Рет қаралды 696
Esta semana visitamos a Oficina da Criança, para fazermos reportagem no âmbito do Programa Férias de Verão, e aos seus ateliers criativos, bem como a todo um mundo que desperta a imaginação das crianças.
Passear pela “Oficina da Criança”, aquele labirinto de corredores, é ter oportunidade de descobrir o estímulo à experimentação de novos materiais e ir ao encontro do desafio à imaginação.
De geração em geração, a equipa da “Oficina da Criança”, vem arregaçando as mangas, pegando no pincel da fantasia e nas cores da criatividade, educando as muitas crianças que por lá vão passando.
Esta fantástica “Oficina” é um mundo de confiança e afetividade para milhares de Montemorenses que por ali se divertiram, reunindo condições para que o tempo de brincar, fosse um tempo de prazer, crescer e aprender.
Foi a 8 de Janeiro de 1981 que, na então vila de Montemor-o-Novo, se congregaram esforços e vontades em torno de um projecto de Animação Socioeducativo, apresentado à Câmara Municipal. Assim nasceu o Centro de Animação Socioeducativo “Oficina da Criança”. Naquela altura existia uma forte consciência cívica de que era necessário intervir para democratizar, a partir da reinvenção dos processos educativos, que favorecem o pensamento criativo e o sentido crítico, combatendo o conformismo e a estagnação. Naquele tempo de renovação, o querer atuar era uma inquietação.