Sou portuguesa e amo o Brasil e o nosso povo-irmão. Obrigado à CNN Brasil pela excelente série sobre vinhos portugueses. É bem filmada e didática. Já vi os 4 programas e em todos adoro a apresentadora, que é fantástica! O estilo elegante dela combina bem com a cultura do vinho.
@tattianasalles30192 жыл бұрын
Sou brasileira, mas tenho muita vontade de conhecer Lisboa, comer pastel de Belém, provar queijo Serra da Estrela e tomar vinho português. Eu gostava muito da música do finado fadista Carlos do Carmo cujo refrão diz: "Lisboa, menina e moça, Menina Da luz que meus olhos veem tão pura Teus seios são as colinas Varina Pregão que me trás a porta Ternura Cidade a ponto luz bordada Toalha a beira-mar estendida Lisboa menina e moça, amada Cidade mulher da nossa vida"
@robertoviana38562 жыл бұрын
Me impressiona a condução elegante que Elisa dá à série, com uma voz envolvente. Parabéns !!
@claudiapires36932 жыл бұрын
É impressionante a importância que se dá ao ambiente. É assim nos países + desenvolvidos.
@manuelmarques11082 жыл бұрын
Tudo porque têm um bom sistema de Ensino e regras para cumprir!
@terra70662 жыл бұрын
@@manuelmarques1108 O sistema de ensino Português subiu muito quando o Ministro da educação era Nuno Crato , Portugal subiu nos índices da OCDE e os alunos Portugueses obtiveram óptimos nos testes PISA. Entretanto desde que o governo mudou em 2015 o país baixou nos índices da OCDE e os estudantes Portugueses têm obtido cada vez piores resultados nos testes PISA. O Brasil não só investe mais que Portugal na educação como é um dos países do mundo que mais investe , o governo socialista Português tem investido na educação à Brasileira , aumentando o número de professores e os seus salários e não qualidade e resultados e por isso tem caido muito nos índices internacionais. O Presidente Bolsonaro pediu ao Nuno Crato para ver o que se passava no sistema de ensino no Brasil e a conclusão foi que os professores estavam mal formados e que o país investia demais em salários e número de professores que na qualidade da educação. Ter muitos professores a bons salários mesmo que não tenham qualificação , talento e dedicação dá muitos votos , exigir aos funcionários públicos , neste caso professores , que façam o seu trabalho não dá votos nem em Portugal , nem no Brasil nem em lugar algum. Na Finlândia e Estónia que se são os países com melhor resultados nos testes PISA os professores são menos e com menor salários que em Portugal. O problema do ensino Brasileiro é o mesmo em que Portugal entrou em 2015 , o governo usar o futuro do país para comprar votos ,
@amandiosantos52582 жыл бұрын
@@terra7066 subiu pois, quando obrigou os professores com menos de 5 anos a prestarem provas, quando afirmou que o ensino politécnico é inferior ao universitário. E o pai natal é norueguês, mora na Lapónia e tem uma casa de campo no Polo Norte onde a CIA escondeu os misseis do Saddam Hussein.
@luistheserrano47852 жыл бұрын
@@terra7066 deixa de dizer tolices e fazer figuras tristes, o Crato não teve influencia nenhuma nos resultados de 2015, estas coisas levam anos, às vezes uma geração inteira, tudo começou no final dos anos 90 com um governo socialista, a única coisa que o Crato fez foi andar a espalhar mentiras, por isso hoje em dia ninguém lhe passa cartão nem ninguém lhe liga...aliás, ainda recentemente foi gozado por mentir descaradamente, em 2015 dizia que havia muitos professores em Portugal, há um mês (antes das eleições de 2022) dizia que havia professores a menos por causa do PS...só rir
@jfjbiscaia2 жыл бұрын
@@terra7066 Impressionante como você cria uma narrativa que não corresponde de todo à verdade. Portugal continua a subir em todos os índices. A sua narrativa é falsa. Ponto.
@VictorPMarcos2 жыл бұрын
Muito bom trabalho Elisa Veeck. Parabéns para a equipa. Estou convencido que regressarão a esta terra para falarem nos vinhos verdes e no famoso alvarinho, assim como os vinhos da bairrada e espumantes. Obrigado pela divulgação e carinho.
@orlandomartins41822 жыл бұрын
Apresentação maravilhosa! Como Português vivendo no Brasil, fico muito grato pela ótima produção e muito agradecido pela fantástico jornalismo apresentado pela Elisa Veeck. 🍷👏🏼
@edilsonazevedo32932 жыл бұрын
Que elegância a Elisa. Que vontade de voltar à Portugal e beber todos os vinhos. Elisa deve ter trazido muitas coisas na mala. Inclusive o shampoo em barra. Showwwwwwww. 🍷Santé- Cheers
@filipematias913 ай бұрын
Sensação linda só de ver essa imagem da querida e famosa Portugal 🍷👏🏽👏🏽
@marinasantana556010 ай бұрын
Quase três anos em Portugal e cada garrafa de vinho eu amo.
@paulorocha43082 жыл бұрын
Faltou ir a região do Minho!!! A região vinícola dos vinhos verdes, onde se encontra a casta única do Mundo, a casta rainha do Vinhos Verdes a casta Alvarinho.....
@Emanoia2 жыл бұрын
Sou Português e conheço quase tudo sobre os maravilhosos vinhos portugueses, só acompanho esta mini serie pelo o charme e beleza desta apresentadora BR. Estou apaixonado...
@MlimaStudio2 жыл бұрын
Deixo aqui os meus parabéns a todos por esta série sobre Vinhos de Portugal, pois tenho aprendido bastante. A apresentação da Elisa, a voz dela e todo o cuidado com a produção são nota 10.
@claudiapires36932 жыл бұрын
Estou adorando a série sobre Portugal e seus vinhos maravilhosos👍👍👍
@jaimeconceicao2 жыл бұрын
Excelente reportagem, contudo não teve em consideração alguns vinhos tradicionais e importantes no panorama vinícola de Portugal : vinhos verdes, Mateus rosé, Bairrada, Palmela, Madeira e Açores.
@selmaf.l.dossantos53292 жыл бұрын
Mas ainda haverá mais um episódio!
@jaimeconceicao2 жыл бұрын
@@selmaf.l.dossantos5329 certo, mas eles informaram no 1º episódio quais as regiões que iam abordar e ... vinhos verdes, Mateus rosé e bairrada são nas zonas norte e centro e Palmela pertence à zona deste episódio.(zona lisboa , setúbal e palmela). Acho que isto se deve a um prévio trabalho aquando da elaboração do guião do trabalho, em que a pesquisa foi incompleta, talvez por ter sido muito apressada. Faltou ainda, em Lisboa os vinhos de Bucelas, que tem vinhos brancos secos de excelência
@carloswagnersouzatoscano50552 жыл бұрын
Parabéns Elisa pelos três vídeos de Portugal. Gostamos muito. Estaremos aguardando mais vídeos. Beijo no coração!
@GuilhermeFernandesdeAlmeida2 жыл бұрын
São quatro, na verdade.
@eduardorodrigues5592 Жыл бұрын
Excelente programa. Parabéns à charmosa Elisa Veeck e à CNN!
@GazilionPT2 жыл бұрын
26:05 D. Maria II foi a única monarca europeia (em toda a História) que não nasceu na Europa. Nasceu precisamente no Brasil, enquanto a Corte portuguesa lá estava.
@armindoneves36222 жыл бұрын
O Rio de Janeiro foi a capital do império entre 1807 e 1822, abraço de Coimbra Portugal
@GazilionPT2 жыл бұрын
@@armindoneves3622 Sim, eu sei. (De resto, ainda que sem a precisão das datas, isso está implícito no meu comentário.)
@LuisAntonio-xy5li Жыл бұрын
Até 1822 tão português era aquele que nascia no Minho, nas Beiras ou no Algarve, como o que nascia no Pará, Minas Gerais, S. Paulo ou Maranhão. O facto de D. Maria da Glória (mais tarde D. Maria II de Portugal) ter nascido no Rio de Janeiro não lhe retirou qualquer direito em ser portuguesa e ser aclamada mais tarde rainha de Portugal.
@rrrnigth80302 жыл бұрын
Pô bacana exelent que imagem xique de câmera sem contar a digníssima dama Elisa veeck deixa a reportagem + envolvente com sua voz marcante e seu carisma característico salve vcs mandaram muito bem congratulations ♥️💕💞❤️👸🌍🌨️🍷🇧🇷👍🤝👏🌹💓😃🌃🌇🌆📽️🎥🎞️🎬🌴🌳
@TheOcidente2 жыл бұрын
Que delícia de serie!!!! 💯💯❤❤
@Kleber15022 жыл бұрын
Lindas reportágens! Nós temos ainda muito a conhecer e descobrir na terra dos nossos antepassados. Que venham mais e mais brasileiros para Portugal para investir e morar.
@STICKlaPISSSE2 жыл бұрын
43:33 ... "Por isso eu tomo ópio. É um remédio. Sou um convalescente do Momento. Moro no rés-do-chão do pensamento E ver passar a Vida faz-me tédio."
@mariasantasouza21642 жыл бұрын
Que vídeo sensacional fiquei encantada ❤❤❤❤
@dfk092 жыл бұрын
Eu amo o som da voz dessa mulher! Maravilhoso! Gostei dos três episódios. Espero que tenham programas assim com a Elisa.
@savioppaiva2 жыл бұрын
Parabéns a CNN BR, aos produtores da série e a apresentadora. Deu um excelente panorama sobre vinhos e os vinhos de Portugal.
@marcondessilvaoficial2 жыл бұрын
Você é a revolução do jornalismo.♥️❤️👏👏
@JoseManuel-ur7ws2 жыл бұрын
Jornalista sensacional !
@antoniocarmo58862 жыл бұрын
Muito bom trabalho. A jornalista é muito profissional, estão de parabéns.
@eduardoalves12132 жыл бұрын
CNN, obrigado, mas falta o episódio dos Vinhos Verdes. Saúde.
@TheOcidente2 жыл бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho ❤❤❤💯💯💯
@石川光家9 ай бұрын
Eu tenho um pedido. Informe-nos sobre o vinho português denominado "MONTE DE RUIZHI". Este vinho é vendido barato em uma loja virtual japonesa, mas não consigo encontrá-lo na internet.
@americomonteiroribeiro2 жыл бұрын
Continuamos com os famosos "lugares comuns" Brasileiros sobre Portugal: Vinhos, cortiça, pasteis de nata, castanhas... Tudo isso envolto em tradições seculares e paisagens belíssimas... (Esqueceram do Fado, bacalhau e de Camões, imperdoável!!!). O intuito/objectivo da série é falar do vinho e esse foi bem conseguido, mas centrar a economia Portuguesa no negócio do vinho é muito redutor... Temos de dar os parabéns á jornalista Elisa, muito comunicativa, muito informativa, charmosa mas focada no tema sem grandes devaneios/desvios do assunto. Pormenores: Esqueceu os famosos vinhos "torna viagem" (vinho da Madeira), um must de séculos passados (sec XVI?) na arte de envelhecer o vinho em cascos de madeira. E os famosíssimos barcos Rebelos do Douro. Parabéns CNN, parabéns á jornalista Elisa por se esforçar em falar o Português correto. Mania dos jornalistas (dos Brasileiros em geral?) da CNN: Não pronunciar os r no fim das palavras ( beber, bebê; tomar, tomá; viajar, viajá; provar, prová; passear, passeá...). P.S. A bebida mais consumida pelos Portugueses continua a ser água (kkkkk)! Essa média de consumo de garrafas dos Portuguese é errada: Vou explicar, compramos muitas garrafas de vinho sim, correto, mas cerca de 30% dessas garrafas é para oferecer! Em vez de flores, perfumes, bombons, livros, roupa... Nós Portugueses temos a mania de oferecer garrafas de vinho. (Quando viajo para fora de Portugal levo sempre, 5/6 garrafas de vinho Porto e Moscatel para dar aos meus conhecidos/anfitriões...).
@manuelmarques11082 жыл бұрын
Muita água e por sinal, excelente!
@AntonioSilva-go2xs2 жыл бұрын
Gratidão
@alicefonseca3682 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@alexandredelima1572 жыл бұрын
Parabéns pela matéria. Muito interessante. Assisti os três episódios. Que tal a CNN fizar uma série sobre os vinhos produzidos no sul do Brasil ?
@tobaril27532 жыл бұрын
Podem explicar qual a razao das legendas?? No minimo RIDICULO
@joaquimmartins7722 жыл бұрын
... além das legendas que não deveriam aparecerem, a tradução não está isenta de erros....
@luigiranieridrums2 жыл бұрын
Como brasileiro, sinto uma extrema vergonha de ver este vídeo legendado. É uma pena que a TV “incentiva” a burrice e faz as pessoas acreditarem que tem que ser assim mesmo.
@andrepeixoto23 Жыл бұрын
Pois eu não tenho vergonha nenhuma, entendo perfeitamente a necessidade de legenda. Certamente seria mais fácil e barato deixar o video sem legenda... vivo em Portugal desde 2019 e dependendo do interlocutor tenho dificuldade de entender.
@luigiranieridrums Жыл бұрын
@@andrepeixoto23 Continuo discordando! Acho completamente desnecessário legendar este vídeo. Coisas que não percebo em relação ao francês e alemão por exemplo. O francês quebequense não precisa ser legendado na França e vice-versa, embora tenha diferença. Nem o alemão falado na suíça precisa ser legendado na Alemanha, embora tenha diferença. Qual é a explicação para isso, visto que nem o francês e nem o alemão precisam legendar nos países que falam esses idiomas? É desinteresse e burrice.
@danielagomesdemorais5685 ай бұрын
Eu não vejo problema nenhum em ter legendas. Sou brasileira e consigo entender quase tudo, mas tem algumas palavras que desconhecia o significado/tradução e gostei de aprender.
@lucretiaweil753 ай бұрын
Eu não sou tão fundamentalista como alguns comentadores, em geral portugueses, em relação à questão da legendagem. Lembro-me que quando começaram a passar as telenovelas brasileiras em Portugal (Gabriela, Cravo e Canela) eu era muito jovem mas já falava francês e inglês, isto é, já tinha um reportório auditivo mais rico que o meu mero sotaque-mãe, no entanto não percebia nada do português do Brasil, foi necessário perseverar. Creio que presentemente no Brasil alguns treinadores de futebol portugueses (Jorge Jesus, Abel Pereira, Artur Jorge) são constantemente entrevistados sem legendas e não vejo os torcedores protestando.
@ElenaA-r1x10 ай бұрын
молодцы !
@LuisAntonio-xy5li2 жыл бұрын
Excelente episódio dos vinhos da região de Lisboa e Vale do Tejo, da série relativa aos Vinhos de Portugal realizada pela CNN Brasil. A reportagem está bem produzida e realizada, apresenta aspectos relativos ao vinho e à sua envolvência muito interessantes, além de mostrar lindíssimas paisagens deste nosso Portugal. A jornalista/repórter Elisa Veeck conduz o programa de forma muito competente e elegante. Porém, à semelhança dos episódios anteriores, a CNN Brasil continua desnecessariamente a colocar legendas cada vez que um dos intervenientes no programa fala português com sotaque europeu. Esta legendagem não abona nada em favor do nível cultural da audiência da CNN Brasil, nem tão pouco da própria CNN Brasil. Na minha opinião, a legendagem é ridícula, revela preconceito, está a mais e não acrescenta nada de mais ao programa, antes pelo contrário.
@andrepeixoto23 Жыл бұрын
Amigo, acredite não é preconceito nenhum. Infelizmente o brasileiro tem pouca exposicão ao português de Portugal... vivo por cá desde 2019 e ainda me "pego" com dificuldade de entender algumas pessoas.
@Tripaslx2 жыл бұрын
Acho que era escusado haver legendas. Estamos a falar da mesma língua certo? Ou no Brasil as pessoas da Bahia quando são entrevistadas também têm legendas? Além disso as TV’s vêm com essa função
@joaojosesilva6932 жыл бұрын
Falar português e legendar em português, só pode ser uma comédia !
@lisboaantiga2602 жыл бұрын
Está calado! é para os índios entender!
@batistajose69742 жыл бұрын
É para os burros da C N N entenderem que são colocadas legendas.
@andrepeixoto23 Жыл бұрын
@@lisboaantiga260 cuidado com o que fala, esses indios já são mais de 200 milhões espalhados pelo planeta. O pouco que o mundo sabe da lingua portuguesa se deve as músicas e novelas desses indios...
@andi68rj12 жыл бұрын
Poxa que pena que você não mostrou o vinho Porta 6, até apareceu uma propaganda duas vezes no Bonde 🚊, excelente vinho 🍷
@cmterocco3442 Жыл бұрын
Porta 6 é ótimo!.
@MlimaStudio2 жыл бұрын
Na verdade, até 2min10 é o fim da transmissão sobre Ruanda.... não deveria ser editado e extraído daqui.
@gersondasilva70282 жыл бұрын
Periquita?!! 😂😂 Esses portugas são a piada pronta! 😂😂
@pereirac.41992 жыл бұрын
Dás pena de tão ignorante, queres ser engraçado mas não passas de um palhacinho triste... A explicação do nome do vinho Periquita é dada no vídeo. As castas da uva estão plantadas num local que se chama Cova da Periquita.
@antonioribeiro2818 Жыл бұрын
Piada mesmo é a ignorância Zuca
@terra70662 жыл бұрын
A Ginga é uma cereja não é outra fruta , Prunus cerasus austera , é uma cereja selvagem Europeia , é a cereja do mato. Na família das rosáceas existem peras , cerejas , maçãs , nêsperas , etc , selavagens foi dos enxertos dessas espécies que se chegou às variedades de maçãs , cerejas , peras , etc , doces que se encontra no mercado , o mesmo aconteceu com as uvas.
@jorgeinacio9902 жыл бұрын
VOU BANHAR PÓS BANHO TERMINO DE VER SEU VIDEO VIU ELISA !......
@antonionogueira36552 жыл бұрын
Foram do Douro para o Dão, do Dão para Lisboa e não foram à Bairrada?
@mariopinhal83762 жыл бұрын
António Nogueira, e o Dão não fica na Bairrada? O senhor deve ser português, e não sabe que a Região do Dão é na Bairrada?
@antonionogueira36552 жыл бұрын
@@mariopinhal8376, desculpe corrigi-lo, mas a região do Dão é na Beira Alta e a Bairrada é na Beira Litoral e por incrível que pareça, uma não tem nada a ver com a outra. Portugal está dividido por 13 Regiões Vitivinícolas, das quais o Dão e a Bairrada fazem parte.
@frapiment62392 жыл бұрын
Bom programa, mas pena a CNN embarcar nessa idiotice de colocar legendas quando os Portugueses falam, será que a jornalista é sobredotada já que fala com o entrevistado na mesma língua e sem problema mas o telespectador é burro ou surdo e já necessita de assistência. Menos CNN muito menos.....
@manuelpedrosantos40302 жыл бұрын
Frapiment, O problema é que os Brasileiros não entendem a lingua Portuguesa, por isso não falam Português!
@frapiment62392 жыл бұрын
@@manuelpedrosantos4030 Não embarque no mesmo discurso sem sentido, todos entendem o sotaque de Portugal mas uma certa doutrinação Lusofobica que dura há decadas leva a este tipo de atuação sem sentido. Enquanto o Brasil estava isolado passava sem ser notado mas na era da internet cada vez faz o objeto de mais criticas e troça seja de Portugueses como de Brasileiros. Obvio que há sempre os vira-latas doutrinados que encontram desculpas esfarrapadas como essa, mas não param de assistir canais de youtubers de Portugal ou videos sobre Portugal. Isso é mais o reflexo da vergonha que sentem das suas raizes e de serem Brasileiros do que algo contra o País dos seus antepassados.
@serramcs2 жыл бұрын
@@manuelpedrosantos4030Ah!!!!! A jornalista deve ser sobredotada (ou..😊.) Ela compreende tudo...e nós temos muitos estrangeiros no país que percebem e falam a língua portuguesa e até brasileiros que vivem cá ..mas os que vivem no Brasil parece que são burros..😕..😳.😁😁😁😁😁
@MlimaStudio2 жыл бұрын
Caros, eu não sei o que aconteceu, mas este título não está mostrando o episódio 3 sobre Vinhos de Portugal. Ao invés disso, está mostrando o material sobre Ruanda.
@Emanoia2 жыл бұрын
lol 😅
@xx58202 жыл бұрын
chocante como os brasileiros nao Percebem a ProPria lingua que falam xD meu deus ,...
@carlosmarcelino72 жыл бұрын
Pois, há burros que não entendem
@antoniojosegoncalvesataide72722 жыл бұрын
@@carlosmarcelino7 Mente aberta..o que para si parece facil porque esta acostumado ao sotaque pode para eles nao ser. Aposto que você nao perceberia um Madeirense com o seu sotaque bem vincado que cada vez é mais dificil porque a Madeira já tem muita vez de fora. Procure videos da RTP com 30 ou 40 anos e reportagens Madeira e depois diga alguma coisa. Sou português "by the way"
@marianomendes87592 жыл бұрын
Tomava absinto!!
@Sporting1092 жыл бұрын
Depois da reportagem, quantos litros e vinho voces beberam ?
@Emanoia2 жыл бұрын
Boa pergunta... 🤣😂😅😅😅🤣🤣
@Sporting1092 жыл бұрын
@@Emanoia ja entraram para as estatisticas de tanta prova !!! rsrs
@tobaril27532 жыл бұрын
500.000 Habitantes????? Esta completamente ERRADO
@armindoneves36222 жыл бұрын
a área metropolitana de Lisboa tem cerca de 6.000.000 de habitantes
@PauloBono19782 жыл бұрын
@@armindoneves3622 Tem menos de metade disso..
@antonionogueira36552 жыл бұрын
Ponte Salazar.
@piramideinvertida12512 жыл бұрын
Antonio Nogueira.....lamento mas o gajo não pode ser resuscitado,embora muitas mulas gostassem.
@antonionogueira36552 жыл бұрын
@@piramideinvertida1251, o nome da Ponte é Salazar. Eu gosto sempre do Original.
@mariopinhal83762 жыл бұрын
@@antonionogueira3655, assim sendo, deveria saber que a Região do Dão é na Bairrada. O senhor até pode gostar desse nome, mas a maioria dos portugueses, não.
@PauloBono19782 жыл бұрын
Ponte 25 Abril... Temos um saudoso do tempo do fascismo
@robertoavila47022 жыл бұрын
Azores e Madeira.
@zeze76052 жыл бұрын
Mais um brazuca com a mania que é americano . não é azores é AÇORES
@Poraqui Жыл бұрын
Série bem conseguida, se bem que com preconceitos redutores, anacrónicos e ignorantes sobre economia Portuguesa. E em igual medida , estragada pela corriqueirice desagradável e lusófoba das legendas. Deve haver um tradutor invisível e em tempo real enquanto a jornalista conversa naturalmente connosco. No final o que fica é a deselegância parola zuca.
@geraete616 ай бұрын
In Ihrem Kommentar steckt viel Kummer und viel Groll. Das schadet Ihnen nur und wird nicht dazu beitragen, die Welt zu verbessern