É uma loucura, tem pais que impedem vc de ser independente, sabotam/frustram seus planos de diversas formas,através de manipulação e chantagem emocional etc, depois reclamam pq vc é dependente. Eu realmente não entendo
@portalmusical31562 жыл бұрын
O pior que não sei lidar com isso. Tenho medo de não conseguir a minha independência..
@eusolitude2 жыл бұрын
O papel deles é deles, o seu é seu. É sua responsabilidade como reage à situação
@heywatchmeunfold84572 жыл бұрын
@@eusolitude Fácil falar, você não vive a pele do outro... Pressão psicológica, drama, falar que tá passando mal por sua culpa porque você preocupou eles, pais co-dependentes não querem que o filho viva sem eles, eles querem que o filho viva só depois que eles morrerem.
@eusolitude2 жыл бұрын
@@heywatchmeunfold8457 Mantenho o que disse. Minha mãe também é assim. Mas, a forma como eu respondo ou não a isso continua sendo responsabilidade minha.
@alcideslages83262 жыл бұрын
Pse pq ela não fala de pais abusivos tbm
@milopes12523 жыл бұрын
E têm aqueles pais que tentam convencer os filhos de que eles não conseguem sobreviver sem eles, e muitos acabam acreditando, e por medo de realmente não conseguir, acabam ficando, ficando, se sentindo como crianças, e sofrendo por isso; e aí só com terapia para conseguir se livrar dessas amarras.
@nagilacroche3 жыл бұрын
Eu estava assim,meus pais são divorciados,fui morar na casa do meu pai Biológico,e tive jeans aprender a sair sozinha,a pensar em possibilidades de trabalhar,conheci meu marido atual,fui morar com ele.E foi ainda mais intenso.
@vitoriafernandes45613 жыл бұрын
Meu país são exatamente assim
@teresareginamachadolima39653 жыл бұрын
Ehhh sempre há tempo e formas de nós liberarmos amorosamente. ...Isso é, sem nos causar dor nem tão pouco aos pais. Afinal, nos deram o maior presente : a vida! Agora precisamos desfrutar de tudo que vem junto com o presente. ..tipo; reutilizar a embalagem jogar a embalagem em local adequado. ....Somos livres! ! !
@comofuncionaonarcisismoeaa78733 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/n5aohH2unrB9mM0 sobre o assunto citado dela
@vagalumevagal2883 жыл бұрын
Nesse caso, os pais são doentes
@danizinhaification11 ай бұрын
E pensar que fui co-dependente da minha mãe por 44 anos... Tomei vergonha e coragem e saí da casa dela em 2022, fui com o que eu tinha. Posso dizer que ela me manipulou e me fez por muuuito tempo me sentir uma inútil que não conseguiria, que seria difícil....Falo por experiência própria, melhor coisa que fiz em minha vida! Melhora na saúde mental e consequentemente no todo! Acreditem, nunca é tarde😊🦋!!!
@sirmarcosousaАй бұрын
Estou a 29 anos tentando descobrir o que há de errado comigo, acho que finalmente encontrei a resposta. No fundo eu já sabia que eu e ela somos co-dependentes, mas eu não queria admitir, inclusive eu me enchia de ódio quando falavam que eu era muito apegado a ela, me dava uma raiva... No meu caso eu não consigo romper com ela porque eu sinto culpa, só de me imaginar vivendo independente me dá a sensação de que eu estou torturando ela. Ela já me magoou muito com essa paranóia de abandono que ela tem, de chantagem emocional, me trata mal quando estou perto e faz drama quando tento ir embora. Meu caso é tão grave que uma vez eu consegui sair de casa pra morar sozinho, mas eu tive uma enchurrada de pensamento su!c!das e acabei tentando contra minha própria vida. Meu sonho é me ver livre dela, mesmo sendo minha mãe eu não a quero mais na minha vida mas não tenho coragem de dizer isso.
@sirmarcosousaАй бұрын
Aliás, meus parabéns pela sua vitoriaz fico feliz que tenha conseguido sua liberdade.
@Lucy-zp2rz3 жыл бұрын
Obrigada dr. Beatriz, porque sou mãe águia, totalmente carinhosa mas deixei meu filho na universidade e quando estava trabalhando e ganhando o suficiente para viver, lhe disse “excelente! Tenho muito orgulho de você, vá em frente, eu estarei aqui como apoio sempre”. Meu Deus quantas críticas ouvi, louca, ele só tem 18 anos...hoje ele tem 26 anos e já está terminando o PHD. Mas ainda ouço que foi muita sorte minha e eu não chamo isso de sorte mas de educação que prepara o filho para a vida.
@comofuncionaonarcisismoeaa78733 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/n5aohH2unrB9mM0 sobre o assunto citado dela
@anapaulacosta__133 жыл бұрын
Mas ele é feliz?
@Lucy-zp2rz3 жыл бұрын
@@anapaulacosta__13 ele demostra estar sempre feliz. E muito independente, bem sucedido e muito aventureiro, viaja mundo afora, faz muitos esportes. Se casou com a primeira namorada que o acompanha em tudo. Acho que está bem resolvido.
@anapaulacosta__133 жыл бұрын
@@Lucy-zp2rz sabe qual o problema do teu texto? Que ele so fala de coisas externas e bens materiais. Qual a coisa preferida que seu filho faz? Ele tem tido qualidade de vida? Você perguntou isso a ele? Sera que a ideia de felicidade dele não é diferente da sua?
@yin_xing2 жыл бұрын
Temos um problema ai
@bethtattoo Жыл бұрын
Meu filho é autista, fiz questão que fosse fazer faculdade a 60km de casa, mora em república, amadureceu muuuuito, aprendeu a conviver e já faz alguns bicos pra ajudar a se manter na faculdade. Gracas a Deus! Em um ano ele evoluiu muito
@leticianeves1252 жыл бұрын
Isso é um assunto muito sério. A dependência mais afasta que aproxima. Hoje, dez anos morando sozinha em outro estado, independente financeiramente, minha mãe continua com os mesmos comportamentos como se eu ainda tivesse 18 anos. Sempre tentando se fazer necessária, procurando saber meus passos, muita preocupação desnecessária etc. É cada vez mais difícil me relacionar com minha mãe. Procuro ficar longe o tanto que posso pra não ter que lidar com isso. Desejo boa sorte aos que também passam por isso. Uma mãe dependente não é moleza não.
@marcusfroes8260 Жыл бұрын
Só quem vive sabe
@carlosyasuda1414 Жыл бұрын
pior né, a sociedade brasileira influencia muito esse comportamento. No meu caso ainda, parece que é pior porque sou filho de descendentes de japoneses, então vira uma mescla de "nao abandone os seus pais" com "nao desrespeite os seus pais". Olha...complicado!
@kahehuxbj Жыл бұрын
resumiu minha vida, tenho 32 anos, moro em outra cidade tbm, e minha mãe acha que é minha dona, sou casada, chega ao cumulo de quando tem algum evento ffamiliar e eu não posso ir devido a trabbalho ou pela distancia, ela me fala horrores, manda eu me enfiar em baixo da terra d uma vez, diz que não me importo com ela q abandonei minha familia e etc coisas absurdas, quando não respondo whatsapp ela diz q vai pegar o carro e vir ate minha cidade pra ver se estou bem, e etc, eu não aguento mais , tem prejudicado ate meu casamento.
@kahehuxbj Жыл бұрын
@@carlosyasuda1414 Nossa com certeza!! você esta inserido nos dois mundos da tradição familiar idolatrada
@rachelllongopachecoramos9189 Жыл бұрын
Pior é não ter mãe!
@cristianevivanco6773 жыл бұрын
Nossa tô chocada, eu sabia que meus pais eram um pouco disfuncionais, mais não tinha identificado, acabei de descobrir... Muito obrigada Dra, eles são codepedentes dos filhos... 😱 E acredite, não é fácil conviver com eles. Achava que era excesso de zelo, cuidado demais, misericórdia, é muito chato, desgastante, irritante, vivo "brigando" pelo meu espaço, e eles acham que sou ingrata
@lsms14593 жыл бұрын
Aqui é a mesma coisa, são disfuncionais e doentios. É uma paz não ter q conviver com eles.
@nataliasouzadelima48522 жыл бұрын
descreveu o que eu passo com meus pais tbm é desgastante.
@Nutricall2 жыл бұрын
Bom saber que não estou sozinha nessa situação.
@carolinecosta1609 Жыл бұрын
Aqui é a mesma coisa com minha mãe
@brunoentony1018 Жыл бұрын
Não estamos sozinhos nessa, milhares de outros filhos e filhas passam por isso?
@camilasanick21493 жыл бұрын
"Responsabilidade é um mérito de quem amadureceu".... Obrigada queridos!
@catarinacoutinho10632 жыл бұрын
Genial
@reservado19193 жыл бұрын
Esse tema me lembrou outro, os pais-helicópteros. São aqueles pais que pairam sobre as atividades dos filhos, sempre de olho em tudo. Até possibilitam uma liberdade relativa, mas nunca permitem o erro, de maneira que os filhos não se desenvolvem com suas próprias experiências.
@larissamunizcarvalho60583 жыл бұрын
Meus pais são assim, eu sofro muito com isso. Minha mãe é mais mãe helicóptero do que meu pai. Não sei o que fazer em relação a isso. E olha que eu vou fazer 50 anos
@nagilacroche3 жыл бұрын
Verdade
@gustavohsvalim3 жыл бұрын
Pedrinho monstro!
@librito41233 жыл бұрын
Sofro também com isso ,tô fazendo terapia ,tenho 43 anos e um filho de 10 anos e moro com minha mãe,tô pretendendo morar com ele só nós dois ela não quer
@neia82533 жыл бұрын
Li Brito me identifiquei com sua historia pois vivi isso ha alguns anos..sai qdo ele tinha 10 anos e fomos p nossa casa...o medo da mudança é gigante mas vale o esforço e esse corte do cordão umbilical nos amadurece demais🙌
@psirenato Жыл бұрын
Eu agradeço muito a meu pai por ter me incentivado a ser independente. É um valor que quero carregar para os meus filhos!
@laysanatascha59018 ай бұрын
Muito bem!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@SuperSolrac223 жыл бұрын
Concordo, mas só faltou acrescentar que não é só o fato do "querer", mas a dependência financeira também (em tempos de forte recessão econômica ) é um forte fator para que os filhos morem ou até voltem a morar com os pais.
@ateliedaalma.21723 жыл бұрын
Nada justifica, quem não é acomodado na vida sempre da um jeito, basta querer.
@SuperSolrac223 жыл бұрын
@@ateliedaalma.2172 Já dizia o velho ditado: "Querer não é poder!" E em muitas vezes não é mesmo. Queria tanto ganhar na mega sena, mas nunca ganho kkkkk... O que eu acrescentaria na fala da Dra, é que esse "querer" muitas vezes tem um motivo maior por trás, que foge do nosso controle e não só o fato do filho não querer abrir mão do conforto, carro... como ela mesmo exemplificou. Muita gente perdeu emprego/renda nessa pandemia e teve que voltar para a casa dos pais para economizar e sobreviver. E posso ti afirmar que conheço casos que não foram por comodismo e sim necessidade. Óbvio que essa situação não perdurará por muito tempo, mas acontece. Quem já conquistou a dependência financeira, liberdade e privacidade...normalmente só volta pra casa dos pais por necessidade mesmo, seja ela financeira, ou até mesmo de saúde, quando o filho volta pra casa para cuidar dos pais, por exemplo.
@mariainesfagundesbaloneker80273 жыл бұрын
@@SuperSolrac22 vdd
@coracaodedeusdeus90313 жыл бұрын
Joan of @@SuperSolrac22
@BarbaraBrasileiro3 жыл бұрын
Acho que temporariamente claro que pode acontecer. Só tem que ter cuidado pro temporário não virar permanente
@claudiaantunes11653 жыл бұрын
Excelente. Tenho um filho de 16 anos que está lutando para que eu entenda que ele é outra pessoa, que ele tem opinião própria, que ele pode ser livre e independente. Aos poucos eu estou entendendo, aprendendo e me libertando também
@joelmaaraujo28933 жыл бұрын
Parabéns pra ele! 👏👏👏👏
@Rorobertarobis3 жыл бұрын
Que bom que vc esta enxergando isso.
@neia82533 жыл бұрын
@Claudia ....te entendo...o meu acabou de fazer 17 anos e sinto isso na pele que nao é tão simples assim ne...deixar fazer suas próprias escolhas sem nossa interferência direta..ainda mais eles jovens querendo ganhar o mundo..é um exercício diário esse corte do cordao umbilical, mas é essencial p o futuro deles🙌
@claudiaantunes11653 жыл бұрын
@@neia8253 obrigada pela força e empatia
@cristianemazzarocris95423 жыл бұрын
Te entendo, mas meus parabéns por vc está conseguindo enxergar isso,sempre é tempo
@marsofiorillo23912 жыл бұрын
E a águia faz o ninho desconfortável para que os filhotes não se acomodem além do necessário, Bia...temos tanto a aprender com os animais...parabéns a ambos pela contribuição!
@claudiantunes19703 жыл бұрын
Sinto isso mesmo. Amo os meus filhos mas estou desejosa que eles fiquem independentes e autónomos para eu e o meu marido ficarmos mais soltos e podermos ter mais liberdade para fazermos o que gostamos.
@teresareginamachadolima39653 жыл бұрын
Isso é saudável!!! Vc teve seua vida e eles têm o direito de ter tbm......só com sua anuência e do pai, será possível! Isso!! Apresente o mundo 🌎 pra eles. Não há outra forma de crescer; experiência, incluindo as dores os erros! Boa passagem pra sua próxima etapa mãe e pai. Mãe e pai de fliihos adultos e autônomos e tbm sucesso dos pais!!!
@am97042 жыл бұрын
Também queria e já devia estar mas meu filho e nora ☹️ minhas filhas não.
@claudiantunes19702 жыл бұрын
@@lumina5561 linda❤️
@marciacardoso56403 жыл бұрын
Me abriu os olhos. Quando chegamos com um filho e aconselhamos tocarem suas vidas, eles acham que queremos eles longe mas é pro bem deles, buscar o amadurecimento e a independência. Já ouvi falar e concordo: vamos ser mães desnecessárias!
@valmiraraujo82563 жыл бұрын
Os filhos tbm teem que entender que a estrutura que os pais têm hoje não se formou da noite para o dia. Eles devem começar de baixo mesmo. Se não podem pagar o aluguel de um apto., aluguem um kitnet. Se ainda não der, aluguem um quarto. Mas sejam o protagonista das suas vidas. Os pais podem até ajudar nas circunstâncias mais difíceis, mas que isso não se torne a dependência dx filhx.
@christianealvim90963 жыл бұрын
Mas esses meninos já querem sair de casa com o mesmo padrão de vida dos pais. Daí ficam retrucando que não saem de casa por causa de dinheiro.
@abcdefg2010ize2 жыл бұрын
Eu deveria ter feito isso. Sai tarde, aos 39. Mas sai. Me tornei outra pessoa.
@Mayy88932 жыл бұрын
@@abcdefg2010ize Antes tarde do que nunca 😊
@neusacristinasimm82943 жыл бұрын
O sucesso de um filho depende única e exclusivamente de uma ótima base familiar caso contrário o pássaro fica preso na gaiola !!
@tamiresdasilvabatista9910 Жыл бұрын
Tenho 29 anos e me sinto um pássaro preso! Insegura até pra tomar decisões importantes na minha vida!
@nataliaalmeida572 жыл бұрын
"A responsabilidade é uma conquista". Guardarei essa frase em meu coração. Um fato.
@soskika419 Жыл бұрын
Lindo! Amei! A responsabilidade é realmente uma conquista!
@renato5945 Жыл бұрын
Tenho 42 anos , casado 2 filhos , INDEPENDENTE, mas pela minha mãe estaria morando em cima da casa dela, tive que quebrar o cordão umbilical e é o mais difícil, mas a melhor coisa que fiz na vida, a palavra de Deus fala, honra pai e mãe, não quer dizer more no mesmo teto, não tenha responsabilidade, minha mãe não quer saber se estou bem, naonse alegra com minhas conquistas, tudo isso porque estou longe dela, hoje me sinto independente, e quero que meus filhos aprendam a viver sozinho e sem tortura emocional. Hoje sofro com isso.
@kahehuxbj Жыл бұрын
Nossa vc resumiu minha vida, só q tenho 32 anos ainda não tenho filhos, sou casada ha 10 anos, tudo que você disse é exatamente a mesma coisa que passo e sinto, e tanto minha mae quanto meu pai , eles me fazem sentir culpada pelo simples fato de eu ter me casado, eles ja falaram tantos abusos psicologicos pra mim que hoje não consigo ter filhos tenho um bloqueio emocional, pq tenho medo de ter filhos e eles tranformarem minha vida num caos querendo dominar os netos
@BERIT7CHAYBRACHA Жыл бұрын
Honrar é pesar nada tem haver com escravidão e submissão insana. Procure caio Fábio mãe narcisista, independência emocional. Enfim narcisista que é sua mãe some mesmo e visite se necessário. Cuide pra não ser vítima da inveja de sua mãe.
@BERIT7CHAYBRACHA Жыл бұрын
@@kahehuxbj Mesma coisa que disse a serve a vc.
@kahehuxbj Жыл бұрын
@@BERIT7CHAYBRACHA Eu ja vi esse video do Caio Fabio, ele fala justamente isso q vc disse, q honrar não é se submeter as vontades, muito obrigada pelas palavras de apoio! ele ate fala q muitas vezes esses pais afastam de Deus a pessoa
@ingriddirgni20103 жыл бұрын
Dependencia: eu dependo que cuidem de mim. Codependencia: eu dependo que dependam de mim.
@ev57533 жыл бұрын
Perfeita definição!
@comofuncionaonarcisismoeaa78733 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/n5aohH2unrB9mM0 sobre o assunto citado dela
@comofuncionaonarcisismoeaa78733 жыл бұрын
Dependência é querer q alguém ti cuide e COdependência é querer cuidar de alguém
@ret41283 жыл бұрын
Ótima explicação!
@ingriddirgni20103 жыл бұрын
@@comofuncionaonarcisismoeaa7873 foi o q eu quis dizer
@marluceabreu41173 жыл бұрын
Meu filho fez 27 anos , e desde os 23 já é independente, mora sozinho e paga suas contas. No meu tempo , pra sair de casa tinha que casar .
@maryhelen67523 жыл бұрын
Eu sempre fui independente emocionalmente dos meus pais, com uma ressalva, dependi deles financeiramente por um tempo, porque não sabia administrar os meus rendimentos. Fiz um curso sobre educação financeira, mudei minha maneira de pensar, e aí, sim, segui meu caminho. Precisei da ajuda da minha mãe, quando cursei Direito. Porém, paguei o salário que ela receberia se estivesse trabalhando no ofício dela, e quem cuidava dos meus dois filhos éramos eu e meu marido, ela apenas fazia companhia a eles para dão deixarmos com uma pessoa estranha. Visito os meus pais sempre que possível, e não me sinto na obrigação de agradá-los. Se possível, faço. Sou julgada por parentes, por amigos... Recebo indiretas, mas minha mãe nunca foi muito afetuosa, e meu pai... 100% frio e egoísta. Ou seja, não carrego a culpa dos outros.
@laisduartee2 жыл бұрын
Nossa isso q é saúde emocional, parabéns pela postura
@rcassia2 жыл бұрын
Odeio essa cultura do brasileiro de se meter, julgar e condenar os outros. Cuidem de suas vidas, bando de fofoqueiros.
@mellisboa93112 жыл бұрын
Tá Certíssima faço desse mesmo jeitinho.
@1996francielle3 жыл бұрын
Eu sai de casa com 16 anos por mais que eu ame meus pais não pretendo morar com eles já tenho 24 anos e conquistei muita coisa sozinha 🙏🏻
@franciscolima2372 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@aildafranciscadeandrade10693 жыл бұрын
Os pais, precisam entender que os filhos tem o direto de tomar suas próprias decisões. Quando os pais determinam a profissão e a vida afetiva de um filho é o mesmo que dá a esse filho o passaporte da infelicidade!
@comofuncionaonarcisismoeaa78733 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/n5aohH2unrB9mM0 sobre o assunto citado dela
@elisamasilvaalmeida87982 жыл бұрын
Verdade
@vanessadeaguiarmelo4086 Жыл бұрын
Minha mãe fez isso hj vivo frustrada e infeliz com minha vida tenho 32 e ainda moro com eles, mais doida pra sair de casa nunca sai por medo uma vez que meu trabalho não é seguro uma vez que não sou concursada, hoje estou aqui cheia de crises existenciais
@tata-20202 жыл бұрын
Tenho vários exemplos bem perto! Meus pais separados e fui criada pro mundo pela minha vó. Qd fiz 18 ela falou, vai! Qualquer coisa tô aqui. Assim foi minha vida toda! Minha irmã já foi criada pela minha mãe que se metia, dava tudo na mão, resolvia td pra ela. Quando minha mãe faleceu, minha irmã ficou perdida, teve que aprender tudo, desde fazer um arroz qd a pagar conta. Foi uma fase bem difícil mas ela cresceu, eu apoiei mas não me meti. Hj mora sozinha, é independente e se vira. Meu marido tb até hj, a mãe tenta se meter, cobra, quer satisfação de onde ele está, que horas chega. Ele sofre pra cortar e tem mts gatilhos emocionais por ela ser assim.
@manuelagisson2496 Жыл бұрын
Conheci dois jovens, rapazes de 20 e 22 anos, foram meus alunos de um curso público de informática. Muito gentis, embora muito reservados, acabamos conversando bastante ao longo do tempo (1 ano e meio). Um deles falava por vezes do pai, como um sujeito narcisista, difícil de lidar e da mãe (44 anos) como uma boa pessoa, amorosa, mas um pouco tímida. Depois de um tempo conheci os pais (que são separados). O pai me pareceu uma pessoa muito vaidosa, desses que gostam de se auto-elogiar, falar como é bom em várias coisas (na profissão, na direção de carros, na aparência física). A mãe, no primeiro contato, parecia ser só o que os rapazes descreviam, depois de um tempo notei que ela parecia querer que os filhos fossem eternas crianças, dependentes e totalmente responsáveis pela felicidade dela. Eles se sentiam culpados em sair com amigos e deixar a mãe sozinha em casa, não sabiam cuidar de si, ela que providenciava até certos documentos deles. Eles precisavam pedir permissão para assistir a peças de teatro, filmes. Quando fizemos uma festinha de confraternização no final do curso, a mãe deles foi a única a ir, ficou no cantinho, olhando, sem interagir. Eles conversavam com as pessoas e voltavam a todo instante para o lado dela. Percebi aos poucos que até as amizades deles eram escolhidas por ela. Nesta idade, eles ainda não tinham namoradas e quando algum amigo fazia alguma piada, ou brincadeira sobre sexo (algo comum nesta idade), nunca participavam a não ser para dizer que a pessoa estava com a "mente poluída", algo que seria compreensível em uma criança ou pré-adolescente, faixas etárias que a mãe gostaria que eles fossem eternamente. Então, o problema que eles enxergam na vaidade do pai e traduzem como narcisismo talvez (talvez) seja a voz da mãe competindo com o pai, de maneira frágil, doce, para que eles sejam sempre menininhos protegendo e dependentes da mamãe.
@OFarmaco Жыл бұрын
Tenho 19 anos e me encontro nessa situação, por várias vezes tive que fazer coisas simples como ir para a escola com minha mãe me acompanhando. Agora em 2023 fiz minha primeira entrevista de emprego para jovem aprendiz, e olha só, ela teve que ir comigo, cheguei lá e só tinha eu e mais um rapaz de 20 com a avó, acabei não passando na seleção, mas agora estou disposto a procurar outras oportunidades mas estou sendo impedido por que ela não está disposta nesses últimos dias para ir comigo '_'
@mariafernanda597110 ай бұрын
@@OFarmacoué vai sozinho.
@Unconditional---love Жыл бұрын
Esse seria o mundo ideal e saudável e devemos buscar isso em nível coletivo mas a realidade hj é mto diferente e cabe a nós, filhos e filhas de pais superprotetores buscar conhecimento e correr atrás do prejuízo sem culpar nossos pais. Eles fizeram o que podiam com o conhecimento que tinham.
@nanalisboa63553 жыл бұрын
Minha mãe criou 4 filhos sozinha depois que meu pai foi embora. Foi uma luta dura . Quando casamos ela Já deixou claro que ficaria com neto no caso de emergência ou viagem coisa assim Criar neto não ,cada um no seu quadrado kkkk. Ela tem razão , cada coisa no seu tempo.😊
@franciscolima2372 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@patsystonejones95552 жыл бұрын
Muita gente não tem a opção de pagar uma escola particular integral, babá ou então mulher dona de casa. Criticar é fácil.
@nanalisboa63552 жыл бұрын
@@patsystonejones9555 não entendeu!!!!😕
@valeskacristina17512 жыл бұрын
Exemplo de mãe!
@daniell27252 жыл бұрын
@@patsystonejones9555 vó tem que ser creche agora?
@leandrolape13 жыл бұрын
Gostaria de fazer um relato especial que durante esse período pandêmico, uma das boas atrações e até mesmo distrações que tive em minutos mais disponíveis do dia ( principalmente a noite), foi de poder assistir os vídeos da Dra Ana Beatriz do canal e internet à fora. E digo que isso foi, de certa forma, muiito terapêutico. Além de aprender mais sobre temas relevantes envoltos da mente humana, como é prazeroso ouvir pessoas inteligentes expressando seus conhecimentos de forma tão fluida e esclarecida. Parabéns pelo canal e fica aqui minha admiração! ❤️
@joelmaaraujo28933 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏 Lê os livros dela, também são excelentes.
@aildafranciscadeandrade10693 жыл бұрын
Também concordo com você, entrei no canal exatamente nesse período, já tinha assistido as entrevistas dela no programa sem censura. O KZbin é um canal excelente nao troco por nenhum outro!
@crismouraciulla31543 жыл бұрын
Os filhos ficam adultos medrosos, inseguros e ansiosos
@paulorobertorodriguesdasil35913 жыл бұрын
Sou tudo isso. Tenho 37 anos e não largo minha mãe
@danielaflores63413 жыл бұрын
@@paulorobertorodriguesdasil3591 ou seja, um inútil.
@loiraburra39853 жыл бұрын
Pq o mundo é violento mesmo amore, vc mora nos anos 20 do seculo XX é ?
@rosangelaoliveira35363 жыл бұрын
@@paulorobertorodriguesdasil3591 se vc quer mudar sua vida procure vídeos de autoconhecimento, de como lidar com a insegurança, faça disso uma espécie de terapia (aliás terapia individual seria ideal mas normalmente no serviço público não tem), acredite vc vai conseguir sua independência, mas vai paciência e dedicação pra isso, boa sorte.
@Mariah3453 жыл бұрын
@@danielaflores6341 kkkkkkkkkk
@scarlet.f3 жыл бұрын
Minha sogrinha acho que tem essa codependencia emocional com os filhos. Ela não consegue se desprender, quer estar sempre cuidando de tudo, principalmente com os netos. Quer cuidar dos netos de todo jeito. Cuidou de todos os meus sobrinhos (filhos da filha) e de mais uma sobrinha filha do filho dela cuja mãe trabalhava muito. Quando tive meus filhos ela tropeçou em mim, rsrs. Pq sou o tipo totalmente independente e quero fazer tudo por conta própria. E ela queria pq queria cuidar dos meus filhos (dar aquela ajuda que eu não precisava e nem havia pedido). Deu trabalho para conseguir driblar ela, mas não permiti que ela me tomasse a responsabilidade de mãe que cabe a mim, assim como aconteceu com os outros filhos dela.
@rauanemoraes78542 жыл бұрын
O mesmo acontece cmg, a diferença que meu marido é filho único, e ela é viúva mais de resto ela quer fazer exatamente igual com minha filha sempre querendo ajudar, no começo até tentei fazer as coisas da forma dela mas eu vi que eu estava me anulando me matando aos poucos, e agora que parei para analisar as coisa, estou fazendo totalmente diferente não dependendo dela para quase nada evito o máximo e atualmente morando nos fundos da casa dela, está mt difícil más já estamos nós programando e tenho fé que vou conseguir sair disso ….
@milazanco2687 Жыл бұрын
Aff minha sogra é assim, se eu tiver filhos vou ter q passar por isso, ainda morando do lado, ferrou 😢
@solsoldiniz Жыл бұрын
Noras, cuidem de seus filhos e não abusem da sogrinha, largando os filhos com elas, pra ficarem livres para viagens e finais de semana!
@ritadecassiasilvasantos85622 жыл бұрын
Olha eu penso assim: Eu tive meu filho, crie, ajudei até pra sair do Brasil, agora a vida é dele, tenho hoje 51 anos e quero viver minha vida. Trabalho, toco meu violão, faço aula de canto e cuido da minha vida, já fiz meu papel de mãe. Vou amar meus netos, mas quero ser vó, não mãe de neto.
@ericamedeiros290511 ай бұрын
Ritaaaa!!! Quero ser assim... Quero me sentir bem com as escolhas deles e eu com as minhas. Quero confiar que eles estarão bem, quero que façam as melhores escolhas. É um processo pois tenho medo deles sofrerem, não ficarem bem longe de mim.. um processo. Eu consigo! 🙏
@rosanecosta64723 жыл бұрын
Ótimo assunto!! Meus filhos hj são visitas e isso é mt bom...temos um relacionamento saudável, mas cada um assumindo suas responsabilidades...🙏
@valeskacristina17512 жыл бұрын
Parabéns Rosane!
@silvaniapesca59383 жыл бұрын
Minha mãe é Narcisista, nunca consegui sair de casa, sou com-dependente dela e hoje pago com minha saúde mental
@miriamreispaula24722 жыл бұрын
Eu também! Minha mãe escolheu minha profissão e não aceitou eu casar nem quando fiquei grávida e depois perdi o domínio de mim e das minhas filhas...Problemas de saúde mental todos os dias e não consigo tocar em meus próprios desejos e minha própria vida!
@joaninhaduarte5012 жыл бұрын
@@miriamreispaula2472 vc esta a viver no circulo da vitimizaçao olhe para a as suas sombras e as transfome . Onde esta o seu papel ? Se voce sabe que acomteceu isso com vc agora o PAPEL É VC cuidar de si ! idealmente fazendo uma terapia e voar do ninho , nao adianta reclamar da mae se voce vive ainda na vitimizaçao , um terapeuta vai dizer isso a vc , é duro eu sei , mas AS VERDADES DESCONFORTAVEIS sao necessarias para se ouvir e crescer . Procure terapia !
@manuelagisson2496 Жыл бұрын
@@miriamreispaula2472 O primeiro passo, que é detectar o problema, você já deu. Que tal fazer terapia para compreender caminhos de organizar e planejar a própria vida? Nunca é tarde para isto, sempre poderá colher bons frutos. Não sou terapeuta, mas até mesmo em algumas universidades há programas grauitos de atendimento ao público. Pesquise sobre isto.
@patriciamachado4765 Жыл бұрын
Maravilhosa essa conversa sou casada a 7 anos e tenho muita dificuldade com a minha sogra sobre isso ela quer tomar conta da nossa vida isso q não moramos perto tenta de todas as formas controlar eu tô sempre cortando ela, a parte pior e quando falo q não vou cuidar dos netos q já crio os meus filhos e q quando eles tomarem o rumo da vida deles quero cuidar de mim eu sou a pessoa mais desumana em pensar isso, não deixo ela cuidar dos meus filhos coloquei na creche e me viro como posso sem depender de ninguém pois penso dessa forma eu coloquei no mundo a responsabilidade e minha, os netos não kkkkk. Tenho três meninos e sempre converso e explico digo q tem q estudar para dar o suporte necessário para a esposa deles quando tiverem filhos me preocupo bastante com o futuro deles mas tento não ser uma mãe tóxica tento ensinar como eles devem seguir a vida deles graças a Deus um e adolescente está sendo bem tranquilo e acredito muito q estou fazendo o certo eles ajudam em casa com as tarefas q e outra coisa q sou muito criticada e sempre falo todos moram na casa todos fazem não sou empregada de ninguém para dar tudo nas mãos. E sigo na luta de criar homens de bem q possam se virar quando adultos sem depender de ninguém.
@rmsful Жыл бұрын
Parabéns, você está no caminho certo. Estou planejando ter filhos e sempre acreditei que filhos devem ser criados para o mundo, acho um absurdo essa história de adolescência prolongada e jovens nem nem, comecei a trabalhar com 16 anos e com 25 conquistei a casa própria, atraves do meu suor e esforco, tudo e questão de educação e incentivo da família, que deve ser o pilar a base e o exemplo para os filhos, acredito que a atual cultura está estragando os jovens e adolescentes, muito por causa do uso excessivo de telas e redes sociais, o ECA também, pois após a promulgação do mesmo se perdeu o respeito pelos professores e não se pode dar uma palmada para educar.
@liliansouza993 Жыл бұрын
vendo os comentarios percebi que sou uma mae superprotetora, meu filho esta com 15 anos e est no 1 ano do ensino medio esta estudando em tempo integral pra isso teve que ficar perto da casa do vo dele para estudar pq aonde eu moro nao tem muitas oportunidades ,escola so tem longe e ainda pagar a passagem eu tive que deixar ele estudar la por causa das condicoes financeiras, meu filho sempre teve uma visao diferente da minha , sempre ele falando comigo que ele quer trabalhar e conquistar as coisas dele e sempre eu colocava impedimento, mais com muita sabedoria estou entendendo que e preciso desapegar para meu filho crescer como ser humano , esse ano ele completa seus 16 anos o que mais quero e que ele trabalhe e conquista as coisas dele deixar sevirar sozinho deixar pegar onibus sozinho que nem isso eu deixava. eu sei que vou conseguir passar por todo esse processo. o que chocou minha cunhada falando comigo :voce nao vai querer pegar a cadeira e colocar e estudar com ele na escola ne, foi ai que cair em mim e percebi o que estava fazendo com ele e comigo. entao foi ai que percebi que eu preciso mudar.
@zildapereiradasilva25773 жыл бұрын
Co - dependência dos pais, é tema NOVO, VOU ASSISTIR.
@comofuncionaonarcisismoeaa78733 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/n5aohH2unrB9mM0 sobre o assunto citado dela
@queilaportelafornel33342 жыл бұрын
Eu já fui severamente julgada qdo afirmei que não queria filhos na barra da minha sala. Desalmada foi só uma das coisas que me falaram.
@mariliaesteves1398 Жыл бұрын
,sou muito dependente emocionalmente da minha mãe ao extremo, tanto que fiz questão de casar morar do lado dela porém hj vejo que não deveria ter feito isso, somos em 7 irmão e por ser tão grudada com ela os outros irmãos começou jogar tudo nas minhas costas , meus pais estão idosos e acamados e fico mais na casa deles do que na minha só que eu trabalho e estou sobrecarregada ao extremo ,chego em casa e vou direto pra casa da minha mãe , meu irmão mais velho cuida deles quando estou no trabalho porque eu trabalho 3 vezes por semana , só que meu irmão está recebendo pra cuidar deles porém tá difícil pra ele também, só que agora estou começando ver que não está certo o que estou fazendo porque são 7 irmãos e eles não querem me pagar pra eu sair do serviço e cuidar da minha mãe mas também não querem cuidar e aí tô prejudicando minha família em casa porque fico estressada e nós dias da minha folga não fico quase nada na minha casa, minha filha tem 17 anos e exige mais atenção pra ela mas não entendo porque não consigo me sentir totalmente casada é como se eu continuasse morando com meus pais, quando volto da casa dela sinto que eu deveria estar lá , não sei o que faço porque sei que tenho que dar atenção pra minha família também , enfim pelo fato de minha mãe ser uma pessoa dura acho que passei o tempo todo querendo atenção, olhando pra trás acho que minha mãe errou porque ela não me ensinou nada tipo limpar uma casa, cortar um frango e sempre que eu procurava aprender ela dizia " deixa pra lá tá é me atrapalhando, não aprende nada mesmo" e aí tomava as coisas de e fazia, lembro de uma vez uma vizinha me ensinando torcer uma coberta na minha casa e isso eu tinha 14 anos e eu não sabia nem levar uma roupa nem limpar uma casa , tem muita coisa que estou revendo hj com 37 anos e acho estranho, eu resolvi que não iria criar minha filha igual fui criada , fiz questão de ensinar desde de pequena ensinando amarrar cadarço do tênis e vestindo a própria roupa e comecei ensinando as coisas conforme a idade dela e hj faz até a comida e limpa a casa que fica um brinco, mas ouvi muitas vezes dos outros que eu só tenho ela e que eu deveria criar mimando mas eu não me importava com esses comentários porque eu não queria e nem quero que minha filha passe pelo mesmo que passei e estou passando, estou muito confusa a respeito da minha mãe,hj começo ver alguns defeitos dela e não me agrada ela faz drama, sempre brava com a gente,os filhos todos sem união e eu pergunto porque isso? Desculpa pelo textao mas se alguém poder me dar uma opinião, tenho ansiedade e consegui passar no psicólogo mas pelo Sus porém foi poucas consultas e ela disse que tenho baixa auto estima e que preciso mudar isso porém está psicóloga saiu do PSF e não tem nenhum substituindo
@robertnogueira37333 жыл бұрын
Como pastor tenho admiração por seus ensinamentos. A cada dia aprendo mais e aplico tanto na minha vida e família como no pastoreio. Obrigado por compartilhar seu saber...um dia quero fazer psicologia por seu exemplo...
@Lucia345573 жыл бұрын
Na Bíblia contém todo o ensinamento para os dias atuais e futuros.
@robertnogueira37333 жыл бұрын
@@Lucia34557 vc não têm noção do que está falando. Sou pastor a 18 anos. Visito presídio, centro de recuperação, trabalho nas casas, sou professor pedagogo. A maioria dos presos são filhos de crentes. A igreja é um hospital e toda ferramenta e útil para ajudar pessoas. Precisa ter mais respeito por profissionais que estão de toda forma ajudando pessoas. Não falei nada na sua postagem, não ofendi ninguém, simplesmente elogiei um belo trabalho da Beatriz. Mas conheço bem pessoas que fazem comentários como o seu....
@kahehuxbj Жыл бұрын
que maravilhoso ver um pastor com essa abordagem, infelizmente tem igrejas que falam que psicologia é do diabo. Sou evangelica e na igreja q eu congregava dizia isso,inclusive uma irmã que fez psicologia foi afastada da igreja, um absurdo
@rubeniagama49053 жыл бұрын
MARAVILHOSO!! Quando se toma as rédeas da própria vida, você amadurece e, com as dificuldades e batalhas vividas, o fortalecimento vem! Viver nossas próprias jornadas é essencial!! Uhuuu!!!✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻❤❤❤❤❤❤❤❤❤🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃
@stefanopaixao83342 жыл бұрын
Estou passando por chantagem emocional do meu pai, que não está me deixando viver minha vida. Passei no doutorado em outro Estado e está sendo muito difícil seguir pq meu pai não está colaborando por causa do apego excessivo. Virou uma prisão!
@leticianeves125 Жыл бұрын
Estou lendo seu comentário agora. Espero que você tenha conseguido seguir seu caminho. 🌼
@iamaanda_ Жыл бұрын
Conseguiu se libertar?
@teresaqueirozaliberti31513 жыл бұрын
Muito bom! Minha maior alegria foi criar meus filhos para a batalha da vida, e graças a DEUS tudo caminhou bem!
@pspsiiu Жыл бұрын
Sempre corri atrás do meu caminho quando era adolescente; inscrevia-me em vagas de emprego e cursos grátis porque tinha a ideia de que não queria ser igual aos meus irmãos. No entanto, hoje, aos 21 anos, após encerrarem meu contrato de aprendiz, sinto-me sufocada. Percebo que estou indo para o mesmo caminho, mesmo que não queira. Não tenho confiança no mercado de trabalho e sinto medo de ser rejeitada e de enfrentar o mundo e possíveis fracassos. Quando tenho a oportunidade de seguir meu caminho, mesmo com a ajuda de amigos e não por conta própria, vejo minha mãe indiretamente fazendo chantagem emocional. Com isso, sinto-me culpada por tentar assumir minhas responsabilidades sozinha. Já não me sinto bem-vinda em casa, pois para mim, há mais de 2 anos, a casa que resido é a casa da minha mãe. Até porque é ela quem toma as rédeas. Não posso ter cachorro, não posso ter namorada na casa dela, não posso arrumar meu espaço da maneira que quero sem que ela dê pitaco ou arrume do seu jeito. Não posso ficar uma semana fora que ela já muda o semblante e as atitudes comigo. Atualmente, tenho receio de como será quando meus pais, principalmente minha mãe, partirem, pois não tenho nada: nenhum trabalho, nenhum conhecimento que possa me ajudar, nenhuma estrutura emocional e financeira para ter minha autonomia. E com esse fator, acabei virando dependente dos meus pais, principalmente minha mãe, com quem resido. E a mesma ficou co-dependente de mim e de seus outros filhos que moram perto. Sinto que se eu arrumar um trabalho com pelo menos um salário mínimo, pode ser o ponto que me dará forças para seguir minha autonomia, porém, tenho medo que essa culpa que me abraça ou essas chantagens dos meus pais predominem, me impedindo de conseguir.
@mirellatayna13772 ай бұрын
Vejo que você possui uma capacidade de escrita excelente, o que deixa explícita a sua capacidade de ir além desse emaranhado familiar. Espero que você alcance seus objetivos, e siga em frente! Boa sorte!
3 жыл бұрын
Conheço muitas avós que são totalmente dependentes emocionais de netos e ainda interferem na criação que os pais desses netos tentam dar. E é tentativa, porque a avó dá ataques quando não concorda com as orientações dos pais desses netos. Um círculo vicioso, onde a mãe manda nos filhos e se sente a dona dos netos. Tempos estranhos.
@abcbca29593 жыл бұрын
E as maes q querem fazer as avos de baba? Claro q elas vao se sentirno direito de interferir, muitas passam mais tempo com o neto q os proprios pais.
@mariainesfagundesbaloneker80273 жыл бұрын
@@abcbca2959 vdd rs
@teresareginamachadolima39653 жыл бұрын
É confortável pra alguns pais ter avós dominadores....é um horror! Muita patologia ,mas existe.
@comofuncionaonarcisismoeaa78733 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/n5aohH2unrB9mM0 sobre o assunto Co-dependência
@naram.m94423 жыл бұрын
Descreveu minha sogra todinha
@janainaoliveira81213 жыл бұрын
Vídeo incrível 👏 uma experiência pessoal foi meu filho sair de casa aos 18 anos, após ter entrado em um calor center. Na época senti uma dor tão grande, imensa. Mas hoje Dra. Eu sinto tanto orgulho dele, mais tanto, quando percebo o quanto ele evoluiu, o quanto ele batalha e enfrenta a vida. É a lei da vida. Sai com 17 anos de casa, morei em lugares horríveis e sobrevivi. Mais hj tanto os filhos quanto os pais parecem não perceberem essa importância do crescimento. Muito bom esse vídeo da mesma forma que todos os outros. "Não dê desculpas, tenha atitude". Parabéns pelo vídeo 👏👏👏👏
@creiscastro3 жыл бұрын
Outro viés é o aspecto dos pais idosos. Via de regra, eles estão com filhos adultos e independentes, com família, trabalho e responsabilidades. Esses pais idosos, pela carência afetiva que a idade trás, se ressentem dos filhos não poderem ter a mesma presença de antes. Aí chegam a chantagear emocionalmente, manipular, criar demandas infinitas.... para q o filho "prove" que os ama. Isso é muito complicado pq gera um sentimento imenso de culpa por parte dos filhos, pois se sentem ausentes... mas n é ausência... é o planejamento da presença. Como posso estar com meus pais sempre se tenho casa, filhos, trabalho, marido, etc? As pessoas têm muitas carência afetivas...e se agarram nas outras para suprir um problema q deveria ser de autoanalise... de resignificação de si. A vida muda de tempos em tempos e somos levados a fazer proveitosas mudanças para progredimos.
@tatianareginatati76353 жыл бұрын
Amei! Estou no período de acolher a filha mais velha e neta - por problemas! - e encaminhar o mais novos. Sei que é importantíssimo que eles conquistem o próprio caminho!
@hornesgomes8809 Жыл бұрын
Eu e meu marido decidimos ir embora do Brasil e meus pais começaram com chantagem emocional, dizendo que a vida deles irá acabar se ficarem longe do neto. É uma situação muito difícil, pq meu filho tem um ano de idade e em nenhum momento os avós se dispuseram a ficar com ele por uma noite para que pudéssemos dormir uma única noite ( quem tem filho pequeno sabe) não queremos "jogar " nossa responsabilidade nas costas de ninguém, afinal o filho é nosso, mas gostaria sim de ter um suporte maior, pq é fácil falar " Compre uma chupeta nova, compre meias, compre isso ou aquilo" quando nao ajuda com um real, mas na hora de querer decidir sobre a criação do neto são os primeiros à opinar.
@skadizita Жыл бұрын
Eu com 21, com medo, insegura, ansiosa. Passei a infância, adolescência, juventude etc sendo controlada e viviam fazendo minha cabeça pra cuidar da minha avó, n consigo viver minha VIDA sem me culpar. Não saio mais, não saia muito na adolescência pq era proibida pq a casa não era minha... Vivem esfregando isso na minha cara que a casa não é minha, ela está me enlouquecendo. Não saio mais, não consigo sair do quarto e nem falar com pessoas pq minha opinião NÃO IMPORTA.
@mayaramoreira437 Жыл бұрын
a terapia vai ajudar bastante, é bom procurar um psicólogo pra te ajudar a entender tudo
@pspsiiu Жыл бұрын
Eu te entendo, passo pela mesma questão.
@andressa_priv4 ай бұрын
É, o ambiente adoece ou te liberta....
@giovanasilva95705 күн бұрын
Eu vivo isso e fiquei com as consequências. 26 anos, hoje moro sozinha, mas estou cheia de bloqueios.
@amandamoreira58873 жыл бұрын
Eu e meus amigos não saímos de casa, por causa de dinheiro mesmo. Aluguel é quase o dobro do salário.
@nagilacroche3 жыл бұрын
Tá difícil,eu e meu marido morávamos em 2 cômodos pequenos e banheiro compartilhado,terrível. Por 350😒
@BarbaraBrasileiro3 жыл бұрын
Mas às vezes dá pra buscar solução também... Dividir aluguel com outras pessoas... Nada melhor do que sair da casa dos pais e viver a própria vida e descobrir seus próprios valores sem a interferência excessiva deles
@teresareginamachadolima39653 жыл бұрын
O mais comum é que nossas vidas hoje tem uma exigência....queremos manter o status social. Antigamente,.....há uns 30 anos o jovem ia morar em outro bairro, pra economizar, solteiro ou casado. Mas hoje....não queremos abrir mão de nada..... falta arriscar, passar perrengue e tudo mais. Os jovens estão infantis por mais tempo.
@pessoinhacansada69003 жыл бұрын
EXATAMENTE. Gente tá caro demais, só se for aqueled cativeiros bem longe de tudo, e gastar mais em passagem
@ehmendes13 жыл бұрын
@@teresareginamachadolima3965 verdade. Infelizmente a vida tornou-se um fardo em função do que achamos da opinião alheia
@Beaalmm11 ай бұрын
Filha de mãe super protetora. Eu cresci me sentido inútil e dependente longe da minha mãe. Isso mudou repetino quando começou a namorar com um outro homem, e parece que fui "largarda" do nada,como se não fosse capaz de viver longe dela. To aprendendo a lidar com isso pois sinto que ainda faço tudo errado
@jacianefernandes75512 жыл бұрын
Estou no caminho certo! Educo os filhos pra viver a vida deles com trabalho e responsabilidade! Ajudo até se formarem e depois cada um vai correr atrás dos seus sonhos.
@paulor.cmartins3 ай бұрын
quem cresce tem que amadurecer.. o tempo ta passando, ou voa ou morre
@claudiasouza54593 жыл бұрын
Eu precisava ouvir esse vídeo! O universo trouxe pra mim. Gratidão 🙏🏾
@emidiobastos20823 жыл бұрын
Concordo plenamente, como estamos ligados a dependência psicólogicas e como é duro chegar ao amadurecimento, diante das inseguranças e fobias que enfrentamos na vida. Bom dia!
@JamesFranciscus883 жыл бұрын
Dr. Alex, alguma chance de ter um tema de video sobre os pais que querem decidir tudo pelos filhos? controlar ainda na idade adulta.
@silviamzkmazureck51852 жыл бұрын
Pais NARCISISTAS é isso, querem os filhos como intenção ....fazer dos filhos seus fantoches manipulados...tem que dar um basta como um tem sua vida sua identidade
@Sarahsabre2 жыл бұрын
De filhos que querem entrar na vida íntima da mãe. Do relacionamento dos pais. Cada país com sua forma de aceitar viver . E o filho não acha correto e quer fazer justiça em separar os pais. Por isso acabei os laços afetivos
@adriellibatista16393 жыл бұрын
Eu busco com todas as forças ter independência, meus pais não criaram filhos para crescerem e voarem, principalmente minha mãe que tem essa necessidade constante de ter alguém pra cuidar. Eu saí de casa em 2019 morei sozinha por um tempo ela entrou em depressão, meu pai dizia que ela chorava todos os dias sentindo minha falta, eu ia visitar eles domingo ela vinha me pedir pra voltar. Voltei no começo da pandemia perdi o emprego e estou aqui com eles de novo, hoje eu sinto ela sendo aquela mãe de quando eu era criança/adolescente, fazendo tudo e não deixando eu fazer nada. Então assim, quem foi criado nessa extrema dependência e proteção dos pais luta muito mais para ter sua independência e liberdade, eu lembro que minha mãe me vestia e penteava cabelo dava banho, travaram igual bebê eu já com meus 7 anos, só fui buscar me cuidar sozinha pq os amiguinhos riam de mim. Tudo vai dá criação eu tento entender que tudo isso é pq ela teve carência na infância, e quis de todas as formas suprir essa falta de cuidados e proteção com os filhos, só que os maiores prejudicados são os filhos. Eduquem seus filhos para a vida não para vcs, isso não é justo com ninguém.
@priscillaleitemarcos98453 жыл бұрын
Perdi minha mãe faz dois meses, morávamos juntas,sou a caçula e minha mãe e eu sempre moramos juntas,eu era o BB dela,ela era o amor da minha vida, sinto uma dor tão grande,um vazio,que sorte vc tem,senti uma inveja tão grande de vc,vc pode ir até sua mãe agora e dar um beijo,um abraço apertado nela,eu nunca mais vou sentir o carinho da minha mãe.
@adriellibatista16393 жыл бұрын
@@priscillaleitemarcos9845 meus sentimentos, e boa sorte.
@eueu9782 жыл бұрын
Foi tao bom ouvir este video eu tava aki revoltada pq meu filho de 23 anos foi morar sozinho mas vi que ele fez o certo,dei meu joinha .
@BarbaraBrasileiro3 жыл бұрын
Teve muita gente dando desculpa porque a carapuça deve ter servido... Eu mesma podia ter saído da casa dos meus pais anos antes do que saí por medo e comodismo. Mas é bom ver um vídeo desse pra ser provocado e se mexer!
@elianacastro77583 жыл бұрын
👍🏼Que alerta! É mais cômodo ter os filhos perto, mas temos que lembrar que tudo tem seu tempo. Criar filhos para a vida é nosso papel de pais e não somos eternos. Tema muito interessante
@fabianalemos51093 жыл бұрын
Exatamente, por isso cada dia convivemos com mais homens e mulheres sem maturidade
@tainapsilva3 жыл бұрын
elas chamam filhos que vivem por si só de desnaturados, eu sinceramente ja vi outros videos sobre o assunto e concordo, a pessoa precisa dar seu respiro, acho que pais legais vão ajudar tal mudança, dando aquele pontape inicial, eu faria isso, os meus não fizeram quiseram me amedrontar. no entanto eles nao sabiam que mesmo que não viesse pra capital eu ia me mudar pra uma quitinete se fosse possivel
@raianetavares2652 Жыл бұрын
Sofrendo muito por ter dependência com pais e sentir a codependência deles em mim, mais especificamente com minha mãe. Eu não converso sobre nada com ela, e tudo que faço ou deixo de fazer eu penso no que eles pensariam de mim. Uma super necessidade de aprovação que faz definhar de ansiedade. Esse mês faço 23 anos, e não consigo fazer nada sem ter medo do que eles pensariam.
@reginasantos8627 Жыл бұрын
Tenho 25 anos e passo por isso tbm.
@canaldequalquercoisa Жыл бұрын
@Raiane Tavares Me identifiquei com vc... Eu me sinto presa, sinto que só posso fazer na minha vida o que meus pais gostarem... Já tenho 26 e sinto ansiedade diariamente..
@kahehuxbj Жыл бұрын
Meu Deus , é exatamente assim q me sinto, eu não conto nada a eles, pq sempre só ouvi criticas, então hoje com mais de 30 anos aprendi que o melhor é não compartilhar nada, mas tenho esses pensamentos em tudo que vou fazer, oq eles pensariam de mim, é terrivel, e é esse sentimento mesmo medo com insegurança e ate ansiedade do que eles pensariam
@neia8253 Жыл бұрын
@kahehux..olá, também senti isso na pele há alguns anos...a terapia que me ajudou a "separar as coisas " pois eu havia saído da casa dos meus pais aos 32 anos e vivia como se não tivesse saído de tanta demanda e cobrança deles..muita chantagem emocional e me sentia culpada..mas aos poucos também fui deixando de compartilhar as coisas ,planos e projetos e viver minha vida sem muita influência, de acordo com meus objetivos,sonhos e necessidades..tem que ser firme para dar certo saber que é necessário cortar esse cordão que as mães insistem em manter..
@kahehuxbj Жыл бұрын
@@neia8253 seu relato é como o meu, só quem passa entende né. Obrigada por compartilhar! Que Deus te abençoe e te mantenha firme!
@angelasagica57482 жыл бұрын
Eu conheço uma senhora que fala isso: amo meus netos mas não vou Cuidar... Ela viaja, se cuida... É maravilhosa 🤩
@alcideslages83262 жыл бұрын
Então não ama
@alcideslages83262 жыл бұрын
@Jojo Silva tá nada. A sua qta. Aliás é lamentável uma psiquiatra falar isso. Comomtos de vcs nos comentários
@marcelocatedrastico2 жыл бұрын
@@alcideslages8326 Mi-mi-mi
@alcideslages83262 жыл бұрын
@@marcelocatedrastico falta de argumento= mimimi
@beatrizmaria65052 жыл бұрын
Concordo plenamente, o filho precisa da independência para criar responsabilidades e crescer em todos os sentidos.
@veraemri11233 жыл бұрын
Dra. Ana Beatriz, sua fala sobre a co- dependência ESPLENDIDAMENTE PERFEITA!
@joelmaaraujo28933 жыл бұрын
Meu sooooonho de consumo é fazer uma consulta com essa rainha, e vocês? 💕🤗👸
@aildafranciscadeandrade10693 жыл бұрын
Eu, também!
@nmt51193 жыл бұрын
Nao
@YeshuaJesusCristo3 жыл бұрын
2400$
@lenirteixeira25853 жыл бұрын
@@YeshuaJesusCristo esse é o valor mesmo?
@YeshuaJesusCristo3 жыл бұрын
@@lenirteixeira2585 li num outro vídeo dela um comentário dizendo que é este o valor . É só vc ligar no tel do Instagram/site dela e perguntar , mas é bem caro , viu?! Infelizmente...
@liliandealmeida22783 жыл бұрын
Ótimo assunto! Muito necessário e não muito comentado. Obrigada por colocarem esse assunto.
@yasminbombach3017 Жыл бұрын
Tenho 20 anos. Passei por 3 empregos, agora estou desempregada. Em todos eles, não tive paz! Meus pais arrumavam discussões comigo por mensagens no horário de trabalho, discussões sobre quem iria me levar ou buscar. Muitas vezes, minha mãe distorcia frases minhas para o meu pai e isso tornava o clima no trabalho insustentável, nesse ponto eu tive inúmeras crises de ansiedade no trabalho. Meu último emprego, fui mandada embora por instabilidade emocional. Nesse meio tempo, nós mudamos pra uma área rural, não consigo achar emprego por conta disso, e ao mesmo tempo não sei se vale a pena. Meus pais me deixam insegura pra tudo. E no ambiente familiar tenho medo e de tudo, de salgar uma comida, de rir demais, de ficar muito tempo no quarto, de pedir algo pra comer, de pedir pra usar o carro, etc. Pq tudo é um inferno. Não tenho condições de morar sozinha.
@Veronica_costaf Жыл бұрын
Eu vivi isso, só aos 34 anos depois de sair com 29 casada e voltar com filhos,eles sempre se metiam na minha vida.Hoje tenho 39 e estou ótima,vc precisa sair
@esternovaes281911 ай бұрын
E se sentar arrumar algo em outra cidade, emprego mesmo... E se conseguir vai atrás de morar perto desse emprego. Já vi MT gente fzr isso
@ateliedaalma.21723 жыл бұрын
Por favor doutora, Sei que dá trabalho, mas poderia postar seus vídeos com legenda pois há muitas pessoas que não ouvem e que gostariam muito de saber o que vc diz. Muito grato! Abençoe as pessoas deficientes auditivas pois leitura é acessível a todos, inclusão já! Te amo muito e agradeço a Deus sua existência!
@daianerosaoficial3 жыл бұрын
Oi, você mesmo aqui no KZbin pode ativar a legenda dos vídeos. Vai nos três pontinhos ali em cima ou configurações. Beijão, espero ter ajudado
@ateliedaalma.21723 жыл бұрын
Nao judou, pelo contrário. Veja a senhora mesmo as legendas do you tube que não são fiéis e trocam e atropelam as palavas tornando o contexto incompreensível e insano. Obrigado.
@robertamelo64123 жыл бұрын
Otimo video! Gostaria que a Bia orientasse os pais de como agir nesta situação de filhos adultos que nao querem sair da casa dos pais.
@yin_xing2 жыл бұрын
Isso não é um problema gente. Os filhos podem estar muito bem resolvidos e ainda morar com os pais. Podem ter saído e voltado. Podem ser casados e morar em uma parte separada da casa. Existem inúmeras possibilidades. Filhos financeiramente e emocionalmente independentes, mas que os pais ou o pai precisa de ajuda, já tem idade, coisas assim.
@JACIARAJOLIE2 жыл бұрын
Aqui em casa é ao contrário, tento mostrar pro meu filho adolescente, que ele não depende de mim e do pai, que ele não é mais bebê.
@candidacunharoriz37713 жыл бұрын
O problema Ana é que nos EUA tem uma estrutura de governo que permite as pessoas trabalharem e ganharem o próprio dinheiro. Aqui no Brasil não tem emprego pras pessoas. E quando tem ainda é mal remunerado. Fica realmente difícil.
@giselemasetti78423 жыл бұрын
Concordo totalmente 💯
@teresareginamachadolima39653 жыл бұрын
Mas não moramos nos EUA. Que fique claro; cada um com sua realidade! Assim, uma pessoa mais desprovida dos recursos (todos), morando em comunidade, por exemplo (sem carro, mesada alta...) não pode ser independente!Isso é querer sempre a facilidade!!! Crescer é sempre difícil! Fazer contas principalmente! Quem quer largar o bem bom???? Tá difícil! A juventude quer um peito jorrando leite o tempo todo!
@Priscila982453 жыл бұрын
Nos EUA, mesmo gente formada tem dificuldade em arranjar emprego. A diferença é que com o salário mínimo deles eles conseguem viver sozinhos, alugar a própria casa, comprar o carro. Aqui no Brasil não. "Ninguém" consegue sair de casa com 18 anos sem ajuda.
@caarloshenrique262 жыл бұрын
Olha a desculpa!! Muita gente nao quer sair do conforto da casa dos pais pra ir mora nuna kitnet
@yin_xing2 жыл бұрын
@@caarloshenrique26 claro que não, isso é burro.
@jessicacristina90525 ай бұрын
No Brasil é cultural a familia toda se intrometer na vida de cada um
@naram.m94423 жыл бұрын
Eu estou sofrendo exatamente isso, meus pais faleceram a anos mas o meu marido é ligado demais aos pais dele e minha sogra se mete em tudo até na minha vida
@jorgerocha87463 жыл бұрын
Pais, no plural. E quando é no singular? Quando se perde a figura paterna muito cedo e a pessoa , como único homem, começa a tomar as responsabilidades para ajudar em casa e depois sente-se responsável pelo cuidado da pessoa (mãe, no caso) que sofreu o extremo pra te cuidar e tem "medo" de deixa-la sozinha (mesmo sabendo que ela foi e é MUITO mais forte que você, heheh) pois sua presença em casa não se trata de ser um "encosto" mas sim "mais uma mão" afetiva, companheira e financeira? Fale-nos sobre isso.
@andreaathayde44293 жыл бұрын
Cada caso é um caso. Parabéns Jorg por sua postura responsável e amorosa.
@margarethcocchiarelli83353 жыл бұрын
Jorge E. Rocha, você e sua mãe se sentem bem na companhia um do outro? Fantástico, onde você está vendo problema? É primordial que cada um conheça a si mesmo, não é uma regra. Como pode ler nos comentários existem pais que gostariam que seus filhos tivessem seu próprio espaço assim que tiverem condições. Também não há nada de errado nisso. Ninguém é igual a ninguém meu irmão, cada um tem seus problemas, seus anseios, suas cicatrizes, suas vidas. É você que responde pela sua, que Deus abençoe você e sua mãe, fique na paz.
@ellensilva93333 жыл бұрын
No seu caso é outra coisa, esta certo seu posicionamento em estar perto de sua mãe.
@yin_xing2 жыл бұрын
Exatamente
@mariaregina15752 жыл бұрын
Há poucos filhos assim, parabéns pela sua postura. Está a proceder muitíssimo bem.
@lorenaholanda91833 жыл бұрын
Colocações perfeitas da Dr. Ana Beatriz 👏👏👏
@julianadealencardias5126 Жыл бұрын
Tenho muita vontade de sair da casa dos meus pais e tenho condições financeiras para isso mas não tenho coragem. Sou filha única e meus pais são idosos com alguns problemas de saúde mas não estão debilitados porém eu penso que morando com eles consigo ajudá-los nas tarefas domésticas e também ajudo com dinheiro para compra de alimentos. O problema é que eles não tem um casamento saudável, minha mãe é um pouco controladora e meu pai quer fazer as coisas do jeito dele. É muita discussão e isso está acabando com a minha saúde mental. Outra coisa horrível quando se mora com os pais quando se é adulto é que parece que você vive as regras deles, você meio que se sujeita a eles, coisas bobas viram motivo de discussão é um saco. Para piorar não tem um diálogo saudável para resolver as coisas isso me desanima muito.
@MarianaRFay2 жыл бұрын
A Ana fala dos filhos que tem algum "problema", que precisam de mais cuidados dos pais ou cuidadores, mas até nesse cuidado (por exemplo de pcds) é incentivado a autonomia.
@guilhermelcampos2 жыл бұрын
faz um vídeo sobre Sïndrome do Ninho Vazio, dra ana. Obrigadooo
@sandramartins30603 жыл бұрын
Vocês são D+! Amo ouvi-los! Aprendendo muito! Gratidão!
@marleneduarte88753 жыл бұрын
Sou mãe àguia ..kk Largo e fico observando!! Mtas vzs achei q estava mto dura!!(chega doe) Mas ..eles precisam crescer .. Somos mortais!! Qd eu ñ estiver mais aqui!! Ele vai saber enfrentar as adversidades d vida!! Q bom ..saber q tava no caminho..né dr ..Ana!! Bjo ❤
@rogeriasebastianaldalopes1689 Жыл бұрын
Ainda existem hoje em dia sim doutora abençoada
@camillaoliveira42713 жыл бұрын
É verdade, Ana Beatriz! Em 2014 eu fui trabalhar viajando para diminuir essa codependencia quando eu percebi que isso acontecia! Voltei para casa depois de 7 anos e parece que tudo voltou em dobro. As vezes eu me sinto super mal por saber que isso existe, não querer magoar, mas me sentir refém.
@marciabandeira59910 ай бұрын
Tinha uma senhora que cada vez que sua lesão começava a melhorar, criava outra lesão em cima da lesão para que ela se cronificasse mais, e com isso ela mantinha seu núcleo familiar todo ali ao seu lado cuidando. É patológico como as pessoas manipulam os outros pela culpa.
@lianec61182 жыл бұрын
Adoro os anéis coloridos da Bia !!!!!
@deisesilvanabonassa20992 жыл бұрын
Olá achei a Pauta maravilhosa!! Eu saí de casa aos 7 anos , morei com outra família!! Amadureci muito vc tem toda razão!! Agente cria os filhos pro mundo!! Temos que encorajar eles, Eu faço isso com meu filho!
@franciscolima2372 жыл бұрын
👏👏👏👏👏
@anabeatrizfontella8123 жыл бұрын
Bia , você poderia fazer um video de como se tornou psiquiatra ??
@renokosh Жыл бұрын
Eu super entendo o que ela fala, me identifico com essa Co-dependência! Vejo muito que tem a questão atual e econômica que vivemos: está bem mais complicado buscar estabilidade financeira num período pós-pandemico, de crise econômica. Filhos com mais de 20 anos não ganham o mesmo que seus pais na mesma idade dele.. aquela coisa que os millenials falam "na minha vez ficou tudo mais caro"... Além de lutar contra a co-dependência, sair do ninho se tornou mais dificil ainda por essa instabilidade, muitos vivem do subemprego, um diploma hoje em dia não é promessa de salário digno.. aí complica hahaha mas sigamos em frente! Coragem a gente tem, e tando a terapia em dia, a gente consegue lidar com essas questões 😆
@edilsonjosemoreira6958 Жыл бұрын
Adoro os vídeos dessa moça, é formidável as suas explicações
@fatimacampos289610 ай бұрын
Tenho 41, meu irmão 43, minha mãe tem medo de tudo, critica tudo, me sinto inadequada, meu irmão é pior ainda, pq ela fica em cima nem dormir fora ele pode pq ela fica com raiva, sempre foi assim, hj ela tem 68 anos, vou pra casa tem um tempo limite pq depois azeda, amo minha mãe ela é engraçada, mas me sinto péssima pq sou sem rumo na vida, tento varias coisas nada dá certo, parece que eu tenho wue viver a vida que ela acha ideal pra mim, ai sim, vai dar certo, nao falo qndo estou me relacionando com alguém, pq se n der certo, certamente serei desaprovada, sou adulta mas me sinto mau se ela não aprova, ja refleti muito sobre isso, tento n ligar, mas pesa mt ainda.
@dayanalauback97492 жыл бұрын
E o pior que quando vêm disfarçado de "eu quero te ajudar" e implicitamente diz "você não é capaz". E quando você não vive a forma como eles querem? Você é ingrato...
@Dhaisoliveira2 жыл бұрын
Sempre quis sair de casa pra ter mais intendimento e conhecimento da vida. Gosto de aprender sobre a vida. Não sou casada não moro na casa de meus pais. Mim sinto muito bem.
@aklrnfis3 жыл бұрын
Conteúdo de altíssima qualidade como sempre! Parabéns!
@dnnypyyy53278 ай бұрын
A gente sofre mais ainda quando deitamos a noite e comecamaos a criar cenarios sobre familia, amor etc . Pq a sensação do momento é otimo faz vc dormi mas quando acorda 😢
@marymuniz55273 жыл бұрын
Eu concordo completamente,pais têm criar seus filhos
@marianaduarte64042 жыл бұрын
Amo demais minha mãe, não gosto de passar dias sem ver minha mãe, gostaria muito de dar uma vida confortável pra minha mãe e me entristeço muito em saber que hoje minha mãe precisa trabalhar muito pra conseguir pagar as contas básicas de casa, mesmo nós, filhos, ajudando financeiramente como conseguimos. Não vejo como um problema ser assim. Ao meu ver, simplesmente amo minha mãe e quero poder dar a ela o melhor que eu puder financeiramente para que ela possa descansar ou parar de trabalhar tanto como fez a vida toda.
@kahehuxbj Жыл бұрын
se vc não existisse ela tinha q trabalhar pra se sustentar normalmente, pare de carregar um peso que não é seu
@paulapereira61643 жыл бұрын
Um papo coerente e de uma verdade bem clara e transparente!! Isso tudo q falaram e muito verdadeiro, genuinamente real!! 👏👏
@fernandadobbin15873 жыл бұрын
Boa noite. Tema muito interessante.
@JuliaDBorges2 жыл бұрын
Eu tinha 18 anos quando meu pai me proibiu de ir pra cidade vizinha pra fazer faculdade . Depois de uns meses ele se separou da minha mae, nos colocou pra fora de casa com a roupa do corpo , tinha uma amante e logo depois jogou na minha cara que eu nunca quis estudar por isso nao tava sendo ninguem na vida !!!