CIMENTO vs CAL: O confronto dos ligantes históricos em Portugal - Descobre as diferenças

  Рет қаралды 454

Arq. Casanova

Arq. Casanova

Күн бұрын

Пікірлер: 10
@josedias1877
@josedias1877 18 күн бұрын
Muito interessante o tema apresentado. Obrigado. José Dias
@arqcasanova
@arqcasanova 16 күн бұрын
@@josedias1877 obrigada pelo reconhecimento e apoio. Um tema que ainda terá muito que se falar, mas tem já aqui uma boa base.
@mariafernandanunes4472
@mariafernandanunes4472 2 күн бұрын
Obrigada! Estou a pensar construir o mais sustentável e saudável que possa conseguir. Gostei de extra blocos mas entretanto tomei conhecimento dos ecoblocos- canhamo, cal e argila. Um dos requisitos é ter a cal como ligante. Tenho duas as dúvidas muito grandes: a resistência e durabilidade da cal como ligante e as possíveis pestes e ataques de roedores e outros. Porque o cânhamo é um elemento vivo e vegetal. Pode ajudar-me com este dilema? Obrigada Fernanda Nunes
@ruigomes-n5s
@ruigomes-n5s 15 күн бұрын
podemos usar cal hidraulica e cimento no mesmo reboco e que quantidades devemos usar ?
@arqcasanova
@arqcasanova 12 күн бұрын
Olá caro Rui Gomes. Obrigada pela participação e contributo para enriquecer o vídeo. Ora, a cal e o cimento andaram durante décadas lado a lado nas composições das argamassas, contudo, o mais comum era combinar cal aérea e cimento, não cal hidráulica. Até porque a cal hidráulica e o cimento são ambos ligantes hidráulicos. Agora, existem cada vez no mercado, marcas que produzem argamassas para rebocos prontas a usar, com combinações várias, ajustadas em laboratório, em que juntam várias matérias-primas para chegar a um determinado resultado final: X de cal hidráulica + X de cimento + X de resina + etc. Contudo, não tenho uma fórmula padrão que lhe possa transmitir com conhecimento técnico válido. Em todo o trabalho de estudo que fiz para desenvolver este vídeo, apenas encontrei algumas referências de fórmulas, mas, como lhe disse, com cal aérea e cimento.
@zeberzeleniev
@zeberzeleniev 19 күн бұрын
Qual seria no vosso entender a melhor solução para rebocar as paredes de uma casa de banho numa casa térrea tradicional? Consultei vários empreiteiros aqui no Alentejo para a reabilitação de uma casa típica e parece que ninguém se entende. Uns dizem que tem de necessariamente ser cal, pois as paredes aqui costumam ser de alvenaria antiga (ou tijolo-burro) ou até de taipa, e o cimento é demasiado duro para esses substractos, causando fissuras pouco tempo depois; alguns defendem até que cal hidráulica NHL2 também não serve pelo mesmo motivo, ou seja, demasiada dureza, pelo que tem de ser cal natural. Outros dizem que tem de ser cimento por causa do vapor que as casas de banho actuais geram (com duches e afins), e a cal natural não aguenta essa exposição elevada ao vapor; antigamente as pessoas não tinham duche em casa, então a cal na altura servia, mas hoje em dia supostamente já não é ideal para casas de banho modernas. No fundo já nem sei no que devo acreditar.
@arqcasanova
@arqcasanova 18 күн бұрын
Olá @zeberzeleniev, obrigada pela participação. O seu comentário é extremamente interessante e levanta muitas questões pertinentes! Como pode imaginar, se já falou com várias pessoas e recebeu respostas completamente diferentes, dá para perceber que este é um tema que gera ainda muita discordância no mundo da construção. Eu não tenho respostas científicas para lhe dar, mas sim, o conhecimento técnico daquilo que estudei, que me permite fazer uma análise dessas diversas opiniões. Ora, vamos por partes e começando pelo ponto que é mais consensual, efetivamente corroboro aquilo que lhe disseram sobre a opção do cimento. Argamassas cimentícias em bases tradicionais, de alvenaria de pedra, taipa, etc. não são uma boa opção. A base e as camadas de proteção devem ser compatíveis e as décadas passadas de aplicação direta de cimento sobre estas paredes já nos ensinaram o mau resultado que isso pode dar. Segundo ponto, cal aérea (viva ou hidratada), que penso que é a que refere como "cal natural" não será também uma boa opção. Este é um ligante aéreo e como referi no vídeo anterior, ligantes aéreos em contactos prolongados com a água, podem perder as suas capacidades. Ou seja, concordo também com esse ponto, os métodos mais tradicionais de argamassar poderiam ter como base a cal aérea, mas hoje temos uma maior produção de vapor de água nas nossas habitações, ainda para mais nas zonas das casas de banho, por isso, acredito que iria comprometer o desempenho futuro da argamassa. Terceiro ponto, aquele com o qual não concordo, cal hidráulica não é o mesmo que cimento. Cal hidráulica, como explico no vídeo anterior a este, tem apenas uma percentagem de argila na matéria-prima e temperaturas de cozedura intermédias (entre a cal aérea e o cimento), por isso, não são equiparados. Por isso mesmo acredito que essa sim, poderia ser uma boa opção para a base do reboco a aplicar. Contudo, esse reboco (assim como um reboco cimentício), ao ser aplicado em zonas de alta exposição a água (casas de banho com duche) teria depois de ser protegido com um material de acabamento, um cerâmico, um microcimento, uma pedra, etc. Agora, reforço, isso acontece seja para que reboco for! Não rebocamos uma parede com reboco cimentício, pintamos e deixamos assim as zonas do duche, vamos sempre proteger essas zonas com um material de acabamento mais estanque. Resumindo, que esta resposta vai longa e imensa, deixo a sugestão de ver o vídeo anterior a este, onde falo sobre a CAL e poderá perceber melhor a diferença entre os dois tipos de cal e espero ter ajudado a esclarecer.
@zeberzeleniev
@zeberzeleniev 18 күн бұрын
@@arqcasanova Muito obrigado, a sua resposta tem algo que raramente tenho visto: equilíbrio. É que não só os profissionais não se entendem quanto a isto, ainda por cima sinto há uma enorme "religiosidade" no sector: se o profissional A faz da maneira X, para ele X é a única forma de fazer, todas as outras opções são péssimas, etc... depois passo ao profissional seguinte e dá-me uma resposta completamente oposta, mas sempre com esta convicção cega, parece não haver meio termo. É muito difícil para um cliente saber o que fazer nestas circunstâncias. Vou sugerir a hipótese da cal hidráulica com acabamento de microcimento e ver se algum profissional se mostra receptivo à ideia - do ponto de vista teórico, e após ver o seu outro vídeo sobre a cal, realmente faz sentido.
@JorgeSimões-p6n
@JorgeSimões-p6n 19 күн бұрын
Vou reconstruir uma casa com mais de 100 anos com paredes de pedra e as juntas de terra e em princípio teria uma argamassa de reboco já desaparecida com o tempo, à base de cal. Que tipo de argamassa de enchimento das juntas das pedras e para o reboco me aconselham ???
@beautyJade5
@beautyJade5 18 күн бұрын
Pelo que costumo ouvir, é preferível cal
КОГДА К БАТЕ ПРИШЕЛ ДРУГ😂#shorts
00:59
BATEK_OFFICIAL
Рет қаралды 6 МЛН
CAN YOU DO THIS ?
00:23
STORROR
Рет қаралды 47 МЛН
СОБАКА ВЕРНУЛА ТАБАЛАПКИ😱#shorts
00:25
INNA SERG
Рет қаралды 1,6 МЛН
Lançamento IDSC-BR 2024 (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil)
2:59:13
Programa Cidades Sustentáveis
Рет қаралды 1,7 М.
Lei 9.784-99: Processo Administrativo Federal - Prof. Herbert Almeida
3:49:27
Estratégia Concursos
Рет қаралды 254 М.
Direito Constitucional para Concursos: Os assuntos que MAIS CAEM em concursos
3:52:05
TRUMP É UMA TRAPAÇA - EDUARDO BUENO
29:21
Buenas Ideias
Рет қаралды 60 М.
E361 Navigating the Bible: The Pentateuch
44:18
Saddleback Church
Рет қаралды 268 М.
ARQ.UITRETA - EP 8: REABILITAÇÃO
49:26
Arq. Casanova
Рет қаралды 129
КОГДА К БАТЕ ПРИШЕЛ ДРУГ😂#shorts
00:59
BATEK_OFFICIAL
Рет қаралды 6 МЛН