жыл бұрын
Excelente vídeo, professor Dunker e parabéns por este canal que tanto me auxiliou em meus estudos em psicanálise. Como estudante de psicopedagogia, eu buscarei levar a bagagem que adquiri em psicanálise e gostaria de propor um vídeo para você: ao estudar sobre Françoise Dolto, soube de sua relação e influência que teve da teoria lacaniana. Você poderia falar um pouco sobre essa relação e a influência de Lacan para a psicanálise infantil de modo geral?
@Egolab4 жыл бұрын
Muito bom, obrigada pelo vídeo!
@adrielmachado98374 жыл бұрын
Bom dia, professor! Gostaria que você esclarecesse o conceito de reconhecimento. Esse tem sido um entrave nas minha primeiras leituras do Seminário e do Escritos. Muito obrigado!
@deniselima96544 жыл бұрын
Amei sua fala
@viniciusdennisredondo96934 жыл бұрын
Oi Christian! Tudo bem? Poderia comentar um pouco sobre o conceito de letra em Lacan e qual a diferença entre letra e significante? Um abraço e muito obrigado pela generosidade!
@rod314lobato4 жыл бұрын
Professor Dunker, poderia comentar a teoria da mente bicameral de Julian Jaynes, e as consequências desta teoria para a psicanálise?
@valescabertanha44684 жыл бұрын
Professor querido, você poderia falar sobre a (possível) relação entre a perversão e a maldade? Obrigada 😊
@CarlosSantos-pe7df4 жыл бұрын
Muito bom 👏👏
@julianabarbosa14924 жыл бұрын
A sexualidade da mulher também entra nesses conceitos? Por que nós fomos reprimidas e privadas das discussões, não obstante do prazer e do gozo livre por muito tempo na história da humanidade. E por incrível que pareça inda acontece muito, não tenho dúvidas que o lado psicológico e emocional também influencia sem dúvida.
@lidianetoledo84824 жыл бұрын
Maravilhoso
@julianamattos48494 жыл бұрын
Olá, professor! Em seu texto "Teoria do Luto em Psicanalise" você traz: "O psicótico falharia nessa descontinuidade. Para ele a subjetivação da morte é um problema distinto do que se passa na neurose." Grava pra gente um #FalandonIsso _ sobre o Luto na Psicose (?). Temos tão poucas referências para estudar mais sobre esse assunto...
@VagnerRodriguesCosta4 жыл бұрын
Dunker, fale sobre pessoas que costumam "acumular" animais de estimação? Esse fenômeno que ocorre, pelo que percebo, com sujeitos com tendências a serem acumuladores. Ainda que não seja tão comum, vejo isto acontecer em várias cidades. Geralmente são sujeitos que sofrem muito, inclusive pela rejeição das pessoas ao redor. Muitas vezes nomeados como "o/a louco/a dos gatos". Obrigado, abraço.
@sandramara1621 Жыл бұрын
Gratidão Cristian ! Excelente conteúdo
@psicamilaberto4 жыл бұрын
Que vídeo necessário!! Muito obrigada!!
@suzanamattosdarosa89236 ай бұрын
Além de tudo lindo esse profe!
@Karinaspereira4 жыл бұрын
Professor, poderia falar a respeito da perversão e ciúme patológico? Qual a relação?
@anamariatobaldini93944 жыл бұрын
Professor, parabéns pelo canal! É um hit aqui em casa! Será que seria possível fazer um vídeo sobre a retificação subjetiva?
@CynthiaNering4 жыл бұрын
Que aula maravilhosa !!!!
@mariliaetiennearreguy54544 жыл бұрын
Você é uma enciclopédia de psicanálise ao vivo!!
@ricardogoncalves66204 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, Christian, acompanho já há um tempo aqui no youtube. Porém, tenho sentido que muitas vezes na hora de explicar você entra com muitos conceitos que por si só já complicam ainda mais, ou seja, parece que está explicando, mas está complicando ainda mais para os mais leigos. A não ser que o espectador seja entendido no assunto ele vai boiar. Obrigado e um abraço.
@Adonis-Tiago.Santos4 жыл бұрын
mais um vídeo excelente e didático!!
@antoniolazarovieirabarbosa51844 жыл бұрын
A julgar pela influência (velada ou não) de Hegel na obra de Lacan, e considerando a ideia hegeliana de desejo como desejo e luta por reconhecimento (sobretudo no início da "Fenomenologia do Espírito"), será que Lacan não estaria fazendo uma leitura de Freud com óculos hegelianos? Tenho a impressão de que Lacan fez com Freud o que Deleuze fez com Hume e Spinoza, por exemplo - uma leitura peculiar e que elucida e desenvolve alguns pontos que estão presentes em forma de germe no pensador original, mas que se termina se diferenciando e muito do que o pensador em questão fez. Fica parecendo que o retorno a Freud que Lacan propôs termina se tornando um retorno a si mesmo.
@vitorr.dealmeida26504 жыл бұрын
Bom dia, professor Estou sendo analisando de um instituto de psicanálise humanista. O senhor poderia falar um pouco sobre essa linha de psicanálise e a relação dela com a psicanálise freudiana?
@jacquelinesouza77784 жыл бұрын
Professor Chris, boa noite! Qual a visão da psicanálise sobre o transtorno afetivo bipolar? A análise poderia ser mais eficiente que a terapia cognitiva comportamental? Pode falar sobre? Aproveito a oportunidade pra dizer que sou muito fã, vejo tudo no KZbin, inclusive suas colaborações em outros canais, suas colunas no UOL, na Boitempo... enfim fã!!! Abraço!!!
@ainsurgente.36883 жыл бұрын
Mais um vídeo MAIS Q NECESSÁRIO!
@fernandods144 жыл бұрын
Poderia fazer um vídeo sobre o livro "Elogio ao Amor" do Alain Badiou? Comentando sobre a questão do amor e da duração do mesmo.
@luisaalbertino71744 жыл бұрын
Professor! Obrigada por nos ajudar nesta jornada na psicanálise. Qual a sua visão psicanalítica do transtorno de ajustamento em meio a esta pandemia ???
@IpseidadePura4 жыл бұрын
Professor, tudo bem? Primeiramente obrigado por esse canal que, mesmo de modo fragmentado e episódico sacia minha sede de conhecimento sobre psicanálise. Estudo filosofia, mais especificamente a ideia de identidade narrativa. Encontrei na psicanálise - aparentemente um conselho dado por Lacan a Eric Laurent - uma possibilidade da articulação da narrativa identitária na forma de "conto" como alternativa ao que vou tomar a liberdade de chamar de "romance individual do neurótico". Posso ter deixado passar mas ainda não encontrei nenhum vídeo seu tematizando especificamente o conceito de narrativa em psicanálise. Assim, pergunto: qual é o estatuto da narrativa na teoria e na clínica psicanalítica? A reelaboração da narrativa para a qual nos convida um Paul Ricoeur tem algum papel especial na psicanálise? Desde já agradeço imensamente. Grande abraço!
@joaovitorsalesa.s.77464 жыл бұрын
Christian, seu trabalho é fantástico. Seria possível conceber uma psicanálise realizada em duplas e grupos (um casal, por exemplo) ou seria incompatível com os fundamentos? Abraços
@TomasCPolli4 жыл бұрын
Professor, poderia falar um pouco sobre os Estudos Culturais contemporâneos? Acho que ainda não há vídeo sobre isso no canal
@felipeadao55524 жыл бұрын
Professor Dunker, como você enxerga a proliferação de testes de personalidade no contexto digital? O que a psicanálise teria a dizer sobre isso?
@ceciliasimao4194 жыл бұрын
Danke Dunker! Wunderbar!
@antoniorobertodasilva37164 жыл бұрын
Bela e catedrática exposição do tema. Mas, o quê causa mais motivos de interrogações epistêmicas são os indefectíveis toquesinho finais, antes das solicitações de inscrições no Aqueronta movebo... eheheheheheh Eeeste é o Dunker...eheheheheh
@sheilafurtadonobre14194 жыл бұрын
Perfeito ! Obrigada
@milanowsky7744 жыл бұрын
Professor, sugiro um desejo em cena falando sobre o filme veludo azul, adoraria ouvir um pouco mais sobre o mesmo através da sua interpretação!🎬
@GDPJ-vo3ks4 жыл бұрын
O Desejo vir do significante é difícil de assimilar!!!!
@fmferrari4 жыл бұрын
Olá Professor, gostaria de fazer uma pergunta: o que os clubes de São Paulo, principalmente os clubes caros e super restritivos (precisa de referência pra entrar), dizem sobre o espírito de condomínio da nossa sociedade?
@emmanuelmedeiros78054 жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@AnaPaula-zc2wz4 жыл бұрын
Dunker, calma aí, tô zureta! Esses quase 10 minutos podem se desdobrar facilmente em um semestre de aulas!
@taisortiz33373 жыл бұрын
Eu já dou play nos vídeos dele com a certeza de que vou ter que rever no mínimo mais 3x
@sabrinal.schulz93284 жыл бұрын
prof. Christian, até onde o perverso pode e consegue conviver na sociedade? quais seriam as perversões sexuais ou toda perversão é sexual??
@carlosresende44504 жыл бұрын
Caramba!!!! Que aula!!!!!!
@janainaantunes99314 жыл бұрын
Professor , sei que foge um pouco do tema mas tenho uma dúvida, agradeço se puder responder. Para a psicanálise toda formação substitutiva é simbólica? Achei essa afirmação em um dicionário psicanalítico, no entanto parece que bion e Klein dizem outra coisa.
@diodelrio4 жыл бұрын
Olá, professor. Meu nome é Renato. Qual a visão de Lacan sobre James Joyce? Ele faz uma análise da obra ou do escritor? Poderia falar sobre essa relação? Obrigado.
@Salllatiel4 жыл бұрын
Tudo que eu queria
@gabrielhirata80504 жыл бұрын
Professor, já viu a série brasileira Boca a Boca no Netflix? Tem muito a ver com sua teoria dos condomínios... Série incrível em todos os aspectos. Roteiro, fotografia, trilha sonora...
@josianelibano22054 жыл бұрын
Concordo contigo
@gabrielhirata80504 жыл бұрын
@@josianelibano2205 e sobre novas configurações familiares e perspetivismo animista tem tbm o filme Paraiso Perdido. Por coincidência, é animal! Rsrs
@jeanrogerdelacroix24674 жыл бұрын
profesor, fale um pouco como a psicanálise pode colaborar com o entendimento sobre a pedofilia?
@taisbaldon4 жыл бұрын
Já pedi muitas vezes que o professor falasse sobre este assunto. É tão difícil encontrar literatura qdo nosso sujeito é o agente e não o paciente! Procuro, pergunto, pesquiso ... enqto isto vamos intuitivamente baseados nos textos não específicos e torcendo, pq nem a analise didática soube fornecer boas fontes. Há um certo apagamento deste lado da equação.
@gustavopires46214 жыл бұрын
Olá, Christian gostaria muito de saber como a Psicanalise entende o conceito de liberdade.
@pauloraposo70564 жыл бұрын
Christian, gostaria que me tirasse uma dúvida: parece-me que principalmente com Lacan, a Psicanálise restringe-se a um tipo de análise do discurso apenas, diferentemente daquilo que o próprio Freud desenvolveu construindo uma ampla obra que vão de questões psíquicas até questões sócio-política-cultural. Lacan teria reduzido a Psicanálise a um tipo de filosofia da linguagem?
@geovanexx20234 жыл бұрын
De certo modo concordo com sua afirmação, mas quando Lacan supõe o ser humano enquanto um sujeito trespassado pela primazia da linguagem, ou formas discursivas atravessadas pela interação primordial com o outro, se pressupõe a noção que o discurso enquanto conceito, a grossíssimo modo, abrange formas de elucidação da linguagem que são estruturadas por componentes psíquicos, subjetivos e sócio-culturais, que tomam forma através da interação com o outro, este que participa amplamente na constituição do sujeito e que está atravessado pelas modulações discursivas sócio-culturais e suas representações subjetivas acerca das experiências presenciadas durante o percurso da vida, espero ter ajudado. : )
@renanlsmarinho4 жыл бұрын
TNC, o Dunker é muito foda.
@joaopedromedradosena234 жыл бұрын
Christian, se os genes que sobrevivem às gerações dos seres vivos são os que permitem uma transmissão mais eficiente do código genético, então, no âmbito biológico, nosso objetivo como espécie e nossa fisiologia evoluída nos direcionariam prioritariamente para a reprodução (ou para o mecanismo de sua realização: o orgasmo)? Essa prerrogativa não dificultaria - ou até impediria - a busca pela felicidade? Como a Psicanálise e seus autores articulam esse entendimento de razão de existência? Parabéns pelo trabalho excepcional, agradeço pela atenção!
@emmanuelmedeiros78054 жыл бұрын
Olá, Christian, tudo bem?! Queria saber se quando mano Brown lançou "eu sei você sabe o que é frustração...máquina de fazer vilão" , há um diálogo com a teoria psicanalítica? O que a psicanálise diz sobre a frustração?
@taisortiz33373 жыл бұрын
Eu queria ter amor por uma abordagem mais simples, mas aí apareceu Lacan.
@yanfraga93544 жыл бұрын
Gostaria de entender melhor, as consequências, hoje de determinar que a sexualidade sempre vai estar em fuga, deixando rastros e migalhas para que nos tentemos buscá-la.
@1809Nan4 жыл бұрын
JA AMOO
@nislainenunes76824 жыл бұрын
Por favor, quando suas live, o meu sino já está ligado rsrsrsrsrsrsrsrs
@decofrodo4 жыл бұрын
Professor eu sempre tive curiosidade, atrás de você, ao lado da estante, são símbolos budistas? Parecem muito com a bandeira da vitória, o nó infinito e um dorje (vajra) de quatro pontas, respectivamente e de cima para baixo.
@marcosestevammsantos45833 жыл бұрын
Conheça a aula no canal do KZbin Laércio Fonseca, Homossexualidade e Espiritualidade.
@adrianosds53124 жыл бұрын
É verdade que Lacan disse que a mulher gosta mais de ser desejada do que ser amada?
@nislainenunes76824 жыл бұрын
Muito bom! Estou assistindo seus videos, meu Deus, as pessoas estão deixando de se buscar, de auto de se conhecer. Só preocupados em serem a bala que matou Kennedy. Mostrando uma fantasia, de verdade, essa busca louca atrás de um parceiro perfeito, está pior que a crise do emprego. É extra curricular. Parabéns!!!!!!
@Cau07274 жыл бұрын
Fico preocupado com isso, pq quando leio Freud parece que tô lendo algo então extremamente desatualizado
@ivesneves7 ай бұрын
Eu sinto a mesma coisa.
@DUGOMAFI4 жыл бұрын
Olá, Christian! Tudo bem? Farei uma pergunta aqui, pois é o último vídeo postado no canal e, assim, seja mais fácil de você tratar dessa questão em um próximo vídeo. Como uma pessoa completamente leiga em prática psicanálitica e singela e diletantemente interessada na teoria da psicanálise, seus conceitos e autores pode ajudar alguém em sofrimento? Vemos muitos vídeos no "youtchube" (haha) que trazem fórmulas simples e milagrosas para tratar de sintomas como ansiedade, pânico etc que chegam muitas vezes a serem irresponsáveis ou podem memso piorar o quadro. Eu sou historiador e estudante de Letras. Gostaria de saber como posso aliviar o sofrimento de alguém utilizando simplesmente as minhas palavras e ações. Sei que o problema é complexo, variado e avesso às formulações lineares ou monoantidotais. Isso me aflige bastante: o que dizer ou fazer para melhorar e não piorar o problema. Muito obrigado e parabéns por esse canal, essa cachoeira sem fim de maravilhas. Um abraço!
@sabrinal.schulz93284 жыл бұрын
ainda pensando no perverso... dias atrás li "A sonata a Kreutzer" do Tolstoi e me parece que esse autor fala de uma posição de perversão que as mulheres carregam consigo... prof. qual é essa relação de poder e perversão que reconhece na mulher o seu desejo e ao mesmo tempo repulsa a mulher pelo mesmo motivo...
@adrix28434 жыл бұрын
Não entendi porra nenhuma, mas foda!
@marry13214 жыл бұрын
Eu tbm nunca entendo muito, mas é bonito de se ouvir kkk
@andersonlima15354 жыл бұрын
Continue assim que depois vocês entendem, ou não rs
@carakhol4 жыл бұрын
Eu também tenho dificuldades, volto várias vezes pra tentar entender mas isso está me estimulando a buscar literatura e isso tem me ajudado.
@MrJeanNunes4 жыл бұрын
não tem como absorver nem a metade mesmo. a fala do professor dunker tá cheia de terminologias técnicas que pra nós que não temos leitura psicanalítica não significam absolutamente nada. acho que a grande sacada é ficar ouvindo, pra depois quando a gente efetivamente ler, o inconsciente resgatar alguma coisa aqui e outra ali.
@aidapaiva1954 жыл бұрын
Dunker, a gente passa muito pouco tempo fazendo sexo na vida da gente para o sexo ser tão importante. Na época de Freud a sexualidade era muito importante porque a rainha Vitoria reprimia muito a sexualidade e surgiram muitas doenças psicológicas por causa dessa repressão.
@ULISOFTINDIEGAMES4 жыл бұрын
Me perdi na parte que a pulsão de morte é a fonte do desejo e o gozo está na contramão da obtenção do desejo, se eu entendi bem... Pulsão de morte não é algo anti-desejo sexual?
@GiselleSissy4 жыл бұрын
Para Lacan, toda fala do sujeito necessariamente se encaixa em uma dessas categorias de discurso? É uma classificação?
@luizmota94304 жыл бұрын
Uma pergunta interessante.. O mercado de trabalho para os pisicanalistas!
@lucihelenasilvamartins65444 жыл бұрын
Bacana demais! Quem está a assistir? E o que há de sexual? A ideia do feminino! Todo mundo tem uma mãe! O principio do F é maior que o M. A mulher "pare" e amamenta e é mais exposta aos desejos que a podem estuprar pois são fisicamente domináveis. Freud viu o código sexual da sociedade entre M e F isso é importante! Sendo judeu perdeu filhos nós campos de concentração, para mim pelo menos, que só faço psicanálise, isso é um fator de empatia que tenho com ele. Pessoal, segue o meu canal, sobre leituras de H.Arendt e outros temas.
@missgiorgiaconceicao4 жыл бұрын
"O neurótico é um perverso que não se assume enquanto tal" to perturbada com essa provocação final do vídeo. Rindo de nervoso (ou de neurose). Kkkkkk
@marcosbitencourttmallez15144 жыл бұрын
Puts! Não entendi nada! Me senti muito ignorante.
@vicentejouclas25184 жыл бұрын
Sexualidade = tudo que mistura.
@babbybblue3 жыл бұрын
Não entendi nada
@mltiago4 жыл бұрын
Wiederholung é sem trema.
@MarcilioRGodoi4 жыл бұрын
Lacan é Lady Jane, Freud é Satisfaction.
@moniqueerse77254 жыл бұрын
Dunker. Eu admiro seu trabalho, porém sinto falta de exemplos práticos em algumas de sua colocações. Algumas falas precisam, pelo menos para mim, de representação e figuração que o exemplo acrescenta. Abraço
@DaliaCorDeRosa4 жыл бұрын
Quem deve saber da sexualidade de Lacan é a mulher dele
@leticiafreitaspsi4 жыл бұрын
Entendi tudo, mas me pede pra explicar pra ver se eu sei 😂
@josianelibano22054 жыл бұрын
😂😂😂
@emersonpsaraiva4 жыл бұрын
Dunker, por que se aglomeram? Seria mesmo só a Negação ou existe algo mais.
@mayrondharma7710 Жыл бұрын
❤
@pedrolima39174 жыл бұрын
Vei eu to meio apaixonado(?????)
@joaov87824 жыл бұрын
Olá professor! Poderia fazer um vídeo falando sobre a influência da literatura em Freud, Dostoiévski, em específico? E além, que outros autores forem importantes para Freud no decorrer da vida e que o ajudaram a construir o que viria a ser a psicanálise em sua fase mais madura? Vejo Freud como além de um "mero" psicanalista, um literato. Abraços
@aidapaiva1954 жыл бұрын
João, Freud ganhou um prêmio em Literatura. Existe uma coleção em espanhol na faculdade de educação da Unicamp na qual você consegue perceber como Freud é carinhoso, bondoso, e consegue escrever bem. Mas essa coleção é antiga e não pode sair da biblioteca da faculdade.
@aidapaiva1954 жыл бұрын
João, eu acho que Freud se inspirou em Dostoiévski porque ao ler "Memórias do subsolo" traduzindo pra linguagem de hoje Memórias do submundo Dostoiévski propõe que se faça um trabalho para que as pessoas mudem e descreve um jeito de trabalhar com pessoas igualzinho a Psicanálise por isso eu acho que Dostoiévski inspirou Freud. Mas você tem que fazer um pouco de análise pra entender o método psicanalítico.
@Djlopeslopes4 жыл бұрын
Um dia entenderei toda a linguagem lacaniana. Difícil entender a fala dos psicanalistas que falam da teoria lacaniana.
@olavosilvajunior5774 жыл бұрын
E os "esquizos" D&G vão divergir dos dois
@carucamargo4 жыл бұрын
Neurótico como um perverso que não se assume como tal...?!... Bom saber!!!!!
@thedolhaze4 жыл бұрын
Chris, você já ouviu falar do QAnon? Concorda com a visão de que ela é uma espécie de denúncia de uma espécie de falência simbólica (da ordem do mito) nos tempos atuais?
@tatianeteixeira66254 жыл бұрын
Cora Coralina ou Clarice Lispector? O que você prefere? Assista kzbin.info/www/bejne/bpDdYaSJorZ_oa8
@valescabertanha44684 жыл бұрын
Se for pra fazer competição de loucura kkkkkk, prefiro a minha negação neurótica, que parece menos nociva do que negar 80 mil mortes sob a própria responsabilidade 😬