O que um fã de Final Fantasy desde 1999 acha do XVI? | SEM SPOILERS

  Рет қаралды 39,034

Cogumelando Videogame

Cogumelando Videogame

Күн бұрын

Пікірлер: 542
@Cogumelando
@Cogumelando 12 күн бұрын
E aí você me pergunta: "mas Cogu, quais os seus Final Fantasy favoritos!?" Esse vídeo te conta kzbin.info/www/bejne/mGa4oJ6hat1ons0
@rosemeirejesusgama6665
@rosemeirejesusgama6665 12 күн бұрын
E ai live de Natal,vai rolar mestre cogu!!!
@FellipeAlmada325
@FellipeAlmada325 12 күн бұрын
49:40 Eles não utilizam o poder de dominante direto porque utiliza muito ether e isso pode petrificar o corpo deles, podendo causar até a morte. É bem explicado isso no jogo.
@ru.iz4u
@ru.iz4u 12 күн бұрын
passei o dia inteiro assistindo o canal enquanto organizava as marmitas da semana e sou surpreendido com um video novo, nada melhor pra finalizar
@ycarlos7
@ycarlos7 12 күн бұрын
Eu não sou fã de Final Fantasy, mas o XVI me deixou completamente apaixonado.
@ewertoncarvalho9575
@ewertoncarvalho9575 12 күн бұрын
Ta, mas ele não tem nada a ver com Final fantasy, então pode ser por isso kkk
@relu419
@relu419 12 күн бұрын
Comigo ao contrários. Desde o PS5 é mal otimizado e tem visual de PS4. Não é aquela potência tesuda que FF tinha até o PS2. Foi só uma exceção talvez com FF VII Remake.
@bighouse3788
@bighouse3788 12 күн бұрын
Eu sou fã da franquia e gostei do XVI. Pq eu sei fazer a diferença entre gerações, historias e analisar a proposta do jogo. Por isso sei aproveitar cada um do seu jeito. Jogão
@ailtonlucenafilho5183
@ailtonlucenafilho5183 12 күн бұрын
​@@ewertoncarvalho9575já eu vejo o contrário: Final Fantasy sempre (mesmo!) trouxe ideias e conceitos próprios em cada jogo, mesmo havendo aquilo como Summons Chocobos Moogles etc. Como Final Fantasy 7, 8, 13... que possuiam coisas tão diferentes usando gameplays proprios que até haveria um clima de "isso não é igual!" Ffxvi tem uma dramaticidade própria; não esta nos meus favoritos FFs. Mas há um gostinho próprio.
@Josebezerracortes736
@Josebezerracortes736 12 күн бұрын
Com certeza você não e.
@markusheadmaster1844
@markusheadmaster1844 3 күн бұрын
Cogu, a pergunta que não quer cala. Qual a sua opínião sobre ferramentas de inteligência artificial aplicada à jogos clássicos e antigos. (não precisa ser um vídeo técnico, a gente quer somente as suas impressões, visão e pensamentos sobre o tema) sugestão aqui registrada! um abraço querido amigo.
@RafaelHuttl
@RafaelHuttl 12 күн бұрын
O FF16 traz um sentimento contraditório, não é um jogo ame-o ou odeio-o, é um jogo AME E ODEIE ele ao mesmo tempo
@luizfelipegoncalvesdearauj2089
@luizfelipegoncalvesdearauj2089 12 күн бұрын
Exatamente
@Noite_de_Games
@Noite_de_Games 12 күн бұрын
Que comentário pertinente, concordo!
@juanroldao2686
@juanroldao2686 12 күн бұрын
Eu achava que era coisa da minha cabeça. Tô jogando as DLCs esses dias e toda hora eu digo isso pra minha esposa. Eu não sei se tô amando ou detestando jajajaja
@guilherme1658
@guilherme1658 12 күн бұрын
Foi uma análise perfeita.
@l34ndr0am
@l34ndr0am 12 күн бұрын
No caso, pelo pouco que eu testei, até então só odiei mesmo kkkkk se um dia eu conseguir jogar efetivamente talvez alguma afinidade surja.
@LucasLima-xz1pr
@LucasLima-xz1pr 12 күн бұрын
Parece que o jogo tem mais pontos negativos do que positivos de acordo com a análise do Cogu, eu notei que as pessoas que mais gostaram desse final fantasy foi o justamente o pessoal que nunca jogou final fantasy.🤔
@l34ndr0am
@l34ndr0am 12 күн бұрын
É bem isso mesmo. A maioria de quem gostou é quem teve nenhuma ou pouca experiência com outros FF. Mas isso é apenas uma impressão que eu tive, não tem nenhuma pesquisa que aponte pra isso.
@1BerserkerZ
@1BerserkerZ 11 күн бұрын
Joguei praticamente todos os FFs e esse FF16 está entrando para meus favoritos ao lado de FF6. Enredo com temática mais adulta me fisgou. As lutas são bacanas (hack'n slash), mas pouco táticas...sei lá.
@leonardor7181
@leonardor7181 11 күн бұрын
Pois é, acho que depende do que você espera do jogo. Concordo com uns 90% do vídeo do Cogu. O combate praticamente não exige estratégia alguma. As lutas são fáceis e desnecessariamente longas, que inclusive é um problema se você tiver jogando e tá planejando parar em alguns minutos, tem parte do jogo que fica coisa de 15min sem salvar. A história também é bem o quê ele disse: no começo, ela é muito política e o embate entre os protagonistas x vilões x vilões é incrível, só que o plot do próprio protagonista é o mais genérico possível, então quando o jogo começa a focar mais nele lá pra 3/4 do jogo, a história decai demais, inclusive as quests. Surge um monte de quest principal de "fale com personagem X pra conseguir Y coisa; Vá até lugar A pra pegar item B", que quebram absurdamente o ritmo que o jogo tinha até então
@Lincgc
@Lincgc 12 күн бұрын
eu amo tanto o Clive que tomei um susto quando vc disse q nao gostou da voz dele. Acho q é meu protagonista favorito dos FF's e junto com Ichiban Kasuga meu personagem favorito de jogos no geral
@andrelima8383
@andrelima8383 12 күн бұрын
já jogou algum devil may cry? se não jogou, jogue o 4 e o 5, vc vai amar o Nero kkkkkk aliás, gosto muito do Clive tb
@Raks
@Raks 12 күн бұрын
Aqui só uma curiosidade pra ti Cogu com o seu comentário da voz do Clive. A gravação as vozes do game foram feitas primeiro em Inglês, por conta do ambiente do game, e as em JP foram gravadas depois, tendo como base as em ENG. Geralmente é feita o contrário mas nesse caso foi escolha do direto (Yoshi-P) mesmo fazer o contrário.
@Matt_MR
@Matt_MR 11 күн бұрын
Rapaz, eu fiquei surpreso com a crítica em relação a voz do personagem, mas a crítica sobre todo mundo ser bonito demais me quebrou kkkkkkkk, acho que tá entre os top 10 maiores nitpicks que eu já vi na vida 😂. Mas tá tranquilo, cada um tem sua opinião e isso é ótimo!
@TheVedoris
@TheVedoris 12 күн бұрын
Pronto, não sou grande fã de Final Fantasy (embora ame RPG), mas você me deixou com vontade de jogar esse logo nos primeiros minutos ao falar sobre a coesão do mundo.
@Cogumelando
@Cogumelando 12 күн бұрын
Não é uma coisa muito fácil de ver, né? Queria mais jogos com isso
@TheVedoris
@TheVedoris 12 күн бұрын
@@Cogumelando Sim, me irrita um pouco esses universos onde o cara empunha uma espada de fogo e é capaz de derrubar um titã, mas na cena seguinte saca um fósforo pra acender uma lareira, ou toma um tapinha do interesse amoroso dele e cai no chão (vide shonen). Esse negócio dos cristais me interessou muito, me remeteu a Avatar: A Lenda de Aang, que tem muito dessa coesão e da magia sendo usada no cotidiano.
@Joao_Gabriel...
@Joao_Gabriel... 12 күн бұрын
Não gosto muitos dos outros FF tbm. Mas o XVI me cativou de um jeito incrível. Eu dei uma chance pra ele ao jogar a demo grátis que tem na PSN. É uma demo longa, de umas 2h e pouco, que é a intro do jogo, e ela te deixa muito impactado e querendo saber mais. Dali, eu esperei uma promoção e comprei um pouco depois, não me arrependi nem um pouco, porque foi incrível demais. Fechei o jogo com mais de 60h, tendo feito pouca coisa secundária (aqui vai o ponto fraco do jogo, tudo que é secundário nele, é muito sem sal). O jogo é bom demais, história incrível. A gameplay é nota 08, mas é satisfatória, está mais pra hack and slash com RPG, mas a progressão gradual do personagem ao longo da história vai tornando mais legal. E as batalhas de chefes são únicas.
@NekuMidori
@NekuMidori 12 күн бұрын
Final Fantasy é minha franquia favorita, e Final Fantasy XVI é o meu jogo favorito. Sempre amei muito Final Fantasy, joguei todos Mainline desde criança, amo VI, VII, Tactics, em especial o X e por bastante tempo esse foi o meu favorito e até hoje o amo muito, uma jornada magnífica lotada de beleza e significado, gosto demais de outras franquias como Zelda, Kingdom Hearts, Persona, Disco Elysium, Breath of Fire, Mana, amo Dragon Quest VII, entre outras. Porém, a beleza que reside em Final Fantasy XVI me cativou muito e como você jogou o jogo inteiro, fico feliz em compartilhar algumas reflexões sobre ele. Primeiramente, faz se importante ressaltar que é uma história muito densa, Valisthea é um mundo intenso e pesado, existe um grupo de pessoas que são escravizadas e marcadas com uma tatuagem no rosto, uma praga assola progressivamente o mundo provocando mudanças climáticas e um desequilíbrio da fauna e flora, a ambientação de Valisthea é opressiva, dolorosa. Portadores morrem constantemente, dominantes são usados como armas de guerra, os portadores definitivamente não vivem uma vida tranquila. Diante desse cenário, a história de Final Fantasy XVI começa muito complicada e cheia de reviravoltas, Clive busca a todo momento uma vingança cega e confusa, e esse arco termina com uma mensagem de auto aceitação maravilhosa, o personagem deixa de lado sua vingança e passa a buscar uma aceitação interna, lutar consigo mesmo e descobrir nessa luta um propósito pra sua existência renascida. Daí em diante o jogo fica cada vez mais belo porque o novo propósito de Clive gira em torno de muito do que ele sempre viu em seu pai e em si mesmo quando menor, isto é, esperança por dias melhores através de uma luta sistêmica dele e de seu grupo (seu grupo em potencial já que cada um em Hideaway tem sua função) contra as bases que constroem essa superestrutura opressiva. Final Fantasy XVI é a perfeita representação do amor político. A luta pelo bem de todas as pessoas, independente de quem ou como sejam, pela libertação dos tantos povos, pela honra de todas as raízes. Não é uma luta por um personagem somente, por um objetivo em específico, mas sim a luta pelo futuro de cada único ser que está entre nós e pela existência daqueles que venham a nascer. E com isso dito, eu destaco a absurda importância das Sides aqui. Uma das coisas que se é dito sobre Final Fantasy XVI e tratado geralmente como ponto negativo são as suas Side Quests. Eu realmente concordo que as missões secundárias do jogo são simples e não apresentam uma inovação considerável no cenário dos JRPGs ou propriedades técnicas impressionantes como as lutas de Eikons, geralmente são Fetch Quests ou semelhantes, temos algumas bem mais robustas pro final do jogo mas geralmente elas são assim: ande, entregue, converse, as vezes encare lutas pequenas, volte, converse novamente, compondo assim uma série de momentos baixos dentro do jogo. Enquanto algumas dão recompensas consideráveis que evoluem seus personagens, outras nos entregam upgrades mais simples. Estruturalmente, elas lembram bastante Quests de MMORPG como as do próprio Final Fantasy XIV. Mas, ainda que elas sejam simples, o ponto que defendo aqui elas são necessárias e indispensáveis pra a proposta central do jogo, manutenção de ritmo, mensagem e desenvolvimento de mundo, além de explorar outros sistemas de linguagem, mostrando que a simplicidade em jogos também é muito bela. Se fosse só a Main Quest, já seria o suficiente para que a narrativa faça sentido e nos sintamos compelidos a continuar a jornada de Clive. Porém, através das Sides, esses preconceitos e problemas sistemáticos não são somente relatados, mas sim sentidos. Nelas, acompanhamos a realidade mundana dos portadores e o quanto que eles sofrem até mesmo nas mais simples atividades diárias, como trabalhar e andar pelas cidades. Quando não estamos vivendo as histórias dos portadores, estamos construindo um forte senso de comunidade entre o personagem e os ambientes nos quais ele passa, conhecendo assim novos personagens e nos apegando a eles. Além disso, se faz extremamente importante a existência de momentos mais baixos em um jogo como esse. Temos lutas intensas e frequentes, e para que essas lutas façam sentido, tanto em um sentido de empolgação quanto de narrativa, precisamos de um momento de respiro. As sides além de entregarem esse descanso com suas mecânicas mais simplificadas e como já dito construírem a sensação de coletivo, comunidade, elas também abordam outros sistemas de linguagem. Nelas, com exceção de algumas Quests onde é necessário lutar pra construir essa conexão, as batalhas são menos frequentes, para elas, andar, entregar, coletar e conversar são as linguagens centrais. A todo momento no jogo estamos construindo conexões com os nossos e com o mundo, as sides servem primariamente para isso. Inclusive, em muitas dessas sides o jogo deixa claro suas paisagens cheias de momentos calmos e relaxantes escondidos, como cachoeiras com barulhos de pássaros, o som do vento, um horizonte bonito, essa conexão com o ambiente que tá sendo consumido pela praga também é algo belo e que merece muito destaque. Com tudo isso apresentado, como Valisthea é um mundo complexo em constante luta e nossos personagens trilham caminhos complexos, temos luta, e no caso do jogo nós temos um maravilhoso sistema de combate. A proposta central do combate de Final Fantasy XVI como definido pelo próprio Ryota Suzuki é a completa liberdade de definição de estilos e de auto expressão do jogador. Tanto por meio das habilidades que encaixam em qualquer lugar quando masterizadas, como por meio dos acessórios que potencializam essas habilidades ou o estilo que você deseja seguir. Eu acho sinceramente que se o jogo tivesse um sistema de fraquezas elementais muito dessa auto expressão que temos se cortaria, enquanto estava jogando o jogo e trocando experiências com meus amigos, percebi que cada um lutava de maneira diferente e observar isso é muito legal mesmo. O que eu gosto que ele faz é entregar seus elementos de RPG no combate de maneira intrínseca, sem que seja mostrada diretamente. Podemos equipar até 3 Eikons por vez e cada um deles corresponde a um elemento temático e todos eles possuem habilidades distintas onde uma é fixa e as outras duas são variáveis, e em meio a essas habilidades temos ataques que causam mais dano explosivo em menos golpes, dano explosivo em vários golpes, mais dano no stagger ou mais dano na vida, também há habilidades que concedem escudo (Wyll O' Wysps), stun (Dash da Shiva), regen (Cura do Torgal) e itens que nos dão aumento de ataque e defesa (tônicos), Reraise (Last Elixir), Berserk, dentre outros. Também temos o Limit Break e Ataques Multihits, o que nos ajuda tanto a nos curar como gerenciar todas essas habilidades segundo a barra de stagger para entregarmos o máximo de dano possível durante o atordoamento. Eu admiro muito esse combate tanto pela sua livre expressão, quanto pela sua profundidade e sinceramente concordo com o Ryota Suzuki ao ele afirmar que é a sua obra prima. O jogo também transcende em seus momentos cinematográficos com os Eikons, lutas extremamente épicas que ultrapassam completamente qualquer expectativa que tenhamos, tanto pelo capricho visual, quanto sonoro e de Gameplay, é um espetáculo por si, um absurdo. Dito isso, eu realmente AMO Final Fantasy XVI. Eu concordo com o fato dele ter um sistema mais básico, com Loots mais simples (que foram melhorados inclusive com a DLC), mas Final Fantasy com exceção de alguns como o XII e Rebirth, sempre foi mais simples em seus sistemas, se destacando mais pelo seu experimentalismo e pela emoção, pelo alto envolvimento sentimental. Em XVI, a experimentação vem forte e honrando muitos jogos antes dele usando bastante coisa de base do IV e V por exemplo, o jogo apresenta personagens magníficos que constroem momentos inesquecíveis e que vou levar pra a vida toda. Nunca esquecerei até mesmo do mais simples NPC do Hideaway, nem de seus momentos belos, importantes e épicos. É o jogo que sinto que mais me define hoje e um dos que mais admiro.
@jeanmantovani9167
@jeanmantovani9167 12 күн бұрын
Também amo Final Fantasy XVI, e concordo com tudo que escreveu sobre o jogo
@brunosaucer
@brunosaucer 12 күн бұрын
Eita, quando virar filme vejo
@LEIAMSAKAMOTODAYS
@LEIAMSAKAMOTODAYS 12 күн бұрын
Tirou 860 nessa redação do enem
@Darkrajin
@Darkrajin 10 күн бұрын
Fui compelido a ler essa monografia. Eu adorei o game por muitos desses motivos citados. Tem seus problemas, porém ainda sim, é um dos meu favoritos de todos os tempos junto com o 6, 7,8 e 10
@adriellima588
@adriellima588 12 күн бұрын
FF 16 não e meu FF preferido mais eu gostei muito do jogo da história, do protaginista da Jill dos desing de presonagens prefiro personagem bonito a um Concord da vida. Eu acho que esse foi um dos únicos vídeos que eu discordei totalmente do Cogu.
@CanalChamploo
@CanalChamploo 12 күн бұрын
Foi meu GOTY ano passado, esse jogo trouxe tudo que amo, um mundo complexo (que eu pude magistralmente mergulhar nos codex e mapas de guerra), personagens e historia emocionantes (quem não chora em algum momento do game está morto por dentro), trilha incrível e alguns dos momentos mais inesquecíveis que já tive com um game (Bahamut cara, Bahamut). Sim tem coisas ruins, umas sides chatas, Clive poderia ser capaz de correr e se o Gameplay fosse 100% ação seria melhor, mas esse jogo tem coração e é uma obra artística e pra mim isso supera problemas menores como estes.
@Noite_de_Games
@Noite_de_Games 12 күн бұрын
Vou resumir minha opinião sobre FF16 (joguei no lançamento), sendo que Final Fantasy é minha série favorita (comecei em 2001 jogando o IX); PROS: trilha sonora foda demais, lutas de boss fodas demais, graficamente bonito (mas nada absurdo), personagens principais muito bons, sistema de combate até divertido, embora não faça muito meus gosto e história boa no geral. CONTRAS: jogo muito fácil, pouquíssimo desafio na quest principal, alguns personagens secundários não tão bons, ausência de um sistema de fraqueza elemental, pouca diversidade de armas e equipamentos, arvores de upgrades meio pobre, quests secundárias fracas (em sua maioria) e a história com umas barrigas e conforme vai passando, acho que vai perdendo um pouco o sentido. O que vocês acham? Falei muita asneira?
@_MisterC
@_MisterC 12 күн бұрын
Volto a indicar pela quinquagésima-décima-sétima vez a todo mundo que se sente frustrado com os rumos atuais de Final Fantasy, que dê uma chance ao Lost Odyssey. À essa altura não dá pra chamá-lo de moderno pois o jogo já é velho, mas ele é o mais moderno que um Final Fantasy Clássico pode ser. Ele entrega muito em história, mundo e personagens, e com um sistema de batalha robusto mas ainda enraizado (no sentido bom da palavra) nos clássicos do gênero JRPG, como Final Fantasy 9 e Suikoden. Jogos em que o tema "Família" se faz bastante presente, e Lost Odyssey se destaca entre eles. (BTW só uma informação, Cogu. O script do Final Fantasy 16 foi escrito em japonês mas foi primeiramente dublado em inglês. Isso é comum em grandes produções do Japão que buscam ter um apelo maior no ocidente. Resident Evil é um exemplo disso. Então a dublagem japonesa do FiFa 16 é derivada do inglês, e não o contrário.)
@mateusbertolaccini2224
@mateusbertolaccini2224 12 күн бұрын
Lembro quando perdi o karbunkle em ffv pq não sabia que se entrasse numa sala a história seguiria e o castelo onde o summom estava ruiria e não teria outro lugar para encontrar ele. Fora que nem havia percebido que aquele brilho verde era um summom até achar num detonado a localização dele depois de tanto tempo vasculhando e me render às dicas.
@Bryan_Kenji_Watanabe
@Bryan_Kenji_Watanabe 12 күн бұрын
Meu sonho é uma resenha dessa qualidade para o final fantasy xv
@FillipeCarvalho5
@FillipeCarvalho5 4 күн бұрын
Excelente vídeo. Acho que o jogo tinha pontos claros e faceis de se melhorar pra colocá-lo num patamar ainda maior, ainda assim é um jogo muito bom, recomendo demais
@didioskywalker
@didioskywalker 12 күн бұрын
Nossa mano. Não faz o menor sentido jogar um jogo japonês e cobrar realismo. A única coisa que é realista em um game japonês é a gravidade. E olhe lá.
@KidioFs11x
@KidioFs11x 12 күн бұрын
Coincidentemente, terminei a história do game hoje. Nunca tinha jogado em FF e honestamente? Curti muito. Mesmo sabendo que ele é o mais voltado pra ação da série, tive vontade de jogar os anteriores. Sobre os pontos negativos, não cheguei a me irritar com o Clive kkkkkk Mas concordo nas expressões faciais (falta delas) dos coadjuvantes. No geral, excelente game! Foram quase 40h e ainda tem uma porra de side quest me esperando.
@rafaelsoaresalmeida2243
@rafaelsoaresalmeida2243 12 күн бұрын
Análise completa. Não foi meu FF favorito mas não é tão ruim tbm. Tem seus pontos altos.
@farego2355
@farego2355 12 күн бұрын
Belíssima análise. Não joguei ainda. Está na fila. Mas já quero jogar pelo nível de detalhamento que vc fez sem dar spoiler. Primeiro vídeo que assisto do teu canal e já garantiu minha inscrição. Até a próxima mestre.
@Viniborges616
@Viniborges616 12 күн бұрын
Putz... eu não entendo essa pilha de querer ser feio na vida real e ser feio nos jogos tambem... Eu ja sou feio, deixa eu ser bonitão nos final fantasy!!!
@jonathassilva1536
@jonathassilva1536 10 күн бұрын
Tão querendo instaurar o barangaverso em todos os games 🤣
@lulinhas420
@lulinhas420 9 күн бұрын
Q fita hein! 😂 Cogu trouxe um ponto importantíssimo, independente se vc concordar ou não. Entendo essa fuga do mundo real. Mas a diversidade e corpos e rostos reais dão mais profundidade aos jogos na minha humilde opinião.
@XABLAUNATV
@XABLAUNATV 8 күн бұрын
@@lulinhas420 , Visão artistica meu nobre. Desenvolvedor ta cagando pra "diversidade", ele ta mais ligando para a nossa diversão. Caso queira realidade, vou na rua, coisa que faço todo dia pra trabalhar. "Mas a diversidade e corpos e rostos reais dão mais profundidade aos jogos na minha humilde opinião". Graças ao santo Deus que vc não é desenvolvedor kjkkkkk, recomendo ir atrás do Concord.
@CarmackBR
@CarmackBR 6 күн бұрын
Não foi feiúra. Tem mais haver com expressão. Estamos em 2024 não em 2002.
@CoquejoGamer
@CoquejoGamer 12 күн бұрын
Sinto que fui na contra mão dos fãs de FF Jogo ha anos e gosto deles, destaque ao 8 para meu coraçãozinho. Porém meu favorito é o XV pela montanha-russa de emoções que ele me causou 😂 Agora o XVI estou tendo dificuldades de continuar pela estrutura de missões do jogo, me cansou após 12hrs... devo passar essa etapa da minha vida e voltar para ele ainda, espero gostar. Otimo vídeo Coguu ❤❤
@alexhorman6654
@alexhorman6654 12 күн бұрын
Meu problema com esse final fantasy foi que eu o achei muito simplista, do combate ao mundo interativo, e isso pra mim foi muito difícil de aceitar. Pô, a galera do xiv tava por trás desse jogo... então eu esperava algo mais tático, mais vasto, denso.
@TiagoAlvesSilvadePaula
@TiagoAlvesSilvadePaula 10 күн бұрын
Mano ... O combate desse jogo foi feito pelo mestre do DMC... então o combate desse FF não é só quadrado e especial.. C tu viu muita simplicidade no combate.. volta e explora Mais o gameplay.. porq pode não ser super complexo.. mas também não é simples como parece...
@alexhorman6654
@alexhorman6654 10 күн бұрын
@@TiagoAlvesSilvadePaula cara, vc jogou Dmc 5? Apesar da história merda, o combate no 5 é cheio de possibilidades. Vc nao só controla 4 personagens distintos com combate próprio, mas o Dante, por exemplo, possui uma miríade gigante de golpes e combos. Chega a ser impressionante. Dito isso, o final fantasy xvi é beeeeem simplista mesmo, cara. É bem simples e fácil. Tirando alguns monstros das caçadas, o jogo todo é um passeio no parque, vc pode passar pelo jogo todo enquanto assiste uma série, tranquilamente. Além das poucas possibilidades no combate, o jogo ainda é longo, fazendo da repetição algo exagerado. E, no fim das contas, por ser fácil, a maioria das lutas vc pode vencer sem pensar, sem criar estratégia, nada. E, para piorar, um final fantasy sem buff e debuff, sem senso estratégico... ah, cara, decepcionante... diferente do final fantasy xiv, que é uma obra prima.
@billynelson9191
@billynelson9191 6 күн бұрын
Muito legal o video, já fazia tempo que eu não assistia um conteúdo assim por completo.
@wilker.teixeira
@wilker.teixeira 12 күн бұрын
Eu amei minha experiência toda com Final Fantasy XVI. Pra mim foi aquele tipo de jogo que você termina e fica meio órfão, com saudade. Meu ponto fraco seria mesmo apenas as sidequests. Totalmente descartáveis em sua maioria, tendo uma ou outra maneirinha só. De resto eu gostei de tudo. Gostei da história, dos personagens, da gameplay, e PRINCIPALMENTE das músicas que são um espetáculo a parte e entregam uma imersão gigantesca no mundo do jogo.
@capahelm
@capahelm 12 күн бұрын
Eu nao tava dando NADA pra esse Final Fantasy, desde os trailers, ate gameplay. Comprei um PS5 no início desse ano e achei uma promoção legal do game e peguei. Rapaz, eu fiquei abismado, o comecinho me prendeu de um jeito que eu fiquei encantado! Eu amo FF, recomendo esse jogo pra galera, irão adorar não só os personagens principais mas até NPCs! :D
@Leon-apXut7
@Leon-apXut7 12 күн бұрын
A melhor coisa que a saga FF fez por fim foi me introduzir ao mundo dos RPG's. FF é um "RPG" raso, o que ele tem de fato são elementos e mecânicas de RPG, que estão se tornando cada vez mais limitados nesses atuais.; mas isso é uma característica dos jogos japoneses mesmo. Por outro lado, o Metaphor faz um papel de imersão nas escolhas bem bom. óbvio que não é um BG3, mas de longe é o RPG mais ambicioso da Atlus e foi o que mais me interessou nesse ano.
@tubehide29
@tubehide29 11 күн бұрын
Espero que além de dar a chave, a Square analise o vídeo. É muito bom e relevante o material. Se ela estiver interessada em melhorar seus produtos e saber o que o consumidor quer, tá aí um bom material. Eu gostei muito. Bom trabalho como de costume.
@julianoseila
@julianoseila 12 күн бұрын
As suas análises são das poucas que eu confio, porque você deixa bem claro quando é algo pessoal ou algo técnico, e isso deixa a gente confortável pra confiar
@darkavera
@darkavera 8 күн бұрын
video loooooongo mas super detalhado . valeu pelo capricho ❤, só esperava que esse game tivesse a mesma atenção aos detalhes como teve o xv.
@-maysonfonseca-6317
@-maysonfonseca-6317 11 күн бұрын
Nossa! Que vídeo maravilhoso e de um assunto bom demais, parabéns. Já otimizaram o game ? Eu tenho, mas, mesmo com um pc mais que o recomendado, está o injogável
@-maysonfonseca-6317
@-maysonfonseca-6317 11 күн бұрын
Quem souber me ajudar, agradeço imensamente
@Ngomes751
@Ngomes751 12 күн бұрын
Eu sou fã de Final Fantasy da antiga (desde 2000) e curti bastante a história e os personagens do XVI, agora a gameplay eu realmente não curti, mais como citei a história e os personagens me fizeram ir até o fim e a completar uma segunda jornada também.
@Joao_Gabriel
@Joao_Gabriel 12 күн бұрын
Adoro esse canal! Todo vídeo é uma alegria!
@Marcosfernandesss13
@Marcosfernandesss13 12 күн бұрын
Ainda não joguei todos da linha principal, mas meu favorito é o 9. Amo esse jogo! E esse 16 eu tô com bastante vontade de jogar
@ricardoguidotti5199
@ricardoguidotti5199 12 күн бұрын
Realmente excelente video, vou ficar no aguardo de um dia voce fazer um de xenogears desse jeito haha, vlw haha!
@Cogumelando
@Cogumelando 12 күн бұрын
Muito obrigado pela generosidade!!
@Rodrigo-np9oj
@Rodrigo-np9oj 12 күн бұрын
Foi o primeiro FF que platinei no PS5. A história, o mundo, a trilha sonora, os personagens, tudo é construído com muita qualidade e com um tom mais pesado que se afasta de outros FF e é muito bem-vindo. Clive pra mim já é um dos maiores personagens da saga FF, ao lado de Cloud, Zidane, Terra, Tidus, entre outros.
@Iuri2264
@Iuri2264 12 күн бұрын
Quem teve a sandice de colocar Hackin Slash em FF? A história pode ser a mais foda, mas não rola.
@TheEcletickGamer7
@TheEcletickGamer7 12 күн бұрын
Exatamente.
@wayne_paulo
@wayne_paulo 12 күн бұрын
Fala Cogu, bom dia. Finalizei DQ XI ontem, ele merece um vídeo maior seu, talvez até com spoilers, pois seu vídeo dele é bom, mas muito curto e aqui estou mais um dia pra te pedir pra experimentar Saga Frontier 2 do PS1 😅
@itsdekotube
@itsdekotube 12 күн бұрын
video/review excelente, Cogu! jurava que você citaria as batalhas de Eikon na sessão do que amou, mas interessante ver seu ponto de vista da batalhas "com gigantes" sem muita conexão. No meu caso já foi um ponto alto do jogo, inclusive por quebrar um pouco o ritmo do jogo com cenas épicas e batalha mais simples
@Cronologias
@Cronologias 12 күн бұрын
Caramba q video daora Cogu, faz um vídeo do FiFa 14 nessa pegada, poxa ia ser incrível Tenho até jogado, mas tô indo bem na arrastada esperando parte vai ficar legal kkkk
@timsouza_dev
@timsouza_dev 10 күн бұрын
Cogu, mulher bonita dos games é a Naomi do Metal Gear Solid 4! Eita danado! :D Massa o vídeo, hein! Parabéns!
@lulinhas420
@lulinhas420 9 күн бұрын
Cogu, meu camarada, nunca joguei um FF. P vc ver q vim aqui pq vc é f0000da! Q ponto excelente q vc trouxe sobre as personagens. Td mundo lindo, mulheres exageradamente c traços de boneca. Enfim, é o q vc falou, nerdolas japoneses trancados em seus escritórios retratando mulheres. É lamentável. Assistam Baka Gaijin, Normose e demais camaradas pra entender melhor as mazelas do Japão e sua história.
@guga64awe
@guga64awe 12 күн бұрын
Caraca, meu amigo, eu me identifico demais com você ba questão da música. Eu AMO a música de Stillwind. Estive ouvindo ela desde que joguei a demo lá na começo do ano passado; minha mente vai longe ouvindo. Falando de personagens, eu adoro o Gav, inclusive a resolução da história dele é bem legal.
@Cogumelando
@Cogumelando 12 күн бұрын
Adoro o Gav também!! Mais um ponto em comum hahah
@thevahawk
@thevahawk 12 күн бұрын
Que analise completa, Cogu! Mas também não era de se esperar menos do sr.! 🤭🤭🤭 Concordo em uns 95% dos pontos apresnetados. Concordo, inclusive, que a historia se vendeu de uma forma e se desenvolveu de outra, mas mesmo assim, a construção e o desfecho eu achei muito bom e, mesmo com alguma previsibilidade em certos momentos, o delivery foi muito acertado na minha opinião! Abraco, Cogu! Continue com esse trabalho incrível!
@rh2370
@rh2370 12 күн бұрын
São sempre ótimas as suas análises mais extensas Cogu!
@renatojk611
@renatojk611 12 күн бұрын
qualidade do vídeo absurda!! Parabéns Cogu!!
@salicarautopecas9066
@salicarautopecas9066 10 күн бұрын
Cogu, qual a sua plataforma de jogos favorita ?
@gersonglaeser3912
@gersonglaeser3912 12 күн бұрын
Parabéns Cogu 200k de inscritos 🎉
@fffnnnddd
@fffnnnddd 12 күн бұрын
desde o IX que não jogava FF, joguei o FFXVI e adorei
@apenasgameplaystv4035
@apenasgameplaystv4035 12 күн бұрын
Final Fantasy já foi minha franquia preferida. Houve uma época em que Final Fantasy era sinônimo de RPG. Hironobu Sakaguchi criava histórias com uma beleza quase inocente e, mesmo que cada jogo não fosse uma continuação direta do outro, ainda assim era fácil sentir que cada um era Final Fantasy, pois o jogo possuía alma. Hironobu Sakaguchi afastou-se após Final Fantasy IX, e desde então o jogo foi perdendo a essência que um dia teve. Hoje, Final Fantasy não é mais sinônimo de RPG. Quando se fala de RPG, existem tantos nomes à frente de FF, aliás, nem sei dizer se podemos afirmar que FF continua sendo um RPG. Enfim, me arrisco a dizer que Final Fantasy hoje é apenas um produto, um nome usado por uma empresa para atrair os desavisados. Esse é o meu sentimento!
@gabrielrodrigo7421
@gabrielrodrigo7421 12 күн бұрын
seu sentimento n poderia estar mais errado, principalmente se voce jogar final fantasy 14, ali é onde a maioria que diz o msm que voce, quebra a cara e fala que sentem jogando ele o mesmo que sentiam jogando os antigos jogos da serie, e falando do 16, o estilo de gameplay muda e muito, mas voce se sente sim na franquia, os personagens são bons, a historia é otima, final fantasy não é apenas batalhas por turnos, são personagens carismaticos e desenvolvidos tambem, trilha sonora epica e uma boa trama
@andrelaguna5494
@andrelaguna5494 12 күн бұрын
Você não poderia estar mais certo. Só quem jogou praticamente todos os títulos da franquia, do FF1 ao 16, é claramente capaz de perceber a diferença monstruosa que houve após a saída de Sakaguchi. É como se todos os títulos após o X fizessem um esforço enorme em tentar emular o que é o FF em sua essência original, mas jamais conseguem. Já me senti orfão da franquia, hoje simplesmente não me importo com ela tanto assim mais (após zerar todos da mainline, pulando somente o 13-3 Lightning Returns.
@WalynWake
@WalynWake 12 күн бұрын
@@andrelaguna5494o que você acha dos remakes e rebirth do 7? Foram jogos que me deixaram muito feliz. Seguiram muito bem a proposta do VII do ps1
@apenasgameplaystv4035
@apenasgameplaystv4035 12 күн бұрын
@@andrelaguna5494 Eu zerei do V ao XV dos numerados (FFX-2 não zerei), platinei o XIII e o XV, inclusive na PSN Emer(underline)px (substituir o underline pelo símbolo, talvez meu comentário esteja sendo apagado por isso). Zerei tbm FFT, Dirge of Cerberus e Crisis Core. Talvez eu até jogue o Remake do VII e o XVI um dia, pois quero zerar todos FF como meta pessoal, mas zero empolgação. Antes, quando saía um FF, eu ficava doido, agora pouco me importa!
@gilliardcelini1305
@gilliardcelini1305 12 күн бұрын
De uns anos pra cá eu me peguei pensando o que a franquia fazia de errado com seus personagens, e cheguei na conclusão da ausência do fator "Hironobu Sakaguchi". O cara trazia mais do que personagens, trazia grupos, histórias de personagens interessantes, e a falta desse fator "humano" deixou os jogos do XII pra cá (o X tem dedo dele tb) com aquele "vale da estranheza". Fiquei feliz com a volta dele pra empresa, e torço muito pra que ele feche sua aposentadoria com um grande Final Fantasy, com sua assinatura.
@picolotoindica
@picolotoindica 12 күн бұрын
Ótimo vídeo Cogu! Eu comecei pelo 16 e cara, melhor coisa que eu fiz haha Joguei o 7 remake e o 7 rebirth, agora to pensando em dar chance pro 15 tbm!
@vinicius883
@vinicius883 11 күн бұрын
Cogu.. parece que você ta fazendo análise de filme e não de jogo... Algums aspectos que citou como a maquiagem seria algo tão relevante assim?
@TheEcletickGamer7
@TheEcletickGamer7 12 күн бұрын
Pra MIM, FF morreu no 12. E olha que eu fiz força pra gostar do 15. Eu até gostei do filme. Tenso.
@LuizBarotto
@LuizBarotto 12 күн бұрын
Obg pela opinião Cogu. Tenho muita vontade de jogar mas acho que vai demorar muito ainda. Valeu!
@welblade
@welblade 12 күн бұрын
Parabéns pela sua análise, mesmo tendo recebido a chave da empresa, foi bastante sincero e mostrou o que gostou e não gotou e mostrou o porquê da sua opinião. Gosto dos Final Fantasy antigos, assim como você o meu preferido é o 6, gostei desse 16 também, mas tem coisas que não gostei nele, como por exemplo, as side quests, são chatas, nada criativas e pouco recompensadoras, não dá vontade de fazer.
@marceloeduardo5206
@marceloeduardo5206 4 күн бұрын
Joguei ele todo numa 2070 super e é uma experiencia triste pq mesmo com o fsr3 ele n fica 60 quadros nem ferrando.
@vitorvaz2264
@vitorvaz2264 12 күн бұрын
Cogu, dos final fantasy 3d qual é o que possui o maior nível de dificuldade dos que jogou? E qual deles possui o melhor fator replay? Acompanho muito seu canal, muita qualidade, parabéns! Avante
@Cogumelando
@Cogumelando 12 күн бұрын
De fator replay, é o 6 Pixel Remaster disparado! De 3D que eu achei difícil, o 3 (semi 3D, vale?) e o 13! O 11 e o 14 podem ser capiciosos também, mas são 3D
@poesiadegaveta
@poesiadegaveta 12 күн бұрын
Aí Cogu, no minuto 7 do vídeo, sobre o cara do chocobo eu tive uma perspectiva diferente em vista do que você descreveu sobre a dinâmica dos poderes que as pessoas do game têm, eu imaginei que ele esteja de alguma forma tratando ou se comunicando com o animal.
@jrdiebe
@jrdiebe 8 күн бұрын
16:00 A história do game na minha leitura é uma metáfora muitas vezes para conflito de classes sociais, refugiados de guerra e a exploração do trabalho.
@rony9225
@rony9225 12 күн бұрын
Cogu e o Visions of Mana? Quando sai video?😅❤
@AkariKurosaki
@AkariKurosaki 12 күн бұрын
38:20 isso foi explicado em entrevistas, não tem fraqueza elemental pq eles queriam que o jogador pudesse usar as habilidades que quisesse do inicio ao fim do jogo sem nunca trocar. Entendi mais particularmente não gostei da decisão, pq é meio idiota parte da diversão do jogo são as diversas habilidades e possibilidades de combinação. O jogo devia incentivar o jogador a ficar trocando invés de permitir que ele se acomode. No fim se preocuparam mais em agradar quem vem de outros jogos invés do fãs do FF.
@alexandrert948
@alexandrert948 10 күн бұрын
Exatamente,se tu da uma gama de habilidades pro jogador tem de trazer mecanismos onde todas as habilidades sejam necessárias
@tgvrgames_franca
@tgvrgames_franca 12 күн бұрын
Eu tb sou fã de Final Fantasy, comecei no 7, ainda é meu favorito, mas joguei quase todos e zerei alguns e posso dizer o XVI estaria facilmente no Top 10, a história, personagens, trilha sonora são muito boas, o combate é legal, na minha opinião só faltou um sistema de dano elementar e possibilidade de jogar com outros personagens sem ser o Clive, enfim um bom Final Fantasy.
@FlavioNW
@FlavioNW 12 күн бұрын
Bom vídeo ! Parabéns , vou deixar meus 2 dedos de prosa aqui pra conversa; tinha uma 2070 Super quando saiu a Demo , tinha que fazer muitas concessões pra chegar aos 60 FPS , troquei pra uma 4070 Super e rodou perfeito em 120 FPS (com o MOD de correção das cutscenes ficou melhor ainda), sobre o jogo; Foi o melhor jogo que joguei esse ano , gostei da historia apesar das barrigas , o inicio foi muito melhor que o final e acho que poderia ter sido um jogo muito melhor , tipo , fiquei com a sensação de uma oportunidade perdida. O Sistema de batalha é divertido , chefes interessantes , DEVERIA TER MAIS TEMPO DE TELA PRO CID ! Clive em alguns momentos mais pro fim do jogo poderia ser menos certinho , Joshua tem ações conflitantes (pq fazer Clive passar pelo que passou? Ele podia ter intervido mais cedo). Mid é totalmente estranha para o clima do jogo, Jill uma princesa em perigo, outros personagens do esconderijo poderiam ser melhor desenvolvidos. Apesar das criticas gostei do jogo e concordo muito com o Cogu nas ponderações dele !
@snapcase
@snapcase 12 күн бұрын
eu até queria jogar esse FF , mas nao creio que meu pc rode..... ótimo vídeo!
@eliasjuneca
@eliasjuneca 12 күн бұрын
Parabéns pela análise, Cogu. Mais legal que o próprio jogo! Eu achei o combate muito Devil May Cry, porém repetitivo. Depois fui jogar Dragon's Dogma 2 e pensei que seu combate e vocações ficariam muito bem em FF16. Combinaria mais que o combate hack n slash...
@Joao_Gabriel...
@Joao_Gabriel... 12 күн бұрын
Joguei o DD2 recentemente, jogo tem uma gameplay ótima, e uma história bem fraca, que parece que não se desenrola, ou que não acontece nada demais. O personagem mudo não combina nada com a proposta também. Dá essa sensação de um jogo com potencial muito maior do que foi abordado.
@Hitori-689
@Hitori-689 12 күн бұрын
Não cheguei a jogar ainda, mas pelo que o Cogu falou, na parte das quest e "exploração", me lembrou Genshin. Te muito disso de ter que falar com vários personagens pra poder completar uma quest e a exploração pra encontrar um item as vezes já está sinalizado no mapa
@rjmatsumura
@rjmatsumura 12 күн бұрын
Cogu , ja que vc ja jogou toda a serie principal e alguns spin offs, já dá pra cravar, quais seus 3 FF favoritos?
@patrickvital1
@patrickvital1 10 күн бұрын
Cara, você foi muito cirúrgico, minha bolha amou esse jogo incontestavelmente e meus desgostos foram os pontos que você apontou. Principalmente sobre a Jill, fui crucificado por dizer que ela é sem sal, e pelo visto não sou o único a compartilhar isso, são um bando de boneca sem sal e com pouca personalidade, e isso é muito triste quando esse jogo se propõe a ser uma experiência narrativa cinematográfica. E parando pra ver esse vídeo depois de ter jogado na época do lançamento no PS5, EU NÃO LEMBRAVA DE 90% dos NPCS, são completamente esquecíveis. Eu acho que esse jogo foi e vai continuar sendo um sucesso, mas espero que a square veja os erros para não cometer nos próximos jogos, porque sinceramente pra um título com tanta história e tantos jogos, existem erros que já deveriam ter sido aprendidos a muito tempo.
@camaraibanez
@camaraibanez 12 күн бұрын
Pelo jeito o Cogumelo vai adorar jogar o novo Dragon Age, só da pra jogar com gente feia hahah...FF 90% das mulheres e homens sempre foram bonitões haha...acho que o que tem mais personagens fora do padrão é o 9
@AugustoLeonardo-le1rq
@AugustoLeonardo-le1rq 12 күн бұрын
E por isso o 9 continua sendo o GOAT
@Zweighander
@Zweighander 12 күн бұрын
Concord, Star Wars Outlaw, Horizon Zero Dawn remake e por aí vai
@cigan840
@cigan840 12 күн бұрын
Acho que ele falou mais no sentido do Yakuza: Like a Dragon, que tem tudo que é tipo de personagem sem necessariamente os modelos serem feios.
@alexandrert948
@alexandrert948 10 күн бұрын
12;tbm tem gente feia,9 e o 12 em questão de contrução de mundo pra mim são os melhores
@marcocarvalho453
@marcocarvalho453 4 күн бұрын
Cogu tentei comentar num vídeo recente pra vc ver. Vi na internet um jogo que parece sua cara: Born of Bread. Conhece?
@edmarwkr1
@edmarwkr1 10 күн бұрын
Em qual vídeo gamer você joga Cogu ?
@MechaTengu21
@MechaTengu21 12 күн бұрын
O problema desse jogo, mais do que o sistema de combate morno e as subquests enfadonhas, é o ritmo. Tem horas e horas de vários nadas pra alguns momentos de história empolgantes - e o ciclo se repete várias vezes durante toda a campanha.
@alexandrert948
@alexandrert948 10 күн бұрын
Pra mim é o maior defeito desse jogo , ritmo e previsibilidade,as coisas depois do primeiro eikon viram cíclicas,como se fossem arcos onde no final é uma luta contra eikons
@canaloblaat777
@canaloblaat777 12 күн бұрын
Esse FF é meio sem graça, ele é bom em muitos aspectos mas para um jogo da franquia FF é bem fraco. Eu gostei até, mas dificilmente ele entrará no meu top 10 FF de todos os tempos. Aliás, temos que falar do preço também e do que a SQUARE fez no PS5, socando preço alto em jogo e DLC, absurdo isso. Na minha opinião, vale muito mais a pena hoje começar FINAL FANTASY pelo XV, Strangers of Paradise ou pelo VI do que por esse ai, depois eu diria pra jogar o XIV e dai seguir viajem.
@RSilvar
@RSilvar 12 күн бұрын
Parabéns pela análise. Assisti tudo e nem percebi já estava a 1h 😂
@tyedgar
@tyedgar 12 күн бұрын
Eu abri esse vídeo muito curioso e achei que fosse divergir muito nossas opiniões, mas no fundo concordei com tudo (acho que a única discordância foi a voz do Clive, porque não me incomodou). Eu amei o jogo, mas todos os seus pontos eu concordo, inclusive não tinha me atentado na falta de "textura" nas personagens femininas, mas é muito real isso. E claramente o jogo tem partes de baixo orçamento mesmo, é ainda mais perceptível se comparar com o FF7 Rebirth, dá impressão que tem menos de 1/3 do orçamento. O FF16 foi o responsável por eu conhecer o gênero de RPGs, no geral. Eu era um jogador apenas de Pokémon até então, quando teve o anúncio do 16 achei tão lindo que fui atrás de jogar o IV via Pixel Remaster (por ter PT-BR) e simplesmente me apaixonei na série. Em pouco mais de 1 mês eu terminei o 4 e o 5 em sequência, depois o 16, e depois o 6. Daí para frente entrei de cabeça nos JRPGs e estou deslumbrado, em 1 ano nunca tinha jogado tanto videogame na vida. O 16 sempre vai ter esse espaço no meu coração por ser um game que me apresentou para um gênero diferente (apesar de o IV ter sido oficialmente meu primeiro), então tenho um carinho muito grande com ele. Recomendo sobretudo para quem não é fã de RPG e quer uma experiência mais light da coisa, um mix de história de JRPG, mas gameplay mais focado em ação.
@algumapoesia
@algumapoesia 12 күн бұрын
Esse vídeo me deixou ainda mais ansioso pro vídeo do Dragon Quest que você falou no vídeo "revista que me fez criar o canal" kkkkkkkkk
@BlodiaPunch-r4j
@BlodiaPunch-r4j 12 күн бұрын
Existem poucas coisas no mundo dos games capazes de me fazer gastar dinheiro. Final Fantasy é uma delas. Comprei a versão mais completa, zerei tudo, fiz todas as missões. Faltou coisa no jogo, mas ainda assim gostei demais. É aquele jogo que acaba e tu sente falta saudade dos personagens.
@Cogumelando
@Cogumelando 12 күн бұрын
Cara, isso é verdade mesmo. Fiquei sentindo saudade de vários personagens, inclusive alguns que não apareceram mais. Tipo o tutor, no início. Aquele personagem era legal!
@SwitchZetto
@SwitchZetto 10 күн бұрын
Vendo essa análise eu percebi que o FFXVI pega mais do FFXIV do que eu pensava, principalmente no loop de jogo. O que faz sentido, porque é da mesma equipe que fez o XIV. Inclusive o mesmo compositor! Fico feliz que você tá entrando pro fã clube do Soken hashahshas E essa árvore de relação devia ser mais normalizada nos RPGs mesmo. É uma coisa muito de dorama japonês haha Also, o fato do jogo não ser tão político não me incomoda. Porque Final Fantasy em sua grande essência é bem plot de anime de fantasia. Da série "principal" eu acho que o XIV é o que mais entra em contextos políticos
@Cogumelando
@Cogumelando 10 күн бұрын
É nois, Switch! Bom te ver!
@rafaelbertacchi
@rafaelbertacchi 12 күн бұрын
Ainda estou hipnotizado com o rebirth, tu precisa fazer um vídeo desse dele ia ser demais 😉
@ZEPHIRUM79
@ZEPHIRUM79 Күн бұрын
A Jill a caracterização é perfeita até faz todo sentido pelo oq ela é!
@israelmielli827
@israelmielli827 12 күн бұрын
Cogu, vou ter que discordar em um ponto: a Terra não é tão essencial em FF6 quanto Cecil OU MESMO o Clive. A gente inicia a história com ela, mas o Locke, o Sabin, a Celes, vários personagens tem a mesma importância que ela. O Clive nesse sentido põe a história para a frente mais que ela, ainda mais depois do time lapse
@rafaelbertacchi
@rafaelbertacchi 12 күн бұрын
Verdade, a terra chega apresentando a coisa da inocência, responsabilidades quase impostas por espectativas dos outros ao redor Mas depois vem a celes... torturada, recebe desconfiança dos amigos quando acusada de espiã, vê o mundo colapsar e acaba sozinha até literalmente se jogar ao destino... Além de todos os outros... Merecia um remake modernizado
@hugosantos4695
@hugosantos4695 12 күн бұрын
Lembro de quanto saiu o Final Fantasy Dissidia pro PSP e comentei com meu amigo que tinha o protagonista de cada FF. Na hora do 6, ele falou uns 4 personagens antes de acertar qur a Terra era a escolhida pro jogo.
@itsasecrettoeverybody
@itsasecrettoeverybody 11 күн бұрын
A terra não é só personagem ela é um elemento do plot.
@marcusfilho128
@marcusfilho128 6 күн бұрын
Vc esta comparando o melhor ff de todos os tempos c esse lixo de agora?
@israelmielli827
@israelmielli827 4 күн бұрын
@@marcusfilho128 eu não, quem comparou foi o Cogu
@rodmagcar
@rodmagcar 7 күн бұрын
39:45 isso é o trabalho fantástico do Soken. FFXIV é todo assim. Aliás foi ótimo revisitar o XVI no crossover com o XIV...
@WilliamSoaresArt
@WilliamSoaresArt 11 күн бұрын
Era uma vez um Final Fantasy que queria ser Game of Thrones
@apoema42
@apoema42 12 күн бұрын
Gostei muito do XVI, depois de quase 20 anos de jogos bastante mediocres XVI é muito bom.
@DrOrigin85
@DrOrigin85 12 күн бұрын
Já tem 30 anos a frente de seu tempo da franquia Final Fantasy completou nos últimos tempos impressionante.
@felipeagurgel2930
@felipeagurgel2930 8 күн бұрын
Boa noite congu, pois é final fantasy é assim quando você está na cidade os gráficos são lindos, más na hora da ação nas batalhas o jogo fica estranho.
@cristophermartins
@cristophermartins 12 күн бұрын
Mano amei esse jogo. Adorei Clive e a história do jogo. O jogo realmente tem alguns problemas, mas mesmo assim os pontos positivos superam. Gostaria de uma sequência ou prequela com essa problemas resolvidos, tenho certeza que séria uma obra prima.
@davidkolman
@davidkolman 12 күн бұрын
o XVI é lindo demais, as lutas contra os summons sao epicas e musica como sempre é absurdamente boa. mas a historia do XV ainda me pega mais, ardyn é um personagem muito bom e merece seu merito por ser o primeiro FF de mundo aberto e no estilo action.
@lucasserra8949
@lucasserra8949 12 күн бұрын
Basicamente um Devil May Cry com skin de Final Fantasy. Bom jogo mas muito destoante, muito fora do que a franquia normalmente é. Equipamentos são quase inúteis, nem precisava ter sendo sincero. Mundo aberto mas ao mesmo tempo não. Conceito de party inexistente, jobs não existem, variedade de monstros ruim, entre outros… Novamente, ótimo jogo. Zerei e pretendo fazê-lo novamente mas um péssimo FF
@felipetomaz1087
@felipetomaz1087 12 күн бұрын
Aí salvou meu domingão 👊🏻
@Cogumelando
@Cogumelando 12 күн бұрын
Muito obrigado por assistir!!
@rsn
@rsn 12 күн бұрын
Eu tive o FF2 do SNES, na época um jogo totalmente ignorado, mas tive um apego muito grande, foi até fácil trocar para te-lo, era um jogo que ninguém queria na época, mas no meu caso eu fui obrigado pelo "tempo" a não acompanhar mais jogos RPGs e acabou que me afastei de videogames por um tempo e quando voltei foi com menos tempo de jogo.
@RRodalx
@RRodalx 12 күн бұрын
Fala Cogu, muito boa a tua análise. FF16 é um bom jogo, acho que não chega a ótimo. Acho que o maior problema do jogo é a falta de comprometimento com os seus próprios elementos, personagens e etc. O que salva é a trilha sonora estelar e o combate que é muito divertido. Deveria ter sido um spinoff - Devil May Fantasy. 😅
@alexmarcon5187
@alexmarcon5187 11 күн бұрын
Eu to final do FFXVI, faltando zerar as DLCs e a ultima missao. Eu gostei do game até, longe de entrar num top5 dos meus FF favoritos. Um detalhe, da metade pra frente do jogo, eu nao conseguia ver um audios das sidequests, eu pulava todas, era muito irrelevante
@ramoncosta5195
@ramoncosta5195 10 күн бұрын
Eu joguei no PS5, inicialmente não me atraiu muito, mas depois a história engata e fica muito bom. Mas pra mim, ele não me passou muito uma vibe de FF, parece mais um jogo com temática medieval e magia, mas skin de Final Fantady...Não sei se é essa "inexistência" de magia/interações elementais, se é a própria história em si que em que tudo gira em torno do Clive, ou a falta de um grupo sólido com desenvolvimento da relação entre eles (tem personagens bons, como o Cid, mas os grupos que são formados não me lembram tanto um FF). Pra mim, FF é muito mais sobre os laços com o grupo e como isso os leva a um objetivo em comum, até agora o Cid talvez tenha sido o único que realmente me importei, até mais do que com o Clive. Como disseram antes, esse é um jogo pra amar e odiar ao mesmo tempo. Ainda não terminei o jogo, mas ja to chegando próximo do final, to um tempão sem jogar e nem lembro exatamente onde parei.
@RafaelLopes-qc8rd
@RafaelLopes-qc8rd 2 күн бұрын
Joguei todos os FF, é minha franquia preferida e o XVI entrou no meu top 3 com o VII e o VI
@caiokenproductions
@caiokenproductions 12 күн бұрын
Sobre a aparencia dos personagens eu achei que muitos ficaram genericos e sem carisma, a Mid realmente parece que veio de outro mundo com outra realidade. Eles parecem NPCs em vez de personagens, como em FF7 por exemplo.
@caiorezende3244
@caiorezende3244 12 күн бұрын
Devil may fantasy foi como descrevi o jogo pro meu irmão kkkk
@PamonhasDePiracicaba
@PamonhasDePiracicaba 12 күн бұрын
Devil May Clive
BioShock Infinite é GENIAL e CAÓTICO!
2:28:53
Kalu
Рет қаралды 180 М.
Final Fantasy VII Rebirth - Um bate papo bem honesto.
27:46
Rodrigo Baltar
Рет қаралды 12 М.
How to whistle ?? 😱😱
00:31
Tibo InShape
Рет қаралды 15 МЛН
Officer Rabbit is so bad. He made Luffy deaf. #funny #supersiblings #comedy
00:18
Funny superhero siblings
Рет қаралды 19 МЛН
Human vs Jet Engine
00:19
MrBeast
Рет қаралды 55 МЛН
Help Me Celebrate! 😍🙏
00:35
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 86 МЛН
30 CLÁSSICOS e ESQUECIDOS do GBA para conhecer ou fugir
46:05
Cogumelando Videogame
Рет қаралды 55 М.
Final Fantasy XVI - Entendendo tudo sobre a História!
33:58
A Itinerante
Рет қаралды 9 М.
Rankeando TODOS os jogos da KONAMI no SNES | Tier List
47:53
Cogumelando Videogame
Рет қаралды 100 М.
Qual a melhor ordem para jogar os FINAL FANTASY?
31:52
Cogumelando Videogame
Рет қаралды 192 М.
Como Resident Evil 7 Salvou a Franquia | Documentário
2:09:48
Blader Koyotte
Рет қаралды 4,1 МЛН
O ICEBERG DA FRANQUIA GOD OF WAR
1:17:49
O Meu Canal de Games
Рет қаралды 894 М.
Why Final Fantasy VII Matters
3:15:44
Mr. Itchy Wrath
Рет қаралды 1,3 МЛН
O Problema da "Tinta Amarela" em Jogos
16:32
GrifoEXE
Рет қаралды 265 М.
Quais FINAL FANTASY vencem? @BRKsEDU e eu premiamos!
23:54
Cogumelando Videogame
Рет қаралды 53 М.
A Timeline Definitiva de Fallout (2/3) | Os Heróis dos Ermos
3:56:32
How to whistle ?? 😱😱
00:31
Tibo InShape
Рет қаралды 15 МЛН