Você quebrou a primeira regra do clube da luta: "você não fala sobre o clube da luta". Hahaha. Ótima resenha.
@laurienecarneiro43494 жыл бұрын
Eu vi o filme na época em VHS. Estou lendo o livro. É tão apaixonante por ser imprevisivel e complexo o Tyler Durden qndo ele luta contra o sistema até ele se "tornar" um tipo de sistema. Vc vê qndo tds apenas "segue" ele. Porém, a questão das lutas, vejo como uma viagem interior. Ate chegar no seu eu primitivo. Para sentir. Pelo menos, na minha humilde opinião 😌.
@felipeaugustoalamao78383 жыл бұрын
O pior q ela também quebrou a segunda regra do clube da luta
@ricktartaia35583 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eXvJkH1-nJqoh8k
@TristezaNokia2 жыл бұрын
Tá tão engraçado hj
@tomincrise92244 жыл бұрын
Quando assisti ao filme e posteriormente li o livro, havia interpretado que a obra não era necessariamente sobre masculinidade, mas sobre a luta travada todos os dias, dentro de cada um de nós: conformismo x inconformismo. E, dessa forma, a luta por só já seria a grande metáfora.
@viniciusverissimo49504 жыл бұрын
Penso que outro aspecto muito interessante do livro seja revelar como pessoas (independentemente do gênero, aqui mais focado em trabalhadores assalariados e esmagados com o alto custo de se sustentar em um sistema que cultiva a todo momento a ideia de que precisamos consumir para enfim nos sentirmos completos) vulnerabilizadas pela insatisfação com o presente e com a falta de perspectiva com o futuro, se deixam levar por discursos inflamados contra o sistema ou algum outro inimigo sem face. Sem perceber, as pessoas migram de uma escravidão para outra, na ilusão de enfim terem descoberto a libertação. Acho que isso retrata como sociedades em tempos caóticos se deixam levar mais facilmente por discursos simplistas e primitivos, dando "soluções" fáceis para problemas difíceis. Sempre lembro de uma frase que ouvi do Leandro Karnal, ao dizer que quanto mais descobrimos sobre a realidade, menos aderimos a discursos alheios.
@samantacarvalho86694 жыл бұрын
A forma com que eu interpretei essa obra é que não devemos nos conformar, aceitar o que nos é imposto sem questionar a razão e a finalidade das coisas. As lutas em si, na minha concepção, seriam válvulas de escape para que esses homens pudessem sentir algo novamente, encontrar alguma coisa pelo que esperar na semana em suas vidas vazias de sentido, com suas vontades oprimidas pelo sistema como um todo. Tem crítica ao capitalismo e ao Estado enquanto "regente" da sociedade, mas ao mesmo tempo há uma reversão dessa própria crítica quando o Tyler Durden acaba por agir não muito diferente daqueles que ele criticava (autoritário, irracional, sem empatia, etc.). Será que existe uma forma de quebrar a roda e interromper o ciclo vicioso no qual nos encontramos enquanto sociedade? Tanto o filme quanto o livro colocam o dedo em feridas que eu, mesmo sendo mulher, já "senti arder" e me questionei: "será que estou fazendo o que gostaria? Será que eu quero mesmo tal coisa ou esse dito sonho é fruto de um desejo externo, coletivo que não tem nada a ver com a minha essência, mas que eu romantizei e passei a acreditar que é meu?". Quando vi o filme pela primeira vez, me conectei imediatamente com esses questionamentos filosóficos. Eu simplesmente amei o filme, o Fincher é demais. PS: tenho a edição de colecionador que tem o roteiro do filme junto e um prefácio do próprio autor explicando o contexto da criação de sua obra: ele queria que ela fosse tão rápida e oferecesse uma experiência quase que visceral como numa música punk acelerada, isso também explica a obra ser curta, crua e tão crítica. Para bom entendedor, meia palavra basta: o livro é punk. ❤️🖤
@PedroAgnello3 жыл бұрын
Falou tudo
@ricktartaia35583 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eXvJkH1-nJqoh8k
@theavengersarmy2 жыл бұрын
É exatamente isso!
@hugorila8002 жыл бұрын
🤘🏼🔥
@gabrielmessias28222 ай бұрын
Obrigado por esse comentário moça, seu resumo vai ser oq vou colocar no meu trabalho de português sobre esse livro (não tive nenhum tempo pra ler)
@_LeandroMarcal4 жыл бұрын
Só uma pequena correção: o diretor do filme é o David Fincher, não David Lynch
@JoaoPedro-nj9dk4 жыл бұрын
Já ia comentar
@gurocha4 жыл бұрын
Por falar em David Lynch, assistam seus filmes!! Eraserhead, Twin Peaks, Duna, O Homem Elefante, Veludo Azul...
@kilsonaraujo22134 жыл бұрын
Fico imaginando esse livro na visão do Lynch. Loucura.
@damiaosilva88454 жыл бұрын
Eu também sempre confundo o nome desses dois caras. Outro dia, vendo uma resenha sobre Eraserhead, ao mencionarem o nome David Lynch, automaticamenteme veio à mente o diretor de Clube da Luta.
@heitorhissaofilmes28834 жыл бұрын
Kkkkk imagina se fosse o Lynch dirigindo
@vocetemrazao22394 жыл бұрын
*Dica:* Leia Clube da Luta como Literatura Filosófica, bem como você leria Proust ou Kierkegaard. *Temas Principais:* Nietzscheanismo e Complexo de Édipo. *Referências usadas pela Obra:* Quando o Tyler fala da mulher (gênero como construção social) como um modelo para o capitalismo de consumo você vai encontrar está referência em *Amor, luxo e capitalismo* de Werner Sombart e quando ele fala sobre destruir a maternidade, a paternidade e o Eu você encontrará a referência em *Para Além do Bem e do Mal* de Nietzsche e *O seminário: livro 5 - as formações do inconsciente* de Lacan. *Obs. 1:* Para quem entendeu o livro como uma propaganda ultra-violenta por identificar que a obra indica que o Tyler seria o Ideal do Homem... bom, ele não é! Ele apenas faz parte das etapas da revolução para atingi-lo. Nietzsche em suas obras usa a expressão “Niilismo de Êxtase” remetendo ao deus Dionísio, que vive embriagado, não quer saber de verdades, cultiva a ilusão, pois só ela existe. Assim, ele diz que um êxtase pode ser necessário para o filósofo, para que ele com o martelo destrua aqueles que se ocupam em denegrir a vida e, ao mesmo tempo, crie novos valores, pois quando o homem fica diante do nada de sentido, surge a oportunidade para afirmar a vida, vivendo pelo presente e somente por ele; nada de crenças antigas ou verdades futuras. Dessa forma, o Niilismo de Êxtase garantiria a liberdade de agir por si mesmo, pela própria vontade de potência, pelo próprio instinto, além do bem e do mal, como o Dionísio, embriagado, entusiasmado com a vida. *Obs. 2:* Achei esse artigo *A geração criada por mulheres: o pai e o masculino no Clube da Luta* de Charles Elias Lang, Juliana Falcão Barbosa e Francisco Rafael Barbosa Caselli é um excelente artigo, mas não cobre toda a obra, por isso recomendo que leia as referências que eu citei e ficará mais fácil de entender.
@laurienecarneiro43494 жыл бұрын
Algo que agrega sobre esse maravilhoso livro!
@marcotulioTKD4 жыл бұрын
@Truffaut kkkkkkkkkkkk
@carloskennedy_28664 жыл бұрын
Exatamente,meu brother! Eu mesmo sempre ouvia falar muito do livro e do filme porém tinha um olhar um tanto quanto preconceituoso,no sentido de conceito pré estabelecido, e ia procrastinando um contato mais direto com a obra. Ano passado finalmente fui ter contato e fiquei me perguntando como me privei tanto tempo dessa obra incrível! Pra galera que acha o clube da luta apenas um lugar comum de machistas explodindo de testosterona, tentem dá uma chance pra essa obra e tentem captar as mensagens,com toda certeza terão grata surpresas.
@gustavodantas45273 жыл бұрын
@@carloskennedy_2866 que acha isso não leu direito .
@luquinhasaude3 жыл бұрын
Spoilers( não leia se não leu todo livro) Perdoem pela mensagem após esses 5 meses e por quebrar a primeira regra. Além desse compartilhamento de conhecimentos e ótima explicação,tem também no livro muito sobre o Taoísmo, que é para haver equilíbrio tem que ter o Yin e Yang,ou seja para todo dia tem que ter uma noite,para todo claro há um escuro e para todo dragão,tem um tigre,assim como para todo homem tem uma mulher (que vice versa se completam). Assim também na personalidade do narrador ele cria o Tyler Durden pois o narrador era uma pessoa que "não questionava" apenas trabalhava,consumia e repetia o processo e ficava a maior parte em silêncio sem questionar a vida e propósitos (personalidade Yin) Já, Tyler Durden era o questionador, o que trazia a tona todos os sentimentos e questionamentos que faltam e além disso é um personagem enérgico que está sempre com novas idéias e pondo-as em prática (momento que ele conhece o Tyler ele estava construindo uma espécie de estacas para fazer sombra em uma ilha) isso é uma personalidade Yang. Para haver o equilíbrio do Yin e Yang,se necessita de 2 energias principais ,o chi (ki,prana ou energia) e o xue(sangue) e o desequilíbrio se dá pelo excesso ou deficiência de ambos respectivamente. Quando o narrador conhece Marla Singer, ambos estão consumindo uma energia feminina (Yin) pois ambos são Yang (pela natureza do homem ser Yang) e então Marla apresenta desequilíbrios como ser dissimulada e inventa doenças só para se sentir no centro das atenções (o que por ser uma personalidade Yang,acaba desequilibrando a personalidade de ambos). Por sempre necessitar de energia (chi) e xue(sangue) fluindo para haver o equilíbrio do Yin e Yang,o clube da luta é criado pois em toda luta há momentos de energia e sangue. Pois então quando Marla percebe que sabãos estão sendo vendido em larga escala,que todo mundo conhece o Tyler Durden,ela começa simular ameaças de suicídios(pois uma morte leva a um excesso de sangue e energia,prejudicando o equilíbrio do Yin e Yang) portanto o narrador consegue se "converter na personalidade Yang" e portanto um Yang em excesso só consegue ser parado de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa,com o elemento Metal (5 elementos,metal controla o fogo e fogo em excesso é Yang em excesso) portanto a arma é um Metal para "acalmar" e nesse caso reestabelecer o equilíbrio que o narrador buscou,no final ele só buscou a Tyler e não à Marla. Aqui quem fala é um Fisioterapeuta com 10 anos de graduação e 6 anos de atuação com Acupuntura e vivência em Lutas em pé (8 anos total). Informações para todos é isso! Obs: estou aberto a sugestões,trocas de idéias e até correções.
@meretripspd4 жыл бұрын
Sim, tenho interesse de saber sobre a simbologia do sabão, com sua explicação vai toda diferença 🤩😘
@alexandreweiss76434 жыл бұрын
É essencialmente uma crítica ao estilo de vida moderno, uma corrosiva crítica ao consumo alienado.
@viniciussanti98594 жыл бұрын
1° Regra: Você não comenta sobre o clube da luta 2° Regra: Você não comenta sobre o clube da luta 3° Se o adversário falar pare, fraquejar ou desmaiar, a luta acaba 4° Somente dois podem lutar 5° Uma luta de cada vez 6° Sem camisa, sem sapato 7° As lutas durarão o tempo que for necessário 8° E última regra: Se é o seu primeiro dia no clube da luta, você tem que lutar.
@luiscarlosdeoliveira76384 жыл бұрын
Acredito que é complicado identificar a revolta expressada no livro com grupos de direita ou esquerda, principalmente com grupos de direita, uma vez que a direita geralmente é conservadora do status quo, a violência da direita é contra minorias, a violência do livro é contra a ordem estabelecida, contra o convencional, contra a norma de uma forma geral, contra a civilização, difícil associar com conceitos convencionais de direita ou esquerda.
@mmpassalini4 жыл бұрын
Essa visão de mundo limitada a dois polos e as nuances entre eles, não reflete nada bem a complexidade da nossa sociedade.
@stenionet2 жыл бұрын
@@mmpassalini pois é. Os bandidos do Estado adoram essa briguinha de esquerda e direita.
@elizakano36764 жыл бұрын
Sou mulher e senti a mesma raiva do personagem principal. Não tenho esse ímpeto da agressão, mas a vida é só isso? trabalha, compra, morre? me identifiquei muito. A falta de mais mulheres no livro é uma questão, mas a Marla é muito fodida da cabeça, igual ao Tyler. Nesse ponto, achei "positivo" ela não ser a "mulher que tenta consertar a vida do macho".
@cypher83883 жыл бұрын
"Somos uma geração de homens criados por mulheres, me pergunto se é de outra mulher que precisamos".
@RodgerYoung20243 жыл бұрын
@@cypher8388 cypher mandou a braba
@vikylorenna2 жыл бұрын
@@cypher8388 AMEIIIII!!!! PENSO O MESMO HAHAHAHAHA
@lucianodeoliveira24172 жыл бұрын
@@cypher8388 Mais 1 voto pra seu comentário.
@pokerkramer12402 жыл бұрын
@@cypher8388 definitivamente n kkkkkkk
@JonJonAcademy4 жыл бұрын
Muito boa a resenha. Interessante ver sua visão. Li o livro a muito tempo e nunca achei que fosse sobre homens ou masculinidade. Sempre me pareceu um livro sobre o sistema. Um livro onde o personagem poderia ser homem ou mulher, tanto faz. Se tiver oportunidade, leia o clube da luta 2. Ele saiu em formato de HQ e mostra a insatisfação do autor sobre o que o livro se tornou: uma peça de consumo capitalista.
@paulothx1384 жыл бұрын
O 11 de setembro tornou o livro instantaneamente datado, agora temos guerra e depressão constantemente.
@matheusods144 жыл бұрын
Se fosse só um livro/filme em que os caras marcam de se encontrar para cair na porrada, a fim de "desestressar" e tirar o peso da vida cotidiana, já seria foda. Mas é muito mais..
@Junior182ful4 жыл бұрын
Acredito que a maioria dos homens tem uma agressividade interna, agressividade essa q precisa ser extravassada as vezes, eu sou um cara q sempre pratiquei arte marciais, e sou policial de um grupo de operações especiais, foquei minha agressividade para o bem rsrs
@viniciusdavidosiki42174 жыл бұрын
Em grande parte essa agressividade é uma construção social, influência dessa necessidade de proatividade, bravura e dureza que a sociedade instiga a nós homens desde as primeiras civilizações
@lljonhll4 жыл бұрын
@@viniciusdavidosiki4217 Na verdade, acredito que o fator seja muito mais biológico. Existem papers científicos muito bem consolidados explicando a relação entre testosterona e agressividade.
@melissasbczk77764 жыл бұрын
@@lljonhll aonde exatamente vc conseguiu essa informação?
@lljonhll4 жыл бұрын
@@melissasbczk7776 Jogando no google scholar, os artigos cientíticos com mais citações (ou seja, mais relevantes), corroboram com a ideia: psycnet.apa.org/record/1981-25290-001 onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.2044-8295.1991.tb02379.x
@Fer2Nando4 жыл бұрын
A testotorena com certeza ajuda a criar uma "ansiedade agressiva", mas a forma de vc canaliza-lá é uma construção social (exemplos na sua vida).
@denisdiego934 жыл бұрын
Muitos focam na questão do sistema capitalista criticado no livro, porém para mim isto é um erro. Ao meu ver, o cerne do livro é a luta para voce se encontrar, fazer o que te faz bem independente da sociedade em que se vive, e a cena que mais fica evidente isso é a do balconista que queria ser veterinário, aquele que teria o melhor café da manhã, pois estaria indo atrás daquilo que realmente queria. Os homens foram ensinados a reprimir sentimentos, jamais demonstrar fraqueza e isso é um problema, isto reprime sentimentos, os quais são extravasados através da violencia, visto que a luta não tem como o intuito machucar o outro e sim aliviar sua própria angustia. Voce não precisa ser o cara trincado da propaganda de cueca, não precisa ter a melhor televisão, voce precisa encontrar a si mesmo, precisa ser feliz e fazer aquilo que realmente quer, independente daquilo que a sociedade julga ser o melhor.
@elisangelaalves21704 жыл бұрын
Verdade
@anafranme4 жыл бұрын
Concordo com você.
@felipedesiderio56054 жыл бұрын
É isso..
@higerhit254 жыл бұрын
O livro Demian também versa sobre essa busca pro si próprio. Minha leitura mais profunda e reflexiva desse ano até agora
@igormirandapereira86104 жыл бұрын
Putz! Boa análise!
@cesarrodrigues18664 жыл бұрын
Ótima análise. Acredito que o personagem central também representa o "mal estar na civilização" a partir da revolta como estágio seguinte à Náusea de Sartre. Há uma sinalização para a pulsão de morte freudiana.
@AlexPorto_4 жыл бұрын
É um dos meus livros favoritos!! Sempre sonhei com uma resenha da Isabela ❤️
@jeffersonvelozo1484 жыл бұрын
Tem um artigo muito interessante sobre o livro/filme cujo título é "O clube da luta não é sobre homens, mas sobre meninos", do site Papo de Homem. Recomendo a leitura.
@franciscoirineuirineu50793 ай бұрын
Vc se expressa muito bem.
@luquinhasaude3 жыл бұрын
Olá Isabella,já li o livro 5 vezes e como profissional da saúde (Fisioterapeuta e Acupunturista) e treinador de Muay Thai irei comentar sobre o livro: A primeira regra, é sobre que não se comenta sobre o clube da luta (não as lutas em si,mas do livro) , o narrador não existe um nome para ele,o mesmo trabalha como analista de riscos de seguros de automóveis do qual foi corrompido pelo consumismo desenfreado perante nossa sociedade (o que faz mais sentindo por ser americano que retrata isso), o mesmo,sofre de uma insônia , leva sempre de 6 roupas,calças,meias e um par de sapato pois está sempre à viagem. Tyler Durden é um personagem criado por seu subconsciente visto que falta de sono podem levar a alucinações,mas ao mesmo tempo a criação do mesmo é uma outra personalidade do oposto ao consumismo que através do caos se cria a libertação (ao mesmo tempo cai no Taoísmo,para toda personalidade Yin,há uma Yang, para todo claro existe um escuro,para todo dia há uma noite e etc). Tyler Durden trabalhava como substituto de fitas no cinema antigo e ao mesmo tempo como garçom servindo aos ricos que menosprezavam os serviços dos mesmos, enquanto isso o narrador além de ser analistas de seguro frequentava grupos de doentes no qual se identifica com um grupo de pessoas com câncer (aonde conhece o "pão de queijo" ex fisiculturista que retrata o narcisismo puro dele). Nisso ele conhece a Marla Singer,uma suicida hipocondríaca que também frequenta os mesmos grupos por preencher o "vazio existencial" que temos. Com isso Tyler Durden cria o "clube da luta" aonde é uma forma de "extravasar a raiva contida" e ao mesmo tempo remete a violências embutida nos nossos genes que é basicamente a sobrevivência. O sabão é uma simbologia forte pois através do sabão ,gorduras de animais e soda cáustica representa o sacrifício dos mesmos para "nos servir". Há várias passagens de que Tyler vai mudando a cabeça e o modo de agir do narrador como algumas passagens de que ele vai com o carro na contramão ou quase mata um cara mas através das ameaças e da experiência quase morte é aonde cada vez mais o narrador "renasce". Porém Marla Singer é um confronto a ele pois,voltando ao Taoísmo, é uma personalidade "Yin" o que "acrescenta" a 3 Yin e Yang e segundo o Taoísmo qualquer excesso ou deficiencia do sangue e energia leva a um desequilíbrio,por isso Tyler e Marla vivem se discutindo. Porém quando o narrador pergunta a Marla sobre Tyler,a mesma disse que jamais existiu e que volta à insônia do narrador e que provavelmente fazia tudo sem perceber pois quem sofre de insônia maior parte do tempo trabalha no "automático". Após o narrador ,se "libertar" do chefe que era exigente,morar na fábrica de sabão,abandonando todos seus bens materiais(imaterialidade e impermanência do budismo) e criando mais clubes da luta e vendo que todos que frequentavam eram pessoais "normais" ele acaba gerando o caos e a destruição da cidade e dos lugares no sentindo dessa simbologia ser uma "libertação à opressão" que sentimos o que volta para o Taoísmo (para gerar a paz, há de ter o caos,assim como para todo Yin há um Yang e vice versa). E no final o narrador se suicida por conta de querer se "livrar" do Tyler pois o mesmo já tinha se equilibrado e se tornou o próprio "Tyler Durden" que jamais existiu e que conseguiu gerar a paz e se libertar através do caos. Desculpa o texto longo,mas poderia escrever cada capítulo que contém simbologias e significados enorme. Abraço a todos.
@vikylorenna2 жыл бұрын
Como é bom ver que aí da existe inteligência na Terra!!!
@kelley. Жыл бұрын
Que análise maravilhosa!
@assisjunior2976 Жыл бұрын
A análise é ótima, mas deveria vir com aviso de spoiler. Ainda bem que vi o filme recentemente, rs
@alguemirrelevante.21 күн бұрын
Meu livro chegou hoje!!! ieeeeeiiiiii!!! Eu assisti o filme no cinema quando foi lançado, lembro pouquíssimo do filme. Vou começar a ler hoje a noite quando eu chegar do trabalho!!
@fabioferreira67143 жыл бұрын
Fala da continuação direta Clube da Luta 2... Saiu na versão HQ... Esclarece muita coisa vaga da história anterior... Uma coisa que chamou atenção pelo menos na adaptação cinematográfica foi a queda das torres no filme, antes mesmo de elas terem sido derrubadas... E o aluno de medicina que se influênciou e metralhou pessoas em um shopping...
@esther59183 жыл бұрын
em muitos momentos é um livro maçante mas as últimas páginas recompensam. vai ser um livro que irá bater na minha cabeça sempre.
@carloskennedy_28664 жыл бұрын
Nossa pela primeira vez eu achei um tanto quanto radical sua interpretação a respeito do livro e, inevitavelmente,do filme. Acredito que, entre outras coisas, o clube da luta tenta passar a mensagem de que é possível se libertar desse consumismo desenfreado ao qual compramos coisas e objetivos simplesmente pelo senso de pertencimento ao ecossistema social que cada um de nós está inserido. Entre outras mensagens que a história transmite, não dá pra resumir que se trata simplesmente de homens frustrados socando uns aos outros. De todo modo,valeu pela sua resenha. 😁
@_PENSAMENTOS3 жыл бұрын
Não li o livro ainda, mas sua análise foi muito interessante. Agora vou ter que comprar esse livro.
@danielfreitas2.02 жыл бұрын
Duas pessoas teriam gostado muito desse livro, uma ficcional e outra real: o Doctor House e Bukowski. 🤘🏿📚🔥🔥" Todo mundo mente"
@HenriqueSilva-sy7fr3 ай бұрын
Seria muito bom um video com as simbologias.
@tiagobernadac60054 жыл бұрын
Mais uma boa resenha, Isabella. O ponto alto dela é: "Resolver a masculinidade mal resolvida de todos os zé-ruelas do mundo". Perfeito. Você captou a "moral" da história. Golaço!
@laurienecarneiro43494 жыл бұрын
Apesar da representividade masculina, vejo como uma viagem interior até seu eu primitivo
@VictorEnnb4 жыл бұрын
Esse foi um dos primeiros livros que li. Na adolescência e foi uma das coisas que moldou minha personalidade. Da pra tirar bastante coisa boa e ruim do livro. Na época me ajudou a compreender meu lugar na sociedade, ainda que não fosse o melhor. E dentro disso, me fez olhar para outro lugar que não fosse o do consumismo como receita de felicidade.
@pequeno_parque Жыл бұрын
coloquei ele na minha lista de livros para ler.
@danielpbianchi4 жыл бұрын
Verdade, resenhar um livro destes é colocar as duas mãos no vespeiro. Não sei ao certo, mas fazer parte dessa classe trabalhadora do novíssimo setor do serviço, assim como, compreender a divisão das classes sócias desde cedo, faz com que a obra seja interpretada de maneira distinta. Li, li novamente e lerei mais algumas vez. Assisti, assisti novamente... Com sua resenha me abriu alguns pensamentos. Obrigado pela sua visão. Pra entender esses doidão do Chuck vale ler outros, como por exemplo No Sufoco. Obs.: Sempre recomendo dois livros 1) clube da luta e 2) cheiro do ralo. Obs. 2: não gostei da hq clube da luta 2 preciso revisitar o motivo
@pedrosena95594 жыл бұрын
Li esse livro, no início a leitura foi truncada, quando cheguei no quinto capítulo, voltei para o primeiro capítulo, é ai, a leitura andou e no final gostei muito. Não é uma leitura fácil, mas gostei!
@andreiasouza56503 жыл бұрын
Eu fiz exatamente a mesma coisa!
@GuilhermeOliveira-hu1if2 жыл бұрын
Acredito que o escritor quis passar a ideia de revolução através da força igual no filme "eles vivem" do john carpenter. Na obra do john são cheios de caras brucutu que enfrentam o sistema, acho que é a mesma lógica. Ao mesmo tempo que o chuck defende a revolução através da força ele também debocha da masculinidade performática.
@gabrielbig91284 жыл бұрын
1:25 o nome do diretor do filme é David Fincher.
@iveslobato3 жыл бұрын
Excelente!
@amandamhz4 жыл бұрын
isa quebrando a primeira e segunda regra do clube da luta.
@culturarquia3 ай бұрын
Quero muito ler!
@renatinho9994 жыл бұрын
Todos nós temos em nossa lista grandes clássicos (esse Cult) que ainda não assistimos. E este filme está na minha. Acho que o fato de saber de antemão o Plot Twist ( e ele me parece tão banal!!!) me desencoraja um pouco. Talvez em breve eu me renda à minha ínfima curiosidade, numa tarde chuvosa, quem sabe? Ao lado de um saco de pipocas com cobertura de mostarda, ou cobertura de calabresa acebolada.
@eldersm4 жыл бұрын
Com a resenha transbordando asco nem eu, que gosto do filme e do livro, iria querer assistir/ler. Apesar de expor banalidades dos personagens é um livro mais complexo do que ela mostra. Vale a pena dar uma olhada na crítica de outros canais também
@uriflegler95924 жыл бұрын
eu li sabendo do plot twist e ainda sim foi bastante proveitosa a leitura. na verdade, foi bem desconfortável. mas essa é a intenção do autor então vale a pena
@acccadriana4 жыл бұрын
@@eldersm Tbm achei que banalizou demais, o livro tem forte carga psicológica o que me interessa muito. Busca pelo auto conhecimento.
@caltamoio67054 жыл бұрын
Foi surpreendente o plot twist. Na época achei muito inesperado.
@guihypolitto50934 жыл бұрын
O " Mon Amour ", a mensagem subliminar é o equilíbrio dos personagens ( o jogador ) e o intelectual ( engrenagem ) boa resenha 👩🏻🏫
@crizene4 жыл бұрын
É tão bom assistir seus vídeos, a forma que vc fala, transmite paz. ❤️
@uriflegler95924 жыл бұрын
meu deus eu terminei esse livro agora e estou muito chocado!
@beatrizmachado85854 жыл бұрын
é bom?
@uriflegler95924 жыл бұрын
sim mas cuidado com gatilhos de violência, suicídio, etc.
@lorenaaraujo76224 жыл бұрын
Excelente resenha Isabela! Apenas uma pequena correção, a direção do filme é do David Fincher.
@antoniovieira5804 жыл бұрын
“YOU MET ME AT A STRANGE MOMENT IN MY LIFE”
@gioYT523 жыл бұрын
Meu deus eu tive completamente outra visão do livro... deu até vontade de ler denovo
@fernandaleal91353 жыл бұрын
Queria muuuuito assistir um vídeo seu falando sobre a simbologia do sabão!!!!
@emanuelvine Жыл бұрын
galera tem um posfácio no final dessa edição em que todas suas milhares de teorias são postas abaixo - é só uma escrita terapêutica, posta abaixo por uma pessoa normal
@Aurora-wj6xx4 жыл бұрын
Eu fiz parte da legião de fãs desde bem nova kss. Gostei MUITO do livro, e do filme (vi os dois aí por 13 anos). É um livro muito excitante, não precisa estar explodindo de testosterona pra ver isso. Tenho a impressão que o livro reflete um sentimento de frustração que todos compartilhamos, sendo vitimas do neoliberalismo decadente. Pra mim, o livro tá bem mais pra uma libertação trabalhadora que um culto fascista (por mais que o Tyler seja um líder messiânico). E sim, é muito machsista. Não da pra passar pano, no filme eles até falam de "uma geração de homens criados por mulheres" como forma de menosprezo. É um livro bem datado, mas muito bom. O autor me lembra MUITO o Vonnegut em Café da Manhã dos Campeões, apesar de clube da luta soar meio infantil quando comparado com Café da Manhã ;)
@Kain-yw8ws Жыл бұрын
ele não fala com desprezo, mas sim ressalta a falta de um pai na vida de nós homens (já que pra nós, a falta de uma figura masculina faz muito mais mal)
@gleisonbarbosa68854 жыл бұрын
Descumprindo as regras em moça, que errado...
@MatheusSk8allday4 жыл бұрын
demorei uns minutos.. mas entendi kkkkkk
@felipeee2284 жыл бұрын
@@MatheusSk8allday me explica? ... kkkkkm
@MatheusSk8allday4 жыл бұрын
@@felipeee228 As primeiras regras do clube, são, NÃO SE DEVE FALAR SOBRE O CLUBE kkkkkk e ela ta falando!
@ametistazz4 жыл бұрын
eu fui fazer uma resenha do filme e falei exatamente isso kkkkkkkk entao ficou uma resenha c umas 14 palavras
@thatuska51034 жыл бұрын
@@MatheusSk8allday 😂👏sim
@ThePauloVJCastilho4 жыл бұрын
Pro livro ter alguma relação com lutas políticas teria de ser renomeado como "Clube da Luta Imaginária". Nesse sentido teria tudo a ver com a militância internética pois a pessoa pode ser o que quiser nas redes sociais.
@eduardafabiane4492 жыл бұрын
terminei este livro chocada
@valdirmachado47724 жыл бұрын
"A destruição é uma forma de criação" (Donnie Darko).
@marciocarlos54692 жыл бұрын
A pergunta é quem é esse Ego que não sai de nós?
@kenanf.16083 жыл бұрын
Foi o David Fincher que dirigiu o filme.Só uma correção. Forte abraço!✌🏿✌🏿
@Brunn.014 жыл бұрын
Esse livro é muito loco terminei ontem ! Compensa ler
@johnsantos18834 жыл бұрын
Live sobre esse livro seria uma boa...
@elenarahlima92054 жыл бұрын
Novo significado de SURTO: um vídeo da Isa falando de clube da luta Acrescentem lá no dicionário 😍😍😍😍😍
@pedranosapato19164 жыл бұрын
Faça a live para falar sobre as simbologias do livro, Isa
@s.v.discussion86654 жыл бұрын
Você fez boas conexões.
@pauloferreira21894 жыл бұрын
A agressividade esta conectada tanto à extrema direita como à extrema esquerda. A unica coisa que muda é o foco.
@gefersonhonorato98194 жыл бұрын
Eu tô muito ansioso pra ler esse livro. Eu comprei ele ontem na Amazon por 17 reais sendo que comprei o último exemplar disponível!
@carlamaciel35584 жыл бұрын
O clube da luta é sobre revolta , sobre querer revolucionar a si mesmo e o mundo. Simplesmente sou apaixonada por ele e toda essa literatura dita por ser extremamente masculina . Mesmo sendo mulher me identifico com os três personagens principais os transtornos deles me dá aquela vontade de conversar com os três . Enfim parabéns pela resenha , parabéns pelo canal .
@fernandasales23834 жыл бұрын
Também me identifiquei com os personagens. Não sei se é porque eu tenho um temperamento bastante Melancólico e Colérico, mas seja como for, poderia ficar horas conversando com os três também hahaha.
@depositodeinsonia4 жыл бұрын
Tudo que o Chuck escreve eu interpreto como crítica. As características ácidas do clube da luta tu encontra em todos os livros dele. Eu li todos disponíveis no Brasil, e todos tem essa característica. Sobrevivente é bem parecido (no sentido escrita) com clube da luta. Os outros ele já muda um pouco.
@mayaramexicana4 жыл бұрын
Comprei o livro na última bienal do livro em SP e até agora não li, depois dessa resenha fiquei bem curiosa. Seria bastante interessante uma live para discutir o clube da luta.
@luizagarcia944 жыл бұрын
Oi Isa, você poderia falar sobre os livros de H.P Lovecraft? Adoro seu canal, me incentivou muito a voltar ao hábito da leitura.
@nilsonjustino8275 Жыл бұрын
Seria legal a Live
@jaisonoliveira4 жыл бұрын
Li 2 vezes e assisti o filme, muito bom.
@fernandaito71014 жыл бұрын
Acabei de descobrir seu canal e amei demais suas colocações! Obrigada por compartilhá-las! Quero o vídeo de análise das simbologias!!
@betaniasilva70732 жыл бұрын
Acabei de terminar de ler e resolvi ver a sua resenha🥰😍 ótimo livro!!!
@ogarotodoanuncio23483 жыл бұрын
Tem como ler esse livro sem se aprofundar muito nas interpretações e tal? Eu comprei ele por 10 reais esses dias pensando q era um livro de ação
@metinsan55512 жыл бұрын
Tem ação, mas não tem como fugir dessas interpretações.
@rfluiseduardo4 жыл бұрын
O autor disse q o filme é uma evolução do livro. Como amante eterno do filme, digo q o q mais me agrada nessa história é como ela mostra aceitar o que o mundo nos impoe apaga a nossa propria personalidade, o Tyler é a personalidade dele revoltada. Nem o narradoe nem o Tyler estão certos no fim das contas, o filme me fala sobre como a anarquia parece sedutora, mas nenhum extremo termina em boa coisa. O mais perfeito dessa história pra mim é como os membros do Clube da Luta nunca deixaram de ser mandados, antes eram mandadoes pela sociedade capitalista, depois viraram mandados pelo Tyler.
@gustavodantas45274 жыл бұрын
Ah! Mais pura verdade .
@jeferson870316 күн бұрын
O nome do seu canal tem muito a ver com o título do livro, até faz menção a uma passagem do filme "como você se sentiria sobre sua vida se você soubesse que fosse morrer agora". Hoje você tem a mesma idade que eu. Uma idosa. Dia desses, uma moça tentando testar minha reação, se disse "estarrecida" com a notícia de uma jovem que foi batida no liquidificador pelo ex-namorado. Eu dei risada sem quer e pedi desculpas ao perguntar quantos anos tinha a "interlocutora". Ela disse: 23. Na idade dela eu sentia o mesmo com essas notícia. Mas expliquei que eu já estava "embotado" de tanto ouvir notícias como essas e não me afetava em nada, pois não podemos mudar nada. Eu disse que, se ela estudou história, sabe das coisas horríveis que existiram, existem e que, coisas como essas, só vão deixar de existir quando o ser humano deixar de existir. Se importa? Depois mude de assunto
@Simone-yj6uo3 жыл бұрын
Realmente, esse livro é desconfortável, mas muito bem escrito
@ritakamilamartins79614 жыл бұрын
Isa descumprindo as primeiras regras... Por uma boa causa!! Parabéns pela resenha, excelente, como sempre.
@estevesprih4 жыл бұрын
Perfeita resenha. Nunca tinha parado pra pensar em ler este livro. Ta aí, quem sabe um dia!
@Bernard75204 жыл бұрын
Leitura excelente, li no início do ano, e até o posfácio do livro é bom hahaha. Acho que faz muito sentido a identificação da fragilidade da masculinidade pelo livro. A questão da identidade de qual o lugar do homem em meio à sociedade moderna, constantemente bombardeada ao mesmo tempo por noções retrógradas e progressivas do que é masculinidade, o que gera um questionamento ainda muito atual. Como observado, acredito que nem mesmo o autor do livro saberia dizer se ele mais enaltece ou critica o imaginário do livro. E, acho que tentar vincular o movimento do livro à esquerda ou à direita é muito superficial, eles são anarquista e isso é um outro espectro totalmente próprio.
@carolinebento46154 жыл бұрын
quando eu assisti o filme, eu amei. quando eu li o livro, senti a mesma sensação de não me ver em nada do livro kkkkk
@Arthur-xv8hf4 жыл бұрын
Que legal! Um dos meus filmes favoritos, também pretendo ler o livro.
@Vitor.alves25054 жыл бұрын
Isa faça um resenha sobre Assim falava Zarathustra por favor
@evilinoliveira71554 жыл бұрын
MDS Simm
@andressamarques93514 жыл бұрын
Faça resenha do livro Viver não dói, da escritora Leila Ferreira, de Araxá.
@damiaosilva88454 жыл бұрын
4:40 Isabella, Isabella, controle-se! Tem crianças assistindo ;)
@renatinho9994 жыл бұрын
kkkkk. Eu não senti tanto entusiasmo assim quando ela falou, creio que o Pitt não deve ter sido crush dela na adolescência.
@julias.p78224 жыл бұрын
ue ela nem falou nada kkkkkk
@damiaosilva88454 жыл бұрын
@@julias.p7822 Mas eu sei que ela pensou ;)
@julias.p78224 жыл бұрын
Damião Silva deve ter pensado mesmo hauahauha
@rafaelbruno984 жыл бұрын
Você tem que ler O Estranho Misterioso!
@PeceRocha4 жыл бұрын
Adoraria uma Live pra discutir o livro com spoilers!
@visceraet4 жыл бұрын
Eu lembro que eu comprei esse livro em uma feirinha de livro de shopping. Eu passei um dia inteiro lendo esse livro e eu lembro que eu não conseguia largar ele...? E é maravilhoso ver uma resenha da minha youtuber favorita sobre um dos meus livros favoritos... 🥺
@felipeee2284 жыл бұрын
Eeeeh, finamente. Tava preocupado. A edição que vc fez nesse vídeo ficou muito boa. Já estamos quase em 450k 🤩🤩🤩
@apenasumaleitora96654 жыл бұрын
Isa, faz a live sobre as simbologias do livro! Seria muito interessante. Amo esse livro e o filme também
@maria_mapas4 жыл бұрын
Quebrou a primeira regra do Clube da Luta😁
@fernandasales23834 жыл бұрын
Impossível não quebrar hahaha
@raulvieira74224 жыл бұрын
O livro é ótimo, mas o filme é uma das melhores adaptações de livros já feita. Vale a leitura como complementação para quem já viu o filme, mas se você não quiser ler e só assistir o filme não vai perder muita coisa.
@AlvaroHendrick4 жыл бұрын
Eu amaria um debate sobre esse livro. O Chuck é o meu autor preferido, todos os livros são repletos de críticas muito bem escritas.
@yan.f.s82664 жыл бұрын
Que critica boa!! Sou um inscrito antigo que chegou aqui por meio do Poe(se eu não me engano). Tudo continua excelente, obrigado! Adoraria ver uma live para falar mais sobre o livro! Abraço!
@apenas_Na13 жыл бұрын
Bom, achei esse livro em formato digital no Google play por 25 centavos usando um desconto que apareceu pra mim, vou comprar
@rogeriosantosrosario37524 жыл бұрын
Ótimo vídeo Isabella, Chuck Palahniuk é inovador e sagaz no entanto, O Sobrevivente é meu favorito de Chuck.
@aninharosa7824 жыл бұрын
Adorei.... continue fazendo esse tipo de trabalho, desperta nosso interesse pela leitura. Obrigada!
@sandrapegado3771 Жыл бұрын
Minha primeira leitura de 2023. Esse livro estava no meu radar há um tempo. Eu vi o filme na época. Mas, achei tão violento, que, portanto, não gostei. Não percebi a crítica já que fiquei chocada com a violência. Apaguei o filme da minha mente, que até o plot twist esqueci. Logo, qdo o reli agora, não deixei de me surpreender.
@plantanaruarj4 жыл бұрын
Podia utilizar a palavra "anarquia" em via de se distanciar do apregoamento de dicionário que difama o contexto histórico. Anarquia como possibilitadora da autogestão popular é duramente ferida enquanto proposta quando fazem esse tipo de uso. Fica a dica!
@jfarias5064 жыл бұрын
Ótima resenha! Adoro o livro e o filme. Mas o diretor do filme é o David Fincher
@caltamoio67054 жыл бұрын
Na minha opinião é uma crítica semi-consciente da alienação presente nas sociedades capitalistas hiperconsumista. Dialoga esteticamente e tematicamente com Laranja Mecânica.
@chacomleite2464 жыл бұрын
Isabela, adorei a ideia de uma live conversando sobre as simbologias de Clube da Luta! Super apoio :)
@esoueu.29464 жыл бұрын
Interpreto a mensagem da obra de forma um pouco diferente, "Tyler" para mim não é tido como o homem ideal, mas sim a representação de todos os desejos reprimidos do protagonista, que os reprimia a fim de adequar-se as normas sociais. Levando uma vida fazia e sem objetivos ou vontades, fazendo assim com que os seus desejos reprimidos fossem personificados. O protagonista é a total repressão de si, e o Tyler a total libertação. São id e superego num corpo sem ego.