Uma aula sobre racialidade, gênero e teoria antropológica no Brasil. É um dos vídeos mais interessantes do canal e está muito próximo à nossa realidade social brasileira. O canal, que por vezes se perde em assuntos da branquitude intelectualizada, teve um sopro de vida com essa aula. Obrigado professora Jaqueline Conceição!!!
@deborahjesus77424 жыл бұрын
Já era sem tempo. Sinto muita falta de assistir pessoas negras neste canal. Mas ainda me parece que esta na cota rsrsrsrsrs
@leonam.56454 жыл бұрын
Finalmente uma mulher negra na casa do saber
@ritaoliveira68474 жыл бұрын
Verdade !
@jonathanmarques20154 жыл бұрын
Finalmente 🙏
@ritaoliveira68474 жыл бұрын
Luiz oi!
@Gmachine58474 жыл бұрын
Parem de reparar tanto na cor da pele das pessoas!
@ritaoliveira68474 жыл бұрын
Gilmar oiiii!!!!
@brunoalves_114 жыл бұрын
É muito importante que neste mundo no qual estamos vivendo, temas como esse de mulheres negras e o seu empoderamento, seja trazido para debates, análises e principalmente seja conhecido por todos 👏🏻!
@EhHandleNow4 жыл бұрын
Jaqueline Conceicao fala maravilhosamente bem. Como eh gostoso te ouvir! Valeu!! Valeu, Conceicao, Valeu, Casa do Saber! Valeu para a escritora, Ruth Lande!
@erikacosta52844 жыл бұрын
Primero gostei muito de ver uma intelectual negra aqui na Casa do Saber. Segundo, tema de suma importância para compreender o Brasil. Muito obrigada! 💜
@ericabarroso44474 жыл бұрын
Preciso ler esse livro!!
@phillange1663 жыл бұрын
Que ensaio mais abrangente e brilhante! Aqui temos o melhor suma'rio deste livro que ja' encontrei. A antropologia social continua segura em boas maos , com o exemplo da dra. Jaqueline Conceic,ao.
@renanzach4 жыл бұрын
Que explanação incrível. Curioso pensarmos na estrutura familiar que tomamos por padrão (européia) e a grande riqueza que abafamos/escravizamos e que justamente compõe a maioria da nossa população.
@valnisiamaral4 жыл бұрын
Exatamente! O livro traz significativas questões dominantes para aplicação do conhecimento acerca do tema. Parabéns! 👏👏🌷👏👏
@isabelacalderan51934 жыл бұрын
Brilhante e didática!
@vanessafreitag4 жыл бұрын
Maravilhoso vídeo!!!! Obrigada de coração!
@ourorico77448 ай бұрын
Muito obrigado pela explicação!
@elenicesantiago36714 жыл бұрын
Maravilhoso tema 👏👏👏
@normarodriguesdeoliveira36432 жыл бұрын
Um ótimo vídeos parabéns a Jaqueline pela contribuição; por ser você mulher negra a falar sobre sobre cidades das mulheres.
@patricialima07024 жыл бұрын
Muito interessante essa tematica do livro: mulheres negras e seu empoderamento, me interesso muito por esses temas. Li recentemente Escravidão de Laurentino Gomes, excelente livro.
@haritonreis4 жыл бұрын
Já tinha notado que eram poucas as pessoas negras nos vídeos da Casa do Saber, e estou feliz que isso esteja mudando :D Vídeo excelente!
@talinediasdelima5642 жыл бұрын
Obrigada, Jaqueline Conceição
@talescristinagoncalves98974 жыл бұрын
Casa do saber, muito obrigada por trazer uma mulher negra para falar de assuntos tão importantes e disseminar tantos nomes dignos de pesquisa e leitura, como a própria Ruth Mendes que ouço falar pela primeira vez hoje
@cassiadavila98634 жыл бұрын
Já não era sem tempo uma mulher negra aqui né? ❤️❤️❤️❤️❤️
@Gmachine58474 жыл бұрын
Pare de reparar tanto na cor da pele das pessoas! Somos todos iguais!
@cassiadavila98634 жыл бұрын
@@Gmachine5847 Somos mesmos , mas para que essa igualdade aconteça precisamos da inserção de todas as cores e raças.
@douglascustodio10664 жыл бұрын
Eu a vi no video da Rita von Hunt. Bacana vê la no vídeo.
@mariacastro24674 жыл бұрын
Que coragem desta antropóloga americana escrever um livro em uma época em que o racismo era preponderante nos Estados Unidos, no Brasil a conversa é coberta de hipocrisia mas o racismo está aí para quem quiser ver.
@cristianemendes93963 жыл бұрын
Que aula!!! Parabéns!!!
@deborahjesus77424 жыл бұрын
Linda!!!
@ligiafilgueiras4 жыл бұрын
obrigadaaaaaa , mt legal a informacao
4 жыл бұрын
11:00 Eu procurei no site da editora, no da universidade e nada. tentei buscar na internet alguma informação e tb não encontrei sobre o relançamento desta obra.
@corintomartins4674 жыл бұрын
Muito bom o vídeo.👌😄💥
@gleniacaetano36844 жыл бұрын
Jaqueline maravilhosa!
@jonathanmarques20154 жыл бұрын
Um traço do máximo ou do racismo?
@Mari_campos2 жыл бұрын
Nāo consigo achar o livro, queria comprar.
@helenjardim Жыл бұрын
na amazon tem...comprei o meu lá!
@felipepinheiro824 жыл бұрын
Qual a diferença entre Candomblé e Umbanda?
@Helena2016-t6c4 жыл бұрын
Eu ouvi dizer de uma amiga que a umbada é como se fosse uma branquitude do candomblé. Como se fosse algo goumertizado pra atender aos brancos e a um povo mais rico. Pode ver que a Jaqueline em todas suas falas é dito Candomblé ...ela fala do candomblé não da umbanda.
@micheleafrk47503 жыл бұрын
A análise da socióloga Jaqueline é muito escurecedoura de aspectos abrangentes do livro. Contudo, vale lembrar que o livro mesmo sendo fundamental para estudos sobre mulheres negras e o Candomble, ele tem bacilos ainda coloniais expressados pela forma como Ruth procurava caracterizar as mulheres negras por certos padrões como beleza, classe e relações de gênero.
@anarubiamultini8514 жыл бұрын
Finalmente hein casa do saber uma intelectual negra por aqui.
@adrianoarnold70524 жыл бұрын
Casa do Saber, narrativa prolixa não funciona nesse tempo de vídeo.
@lindasm93544 жыл бұрын
Até hoje não entendi o porque dessa idéia de diferença de resposta cultural, identitária, intelectual e profissional baseado na cor da pele. A vida boa ou não, a realização ou não, entendo que como uma questão de oportunidade. O racismo, o preconceito, a intolerância em minha parca visão é de uma patética idiotice, uma pífia ignorância e uma falta de respeito ao outro tão grande que ver isso no ser humano me parece irreal. Parabéns pelo vídeo. O assunto incomoda, mas é necessário. O Brasil é um país laico, diverso etnicamente, porém em sua grande maioria é racista e intolerante. Não acredito em lutas por supremacias e sim, por igualdade, liberdade e fraternidade reais e não somente escritas e assinadas.
@lindasm93544 жыл бұрын
@Rodrigo Silva infelizmente. ... E o pior que vejo esse comportamento dissonante em religiosos, intelectuais e até em miscigenados...
@mateussantos4434 жыл бұрын
😲❤❤
@Gmachine58474 жыл бұрын
Se a gente falar "a importância das mulheres brancas" estaremos sendo racistas..... Mulheres são mulheres independente da cor.... Parem com esse "racismo invertido". Parem de reparar tanto na cor da pele das pessoas!!!!
@renanzach4 жыл бұрын
Cala a boca e assiste.
@a.oliveira40734 жыл бұрын
@@renanzach respiete a opinião dos outros pra que seu ponto de vista também seja respeitado
@renanzach4 жыл бұрын
@@a.oliveira4073 porra, toda vez alguém querendo silenciar o discurso negro.
@emillyestevao77674 жыл бұрын
Gilmar, eu vi q vc comentou tbm em alguns outros falando para parar de reparar na cor de pele das pessoas, isso é o sonho de todos na vdd, mas pra isso acontecer é preciso antes haver uma igualdade das pessoas pretas e brancas nos lugares, o q ela algumas pessoas aq quiseram dizer com "finalmente uma mulher negra" é pq falta sim representatividade no canal, aborda coisas muito válidas, mas as experiências de brancos e pretos são diferentes, por isso n podemos só falar " parem de olhar cor de pele " pq se a gente parar de pedir para mais pessoas pretas no canal e em todo lugar, a gente vai só tá ignorando o problema q existe
@emillyestevao77674 жыл бұрын
Se a gente parar de pedir mais pretos aq e em todo lugar, isso n vai ajudar a extinguir o racismo, só vai reafirmar uma ideia q todos tempos as mesmas oportunidades, quando sabemos que n é bem assim
@kartDF4 жыл бұрын
O Homem nasce bom, e as aulas do Clóvis de Barros o corrompe 😆
@Marcos-uv7sh4 жыл бұрын
Putz! Será que o canal é racista ?
@Gmachine58474 жыл бұрын
Tudo indica que o canal classifica pessoas pela cor da pele